Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Problemas com a sogra.. :(

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Problemas com a sogra.. :(

    Olá a tod@s!



    Isto se calhar vais ser mais um desabafo do que propriamente um pedido de ajuda, até porque sei que ninguém poderá solucionar esta situação por mim...



    Tenho um bebé de 6 meses e trabalho a tempo inteiro. Como trabalho por conta própria, optei por não colocar já o meu filho num infantário. Ele fica comigo todo o dia, apesar do "malabarismo" que tem sido cuidar dele e cumprir com as minhas obrigações profissionais: horários, prazos, horas extras e hiper-mega-extras. Foi uma opção que fiz e sei que, por isso, não me posso queixar.

    Quando o meu filho nasceu, estive dois meses sem trabalhar. Tudo era novidade e tive algumas dificuldades, nomeadamente com a amamentação, mas, com o tempo e a juda da minha mãe e do meu marido, o tempo foi passando e o D. está a crescer todos os dias ao meu ladinho..

    Considero-me (e sei que as pessoas à minha volta tb pensam assim..) uma pessoa muito independente e "com personalidade" :P Talvez por isso nunca me tenha imaginado nesta situação com a qual já não sei lidar...

    Desde que o meu filho nasceu, a minha sogra transformou-se...! Passou de uma pessoa que, de tão discreta, até fazia impressão, para uma pessoa que se intromete em tudo e não tem o mínimo respeito por mim, pelo meu marido e pelo meu filho!



    Quando o D. nasceu, muitos dos meus "problemas" surgiram pelo facto de, todas as noites, os meus sogros virem a minha casa visitar o neto. Nada demais, não fosse o facto de isso acontecer TODAS as noites, chegando eles a seguir ao jantar e indo embora sempre depois da meia-noite. Não dramatizei porque achei normal o entusiasmo deles com o neto - o primeiro - apesar de me sentir mal com a situação... Se eu me levantava para ir dar de mamar no quarto, a minha sogre vinha atras. Sentava-se onde eu estivesse e "colava-se" a mim... Mas a dois palmos do meu peito!! Não tive coragem de dizer nada até ao dia em que a minha mãe me chamou a atenção: de cada vez que eu ia amamentar, ficava nervosa, estava sempre preocupada em "tapar-me" e comecei a ter receio que o bebé não mamasse bem.. ou não mamasse o suficiente... a paranoia começou a ser tal, que fazia de conta que ia dormir para poder ir em sossego para o quarto dar de mamar. Sei que devia ter imposto o meu limite nessa altura - é o meu, sei que para algumas pessoas pode parecer exagero, mas eu não em sentia bem.. - mas não o fiz.

    Actualmente, os meus sogros visitam-nos sempre à noite: aparecem depois de jantar e vão embora por volta da meia noite. Não vêm todos os dias, mas quase. Eu levanto-me todos os dias às 6 e meia da manhã para preparar "o dia" - o meu e do meu filho: os nossos almoços, os biberões dele, sopinha, frutinha, fraldas, muda... Dou-lhe o banho, visto-o e vou trabalhar antes do meu marido se levantar, sequer (os nossos horarios sao bastante diferentes). Quando chego a casa são 19h ou mais tarde.. faço o jantar a correr e faço o que posso pela casa. Foi exactamente isto que tentei explicar à minha sogra quando ela começou a impôr-se: queria que fossemos jantar a casa deles quando eles mandavam, que ao domingo passassemos la o dia, etc.. Eu não tenho empregada, não sou doméstica e não faço milagres! Mas quando lhe tentei explicar isto, sem acusações, sem stress, ela disse que sim senhora, que percebia mt bem, mas parece que só piorei as coisas.

    Agora passa a vida a fazer comentários do género "ele se calhar no meu colo chora, quase não me vê...", quando continuam a vir cá a casa quase todos os dias. Claro que, às 10 da noite já o D. está a dormir e eles quase não o vêem... Ao fim-de-semana, quando podiam perfeitamente passar cá a tarde, por exemplo (e não é por falta de eu os convidar!) e aproveitar para brincar com ele, não vêem... porque vão para a praia ou vão passear.. à semana, estão cá batidinhos. Os meus pais trabalham e muitas vezes deixam de fazer coisas para aproveitar o tempo com o neto. Eu nunca me passou pela cabeça que eles não tivessem o mesmo direito de estar com ele... mas será que tem de ser só quando eles querem?

    O problema é que nãos ei como abordar a situação.. o meu marido nem quer falar do assunto porque fica doente com as coisas que a mãe faz. Só diz "é a minha mãe... não posso fazer nada" e eu não me consigo pôr na pele dele, porque não sei o que é não ter à vontade com a propria mae. E por isso nãos ei como o ajudar.

    Tentei falar uma vez com ela e piorei tudo... ela começou a ser mais agressiva, inclusivamente parece que faz de proposito para o D. chorar com ela... se eu digo que ele se assusta com um boneco qualquer, ela so para se testar quando ele chora mesmo! E parece que esta sempre a criticar tudo: "ai ele já come ameixas... pois, não sei.. no meu tempo não era assim.. mas se dás é porque sabes que não faz mal, não é? se n soubesses não davas... claro que as ameixas dão dor de barriga.. mas tu é que sabes.." Eu já não respondo a nada, mas agora ela arranjou uma nova forma de ataque, horrivel... sinto-me humilhada e apetece-me estrangulá-la tipo homer simpson, mas sei que não posso dizer nada, porque so vai piorar a situação. Nós vamos comprar uma casa nova, maior. Temos sido extremamente cautelosos com o dinheiro e temos eveitado todos os gastos supérfulos. Quando começamos a morar juntos, o meu marido tinha acabado de abrir uma empresa. Ñão tinha dinheiro nenhum. Foi com as minhas poupanças que montamos tudo e com a ajuda dos meus pais. Os pais dele, que não têm mais filhos e vivem muito bem, nunca nos perguntaram se precisavamos de nada... Eu, na altura, não liguei a isso porque até me sentia melhor por não precisar deles. Mas a verdade é que nunca nos ajudaram em nada. O meu marido estava habituado a uma vida, com eles, que não podiamos manter so os dois. Agora com o D. somos ainda mais cuidadosos. Os pais dele, volta e meia, decidem comprar coisas caras tipo um parque, uma caminha de viagem ou uma cadeira de comer... que nós já temos! E depois, quando desembrulham tudo à nossa frente e, inevitavelmente, tenho de dizer "obrigada, mas nós já temos a cadeira...", ela diz "não faz mal, era mesmo para ficar cá em casa, para quando ele vier cá!". Foi a 3ª vez que me fez isto e não volta a fazer, porque eu nunca mais digo nada. Ele há-de desembrulhar e eu vou sorrir, agredecer e trazer para casa. É preciso ser muito má! Quem me dera a mim poder comprar tudo e mais alguma coisa para o meu filho! Não me queixo porque nunca passamos dificuldades nenhumas, mas graças ao controlo que temos. Compramos o essencial e pouco mais. Mas se em vez de comprar OUTRA cama ou OUTRO parque ela comprasse uma coisa que ele realmente pudesse usufruir....



    Não sei mais o que faça nem o que pense... Ponho-me do outro lado e penso o que será o aldo dela. Mas não percebo. E depois penso.. e se os meus pais fossem assim? E percebo que o meu marido tb n saiba o que fazer. Mas eu já não suporto isto. O D. vai começar a crescer e a perceber as coisas... e eu não quero que ele perceba quando a minha sogra fizer esses comentários... Os meus avós foram das pessoas mais importantes da minha vida e o que me doi mais é que, se assim continuar, estou a imaginar daqui a uns anos os meus sogros a querer "comprar" o D. com prendas para nos fazer sentir mal em vez de se preocuparem em ser avós a sério!



    Alguém já passou por isto? O que é que é melhor? Ignorar e esperar que melhore ou tomar uma posição, mesmo que possa ser mal interpretada?



    Já não sei mesmo para onde me virar... Desculpem o testamento, mas quando começo a falar disto, todos os pormenores se avivam e ainda me parece mais ridicula a situação...

  • #2
    RE: Problemas com a sogra..

    DaniB (11-08-2009)O problema é que nãos ei como abordar a situação.. o meu marido nem quer falar do assunto porque fica doente com as coisas que a mãe faz. Só diz "é a minha mãe... não posso fazer nada"


    Oi!



    Eu não tenho nem filhos, nem sogra, mas acho que é precisamente por ser mãe dele, que ele é que pode e deve fazer alguma coisa... talvez ele possa falar com ela... antes que tu te passes e digas ou faças alguma coisa mais radical...

    Comentar


    • #3
      RE: Problemas com a sogra..

      Dekinhas (11-08-2009)
      DaniB (11-08-2009)O problema é que nãos ei como abordar a situação.. o meu marido nem quer falar do assunto porque fica doente com as coisas que a mãe faz. Só diz "é a minha mãe... não posso fazer nada"




      Oi!



      Eu não tenho nem filhos, nem sogra, mas acho que é precisamente por ser mãe dele, que ele é que pode e deve fazer alguma coisa... talvez ele possa falar com ela... antes que tu te passes e digas ou faças alguma coisa mais radical...


      Subscrevo! Eu também me levanto todos os dias às 6:30, alguma vez me passaria pela cabeça estar a fazer sala até à meia-noite, fosse para os sogros, para os meus pais ou para o Papa! O teu marido tem que colocar os pais no lugar deles, já que pelos vistos os senhores não se tocam.

      Comentar


      • #4
        RE: Problemas com a sogra..

        Obrigada... eu tb penso que, melhor do que eu, ele poderia falar com mãe... Mas ele não fala...



        Desde que o meu filho nasceu, a minha sogra "ofereceu-se" para ajudar uma prima... ou melhor, ofereceu o meu marido para a ajudar com a contabilidade! Uma vez por mês ele passa dois dias a fazer aquilo.. só porque a mãe quer.. ele praticamente so tem o fim-de-semana para estar com o filho e, mesmo assim, passa um fds por mês a fazer aquilo. Mas ele diz que não pode dizer à mãe que não faz, para não estragar a relação familiar (da prima com a mãe!).



        Eu gostava de saber o que lhe dizer.. ajudá-lo a lidar com a situação.. porque ele tb se sente frustrado. Mas não sei como...

        Comentar


        • #5
          RE: Problemas com a sogra..

          Acho que não vais conseguir ignorar durante muito mais tempo. Se já fazes filmes, como os que fazes para dar de mamar, pessoalmente acho que ou tomas uma atitude ou um dia destes explodes. Aconteceu-me algo semelhante, mas com uma tia minha minha, e as situações foram bastante piores que as que descreves. Era minha tia, por isso não tinho o pronlema do marido, mas um belo dia explodi. Deixou de me falar durante uns meses, eu também nem olhava para ela, mas finalmente aprendeu o seu lugar, aprendeu a falar sem magoar ninguém, aprendeu que eu sou a mãe, logo, eu decido, aprendeu que pode dar opiniões, não impôr regras, e que eu posso ou não estar de acordo com as opiniões dela. Aprendeu, acima de tudo, que eu não exigo muito; alíás, exigo apenas aquilo que dou: respeito. Mas isto tudo porque eu engoli, engoli e acabou por sair tudo de uma vez. O resultado podia ter sido pior, mas se eu tivesse imposto limites mais cedo, não teria sido preciso chegar a tanto.



          Boa sorte para resolveres a situação.



          Bjs



          Vera

          Comentar


          • #6
            RE: Problemas com a sogra..

            queres saber o que eu fazia? um dia destes durante a tarde, ligava-lhe do trabalho e dizia: "olá, está boa?....olhe, era para lhe pedir que hoje não fossem lá a casa, não leve a mal, mas andamos cansados os dois por nos deitarmos TODOS os dias depois da meia noite e hoje até já deixei jantar feito e depois de jantar vamos logo dormir. SE quiserem, passem no fim de semana, é melhor que à noite quando já estamos cansados". E assim, muito diplomaticamente levava com as "bocas" todas sem seres mal educada. SE insistir que vai, diz, pois, mas hoje não pode mesmo ser, eu depois ligo-lhe daqui a uns dias...e antes de fazeres este telefonema avisa o teu marido, pois se ela lhe ligar a seguir, ele só tem uma resposta: se ela lhe ligou a dizer isso, é com ela, ela depois fala consigo. E mais nada, senão nunca mais te v~es livre disso.Olha que é preciso ser muito cara de de pau para ir a vossa casa todos os dias e a essas horas...é de loucos, mesmo. É falta de educação. mesmo.



            beijos

            Comentar


            • #7
              RE: Problemas com a sogra..

              Ola

              Secalhar vou ser muito bruta mas ja que o teu marido nao diz nada diz tu!!!!

              A minha sogra desde que fiquei gravida que ficou um bocado chata nos comentarios...desde dizer que pena por ser um menino, nunca mais tenho uma neta...e era o primeiro, o meu cunhado ainda nao teve filhos...

              ate andar a dizer que devia fazer logo cesariana porque nao fosse o miudo estar a sufocar com o cordao e ficava cheio de probs no parto...

              Mas depois dele nascer tudo o que eu fazia dava sempre direito a comentario: ai fazes assim???agora eh tudo diferente, nao sei como sera melhor...

              ate que um dia o saco encheu, mas de tal maneira que em conversa dizia-lhe que nao ia deixar o meu filho usar xuxa ate aos 4 nem beber no biberao ate aos 6 anos como ela me dizia que tinha feito com o filho, porque achava que tudo tem o seu tempol...ai coitadinho do menino, eh o conforto dele, vai ficar traumatizado....

              A minha resposta foi: olhe a sra teve 2 filhos e educou-os como bem quis e entendeu eu faco o mesmo com o meu, assim como vc nao gostava que a criticassem eu tambem nao gosto!Por isso agradeco que se abstenha...

              Remedio santo!!!!

              Quando soube que iamos ter gemeos ficou em choque, foi um drama, depois assim que soube que eram 2 meninas nao perdi a oportunidade: queria tanto ter netas que agora tem logo 2 de uma so vez!!!!

              E na realidade da-lhes mais atencao que ao neto...:w00t:

              Quanto as visitas o meu marido acabou por encher o saco e pos os pontos nos iiis!!

              E a partir dai as visitas dela passaram a ser mais espacadas e nao tao longas, e ate melhorou o ambiente porque eu ficava tao irritada que ficava um clima de cortar ah faca...

              Se nao queres andar sempre em stress tens de tomar uma atitude!!! Tens a mesma vantagem que eu tinha: nao lhe devia nada!!!! Mas nada mesmo!

              Beijinhos

              Comentar


              • #8
                RE: Problemas com a sogra..

                Olá!



                Tb acho que devias começar a cortar essas visitas. Não tem jeito nenhum, acabas sem tempo para ti, sem tempo para o teu marido, so para lhes andares a fazer sala. Eu gosto muito dos meus sogros, mas eles so vem ca a casa 1 vez por semana e se eu convidar e olha que moramos a 5 min de carro. Chega a uma altura em que temos msm q impor os nossos limites e não quer dizer para isso q tenhamos de ser mal educadas. Não tenhas medo se ela explodir ou ficar chateada. A minha tb já ficou qd comcei a marcar o meu território, mas olha que passou a respeitar-me mais e agora temos uma optima relação.



                Lembra-te q primeiro está a tua saude e o bem estar da tua familia.



                Uma coisa que para mim resulta é fazer o seguinte: dizes q essa semana vão tirar um tempinho sozinhos como casal porque precisam, mas ofereces-te logo para no fim de semana seguinte fazeres um jantarinho para os 4



                Vais ver q a senhora vai trepar paredes, mas vai ficar sem argumentos "afinal a minha nora até me vai fazer um jantarinho"



                Vai contando novidades!



                Beijoca






                Comentar


                • #9
                  RE: Problemas com a sogra..

                  Olá



                  Eu compreendo o que estás a passar. Quando me juntei com o meu marido os meus sogros eram impecáveis, faziam a vida deles e nós faziamos a nossa. Assim que nasceu o Miguel foi uma tortura. O meu sogro também se punha quase em cima de mim quando eu estava a dar de mamar, apareciam às 22h, 23h, ou meia noite. Foi muito complicado e o meu marido não compreendia porque é filho único e muito ligado aos pais. Resultado: fui eu que comecei a meter um travão mas agora eu e o meu marido discutimos todos os dias por causa dos pais dele. E os pais dele estão cada vez piores. E o Miguel já tem 13 meses.

                  Fala com o teu marido para que seja ele a tomar uma posição porque senão pode virar-se contra ti.

                  Bjs
                  Mamã feliz:-\"

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Problemas com a sogra..

                    MARCAR O TERRITÓRIO! É disso mesmo que se trata, queridas colegas mamãs!

                    Ai q me despistei no nome da mamã que lançou o 1º post, desculpa!

                    A tua sogra era muito discreta e virou completamente com a chegada do pimpolho! Minha querida, se o teu marido não consegue lidar com a mãezinha, tens que ser tu a ser assertiva, pragmática e "cantar-lhas de galo" de modo a que ela perceba a mensagem, pois com delicadezas não vai lá! Deves-lhe alguma coisa? Ela ajuda-te em casa com alguma coisa? Não! Então tens todos os motivos pra não ter papas na língua! A atitude dos teus sogros é absurda! Não ajudam em nada e ainda p cima estragam clima, estão a dar cabo da tua saúde mental e, nem p um momento penses que o teu pimpolho se vai ressentir da atenção comprada!!! Ele vai ressentir-se sim, é se continuares amargurada com esta situação, os miúdos entendem mt bem qd nós não estamos bem! Querida mamã, MARCA TU O TEU TERRITÓRIO! Na tua casa mandas tu, não eles! Sê firme, não cedas a chantagem emocional, pois ser avô/avó não um direito, É UM PRIVILÉGIO!

                    Beijinhos e força!



                    Nota: a minha sogra nunca abusou comigo pq eu marquei o meu território qd o meu marido veio viver comigo, há quase 8 anos. Eu não vou lá a casa dela pq não gosto dela. Está sempre a falar mal da outra nora e eu não gosto de tricas, p isso cortei-lhe os vôos. Ela vê a neta qd o meu marido a leva lá, e se não a leva + vezes é pq ele não quer. Já me basta aturar a minha mãe, não sou obrigada a aturar a mãe dele!
                    [color=\"#ee82ee\"]Sílvia Leite[/color]:crazy::clover::friends::kitty:





                    [color=\"#4b0082\"]Visitem o nosso cantinho e deixem os vossos desabafos diários, com ou sem O - bolinha - dicas, novidades vossas e dos vossos pimpolhos, enfim, o que desejarem![/color] [color=\"#a52a2a\"]http://cantinhomaiojunho08-bebesmais....blogspot.com/[/color]

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X