Bom dia!
Sou pai de gémeos. Sempre lidei com os meus filhos de forma muito próxima desde tenra idade.
Já encarei várias dificuldades ao longo do seu desenvolvimento.
A nível físico e intelectual nada me perturba, mas a nível emocional é uma verdadeira montanha russa.
Eles estão numa fase complicada: entraram agora para a escola (1º ciclo ensino básico). A adaptação foi fácil apesar da separação, (optámos por separá-los de turma). A separação tinha como objectivo, precisamente tentar acabar com a galhofa na sala de aula que foi pão-nosso-de-cada-dia no jardim de infância.
A galhofa com o irmão acabou, é certo, mas agora o raio do miúdo não pára quieto na sua mesa.
Eles não preenchem nem de perto os "requisitos" para serem rotulados de Hiperactivos. No entanto um deles, principalmente, tem manifestamente uma enorme camada de bicho carpinteiro naquele rabo!!
O irmão é mais concentrado... consegue manifestar vontade de realizar os seus trabalhos de casa e até, quando os termina, continuar os livros de actividades para as férias. Na sala de aula é irrequieto mas não se compara ao irmão o João.
A professora do meu João, o irrequieto, chegou ao ponto de o colocar no fundo da sala ao pé dos outros mafiosos! Isto é desconcertante e bastante desmotivador para mim que tanto investi nele.
Eu sou daqueles que pensa que as crianças precisam de tempo para elas mesmas, para sonharem.. para fazerem o que bem entenderem... para fazerem um buraco no chão com um páu... qualquer coisa com elas mesmas. Por isso não os encho com actividades extra-curriculares para que eles possam correr na rua... brincar, como tal, apenas têm natação, que eles gostam bastante, às terças e quintas a seguir à escola. Os outros dias são para os trabalhos de casa. O fim-de-semana é deles.
Será que esta fase vai passar por si só como as outras passaram ou ele precisará de uma ajuda externa? Será que ele estará a ficar farto da escola e de toda esta pressão dos trabalhos e de tarefas a cumprir ou estará em adaptação, visto que ainda só passaram perto de 2 meses.
O problema é que a escola é exigente. Nada como nos nossos tempos. Agora as crianças levam bolas vermelhas ou lá o que isso é, se não cumprem regras ou não fazem os trabalhos quer de casa quer da escola.
A professora diz que ele até aprende bem, mas não pára quieto um segundo....
Alguma ajuda?
Sou pai de gémeos. Sempre lidei com os meus filhos de forma muito próxima desde tenra idade.
Já encarei várias dificuldades ao longo do seu desenvolvimento.
A nível físico e intelectual nada me perturba, mas a nível emocional é uma verdadeira montanha russa.
Eles estão numa fase complicada: entraram agora para a escola (1º ciclo ensino básico). A adaptação foi fácil apesar da separação, (optámos por separá-los de turma). A separação tinha como objectivo, precisamente tentar acabar com a galhofa na sala de aula que foi pão-nosso-de-cada-dia no jardim de infância.
A galhofa com o irmão acabou, é certo, mas agora o raio do miúdo não pára quieto na sua mesa.
Eles não preenchem nem de perto os "requisitos" para serem rotulados de Hiperactivos. No entanto um deles, principalmente, tem manifestamente uma enorme camada de bicho carpinteiro naquele rabo!!
O irmão é mais concentrado... consegue manifestar vontade de realizar os seus trabalhos de casa e até, quando os termina, continuar os livros de actividades para as férias. Na sala de aula é irrequieto mas não se compara ao irmão o João.
A professora do meu João, o irrequieto, chegou ao ponto de o colocar no fundo da sala ao pé dos outros mafiosos! Isto é desconcertante e bastante desmotivador para mim que tanto investi nele.
Eu sou daqueles que pensa que as crianças precisam de tempo para elas mesmas, para sonharem.. para fazerem o que bem entenderem... para fazerem um buraco no chão com um páu... qualquer coisa com elas mesmas. Por isso não os encho com actividades extra-curriculares para que eles possam correr na rua... brincar, como tal, apenas têm natação, que eles gostam bastante, às terças e quintas a seguir à escola. Os outros dias são para os trabalhos de casa. O fim-de-semana é deles.
Será que esta fase vai passar por si só como as outras passaram ou ele precisará de uma ajuda externa? Será que ele estará a ficar farto da escola e de toda esta pressão dos trabalhos e de tarefas a cumprir ou estará em adaptação, visto que ainda só passaram perto de 2 meses.
O problema é que a escola é exigente. Nada como nos nossos tempos. Agora as crianças levam bolas vermelhas ou lá o que isso é, se não cumprem regras ou não fazem os trabalhos quer de casa quer da escola.
A professora diz que ele até aprende bem, mas não pára quieto um segundo....
Alguma ajuda?
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