Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Leite do nosso meio gordo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    RE:

    Inserido Inicialmente por Zenite
    Mamãs

    Relativamente ao leite biológico existem muitas outras marcas à venda no celeiro, Biocoop http://www.biocoop.pt/, miosótis, etc.
    Relativamente ao ser biológico ou não, existem rações biológicas, feitas com produtos biológicos e não só de comida é feito o conceito "biológico". A maneira como os animais são tratados, as suas condições, os medicamentos, e o modo de abate. Por isso é verdade que por vezes não há pastos, mas há rações biológicas. Comida biológica é sem sombra de dúvida mais natural e saudável que a comida normal e quem estuda nesta área sabe perfeitamente isso.

    Relativamente ao leite, há teorias que dizem que a criança precisa da gordura do leite e realmente precisa pois são importantes para um correcto desenvolvimento do sistema nervoso. Mas uma coisa é precisar de gorduras outras coisa é comê-las em demasia. O leite de vaca tem uma percentagem de gorduras muito superior ao que o bebé precisa.
    Foi por causa disso que nos anos 70 conseguiram chegar a uma fórmula que fosse próxima ao leite materno, pois afinal leite de vaca é para o vitelo e não para os nosso bebés, basta olharem para as necessidades de um e do outro.

    "O leite de vaca está adaptado ao crescimento muito rápido da espécie bovina.
    Por esse motivo o seu teor de proteínas e gorduras é muito elevado em relação às necessidades da espécie humana, o que pode provocar uma sobrecarga renal prejudicial e inútil.
    Por estas razões, devemos utilizar um leite adaptado, que apesar de derivado do leite de vaca, se aproxima nas suas características do leite da mulher."


    Só não percebo porque é que em vez de leite de vaca os pediatras não recomendam leite de cabra, mais equilibrados em termos proteícos e não contêm o excesso de gorduras do leite de vaca?

    Estudo de 2007
    O leite de cabra tem propriedades mais benéficas para a saúde do que o leite de vaca, nomeadamente na prevenção da falta de ferro e da desmineralização óssea, revela um estudo da Universidade de Granada, Espanha.

    Parte dos resultados do estudo, realizado por Javier Díaz Castro, do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada, foi publicada nas revistas científicas "Journal Dairy Science" e "International Dairy Journal".



    Muitos parabéns por esta informação colocada. Eu apenas conheci este fórum a semana passada e coloquei uma informação sobre a questão do leite de vaca que se tornou algo discutível e polémica apesar de ter referido uma investigação feita sobre o mesmo em que esclarecia um pouco dos motivos pelos quais devemos evitar este tipo de leite. Acredito que nem todos ainda tiveram oportunidade de ler e responder pois os meus textos têm sido um pouco extensos.

    Congratulo a quem estiver a ler por buscar mais informação sobre o assunto pois vale a pena ler de facto. Parabéns em especial a esta leitora. Assim começam a surgir mais opiniões e sinto-me menos só a defender esta causa. LOL

    Tenho-me contido por fazer publicidade, apesar de ver alguma liberdade para o fazer mas não quero associações a marcas pois não como não tenho comissão por referir nenhuma, também não quero que julguem isso mesmo

    Bom de facto o leite de cabra é mais compatível com o nosso organismo ao contrário do de vaca que tem 4 estomagos contra 1 nosso e à semelhança da cabra. Esse é um dos motivos pelo qual poderemos tirar como ilacção quanto ao leite bovino.

    Os médicos de clinica geral e pediatras recomendam o leite de vaca pois nenhum deles (os de clinica geral sobretudo), tem formação específica sobre nutrição alimentar e valor nutricional dos alimentos e além disso eles apenas passam a informação daquilo que foi descoberto e comprovado há cerca de 20 anos atrás. Felizmente começam a dar-se conta que os problemas de saúde advêem em grande parte aos hábitos alimentares e à pobreza nutricional dos mesmo. Motivo pelo qual, esses médicos recomendam e o cidadão comum procura também suplementos alimentares vitamínicos. Mas o contra-senso disto está quando os médicos dizem você não precisa de suplementos desde que tenha uma alimentação equilibrada, no entanto quando a pessoa está cansada ou dores musculares - Magnésio, dores osseas - Calcio, Selénio e Glucosamina e na gravidez - Ferro, vitaminas B e outras enfim... estes senhores de facto fazem o que lhes ensinaram. Sobre medicina é história para outro assunto em outro dia.

    Quanto às opções de leite... bovino não é e nunca será uma opção saudável, BIO ou não. Mas cada cabeça sua sentença.

    Comentar


    • #32
      RE:

      Pelos vistos Diamante Bruto é fã de tematicas relacionadas com o leite de vaca...

      Qt ao leite de cabra tb é para cabritos...certo?Se o de vaca é para o bezerro p de cabra é para...o cabrito, certo?

      jinhos


      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





      Comentar


      • #33
        RE:

        Inserido Inicialmente por paulacristina
        O problema é que em Portugal os animais não são criados em liberdade. a lei só determina que passem 20% do tempo em liberdade nas pastagens. O resto do tempo estarão em confinamento. logo de biológico não terá muito pois ainda por cima durante uma parte do ano as pastagens são escassas e no inverno os animais têm de ser resguardados, logo terão obrigatóriamente de comer ração.
        Ou seja seria uma boa ideia se pudesse realmente ser posta em prática, mas a realidade é muito diferente. Logo estes leites são mais caros e de biológicos terão muito pouco
        Aqui está mais uma informação útil que aproveito para dar ênfase. Há quem chame a isto a leito bovino BIO lolololol.

        Vi alguém referir as características do leite bovino BIO tais como criação em pastagens, medicamentos, etc e tal e um aspecto curioso que foi o abate.
        Acredito que foi distracção esse detalhe pois como será fácil deduzir após o abate, animal nenhum dá leite, logo creio ser um detalhe de nenhuma importância para o caso. No entanto comecei a imaginar como seria e a fazer o meu filme: Vamos lá vaquinha... embora temos que te tirar umas febras pra comer, vem daí para o matadouro. E ela serenamente vai, sem temer atira-se contra o canivete para ter uma morte pouco dolorosa e descançada.
        Por favor... a publicidade tá na cara que vende mas nós somos mais inteligentes que aquilo certo? Aqui em Aveiro tem um matadouro, se algum dia conseguirem, façam uma visita para ter uma ideia se vos facultarem o acesso.

        Comentar


        • #34
          RE:

          Opa!

          Leite de bovino criado em pastos com liberdade...é o que mais ha aqui!!!Tou nos AÇORES!!!Qt ao matadoroiamante bruto:nao come bifes ou so come soja?Essa teoria do Leite de vaca/cabra/bode ja tdas nos sabemos!!

          Cada um faz o que quer mas eu acredito que td faz mal mas ha-que saber selccionar e nao cair em exageros...Banir td e aderir a soja...enfim a soja tb nao esta bem estudada...

          jinhos


          (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





          Comentar


          • #35
            RE:

            Inserido Inicialmente por santi&mami
            Pelos vistos Diamante Bruto é fã de tematicas relacionadas com o leite de vaca...

            Qt ao leite de cabra tb é para cabritos...certo?Se o de vaca é para o bezerro p de cabra é para...o cabrito, certo?

            jinhos
            De facto estes temas têm sido muito interessantes. O que tenho referido outras vezes é simples... a César o que é de César. Cada espécie está preparada para se alimentar. O facto de existirem compatibilidades, não quer dizer que é a opção mais adequada.

            Cada um faça a sua escolha. Eu pessoalmente tive que fazer uma descoberta para encontrar respostas para mim e felizmente nessa caminhada até aos dias de hoje encontrei repostas para outros. Por mim podem consumir o que vos der na real gana. A minha participação, será apenas com o intuito de despertar consciências e sensibilizar. Não pretendo criticar opiniões mas sim dados adquiridos de forma errónea.

            Se forem felizes com as vossas opções tudo bem e felicidades mas se algo na vossa vida surgir pelo menos coloquem estas indicações como uma possibilidade.

            Já agora não tenho participado somente nos debates sobre o leite, mas também sobre os detergentes perigosos no lar e sobre a água também... creio.

            Façam o favor de ser felizes.

            Comentar


            • #36
              RE:

              Inserido Inicialmente por santi&mami
              Opa!

              Leite de bovino criado em pastos com liberdade...é o que mais ha aqui!!!Tou nos AÇORES!!!Qt ao matadoroiamante bruto:nao come bifes ou so come soja?Essa teoria do Leite de vaca/cabra/bode ja tdas nos sabemos!!

              Cada um faz o que quer mas eu acredito que td faz mal mas ha-que saber selccionar e nao cair em exageros...Banir td e aderir a soja...enfim a soja tb nao esta bem estudada...

              jinhos
              Concordo plenamente... daí que tenho referido cuidado com a soja. Procurar BIO e evitar a normal pois será na certa transgénica.


              Não pretendo abrir polémica, ok. Como alguma carne sim de forma moderada e não selecionada como gostaria. A proteína tem poucas fontes e como tal temos que saber como a conseguir e consumir ovos à toa não me parece solução.

              A absorção da carne e do leite no organismo humano têm processamentos diferentes e como tal nem se compara. Não tem paralelismo. Quanto a carnes prefiro carnes brancas e desaconselho totalmente a de porco. Se isto servir para alimentar outra polémica aí vai.:-"

              Comentar


              • #37
                RE:

                Está mais que comprovado que o leite de vaca é pobre em ferro e vit D, e que tem 3x mais gordura do que a criança precisa e consegue digerir. Daí tanto casos de obesidade infantil ultimamente, pois cada x mais cedo é introduzido o LV. As recomendações da ESPGHAN, aconselham apenas depois dos 3 anos. A historia do "ah tb foi criada c eleite de vaca e estou aqui" não tem nada a ver, e problemas de saude como colestrol e sobre peso?..
                Não sou a favor da introdução de LV antes dos 3 anos. Por isso existem LA sem açucar e feitos de forma a prevenir problemas e suplementados nas vitaminas e acidos gordos essenciais.
                Qto á informação dos médicos, o que se tem vindo a debater nos congressos em portugal e fora sobre a alimentação é mm isso: introdução tardia do LV.
                Cuidar da alimentação da criança desde cedo é um dever, para mais tarde n sofrer c as consequências.

                Comentar


                • #38
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por Diamante Bruto
                  Inserido Inicialmente por santi&mami
                  Opa!

                  Leite de bovino criado em pastos com liberdade...é o que mais ha aqui!!!Tou nos AÇORES!!!Qt ao matadoroiamante bruto:nao come bifes ou so come soja?Essa teoria do Leite de vaca/cabra/bode ja tdas nos sabemos!!

                  Cada um faz o que quer mas eu acredito que td faz mal mas ha-que saber selccionar e nao cair em exageros...Banir td e aderir a soja...enfim a soja tb nao esta bem estudada...

                  jinhos
                  Concordo plenamente... daí que tenho referido cuidado com a soja. Procurar BIO e evitar a normal pois será na certa transgénica.


                  Não pretendo abrir polémica, ok. Como alguma carne sim de forma moderada e não selecionada como gostaria. A proteína tem poucas fontes e como tal temos que saber como a conseguir e consumir ovos à toa não me parece solução.

                  A absorção da carne e do leite no organismo humano têm processamentos diferentes e como tal nem se compara. Não tem paralelismo. Quanto a carnes prefiro carnes brancas e desaconselho totalmente a de porco. Se isto servir para alimentar outra polémica aí vai.:-"
                  Eu tb.. alergénica e cheia de gordura sem beneficios nenhuns.

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X