Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

    Olá



    Comprei uma mfp a uma nina aqui do fórum (a silvercrest do lidl) já fiz pão mas com algumas aventuras:





    - assim q cheguei a casa fui logo fazer um pão, tinha comprado uma dessas farinhas preparadas, ponho a água, ponho a farinha e zuc, programa 1... quando vou a olhar lá para dentro começo a aperceber-me q deveria ter espalhado a farinha sobre a água, o pão saiu baixinho, com torrões de farinha por cima e humido :w00t: (e o marido, q é um céptico nestas máquinas, só a gozar...)



    2ª tentativa de fazer pão: ponho a água, a farinha, espalho um pouco, programo a máquina (e depois lembro-me q não untei as varinhas :hehe: ) de manhã tinha o pão feito, estava bom (nada de extraordinário, mas penso q tem a ver com o tipo de mistura q usei), ainda ficou com um buraco de uma das varinhas, q saiu muito a esforço, lol!



    Posto isto tenho umas duvidas... o pão ficou mais alto num dos topos, será normal?



    As meninas q têm esta máquina, qual a farinha melhor para fazer um pão fofinho? E um mais rustico (tipo pão de mafra)? E se quiser fazer com ingredientes meus, convém mexer antes de colocar na cuba?



    E para cozinhar, tira-se as varinhas?





    Ai tanta pergunta.... :w00t: mas ainda p+ergunto mais uma coisinha, posso? qual a diferença entre o programa 1 e 2? Tem a ver com o tipo de farinha?







    bigada
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

  • #2
    RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

    filomenav (30-07-2010)Olá







    Comprei uma mdf a uma nina aqui do fórum (a silvercrest do lidl) já fiz pão mas com algumas aventuras:







    - assim q cheguei a casa fui logo fazer um pão, tinha comprado uma dessas farinhas preparadas, ponho a água, ponho a farinha e zuc, programa 1... quando vou a olhar lá para dentro começo a aperceber-me q deveria ter espalhado a farinha sobre a água, o pão saiu baixinho, com torrões de farinha por cima e humido :w00t: (e o marido, q é um céptico nestas máquinas, só a gozar...)







    2ª tentativa de fazer pão: ponho a água, a farinha, espalho um pouco, programo a máquina (e depois lembro-me q não untei as varinhas :hehe: ) de manhã tinha o pão feito, estava bom (nada de extraordinário, mas penso q tem a ver com o tipo de mistura q usei), ainda ficou com um buraco de uma das varinhas, q saiu muito a esforço, lol!







    Posto isto tenho umas duvidas... o pão ficou mais alto num dos topos, será normal?



    As meninas q têm esta máquina, qual a farinha melhor para fazer um pão fofinho? E um mais rustico (tipo pão de mafra)? E se quiser fazer com ingredientes meus, convém mexer antes de colocar na cuba?



    E para cozinhar, tira-se as varinhas?







    Ai tanta pergunta.... :w00t: mas ainda p+ergunto mais uma coisinha, posso? qual a diferença entre o programa 1 e 2? Tem a ver com o tipo de farinha?







    bigada


    Se a farinha não ficou bem misturada, provavelmente usaste quantidade a mais. Com a minha sogra aconteceu isso. Fez um pão de meio quilo. Queria um pão maior. Solução: dobra-se a receita como nos bolos Asneira grande porque a máquina só está preparada para determinadas quantidades. Pelo que me disseram ficou como o teu
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

      Eu por acaso até gosto de fazer as coisas a olho, mas desta vez segui as instruções da embalagem... mas literalmente despejei a farinha para cima da máquina, ficou uma torre num dos cantos :w00t:



      Depois tb li que em climas mais quentes e secos a água deve ser um pouco mais, então da segunda vez coloquei mais um pouco (10 ou 20 ml)
      tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


      Vendas em 1ª e 2ª mão;

      Comentar


      • #4
        RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

        filomenav (30-07-2010)Olá



        Comprei uma mdf a uma nina aqui do fórum (a silvercrest do lidl) já fiz pão mas com algumas aventuras:

        (queres dizer uma MFP, máquina de fazer pão, não é?



        - assim q cheguei a casa fui logo fazer um pão, tinha comprado uma dessas farinhas preparadas, ponho a água, ponho a farinha e zuc, programa 1... quando vou a olhar lá para dentro começo a aperceber-me q deveria ter espalhado a farinha sobre a água, o pão saiu baixinho, com torrões de farinha por cima e humido :w00t: (e o marido, q é um céptico nestas máquinas, só a gozar...)

        Não deves misturar a farinha com a água, é mesmo assim, põe-se a água e a farinha por cima, ao meio mais ou menos, depois com o amassar mistura. Pode dar-se o caso de a farinha não estar boa. Já me aconteceu com essas farinhas pré-preparadas, o fermento não estar bom e o pão sai tipo tijolo-



        2ª tentativa de fazer pão: ponho a água, a farinha, espalho um pouco, programo a máquina (e depois lembro-me q não untei as varinhas :hehe: ) de manhã tinha o pão feito, estava bom (nada de extraordinário, mas penso q tem a ver com o tipo de mistura q usei), ainda ficou com um buraco de uma das varinhas, q saiu muito a esforço, lol!

        Isso das varinhas é mesmo assim, untes ou não untes, fica sempre um buraco no pão.



        Posto isto tenho umas duvidas... o pão ficou mais alto num dos topos, será normal?

        Acontece, mas uma diferença muito ligeira, normalmente sai direitinho... era o resto do pacote da mesma farinha?



        As meninas q têm esta máquina, qual a farinha melhor para fazer um pão fofinho? E um mais rustico (tipo pão de mafra)? E se quiser fazer com ingredientes meus, convém mexer antes de colocar na cuba?

        Das pré-preparadas, eu gosto das da Nacional e da Branca de Neve, as do Lidl nem por isso. Mas não penses que vais ter pão tipo alentejano, que isso não acontece. O pão não é mau, mas o de compra, para mim, é sempre melhor... Se fizeres com ingredientes teus, procura as receitas, mas não podes misturar, tens de os colocar na cuba por uma determinada ordem, e o fermento nunca pode ficar em contacto com a água.



        E para cozinhar, tira-se as varinhas?

        Sim



        Ai tanta pergunta.... :w00t: mas ainda p+ergunto mais uma coisinha, posso? qual a diferença entre o programa 1 e 2? Tem a ver com o tipo de farinha?

        Tens de ver no manual, normalmente o 1 é pão normal, e o 2 é pão integral.



        bigada




        (respondi a Bold)

        Eu fiquei um bocadinho desiludida com a MDF. Uso, mas não com tanta frequência como pensei, não consigo gostar tanto deste pão como do de compra, e ainda por cima como só eu é que como pão, mesmo o mais pequeno possível (500g na minha máquina) acaba sempre por se estragar. Gosto de fazer compotas :-)



        Elsa

        Comentar


        • #5
          RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

          Elsa, só agora reparei no erro MDF, lol



          Pois, o 2º pão fiz com o resto da farinha, sim, e até ficou bonzinho.

          Ao fim-de-semana a minha sogra traz-me um pão cozido em forno de lenha (muito bom) mas durante a semana chateia-me ter de ir ao supermercado comprar pão, q não é tão bom...



          vamos ver se nas próximas experiências me sai um pão mais apetitoso!
          tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


          Vendas em 1ª e 2ª mão;

          Comentar


          • #6
            RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

            No início tens de experimentar várias receitas das instruções da máquina. Por exemplo, o nosso pão preferido lá de casa é um que é feito com leite em vez de água e feito no programa rápido. FIca lindo, branquinho e demora apenas 58 minutos.

            Com a prática vais conseguir fazer quase a olho. Digo quase porque tens sempre de pesar a farinha, mas já faço pão semi-integral com sementes, pão branco com germen de trigo, pão branco, pão de água, pão doce...
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

              Já consegui fazer uns pãezinhos apetitosos! Comprei a farinha rustica, da nacional, mas confesso que prefiro o pão quando misturo essa farinha com farinha normal... aqui estão duas fotos do meu pão:



              Este cozedura média:





              Este mais tostadinho (acho q ficou melhor)





              A quantidade de água tem de ser superior à indicada no pacote, pois só com 330ml havia parte da farinha que não ficava bem misturada. Portanto tenho colocado 350ml.

              Em ambos coloquei metade de um pacote de fermento e uma pitada de açucar (li algures q melhora a consistência da crosta). O namorido, que me moeu a cabeça por ter comprado a máquina, já está fã do pãozinho quente de manhã!
              tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


              Vendas em 1ª e 2ª mão;

              Comentar


              • #8
                RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

                filomenav (06-08-2010)Já consegui fazer uns pãezinhos apetitosos! Comprei a farinha rustica, da nacional, mas confesso que prefiro o pão quando misturo essa farinha com farinha normal... aqui estão duas fotos do meu pão:







                Este cozedura média:











                Este mais tostadinho (acho q ficou melhor)











                A quantidade de água tem de ser superior à indicada no pacote, pois só com 330ml havia parte da farinha que não ficava bem misturada. Portanto tenho colocado 350ml.



                Em ambos coloquei metade de um pacote de fermento e uma pitada de açucar (li algures q melhora a consistência da crosta). O namorido, que me moeu a cabeça por ter comprado a máquina, já está fã do pãozinho quente de manhã!


                nas farinhas compradas não precisas de acrescentar fermento. Seja como for, se misturas com a farinha normal penso que deves juntar mas não precisa ser tanto. A minha máquina "manda" juntar apenas 1 colher de chá de fermento para um pão de 900g.

                Eu prefiro mil vezes as farinhas da branca de neve. Sou completamente fã de todas mas opto por fazer pão com farinha normal ( sem fermento T65) . Sai bem mais barato.

                Outra coisa: o fermento aberto só dura 48 horas no frigorífico e essas farinhas compradas também não podem ficar abertas muito tempo, por isso é que prefiro as da branca de neve ou do jumbo que têm pacotes individuais
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

                  Achei que o pão q fiz somente com a farinha rustica da nacional não cresceu muito, dai ter optado por colocar o fermento (que afinal deu para tres pães). O que tenho é o Vahine (ou algo parecido), por isso acho que até nem coloquei muito...



                  Pois, eu vi as farinhas da branca de neve, mas achei carissimas para a quantidade que é!



                  Hoje já programei a máqiona para o pão vitale, mas tb optei por misturar com a farinha 65, vamos ver no que dá!



                  Obrigada pelas dicas
                  tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                  Vendas em 1ª e 2ª mão;

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

                    filomenav (07-08-2010)Achei que o pão q fiz somente com a farinha rustica da nacional não cresceu muito, dai ter optado por colocar o fermento (que afinal deu para tres pães). O que tenho é o Vahine (ou algo parecido), por isso acho que até nem coloquei muito...







                    Pois, eu vi as farinhas da branca de neve, mas achei carissimas para a quantidade que é!







                    Hoje já programei a máqiona para o pão vitale, mas tb optei por misturar com a farinha 65, vamos ver no que dá!







                    Obrigada pelas dicas


                    Acho que os fermentos são mais ou menos o mesmo, o Fermipan é que traz mais quantidade no mesmo pacote. Uma colher de chá de qualquer um deles é suficiente. Não deves seguir as quantidades da embalagem porque essas são para quando não se usa máquina.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Uma ajudinha com a MFP... "faz favori"

                      Olá,



                      eu não tenho uma igual á tua, tenho uma clatronic que comprei no modelo... ou worten... já nao sei bem, foi naquela parte dos eletrodomesticos do modelo... mas sai-me sempre bem... mas tambem nao gosto tanto quanto o pão de compra... agora, fica mto melhor se pusermos a maquina so a amassar e levedar e depois tirar a massa e cozer no forno, fica muito diferente...



                      bjocas e bons pães :-)




                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X