Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Congelar Comida - para crescidos...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Cláudia,
    pede lá a lista da tua amiga!!! acho que muitas de nós agradecem!!! ;-))

    Comigo banho depois de jantar não dá, o Afonso come lentamente agora, quando está na última colher ja começou a digestão há 3h!! E ela tomava depois de jantar, mas comecei a perceber que tinha sono mais cedo e ficava muito rabugenta,m sempre a chorar... então acabo por ter o Afonso à mesa enquanto a pequena toma banho, o pai está entre um e outro filho, às vezes acaba por tomar depois, mas só se comermos cedo que chegue, como 19.30h...
    Às vezes quando os homens estão na natação eu dou o jantar à pequenita, depois dou banho, a seguir mama e depois dorme, mais tardar 20.30h, 20.45h está despachada.
    O Afonso come quando chega enquanto a piolha toma banho, como vem de banho tomado é só por creme e vestir pijama. Mas notámos que vem cansado, adormecia à mesa e era uma chatice fazer o resto, então... logo à chegada põe-se o creme e veste o pijama, para depois comer...
    Nos dias da ginástica chego eu com os 2 às 19h, dou comer à pequena e vou adiantando o jantar enquanto o Afonso brinca com ela, neste caso, para ela... O marido chega, dá banho ao Afonso e , se ela ainda não comeu (depende sempre da hora da refeição anterior...), dou-lhe o jantar. Às vezes ponho eu o creme ao Afonsodepois do meu marido lhe dar banho e é o marido que dá o jantar à raparigota... Se der tempo, ela toma banho antes de comer.
    Não há regra fixa...
    A segunda-feira é o pior dia. Tenho a ginástica do Afonso, chego tarde, o Paulo tem reunião e nunca vem antes das 20h nesses dias, acabo por não conseguir fazer grande coisa...

    Outra coisa que queria ter me casa e já pedi 500.000 vezes ao meu marido é um quadro de cortiça na cozinha, mesmo pequeno. Para planearmos as refeições, anotarmos prazos de coisas, consultas, etc... Mas principalmente por causa da comida! Sou sempre eu que fico com o ónus da comida. Ele sai mais cedo, chega mais tarde, raramente se tira comida para descongalr no dia anterior, sou eu que tiro de manhã ou, quando me esqueço, ao fim da tarde, quando chego... É uma seca para mim!! Já lçhe disse que estou farta deste peso! Eu até gosto de cozinhar, mas... por favor!!
    Por isso ao fds muitas vezes encosto-me e digo-lhe que as refeições são por sua conta!! Mai nada!! E acabam por ser...

    Quanto a peixe, peixe no forno é muito bom, eu não gosto de peixe cozido, ao contrário dos machos, e acabo por fazer no forno ou no grelhador eléctrico. Na chapa/ frigideira anti-aderente fica muito cheiro...
    Um peixe que adoro no forno é salmão e é tão simples! Compro lombos de salmão da pescanova, acho, em embalagens de 5, tiro os que quero geralmente 2 ou 3, ponho num pirex, deito um pouco de sal e gengibre, no fundo umas gotas de água e azeite (também pouquíssimo, é só para não colar). Em minutos fica pronto, e tem a vantagem de se poder por mesmo congelado no forno quando nos esquecemos de descongelar!


    Bjs,
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

    Comentar


    • #17
      Carmen... eu nem tenho coragem de colocar o meu em actividades extracurriculares ao final do dia! Pois tanto posso chegar ao infantario às 18:15h como ás 19:30h, embora o normal seja 18:30h! Portanto actividades só mesmo apartir das 19h e isso implicava nunca estar em casa antes das 20h o que seria o pânico lá por casa, pelo menos tendo ele esta idade... e mesmo daqui a um ano ou dois com a irmã bebe atrás iria ser muito complicado!

      Actividades extra têm mesmo de ser ao fim de semana ou pelo infantario! Tenho pena e sai-me caro, mas tem de ser! Como é que fazes?!?! Vais com a bebe atrás e ficas à espera que o mano acabe a ginastica ou a natação? Ela não desespera?!?!

      Comentar


      • #18
        Tenho a sorte de ter um bom horário, sou funcionária pública e habitualmente saio às 17.30h (agora terei redução por amamentar). Trabalho muito perto de casa, a escolinha também é ao lado do trabalho e a ginástica fica pertinho. Em Setúbal, tudo é perto de tudo, ´+e uma cidad pequena em comparação com Lisboa, por ex..
        Agora estou em casa, mas começo para a semana, será assim: saio entre as 16.30h e as 17h, vou buscar o Afonso, vamos os 2 buscar a menina, vamos os 3 à ginástica, ele entra, nós ficamos. Poderá dormir, a moça, mas não ultimamente não, pelo que fica ao colo, falo com ela, as outras pessoas também (há sempre mães, pais, avós,... e a empregada do Vitória também que tem uma neta de idade próxima e se derrete com a minha!). Quando se aborrece tenho de me levantar e andar de um lado para o outro... Às vezes tem fome, vou ao balneário e dou mama, ou então faz cocó, lá vou eu mudar a fralda...
        Costumo mandar o Afonso com roupa que não seja preciso mudar (calças de fato de treino e camisola também de algodão) e assim só tem de tirar o casaco e calçar as sapatilhas. Ele foi educado para ser autónomo e agora tenho os frutos, posso ter a menina ao colo que ele faz tudo!! Desed lanchar, por as coisas no lixo (guardanapo e pacote) até trocar de ténis para sapatilhas, tirar o casaco. Quando tem alguma dificuldade (Às vezes as meis são mais grossas e não consegue passar a o calcanhar da sapatilha) eu tento ajudar com a menian ao colo, mas a senhora da ginástica que tem a tal neta é muito prestável e pega na menina.
        Frequentemente o Afonso faz xix a meio da aula (nunca tem vontade, antes...). Nunca vou com ele. O rapaz, ciom 5 anos, já não quer usar o balneário feminino... portanto vai sozinho ao dos homens e volta. Um mimo!! Modéstia à parte, tenho recbido elogios por causa da sua independência.... e babo-me tooooda!!!
        À natação vai o pai, porque é impensável eu dar-lhe banho com a moça de 5m ao lombo!!
        O ano passado, e o anterior, só andava na ginástica. Eu até levava trabalho para fazer naquela horita, mas este ano o alergologista já autorizou natação e como ele não queria ter de escolher não ir a uma delas e ainda não tem TPCs porque anda na pré pôde ser assim. para o ano temos de ponderar muito bem... duas actividades é obra com escola a sério...
        Nós deitamo-lo, mais tardar, às 21.30h. São dias em cheio... Ela vai mais cedo... Eu corro para conseguir tudo! O Paulito ajuda, mas tem um horário chato...

        Bjs,
        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #19
          O meu tb é "despachado" para a idade... tanto na escola como nós em casa trabalhamos todos nesse sentido! Mas mesmo assim a minha duvida era mesmo com a bebe, pois o meu com idade entre os 6 e os 18 meses, ali entre as 18:30h e as 20:30h (hora em que ia dormir) tinha umas telhas de sono que ninguem fazia nada dele e estava-me a imaginar com uma bebe cheia de sono e fome aos berros ao colo na bancada do pavilhão desportivo à espera que o irmão acabasse a aula! Mas já percebi que vais mais cedo do que essa hora e qd é mais tarde vai o pai! Lá em casa só podemos contar com o pai apartir das 20h/20:30h, no entanto é ele que trata de toda a logistica e distribuição matinal!

          Comentar


          • #20
            A aula de ginástica é entre as 18h e as 18.45h. Ela às vezes tem sono, verdade, e quando levava o ovo no carrinho chegava a dormir, mas com chuva não dá para levar. De qualquer modo, já não dormia sempre... acabavo por estar com ela ao colo e ter de levar o ovo e o carrinho de volta ao automóvel... por isso, olha, vai mesmo ao colo, pronto!
            Há lá outro bebé, mas deve ter uns 8, 9m, e é mais barulhento que a minha. acaba por disfarçar... Além disso, bebés são bebés, o que posso fazer é ir até outro corredor, ao hall, etc, para ela se distrair...
            A natação começa às 19.20h e é o pai que o leva, nesse dia não goza a hopra de almoço, come uma sandes, e mesmo assim fica trabalho para o dia seguinte, ainda mais que nos outros dias...

            Bjs,
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #21
              Este topico é super-mega interessante.Parabens a todas.
              Eu tb "luto" com a falta de tempo de trabalho/creche/futebol/casa/jantar/banhos tudo sozinha com 2 piolhos e ná nada fácil á dias que eu propria perco o apetite só de pensar "no que fazer pra jantar".

              claudia Ferreira se conseguires a tal lista "milagrosa" vem contar-nos.
              As dicas que li ate agora acho algumas mto boas.

              beijos a toda.
              Mãe babada de dois meninos

              http://tudousado2.blogspot.com/

              Comentar


              • #22
                Vou pedir a ementa à minha amiga, mas acho que cada um de nós deve fazer a sua propria ementa, de acordo com o que sabe fazer, comidas que gostam, etc.. Por ex. a minha amiga faz chocos, lulas ou polvo e lá na minha casa isso é impensável (cambada de esquisitoides). Eu ADORO toda a comida, não sou mesmo esquisita, mas lá em casa.. ui, só posso fazer comidinhas simples, se não engasgam-se. Uma vez lembrei-me de fazer arroz de miudos de frango (a minha avó fazia e era um piteu) e o meu marido perguntou se era a comida dos cães... enfim.

                Comentar


                • #23
                  Pois lá em casa pelo menos para o miudo comer tb não podem ser coisas esquisitas, lulas, chocos e polvo embora os "grandes" gostem bastante ele diz logo que não quer... portanto não pode fazer parte da ementa do dia a dia!

                  Ele come mesmo bem é arroz, massa, batata, com carne/peixe grelhado, guisados ou fritos.

                  Comentar


                  • #24
                    O meu piolho + velho se fosse massa todos os dias ,andava nas nuvens.A mim dá-me menos trabalho mas no máximo come 2 vxs por semana.E tenta variar as massas e condimentos.

                    claudia...ficamos á espera da lista p tirar ideias.beijinhos
                    Mãe babada de dois meninos

                    http://tudousado2.blogspot.com/

                    Comentar


                    • #25
                      O meu também é do clube da massa...
                      Isso, hamburgueres, frango e peixe gralhado!

                      bjs,
                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #26
                        Que bom este tópico. Andava mesmo à procura de ideias destas que muito jeito vai dar quando nascer a pimpolha.

                        Eu costumo fazer a base da sopa e congelo em caixas para 4 doses e assim depois é só tirar e colocar com os legumes ou os ingredientes para uma espécie de sopa de pedra soft (o que pretender na altura). Outras vezes já coloco os legumes e congelo em doses. Outras coisas que costumo congelar são refogados, feijão (simples para fazer com arroz ou massa ou feijoada), carne já temperada. Já congelei arroz mas também não me soube lá grande coisa depois de descongelado. Vou tentar esse truque da passagem por água. Congelei massa na semana passada mas ainda não a tirei para ver como fica.

                        Lasagna e afins já pensei em congelar também mas além de ficar na dúvida se congelo apenas a carne (ou o que quer que seja o recheio) ou se congelo já com as placas de lasagna cruas ou se faço mesmo a dita e depois congelo, também tenho o problema de ter um congelador pequeno. Já pensei em comprar uma arca mas como o meu frigorífico já é antigo, fico sempre na expectativa de quando vai dar o berro e nesse caso preferia comprar um daqueles combinados com gavetas de congelação e aí a arca se calhar já não faria tanta falta.

                        Também estou ansiosa por saber as dicas da amiga da Claudia. Cada um faz a sua ementa mas é sempre bom termos ideias e dicas de quem já tem mais experiência nisso.

                        Ah... Quanto ao peixe cozido, Carmem, já experimentaste temperá-lo do dia anterior e depois fazê-lo estufado com batatas às rodelas (normalmente tempero com alho, um pouquinho de pimenta, sal, tomilho, limão mas vai do gosto de cada um). Eu, para além disso, também costumo fazer um caldo de peixe com batata comum, batata doce, mandioca, inhame e banana verde quando encontro e o marido adora e eu também porque depois também bebo o caldo (com ou sem picante) durante a refeição. Aliás, só gosta de peixe cozido se for lá em casa.

                        Bjs
                        Ultima edição por Suzy M; 17-11-2011, 15:15.





                        Sócia n.º 85

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por Suzy M Ver Mensagem
                          Lasagna e afins já pensei em congelar também mas além de ficar na dúvida se congelo apenas a carne (ou o que quer que seja o recheio) ou se congelo já com as placas de lasagna cruas ou se faço mesmo a dita e depois congelo, também tenho o problema de ter um congelador pequeno.
                          Bjs
                          Eu quando faço é sempre pelo menos dose a dobrar. Uma come-se naquele dia e a outra vai para o congelador. Uso as placas frescas do PD e uso aqueles tabuleiros de aluminio descartaveis.
                          E vai prontinha que depois é só tirar e meter no forno!

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por Suzy M Ver Mensagem
                            Que bom este tópico. Andava mesmo à procura de ideias destas que muito jeito vai dar quando nascer a pimpolha.

                            Eu costumo fazer a base da sopa e congelo em caixas para 4 doses e assim depois é só tirar e colocar com os legumes ou os ingredientes para uma espécie de sopa de pedra soft (o que pretender na altura). Outras vezes já coloco os legumes e congelo em doses. Outras coisas que costumo congelar são refogados, feijão (simples para fazer com arroz ou massa ou feijoada), carne já temperada. Já congelei arroz mas também não me soube lá grande coisa depois de descongelado. Vou tentar esse truque da passagem por água. Congelei massa na semana passada mas ainda não a tirei para ver como fica.

                            Lasagna e afins já pensei em congelar também mas além de ficar na dúvida se congelo apenas a carne (ou o que quer que seja o recheio) ou se congelo já com as placas de lasagna cruas ou se faço mesmo a dita e depois congelo, também tenho o problema de ter um congelador pequeno. Já pensei em comprar uma arca mas como o meu frigorífico já é antigo, fico sempre na expectativa de quando vai dar o berro e nesse caso preferia comprar um daqueles combinados com gavetas de congelação e aí a arca se calhar já não faria tanta falta.

                            Também estou ansiosa por saber as dicas da amiga da Claudia. Cada um faz a sua ementa mas é sempre bom termos ideias e dicas de quem já tem mais experiência nisso.

                            Ah... Quanto ao peixe cozido, Carmem, já experimentaste temperá-lo do dia anterior e depois fazê-lo estufado com batatas às rodelas (normalmente tempero com alho, um pouquinho de pimenta, sal, tomilho, limão mas vai do gosto de cada um). Eu, para além disso, também costumo fazer um caldo de peixe com batata comum, batata doce, mandioca, inhame e banana verde quando encontro e o marido adora e eu também porque depois também bebo o caldo (com ou sem picante) durante a refeição. Aliás, só gosta de peixe cozido se for lá em casa.

                            Bjs
                            Eu tenho um combinado e a arca. Não é demais, pelo contrário, a minha arca é de gavetas, tem 3, e podia ser maior se tivesse espaço, que não tenho. Portanto, compra a arca, que as gavetas do combinado são pequenas, a de baixo é sempre minúscula por causa do motor e o mesmo acontece com a arca, por isso, recomendo...

                            Não costumo fazer muiitos estufados porque o tomate faz a pele do Afonso reagir, fica com eqzema, depois tenho de usar corticóide, por isso algumas comidas não faço muito, tipo bolonhesa, guizados, massa de peixe, etc... Lá uma vez por outra...
                            Já me disseram que posso substituir o tomate por cenoura, alguém faz assim?
                            Uso mais molhos de natas, que não fazem mal à pele do rapaz... e mesmo assim não posso abusar da noz moscada...
                            Não é fácil...

                            Bjs,
                            carmen


                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
                              Eu tenho um combinado e a arca. Não é demais, pelo contrário, a minha arca é de gavetas, tem 3, e podia ser maior se tivesse espaço, que não tenho. Portanto, compra a arca, que as gavetas do combinado são pequenas, a de baixo é sempre minúscula por causa do motor e o mesmo acontece com a arca, por isso, recomendo...

                              Não costumo fazer muiitos estufados porque o tomate faz a pele do Afonso reagir, fica com eqzema, depois tenho de usar corticóide, por isso algumas comidas não faço muito, tipo bolonhesa, guizados, massa de peixe, etc... Lá uma vez por outra...
                              Já me disseram que posso substituir o tomate por cenoura, alguém faz assim?
                              Uso mais molhos de natas, que não fazem mal à pele do rapaz... e mesmo assim não posso abusar da noz moscada...
                              Não é fácil...

                              Bjs,
                              carmen
                              Eu às vezes para variar faço uns guisados, principalmente a bolonhesa e frango, com mais cenoura, pouco tomate e um pouco de água... no fim esmago a cenoura de modo a fazer um puré e engrossa bastante o molho e fica com um paladar diferente, mais adocicado!

                              Guisado diferentes podes fazer com leite de coco em vez de natas, fricassé, caril, ou mesmo só com um caldo de carne ou peixe e legumes miudinhos... no outro dia fiz peitos de frango com leite de coco e manga e os "homens" lá de casa adoraram!!!

                              Comentar


                              • #30
                                O meu mais pequeno é esquisito como tudo! como tem tido vários problemas de saúde ligados aos alimentos acabo por ter um piolho que é muito selectivo.
                                E, por acaso, acho que ele estranha o doce na comida, ie, sem ser fruta simples. Mas vou experimentar. Habitualmente só uso o leite de côco no caril, e ele nem come...

                                Um, dos muitos, desgosto que tenho é não ter aprendido a fazer fricassé com a minha mãe... Dá-me a receita, sim? Conta tim-tim por tim-tim, pode ser? Da forma tradicional, e depois diz como varias...

                                Bjs, obg,
                                carmen


                                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X