Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Congelar Comida - para crescidos...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
    O meu mais pequeno é esquisito como tudo! como tem tido vários problemas de saúde ligados aos alimentos acabo por ter um piolho que é muito selectivo.
    E, por acaso, acho que ele estranha o doce na comida, ie, sem ser fruta simples. Mas vou experimentar. Habitualmente só uso o leite de côco no caril, e ele nem come...

    Um, dos muitos, desgosto que tenho é não ter aprendido a fazer fricassé com a minha mãe... Dá-me a receita, sim? Conta tim-tim por tim-tim, pode ser? Da forma tradicional, e depois diz como varias...

    Bjs, obg,
    carmen
    Eu adoro frango de fricassé, faço muitas vezes e a Lu gosta. Basicamente é o frango estufado num refogado simples, com os temperos normais, e depois no fim junta-se umas gemas de ovo desfeitas em sumo de limão... Pelo menos eu faço assim.

    Comentar


    • #32
      Eu tenhom ideia da minha mãe juntar as gemas e o sumo de limão separadamente. Além disso, ainfa juntava coentros ou salsa (?) picados. E não fazia de frango, fazia de vaca, acho que primeiro cozia a carne, cortava em cubos e depois é que fazia o fricassé...
      Se calhar vou adaptar, pois...

      Bjs o obg, Elsita,
      carmen


      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
        Eu tenhom ideia da minha mãe juntar as gemas e o sumo de limão separadamente. Além disso, ainfa juntava coentros ou salsa (?) picados. E não fazia de frango, fazia de vaca, acho que primeiro cozia a carne, cortava em cubos e depois é que fazia o fricassé...
        Se calhar vou adaptar, pois...

        Bjs o obg, Elsita,
        carmen
        Sim sim, falta a salsa, tens toda a razão! Mas como nem sempre tenho, nem sempre ponho :-) Eu desfaço as gemas no sumo de limão porque se as despejas no tacho a ferver elas cozem e não fica um molho uniforme, fica assim aos farrapos, da gema cozida, e se for desfeita no sumo de limão (e até ponho às vezes também um bocadinho do molho) isso não acontece e o molho fica grosso por inteiro. De vaca nunca fiz, faço sempre de frango, mas sim, se for carne de vaca tens de a cozer bem primeiro. O frango eu cozo/estufo num refogado com cebola e alho e azeite e louro, sal e pimenta, e um bocadinho de vinho branco/água só a cobrir. E depois de cozido é que junto o resto.

        Comentar


        • #34
          Também costumo fazer o fricassé de frango. Acham que também ficará bom com peixe? Tenho sempre que andar a inventar maneiras de disfarçar o peixe...

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
            Eu tenhom ideia da minha mãe juntar as gemas e o sumo de limão separadamente. Além disso, ainfa juntava coentros ou salsa (?) picados. E não fazia de frango, fazia de vaca, acho que primeiro cozia a carne, cortava em cubos e depois é que fazia o fricassé...
            Se calhar vou adaptar, pois...

            Bjs o obg, Elsita,
            carmen
            É exactamente como a Elsa te disse, estufas normalmente num refogado com um pouco de vinho e caldo e no final juntas as gemas batidas com sumo de limão, deixas cozinhar um pouco para engrossar e colocas a salsa (claro que para o meu pirata tenho de tirar a salsa toda)! Para alem de carne tb costumo fazer com lombos de pescada, perca, lulas, etc! Acho que até gosto mais de peixe do que de carne!

            Geralmente para 800gr/1kg de carne/peixe - 2 gemas + sumo de meio limão

            Comentar


            • #36
              Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
              Para alem de carne tb costumo fazer com lombos de pescada, perca, lulas, etc! Acho que até gosto mais de peixe do que de carne!

              Geralmente para 800gr/1kg de carne/peixe - 2 gemas + sumo de meio limão
              Pronto, estou esclarecida!

              Comentar


              • #37
                Miosotis... Estava agora mesmo a dizer a carmen que costumo fazer com lombos de pescada/perca e lulas! Fica muito bom... eu até gosto mais que do carne!

                E tenho uma receita de almondegas de pesacda com molho de fricassé à espera da minha disponibilidade para fazer.

                Comentar


                • #38
                  Afinal são de bacalhau e não de pesacada, mas acho que com pescada tb deve dar

                  2 postas de bacalhau
                  1 colher de café de farinha de trigo
                  2 ou 3 fatias de pão branco
                  3 ou 4 gemas de ovos
                  1 raminho de salsa picada
                  1 cebola grande
                  2 colheres de sopa de queijo ralado
                  leite q.b.
                  óleo q.b.
                  sumo de limão q.b.
                  pimenta em pó q.b.
                  azeite e banha q.b.
                  pão ralado q.b.
                  Confecção:

                  Põe-se o bacalhau a demolhar de um dia para o outro. No dia seguinte, coze-se o bacalhau e passa-se pela a máquina de picar
                  (reserve a água).
                  Tiram-se as côdeas às fatias de pão e escaldam-se com leite a ferver o suficiente para ficarem embebidas Depois escorrem-se, e amassam-se com o bacalhau moído.
                  Tempere tudo com o queijo ralado, salsa picada, um pouco de pimenta em pó, sumo de limão 1 ou 2 gemas conforme a consistência que a massa estiver.
                  Tendem-se pequenas almôndegas que se vão enrolando em pão ralado posto numa tigela (não se passam por ovo).
                  Depois de todas preparadas fritam-se em óleo Leva-se ao lume um tacho com um pouco de banha e azeite, a cebola bem picada para refogar.
                  Quando a cebola estiver translúcida deita-se um pouco de água onde cozeu o bacalhau (água suficiente para fazer o molho).
                  Deixa-se levantar fervura, junta-se a farinha diluída num pouco do molho, e de seguida põe-se as almôndegas para ferver neste molho um pouco, tendo o cuidado de as não deixar espapaçar.
                  Liga-se depois o molho com as gemas batidas com o sumo do limão mexendo sempre para não talharem (convém retirar as almôndegas do tacho ao ligar as gemas).
                  Põe-se as almôndegas num prato de serviço e regue com o molho. Decore com salsa picada e azeitonas. Acompanhe com puré de batata.

                  Comentar


                  • #39
                    Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                    É exactamente como a Elsa te disse, estufas normalmente num refogado com um pouco de vinho e caldo e no final juntas as gemas batidas com sumo de limão, deixas cozinhar um pouco para engrossar e colocas a salsa (claro que para o meu pirata tenho de tirar a salsa toda)! Para alem de carne tb costumo fazer com lombos de pescada, perca, lulas, etc! Acho que até gosto mais de peixe do que de carne!

                    Geralmente para 800gr/1kg de carne/peixe - 2 gemas + sumo de meio limão
                    Eu costumo por 3 gemas, gosto do molho amarelinho e grosso :-) Mas isso é mesmo uma questão de gosto. Com peixe nunca experimentei mas não me parece nada mal, hei de tentar! E tenho ali umas lulas que já sei como as vou fazer, para variar do molho de tomate ;-)

                    Comentar


                    • #40
                      Obrigada!
                      a mihna mãe fazia há muito, devia por em separado fruto da experiência, e não fazia farrapos, acho que a temperatura tinha de estar no "ponto"... Mas assim, com truque, também ajuda!
                      Não posso exagerar no limão, por causa do Afonso, citrinos também fazem eqzema... Vocês não imaginam como é limitativo...

                      Já que vamos numa de receitas, vou dar uma muito simples:
                      Cortam-se peitos de frango aos cubos, mais ou menos, e cozem-se em sumo de limão no fundo de uma panelita anti-aderente, quando começarem a ficar brancos levanta-se o lume, deitam-se nata, junta-se sal, pimenta e depois de engrossar está feito! É super rápido!
                      Com o Afonso já não faço assim, ponho os cubos a alourar em azeite, junto as natas, sal e um niquinho de nóz moscada.
                      Faço com natas de vaca ou se soja.
                      Este deve ser dos que congela e sabe bem depois, tem molho...

                      Outro frango que faço, e é o prato preferido do Afonso, é receita de avó, da minha!! Com variações...
                      Dou uma fervura a peitos de frango, desfio grosseiramente. Posso fazer canja, e deixo uns farripos de frango para o efeito, ou não.
                      O frango desfiado é deitado numa tigela/saladeira/alguidar onde já está sal alho cortado às rodelas grosso e louro aos bocadinhos pequenos. Mexe-se.
                      Quando todo o frango estiver temperado vai à frigideira anti-aderente com azeite até ficar douradinho, mexendo para ficar uniformemente corado.
                      Os alhos ficam uma delícia, doces... e o frango estaladiço. O azeite é só a cobrir finamente o fundo, não é tipo fritar batatas!! E no fim escorre-se em papel absorvente...
                      Este não épara congelar, penso!!

                      Bjs,
                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por carmen Ver Mensagem
                        Obrigada!
                        a mihna mãe fazia há muito, devia por em separado fruto da experiência, e não fazia farrapos, acho que a temperatura tinha de estar no "ponto"... Mas assim, com truque, também ajuda!
                        Não posso exagerar no limão, por causa do Afonso, citrinos também fazem eqzema... Vocês não imaginam como é limitativo...

                        Já que vamos numa de receitas, vou dar uma muito simples:
                        Cortam-se peitos de frango aos cubos, mais ou menos, e cozem-se em sumo de limão no fundo de uma panelita anti-aderente, quando começarem a ficar brancos levanta-se o lume, deitam-se nata, junta-se sal, pimenta e depois de engrossar está feito! É super rápido!
                        Com o Afonso já não faço assim, ponho os cubos a alourar em azeite, junto as natas, sal e um niquinho de nóz moscada.
                        Faço com natas de vaca ou se soja.
                        Este deve ser dos que congela e sabe bem depois, tem molho...

                        Outro frango que faço, e é o prato preferido do Afonso, é receita de avó, da minha!! Com variações...
                        Dou uma fervura a peitos de frango, desfio grosseiramente. Posso fazer canja, e deixo uns farripos de frango para o efeito, ou não.
                        O frango desfiado é deitado numa tigela/saladeira/alguidar onde já está sal alho cortado às rodelas grosso e louro aos bocadinhos pequenos. Mexe-se.
                        Quando todo o frango estiver temperado vai à frigideira anti-aderente com azeite até ficar douradinho, mexendo para ficar uniformemente corado.
                        Os alhos ficam uma delícia, doces... e o frango estaladiço. O azeite é só a cobrir finamente o fundo, não é tipo fritar batatas!! E no fim escorre-se em papel absorvente...
                        Este não épara congelar, penso!!

                        Bjs,
                        carmen
                        Podes seguramente congelar no ponto antes de ir à frigideira saltear.

                        Rute

                        O meu parto de 14 dias
                        Bebes e Mamas marcianas de 2008
                        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                        Comentar


                        • #42
                          Pois... obrigada.

                          E desconglar? Descongelam de um dia para o outro, descongelam no micro-waves, ou aquecem logo?
                          Com a sopa dos meninos eu deixo de um dia para o outro e depois aqueço no microondas.

                          Bjs,
                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • #43
                            Olá meninas, só hoje consegui vir aqui. Vou tentar colocar aqui as ementas da minha amiga, aquela que congela tudo. Não enviei logo na 5ªFeira porque ela faz estas ementas manualmente e foi preciso o marido levar para o emprego para fazer um Scan. Também tenho aqui outra ementa de uma colega minha. Esta segunda ementa são os filhos (11 e 13 anos) que elaboram!
                            Ora bem, a primeira não consigo colocar aqui, está em pdf. Alguém sabe como se faz? Se não posso enviar por e-mail.
                            A outra ementa (da minha colega) é esta:
                            2ª FEIRA EMPADÃO DE PEIXE
                            3ª FEIRA CARNE PICADA NO FORNO COM MASSA
                            4ª FEIRA TARTE DE ATUM COM ARROZ CEBOLA
                            5ª FEIRA ROVIOLLIS
                            6ª FEIRA RESTOS

                            2ª FEIRA SUFFLE DE PEIXE COM SALADA
                            3ª FEIRA JADINEIRA COM BATATA
                            4ª FEIRA MASSADA DE ATUM
                            5ª FEIRA BIFINHOS DE PERU COM ARROZ
                            6ª FEIRA RESTOS

                            2ª FEIRA SALSICHAS COM COUVE E PURÉ
                            3ª FEIRA RISSOIS COM ARROZ DE TOMATE
                            4ª FEIRA MASSADA DE PEIXE
                            5ª FEIRA BACALHAU A BRÁS
                            6ª FEIRA RESTOS

                            2ª FEIRA FRANGO COM PURÉ E MOLHO DE CEBOLA
                            3ª FEIRA LULAS ESTUFADAS COM ARROZ CEBOLA
                            4ª FEIRA ALMODEGAS COM LACINHOS
                            5ª FEIRA PEIXE COZIDO COM TODOS
                            6ª FEIRA RESTOS

                            2ª FEIRA BACALHAU ESPIRITUAL
                            3ª FEIRA HAMBURGER COM ESPARGETTI
                            4ª FEIRA PEIXE NO FORNO COM BATATA
                            5ª FEIRA ARROZ MALANDRO COM CARNE E SALSICHAS
                            6ª FEIRA RESTOS

                            2ª FEIRA ARROZ DE POLVO
                            3ª FEIRA LOMBINHOS DE PEIXE COM MOLHO CAMARÃO
                            4ª FEIRA LASANHA DE ATUM COM ESPINAFRES
                            5ª FEIRA CROQUETES COM ARROZ DE CEBOLA
                            6ª FEIRA RESTOS

                            2ª FEIRA PATANISCAS COM ARROZ DE TOMATE
                            3ª FEIRA PERNA DE PERU NO FORNO COM MASSA
                            4ª FEIRA TARTE DE PEIXE COM ARROZ E SALADA
                            5ª FEIRA CARBONARA
                            6ª FEIRA RESTOS

                            2ª FEIRA QUADRADINHOS DE FRANGO COM ALHO FRANÇES
                            3ª FEIRA CALDEIRADA DE PEIXE
                            4ª FEIRA ROLO DE CARNE COM MASSA
                            5ª FEIRA FILETES COM ARROZ DE ERVILHA
                            6ª FEIRA RESTOS

                            Comentar


                            • #44
                              Obrigada!!
                              Que variedade!!

                              Não sei se vos acontece, mas aqui em casa não dá para fazer tudo isso, tenho gente esquisita de paladar, principalmente o mais novo, mas o paizinho também!! No entanto dá para tirar umas ideias boas!!
                              E ponham em PDF porque assim fica acessível a todas!! Mesmo daqui a um ano!! Eu não sei fazer, mas alguém ha-de saber!!

                              Bjs, obg,
                              carmen


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar


                              • #45
                                Lá em casa tb não dá para fazer tudo isto, porque também são esquisitinhos... Eu tenho outro documento (com outros menus) que está em pdf, mas esse não consigo colocar aqui. Se alguem quiser, eu envio por e-mail.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X