Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

iniciar as sopas: apanhado do que dizem as mamas e ja agora fruta tambem

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE:

    Inserido Inicialmente por rbalmeid
    Ola mamas!
    O topico ja esta como sticky!

    Chegamos agora do pedi e entao as ideias fundamentais sao:

    - se o bebe e amamentado em exclusivo os solidos vao ser dados como complemento e nao substituem nenhuma refeiçao, ou seja as comidas ou levam leite ou se oferece maminha no fim
    olá rute!
    fico muito satisfeita por estares a ser acompanhada por um pediatra pró-amamentação. assim segues as indicações dele sem "receios" de estares a fazer algo que poderias fazer melhor...
    já agora, como fazes com a água? dás-lhe água? quando? quanto?
    a minha pedi diz ke agora com os sólidos, ke o meu piolho tem ke beber mta água, mas ele não gosta de água, nem de chá, nem de água da cosedura de fruta...
    continuação de boas sopinhas, pápas e maminha!
    jokinhas

    Comentar


    • #47
      RE:

      Ola mamas!

      Tenho andado ausente porque tive de antecipar a vinda para Portugal por falecimento de um familiar . e agora ca so tenho net de vez em quando!

      Tenho a dizer-vos que a introduçao dos solidos correu muito bem. No primeiro dia comeu a sopinha mas quis maminha antes e depois. E uma hora depois ainda comeu um purezinho de pera. Claro que a maior parte foi para a roupa, mas enfim.
      No dia seguinte repetiu a sopa ao almoço e ja foi mais um bocadinho e ao jantar comeu papa cerelac primeira papa com meia pera e 40 mL do meu leite. Repetimos no dia seguinte e ja ia bem uma concha de sopa das nossas. Entretanto fui tentando na papa maça, banana e pero, mas o que mais gosta e mesmo pera. Fui aumentado as quantidades e agora ja sao 80 mL do meu leite e uma peça de fruta inteira (ou duas metades diferentes). Sopa ja vai mais de 1 concha e meia das nossas e ja fiz 3 sopas diferentes:

      sopa 1 - frango, batata, cenoura, corgete, cebola
      sopa 2 - frango, batata, cenoura, alho frances e feijao verde
      sopa 3 - frango, batata, cenoura, corgete, alho frances e feijao verde

      A que menos gostou foi a primeira, logo parece-me que cebola dispensa-se! Entretanto vou dando pao para ele petiscar e assim vou introduzindo o gluten. Isto porque papas nao lacteas com glutem e sem mel sao uma raridade. Ca nao encontrei nenhuma nos supermercados.

      suecosta sim a indicaçao foi introduzir logo tudo: carne na sopa e glutem nas papas. Eu acabei por começar com uma papa sem gluten mas so porque nao encontrei nenhuma nao lactea sem mel! No caso do meu bebe resultou bem! Numa semana introduzi imensa coisa e correu bem!

      {estreka do mar} O pedi so recomendou nao dar couves, beterraba e espinafres, logo beringela sim posso introduzir...

      flag sim de facto tive muita sorte! Eu cheguei la e disse que estava a amamentar em exclusivo desde que tinha vindo para casa (uns 3 dias) e ele respondeu optimo . Quando comeceia trabalhar disse-lhe que ja estava fazer stock para poder continuar com a mamamentaçao em exclusivo e ele "Optimo". E agora as indicaçoes dele sao que ate ao ano a base da alimentaçao deve continuar a ser a maminha . Quanto a tua pergunta, eu ofereço-lhe agua entre as refeiçoes e ele bebe bem. So evito dar logo de seguida porque se der ele bolsa com facilidade. Esta semana passei a dar-lhe num copinho de aprendizagem e é uma maravilha! É um da avent que tras um bico maleavel para maiores de 6 meses. Tambem lhe dou cha de camomila, cidreira e tilia (daquele soluvel) e ele bebe bem... Experimenta com um copinho, pode ser que ele beba melhor...

      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • #48
        RE:

        olá rute!
        deveras que fico mto satisfeita por ti e pelo teu bebé! ainda bem que está tudo a correr MUITO BEM! :d
        já consigo dar ao meu piolho, qualquer coisita de água (chá de funcho)! tenho-lhe dado à colher...

        Comentar


        • #49
          RE:

          Inserido Inicialmente por bekas
          as vezes podemos fazer outras combinaçoes diferentes que nao levem cenoura ou abobora..
          Porque não?

          Comentar


          • #50
            RE:

            Então, meninas, um bebé alimentado a peito até aos 6 meses, na 1ª semana começará com sopa/papa e só na 2º semana é que pode começar com a 2º refeição de sólidos? ou pode iniciar logo com 2 de sólidos?

            Desculpem se pareço ignorante mas gostava mesmo de saber:?

            Comentar


            • #51
              RE:

              Inserido Inicialmente por Ros
              Inserido Inicialmente por bekas
              as vezes podemos fazer outras combinaçoes diferentes que nao levem cenoura ou abobora..
              Porque não?
              Ola!

              As duas juntas podem ser uma sobrecarga de betacarotenos e os bebes ficam alaranjados! :d
              É inofensivo, mas convem evitar! E nem todos os bebes fazem!

              Beijinhos

              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #52
                RE:

                Inserido Inicialmente por sifpereira
                Então, meninas, um bebé alimentado a peito até aos 6 meses, na 1ª semana começará com sopa/papa e só na 2º semana é que pode começar com a 2º refeição de sólidos? ou pode iniciar logo com 2 de sólidos?

                Desculpem se pareço ignorante mas gostava mesmo de saber:?
                Ola!

                Eu comecei tudo junto!

                No primeiro dia dei sopa e pera migada de sobremesa! Foi o dia dos 6 meses e fizemos uma festinha com a familia que começou exactamente com a primeira sopa do Bruno. No dia seguinte ao almoço voltei a dar a sopa e ao jantar dei-lhe papa com o meu leite e meia pera. A partir dai foi ir aumentando as quantidades (nos primeiros dias comia pouquinho ao fim de 15 dias comia 2 conchas de sopa e uma papa com 80mL a 100 mL e 1 peça de fruta) e ajustar a textura. Faz sempre 2 refeiçoes de solidos por dia e as vezes ainda come mais uma frutinha pela meio seguida de mama!

                Beijinhos

                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #53
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por rbalmeid
                  Inserido Inicialmente por sifpereira
                  Então, meninas, um bebé alimentado a peito até aos 6 meses, na 1ª semana começará com sopa/papa e só na 2º semana é que pode começar com a 2º refeição de sólidos? ou pode iniciar logo com 2 de sólidos?

                  Desculpem se pareço ignorante mas gostava mesmo de saber:?
                  Ola!

                  Eu comecei tudo junto!

                  No primeiro dia dei sopa e pera migada de sobremesa! Foi o dia dos 6 meses e fizemos uma festinha com a familia que começou exactamente com a primeira sopa do Bruno. No dia seguinte ao almoço voltei a dar a sopa e ao jantar dei-lhe papa com o meu leite e meia pera. A partir dai foi ir aumentando as quantidades (nos primeiros dias comia pouquinho ao fim de 15 dias comia 2 conchas de sopa e uma papa com 80mL a 100 mL e 1 peça de fruta) e ajustar a textura. Faz sempre 2 refeiçoes de solidos por dia e as vezes ainda come mais uma frutinha pela meio seguida de mama!

                  Beijinhos

                  Rute
                  Obrigada

                  Comentar


                  • #54
                    RE:

                    eu já falei por alto com minha pediatra e ela vai começar com 1 refeição na primeira semana, 2 refeições na segunda semana e 3 refeições por dia na 3ª semana...ela ainda não disse quais são as refeições mas vai introduzir a papa, sopa e na 3ª semana já sopinha com carne..nao me disse ainda se é papa com gluten ou sem gluten e se vai começar a frutinha logo desde a 1ª semana, disse que iremos conversar sobre isso pouco antes da consulta dos 6 meses. Vou já aproveitando e pegando essa listinha para variar os legumes e verduras que irei utilizar nas sopinhas
                    obrigada meninas
                    beijinhos

                    Comentar


                    • #55
                      RE:

                      Ola!

                      Para actualizar alistinha do que ja dei ao meu pequerrucho, ou seja o que iniciou entre os 6 e os 7 meses:

                      Sopa 1 – frango, batata, cenoura, cebola, corgete 12 AGO
                      Sopa 2 – frango, batata, cenoura, alho frances, feijao verde 15 AGO
                      Sopa 3 – frango, batata, cenoura, alho frances, corgete, feijao verde 21 AGO
                      Sopa 4 – vitela, arroz, cenoura, cebola, abobora 25AGO
                      Sopa 5 – frango, batata, abobora, cenoura, alho frances ? 31 AGO
                      Sopa 6 – frango, batata, cenoura, abobora, alho frances, farinha de mandioca 2 SET
                      Sopa 7 – coelho, cenoura, abobora, alho francês, alface 5 SET
                      Sopa 8 – vitela, batata doce, cebola, alface, farinha de mandioca 6 SET
                      Sopa 9 – coelho, batata doce, beringela, feijao verde 7SET

                      E as papas de fruta sao sempre com fruta crua ora passada na varinha magica ora so migada com o grafo e pode ser

                      - fruta + leite meu + papa
                      - fruta + papa
                      - so fruta

                      A papa uma vezes e sem glutem primeira papa nao lactea da cerelac e outras 5 cereais nao lactea da nestele, sempre sem adiçao de açucar.As vezes misturo varias frutas (metades) ou acrescento sumo de laranja. Introduzi

                      Pera – 12 AGO
                      Maça – 14 AGO
                      Pero – 17 AGO
                      Banana- 20 AGO
                      Laranja – 26 AGO
                      Uvas – 2 SET
                      Melao – 7 SET

                      Tambem lhe dou pao com frequencia e enquanto estivemso em protugal comeu imensa broa e pao de mistura!
                      A unica coisa que ate hoje o meu filho nao gostou foi de maça cozida

                      Agora esta semana ainda devo introduzir mais uma fruta possivelmente meloa ou melancia.

                      Sexta feira faz 7 meses e vamos introduzir a gema de ovo da forma mais saborosa possivel: vou fazer um bolo que ele possa provar com pouco açucar, gemas, farinha e fermento. .

                      Na proxime semana vamos introduzir o borrego e depois começamos com o peixe. Venham dai as açordas e a farinha de pau!

                      Beijinhos e boa sorte a todas as mamas que estao a introduzir os solidos!

                      Rute

                      O meu parto de 14 dias
                      Bebes e Mamas marcianas de 2008
                      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                      Comentar


                      • #56
                        RE:

                        Bem, adorei o topico porque ando um pouco minada de duvidas, mas a minha medica disse que ao principio introduzia-se na sopa um elemento de cada vez (retirando o anterior) para se puder saber se os bebes teem algum tipo de alergia

                        Por um lado acho bem porque se começar logo a misturar, e se aparecer alergia nunca vou saber do que é pois foi tudo misturado, e para evitar problemas de futuro faz se já apartir de agora um pequeno rastreio as alergias alimentares
                        Teste HCG: Positivo - 23-01-2008
                        1ª Consulta de Saude Materna - 31-01-2008
                        1ª Ecografia: 26-02-2008
                        2º ecografia: 15-05-2008 (É uma menina!!)
                        Nasceu a 17 de MAIO de 2008 ---> com 8 meses de gestação e saudavel





                        http://amotetantopedro.blogspot.com/

                        Nasc. 3.000kg e 50cm
                        1 mes 3.980kg e 53cm
                        2 mes 4.950kg e 58cm
                        4 mes 6.250kg e 62cm
                        5 mes 7.400kg e 64cm

                        E continua a crescer!!

                        Comentar


                        • #57
                          RE:

                          Olá a todas, o meu bébé começou a sopinha e a fruta no dia em que fez 6 meses.
                          Tenho tirado imensas duvidas aqui neste tópico,
                          Obrigada por tudo.












                          [url= [/url]













                          http://karmatinus.blogspot.com

                          Comentar


                          • #58
                            RE:

                            Inserido Inicialmente por sunlight
                            Olá a todas, o meu bébé começou a sopinha e a fruta no dia em que fez 6 meses.
                            Tenho tirado imensas duvidas aqui neste tópico,
                            Obrigada por tudo.
                            Ola!

                            E entao esta a correr bem?

                            Beijinhos

                            Rute

                            O meu parto de 14 dias
                            Bebes e Mamas marcianas de 2008
                            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                            Comentar


                            • #59
                              RE:

                              Ola mamas,

                              este topico e excepcional
                              Se as dietas variam de pediatra pra pediatra, entao imaginem de cultura pra cultura#-o #-o #-o #-o
                              Ando super hiper mega confusa.
                              Aki, apartir dos 6 meses comem de tudo,carne,peixe,iorgurtes,e 1a coisa parva!!
                              Claro k nao fui nem vou nessa,entao o forum tem sido a minha ajuda,mas as vezes fico meio perdida com tanto ingrediente,e poxo e nao poxo...
                              Ainda dao dei peixe ao Lucas, nas frutas nao tenho sido mto restricta.Ja dei pera,maca,papagaia,manga,kiwi,pessego e banana.
                              Ate hj nao teve kk tipo de alergia a coisa nenhuma,felizmente.

                              A minha ultima duvida e do leite de vaca.Claro k deve ser leite gordo (e aki ate e leite fresco,pk nao ha outro).Disseram-me k devia comecar a dar 1 pc de leite de vaca,pk apartir de 1 ano de idade ja o deviam beber normalmente.Cm e k voces fazem ou vao fazer?

                              Axam k ja poxo por 1s graozinhos de arroz na sopa?Tem k ser algum tipo especifico de arroz?

                              Ja tenho pensado em dar laranja,mas tava receosa, mas a mama rbalmeid ja deu, por isso nao sera nd de grave. Ja agora,como deste a laranja,sumo de laranja concentrado ou diluis-te em agua ou noutra fruta qualquer?

                              No k toca a gema de ovo,nao metem na sopa?Nao keria dar bolos ao lucas pk ta de dieta (ja tem 11,3kg). As farinhas tb vao ficar de parte.Come papa 1a vez por dia e ja e mto bom.

                              Bom...estas sao as maiores duvidas...

                              Beijinhos a todas

                              Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

                              Comentar


                              • #60
                                RE:

                                Inserido Inicialmente por Lila&Lucas
                                Ola mamas,

                                este topico e excepcional
                                Se as dietas variam de pediatra pra pediatra, entao imaginem de cultura pra cultura#-o #-o #-o #-o
                                Ando super hiper mega confusa.
                                Aki, apartir dos 6 meses comem de tudo,carne,peixe,iorgurtes,e 1a coisa parva!!
                                Claro k nao fui nem vou nessa,entao o forum tem sido a minha ajuda,mas as vezes fico meio perdida com tanto ingrediente,e poxo e nao poxo...
                                Ola!
                                Pois, eu estou em Espanha e senti essas mesmas dificuldades#-o

                                Inserido Inicialmente por Lila&Lucas
                                Ainda dao dei peixe ao Lucas, nas frutas nao tenho sido mto restricta.Ja dei pera,maca,papagaia,manga,kiwi,pessego e banana.
                                Ate hj nao teve kk tipo de alergia a coisa nenhuma,felizmente.
                                Eu introduzi o peixe aos 7 meses e dou-lhe 4 ou 5 vezes por semana. Faço açorda ou farinha de pau. Ou entao grelho / cozo desfaço em pedacinhos e acompanha com pure de legumes. Ele come bem e sem problemas.


                                Inserido Inicialmente por Lila&Lucas
                                A minha ultima duvida e do leite de vaca.Claro k deve ser leite gordo (e aki ate e leite fresco,pk nao ha outro).Disseram-me k devia comecar a dar 1 pc de leite de vaca,pk apartir de 1 ano de idade ja o deviam beber normalmente.Cm e k voces fazem ou vao fazer?
                                Eu amamento por isso nao ou introduzir o leite de vaca tao cedo... Isto supono que corre tudo e posso continuar a amamentar. A minha ideia é introduzir os iogurtes la para o ano e o leite de vaca que se usa na comida (pure, leite creme, ...).
                                Inserido Inicialmente por Lila&Lucas
                                Axam k ja poxo por 1s graozinhos de arroz na sopa?Tem k ser algum tipo especifico de arroz?
                                O arros ºe um cereal sem glutem, logo pode ser dado a partir dos 4 meses. Eu ponho na sopa em vez de batata com freuencia. Qualquer tipo de arroz serve. Mas cuidado que da prisao de ventre!

                                Inserido Inicialmente por Lila&Lucas
                                Ja tenho pensado em dar laranja,mas tava receosa, mas a mama rbalmeid ja deu, por isso nao sera nd de grave. Ja agora,como deste a laranja,sumo de laranja concentrado ou diluis-te em agua ou noutra fruta qualquer?
                                O problema da laranja e a vitamina C, que causa alergias com alguma frequencia. Mas se ja deste kiwi, que tambem ºe rico em vitamina C nao deves ter problemas. Eu ja fiz papa com sumo de laranja e misturo tambem a laranja com outras frutas.

                                Inserido Inicialmente por Lila&Lucas
                                No k toca a gema de ovo,nao metem na sopa?Nao keria dar bolos ao lucas pk ta de dieta (ja tem 11,3kg). As farinhas tb vao ficar de parte.Come papa 1a vez por dia e ja e mto bom.

                                Bom...estas sao as maiores duvidas...

                                Beijinhos a todas
                                Eu cozo o ovo, separo a gema e junto ao pure de legumes ja pronto... Tambem ja fiz um bolo de gemas ca em casa com pouco açucar!

                                Olha, a vantagem de introduzir o peixe foi ter alternativa para o jantar. Assim so come papa 4 ou 5 vezes por semana, e isto contando com 1 vez ou outra que come fruta ao lanche engrossada com papa.

                                Beijinhos

                                Rute

                                O meu parto de 14 dias
                                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X