Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Análises - Médica privada só as passa manualmente. Médico família não aceita

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Análises - Médica privada só as passa manualmente. Médico família não aceita

    Bom dia

    A minha médica de família passou-me uma análise á toxoplasmose, em doc manual.
    Quando vou ao Centro de Saúde, o meu médico de família recusa-se a aceitar, porque diz que apenas são válidos docs que sejam processados por computador.
    Já liguei para a clinica onde sou assistida...e continuam a dozer-me que é assim, o CSaude tem que aceitar.
    Hoje tentámos mais uma vez q nada.
    Afinal em que ficamos?

    Alguém sabe?


    Obrigada.

  • #2
    Do que me apercebi, é preciso alguma delicadeza na relação entre GO privado e médico de família. As análises que o médico de família manda fazer a pedido da médica entram na sua "contabilidade" e há médicos que não gostam que lhes dêem ordens do que mandar fazer ou não, porque depois mandam fazer análises que entram no seu rácio de despesas e que são para doentes que não lhes dão valor e nem lá põem os pés.
    Quando engravidei, tive um médico que não passou metade das análises e nem me passou a isenção porque segundo ele a médica na carta não dizia que eu estava grávida! Eu disse-lhe que eu lhe estava a dizer mas ele armou-se em parvo. Felizmente depois fiquei com médico de família e lá me entendi muito melhor.
    Seja como for, a minha GO manda uma carta a pedir o favor ao médico de passar as análises. Ela mandou-me fazer agora umas e mandou essa carta para ele a explicar o motivo das análises. Acho que assim é mais correcto. Não será uma situação destas?
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #3
      Mas acho que as análises deviam ser passadas informaticamente. Por causa de um erro que ainda não percebi de quem foi, na gravidez fiz as análises da glicose uma vez com a curva de glicose durante 3 horas sem ser preciso...
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #4
        penso que as regras mudaram. Recentemente pedi à minha médica de família para me passar umas análise e ela disse-me que era o serviço de origem que tinha de passar, devido a umas novas regras/orientações. Como tenho ADSE a coisa resolveu-se, mas para quem é do SNS será mais complicado..
        tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


        Vendas em 1ª e 2ª mão;

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
          Do que me apercebi, é preciso alguma delicadeza na relação entre GO privado e médico de família. As análises que o médico de família manda fazer a pedido da médica entram na sua "contabilidade" e há médicos que não gostam que lhes dêem ordens do que mandar fazer ou não, porque depois mandam fazer análises que entram no seu rácio de despesas e que são para doentes que não lhes dão valor e nem lá põem os pés.
          Quando engravidei, tive um médico que não passou metade das análises e nem me passou a isenção porque segundo ele a médica na carta não dizia que eu estava grávida! Eu disse-lhe que eu lhe estava a dizer mas ele armou-se em parvo. Felizmente depois fiquei com médico de família e lá me entendi muito melhor.
          Seja como for, a minha GO manda uma carta a pedir o favor ao médico de passar as análises. Ela mandou-me fazer agora umas e mandou essa carta para ele a explicar o motivo das análises. Acho que assim é mais correcto. Não será uma situação destas?
          No ínicio, o meu médico de familia ficou a saber que eu ia ser seguida no privado e ele foi o primeiro a dizer-me que fosse lá, pedir as análises, que ele as passava, sem problema.
          Ainda para mais, em Julho, fiz análises, mas não me lembro se vinham em doc processado em computador ou não.
          De qualquer maneira, se em Julho era de uma forma, agora pode ser de outra...o que o CS diz ´q ue agora é assim...que inclusivamente saiu um decreto lei...
          Na clínica a secretária diz que não, que a médica e outros coelgas continuam a passar assim.
          Vá-se lá perceber alguma coisa...
          Quem paga somos nós, que vamos pagar um apipa de massa por análises...
          Enfim...Portugal no seu melhor.

          Comentar


          • #6
            Estão ambos correctos. Na Clínica, como é privado, passam as manuais, até porque não tem comparticipação do estado. Para se ter comparticipação é OBRIGATÓRIO ser electrónico, logo o CS tem razão

            E sim, saiu um decreto a regulamentar a obrigatoriedade.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por newbie Ver Mensagem
              Estão ambos correctos. Na Clínica, como é privado, passam as manuais, até porque não tem comparticipação do estado. Para se ter comparticipação é OBRIGATÓRIO ser electrónico, logo o CS tem razão

              E sim, saiu um decreto a regulamentar a obrigatoriedade.
              Mas é obrigatório para as pedir no laboratório. Também será obrigatório na correspondência entre médicos?
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                Mas é obrigatório para as pedir no laboratório. Também será obrigatório na correspondência entre médicos?
                Exacto!
                Não faz sentido algum!

                Comentar


                • #9
                  As análises são análises, não faz sentido falar em correspondência entre médicos...

                  A questão de ser informatizada está relacionada com a detecção de burlas e afins. Não sei se o médico de família não terá de arquivar alguma coisa no processo, caso haja problema.

                  Comentar


                  • #10
                    O médico de família só passa as análises se quiser.

                    No dia 1 de agosto saíu um decreto lei que obriga os médicos a prescreverem electrónicamente os exames e as receitas. E está para ser publicada uma alteração a lei que impede os médicos de transcreverem exames pedidos no particular. Tem a ver com a redução dos custos do SNS.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por newbie Ver Mensagem
                      As análises são análises, não faz sentido falar em correspondência entre médicos...

                      A questão de ser informatizada está relacionada com a detecção de burlas e afins. Não sei se o médico de família não terá de arquivar alguma coisa no processo, caso haja problema.
                      Faz sentido, sim. A minha GO faz um pedido ao médico de família para ele passar as análises. Ele decide se as passa ou não consoante os motivos que ela invoca na carta que lhe escreve e que vai fechada para eu lhe entregar. Se ela as passar do consultório particular, eu tenho de as pagar por inteiro.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        Não faz pelo facto de não ter havido carta a solicitar análises. "Passaram-se" análises para transcrever e é esse o problema. Se se tivesse pedido, por carta, o assunto já estava resolvido.

                        Chou-Chou, os médicos não são obrigados a transcrever há muito anos, faz parte da legislação (é um despacho).

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por newbie Ver Mensagem
                          Não faz pelo facto de não ter havido carta a solicitar análises. "Passaram-se" análises para transcrever e é esse o problema. Se se tivesse pedido, por carta, o assunto já estava resolvido.

                          Chou-Chou, os médicos não são obrigados a transcrever há muito anos, faz parte da legislação (é um despacho).
                          Exato mas alguns ainda faziam um jeito. Agora, o cerco apertou e é mais dificil de se fazer.

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por Chou-chou1981 Ver Mensagem
                            Exato mas alguns ainda faziam um jeito. Agora, o cerco apertou e é mais dificil de se fazer.
                            Mas isso é de uma estupidez atroz!
                            Se eu marcar uma consulta de grávida com o meu médico, ele terá que me passar as análises...ou também se vai negar a fazê-lo?
                            Redução de custos? Isso é rídiculo.
                            Eu sou menos uma grávida no Centro, para eles aturarem...se fosse lá acompanhada, também teriam redução de custos?
                            Então mas já não podemos estar grávidas???!!
                            ....

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem
                              Mas isso é de uma estupidez atroz!
                              Se eu marcar uma consulta de grávida com o meu médico, ele terá que me passar as análises...ou também se vai negar a fazê-lo?
                              Redução de custos? Isso é rídiculo.
                              Eu sou menos uma grávida no Centro, para eles aturarem...se fosse lá acompanhada, também teriam redução de custos?
                              Então mas já não podemos estar grávidas???!!
                              ....
                              O pensamento do Estado hoje em dia é o seguinte: Se uma grávida (ou outro paciente) tem dinheiro para andar a pagar consultas no privado também deve ter para pagar análises.... Se não tem dinheiro então é seguida no CS, onde lhe passam TODAS as análises necessárias. E sim se formos seguidas durante toda a gravidez no CS passam-nos todas as análises necessárias, ecografias, etc.
                              Portanto o pensamento de que é menos uma grávida no CS não está correcto. Porque o CS não a atura mas depois tem que passar as análises de uma grávida que não põe lá os pés. Caso para dizer se o CS não tem médicos em condições então não deve servir para mais nada.
                              Repara que só estou a dizer como as coisas funcionam e não se concordo com elas ou não.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X