Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Análises - Médica privada só as passa manualmente. Médico família não aceita

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
    .
    Porque o CS não a atura mas depois tem que passar as análises de uma grávida que não põe lá os pés. Caso para dizer se o CS não tem médicos em condições então não deve servir para mais nada.
    Como já referi anteriormente, o meu médico de família, foi o primeiro a dizer(sem que eu o tenha mencionado) que me passava todas as análises que a médica do privado passasse...
    E sim, uma grávida a ser acompanhada num CS deve ser o máximo...!!!

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem
      Como já referi anteriormente, o meu médico de família, foi o primeiro a dizer(sem que eu o tenha mencionado) que me passava todas as análises que a médica do privado passasse...
      E sim, uma grávida a ser acompanhada num CS deve ser o máximo...!!!
      Também não se pode generalizar. Não percebo porquê este horror ao CS. Eu fui seguida a gravidez inteira pela minha médica de família, nunca pus os pés num OB privado. Fui ainda referenciada ao Hospital da zona por gravidez que, ao principio, foi considerada de risco por vários fatores, e foi lá que fiz a eco morfologica, por exemplo. Depois de ter alta das consultas de risco fiz o resto do acompanhamento todo no CS. Mais, a minha filha nunca teve um pediatra particular e é muito bem seguida por essa mesma médica, que é a dela também. Nunca senti inseguranças ou necessidade de procurar outro médico. Se tenho uma boa médica, que garantia tenho eu de que um médico que não conheço, só porque me leva 50 ou 60 euros por consulta, é melhor do que esta onde pago pouco ou nada?

      A única situação em que recorro a médicos particulares é quando as consultas de especialidade necessárias são muito demoradas no hospital e entendo que não posso ou não quero esperar. Passou-se isso agora com a minha mãe, a nossa médica aconselhou-nos dois ou três médicos particulares de uma dada especialidade porque a consulta dessa especialidade no hospital demora muitos meses. Como durante a gravidez, mesmo quando precisei de consultas no hospital de especialidade, não se punha a questão da demora, fui sempre acompanhada no sistema público.

      A minha médica passa-nos (à família em geral) análises e exames vindos do particular (bom, agora com estas mudanças ainda não experimentei), mas porque ela acompanha regularmente toda a família e conhece as situações e sabe quando vamos ao particular, por que motivos, e muitas vezes até por recomendação dela. Também não sei se acho bem um médico pôr-se a passar exames e análises sem nunca ter posto os olhos em cima da pessoa, sem conhecer o historial, sem COMPREENDER pelo menos para que são esses exames e análises por não acompanhar a pessoa e desconhecer os seus problemas.

      Elsa

      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
        Também não se pode generalizar. Não percebo porquê este horror ao CS. Elsa
        Elsa, a questão é esta:

        Não tenho horror ao CS. Aliás, na minha primeira gravidez, fui seguida pela minha(antiga) médica de família, que era uma querida e me conhecia há anos...e andei também no privado.
        Desculpa, ma seu jamais faria uma eco morfológica num CS. No way!

        Pois eu recorro sempre a médicos particulares, especialmente quando se trata da saúde do meu filho e em caso de gravidez.
        E ainda bem que tens a sorte de gostares da tua médica de família...pois este que tenho agora(que deverá ter mais um ou 2 anos que eu!)é mais torto que as coisas tortas. Ex - o ano passado o meu filho teve doente. O meu marido foi ao Centro, para ele ver a criança e poder passar uma declaração para poder regressar á instituição! Achas que ele a passou? Não. "Porque um médico não pode atestar que uma criança esteja bem de saúde!" - ah pois é!

        Tive que ir ter com o pediatra do meu filho, que por acaso no dia seguinte não dava consultas na nossa área de residência e sim a 30 Km. Só assim o meu filho pode regressar á escola. Sem a declaração do médico não o poderia fazer. Como farias numa situação destas?

        Posso dar-te mais um ex de que não tenho horror ao C Saúde.
        A minha médica de família - a segunda que tive(este é o terceiro), foi uma excelente médica. Conhecia-me há pouco, mas foi uma profissional fantástica. Há dois anos, tive um tumor no fígado e foi por ela detectado num rx de rotina e imediatamente me encaminhou para o hospital! Foi espectacular!!! No dia do resultado enviou-me para o hospital(nessa mesma noite mandou-me ir ter com um colega). E era do C Saúde. Inclusivamente pediu-me para eu lhe ligar a dizer como estavam a correr as coisas.

        Agora, entregar-me a um médico que é médico há 3/4 anos...desculpa, mas não! (uma amiga minha que tem um filho de 4anos, quando teve o miúdo, viu o médico a estagiar no hospital...)

        Atenção, dizem que é um bom médico. O meu sogro, por ex, adora-o.

        Também lá vou para fazer ecos ou exames de rotina...e ele conhece-me ... a mim e ao meu historial!
        Daí eu não perceber estes comportamentos....mas ok!

        Editei só por um ponto... Ter um pediatra que te dá o nr de telemóvel a quem tu podes ligar a qualquer hora para te orientar...não é a mesma coisa que ir ao CS. Desculpa, mas não é!
        Ultima edição por 1Mummy; 20-09-2011, 10:28.

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem
          Elsa, a questão é esta:

          Desculpa, ma seu jamais faria uma eco morfológica num CS. No way!


          Editei só por um ponto... Ter um pediatra que te dá o nr de telemóvel a quem tu podes ligar a qualquer hora para te orientar...não é a mesma coisa que ir ao CS. Desculpa, mas não é!
          A eco morfológica não foi feita no CS, lol, nem têm lá aparelhos para isso :-) Foi feita no Hospital Garcia de Orta, nas consultas de risco de Obstetrícia, onde tanto os médicos como a maquinaria são o melhor que tu podes ter... pelo menos segundo a minha médica e os OBs particulares das minhas amigas, que até lhes diziam para inventar uma dor e ir lá nessa altura para fazerem as ecos lá porque são as melhores e mais completas.

          Quanto aos contactos de telemóveis e qualidade de médicos. Obviamente que não hão de ser todos excelentes; duvido que no particular também haja uma ratio de 100% de médicos bons. Não me parece possível :-) Obviamente que eu sei que tenho uma excelente médica. É médica de família de toda a gente, eu, filha, mãe, irmã, cunhado, sobrinhas, etc., há uns 20 anos. Mas quando começou a ser também era uma médica relativamente nova, não é? :-) Hoje em dia é a médica do centro que faz formação aos novos médicos estagiários. Por alguma coisa será.

          Por exemplo, ela mandou a minha sobrinha mais nova para as urgências do hospital e afirmou que ela tinha mononucleose ao fim de dois dias de febre, porque a conhecia muito bem desde que nasceu, e no hospital não lhe queriam fazer a análise porque com tão pouco tempo era uma virose e tal e coisa, a minha irmã fez fita, fizeram-lhe a análise e desfizeram-se em desculpas porque era mesmo mononucleose... «Tenho de pedir desculpa à colega...» Ah pois é. E ela não é pediatra.

          Tenho o email dela pessoal e também nunca me deixou de responder.

          Obviamente também, eu tenho felizmente uma filha saudável; aliando isso à confiança que tenho na minha médica, não vejo necessidade de recorrer a outros.

          Mas também sei que a minha médica de família não deve ser a única com qualidade, vocação e amor por aquilo que faz nos centros de saúde deste país, não é? Por isso digo que não se deve generalizar. Continuo a achar que pagar mais não é sinónimo de mais qualidade.

          De certeza que se tivesse um médico que não me inspirasse confiança procurava outras soluções. Só acho que não se deve partir do princípio que tudo o que é público não presta e tudo o que é privado é que é bom. Porque senão de que serve o sistema nacional de saúde? Não pode ser só para passar análises e exames, não é?

          Elsa

          Comentar


          • #20
            Eu acho que quem não põe os pés no CS para ser seguida na gravidez não tem muito direito de reclamar se não lhe passam as análises. Eu fui seguida na GO e não tinha médico de família. Ia às consultas de reforço e fui muito mal atendida. Quando estava grávida de 4 meses, abriram inscrições para médico de família e consegui o meu médico. Sempre fui seguida nos dois lados e não tenho razões de queixa. mantive-me na minha GO porque a conheço há anos e faz-me as ecos na hora. De resto, adoro o atendimento no CS: consultas a horas, consulta de enfermagem seguida de consulta de medicina, curso de PPP grátis, fazia análises à urina de toda sa vezes que lá ia e nunca me recusaram um exame ou análise. Mesmo para a minha filha, cheguei a pedir um exame por telefone ao médico e ele na hora imprimiu-o. O que é certo é que ele me conhece, sempre lá fui a todas as consultas e isso ajuda muito quando é preciso alguma coisa.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #21
              1Mummy

              Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem

              Editei só por um ponto... Ter um pediatra que te dá o nr de telemóvel a quem tu podes ligar a qualquer hora para te orientar...não é a mesma coisa que ir ao CS. Desculpa, mas não é!
              Desculpa mas eu acho que tu tens sérios problemas em relação aos CS.
              1) lá não se fazem ecos de qualquer tipo.
              2) a análise à toxaplasmose seria passada logo nas primeiras análises logo este problema todo que descreves nem se passaria


              Se tu não gostas de lá ir, por causa do médico, muda de médico. podes fazê-lo, escreves à direcção dizendo que tens um problema de incompatibilidade com tal médico e eles dão-te outro médico de familia. assim fez uma vizinha minha com a médica que por acaso é a minha médica de familia (e de quem eu gosto bastante). Pois não tem papas na lingua e o que tem a dizer diz logo, mas isso também eu.... e por isso tirando a questão da amamentação (onde ela é um bocado retrogada) é uma excelente médica.

              Eu fui seguida no CS e passada para a maternidade bem cedo na gravidez onde fui sempre atendida de forma excelente. Fiz 3 ecos normais, 2 ecos ao coração do bebé e uma aminiocentese. Por isso recuso-me a falar mal de serviço de saúde que age correctamente quando as pessoas tem uma atitude coerente, isto é , quando são seguidas desde o inicio pelo serviço publico.
              Agora se uma grávida anda constantemente a saltar do publico para o privado, como lhe apetece, é óbvio que isso vai criar conflitos e por isso é necessário algum tacto. Coisa que a tua médica privada não teve ao "ordenar" uma análise e nem sequer escrever uma carta a pedir. E não interessa se o CS tem que passar a nálise (porque pelos vistos não tem), há aqui um problema de fundo, que é os pacientes escolherem os privados para serem melhor atendidos (estão no seu direito) mas não querem lutar para serem melhor atendidos no CS. Eu já tive problemas no CS, no dia em que a minha médica de familia me desagradar, faço queixa dela, sem dó nem piedade, porque ela está lá para me atender dentro de um serviço que eu pago com os meus impostos.
              cada um sabe de si mas depois arca com as consequencias daquilo que escolhe.

              e deixa que te diga, o pediatra só te atende o telemovel porque lhe pagas e no dia em que o teu filho tiver uma doença grave é recambiado rapidamente para o serviço publico. Infelizmente é essa a realidade. a não ser que tenhas mesmo muito dinheiro e possas pagar tratamentos caros e prolongados.

              Comentar


              • #22
                Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                Desculpa mas eu acho que tu tens sérios problemas em relação aos CS.
                .
                Em 1ª lugar, não tenho problemas nenhum com os CS. Existem alguns que deixam muito a desejar, bem como os hospitais.
                Bons e maus profissionais existem em todo o lado, em todas as profissões...

                Prefiro, em algumas matérias os privados.Só isso.Pelas minhas experiências e as da minha família.
                O que dizes não faz grande sentido, até porque:
                Fui operada no público(Num privado nunca me teriam operado como no Curry Cabral...)
                O meu filho nasceu num público(o problema que surgiu foi resolvido no hospital . No privado nem sei como tinha sido)
                A irmã também vai nascer.

                Por outro lado, tenho “ histórias” de atendimento em CD que jesus.....
                Por ex, há uns anos fui com uma tia minha ao CS,já tarde, quase 22H(hora de encerramento)
                “Tem que ir para casa tomar a medicação...estas pessoas de idade não têm paciência nenhuma...”
                Não a auscultou, nada...
                Resultado: a minha tia faleceu á minha frente 1h depois.
                Rica médica, que nem percebeu que a minha tia estava a ter um ataque de coração!

                No hospital, a minha sobrinha, foi vista por n médicos. “a menina tem gases.”
                Dois dias depois, quase sem andar, continuavam a ser gases. Entretanto meteu-se o fds e não havia ecógrafo(só podemos estar doentes durante a semana). Resultado: teve que ser enviada, a muito custo e por muita insistência da minha irmã, para a Estefãnia.
                Resultado: Teratoma. Foi operada nessa mesma noite. Com apenas 2 anos.
                Parece-te um bom atendimento?

                Sobre o pediatra, se posso ter um pediatra que me atende o telemóvel e me ajuda quando eu precisar, vou sujeitar-me a ir ao hospital?
                Já lá tenho ido, é bem verdade, mas evito....
                Colocam na pediatria médicos de clínica geral, que atendem as crianças “ás 3 pancadas”.
                O meu filho, há uns tempos foi visto e medicado lá.
                Quando fui ao privado, o médico disse-me que o que lhe deram, era como que ir á caça de metralhadora, e que se dá a doentes crónicos e nunca a crianças.

                Tenho intestino irritável. Durante meses andei na médica de família. " Faz massagens com a mão, no sentido dos ponteiros do relógio".
                Fui a um gastro(privado, lá está!), que me receitou os medicamentos que tomei durante anos e que me "curaram".



                Conforme já referi antes, foi o meu médico de família que, ao saber que eu ia ser seguida no privado, me disse para eu lá ir que me passava todas as análises sem problema. Nunca lhe pedi nada.
                E eu tenho direito a ser assistida pelo meu médico de família, porque pag impostos como as outras pessoas.
                Bem como também tenho direito de procurar uma médica que me faça o parto(que o meu médico de família nunca faria).
                A análise á toxo já eu fiz no ínicio, mas agora pedi á médica que a repetisse.
                E ela não sabia que eu ia pedir ao meu médico de família...possivelmente o erro foi meu.
                Mas em Julho, quando ele me passou as análises da minha médica não levei nenhuma carta especial. Daí que não entenda bem...

                Tu tens boas razões para falares do público.
                E eu não.
                É só.
                Ultima edição por 1Mummy; 20-09-2011, 13:21.

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                  De certeza que se tivesse um médico que não me inspirasse confiança procurava outras soluções. Só acho que não se deve partir do princípio que tudo o que é público não presta e tudo o que é privado é que é bom. Porque senão de que serve o sistema nacional de saúde? Não pode ser só para passar análises e exames, não é?

                  Elsa
                  Eu não parti do príncipio de que o privado é que é bom e o público não presta.
                  E aliás, o meu médico de família acompanha-me cada vez que é necessário, em situações mais ou menos "corriqueiras".
                  Se leres bem, falei bem da minha médica que detectou o meu tumor.

                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem
                    Eu não parti do príncipio de que o privado é que é bom e o público não presta.
                    E aliás, o meu médico de família acompanha-me cada vez que é necessário, em situações mais ou menos "corriqueiras".
                    Se leres bem, falei bem da minha médica que detectou o meu tumor.
                    Sim, em relação a coisas específicas que se passaram contigo disseste bem, mas em relação a gravidez em geral disseste: «E sim, uma grávida a ser acompanhada num CS deve ser o máximo...!!!» E é isto que eu acho que é uma generalização injusta e perigosa, mais nada. Porque não me parece que todos os acompanhamentos de grávidas em todos os centros de saúde possam ser vistos assim. Pessoalmente, fui acompanhada no CS a gravidez toda (em simultâneo com as tais primeiras consultas no hospital) e no puerpério e sempre me senti bem acompanhada, a nível de médica e de enfermagem. Nas primeiras consultas da minha filha, as enfermeiras estiveram literalmente horas comigo enquanto eu dava de mamar, a ver se eu fazia bem, se ela pegava bem, a darem-me dicas e a ajudar-me.

                    Acho apenas que tens uma ideia muito negativa, talvez pelas tuas más experiências, mas que não devias partir do princípio que qualquer gravidez acompanhada no CS será forçosamente «o máximo», até porque muitas pessoas não têm outra alternativa, não é? E não está certo que essas mulheres que não podem ter OBs particulares pensem que vão ter um tratamento inferior durante a sua gravidez, porque não me parece que isso seja de todo verdade em termos gerais. E não podemos tomar a regra pela exceção...

                    Elsa

                    Comentar


                    • #25
                      Eu também fui seguida no CS até ser considerada uma gravidez de risco. Na 2ª gravidez, mudei a meio mas por causa dos horários (estava a prejudicar-me no trabalho), mas gostava bastante do acompanhamento

                      Comentar


                      • #26
                        Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem
                        Eu não parti do príncipio de que o privado é que é bom e o público não presta.
                        E aliás, o meu médico de família acompanha-me cada vez que é necessário, em situações mais ou menos "corriqueiras".
                        Se leres bem, falei bem da minha médica que detectou o meu tumor.
                        Para ti o médico de familia só serve para situações corriqueiras..... eu se tivesse um paciente assim mandava-o passear sempre que surgisse a oportunidade, já que ele acharia que eu só servia para situações corriqueiras.
                        Aprende uma coisa, nínguém gosta de passar por estupido ou incompetente. se colocas isso há cabeça de cada vez que entras num CS, então o melhor é nem entrares, porque muitos deles podem nem ser bons médicos mas a maioria está longe de ser estupida.
                        Se achas que és mal atendida, barafusta, faz valer os teus direitos, e fazer valer os direitos não é ir para o privado e falar mal do publico, é no público exigir, pois esse é o teu dever.

                        Comentar


                        • #27
                          Eu para ser maltratada prefiro ser no publico ao menos não estou a pagar.

                          Andei com a minha filha num pediatra privado, durante mais de um ano. Quando a menina começou a fazer alergia ao leite de vaca e emagreceu, emagreceu, emagreceu, o excelentissimo médico (de renome e que recebia uma pipa de massa) não se lembrou que podia fazer análises, que podia ser do leite ou de outra coisa qualquer.... não coitado o dinheiro que eu pagava pelos vistos não chegou...

                          Quando o meu irmão em criança se lhe descobriu que a cabeça de femur se desfazia constantemente (a doença tem um nome mas não me lembro agora o nome) o ortopedista privado e também muito conhecido na praça virou-se para a minha mãe e disse: deixa lá! quando ele começar a mancar vc já não ve.....

                          por isso nem tudo nos privados é bom....

                          Comentar


                          • #28
                            Ora bem, nas 2 gravidezes fui acompanha pela minha obstetra (que trabalha num hospital publico e que trouxe a minha filha ao mundo), mas tive de ser seguida no CS também, porque, a médica tem de justificar as análises e medicamentos prescritos, certo? Se ele não tiver consultas de grávidas e tiver exames e medicamentos para grávidas, como vai justificar esse facto? Gosto muito da minha enfermeira de família, que , inclusivé, veio a casa fazer-me a visita do pós parto, mas tenho o azar de não ter uma médica de família competente. E não posso mudar, pois é a unica!

                            Recorro muitas vezes ao privado, porque a minha médica de familia não me inspira confiança, no entanto, compreendo perfeitamente que tenhamos de ir às consultas para podermos ter o P1 para as análises. A minha obstetra sempre mandou um papel à minha médica do CS, a PEDIR se podia passar análises...

                            Nas gravidezes, o facto de fazer ecos todos os meses também foi motivo para ir ao privado...




                            Realizando os meus sonhos...

                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por 1Mummy Ver Mensagem


                              A análise á toxo já eu fiz no ínicio, mas agora pedi á médica que a repetisse.
                              E ela não sabia que eu ia pedir ao meu médico de família...possivelmente o erro foi meu.
                              Mas em Julho, quando ele me passou as análises da minha médica não levei nenhuma carta especial. Daí que não entenda bem...
                              Mas as análises para a toxoplasmose têm que ser repetidas todos os trimestres, não é por dar não imune na primeira vez que a situação se pode manter, daí ter de se repetir a analise durante toda a gravidez. Não sei o que estaria o teu médico a pensar, se ele próprio sugeriu que podias levar as análises todas.. mas deve ser pormenor que já não se recorda. Também sou seguida no CS e tenho OB privada, deste vez até tenho 2 livrinhos de gravida lol da primeira gravidez as enfermeiras na pré-consulta limitavam-se a copiar os dados que a minha OB tinha escrito:P

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por sdias Ver Mensagem
                                Mas as análises para a toxoplasmose têm que ser repetidas todos os trimestres, não é por dar não imune na primeira vez que a situação se pode manter, daí ter de se repetir a analise durante toda a gravidez. Não sei o que estaria o teu médico a pensar, se ele próprio sugeriu que podias levar as análises todas.. mas deve ser pormenor que já não se recorda. Também sou seguida no CS e tenho OB privada, deste vez até tenho 2 livrinhos de gravida lol da primeira gravidez as enfermeiras na pré-consulta limitavam-se a copiar os dados que a minha OB tinha escrito:P
                                Exactamente! As análises têm que ser repetidas...mas possivelmente há quem não saiba disso...
                                Vá lá, então já somos duas extraterrestres: ambas recorremos ao CS e OB privado!
                                Somos mesmo loucas!!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X