Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

    Fantástico
    Era mesmo isto que eu andava á procura.

    Muito obrigada pela ajuda.

    Já agora... como é que vocês sabem o peso final do bolo???? Vocês pesam o bolo depois de feito???

    E para fazer a decoração, nomeadamente bonecos, qual é a melhor forma????
    Como colam as coisas?


    Obrigada pela ajuda

    Marisa

    Comentar


    • #47
      RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

      Inserido Inicialmente por marisar
      Fantástico
      Era mesmo isto que eu andava á procura.

      Muito obrigada pela ajuda.

      Já agora... como é que vocês sabem o peso final do bolo???? Vocês pesam o bolo depois de feito???

      E para fazer a decoração, nomeadamente bonecos, qual é a melhor forma????
      Como colam as coisas?


      Obrigada pela ajuda

      Marisa
      Olá Marisar...

      Desculpa só agora poder responder ...#-o

      Sim o bolo deve ser pesado depois de feito e também antes de cobrir para teres ideia do peso do bolo em si...
      Os bonecos eu faço manualmente... não uso "formas"... Agora as estrelas, corações e assim são usados cortadores para o efeito...
      Para colar podes usar agua, clara de ovo, glacê ou a CMC (cola alimentar)...




      Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

      Comentar


      • #48
        RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

        Inserido Inicialmente por vera lu
        Lila


        O tamanho do bolo depende dos convidados... convidaste 50 mas provavelmente n virão todos... e dp no fim já quase ninguém quer bolinho... se bem que por vezes com a curiosidade despertada por causa da aparência acabam por provar... :d

        Eu acho que um bolinho de 3/4 kg deve dar... normalmente fazemos as contas a 100g por pessoa...

        Sabes, nem todos os bolos aguentam esta pasta de acucar por isso a massa do bolo nao pode ser fofinha...

        Vou dar-te um exemplo com um bolo q esta aqui no fórum, aguenta bem a pasta.
        Eu costumo fazer este bolo de cenoura, gosto muito... é da Solange e a receita ronda 1kg de bolo para 2 kg tens de duplicar a receita...
        Eu pessoalmente gosto muito mm... fiz no aniversário da minha filhota e olha que sobrou pouco... lol

        [b]Bolo de Cenoura[/b]

        5 ovos; 1 chavena de óleo; 2,5 chavenas de açúcar; 3 chavenas de farinha; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 3 cenouras grandes cozidas.

        1 – Começar por cozer as cenouras em pouca água, temperada com um bocadinho de sal.
        2 – Passar as cenouras pelo passe-vite. Reservar.
        3 – Untar com manteiga e polvilhar com farinha um tabuleiro. Ligar o forno a 200ºC.
        4 – Bater os ovos inteiros com o açúcar. Juntar o óleo e misturar tudo muito bem.
        5 – Juntar a cenoura e continuar a bater.
        6 – Por fim, misturar a farinha peneirada com o fermento.
        7 – Deitar na forma e levar ao forno durante 40 minutos.

        Passado este tempo, retirar do forno e deixar arrefecer. Entretanto preparar a cobertura para o bolo:
        1 tablete de chocolate; 1 colher de sopa de manteiga.
        1 – Partir o chocolate em quadrados para um pirex e levar a derreter, juntamente com a manteiga, ao micro-ondas. Depois bater bem até obter um creme liso. Barrar o bolo com este preparado.

        Fica óptimo! Ideal para a pequenada


        Nao encontrei o topico postado pela solange... mas esta e a receita dela.

        Realmente vais ter pouquito tempo... :confusd2:

        Tenta informar-te ai com o nome de SUGARPAST, pasta de açúcar... só não sei se nas pastelarias vendem ou assim...

        Beijocas e dispõe. :d

        Para além desta receita, podes indicar-me outras k dêem p fazer bolos decorados c paste de açúcar? Vou experimentar pela primeira vez (p consumo caseiro) e como tenho d encomendar a pasta, os corantes, etc etc, nao queria depois fazer um bolo que nao aguentasse a pasta.

        Obrigada
        Mãe da Beatriz e da Leonor





        Os meus blogs:



        http://aventuraspelasartes.blogspot.com

        http://miminhos-para-maes-e-bebes.blogspot.com/





        Afilhadas: catiaa, Little Devil e aleluia



        Madrinha de forum: bekas

        Comentar


        • #49
          RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

          SGFernandes,

          Basicamente todos os bolinhos dão... temos e de ter em atenção que alguns ficam mt fofinhos... fofinhos de mais e depois com o peso da pasta abatem ou não dão para esculpir...
          Um bom bolo para decoração deve ser firme e húmido, que possa ser cortado e moldado sem esfarelar.

          Deixo-te uma receita que ensinaram no workshops em que participei.

          Pão de lo...


          Ingredientes:

          • 6 ovos;
          • 2 chávenas de chá de açúcar;
          • ½ chávena de chá de água;
          • 3 chávenas de chá de farinha com fermento;
          • 1 colher rasa de café de fermento;


          Preparação:

          • Bate-se os ovos juntamente com o açúcar durante 10m;
          • Baixa-se a velocidade da batedeira e junta-se a água;
          • Junta-se o fermento a farinha;
          • Bate-se tudo durante 10m;
          • Untar a forma com manteiga e ligar o forno a 180º.
          • Cozer durante 1h.




          Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

          Comentar


          • #50
            RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

            Olá,

            tivemos cerca de 40 adultos e 7 crianças. A minha mãe estava smp a inventar + comida pra fazer. Mesa farta,comida variada, "e k vergonha se a comida é pca". Conclusão: sobrou imensa comida e teve k ser ela a fazer kase td, pk o tempo fugia cm se ñ houvesse amanhã. Claro k nem pensei + em fazer o bolo, até pk no Continente faziam a 10€/Kg (eles chamam à massa, massa pã. Dá o mm efeito, mas ñ sei se é o mm,atépk nem provei). O bolo ñ saiu exactamente cm eu idealizava, pk eles ñ tinhas as ditas formas pra fazer as flores com pasta americana, ñ encontrei as velas k keria....enfim, ñ saiu exactamente cm keria, mas no final até ficou girinho. Ora vejam:


            Os meus anos estam mm à porta, e cm os meus pais vêm cá, estava a pensar fazer o bolo mas agora tenho outro grande problema!!A tradução!!lol
            Axo k a pasta americana é kk coisa ice, mas ñ sei bem cmme explicar#-o Os corantes ñ devem ser a parte difícil

            Os meus pais xegam no dia 2, eu faço anos no dia 5. Axas k se fizer o bolo no dia 2, guardá-lo no frigorífico até dia 5, ñ deixará o bolo tão bom? É k eles só vão estar cá 1a semana, e ñ kero k percam tempo na cozinha, até pk já fizeram mto prá festinha do Lucas.

            Bjokitas

            Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

            Comentar


            • #51
              RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

              Olá Lila,

              Já me tinha perguntado como teria corrido a festinha do teu menino...
              Pois qd é assim mt gente acabamos por ficar com "medo" que não chegue e fazemos sempre comida a mais... aqui em casa passa-se o mesmo...:lol:

              O Bolinho tb ficou mt giro...
              Pois o maçapão éo que se encontra mais e o que certas pastelarias usam... a diferença para a pasta de açúcar é que o maçapão é feito a base de amêndoa, logo o sabor é a amêndoa, enquanto a pasta americana ou outra pasta de açúcar é feita com açúcar em pó...
              Mas trabalham-se de forma idêntica, da para colorir e td...

              Pergunta por "Sugar past" - Pasta de açúcar ... em pastelarias... não sei... pode ser que alguém te consiga dizer onde possas comprar...
              É que "Pasta Americana" é uma marca de pasta de acucar... percebeste? Como "Pastillice" ou "Chocopan" todas elas são pastas de açúcar, tem é marcas diferentes...

              Quanto ao tempo do bolo, para ser sincera acho que do dia 2 ao 5 é muito tempito... eu aconselhava-te a fazer o bolo no dia 4 de manha e decorar a tarde... ou então fazer dia 3 a noitinha e decorar dia 4 de manha e o resto do dia preparavas as outras coisas...

              Ah, o bolo depois de coberto com a pasta não pode ir ao frigorífico, altera o sabor, as cores e a textura...

              Espero que encontres a pasta... de certeza que há por ai... se não acho que este site...
              www.istofaz-se.pt envia para a Europa, fala com eles...

              Beijocas


              Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

              Comentar


              • #52
                RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                Inserido Inicialmente por vera lu
                SGFernandes,

                Basicamente todos os bolinhos dão... temos e de ter em atenção que alguns ficam mt fofinhos... fofinhos de mais e depois com o peso da pasta abatem ou não dão para esculpir...
                Um bom bolo para decoração deve ser firme e húmido, que possa ser cortado e moldado sem esfarelar.

                Deixo-te uma receita que ensinaram no workshops em que participei.

                Pão de lo...


                Ingredientes:

                • 6 ovos;
                • 2 chávenas de chá de açúcar;
                • ½ chávena de chá de água;
                • 3 chávenas de chá de farinha com fermento;
                • 1 colher rasa de café de fermento;


                Preparação:

                • Bate-se os ovos juntamente com o açúcar durante 10m;
                • Baixa-se a velocidade da batedeira e junta-se a água;
                • Junta-se o fermento a farinha;
                • Bate-se tudo durante 10m;
                • Untar a forma com manteiga e ligar o forno a 180º.
                • Cozer durante 1h.



                Mto obrigada!
                Mãe da Beatriz e da Leonor





                Os meus blogs:



                http://aventuraspelasartes.blogspot.com

                http://miminhos-para-maes-e-bebes.blogspot.com/





                Afilhadas: catiaa, Little Devil e aleluia



                Madrinha de forum: bekas

                Comentar


                • #53
                  RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                  Olá meninas prendadas!!

                  vera lu, a tua Inês já está cá fora?

                  Foi mto fácil encontrar a pasta de açucar. Fui a 1as pastelaria (mas ñ imaginem 1a das nossas pastelarias, pk isso é mm em Pt ) E lá descobri, então chama-se icing sugar. Comprei já feita, k custou 2€ e kk coisa, 500gr. E comprei o açucar pra fazer a pasta, k foi 80cent, 500gr. Bem + barato k em Pt, além de se encontrar num supermercado vulgarssíssimo.

                  Fiz o bolo na noite da véspera dos meus anos, e pelas 7h30 estava eu na cozinha a amassar a pasta e a seguir a instruções preciosas da vera lu:d

                  Num bocadinho pequenino misturei o corante, amassei + 1s minutos e já tinha a cor k keria. Dps foi só esticar, k foi a parte k me deu + trabalho, pk estava smp a colar por baixo. E dps de perceber k tinha k meter kase o pacote inteiro do açucar em pó prákilo ñ colar, lá me entendi.hihi

                  Dps foi só meter a pasta por cima do bolo, tal cm a vera lu explica. E pronto:d:d:d
                  Por coincidência, usei 1a forma igual à da vera lu Ora vejam lá o meu trabalho (sem treinos prévios):d



                  A decoração no fundo do bolo é k ñ ficou perfeita. Prá próxima áde de sair melhor
                  E pronto, agora já sabem k fiz 24 aninhos.lol

                  Dps de partido o bolo, guardou-se no frigorífico. A cor ñ se alterou, a consistência está igual. Ou esta massa é diferente ou então este frigoríico deve ser especial.#-o

                  Mais 1a vez, brigada vera lu!! A minha mãe disse logo "Olha ficou mto giro.Bem k podias ter feito o bolo do Lucas!!":d

                  Bjokitas

                  Afilhadas:A Leonor nasceu no dia 25-08-2010, Parabéns Surfiie!!A Maria Beatriz nasceu no dia 06-10-2010.Parabéns Andr3ia!!Madrinhas:United Mammys

                  Comentar


                  • #54
                    RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                    olá Vera!

                    Encontrei o teu tópico e deste-me esperanças para poder fazer um bolo lindo para a minha filhota!!

                    Vivo no México e não se vende pasta de açucar no sítio onde estou

                    Consigo comprar os corantes, a glucose líquida, o açucar em pó, mas para fazer a pasta tenho algumas dúvidas... Será que me dás a receita?

                    Outra dúvida (esta mostra que ando mesmo à nora com isto :blush: ) a pasta americana é a mesma que a pasta de açucar, não é? Ou são coisas diferentes e eu não percebo mesmo nada disto...

                    Gostava de fazer um bolo com algumas personagens da Dora pois ela adora a Dora! Não tenho ambição de que fique perfeito, mas já ficava satisfeita se se percebesse que era a Dora... Por acaso tenho um molde do Botas (e dos outros amigos) para fazer em plasticina, por isso, pelo menos o Botas vai-se perceber quem é!! :hehe:

                    Vou fazer um bolo de iogurte, mas ainda estou por decidir o recheio: doce de ovos (é a mesma coisa que ovos moles sem a hóstia, ou não?), mousse de chocolate de after eight (se por acaso aqui houver after eight ), ou um outro qualquer.

                    É tudo tão complicado... uma pessoa quer fazer uma coisa gira, mas aqui... é difícil saber onde encontrar e como se diz em espanhol...

                    Tenho de fazer uma massa e dividi-la em várias partes, né? Calculo que seja uma para fazer as pernas, braços e cabeça, outra o cabelo, outra a camisola, outra os sapatos, outra a mochila e outra os calções. Ponho corantes diferentes em cada parte consoante as cores que pretendo e depois... seja o que as minhas mãos conseguirem fazer, certo?

                    Ajudas-me?

                    Prometo meter fotos (se alguém me ensinar como isso se faz) depois da obra prima! :hehe: :hehe:

                    Beijinhos e votos de muito sucesso com os teus bolinhos que cada vez estão mais bonitos! (sim, sim, fui espreitar o teu blog )


                    Comentar


                    • #55
                      RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                      Lila,



                      O teu bolo ficou fantástico... Agora é so treinar...



                      :smooch:


                      Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

                      Comentar


                      • #56
                        RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                        ritamexico (12-06-2009)olá Vera!



                        Encontrei o teu tópico e deste-me esperanças para poder fazer um bolo lindo para a minha filhota!!



                        Vivo no México e não se vende pasta de açucar no sítio onde estou



                        Consigo comprar os corantes, a glucose líquida, o açucar em pó, mas para fazer a pasta tenho algumas dúvidas... Será que me dás a receita?



                        Outra dúvida (esta mostra que ando mesmo à nora com isto :blush: ) a pasta americana é a mesma que a pasta de açucar, não é? Ou são coisas diferentes e eu não percebo mesmo nada disto...



                        Gostava de fazer um bolo com algumas personagens da Dora pois ela adora a Dora! Não tenho ambição de que fique perfeito, mas já ficava satisfeita se se percebesse que era a Dora... Por acaso tenho um molde do Botas (e dos outros amigos) para fazer em plasticina, por isso, pelo menos o Botas vai-se perceber quem é!! :hehe:



                        Vou fazer um bolo de iogurte, mas ainda estou por decidir o recheio: doce de ovos (é a mesma coisa que ovos moles sem a hóstia, ou não?), mousse de chocolate de after eight (se por acaso aqui houver after eight ), ou um outro qualquer.



                        É tudo tão complicado... uma pessoa quer fazer uma coisa gira, mas aqui... é difícil saber onde encontrar e como se diz em espanhol...



                        Tenho de fazer uma massa e dividi-la em várias partes, né? Calculo que seja uma para fazer as pernas, braços e cabeça, outra o cabelo, outra a camisola, outra os sapatos, outra a mochila e outra os calções. Ponho corantes diferentes em cada parte consoante as cores que pretendo e depois... seja o que as minhas mãos conseguirem fazer, certo?



                        Ajudas-me?



                        Prometo meter fotos (se alguém me ensinar como isso se faz) depois da obra prima! :hehe: :hehe:



                        Beijinhos e votos de muito sucesso com os teus bolinhos que cada vez estão mais bonitos! (sim, sim, fui espreitar o teu blog )






                        Olá Rita...



                        Espero poder ajudar-te...

                        A receita encontras inumeras na net... basicamente todas iguais... eu ja fiz em casa uma semelhante mas acabei por desistir pois o preço fica ela por ela e nao compensava... dá um bocadinho de trabalho e corre-se o risco de não sair bem.

                        É preferivel comprar... tens a certeza que não se vende por aí?

                        Já tentaste procurar por pasta de açucar? Sugar past?



                        A pasta Americana é uma marca... de pasta de açucar, existem muitas pasta de açucar...Covapaste, Pastillice... etc... tudo isto são marcas... e todas elas são pastas de açucar... têm a mm finalidade trabalham-se todas da mesma maneira...



                        Eu fiz o bolinho da minha filhota com o tema Dora... tb não está perfeiiiiiiiiito mas com o tempo melhoramos... e ela reconheceu... :lol:



                        Se optares por fazer, sim, fazes a massa e divides... dás a cor á pasta e depois vais moldando com cada pasta...primeio o corpo, depois cabeça, mãos, pernas.. etc...



                        Vou enviar-te pm para ver se conseguimos encontrar ai no México...



                        Beijocas... :d



                        :smooch:




                        Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

                        Comentar


                        • #57
                          RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                          ritamexico (12-06-2009)olá Vera!















                          Beijinhos e votos de muito sucesso com os teus bolinhos que cada vez estão mais bonitos! (sim, sim, fui espreitar o teu blog )
















                          ah........... e obrigada pelos elogios.... :redface:


                          Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

                          Comentar


                          • #58
                            RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                            Aqui chama-se pasta de Azucar ou Fondant, mas em nenhum sítio vi à venda a pasta já feita. Se esta não me sair bem, quando for a Portugal, trago daí! :w00t:

                            Vendem-se bolos decorados com a pasta de açucar, mas a pasta sozinha ainda não encontrei...

                            Vou procurar em sugar past ou icing sugar, pode ser que surja + qualquer coisa!

                            Obrigada.

                            Comentar


                            • #59
                              RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                              ola vera lu como estas, olha eu sou a vera da chamusca tu es a menina que me vai fazer os dois maravilhosos bolos um pr quinta e outro pr domingo nao és?

                              beijinhos
                              Mama da Laurinha



































                              Comentar


                              • #60
                                RE: CORTAR/RECHEAR E COBRIR UM BOLO - Passo a passo

                                Olà Vera, sim sou eu



                                Espero que tenhas gostado do bolinho de ontem....



                                Beijinhos


                                Uploaded with ImageShack.us www.osbolosdavera.blogspot.com

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X