Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

educação sexual...como lhe digo?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Olá a todas!!!

    Me lembro que quando meus filhos eram pequenos eu explicava com livros, mostrava as figuras, etc... Mas nunca me imaginei na situação que me encontro agora... vamos lá...
    Minha filha tem 16 anos, e outro dia chegou a casa e foi logo dizendo: "Mã, quero ir à uma médica!!!!"
    Agora eu pergunto, o que fazer?
    Bem, marquei a consulta com a minha Ginecologista e seja o que Deus quiser!!!
    Isso só para que vcs se preparem que ainda vem coisa pior....

    Beijinhos
    Bruno!! 20 aninhos!!

    Comentar


    • #17
      RE:

      Inserido Inicialmente por gorgulha
      Quando o meu filhote mais novo nasceu a mais velha tinha quase 5 anos e não parava (naturalmente) de fazer perguntas sobre como é que aquele mano ali tinha ido parar. Se eu tinha comprado as sementinhas na loja etc etc. O livro "A mamã pôs um Ovo" também foi a minha grande salvação!!! É muito divertido e conta tudo. O melhor ainda foi ela ter ficado super contente pq foi o espematozoide que ganhou a corrida!!! Temos de falar com eles com naturalidade e de forma adequada à idade... Fizeste bem em falar com ela. Não é nada fácil, mas devemos ser nós!!
      Tenho o mesmo problema ... "como é que o bebé foi parar à barriga?", lá expliquei a história da semente, do genero: "o papá pôs uma semente" (e pensei por favor não me perguntes como, felizmente ela não perguntou) e ´juntou-se à sementinha da mamã e formou uma bebé ... é que às tantas era uma confusão na cabeça dela, pois tinha dúvidas se era assim de repente que aparecia um beé na barriga ... A primeira pergunta até foi: "como é que saem os bebés?" Essa foi fácil, eu disse-lhe "como achas que saem?" e ela disse-me pela passarinha, e eu disse: "pois é, vês como sabes ..." e depois como não gosto de mentir disse, alguns não conseguem a aí é feito um peq. corte na barriga e tb podem sair por aí ...
      No outro dia fui à fnac e lá encontrei uma enciclopédia dos 3 aos 6 anos que diz algo do género: "a mamã faz amor com o papá e o espermatozoide entra no utero da mamã e fecunda o óvulo ..." é um bocado avançado, pois tenho de andar a explicar o que é cada coisa ... nem lhe li ...

      Eu e o meu marido tb não somos muito de pudores, ou seja qd tomamos banho, ou mudamos de roupa se ela estiver por perto, nem liga pois está habituada a nos ver, assim sem grandes traumas ... pois lembro-me qd eu era pequena, a minha mãe tapava-se toda qd eu entrava na casa de banho de repente ... e eu não quria isso para a minha filha ...

      Comentar


      • #18
        RE:

        Inserido Inicialmente por TatiBR
        Olá a todas!!!

        Me lembro que quando meus filhos eram pequenos eu explicava com livros, mostrava as figuras, etc... Mas nunca me imaginei na situação que me encontro agora... vamos lá...
        Minha filha tem 16 anos, e outro dia chegou a casa e foi logo dizendo: "Mã, quero ir à uma médica!!!!"
        Agora eu pergunto, o que fazer?
        Bem, marquei a consulta com a minha Ginecologista e seja o que Deus quiser!!!
        Isso só para que vcs se preparem que ainda vem coisa pior....

        Beijinhos
        Ola!

        Trata de ficar feliz porque tens uma filha com juizo, que quer tratar dela e da saude dos teu futuros netos. Que tardem esses netos, que a garota ainda é novinha, mas ate la a tua filhota so ganha em andar acompanhada! E parabens a mae por te-la educado assim!

        Agora ve la se ela quer companhia ou prefere ir sozinha...

        Beijinhos

        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #19
          RE:

          Inserido Inicialmente por mae2
          Ontem acavbei por lhe explicar as coisas, ela ficou tão chocada! Arrependi-me logo, perguntou-me: "então tu e o pai fizeram essa nojice?Se t~em duas filhas fizeram isso 2 vezes! Quando, eu nunca vos vi!" então expliquei-lhe que não é uma nojice quando as pessoas são adultas e estão apaixonadas e tb lhe expliquei o que é intimidade e o que há coisas que só ficam entre os namorados . Por fim ainda aproveitei para lhe explicar o que é abuso sexual de crianças, no fundo acabei por dizer quase tudo o que estava no tal livro! Ela depois perguntou-me se os animais tb é assim e eu disse-lhe que sim mas que não há amor como entre os seres humanos! Ela por fim desabafou: "ai, isso é tudo tão nojento! preferia não ter isto na cabeça!" bem , espero que tenha feito o correcto, mas ela quase me obrigou a explicar-lhe, não tive outra saída!
          Não te quero julgar, mas... Sem te conhecer, e sem ter assistido à conversa, vou dizer a impressão com que fiquei.

          Se a tua filha ficou com a ideia que fazer amor é uma "nojice", então talvez tenhas sido tu a transmitir-lhe essa ideia, mesmo sem querer, devido aos teus próprios pudores em falar sobre o assunto.

          Acho normal uma criança fazer muitas perguntas, mas já não acho normal essa reacção... Se teve essa reacção, provavelmente já lhe transmitiram que os órgãos sexuais são "sujos"... O que é mau.

          Falar-lhe no abuso sexual na mesma conversa também não me parece que tenha sido boa ideia. Misturar uma coisa que é um acto de amor com outra que é um acto de violência causa muita confusão na cabeça das crianças. Ficam a achar que é tudo o mesmo.

          Dá-me a impressão que tinhas medo da conversa e que por isso tentaste falar tudo de uma vez, mas... a criança ficou chocada. Pudera...

          Não tenho filhos, mas tenho uma sobrinha de 6 anos... Aconselho-te a tentar abordar o assunto com a tua filha mais tarde, quando for oportuno, para ela não ficar com a ideia de que o sexo mete nojo. Isso pode originar traumas no futuro. Tenta falar nisso quando vires alguma cena romântica na televisão, algum programa sobre animais... É a minha sugestão.

          Espero que não me leves a mal, mas tinha de te dizer o que penso.
          Make an ovulation ticker

          Comentar


          • #20
            RE:

            oi,
            tava a lêr este tópico, e revi-me em algumas das situações... a diferença é que a minha filha não perguntava como a irmã tinha entrado na minha barriga, mas sim como iria sair...
            Até que ela me perguntou se era pelo umbigo!... aproveitei a deixa e ela ficou satisfeita...
            Mas quando me foi ver ao hospital, olhou para a irmã e depois pediu para ver o meu umbigo, e só disse "não te doeu muito pois não mãmã, não tens doidoi no bigo!" Que ternurinha...
            A minha questão é se deveria ter lhe dito como realmente iria sair, mas ela só faz 4agora no final do mês...

            bj
            Sónia







            Madrilhada: catiaa
            Afilhada: Catherine

            Comentar


            • #21
              RE:

              Isso mesmo, parabéns!!!
              A idade é mais precoce que a nossa, pelo menos a minha, mas é o sinal dos tempo, o meu tem 2 anos, ai....


              bjs,
              carmen


              Inserido Inicialmente por rbalmeid
              Inserido Inicialmente por TatiBR
              Olá a todas!!!

              Me lembro que quando meus filhos eram pequenos eu explicava com livros, mostrava as figuras, etc... Mas nunca me imaginei na situação que me encontro agora... vamos lá...
              Minha filha tem 16 anos, e outro dia chegou a casa e foi logo dizendo: "Mã, quero ir à uma médica!!!!"
              Agora eu pergunto, o que fazer?
              Bem, marquei a consulta com a minha Ginecologista e seja o que Deus quiser!!!
              Isso só para que vcs se preparem que ainda vem coisa pior....

              Beijinhos
              Ola!

              Trata de ficar feliz porque tens uma filha com juizo, que quer tratar dela e da saude dos teu futuros netos. Que tardem esses netos, que a garota ainda é novinha, mas ate la a tua filhota so ganha em andar acompanhada! E parabens a mae por te-la educado assim!

              Agora ve la se ela quer companhia ou prefere ir sozinha...

              Beijinhos

              Rute


              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar


              • #22
                RE:

                Inserido Inicialmente por rbalmeid

                Ola!

                Trata de ficar feliz porque tens uma filha com juizo, que quer tratar dela e da saude dos teu futuros netos. Que tardem esses netos, que a garota ainda é novinha, mas ate la a tua filhota so ganha em andar acompanhada! E parabens a mae por te-la educado assim!

                Agora ve la se ela quer companhia ou prefere ir sozinha...

                Beijinhos

                Rute
                É verdade... não tinha pensado nisso#-o


                Beijinhos
                Bruno!! 20 aninhos!!

                Comentar


                • #23
                  RE:

                  Inserido Inicialmente por mae2
                  Ontem acavbei por lhe explicar as coisas, ela ficou tão chocada! Arrependi-me logo, perguntou-me: "então tu e o pai fizeram essa nojice?Se t~em duas filhas fizeram isso 2 vezes! Quando, eu nunca vos vi!" então expliquei-lhe que não é uma nojice quando as pessoas são adultas e estão apaixonadas e tb lhe expliquei o que é intimidade e o que há coisas que só ficam entre os namorados . Por fim ainda aproveitei para lhe explicar o que é abuso sexual de crianças, no fundo acabei por dizer quase tudo o que estava no tal livro! Ela depois perguntou-me se os animais tb é assim e eu disse-lhe que sim mas que não há amor como entre os seres humanos! Ela por fim desabafou: "ai, isso é tudo tão nojento! preferia não ter isto na cabeça!" bem , espero que tenha feito o correcto, mas ela quase me obrigou a explicar-lhe, não tive outra saída!
                  Acho que fizeste bem era pior se tivesses contado uma treta qualquer e mais tarde ela te tomasse por mentirosa, com o tempo ela vai perceber que é natural.
                  Eu não me preocupo com isso porque a minha aos 2 anos fez-me o mesmo, ou seja ela já sabe que os bebés se fazem quando o papá mete a piloca no pipi da mãe e saem uns bichinhos, ao menos não me chateia mais o juízo e com sorte é ela quem explica è irmã.


                  Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                  Johann Wolfgang Von Goeth

                  Comentar


                  • #24
                    RE:

                    Ola mae2!!

                    Olha, eu tenho 4 filhotes... os mais velhos, 12, 8 e 5 anos, sabem todos desde cedo de onde e como e que os bebes vem!!

                    Sempre lhes contei e quando encontrei este documentario, achei que seria o ideal para eles!! - Quando engravidei, nao imaginas as vezes que eles o viram... ate tive que gravar em dvd, para eles verem na tv...

                    Mas eu sou assim... tambem os deixo ver filmes de terror hehehe e note-se nenhum deles tem pesadelos nem medos nenhuns!!
                    Nao acredito em esconder nada dos meus filhos... pronto... deixo-os acreditarem no Pai Natal, mas ha que lhes dar um pouco de magia enquanto acreditam nela, certo?

                    "Vida no Ventre" um documentário da National Geographic

                    Bjs e Boa decisao!

                    Comentar


                    • #25
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por mae2
                      Ontem acavbei por lhe explicar as coisas, ela ficou tão chocada! Arrependi-me logo, perguntou-me: "então tu e o pai fizeram essa nojice?Se t~em duas filhas fizeram isso 2 vezes! Quando, eu nunca vos vi!" então expliquei-lhe que não é uma nojice quando as pessoas são adultas e estão apaixonadas e tb lhe expliquei o que é intimidade e o que há coisas que só ficam entre os namorados . Por fim ainda aproveitei para lhe explicar o que é abuso sexual de crianças, no fundo acabei por dizer quase tudo o que estava no tal livro! Ela depois perguntou-me se os animais tb é assim e eu disse-lhe que sim mas que não há amor como entre os seres humanos! Ela por fim desabafou: "ai, isso é tudo tão nojento! preferia não ter isto na cabeça!" bem , espero que tenha feito o correcto, mas ela quase me obrigou a explicar-lhe, não tive outra saída!
                      olá. Quando li a reação da tua pimpolha fiquei apreensiva..não te quero julgar mas acho que se tivesses ido falando com ela ao longo do crescimento de uma forma normalissima e respondendo só ao que ela perguntava( sem sementinhas nem nada do género) agora não passarias por essa situação. E tu? como lidas com o assunto?
                      beijinhos


                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X