Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Clube das bronquiolites

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Clube das bronquiolites

    sancha (08-10-2010)Olá bem gostaria que me ajudassem aki com uma dúvida que ao ler este tópico fiquei um pouco confuda:ermm:, eu tenho 2 filhos, ambos sofrem de alergias,só k após as análises ao sangue ainda n sabemos a k..adiante...o mais velho tem 5 anos ( já está na primária :crying mas tem problemas de peso( 15Kg ) está sempre com o nariz entupido ( diz k lhe custa respirar....) o mais novo de 16 meses ( k este come mas tb n engorda ) teve já broquiolites e sucessivas otites e tosse muito de noite e de manhã mas durante o dia não..e por vezes parece k tem a respiração muito pesada....O k acham ?



    O mais velho já andou no alergologista e tomava o singulair,o zirtec ..mas sinceramente após 3 anos desisti de lá ir...n sei se fiz bem ou não...as crises diminuiram mas o nariz está sempre muito ranhoso...dorme mal e de boca totalmente aberta



    Agora o outro assunto do cócó e k ambos tem o cheiro horrivel mesmo...e já fizeram teste devido atraso no desenvolvimento..mas esse do suor nunca fizeram.







    Desculpem o testamento..mas mãe sofre...



    Bj
    Eu também tenho 2 filhos, uma com 4 anos e outro com 2. A de 5 anos não tem problemas de alergias pelo menos que se saiba, mas também tem baixo peso, tem quase sempre o nariz ranhoso, dorme de boca aberta e também ressona, mas no caso dela são os adenóides. Fez à pouco tempo um rx e ontem fui mostrar ao pedi, agora vamos a um otorino 3ª feira para ver se faz tratamento para redução ou vai já para cirurgia.



    A minha filha também tem tosse à noite e de manhã, e a ranhoca do nariz é sempre esverdeada.



    Pode ser só coincidência, mas porque não falas ao médico nos adenóides




    Comentar


    • RE: Clube das bronquiolites

      O meu filho tem baixo peso, com 7 anos pesa 20kg. Ressonava muito e dormia de boca aberta e era derivado dos adenoides, no entanto como o problema dele é sobretudo de alergias a medicação intensa que faz ajudou a diminiur o ressonar e as apneias que fazia.



      O meu Rafa está melhor da crise mas ainda tem muita tosse. Vai fazer ventilan até 6ª feira (foi mandado fazer 10 dias) e depois será novamente auscultado para ver se está tudo ok. Tem sido horrível te-lo fechado em casa.





      O meu atelier.

      Comentar


      • RE: Clube das bronquiolites

        Maria Verde (07-10-2010)
        gabriela pereira (07-10-2010)
        luisa78 (07-10-2010)


        obrigado, fiquei bem esclarecida...



        Agora fiquei com medo...o meu Afonso tem tudo isso que falas-te...atraso de crescimento...muitos cocós malcheirosos e muitas bronquiolites desde 1 mes de vida...será que vou ter + outra novidade para juntar as que já tem?



        Diz-me uma coisa, e em quanto tempo se fica a saber o resultado?



        beijinhos e obg






        Gabriela,







        Não vale de nada sofrer por antecipação, pode não ter esse diagnóstico, cócós mal cheirosos... pode ser um problema no teu nariz!







        Se o resultado for positivo, não é mais uma maleita a juntar às outras, é antes a explicação para os sintomas que ele apresenta agora, e apartir dai irá ser medicado e ajudado de um modo mais assertivo para que tenha um maior bem estar.







        Bjinhos






        Olá Maria Verde, obg pela resposta...

        Sabes, quando a médica me perguntou se os cocós dele eram mal cheirosos, eu disse que sim, mas na minha inocencia, acho que todos os bebés os tem mal cheirosos...nunca imaginei que ela estaria a pensar nessa doença!...mas depois do que a Luísa me disse, fiquei mesmo com muito medo, porque tudo bate certo...ou seja ele tem todos os sintomas da doença, daí eu estar assustada!

        O Afonso foi a consulta de patologias respiratórias quarta feira passada, em 2 meses continua com o mesmo perímetro cefálico 41,8, perdeu peso e aumentou 1 cm ao comprimento...qdo ela viu estas medidas disse: não vou esperar mais, vai fazer o teste do suor!

        Mas quando lhe perguntei para que era, ela so me disse que era para ver os pulmoes!

        Agora só espero ser chamada rápido, o que duvido, pois ainda estou a espera para otorrino no maria pia e já lá vão 2 meses desde o pedido!

        beijinhos



        Comentar


        • RE: Clube das bronquiolites

          Gabriela sei que deve ser dificil mas tenta ter calma. Não vale a pena sofrer por antecipação.

          :friends:





          O meu atelier.

          Comentar


          • RE: Clube das bronquiolites

            EducadoraLisa (09-10-2010)Gabriela sei que deve ser dificil mas tenta ter calma. Não vale a pena sofrer por antecipação.



            :friends:




            Sim é dificil...mas obrigado pelo apoio, de coração!



            Comentar


            • RE: Clube das bronquiolites

              Gabriela



              Tenho quase certeza que vai dar negativo! Essa doença não é uma das que são despistadas no teste do pezinho?



              São tantos e tantos casos como o do teu filho e acabam por dar negativo. Quanto ao aumento de peso, é lógico que se está sempre doente, não descansa bem (com o nariz sempre entupido) acaba por não engordar muito. No meu filho é notória a diferença de aumento de peso no inverno (com crises) e no verão.



              Claro que a médica deve mandar fazer todos os exames que haja para despistar tudo.



              Beijinho


              [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

              Comentar


              • RE: Clube das bronquiolites

                sunrise (09-10-2010)Gabriela







                Tenho quase certeza que vai dar negativo! Essa doença não é uma das que são despistadas no teste do pezinho?







                São tantos e tantos casos como o do teu filho e acabam por dar negativo. Quanto ao aumento de peso, é lógico que se está sempre doente, não descansa bem (com o nariz sempre entupido) acaba por não engordar muito. No meu filho é notória a diferença de aumento de peso no inverno (com crises) e no verão.







                Claro que a médica deve mandar fazer todos os exames que haja para despistar tudo.







                Beijinho






                A minha irmã também me fez essa mesma pergunta, senão era uma das doenças detectadas no teste do pezinho...eu confesso que não sei, mas se é não poderá desenvolver depois?...

                Realmente o Afonso está sempre doente...então o nariz tapado é que não o larga, mas o outro meu filho tb estava sempre com bronquiolites e cresceu sempre bem!

                Sabem uma coisa que acho estranha...a semana passada, todos os dias o Afonso fez 6 cocós no periodo que esteve na creche ( das 9 as 17 e 30) elas chegaram a chamar-me a atençao o facto de ele fazer tanto cocó...ontem sabado esteve comigo o dia todo e só fez uma bolinha dura a tarde, como é possivel fazer tanto na creche, seria pelo facto de estar com celestone e ventilan, e agora não?

                Obrigado querida!



                Comentar


                • RE: Clube das bronquiolites

                  EducadoraLisa (05-10-2010)Olá!



                  Apesar do meu filho ser asmático e de ter crises recorrentes não costumo estar aqui por este tópico pois bronquiolites nunca fez.



                  Hoje fui com ele ao hospital está com uma rinofaringite e já começou a chegar aos pulmões pois ele não manda a expectoração para fora. Está com pieira e voltámos ao ventilan e antibiótico.



                  A última crise dele tinha sido em Junho e sinto que apesar de notar pequenas melhorias com a medicação o tempo entre as crises são cerca de 3/4 meses... acho que continua a ter muitas.



                  De medicação normal faz:



                  manhã: nasomet+ pulmicort na camara



                  noite: kestine+pulmicort+singulair



                  ventilan em sos







                  Neste momento também está a tomar o Rybomunil e irá fazer a vacina da gripe sazonal (tal como no ano passado).







                  Tenho alturas, como a de hoje, em que me sinto mal com tudo isto... segundo a alergologista a asma dele é crónica e não devo ter as ilusões de passar com a idade (que toda a gente diz passar) pois eu também tenho asma desde miúda. A minha asma está controlada há uns anos apesar de por vezes ter crises (mas ligeiras) agora a dele ainda não sinto que esteja controlada.



                  A minha alergologista nunca mandou fazer ginástica respiratória mas sei que poderá ajudar nestes casos, certo? Seria possível fazer a ginástica respiratória sem receita médica? Conheço uma terapeuta (que tratou omeu filho quando ele partiu o braço) que faz ginástica respiratória e que chegou a auscultar o meu filho a meu pedido, será que lhe poderei pedir para iniciar a ginástica respiratória?


                  Lisa,

                  vai. Faz.

                  A nossa terapeuta foi uma grande ajuda em fases decisivas, pois se a crise for apanhada de início numa semana fica limpinho, se arrastarmos podemos ter de ir aos corticóides, ou mesmo ao antibiótico, quando passa a princípio de pneumonia...

                  Muitas vezes eu fui só auscultar quando tinha desconfiança, a grande maioria ele fez sessões e evitei males maiores.

                  Falo por experiência, quantas vezes lestes aqui como ele andava sempre doente, Lisa?...

                  A questão do passar, bem... crónico é crónico, não é?!... O passar não é nesta fase, quando a asma está diagnosticada, o passar é quando é bronquiolite ou asma do lactente, ou seja, quando são pequeninos e têm 2 ou 3 crises nos primeiros anos de vida. Quando são 2 ou 3 crises em 2 meses... e nos meses seguintes, e anos... aí não passa. O que as pessoas costumam dizer é que pode passar, mas o que podemos esperar é que controle. É diferente.

                  A asma pode estar anos controlada e por qualquer motivo despultar novamente, deixando o estado adormecido. Mas o que é crónico, é crónico. E temos de aceitar para lidarmos melhor...





                  Bjs,

                  carmen



                  (e passa no terapeuta cada vez que tiveres dúvidas, para auscultar)






                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • RE: Clube das bronquiolites

                    Realmente não sei que te diga...

                    Ele é muito activo, sim, mas não tenho qualquer experiência com hiperactividade... Jà falaste com a tua médica? Que te diz?

                    É difícil uma carga dessas só para um... Já a dois é tão desgastante...



                    Deixo-te um grande beijinho...

                    carmen





                    luisa78 (05-10-2010)Vim aqui porque acho q se não estoirar para algum a minha cabeça dá o tilt e eu tenho uma crise de nervos.



                    E por acaso até pensei em ti Educ Lisa..e tanto quanto percebi o teu estado de espirito está semelhante ao meu..



                    Neste momento só me apetece dizer asneiras, tal é o estado de nervos em q tenho estado à tarde.



                    Teve uma crise a 19 Set e esteve com medicação de crise durante 9 dias, até dia 28...passaram 7 dias..e hoje está outra vez....já começou ventilan...mas ele não pára...não fica parado nem que lhe diga, que lhe ordene, que me passe...tou a ficar estoirada com isto.



                    Não entendo porque está outra vez assim. O Tempo? Humidade?excesso de actividade?..



                    Se para além das crises poderem estar relacionadas com alergia alimentar (já diagnosticada), serem derivadas do esforço.....................como é que controlo?



                    Só se meter o míudo amarrado a uma mesa, com algemas!!!



                    Eu sinceramente não consigo lidar com esta merda. Estou num limite de stress incrível. COOOMOOO É QUE CONTROLO A ACTIVIDADE DE UM MÍUDO COMO O MEU!!!Só está bem a correr, a saltar, a pular, a falar e a berrar tipo ....



                    começo a ter pensamentos relacionados com hiperactividade.....



                    ele está aqui no sofá do lado a saltar (e a única forma dele sair de lá é comigo aos berros e eu neste momento estou de rastos, pelo q nem consigo faze-lo..). Salta, parece q está a cantar Marilyn Mason aos berros e não pára de arfar.



                    TIREM-ME DESTE FILME...provável q tenha de ir ao hospital, por este andar.



                    Estou farta!


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar


                    • RE: Clube das bronquiolites

                      tguia (05-10-2010)[hr







                      Mais uma que se junta ao clube das desesperadas.







                      O ventilan altera muito o meu filho e quando devia estar mais sossegado para não se cansar até paredes ele trepa.







                      Tenho muita esperança que a nova medicação de prevenção controle a asma este inverno, senão acho que dou em doida. Na crise que teve à pouco tempo teve de fazer 3 aeróssois seguidos no hospital e já não consegui segurá-lo sozinha teve de vir o pai ajudar e mesmo assim foi um filme terrivel.







                      As melhoras para os meninos doentes e que este inverno seja amigo para eles e par nós.


                      Já experimentaste o onsudil?

                      É um pouco mais fraco que o ventilan, mas acho que as doses podem ser ajustadas. Não sei se fazesa com câmara expansora ou aerossol, mas para aerossol sei que há, para câmara nunca usei.



                      Bjs, as melhoras,

                      carmen


                      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                      Comentar


                      • RE: Clube das bronquiolites

                        EducadoraLisa (05-10-2010)Acho que a medicação que os nossos meninos fazem os altera em termos de comportamento... o meu tem alturas que parece electrico tanto que a pediatra me aconselhou a levá-lo a consulta de psicologo e de desenvolvimento para despitar hiperactividade (tinha n queixas da professora). Chegámos à conclusão que não tem nada mas quando faz mais medicação fica mais eléctrico e custa a abrandar o ritmo... é certo que o ventilan altera os batimentos cardiacos e possivelmente também os faz terem mais energia... não sei, por vezes fico louca!


                        Nisso já discordo, Lisa.

                        O meu Afonso fazia 2 crises por mês, depois passou a uma mensal, depois foi espaçando e agora é lá de longe a longe.

                        Mas durante muuuuuuuito tempo era sema sim - semana não, e nunca teve esses sintomas.

                        É uma criança viva, gosta de brincar, correr, aprender, mas nunca apresentou outros sinais ou sintomas que me levassem a pensar nisso.

                        Aliás, a Luisa conheceu-nos a semana passada e pode comprovar que ele não aparenta ter esse problema.

                        Poderá a ter a vêr com outras coisas, que coincidiram com os problemas respiratórios, mas não acho que faça sentido uma interligação entre ambas as coisas... Uma coisa é o ritmo cardíaco acelerado, outra sõ disturbios comportamentais.

                        No entanto, podes sempre pesquisar sobre hiperactividade no google e perceber se á relação (coisa que eu ainda não fiz, confesso).



                        Bjs,

                        carmen


                        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                        Comentar


                        • RE: Clube das bronquiolites

                          gabriela pereira (07-10-2010)
                          luisa78 (07-10-2010)O meu filho fez 2 vezes o teste do suor. Da 1ª vez deu um valor ligeiro acima..mandaram repetir e o 2º deu normal.







                          Esse teste despita a doença Fibrose Cística (está relacionada com a mucviscosidade..que se torna aumentada..., pode afectar sistema digestivo, perdas de peso, diarréias, infecções pulmonares por bactérias devido ao excesso de produção de muco, podendo ser-se até dependente de oxigénio por fases...tem muitas implicações. É genético- diferente de hereditário - é uma anomalia genética associada a uma proteína e tal...).







                          O meu só tem os problemas respiratórios..o cocó é normal, regular e com cheiro normal a cocó (q na fibrose origina cocó com odor fétido..podre) , não perdeu peso, tem apetite e crescimento normal.







                          É um exame simples: colocam uma espécie de um relógio pequenino no pulso do teu filhote e na zona do "mostrador" está uma espiral onde se visualiza a entrada do suor (resultante do contacto do mostrador com a pele do pulso, a qual é "pincelada" previamente com uma substância q "ajuda" a suar naquela zona...tipo um roll-on ). Dps ele anda com o relógio na boa uma meia hora e dá pa ir fazer qq coisa. Não dói, não incomoda...o meu esteve a brincar com uma menina na sala. Há q ter cuidado é para o relógio n sair do sítio...se não, tem de lá ir repetir..seca. Dá para ir vendo se o mostrador já tem um pouquinho mais de suor..na espiral.







                          Dps esse suor vai para análise.







                          Bjs







                          Boa sorte






                          obrigado, fiquei bem esclarecida...



                          Agora fiquei com medo...o meu Afonso tem tudo isso que falas-te...atraso de crescimento...muitos cocós malcheirosos e muitas bronquiolites desde 1 mes de vida...será que vou ter + outra novidade para juntar as que já tem?



                          Diz-me uma coisa, e em quanto tempo se fica a saber o resultado?



                          beijinhos e obg


                          Isso és tu a sofrer por antecipação.

                          Não o faças.

                          Muita coisa pode existir e ser apnas coincid~encia, não quer dizer que tenha esse problema.

                          Nós também fizémos o teste, deu negativo. É mais um teste, a sério, não metas minhocas na cabeça...

                          daqui a um tempo vens dar-me razão!!



                          Bjs,

                          carmen


                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • RE: Clube das bronquiolites

                            Maria Verde (07-10-2010)
                            rafa1 (07-10-2010)Olá a todas, queria fazer uma perguntinha. A ver se alguem me sabe responder.



                            o meu piolho tem estado com bronqueolite já á uns dias... tem tado a antibiotico e a fazer os aerossois com soro, ventilan e atrovente.



                            hoje a medica mandou-me comprar uma bomba para lhe fazer 2x dia, a bomba chama-se aerochamber. fui á farmacia comprar e custos 42€ agora cheguei cá a casa e diz na embalagem k esta é dos 0 aos 18meses e a boquilha é pequena... alguem sabe se vendem as boquilhas á parte ou quando este já não servir tenho que comprar outro e voltar a gastar mais 40 e tal euros?



                            é que se não se vender á parte acho que ainda vou trocar este por o outro que é do 1 aos 5 anos...



                            obrigada






                            Compra-se tudo junto. Deves ter comprado a cor de laranja, a seguinte é amarela, que é a que tenho para a minha filha. Usa-a desde os 2,5A mas ainda serve e ela já tem 5A e teca.







                            Que idade tem o teu filho? Se não serve o ideal era trocar.







                            As melhoras






                            A nossa pediatra recomendou logo a amarela, apesar de ter menos de 12m quando começou a usar. Disse para ajustarmos bem à carinha e foi o que fizémos, ele inspirava bem, e só uma mão nossa mão aberta controla os movimentos que fazem quando querem tirar (há uma fase assim, prepara-te...), pois o polegar fica num lado da "ventosa" e os outros dedos do outro lado, sem dificuldade.

                            Acho que fazes bem trocar por uma maior. A nossa é a mesma desde essa altura e ele fez 4 anos em Maio.



                            Bjs,

                            carmen


                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar


                            • RE: Clube das bronquiolites

                              Maria Verde (07-10-2010)Rafa1,







                              A médica também prescreveu atrovent e ventilan em solução pressurizada para inalação, certo?






                              Nesse caso, salvo erro, fazes primeiro o ventilan, esperas uns 10 mn (tempo para que os brônquios abram) e depois fazes o atrovent (para secar a ranhoca).



                              bjs,

                              carmen


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar


                              • RE: Clube das bronquiolites

                                sancha (08-10-2010)Olá bem gostaria que me ajudassem aki com uma dúvida que ao ler este tópico fiquei um pouco confuda:ermm:, eu tenho 2 filhos, ambos sofrem de alergias,só k após as análises ao sangue ainda n sabemos a k..adiante...o mais velho tem 5 anos ( já está na primária :crying mas tem problemas de peso( 15Kg ) está sempre com o nariz entupido ( diz k lhe custa respirar....) o mais novo de 16 meses ( k este come mas tb n engorda ) teve já broquiolites e sucessivas otites e tosse muito de noite e de manhã mas durante o dia não..e por vezes parece k tem a respiração muito pesada....O k acham ?



                                O mais velho já andou no alergologista e tomava o singulair,o zirtec ..mas sinceramente após 3 anos desisti de lá ir...n sei se fiz bem ou não...as crises diminuiram mas o nariz está sempre muito ranhoso...dorme mal e de boca totalmente aberta



                                Agora o outro assunto do cócó e k ambos tem o cheiro horrivel mesmo...e já fizeram teste devido atraso no desenvolvimento..mas esse do suor nunca fizeram.







                                Desculpem o testamento..mas mãe sofre...



                                Bj




                                Fizeram só análises ao sangue ou testes cutâneos também? os testes cutâneos são muito bons, sabes...

                                Se o mais velho anda sempre ranhoso já puseste a hipótese de ser rinite alérgica? Pode fazer medicação preventiva para isso, o meu faz.

                                Quanto ao mais novo não percebi bem se tem mais bronquiolites ou otites...

                                Não sei quanto tempo andaste do alergologista, mas estas coisas demoram... também não sei a gravidade dos problemas ou se lhes foi diagnosticada alguma coisa para responder melhor...

                                No entanto, quando não estamos satizfeitas podemos sempre pedir uma segunda opinião. Eu pedi, e fiquei pelo segundo alergologista.

                                Quando ao teste do suor, normalmente é pedido quando há situações bastante graves, repetidas, e quando não há resposta a grande dose de medicação preventiva.

                                Se não te prescreveram, bom sinal! É porque não seria tão grave assim!



                                Bjs,

                                carmen


                                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X