Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Clube das bronquiolites

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Clube das bronquiolites

    Já alguém vacinou os piolhos contra a gripe sazonal?

    Os meus já foram os 2 vacinados.

    O Rafa toma a 2ª dose daqui a 4 semanas?
























    Comentar


    • RE: Clube das bronquiolites

      Pollyzinha (07-10-2009)Carmem







      Obrigada pela tua resposta.







      Em principio vamos fazer este ano os testes das alergias, porque é bastante provável que seja esse o problema uma vez que tambem eu tenho esse problema... quanto ao facto de não saber distinguir... por vezes é complicado, porque até eu por vezes tenho duvidas se será uma crise ou uma gripe excepto nas situações em que a falta de ar é muito grande e aí sei mesmo que estou perante uma crise







      Até ao momento o médico dela disse que era muito cedo para fazer os testes... no ano passado foi horrivel, passei muitas noites com ela ao colo para conseguir respirar, pois ficava completamente entupida até chegar a vomitar ... e eu falei com o médico e ele disse para esperarmos para ver se não eram apenas viroses uma vez que ela tinha entrado para o infantário, mas o problema é que este ano já está a ficar na mesma...




      Tinha escrito uma explicação detalhada que teimou em não querer ser postada!! desapareceu! estive 10mn a escrever e agora... plim! nada!!

      Resumindo:

      Bornquiolite/asma ligeira a moderada: ouve-se um som na expiração, uma espécie de "gatinhos", de nome técnico sibílos.

      Para não serem confundidos com macaquitos limpa-se o nariz com soro ou spray nasal, assoa-se ou aspira-se e depois é que tenta ouvir bem a respiração. Quando são crianças mais velhas, que já falam muito e não param quietas a melhor altura para tirar dúvidas é enquanto dormem! Quanto aos macaquitos, se depois da limpeza ainda ficarem, temos de ouvir melhor e se fizer som tanto na inspiração como na expiração são eles a balançar ao vento e não sibílos!!:hehe:

      Quando se observa a pele da covinha do pescoço e das costelas e esta vai muito para dentro na inspiração a coisa está mais grave, e a esse movimento exagerado chama-se bronco-espasmo. Também há quem veja se as asas do nariz se mexem ao respirar, mas não acho fiável, pois o Afonso já teve 500 crises, algumas bastantes graves, com intermaneto e tudo mais, e nunca o nariz se mexeu, se me guiasse por aí...

      Perante o broco-espasmo já é normal fazer-se rx e poderá precisar de antibiótico além da medicação habitaul de crise (ventilan, celestone, etc...). Poderá também precisar de oxigénio e, nesse caso, ou fica internado ou alugas para ter em casa.

      Nesta situação pode haver som ou não. Se caminhar para pneumonia já não se ouve nada porque os brônquios já estão mesmo tapados e o ar não passa (quando se ouve é o dióxido de carbono a tentar passar por canal mais estreito que o normal, cheio de ranhocas...).



      Quanto aos testes, depende da situação e não da idade, o meu filho fê-los aos 2 anos e não foi antes porque estava sempre doente e não dava mesmo... Isto explicou-me o segundo alergologista a que fomos, este infantil... Detéstamos uma alergia ao ovo que tinha passado despercebida numas primeiras análises pedidas pela pediatra... Procura uma segunda opinião, para ficares descansada.





      Bjs, dispõe!

      carmen


      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

      Comentar


      • RE: Clube das bronquiolites

        Agama (07-10-2009)
        CARMEN (07-10-2009)
        Agama (07-10-2009)Venho só mesmo desabafar... ontem comecei a dar o tal xarope ao piolho, mas hoje está bastante pior, já se ouve muito bem a pieira, coisa que não acontecia ontem Já estou a ver que não vamos escapar aos aerossóis!































        Beijinhos e as melhoras de todos!














        Pois... é porque não era tão ligeira assim... Já falaste com o pediatra? E ginástica respiratória?















        Bjs,







        carmen






        Liguei ao pedi que diz que o xarope ainda não teve tempo de "mostrar o que vale", para vermos como está amanhã e depois fazemos nova avaliação.







        Ginástica nunca fez, mas vi uma vez fazerem ao meu sobrinho e fiquei pra morrer! Acho que só mesmo em último caso, ainda por cima cá na guarda a oferta de técnicos não deve ser muita...




        Sabes, há duas técnicas para fazer a ginástica respiratória...

        As mais violentas para acriança, geralmente aplicadas por enfermeiras e não por fisiatras, está em desuso e só o pessoal mais antigo ou sem ser da área da fisioterapia é que aplica. Infelizmente ainda há alguns assim...:w00t::w00t:

        A minha fisiatra já é da nova "escola" e é mesmo fisiatra (e não de uma área pareceida, mas muito distante!) e nunca o Afonso ficou a chorar ou saiu de lá magoado ou sofreu maus tratos físicos!!:hehe:

        Primeiro ausculta, consoante a avaliação que faz fazemos aerossóis ou não, e com ou sem medicação (atrovent, ventilan se for necessário ou perto da hora de uma medicação que já se esteja a fazer). Depois é sentado ao colo dela, e são feitos vários movimentos subtis, mas eficazes. São eles: tremer na zona das costelas, bater com a mão em concha nas costas, empurrar para dentro e cima em simultaneo na na barriga, para dentro das costelas, fazer com que tussa entre estes movimentos e a aplicação constante de soro no nariz. Tudo isto é feito com muito jeito, comprecisão e conversa, para que haja eficácia.

        A aspiração também está em desuso, pois resolve o problema na altura, mas depois o corpo responde à introdução de um corpo estranho, e como? produzindo mais ranhocas!! Só em casos extremos e no hospital se procede, agora, à aspiração. E meter as mãos na boca para fazer vomitar ou técnicas igualmente violentas são completamente desacconselhadas hoje em dia, embora o que aconteça é que ainda há quem pratica, infelizmente...





        Bjs,

        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • RE: Clube das bronquiolites

          Ainda bem que está a regredir!!





          Bjs,

          carmen



          esqueci-me, há pouco...


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • RE: Clube das bronquiolites

            sami (08-10-2009)Já alguém vacinou os piolhos contra a gripe sazonal?

            Os meus já foram os 2 vacinados.

            O Rafa toma a 2ª dose daqui a 4 semanas?


            Sami, deste a Istivac ou a Influvac 1/2 ampola de 0,50 ML ( uma vez que não existe Influvac Infantil ) ?


            Comentar


            • RE: Clube das bronquiolites

              O meu nino tomou esta terça_feira, a Istivac infantil e repete nova dose daqui a 4 semanas!

              Até agora ainda não vi reacção... acho que a vacina pode fazer com que fiquem ranhosos, queira Deus que não!

              Beijocas



              Comentar


              • RE: Clube das bronquiolites

                Mãe Pipoca (08-10-2009)
                sami (08-10-2009)Já alguém vacinou os piolhos contra a gripe sazonal?



                Os meus já foram os 2 vacinados.



                O Rafa toma a 2ª dose daqui a 4 semanas?






                Sami, deste a Istivac ou a Influvac 1/2 ampola de 0,50 ML ( uma vez que não existe Influvac Infantil ) ?






                Dei a Istivac Infantil ao Rafa.

                Ao Pedro como já tem 13 anos, tomou a Istivac como se fosse para adultos
























                Comentar


                • RE: Clube das bronquiolites

                  scazevedo (08-10-2009)O meu nino tomou esta terça_feira, a Istivac infantil e repete nova dose daqui a 4 semanas!



                  Até agora ainda não vi reacção... acho que a vacina pode fazer com que fiquem ranhosos, queira Deus que não!



                  Beijocas


                  Olha o meu filhote mais velho tomou, está a fazer uma semana e nada de reacção.

                  Ontem fui dar ao pequeninho, e falei ao Pedi sobre isso, ele disse-me q não faz reacção nenhuma, para ficar descansada.
























                  Comentar


                  • RE: Clube das bronquiolites

                    Os médico são o máximo... e a gente que os ature: o otorrino do meu, sem eu lhe perguntar nada, disse logo:

                    "Cuidado que a Istivac costuma dar reacção!"

                    looool



                    sami (08-10-2009)
                    scazevedo (08-10-2009)O meu nino tomou esta terça_feira, a Istivac infantil e repete nova dose daqui a 4 semanas!







                    Até agora ainda não vi reacção... acho que a vacina pode fazer com que fiquem ranhosos, queira Deus que não!







                    Beijocas






                    Olha o meu filhote mais velho tomou, está a fazer uma semana e nada de reacção.



                    Ontem fui dar ao pequeninho, e falei ao Pedi sobre isso, ele disse-me q não faz reacção nenhuma, para ficar descansada.



                    Comentar


                    • RE: Clube das bronquiolites

                      Olá!



                      O Tomás tomou a Istivac na 4ª feira e fui avisada de que no dia a seguir surgiam reacções e que podiam durar 3 dias, hj é 6ª feira e nada. espero que assim continue.



                      Portou-se muito bem não chorou e nem um AI disse, até os enfermeiro lhe disseram que se tinha portado melhor que muitos adultos, saiu de lá todo vaidoso, que já era um homem (um homem de 2,5 anos):P
                      Eu sou o tomas07

                      Comentar


                      • RE: Clube das bronquiolites

                        Olá mamãs,



                        como já comentei aqui o meu filhote está a tomar o xarope onsudil e durante o dia está melhor e durante a manhã tem sempre mais tosse e parece pior (mas se calhar é só narizito entupido).



                        Noutro tópico falei que ele tem tido pesadelos e depois de uma noite péssima resolvi ver a bula do onsudil e nos efeitos secundários diz entre outras coisas que pode haver insónias. Será que uma coisa está relacionada com a outra? Será que são insónias? É que ele não dorme nada, acorda de 10 em 10 min a chorar...



                        Bjs

                        Comentar


                        • RE: Clube das bronquiolites

                          Olá,

                          o Afonso fez ontem a vacina da gripe, salvo erro a sanofi pasteur (pelo menos é o que parece, no boletim). Foi logo dada na farmácia, choramingou um bocadinho, mas passou meio minuto depois, e como recebeu uma super bola da Avene melhor um pouco!!



                          Agama,

                          quanto ao onsudil, não faço ideia se esses problemas de sono são dos efeitos secundários, se da crise em si, pois como estão mais entupidos e com maior dificuldade em respirar nunca chegamos a saber... No entanto, é normal acordarem e tossirem, pois é quando a ranhoca que está na parte de cima (vias aéreas superiores) desce com a posição vertical do corpo. O Afonso também tosse mais ao acordar da noite ou da sesta e a terapeuta explicou-nos o motivo, há uns bons tempos... Nessa altura dá-lhe água, ajuda a liquidificar a ranhoca.



                          Para ginástica respiratória caseira, a nossa terapeuta aconselha: muitas cócegas que provoquem gargalahdas sonóras e saltos, isto faz com que a expecturação se solte dos brônquios. depois é bom por soro e dar muita água a beber, para dissolver as ranhocas. Outra coisa muito boa é fazê-los soprar por uma palhinha dentro de um copo de água, fazendo bolhinhas barulhentas. Isto também ajuda a que a expecturação seja empurrada pelo ar para fora do canal brônquico.

                          Se tossirem quando riem, saltam ou sopram... óptimo!! è porque a terapia está a surtir efeito, a terapeuta quandop faz a ginástica pede-lhe várias vezes para tossir depois dos movimentos, para soltar melhor.

                          Quem já tiver feito ginática respiratória e tiver confiança também pode aplicar as técnicas em casa, não é dificil, só a parte de tremer as mãos em cima das costelas:hehe:, o problema é que em casa eles acham que é brincadeira e não deixam fazer tão bem!!!:w00t:





                          Bjs e as melhoras para todos!

                          carmen














                          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                          Comentar


                          • RE: Clube das bronquiolites

                            Que dicas óptimas Carmen! Essa das gargalhadas temos posto muito em prática sem saber! O piolho anda super-bemdisposto nem parece estar doente e basta fazer uma macacada que se ri que nem um louco



                            Ele também adora palhinhas, mas para beber vou tentar que ele sopre...



                            Água dou-lhe bastante e chá também morninho.E soro vou pondo várias vezes ao dia e é só ver a porcaria a sair!



                            Bjs

                            Comentar


                            • RE: Clube das bronquiolites

                              Agama, colocas uma mão no peito e outra nas costas, e fazes vibração com as mãos no sentido descendente.

                              Palmadinhas nas costas, com as mãos em forma de concha.

                              Pega nele ao colo e salta, mas salta com força, ele vai-se rir ás gargalhadas e vai soltar expectoração, pq se vai rir e por causa dos saltos.

                              Outra coisa, se tiveres uma daquelas bolas grandes tipo Pilates, senta-o em cima e faz de forma a q a bola salte, o Rafa adorava.

                              Muitas cócegas, e se por acaso chorar, deixa-o chorar, ajuda a liberta a expectoração.

                              Levanta a cabeceira da cama, pois de noite pode ter dificuldade em respirar.

                              Qd lhe meteres o soro no nariz, aquece-o previamente nas tuas mãos ou mete um pouco debaixo da torneira de água quente de forma a q fique morno (testa na tua mão antes de meteres no narizinho dele).

                              Espero ter ajudado se me lembrar de mais dicas digo-te.
























                              Comentar


                              • RE: Clube das bronquiolites

                                sami (09-10-2009)Agama, colocas uma mão no peito e outra nas costas, e fazes vibração com as mãos no sentido descendente.



                                Palmadinhas nas costas, com as mãos em forma de concha.



                                Pega nele ao colo e salta, mas salta com força, ele vai-se rir ás gargalhadas e vai soltar expectoração, pq se vai rir e por causa dos saltos.



                                Outra coisa, se tiveres uma daquelas bolas grandes tipo Pilates, senta-o em cima e faz de forma a q a bola salte, o Rafa adorava.



                                Muitas cócegas, e se por acaso chorar, deixa-o chorar, ajuda a liberta a expectoração.



                                Levanta a cabeceira da cama, pois de noite pode ter dificuldade em respirar.



                                Qd lhe meteres o soro no nariz, aquece-o previamente nas tuas mãos ou mete um pouco debaixo da torneira de água quente de forma a q fique morno (testa na tua mão antes de meteres no narizinho dele).



                                Espero ter ajudado se me lembrar de mais dicas digo-te.


                                É mesmo no sentido descendente, de cima para baixo? Mas assim a especturação não vai para baixo em vez de ir para cima?



                                A cabeceira já há muito que está levantada e também costumo pôr uma panela com água a ferver e uma folha de eucalipto. Essa dica do soro também é boa!



                                Obrigada mamãs!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X