Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Clube das bronquiolites

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Clube das bronquiolites

    Olá.

    O meu filho teve bronquiolite+otite+conjuntivite no final de janeiro. Tomou clamoxyl, maxilase e fez aerossóis com ventilan+atrovent.

    Desde então já melhorou, esteve bem uns dias e voltou a ter farfalheira. Fez uma sessão de cinesioterapia e passou a ter tosse com expectoração. Esta já se arrastava há uns quantos dias, no final de fevereiro, quando foi auscultado e o médico me disse que estava bem dos pulmões.

    No fim-de-semana passado começou a fazer febre novamente, chegou aos 39,3º. Passou com BUR. A tosse continuou.

    Na 3ª voltou a ter febre e recusava a comida, antecipei a consulta dos 10 meses... está com pieira... voltámos aos aerossóis com ventilan (o pediatra é contra o atrovent) e passou um granulado singulair para tomar pelo menos durante 2 meses. Perguntei qual era a finalidade e disse apenas que era para alergias... quando cheguei a casa e li a bula vi que é indicado para tratar asma...

    Alguém conhece este medicamento? Mais algum bebé que tenha tido bronquiolite está a tomar ou já tomou?

    Obrigada.

    Comentar


    • RE: Clube das bronquiolites

      CARMEN (04-03-2010)
      rbalmeid (04-03-2010)Eh, eh! Nao Carmen, ja la vao 16 anos desde que tomei a penicilina e declarei guerra aos antibioticos! Filhos so tenho 1. E anos tenho 30!



      O meu discurso nao and



      Beijinhos

      Rute




      Bem, eu também li na diagonal...~Mas 30 anos não te impedem, a ti e a muita mulher, de ter um filho com 16!!:w00t:





      Bjs,



      carmen


      E a maioria sao mulheres de muita coragem...



      Beijinhos

      Rute

      O meu parto de 14 dias
      Bebes e Mamas marcianas de 2008
      Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
      CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

      Comentar


      • RE: Clube das bronquiolites

        sonyta (05-03-2010)Olá.



        O meu filho teve bronquiolite+otite+conjuntivite no final de janeiro. Tomou clamoxyl, maxilase e fez aerossóis com ventilan+atrovent.



        Desde então já melhorou, esteve bem uns dias e voltou a ter farfalheira. Fez uma sessão de cinesioterapia e passou a ter tosse com expectoração. Esta já se arrastava há uns quantos dias, no final de fevereiro, quando foi auscultado e o médico me disse que estava bem dos pulmões.



        No fim-de-semana passado começou a fazer febre novamente, chegou aos 39,3º. Passou com BUR. A tosse continuou.



        Na 3ª voltou a ter febre e recusava a comida, antecipei a consulta dos 10 meses... está com pieira... voltámos aos aerossóis com ventilan (o pediatra é contra o atrovent) e passou um granulado singulair para tomar pelo menos durante 2 meses. Perguntei qual era a finalidade e disse apenas que era para alergias... quando cheguei a casa e li a bula vi que é indicado para tratar asma...



        Alguém conhece este medicamento? Mais algum bebé que tenha tido bronquiolite está a tomar ou já tomou?



        Obrigada.




        S, quando o Afonso começou com as chamadas bronquiolites eu não sabia que era a mesma coisa que asma, mas é. A diferença é que as bronquiolites, ou asma do lactente, são reversíveis e a asma é crónica. Não quer dizer que passe o resto da vida em crise de falta de ar, mas quer dizer que pontualmente pode ter uma situação dessas, enquanto que se houver algumas bronquiolies e depois pararem não ficam com asma.



        O atrovent pode não ser bom se não for bem adimnistrado e pode ser pior do que não o fazer. isto porque o ventilan é mais para soltar a ranhoca, dilatando o canal bonquico, o atrovent é para secar as secreções. Acontece que a secagem pode fazer com que não saiam facilmente e originar recaídas ou uma cura mais lenta... No entanto, às vezes pode ser úitl, no caso do meu filho, por exemplo, se fizer aerossol (já passámos à fase das bombas, pela dosagem dos medicamentos...) é preferível ser com atrovent do que simples, porque tem hiper-reactividade bronquica, e esta pode ser despultada pelo aerossol simples só com soro, devido à salinidade, então o atrovent (que é uma medicação fraca comparativamente ao ventilan, e que ainda podemos usar apenas meia ampola) corta a reacção do soro...

        Há muitas nuances... espero que não venhas a conhecê-las tão bem quanto eu...



        Quanto ao singulair, o meu filho toma, bem como vários outros medicamentos preventivos. Se queres um conselho, faz o que o médico te disser e se vires que começam a ser muitas bronquiolites vai a um alergologista, não fiques indecisa entre ir e não ir. Logo que tiveres a dúvida, vai, o que tens a perder é o dinheiro de uma consulta... Mas espero que ele melhore e que o singulair, por si só, lhe seja eficaz!

        Qualquer coisa, estamos aqui!





        Bjs, as melhoras,

        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • RE: Clube das bronquiolites

          sonyta (05-03-2010)Olá.





          Na 3ª voltou a ter febre e recusava a comida, antecipei a consulta dos 10 meses... está com pieira... voltámos aos aerossóis com ventilan (o pediatra é contra o atrovent) e passou um granulado singulair para tomar pelo menos durante 2 meses. Perguntei qual era a finalidade e disse apenas que era para alergias... quando cheguei a casa e li a bula vi que é indicado para tratar asma...



          Alguém conhece este medicamento? Mais algum bebé que tenha tido bronquiolite está a tomar ou já tomou?


          Olá



          O meu filho toma o Singulair. è um bloqueador de leucatrienos (acho que é assim que se escreve), ou seja, bloqueia a produção das substância que causam a inflamação dos bronquios.



          Realmente tomando menos que dois meses ficas sem saber se realmente resultou com ele ou não. NO caso do meu filho resultou muito bem. Começou a tomar em Fevereiro do ano passado e este ano só teve duas ites: uma em Janeiro (esta fraquinha) e outra em Fevereiro. Mas desconfio que teve a ver com a lareira da casa nova.



          A Carmen já disse tudo.



          Estamos cá para qualquer dúvida em que possamos ajudar



          Beijinhos
          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

          Comentar


          • RE: Clube das bronquiolites

            Olá novamente.

            O meu filhote está melhorzito, embora continue a comer muito menos que antes de ficar doente, pelo menos já não tem tanta tosse e sinto muito menos o "roncar" nas costas e peito dele. É o 5º dia de aerossóis com ventilan, vou parar e continuar a fazer-lhos apenas com soro (o pediatra tinha indicado 3 dias, 5 no máximo para o ventilan).

            Continuaremos com o Singulair, uma saqueta de granulado por dia.

            Neste momento não sei dizer se a melhoria dele se deve ao ventilan, se ao singulair ou à combinação de ambos. O que espero é que fique bom rapidamente.



            Obrigada Carmen e Sunrise pelas vossas palavras e esclarecimentos.



            Bjks,

            Comentar


            • RE: Clube das bronquiolites

              Olá a todas,



              Aqui estou eu novamente...o meu pequenito voltou a ter outra bronquiolite e a tosse já se arrasta há uns 10 dias...no Sábado fomos fazer cinesioterapia e acho que ajudou bastante, desde aí voltamos a usar Ventilan de 8 em 8 horas, um puff esperamos 5 min. e damos outro puff.

              Mas digam-me uma coisa, normalmente as bronquiolites dão febre? É que o meu menino andou uns 5 dias com umas febritas meio esquisitas, só á noite e nunca ultrapassavam os 38.5 no rabinho... O médico de família queria já que tomasse antibiótico mas o meu pediatra pelo telefone disse que as bronquiolites não se curam com antibiótico e aconselhou-me a fazer umas sessões de cinesioterapia.

              Os vossos meninos costumam ter durante assim tantos dias tosse? É normal esta febre ao final do dia? E é normal ficar muito prostrado antes de apresentar sintomas de bronquiolite? Ele agora está muito melhor mas a tosse ainda continua, durante o dia é solta mas a noite ás vezes acorda com ataques de tosse mesmo seca. Como ainda sou muito leiga no assunto, o que é que vocês acham?



              Obrigada



              beijinhos








              Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

              Madrinha- Tisha1978

              Madrinha- Mãe Lara

              Afilhada- Mãe babada

              Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

              Comentar


              • RE: Clube das bronquiolites

                elke (08-03-2010)Olá a todas,



                Aqui estou eu novamente...o meu pequenito voltou a ter outra bronquiolite e a tosse já se arrasta há uns 10 dias...no Sábado fomos fazer cinesioterapia e acho que ajudou bastante, desde aí voltamos a usar Ventilan de 8 em 8 horas, um puff esperamos 5 min. e damos outro puff.



                Mas digam-me uma coisa, normalmente as bronquiolites dão febre? É que o meu menino andou uns 5 dias com umas febritas meio esquisitas, só á noite e nunca ultrapassavam os 38.5 no rabinho... O médico de família queria já que tomasse antibiótico mas o meu pediatra pelo telefone disse que as bronquiolites não se curam com antibiótico e aconselhou-me a fazer umas sessões de cinesioterapia.



                Os vossos meninos costumam ter durante assim tantos dias tosse? É normal esta febre ao final do dia? E é normal ficar muito prostrado antes de apresentar sintomas de bronquiolite? Ele agora está muito melhor mas a tosse ainda continua, durante o dia é solta mas a noite ás vezes acorda com ataques de tosse mesmo seca. Como ainda sou muito leiga no assunto, o que é que vocês acham?



                Obrigada

                beijinhos


                Oh! Que chatice...



                Vamos por partes. A febre naomuitoalta ao final do dia ou so a noite é tipica das infecçoes respiratorias. Antibiotico so sera necessariopara alem de viral houver alguma complicaçao bacteriana que se detecta com raio-X. Esses sao casos mais graves que em principio se detectam facoilmente. Se esta a melhorar e a febre ja cedeu entao era so virico.



                A prostaçao muitas vezes vem pela saturaçao de oxigenio mais baixa. Se respiras pior e de forma pouco eficiente falta-te força, tens mais sono e menos energia. Possivelmente ja estaria com bronquiolite (dificuldades respiratorias) mas sem tosse seria e por isso é mai sdificil de perceber o que é. Por vezes tambem ficam prontado sno inicio do tratamneto, cansado de tanto tossir, ja que atendencia é para pior um bocadinho antes de melhorar.



                Pelo que dizes esta crise nao foi fraquinha (com febre, prostraçao) logo 10 dias de tosse nem é muito... MAs de qualquer forma nao perdes nada se puderes leva-lo para ser auscultado... Porque se pode mudar o esquema do ventilan ou adicionar um corticoide ao tratamento se a recuperaçao estiver a ser lenta...



                As melhoras



                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • RE: Clube das bronquiolites

                  rbalmeid (08-03-2010)
                  elke (08-03-2010)Olá a todas,







                  Aqui estou eu novamente...o meu pequenito voltou a ter outra bronquiolite e a tosse já se arrasta há uns 10 dias...no Sábado fomos fazer cinesioterapia e acho que ajudou bastante, desde aí voltamos a usar Ventilan de 8 em 8 horas, um puff esperamos 5 min. e damos outro puff.







                  Mas digam-me uma coisa, normalmente as bronquiolites dão febre? É que o meu menino andou uns 5 dias com umas febritas meio esquisitas, só á noite e nunca ultrapassavam os 38.5 no rabinho... O médico de família queria já que tomasse antibiótico mas o meu pediatra pelo telefone disse que as bronquiolites não se curam com antibiótico e aconselhou-me a fazer umas sessões de cinesioterapia.







                  Os vossos meninos costumam ter durante assim tantos dias tosse? É normal esta febre ao final do dia? E é normal ficar muito prostrado antes de apresentar sintomas de bronquiolite? Ele agora está muito melhor mas a tosse ainda continua, durante o dia é solta mas a noite ás vezes acorda com ataques de tosse mesmo seca. Como ainda sou muito leiga no assunto, o que é que vocês acham?







                  Obrigada



                  beijinhos






                  Oh! Que chatice...







                  Vamos por partes. A febre naomuitoalta ao final do dia ou so a noite é tipica das infecçoes respiratorias. Antibiotico so sera necessariopara alem de viral houver alguma complicaçao bacteriana que se detecta com raio-X. Esses sao casos mais graves que em principio se detectam facoilmente. Se esta a melhorar e a febre ja cedeu entao era so virico.







                  A prostaçao muitas vezes vem pela saturaçao de oxigenio mais baixa. Se respiras pior e de forma pouco eficiente falta-te força, tens mais sono e menos energia. Possivelmente ja estaria com bronquiolite (dificuldades respiratorias) mas sem tosse seria e por isso é mai sdificil de perceber o que é. Por vezes tambem ficam prontado sno inicio do tratamneto, cansado de tanto tossir, ja que atendencia é para pior um bocadinho antes de melhorar.







                  Pelo que dizes esta crise nao foi fraquinha (com febre, prostraçao) logo 10 dias de tosse nem é muito... MAs de qualquer forma nao perdes nada se puderes leva-lo para ser auscultado... Porque se pode mudar o esquema do ventilan ou adicionar um corticoide ao tratamento se a recuperaçao estiver a ser lenta...







                  As melhoras







                  Rute


                  Obrigada Rute,



                  Ontem tivemos alta da cinesioterapia, o menino está muuuito melhor apesar de ainda continuar com alguma farfalheira, vou continua a dar ventilan 2 dias de 12 em 12 horas e em princípio ficamos livres desta



                  Beijinhos e mais uma vez obrigada








                  Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

                  Madrinha- Tisha1978

                  Madrinha- Mãe Lara

                  Afilhada- Mãe babada

                  Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

                  Comentar


                  • RE: Clube das bronquiolites

                    Pois é companheiras...



                    Hoje lá fomos à pedi que receitou:



                    - Singular

                    - Biopental todos os dias até ao Verão

                    - 4 sessões de ginástica respiratória...



                    A GR é que me angustia mais... ele já fez uma vez e foi das coisas mais terríveis que tive que assistir, só me apetecia arrancá-lo das mãos da fisioterapeuta
                    Carla Lopes


                    Comentar


                    • RE: Clube das bronquiolites

                      Afinal o pequeno esta noite voltou a tossir e acordou com o nariz cheiooooooooooo de ranhoca, a tosse parece-me que continua igual, não é seca, aliás noto mesmo que está cheio de secreções para mandar fora e anda muito cansadinho. Que chatice....quando é que será que isto acaba??



                      Beijinhos








                      Madrilhada- Sarafofa1 O Afonso nasceu dia 05 de Janeiro de 2009!!!

                      Madrinha- Tisha1978

                      Madrinha- Mãe Lara

                      Afilhada- Mãe babada

                      Afilhada- Hope 2008 O Gonçalo nasceu dia 13 de Maio de 2009!!!

                      Comentar


                      • RE: Clube das bronquiolites

                        Olá.



                        Pensamos sempre que nos livramos, mas....



                        Pois é, mais uma para o clube e para estreia, tive direito logo a internamento!! Com a irmã mais velha (que nasceu no Inverno e dizem ser pior) nunca tive problemas destes!!



                        O meu pequenito (7+1/2meses) começou com tosse seca, depois febre... depois especturação, antibiotico+ginastica respiratoria... melhou 1 dia e voltou a piorar... e depois hospital, pois achava que alguma coisa não estava bem, mas não sabia o quê!



                        Fez 3 mascaras nas urgencias, mas os niveis de oxigenação ficaram baixos e então internamento...

                        Já teve alta ontem, pois só numa noite é que precisou de oxigénio, mas preciso da vossa ajuda para acalmar o meu coração... só tenho pedi amanhã!



                        Ele andava a comer pouco, mas ainda comia qq coisa, no hospital durante as máscaras chorava sem consolo e logo ficava de rastos, como normalmente faziam antes das refeições, achava de estava a comer menos por estar cansado... pensava que assim que viessemos para casa, o apetite melhorava, mas só quer mama e chupeta....



                        Quando lhe tento dar sopa, fruta, papa liquida, qq coisa sem ser mama, ferra a boca e nem chora, para não lhe conseguir enfiar a colher... depois desisto e dou mama, normalmente envazia rapidamente uma mama (que não faço ideia da quantidade que tem, mas com tudo isto a produção felizmente para ele tem aumentado) e depois quer é dormir!!



                        Tenho receio que fique com dificuldades respiratórias e não as identifique (afinal quando fui ao hospital não imaginava que fosse isso que estava a acontecer), mas as asas do nariz não se movem, a respiração está calma etc... mas será normal este cansaço e esta recusa a comer, mesmo falta de apetite, pois ele mostra-se satisfeito só com o peito, mas deveria ser pouco para quem já fazia duas refeições de colher... e não lhe dava papa pois era gorduchinho (peso perc 95%, altura perc 25%), mas agora já baixou de certeza e quero as minhas bochechinhas de volta :doze:



                        Mamãs experientes digam de vossa justiça e quantos dias normalmente este quadro demora a passar completamente.

                        Obrigada.
                        Elodie



                        Visitem-me em: http://lojinhadecores.blogspot.com Já há novidades









                        Comentar


                        • RE: Clube das bronquiolites

                          Ola!



                          elke tens de ter paciencia... As vezes demora a ceder... O Bruno com ventilan chegou a estar mais de 1 mes...



                          Elo, nao te preocupes que o peso ele recupera depois. Se aceita maminha ja nao é nada mau! Felizmente o Bruno precisou de internamento porque depois da mascara a oximetria sobre sempre e pediatra opta por manda-lo para casa com ventilan em demanda livra. Mas se a crise foi grande pode demorar algum tempo a regularizar. Vai vigiando e se tiveres duvidas leva-o ao medico para ser auscultado. Na primeira vez o susto é sempre pior.



                          Beijinhos

                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • RE: Clube das bronquiolites

                            Elo



                            Eles acabam por recuperar!



                            ELe mamar bem é 90% do caminho andado! Não há nada melhor q maminha qd estão doentes... o meu ficou doente exactamente na semana em que introduzi outros alimentos (aos 6 meses) e, como é óbvio, ele n queria comer... a pedi disse p n me preocupar e dar-lhe mama sempre que ele quisesse, além de o alimentar tb o hidratava.



                            Jinhos e as melhoras

                            Comentar


                            • RE: Clube das bronquiolites

                              Elo (11-03-2010)Tenho receio que fique com dificuldades respiratórias e não as identifique (afinal quando fui ao hospital não imaginava que fosse isso que estava a acontecer), mas as asas do nariz não se movem, a respiração está calma etc...
                              Olá Elo,



                              Os sintomas de crise são tosse seca, pieira ou falta de ar; este último nem sempre é facilmente perceptível. Em rigor, percebe-se fazendo a contagem de ciclos de respiração (inspiração/expiração), se forem superior a 50/minuto (nos bébés 6M - 1A) há polipneia (falta de ar), mas não é fácil contar, eu não consigo.

                              Há outros sinais que podes tentar observar: tiragem nas costelas, quando existe consegue-se ver o "teclado" costal durante a inspiração, respirar pela barriga, a covinha no pescoço e as asas do nariz a "bater". Na dúvida, deve ser auscultado por pediatra.



                              A falta de apetite é normal na bronquiolite, até o facto de engolirem as secreções deixa-os embaçados. Se ele pelo menos quer mamar, óptimo. O LM tem a capacidade de reparar e proteger o intestino, isto é particularmente importante nas infecções porque é no intestino que se dão "tremendas batalhas campais" contra virus e bactérias.



                              O tempo agora vai melhorar, se bem que é uma época de grandes diferenças de temperatura, as noites são muito frias, tem só atenção que ele não seja exposto ao frio que começa quando o sol se põe.



                              As melhoras
                              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                              Comentar


                              • RE: Clube das bronquiolites

                                carlaslopes (10-03-2010)Pois é companheiras...

                                Hoje lá fomos à pedi que receitou:

                                - Singular

                                - Biopental todos os dias até ao Verão

                                - 4 sessões de ginástica respiratória...

                                A GR é que me angustia mais... ele já fez uma vez e foi das coisas mais terríveis que tive que assistir, só me apetecia arrancá-lo das mãos da fisioterapeuta


                                Olá Carla,



                                Custa mas faz muito bem. Quando se provoca a tosse é inevitável o choro, mas durante a massagem para soltar a expectoração, eu tinha o meu momento Música no Coração e cantava-lhe O Nosso Galo é Bom Cantor e ela acalmava-se, se fores afinadinha...



                                As melhoras
                                Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X