Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ser esquerdino

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
    Nós adaptamo-nos a tudo. Desde pequena que tenho ambliopia e só vejo 30 % do olho direito. Só descobri com uns 12 anos porque me habituei a ver o mundo à minha maneira (por exemplo, não vejo bem a profundidade mas com o treino aprendi como são as coisas em 3 dimensões sem ninguém me ensinar e com algumas pancadas ).
    Hoje em dia, conduzo melhor que o meu marido que vê bem com os dois olhos. Só tenho de ter cuidado com as tangentes com o espelho do lado direito. De resto, até a estacionar sou perita
    impressionante

    Comentar


    • #32
      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
      Nós adaptamo-nos a tudo. Desde pequena que tenho ambliopia e só vejo 30 % do olho direito. Só descobri com uns 12 anos porque me habituei a ver o mundo à minha maneira (por exemplo, não vejo bem a profundidade mas com o treino aprendi como são as coisas em 3 dimensões sem ninguém me ensinar e com algumas pancadas ).
      Hoje em dia, conduzo melhor que o meu marido que vê bem com os dois olhos. Só tenho de ter cuidado com as tangentes com o espelho do lado direito. De resto, até a estacionar sou perita
      É verdade. Quando temos uma limitação qualquer o nosso corpo reage compensando com outras competências. Por exemplo um cego tem tendência para ter todos os sentidos muito mais aguçados do que nós, pela falta do sentido da visão. Provavelmente tu tb tens outros sentidos e áreas cerebrais mais desenvolvidas que te ajudam a ter destreza ao volante (e noutras áreas da vida, certamente), apesar da pouca visibilidade num olho.

      Comentar


      • #33
        Que giro, já passou 1 ano desde o início do tópico.

        Quando agora li estas ultimas respostas pus-me a pensar e surgiu-me a dúvida se devo falar com a Educadora do Afonso acerca dele ser canhoto de pé, e de palmas (tal como eu, bato palmas como os canhotos - dedos da esquerda na palma da direita - mas escrevo com a mão direita e pé é esquerdo tb).
        Se ele fosse só canhoto de pé, nem ligava, mas o facto de bater palmas de maneira canhoto, não sei se terá a ver com a preferência dele a usar a mão esquerda. Ele tanto come a sopa com a direita mas também usa a esquerda perfeitamente... daí a minha dúvida, agora aos 3anos e meio.
        Ele já faz os trabalhinhos de escola, agora não sei até que ponto anda a ter dificuldades... ou não.
        Há a pré-disposição de que o "normal" seja dextro, e as educadoras por não saberem destes pormenores, insistirem com a direita. Digo eu.

        Comentar


        • #34
          Inserido Inicialmente por Carla121 Ver Mensagem
          É verdade. Quando temos uma limitação qualquer o nosso corpo reage compensando com outras competências. Por exemplo um cego tem tendência para ter todos os sentidos muito mais aguçados do que nós, pela falta do sentido da visão. Provavelmente tu tb tens outros sentidos e áreas cerebrais mais desenvolvidas que te ajudam a ter destreza ao volante (e noutras áreas da vida, certamente), apesar da pouca visibilidade num olho.
          Vejo 110% do outro olho Curiosamente, trabalho com uma óptica e há tempos fomos resolver um assunto ao escritório de um colega. Ia com a Administradora (que usa óculos) e a minha colega (que não usa). Eu ia no banco de trás e vi a tabuleta com o nome da rua muito antes delas a verem. A Administradora ainda perguntou: "então mas não tinha ambliopia? como é que vê melhor que nós as duas juntas?"
          O oftalmologista disse que eu não vejo a 3D (embora isso para mim seja irrelevante porque nunca vi e como tal não sei o que é) mas de pequena, com umas quedas e umas pancadas nas portas (ainda hoje tenho o lado direito com mais negras), aprendi a orientar-me no espaço.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por Patims Ver Mensagem
            Recuperei este tópico para fazer mais uma pergunta às mães ou educadoras experientes.

            A minha filha tem agora 2 anos, continua a fazer tudo pela esquerda, começou a rabiscar à uns tempos e até pega no lápis muito bem (a irmã só começou a pegar bem no lápis já só perto dos 4).

            O que queria perguntar é: desenhei uma linha e sendo dextra, desenhei da esq para a direita; ela imitou-me mas desenhou da dir para a esq.

            Com o tempo, devo insistir ou treinar para q ela faça as coisas da esq para a direita ou não ?
            Como é q os vossos fazem para escrever ou folhear um livro ?
            A minha faz tudo ao contrário (de mim) , tenho q me habituar eheh , ainda hoje lhe pus um guardanapo à direita e ela estava com dificuldades em limpar a boquinha, lá mudei para a esquerda e já foi melhor.
            Isso deve ser talvez o que mais dificuldade te traga, muitas vezes terás que parar para pensar como fazes para ver se ela fez bem, para o lado certo, em especial os números e as letras.

            Quem me acompanhava nos trabalhos de casa sempre relatou essa dificuldade e muito sinceramente, até hoje eu escrevo muitas letras de forma diferente dos dextros, ou seja, começo por outra ponta. Mas não me traz qualquer tipo de problema.
            Quando era miúda ainda escrevi da direita para esquerda, não me perguntes como fazia essa proeza mas é verdade. Isso deve ser corrigido, como é claro. Tenho uma aluna que faz exactamente a mesma coisa já no 3º ano, mas não tem que ver com ser esquerdina tem que ver com dificuldades de aprendizagem.
            Eu, por exemplo, sou esquerdina e o meu filho é dextro e para fazer as letras também eu tenho que parar para pensar mas porque sou eu que faço diferente da maioria :lol:
            As letras em espelho são muito comuns enquanto são pequeninos e em conversa com uma psicóloga há bem pouco tempo, ela disse-me que pode acontecer até cerca dos 6 anos.

            Muito sinceramente, não acho que vale a pena preocupares-te com tal coisa a não ser que ela manifeste uma dificuldade que percebas que advém do facto de ser esquerdina.

            Beijinhos



            \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

            Comentar


            • #36
              Olá o meu Gu é esquerdino mas a jogar á bola ( o k pelo k parece é bom...)e inicialmente ele também fazia praticamente tudo com a esquerda ..era engraçado vê-lo comer ...punha a colher na mão esquerda..depois olhava para nós e mudava para a direita..depois esquecia-se e lá ia com a esquerda novamente..mas por alguma razão ele mudou por volta dos 2,5anos..hoje é só mesmo a jogar á bola...O meu conselho é que não a contraries ( pois a minha irmã a professora primária atava-lhe a mão esquerda á mesa para ela não escrever ..estupidez..e ela hoje tem dificuldades em fazer certas coisas e faz com as 2 mãos..escreve com uma e sublinha com outra...)

              Comentar


              • #37
                escrever em espelho tb sabia q era normal, a mais velha (dextra) já faz bem as letras mas tem fases de escrever em espelho, fico toda trocadinha , se for eu a fazer o mesmo tenho q pensar um bocado eheh. e tb já reparei q faz as letras de forma diferente de mim, deve ser assim a aprendizagem .

                curioso q não conheço ninguém da familia q seja esquerdino, embora me vão dizendo de certos "pormenores" esquerdinos de pessoas dextras.
                Eu própria uso mala á esq, à direita não me dá jeito e apesar de chutar com a direita, se me puser em cima de uma pancha de surf tb tenho a tendência para a posição de pés "menos comum" .

                Não tenciono de forma alguma contrariar a tendência natural dela, até porque ela é muito perfeitinha a usar a esquerda, até agora nem sequer noto tendências ambidextras , o futuro veremos mas desde q ela esteja bem é o mais importante.
                Só tenho q me ir adaptando e vai surgindo mais uma ou outra dúvida

                obrigado pela partilha

                Comentar


                • #38
                  Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                  Vejo 110% do outro olho Curiosamente, trabalho com uma óptica e há tempos fomos resolver um assunto ao escritório de um colega. Ia com a Administradora (que usa óculos) e a minha colega (que não usa). Eu ia no banco de trás e vi a tabuleta com o nome da rua muito antes delas a verem. A Administradora ainda perguntou: "então mas não tinha ambliopia? como é que vê melhor que nós as duas juntas?"
                  O oftalmologista disse que eu não vejo a 3D (embora isso para mim seja irrelevante porque nunca vi e como tal não sei o que é) mas de pequena, com umas quedas e umas pancadas nas portas (ainda hoje tenho o lado direito com mais negras), aprendi a orientar-me no espaço.
                  lol !
                  eu gostava de saber como é ver 2D eheh

                  Comentar


                  • #39
                    [QUOTE=wish;2554119]Que giro, já passou 1 ano desde o início do tópico.

                    Quando agora li estas ultimas respostas pus-me a pensar e surgiu-me a dúvida se devo falar com a Educadora do Afonso acerca dele ser canhoto de pé, e de palmas (tal como eu, bato palmas como os canhotos - dedos da esquerda na palma da direita - mas escrevo com a mão direita e pé é esquerdo tb).
                    Se ele fosse só canhoto de pé, nem ligava, mas o facto de bater palmas de maneira canhoto, não sei se terá a ver com a preferência dele a usar a mão esquerda. Ele tanto come a sopa com a direita mas também usa a esquerda perfeitamente... daí a minha dúvida, agora aos 3anos e meio.
                    Ele já faz os trabalhinhos de escola, agora não sei até que ponto anda a ter dificuldades... ou não.
                    Há a pré-disposição de que o "normal" seja dextro, e as educadoras por não saberem destes pormenores, insistirem com a direita. Digo eu.[/QUOTE]

                    Uma boa educadora deixa as crianças escolherem a mão que preferem para pegar no lápis e nos demais objectos.





                    O meu atelier.

                    Comentar


                    • #40
                      Inserido Inicialmente por EducadoraLisa Ver Mensagem
                      Uma boa educadora deixa as crianças escolherem a mão que preferem para pegar no lápis e nos demais objectos.
                      Obrigada pela resposta.
                      Ontem comentei com a educadora e disse-me que não tinha notado que ele pegasse primeiro com a esquerda. Tem 3 crianças esquerdinas, mas que o meu filho não deu para perceber que seria canhoto pois teria "tratamento" como as tais crianças esquerdinas. De qualquer forma disse que ia ficar mais atenta a ele, e que fiz bem em dizer.
                      Disse-lhe que ele pode sair a mim, já que escrevo com a direita mas bato as palmas como se fosse canhota. Assim ela está avisada.

                      Comentar


                      • #41
                        olá

                        Tb sou mãe de um canhoto!
                        Deixo um conselho: tem atenção ao "material escolar" que ela usa, nomeadamente a tesoura, régua,...
                        Eu na altura procurei por diversos lados e tive bastante dificuldade para encontrar material escolar para canhotos. Através da net encontrei um site ingles, especializado em materiais para canhotos! Foi a minha safa
                        Lembro-me que a maior dificuldade que o miudo tinha era com a tesoura...

                        beijos
                        A

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X