Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Será os "terrible two"?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Será os "terrible two"?

    ola meninas

    venho aqui em tom de desabafo...pois realmente ja n sei o q fazer...alias, nem sei onde estamos a errar como pais...ou será q é a fase dos "terrible two"?

    a minha filha de 33 meses anda nessa fase! as birras começaram por volta dos 14/15 meses mas dps dos 24 meses tem sido sempre a piorar.

    Qd é contrariada, qd n percebemos o q ela diz, qd n faz o q quer la começa a bela da birra. Atira-se p o chao, berra, chora, esperneia, bate c as maos, os pés...enfim...o "diabo a sete"!!!

    Começa logo pelas 7h, p vestir, continua no caminho p a escola. E assim q chegamos a casa no final do dia, la voltamos outra vez ao mm filme!!! Claro q piora, qd percebe q n vou mudar de ideias e ela n vai satisfazer a sua vontade. Pq mais q me custe qd acho q n devo ceder, n cedo mm! Ha coisas q n da p ceder! É nao e pronto! Ha outras q n vale a pena estar a comprar uma guerra desnecessaria.

    É realmente desesperante!! Dou por mim desorientada, ja aos berros c ela (sim, eu sei q n resolve...q so piora...mas n é facil manter a calma apos meses a fio neste filme) e ja com vontade de desaparecer...

    Ja tentei uma serie de abordagens...sem qq resultado positivo...Ja pus de castigo, ja ralhei, ja dei palmada no rabo, ja ignorei, ja conversei, ja expliquei, ja negociei...agora estou na fase de explicar no inicio da birra e como ela nunca sequer quer ouvir e qd o faz o berreiro continua, acabo por deixar chorar. Q pode durar uma hora nisto...

    Como se comportam e como vcs agem c os vossos filhotes da mm idade perante a Srª Dª Birra? Onde estamos a errar?


    [/url]


    o nosso blog
    http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

  • #2
    Ola!

    Pois ja tinhamos puxado o assunto ali nos marcianinhos por isso deve ser mesmo da idade

    Algumas das ultimas birras ca em casa foram resolvidas com um guerra de cosegas! Ele comçou a gritar e espernear pela birra e acabaou a gritar e espernear com as cosegas. Decarrega, gasta energia e e fica masi facil falar com ele depois. Tambem descobri que funciona melhor ameaçar com o castigo do que castigar mesmo. Estamos cada vez com menos birras...

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      estou como a Rute..sobretudo quando é para vestir de manha e ele começa a querer fazer birra começo com as cocegas e tem passado, começa a rir e esquece-se.

      Pior é nas compras e no autocarro, ele está cansado, nos também...as vezes torna-se desesperante


      Comentar


      • #4
        Boa!!! Um metodo q n experimentei vou ja po-lo em pratica na prx "crise"! Apesar de ela qd esta na maldita birra e eu tento aproximar-me ela berra ainda mais e tenta a td o custo afastar-me...mas n custa nada tentar n é? pior n fica, ja esta tao mau...!! (espero eu...)

        Dps venho ca contar como correu a nova abordagem...

        bjs bjs e obrigada


        [/url]


        o nosso blog
        http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

        Comentar


        • #5
          Olá Rita,

          O meu terrível com os seus 30 meses, também anda no desafio constante aos limites da paciência dos pais.

          O que regra geral fazemos é estarmos atentos às alturas em que ocorrem as birras e reagir de forma diferente consoante essas alturas...

          A birra típica é ao jantar (começa mal se chega a casa, mas o pico é mesmo ao jantar), quando já está bastante cansado da escola e já começa a ter mais sono que qualquer outra necessidade e lá ficamos com a birra.

          Nesta altura damos o desconto e tentamos "afastar" a causa da birra criando outras distrações, que às vezes são coisas muito simples como uma conversa sobre um tema que sabemos que ele não fica indiferente, ou uma história de um livro ou fazer "música" com talheres...

          Ao longo do dia, há várias outras "causas" que têm uma influência enorme e nós nem pensamos... como a fome.

          Nos últimos dias, ele andava terrível, só a fazer asneiradas do piorio e a fazer umas birronas. De repente resolvi pensar no que tinha mudado e lá cheguei à causa que andava ali todos os dias diante do meu nariz, como quem diz nas minhas mãos: Como anda com bastante especturação e tosse com pieira temos-lhe dado Ventilan! Que infelizmente tem o efeito negativo de os excitar!

          Fora estas situações bem identificadas, sempre que acho que algo é mesmo para não fazer não cedo e a birra não demora muito tempo a passar (ao contrário do que acontece ao fim da tarde). Agora, o que acho que também não ajuda é haver vários nãos ao longo do dia, devemo-nos focar em nãos especificos e em vez de muitos nãos.

          Acho que já me alonguei... Não pensem é que com o que disse, é só mar de rosas todos os dias, acho é que as birras ficam mais controláveis e a extensão dos danos à paciência são menores. Com o benefício ainda de achar que ele fica mais ciente do que pode ou não fazer realmente.

          Comentar


          • #6
            Agama, era tudo o q eu mais queria...era identificar a causa q esta por tras da birra...n a directa...n sei se me faço entender! A sensaçao q tenho é q derrapei algures neste caminho...

            Se calhar o problema é mm meu (como ja ouvi dizer tantas vezes...)...mas onde??

            As distraçoes umas vezes resultam, outras nem tanto...

            Qt a ficar ciente do q pode ou n fazer...como eu gostava de ela interioriza-se essa informaçao...como eu gostavas!! Mantenho sempre o nao as mm coisas. Aquelas q acho q n ha mm outra alternativa (como por exemplo ir de pijama e pantufas p a escola, brincar c facas, n tomar banho, querer comprar tudo o q vê a frente qd n tenho alternativa de ir sem ela as compras...and so on, and so on...). Qt tempo mais demorará...???

            Provavelmente sou eu q estou a fazer um drama maior do q é a realidade...mas acreditem q estou a ser mt sincera qd digo q isto q isto (q ja dura ha uns bons meses) tem-me vindo a tirar as energias...fico triste qd o pouquissimo tempo q passo c a minha filha diariamente é sempre c berros, choros, ralhetes e afins...


            [/url]


            o nosso blog
            http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

            Comentar


            • #7
              Rita não desesperes a fase terrível dos 2 anos é mesmo realidade e quase todas as crianças passam por ela, umas é mais acentuada que outras mas todas acabam por deixar de ser aquele bebé dócil e complacente com o adulto para se tornar mais "rebelde" e com o Não na ponta da língua. É completamente normal e faz do desenvolvimento da criança.
              Vou fazer um post sobre isto no meu blog: http://educadoralisa.blogspot.com/ depois vê.





              O meu atelier.

              Comentar


              • #8
                Olá Rita,

                A minha "bebé" chama-se Rita e está com 32 meses. Não é muito birrenta, mas sim, desde que fez 2 anos que ficou mais, digamos "obstinada" :P

                Por aqui o que resulta:

                - Avisar das mudanças com antecedência (por exemplo, quando vai ter que parar de desenhar para ir jantar, aviso-a umas quantas vezes antes... se vejo que está na lua, peço-lhe que ela repita o que eu disse para saber que ela me ouviu)

                - Guerras de cócegas, como já foi referido

                - Quando tenho suspeita da razão da birra (sono ou fome), tento agir em conformidade. Por exemplo, se for fome e ela diz que não vai almoçar (ainda hoje fez isso), eu concordo e digo que só vai provar uma colher que eu lhe vou dar e depois só come se quizer. Depois de provar a 1ª colher, infalivelmente ela já quer comer pela sua mão e a birra desvanece-se. Se for sono, dou-lhe um pouco de colo ou deixo-a ir buscar a chucha ou o livro que lemos antes de dormir e fazer aquelas últimas actividades (lavar os dentes, etc), com a chucha ou o livro atrás.

                - Se acho que vai haver alguma actividade que vai desencadear uma birra, quando a aviso do que vamos fazer já digo uma actividade mais agradável que venha a seguir (por exemplo: quando acabar o Noddy, vamos tomar banho, mas o Noddy vai ficar aqui à tua espera e logo depois do banho já podes ver mais um episódio). Li algures que para as crianças não é nada garantido que as actividades possam ser retomadas mais tarde e que por isso lhes dizer que o vão poder fazer e explicar exactamente quando. Com a minha Rita noto que é tranquilizante e evita algumas birras.

                - Ultimamente já não tem sido necessário, mas também usava o "cantinho do pensamento" (também o faziam na escola): quando fazia alguma asneira, eu punha-a num canto qualquer e dizia-lhe que tinha que ficar ali a pensar. Deixava um minuto ou dois lá e depois voltava e falava com ela sobre a asneira. Era bom porque dava para eu tb me acalmar, mas sinceramente não sei se resultaria se ela não tivesse já o conceito interiorizado da escola.

                - Finalmente, às vezes também resulta deixar algumas escolhas em aberto, como perguntar-lhe quais as calças que quer vestir ou qual a actividade que quer primeiro. Como ela está numa fase que quer liderar os processos e fazer as coisas à sua maneira, isto às vezes também ajuda (se bem que agora, se são duas opções que não lhe interessam, ela já sabe bem dizer "nada disso"!... mesmo assim, às vezes ainda sugere ela própria uma alternativa que eu também acho aceitável...)

                Espero que alguma destas ideias possa resultar por aí,

                Beijinhos,

                Ana N







                Blogue: http://www.ana-neto.com

                Comentar


                • #9
                  Olá de novo Rita,

                  Reparei agora na tua barrinha que tens um outro filhote mais novo... Achas que pode ser tentativa de chamar a atenção?







                  Blogue: http://www.ana-neto.com

                  Comentar


                  • #10
                    a minha está na fase dos terrible three... ela até não é muito birrenta, mas é mais encarar tudo na brincadeira (começo a perceber a analogia do polvo no que se refere a vestir a criança), dizer não a tudo, fugir para corrermos atrás dela, e abanar com a mão (como sabe que não deve bater, abana a mão como se o estivesse a fazer).
                    Como reagir? Muita paciência, cocegas qd está com a birra (que não seja sono, nessa fase só funciona o mimo), qd não quer lavar os dentes canto-lhe uma ladainha(a Bia cheira mal dos dentes... e ela vem logo), ameaço descanço (lá na escola os castigos consistem em sentarem-se a um canto a "descansar"), ameaço que me zango, faço cara feia, de vez em quando um berro mais alto, enfim, vai-se lidando conforme a situação e o momento!
                    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                    Vendas em 1ª e 2ª mão;

                    Comentar


                    • #11
                      Olá!

                      este tópico é bastante interessante e revejo-me nele a 100%! tb notei uma mudança desde o momento em q fez os 2 anos!

                      às vezes tb me salta a tampa e dou um grito... mas tenho conseguido controlar a situação... ela comigo já sabe que não pode "abusar".

                      de manhã é o pai q a veste e a leva à escola e de facto a coisa é complicada... chega a estar 1 hora a tentar vesti-la!!! eu acho que ele é mais coração de manteiga e por isso ela aproveita!

                      eu fico sempre sozinha com ela no fim do dia. qdo estamos no carro a caminha de casa (e às vezes ainda na escola) já vai a dizer q não quer jantar.... enfim.... dps não quer tomar banho (aqui tem havido mais choradeira pq com este frio só tenho dado chuveiradas rápidas...). na hora de ir p a cama a rotina mudou um pouco pq antes eu punha-a na cama logo sem problemas, mas agora ela quer sempre um colinho bem longo (eu nem desgosto!!)...

                      qdo janta bem pode brincar, qdo não janta ela já sabe... nada de história e brincadeira!

                      eu admito q sou mto rígida... mas consigo levar a coisa...

                      na realidade os dramas vão continuar o tema é q muda! pior mesmo é ter filhos adolescentes!!! :0)

                      bjs.






                      Mães OMS Sócia nº 105

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por anananet Ver Mensagem
                        Olá de novo Rita,

                        Reparei agora na tua barrinha que tens um outro filhote mais novo... Achas que pode ser tentativa de chamar a atenção?
                        Ola Ana

                        Sim é mt possivel! E desde q o Afonso nasceu q tento minimizar esse "estrago" e ha mt coisa q é notoria...desde q o mano nasceu q ela começou a roer as unhas (tanto das maos como dos pés...qd as apanha), deixou de dormir a noite toda ...claro q ha outras coisas q foram mudando e q n acho q esteja intimamente ligado, mas pode-se ter agravado c essa realidade. Tal como as birras, o responder mal...

                        Ainda ha uns dias comentava esta situaçãos com uma amiga q tem 3 filhos (dois deles tb c pouca diferença de idades)...dizia-lhe a a leonor agora anda numa de me mandar embora, "shaiiiiii daquiiiiiii", "vai emboiaaaaaa", etc etc etc...e ela disse-me logo "ahh esse sai daqui é claramente um "vem cá já"!!". Fiquei a pensar nisso e mudei a minha atitude. Inves de ralhar e dizer q n se fala assim c ninguem e mt menos c a mãe e ir-me embora, meto-me c ela! Começo no "gozo" a dizer-lhe "nao queres a mae?????? mau mau mau!!! Mas a mae quer fazer miminhos/brincar c a leonor!" e agarro-a, brinco, faço cocegas. Realmente a atitude dela muda logo perante este meu comportamento. E tenho vndo a reparar q tem minimizado a intensidade e frequencia das birras.

                        Eu tb ando mais calma e controlada o q ajuda MUITOOOOO! Cada vez mais vejo, compreendo, admito q o comportamento dos nossos filhos sao o espelho de quem toma conta deles, de quem eles gostam, de quem os cria. E esta constataçao na pratica (pq a teoria ja a sabia de cor!!) foi um "abre olhos".

                        Qt a chamada de atençao/ciumes do irmao...n sei bem como contornar esta situaçao. Ha coisas q sao assim e n ha mudança possivel...sempre tentei multiplicar por dois a atençao, as btincadeiras (ter brincadeiras separadas e conjuntas), fazer programas separados c cada um deles e em familia, etc etc...n sei mais o q hei-de fazer p minimizar isto...


                        [/url]


                        o nosso blog
                        http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                        Comentar


                        • #13
                          Ola Rita

                          Agora a tua mensagem sobre as brincadeiras com cada um lembrou-me uma coisa que li sobre "ciumes" de irmaos. Que contraproducente a historia do programa especial com o mais velho para compensar. Porque eles ficam a pensar que ha programa especial com eles sem o irmao entao tambem havera ao conrario e que eles estao a ser excluidos de algum programa divertido que é só para o mano...

                          Beijinhos
                          Rute

                          O meu parto de 14 dias
                          Bebes e Mamas marcianas de 2008
                          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                          Comentar


                          • #14
                            ola Rute!

                            Mas nos n fazemos programas especiais c nenhum deles p compensar nada...

                            A questao de fazer programas separados é p a atençao ser direccionada. Pq qd estao os dois n ha atençao especifica a cada um. Acho importante! Mas n é p compensar nada! E nao me parece mau q um saiba q se faz isso...ate pq se faz c os dois! Mas será q isso é errado??

                            Ja li isto em varios autores q escrevem sobre o tema. Nomeadamente o Dr. Cordeiro...
                            Ultima edição por ritaSP; 26-12-2010, 23:33.


                            [/url]


                            o nosso blog
                            http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                            Comentar


                            • #15
                              Rita eu nao faço ideia nenhuma do que é certo nem errado! Ando como tu no ir fazendo como me parece. So achei curiosa essa recomendaçao exactamente por ser um pouco diferente do que é corrente recomendar-se... Como eu tudo eu diria que nomeio é que esta a virtude.

                              Beijinhos
                              Rute

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X