Ola!
Eu vivo em Espanha e o meu filho mais velho anda na creche desde os 4 meses e meio e fez ontem 3 anos. O sistema de funcionamento é mais tipo ludoteca, ja que os meninos estao todos misturados e sao integrados nas actividade de acordo com a idade e nao organizados em turmas. Todas as educadoras/auxiliares estao com todos. Excepto os mais velhos (que fazem 3 anos agora) que de manha teem um periodo de 2 horas mais ou menos de "aulas". Sempre com a mesma educadora, numa sala separada, ja com mesa e cadeira para cada um com nome e tudo. As actividades nao sao rigidas mas ha um conjunto de assuntos a cobrir que supostamente é o que se espera que saibam no ano seguinte quando entram na escola infantil que o equivalente â nossa pre.
Na semana passada recebi o boletim de avaliaçao intermedio (mandam outro no fim do ano) onde listam os topicos trabalhados e dao uma cor (verde, amarelo ou vermelho segundo a criança domina, ainda lhe falta um bocadinho ou precisa de um empurrao).
Como estou fora do pais e nao sei bem como sao as coisas por ai fico na duvida se estes conteudos seriam iguais ao que por ai se pratica. Ora em traduçao livre:
Como sou e o que faço
- partilho, ajudo, participo e colaboro nas tarefas da turma
- sei como se chamam e onde estao as partes do dcorpo
- respeito as normas de convivencia dentro da turma
- distingo entre: cima/baixo, dentro/fora, perto/lonje
- tenho adquiridos habitos de higiene, alimentaçao e descanso
- presto atençao e observo as actividades da turma
- faço cada vez mais coisas sozinho
- faço rabiscos
Na creche e com os meus amigos
- guardo e ordeno a sala
- conheço os espaços da creche
- sei a diferença entre as estaçoes do ano
- participo nas festas e celebraçoes da creche
- participo e cuido dos elementos da creche
- relaciono-me, jogo com e respeito os meu companheiros
- obedeço e relaciono-me com as educadoras
- sei a diferença entre os espaços da creche, de casa e da rua
O que digo e entendo
- comprendo ordens simples
- distingo em objectos as cores (azul, vermelho e amarelo), tamanho (grande e pequeno) e formas (circulo, quadrado e
triangulo)
-pronuncio e construio frases correctamente
- sei qual é o meu nome proprio escrito
- presto atençao e participo quando contam uma historia
- sei o que o som e o silencio
- divirto-me, interpreto e danço diversas cançoes e danças
- leio e sei o que significam algumas imagens
Os topicos que o meu filho tem a vermelho nao me surpreendem e so demontram que ele é lá o mesmo que em casa: um insurrecto ( presto atençao e observo as actividades da turma, - obedeço e relaciono-me com as educadoras, - presto atençao e participo quando contam uma historia) e da dificuldade com a lingua que isto de ser bilingue esta a passar factura (pronuncio e construio frases correctamente). De resto tem uns quantos amarelos em tudo o que a compreensao, respeito, colaboraçao diz respeito, nas estaçoes do ano e no distinguir silencio e ruido (o que ca para mim a dificldade nao é distinguir mas respeitar). Mas a minha duvida nao é tanto no seu desempenho, mas em saber que o que estao a "avaliar" é o que se esperaria...
Mamas mais experientes e educadoras que me dizem?
Obrigada!
Rute
Eu vivo em Espanha e o meu filho mais velho anda na creche desde os 4 meses e meio e fez ontem 3 anos. O sistema de funcionamento é mais tipo ludoteca, ja que os meninos estao todos misturados e sao integrados nas actividade de acordo com a idade e nao organizados em turmas. Todas as educadoras/auxiliares estao com todos. Excepto os mais velhos (que fazem 3 anos agora) que de manha teem um periodo de 2 horas mais ou menos de "aulas". Sempre com a mesma educadora, numa sala separada, ja com mesa e cadeira para cada um com nome e tudo. As actividades nao sao rigidas mas ha um conjunto de assuntos a cobrir que supostamente é o que se espera que saibam no ano seguinte quando entram na escola infantil que o equivalente â nossa pre.
Na semana passada recebi o boletim de avaliaçao intermedio (mandam outro no fim do ano) onde listam os topicos trabalhados e dao uma cor (verde, amarelo ou vermelho segundo a criança domina, ainda lhe falta um bocadinho ou precisa de um empurrao).
Como estou fora do pais e nao sei bem como sao as coisas por ai fico na duvida se estes conteudos seriam iguais ao que por ai se pratica. Ora em traduçao livre:
Como sou e o que faço
- partilho, ajudo, participo e colaboro nas tarefas da turma
- sei como se chamam e onde estao as partes do dcorpo
- respeito as normas de convivencia dentro da turma
- distingo entre: cima/baixo, dentro/fora, perto/lonje
- tenho adquiridos habitos de higiene, alimentaçao e descanso
- presto atençao e observo as actividades da turma
- faço cada vez mais coisas sozinho
- faço rabiscos
Na creche e com os meus amigos
- guardo e ordeno a sala
- conheço os espaços da creche
- sei a diferença entre as estaçoes do ano
- participo nas festas e celebraçoes da creche
- participo e cuido dos elementos da creche
- relaciono-me, jogo com e respeito os meu companheiros
- obedeço e relaciono-me com as educadoras
- sei a diferença entre os espaços da creche, de casa e da rua
O que digo e entendo
- comprendo ordens simples
- distingo em objectos as cores (azul, vermelho e amarelo), tamanho (grande e pequeno) e formas (circulo, quadrado e
triangulo)
-pronuncio e construio frases correctamente
- sei qual é o meu nome proprio escrito
- presto atençao e participo quando contam uma historia
- sei o que o som e o silencio
- divirto-me, interpreto e danço diversas cançoes e danças
- leio e sei o que significam algumas imagens
Os topicos que o meu filho tem a vermelho nao me surpreendem e so demontram que ele é lá o mesmo que em casa: um insurrecto ( presto atençao e observo as actividades da turma, - obedeço e relaciono-me com as educadoras, - presto atençao e participo quando contam uma historia) e da dificuldade com a lingua que isto de ser bilingue esta a passar factura (pronuncio e construio frases correctamente). De resto tem uns quantos amarelos em tudo o que a compreensao, respeito, colaboraçao diz respeito, nas estaçoes do ano e no distinguir silencio e ruido (o que ca para mim a dificldade nao é distinguir mas respeitar). Mas a minha duvida nao é tanto no seu desempenho, mas em saber que o que estao a "avaliar" é o que se esperaria...
Mamas mais experientes e educadoras que me dizem?
Obrigada!
Rute
Comentar