Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

o que se espera aos 3 anos...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • o que se espera aos 3 anos...

    Ola!
    Eu vivo em Espanha e o meu filho mais velho anda na creche desde os 4 meses e meio e fez ontem 3 anos. O sistema de funcionamento é mais tipo ludoteca, ja que os meninos estao todos misturados e sao integrados nas actividade de acordo com a idade e nao organizados em turmas. Todas as educadoras/auxiliares estao com todos. Excepto os mais velhos (que fazem 3 anos agora) que de manha teem um periodo de 2 horas mais ou menos de "aulas". Sempre com a mesma educadora, numa sala separada, ja com mesa e cadeira para cada um com nome e tudo. As actividades nao sao rigidas mas ha um conjunto de assuntos a cobrir que supostamente é o que se espera que saibam no ano seguinte quando entram na escola infantil que o equivalente â nossa pre.
    Na semana passada recebi o boletim de avaliaçao intermedio (mandam outro no fim do ano) onde listam os topicos trabalhados e dao uma cor (verde, amarelo ou vermelho segundo a criança domina, ainda lhe falta um bocadinho ou precisa de um empurrao).

    Como estou fora do pais e nao sei bem como sao as coisas por ai fico na duvida se estes conteudos seriam iguais ao que por ai se pratica. Ora em traduçao livre:

    Como sou e o que faço

    - partilho, ajudo, participo e colaboro nas tarefas da turma
    - sei como se chamam e onde estao as partes do dcorpo
    - respeito as normas de convivencia dentro da turma
    - distingo entre: cima/baixo, dentro/fora, perto/lonje
    - tenho adquiridos habitos de higiene, alimentaçao e descanso
    - presto atençao e observo as actividades da turma
    - faço cada vez mais coisas sozinho
    - faço rabiscos

    Na creche e com os meus amigos

    - guardo e ordeno a sala
    - conheço os espaços da creche
    - sei a diferença entre as estaçoes do ano
    - participo nas festas e celebraçoes da creche
    - participo e cuido dos elementos da creche
    - relaciono-me, jogo com e respeito os meu companheiros
    - obedeço e relaciono-me com as educadoras
    - sei a diferença entre os espaços da creche, de casa e da rua

    O que digo e entendo
    - comprendo ordens simples
    - distingo em objectos as cores (azul, vermelho e amarelo), tamanho (grande e pequeno) e formas (circulo, quadrado e
    triangulo)
    -pronuncio e construio frases correctamente
    - sei qual é o meu nome proprio escrito
    - presto atençao e participo quando contam uma historia
    - sei o que o som e o silencio
    - divirto-me, interpreto e danço diversas cançoes e danças
    - leio e sei o que significam algumas imagens

    Os topicos que o meu filho tem a vermelho nao me surpreendem e so demontram que ele é lá o mesmo que em casa: um insurrecto ( presto atençao e observo as actividades da turma, - obedeço e relaciono-me com as educadoras, - presto atençao e participo quando contam uma historia) e da dificuldade com a lingua que isto de ser bilingue esta a passar factura (pronuncio e construio frases correctamente). De resto tem uns quantos amarelos em tudo o que a compreensao, respeito, colaboraçao diz respeito, nas estaçoes do ano e no distinguir silencio e ruido (o que ca para mim a dificldade nao é distinguir mas respeitar). Mas a minha duvida nao é tanto no seu desempenho, mas em saber que o que estao a "avaliar" é o que se esperaria...

    Mamas mais experientes e educadoras que me dizem?

    Obrigada!
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

  • #2
    Oi

    o meu míudo tb trouxe avaliação em Janeiro. Vai fazer 4 anos, mas na sala dele há meninos mais novos com 3 anos e meio e alguns com 3 anos até Dezembro de 2010.

    Pelo que pude comparar: Muitas coisas semelhantes à tua avaliação.
    Sem ir buscar os papéis pq estou preguiçosa , pelo q me lembro na escola do meu dividem mais ou menos nestas áreas:
    A criança no meio (inclui o comer à mesa, uso de talheres, limpar a boca, respeitar as ordens, participação na actividades...por aí)
    A criança com os educadores e colegas (respeito, cumprimento de ordens/orientações, atitude, educação, simpatia, à vontade...e assim)
    A criança na aula de ginástica (movimentos q faz, se gosta da aula, se participa, se há algum movimento que execute com dificulfdade)
    A criança na aula de música (se distingue tons, sons, instrumentos,se gosta, se participa...)
    A criança e a matemática ( se associa números ditos a números em dedos da mão ou figuras ou quantidades, se sabe contar até número x ou y...)
    A criança e a motricidade (se sabe pintar dentro de limites, se desenha o corpo inteiro, se sabe lavar as mãos, se vai à casa de banho sozinha.Sabe abotoar e desabotoar o bibe, sabe colocar e retirar os sapatos sozinho, sabe pendurar o bibe e casaco no seu cabide, ..)

    É por aqui..
    Aquilo tem umas 4 folhas de avaliação nestes e mais alguns pontos. Mas eu há 29 anos, teria eu perto da idade do meu míudo e tb tive avaliações semelhantes na creche em que andei. Ainda hoje guardo as minhas avaliações num papel amareeeelo de algum tempo q já tem.

    Parece-me dentro do normal!
    aquilo a q o meu miudo teve classificação de um boneco com um sorriso recto é equivalente ao teu amarelo. O smile triste é o teu vermelho e o smile alegre é o teu verde.
    O meu n teve vermelhos, mas uns 4 ou 5 amarelos. São coisas q não sabe fazer ainda mto bem sozinho, mas chama-nos assim a atenção para pormenores q podemos estimular ou treinar em casa
    bjs,
    Luísa

    Comentar


    • #3
      Olá!

      Nessa idade os critérios que avaliaram à minha filhota foram mais ou menos os mesmo.
      As excepções:
      - sei a diferença entre as estaçoes do ano
      - sei qual é o meu nome proprio escrito

      Mesmo o "pronuncio e construio frases correctamente" parece-me um pouco relativo... uma criançade 3 anos controi frases... mas correctamente? Há os belos pontapés na gramática


      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

      Comentar


      • #4
        Obrigada mamas!

        pois imaginei que nao fosse muito diferente. Mas como nem eu nem os meus irmaos ou marido andamso em infantario isto é um mundo novo

        MBprincesa ca por casa as frases constroem-se muito mal, por muito pouca que fosse a "exigencia" o meu esta abaixo do esperado. Aos 2 anos parei para pensar na resposta quando o pediatra perguntou se dizia frases de 2 ou 3 palavras. Agora com 3 as frases sao sequencias de palavras e por uma ordem estranha. Por exemplo ontem teve um descuido e molhou as calças a fazer chichi. quando eu cheguei qusi contar e saiu um: "Chichi chao calças meias"

        Como eu casa falamos portugues e la fora ele usa o castelhano é possivel que esteja ai a dificuldade extra. Depois ainda usa chupeta em casa (agora mais desde que deixou a mama) e com a boca ocupada nao se fala tanto, certo? Estou a dar-lhe algum tempo mais antes de preocupar-me (ate porque ele fez rastreio auditivo quando nasceu) ja que ele devagar mas evolui. Sexta feira tem a consulta dos 3 anos e vou comentar isso com a enfermeira a ver que pensa.

        As das estaçoes do ano tambem me surprendeu porque nunca me tinha ocorrido explicar-lhe tal coisa. O nome escrito para eles é como uma imagem. Esta escrito na cadeira e eles reconhecem o "desenho".

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Na escola do meu filho todos os anos há um projecto educativo. Na sala dos 3 anos o tema do projecto era "Vamos brincar com as palavras".
          As competências a desenvolver em cada área eram:

          Área do Conhecimento do Mundo

          -Conhecer o meio envolvente;
          -Revelar curiosidade e espírito crítico;
          -Revelar interesse pela preservação do meio ambiente;
          -Conhecer e explorar os meios de transporte;
          -Identificar diversas profissões

          Área de Formação Pessoal e Social
          -Reconhecer a sua identidade;
          -Expressar adequadamente os seus gostos,preferências e emoções;
          -Cumprir as regras da sala;
          -Respeitar os outros;
          -Resolver conflitos sem usar comportamentos agressivos;
          -Ser autónomo;
          -Arrumar o que desarruma espontaneamente;
          -Esperar pela sua vez para falar;
          -Desenvolver capacidades de atenção e de observação.

          Área da Expressão e Comunicação

          -Domínio da linguagem (exprimir sentimentos, desejos, ideias através da linguagem oral, aprender e compreender narrações, contos, canções...);
          -Expressão plástica (desenvolver a imaginação e criatividade,desenvolver a destreza manual, desenhar a figura humana);
          -Expressão motora: desenvolver a motrocidade global,conhecer o esquema corporal,definir a mão dominante, conhecer noções de espaço (em cima, em baixo...);
          -Expressão musical (incentivar o gosto pela música);
          -Expressão dramática (incentivar a expressão e comunicação);
          -Domínio da matemática: fomentar e desenvolver a iniciação do gosto pela matemática, revisão das cores, aquisição da noção de opostos (pequeno/ grande, aberto/ fechado, longe/ perto...), identificar algumas formas geométricas, aquisição das noções espaço- temporais (dia/ noite, manhã/ tarde, dias da semana...)

          Comentar


          • #6
            rbalmeid isso é também aquilo que é costume avaliar-se cá na sala dos 2/3 anos (creche) - equivalente onde está o teu.
            morabeza o teu filho já está na pré por isso já se avaliam outras competências, tal como o filho da luisa pois mesmo existindo crianças na sala com 3 anos feitos em Dezembro esses meninos já têm capacidade para adquirir outras competências. Diferentes de quem está na creche.





            O meu atelier.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por EducadoraLisa Ver Mensagem
              rbalmeid isso é também aquilo que é costume avaliar-se cá na sala dos 2/3 anos (creche) - equivalente onde está o teu.
              morabeza o teu filho já está na pré por isso já se avaliam outras competências, tal como o filho da luisa pois mesmo existindo crianças na sala com 3 anos feitos em Dezembro esses meninos já têm capacidade para adquirir outras competências. Diferentes de quem está na creche.
              Obrigada!

              Pelo o que me dizem as educadoras sobre o programa dapre de ca, parece-me um pouco diferente de Portugal ja que os miudos aprendem a ler/escrever na turma dos 5 anos. Apesar da frequencia na infantil nao ser obrigatoria (so a primaria) quase todos os miudos frequentam ja que é gratuita e da acesso preferencial â escola primaria associada. Ora se a infantil é diferente estava a pensar que a vertente creche tambem poderia ser... Ja vi que é mais ou menos o mesmo que por ai!

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Olá. Os conteúdos parecem ser semelhantes, como já te disseram. Também noto que a questão das estações e do reconhecimento do nome escrito serão um pouco avançadas para a idade. Em relação aos vermelhos que ele teve parece-me que será uma questão de personalidade mais do que de aprendizagem. Ainda assim notas que estará ligeiramente atrasado na fala e relacionas com a chucha e com as duas línguas. Nesta ultima não me posso pronunciar pq não tenho experiência mas na chucha concordo. Nesta idade é mesmo aconselhável que não a use. Eles não comunicam tanto quando a têm permanentemente na boca. De resto, creio que já farás o aconselhável: muita leitura, muito dialogo, muita comunicação.
                Bj

                Comentar


                • #9
                  Ola SuMa. Sim eu estou convencida que tudo o que é normas, implique silencio, calma, estar sentadinho e obedecer vai demorar muito tempo até cumprir. Vai contra a natureza dele LOL

                  A chucha nao me preocupava porque ele ha 1 ano atras so a pedia mesmo para dormir. Ao longo deste ano piorou! O logico seria pensar que foram as mudanças todas na vida dele: a minha gravidez a notar-se e refletir-se no meu humor, mudamos de casa, viajamos para Portugal, o pai veio a para ca e ficou 1 mes e meio longe, varias mudanças de casa em Portugal entre a casa da aldeia, a dos meus pais e da minha sogra, depois o nascimento do irmao e o regresso a Espanha. Esteve ser ir a creche desde meio de Julho ate Novembro. Enfim muitas mudanças.

                  Mas sabes qual a mudança no meio disto tudo que eu mais associo ao aumento do uso da chucha? Ter desmamado! Foi nessa altura que aumentou o tempo que passa com a dita na boca, a pedi-la com muita frequencia e a ser dificil desviar a atençao para outras coisas. Devagarinho la vou roubando a dita quando ele se distrai, mantenho-a longe de vista. O objectivo para ja é que ele so a use para adormecer. Pelo menos questao da fala ja nao agravaria por ai. A ver vamos.

                  Beijinhos e obrigada
                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar

                  slot_bottomleaderboard_post

                  Collapse
                  Working...
                  X