Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Obrigar ou não obrigar, eis a questão...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Vou dar o meu próprio exemplo.
    Eu sempre comi mal qd era criança.
    Do q me lembro:
    Leite não gostava, era mais iogurtes.
    Peixe e carne (excepto frango) era um martirio, comia pouquinho e ficava horas.
    Sopa, salada e legumes não comia.
    Fruta, era maça, pera, laranjas, clementinas e uvas.

    Os meus pais ora insistiam, ora obrigavam, ora desistiam.
    Era stressante para todos e nenhuma das hipoteses me fazia comer o q eu não queria.

    Muitas vezes "escorregou" comida para o cão q andava debaixo da mesa.

    Era muito magricelas e só ganhei algum peso a mais depois de ter engravidado.
    A minha mãe stressava de me ver magrinha, como todas vocês dizem, até pq existe sempre alguém pronto a reparar e a dar palpites.

    Na escola sempre tive bom aproveitamento, excepto na educação fisica mas isso era derivado da asma de esforço.
    Resolveu-se com recurso à natação (fiquei com o corpinho todo moldado ) ao mesmo tempo q me deram umas vacinas para as alergias, pela altura da adolescência, qd melhorei um pouco.

    Nessa altura, passei a comer melhor e deixei de ser "pele e osso" como costumam dizer e só depois dos 20's comecei a comer legumes e sopa.
    Não como carne, tornou-se insuportável.
    Ao leite de vaca normal tenho alergias.

    À pouco tempo, com vários estudos meus, concluí q o meu sistema tem dificuldade em digerir a carne (especialmente a vermelha), daí a recusa.
    Por causa dos adenoides inchados (aos quais fui operada) e por causa das alergias q causam obstrução nasal, descobri q quem sofre destas patologias, tem mais dificuldade em arranjar apetite, pq o sistema não funciona bem. As dificuldades para mastigar e respirar ao mesmo tempo pela boca provocam falta de apetite. Sem sentir o cheiro dos alimentos, a criança não tem motivação para comer.

    Instintivamente sempre me recusei a comer cogumelos (mesmo sem nunca os ter provado) e descobri (através de testes) q o meu sistema reaje de forma anormal aos fungos. O médico aconselhou-me a não os comer.

    Tb existe a recusa dos alimentos só pq sim.

    E qt a isso vi um documentário elucidativo.
    O cérebro precisa de tempo para se habituar a novas texturas e sabores.
    O truque é insistir sem stresses.
    Oferecer, deixar explorar, com as mãos, com o garfo, com os olhos.
    Mas tem q se ter a consciência de q isto pode demorar semanas ou meses ou anos.

    Cá em casa tenho alturas de insistir bastante, a mais velha depois de ter nascido a irmã tornou-se mais preguiçosa para comer, pq quer q alguém lhe dê a comida à boca tb.
    As minhas filhas ficaram com um "mix" genético dos pais: a mais velha é boa boca (como o pai) mas tem dificuldade em experimentar coisas novas (como eu tinha); a mais nova tem pouco apetite (desconfio q pelos mesmos motivos q eu tinha) e demora a habituar-se às novidades (como eu era) mas prova tudo o q lhe dão (como o pai) .
    Nem uma nem outra querem ver salada à frente, a mais velha com 4, come pouca variedade de fruta e a mais nova com 2, ainda só quer fruta passada ou em sumos.

    Não sou adepta da msg q se passa nas escolas q os meninos tem q comer tudo igual , porque os meninos têm gostos diferentes.

    Se não come legumes na comida, come sopa, se não come sopa, come legumes, se não come fruta hoje, come amanhã.

    Para terminar, na India, surgiram já vários exemplos estudados pela medicina ocidental, de homens q deixaram de comer e beber à decadas e são saudáveis.
    E esta hein ?!
    Ultima edição por Girassol@PB; 16-02-2011, 16:21.

    Comentar


    • #17
      Ainda hoje a minha fez um filme para comer a sopa e mandou-ma comer a mim. Tentámos várias vezes. Comeu fruta passada (uma maçã, uma pêra e sumo de meia laranja) e não quis mais nada. Olha, que se lixe. Detesto ver forçar os miúdos. Como provou a 1ª colher de sopa e nem distraída com a música do pingo Doce lá foi, o almoço dela foi a fruta e mama. Se for preciso anda assim uns dias e depois come de tudo. Eu prefiro não obrigar.
      2 filhotes lindos

      Comentar


      • #18
        e ainda outra coisa: acho q temos este stress de termos que comer e parecer anafadinhos por uma questão cultural.
        No tempo dos nossos pais e avós, passou-se muita fome e esse medo ainda tem reflexos hoje em dia.

        Tomei conta de várias crianças cujos pais eram de outros países (reino unido, irlanda, holanda) e era tão normal comerem leite com cereais ao jantar, como comerem uma refeição de carne.
        E eram familias bem formadas, com crianças saudáveis e inteligentes.
        Simplesmente era natural comerem menos ao jantar.

        Na minha opinião, acho isso mais saudável que enfiar comida pela boca adentro, só para que coma um bocadinho de carne.
        Qd eu era criança a minha mãe às vezes tb me dava ao jantar refeições mais ligeiras por causa do stress de eu não comer e hoje sei que ela estava certa embora se sentisse (erradamente) mal por causa isso.

        Comentar


        • #19
          Eu cada vez mais me mentalizo que a minha filha já sabe bem pedir o que quer. Se ela não quer comer nada, se lhe pergunto se quer queijo, pão, sopa, fruta, etc etc e ela diz que não quer é mesmo porque não quer. E acho melhor não insistir.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #20
            Fugindo aqui à média...
            Cá em casa o míudo q tem 4 anos sempre foi "bom de boca".
            No entanto as coisas funcionam assim:
            Horas das refeições são para cumprir- 5 ref /dia e fora disso...nada.Então em geral terá fome à hora da refeição.
            Se estiver doente, indisposto ou "cheio" (quase no fim da refeição) não obrigo a comer.
            Não forço nada "boca abaixo".
            Mas em circunstâncias normais, da mesa não sai sem comer o que lhe coloco. Se não quiser digo-lhe que irá então para o seu quarto pensar sobre o assunto pois alimentarmo-nos é algo importante que faz bem à saúde. Se insistir e fizer birra que não quer ou vai pensar ou sabe que na hora da refeição seguinte irá comer precisamente aquela comida. Portanto, se não quiser o almoço de peixe com batatas, comerá ao lanche peixe com batatas...
            A sopa é sempre em 1º e não come mais nada se não comer a sopa 1º. A fruta é sempre no final...e não sai da mesa sem a fruta.
            A minha experiência é positiva. Desde q começou a comer sozinho q isto funciona assim. Ele aceita sempre comer (embora isto da recusa não aconteça com frequência).
            Para mim é uma questão de regras, não apenas de se alimentar com todos os nutrientes.
            Ele não gosta de cebola ou pimentos, ..então esses não os coloco visíveis no prato e vão de outra forma.
            Já coloquei esta questão a uma colega psicóloga que me deu um feedback positivo sobre esta forma de agir.
            O pediatra é da mesma opinião. Aliás, antes sequer de ele começar a comer sozinho foi o pediatra quem me disse: se ele n quiser, pois bem, come mais tarde, mas come essa comida, pois se lhe fizer outra coisa q ele aprecie mais ele vai saber que pode recusar a outra. Concordei de imediato.
            Fui ensinada assim e é assim que procedo.
            É possível que a maioria das mamãs que comentaram este tópico, não concordem, mas...são opiniões e formas de educar diferentes. Não considero que o estou a obrigar, isto é, não coloco na palavra obrigar (neste caso) um tom perjorativo. Considero que o estou a ensinar.

            Comentar


            • #21
              Sabes Luisa o meu filho as vezes tambem lancha carne com massa (ou que seja) simplesmente porque a hora de almoço o sono era tanto que depois da sopa nao quis mais nada e foi dormir. pois quando acorda da sestsa muitas vezes pede o almoço! E se quer come! Nao é um castigo! LOL

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #22
                lol...ya,
                eu entendo o que dizes.Essas situações podem suceder, claro!
                Eu referia-me mais ao não querer comer por hábito ou birra. E tb não acho um castigo. É uma questão de regra, de aprender q a comida não se deita fora, etc..essas coisas
                bj

                Comentar


                • #23
                  Pois o Bruno sabe bem que a comida nao se deita fora... quando nao quer mais diz "Papa nao! Pai senta, come!" Ou seja o resto do prato que coma o pai!

                  Aqui em casa por norma os restos comem-se sempre noutra refeiçao, fazemos muitas refeiçoes de restos. E se o Bruno nao quis um prato ao jantar por birra ou seja pelo que for yambem muitas vezes come noutra refeiçao, porque a comida nao se pode estragar. So nao insisto nem lhe volto a dar se nao come porque nao gostou. Acho que tem direito a isso.

                  beijinhos
                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #24
                    Olá,

                    Já venho um pouco atrasada, mas o que acontece com o meu filho (27 meses) é que sempre recusou os solidos, ou seja, nem pensar em comer arroz, massa, batata cozida, carne, peixe, nem mesmo fruta, nao come nada inteiro - apenas bolachas e pao. de resto so quer papa, iogurtes e sopa. A comida inteira normalmente nem conseguimos meter-lhe na boca, a não ser que esteja muito distraido, o que é raro. A opção de o deixar sem comer e depois oferecer a comida qd ele realmente esta a morrer de fome, não existe, ele sp recusa, e parece que nunca fica com fome. Para nao haver muitas guerras traumatizantes p/ todos a solução foi: ao jantar come um grande prato de sopa, feita com um bocado de carne e com tudo e mais alguma coisa, p/ nao lhe faltar nada. Da-mos lhe sp o prato de comida a seguir, que uma vez ele brinca com a comida outras tira logo o prato da frente dele. A fruta, da-mos passada, e nao pode ser qualquer uma que ele nao come, nem mesmo maça cozida - e tem sp acesso a fruta inteira. Estamos a espera do dia que ele por iniciativa propria queria comer da n/ comida. Ao almoço normalmente come farinha de pau ou açorda, onde mais uma vez tem a carne ou peixe e metemos para la varios legumes.

                    Já experimentei deixa-lo a comer no infantario com os outros meninos, para ver se resiltava, mas nada, nem pensar em tocar na comida, so come a sopa, a fruta e comida ninguem consegue dar-lhe, mas ele mesmo diz que os outros comeram tudo e ele so comeu a sopa.

                    O pediatra acha que mais vale ir alimentando-o do que nao comer nada, e que há-de chegar o dia que ele vai querer comer da n comida e fartar-se da dele.

                    bjs

                    Comentar


                    • #25
                      A minha filha tem 21 meses e ainda come a sopa passada com carne ou peixe. Só quando sei que vai comer a proteína (quando é ovo cozido) é que não meto nada na sopa. ocasionalmente ainda come fruta passada mas nunca comeu maçã cozida. Acho que também temos de respeitar alguns gostos deles. Desde pequenina que a minha não comia maçã, cozida ou crua. pura e simplesmente não gostava. Afinal, só gosta dela inteira. Dou muitas vezes maçã passada mas é com outras coisas misturadas.

                      Uma vez vi um documentário sobre a alimentação em que explicavam que as crianças têm um paladar diferente dos adultos e têm de se habituar a certos sabores para gostarem deles. Disseram que, em média, uma criança tem de provar uma coisa 10 vezes para decidir que gosta e fizeram um teste: ofereceram a um rapaz durante 10 dias abacate, que ele odiava. Só tinha de provar. O que é certo é que ao 10º dia ele comia abacate na boa. Eu faço o mesmo com a minha filha. Se lhe dou algo novo, só exijo que prove. Normalmente prova e cospe mas o tomate, por exemplo, já o come bem.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #26
                        Eu não stresso com a comida e o meu filho também é um pisco a comer. Houve uma altura em que comia mesmo mal e aí stressava simplesmente porque achava que ele não se alimentava em condições. Agora, há dias que come melhor outros pior mas é muito esquisito com a comida. Por exemplo, batata ou tudo que tenha que ver com isso (puré e afins) nem pensar. Mas lá está a pediatra disse para nunca deixar de oferecer, se come menos paciência mas se nunca mais lhe oferecer vai acabar por rejeitar completamente. Eu sou da opinião que eles, tal como nós, não têm que gostar de tudo. As refeições são iguais para toda a família e desde que veja que comeu razoavelmente não estou ali em campo de batalha porque o prato tem que ficar limpo. Contudo, já ficou na cadeira para lá da hora da refeição para acabar mas simplesmente porque quase não tinha provado a comida. Come sempre sopa é certo mas ainda assim acho importante que se habitue a comer sopa+2ºprato+fruta/sobremesa. Agora não sou é inflexível e por vezes pode não acontecer assim por um ou outro motivo, sem stress.
                        Eu ouço, principalmente do meu lado da família, que o miúdo está magrinho e bla bla mas não ligo, ou pelo menos tento! Ele é magrito, é mesmo dele, até em alturas de comer melhor porque é o metabolismo dele (é eléctrico, nem dormir dorme sossegado) e depois é uma criança que não gosta de bolachas de miúdos (cheias de calorias), só come das integrais, não gosta de bolos nem de chocolate. O que vai comendo é torrada e croissants e o único doce que vai aceitando são os rebuçados de fruta, tipo sugo. Adora fruta e liga pouco a hidratos de carbono, tipo a batata (vai comendo o arroz e a massa bem), não podia ser gordo.
                        Resumindo, acho que fazer da hora da refeição um campo de batalha não é o melhor caminho mas também se devem ir criando hábitos.

                        Beijinhos
                        Cláudia



                        \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                        Comentar


                        • #27
                          Não deixa de ser curioso que nós, mães de piscos a comer, temos tendência para até oferecer os doces e queixarmo-nos se eles não os comem. Quando dou conta, também estou a dizer "nem gosta de doces nem nada" como se fosse algo mau.
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #28
                            A minha gosta de bolachas e chocolate, de resto...nada de xupas, gomas nem rebuçados...
                            Eu acho estranho mas isso não posso dizer que tenho pena de ela não gostar ( ou ter a mania que não gosta )

                            Comentar


                            • #29
                              Sim, dizemos num tom que até parece que é uma coisa má. Mas eu não ofereço doces, bolachinhas sim, meia volta lá lhe compro do Panda ou do Noddy ou dos dinossauros mas nada, não liga nadinha. Ah, lembrei-me agora de umas recentes que gosta, línguas de gato.
                              De resto não dou, e também acho que o motivo pelo qual ele não liga muito foi por não se ter habituado a comer de pequenino. Ele nem sabia o que era, não pedia, eu não oferecia. A primeira vez que provou um chupa já tinha mais de 2 anos e deu-lhe duas lambidelas e não quis mais. Agora com 3 e tal, meia volta quando vê as primas a comer pede e eu deixo que não sou nenhuma fundamentalista, só que ele não está com ele na mão muito tempo, daí a um bocado vem-mo dar.



                              \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                              Comentar


                              • #30
                                aqui à tempos encontrei este site com receitas e truques para "picky eaters", espreitem q vale a pena:

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X