Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desenvolvimento da fala

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
    Concordo.

    No início deste ano lectivo, o meu filho tinha dificuldades na fala. Chama-se Afonso, dizia "Conco".
    Em meados de outubro, falei com a Educadora, que me aconselhou a terapia, ou uma 1ª consulta. Falei com uma psicologa minha amiga, que me disse para esperar... que pelo que ouvia do Afonso, ele não precisaria e que há miudos que começam a falar "bem" mais tarde.
    E assim foi, com a convivência com os colegas, noto melhorias a 90%. Sim, foram os estímulos dos colegas, o "tenho de me desenrascar" para eles brincarem comigo, o auxilio da educadora também foi exemplar.
    Em casa acho que se consegue fazer o mesmo trabalho, embora que em casa só se estivermos com eles o mesmo tempo que eles estão na escola, o que por vezes não é aplicável.

    Essa do falar "tudo" aos 7 meses... LOL Só para rir. Tinha também os dentinhos? Sim, porque só com a ajuda dos dentinhos é que certas letras são bem ditas. LOL
    Devia ter.. mas isso é super normal! que coisa...

    Comentar


    • #32
      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem

      Editei para acrescentar que começar a falar mais cedo ou mais tarde não é sinónimo de QI elevado. Só significa que se tem um ritmo de desenvolvimento diferente.
      Ainda não te tinha dito e repeti-te


      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
        Agora deixaste-me a pensar. O meu filho pronuncia mal algumas palavras. Mal no sentido de fanhoso ou espanholado e talvez seja por ter os incisivos superiores saídos para fora (culpa da chucha, penso eu).
        Pode ser. Digo eu...
        Mas já deixou a chupeta?

        Comentar


        • #34
          Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
          Pode ser. Digo eu...
          Mas já deixou a chupeta?
          Está dificil... Usa para dormir.

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
            - Desculpa ser franca... mas não acredito porque tomara um bebe de 5 meses ter a noção de si próprio quanto mais da linguagem ou da papa...
            Concordo.
            Já agora, um scanerzito dos tais apontamentos do pediatra, também ajudava. Ah, mas isso já foi há 19 anos atrás... que pena!

            Comentar


            • #36
              Inserido Inicialmente por carla9999 Ver Mensagem
              A minha filha mais velha é muito precoce nos dentes: Os primeiros dentes tinha 4 meses, com 6 meses já tinha 4 dentes. Aos 20 meses já tinha a 1ª dentição completa.
              Agora tem quase 7 anos e já tem 16 dentes definitivos (os 4 molares e os 8 dentes da frente) e são direitinhos, mas há algumas palavras que é tipo sopinha de massa.
              A minha nasceram os primeiros aos 5 meses... o resto não sei.
              Não Me lembro de quando disse as primeiras palavras... sei que sempre foi bastante despachada (continua a ser a matraca da sala) mas que não fugiu à normalidade aceitável.


              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                Está dificil... Usa para dormir.
                A minha filha era uma chuchadependente... um dia apanharam bicos (lol) nunca mais.
                Na 1ª semana foi dificil para adormecer e quando acordava durante a noite... depois passou..

                Eu fiquei toda contente porque pensei que ia ser um drama tal era a dependência dela...


                \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                Comentar


                • #38
                  Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                  Está dificil... Usa para dormir.
                  Olha, o meu também usava apenas para dormir, desde os 2 aninhos. Na escola dele, é regra terem chupeta apenas para dormir (ou em caso de estarem mesmo mto chatinhos). O ano passado, numa noite de Abril, corremos tudo e não encontravamos a (porcaria) da chupeta. Contei-lhe a historia que foi um ratinho que levou para o ratinho-bebé. E não é que pegou?
                  Custou nas noites seguintes... mas foi remédio santo. Com as mudanças de casa reencontrámos umas 4! LOL Estão guardadas, ele já as viu. Assim como os biberões.

                  Acho que pode influenciar sim, pois os dentinhos de cima não "batem" nos de baixo, e pode soar a "dificuldade" quando na verdade, se ele deixar a chucha, o problema pode ficar resolvido.

                  Comentar


                  • #39
                    Inserido Inicialmente por MBprincesa Ver Mensagem
                    A minha nasceram os primeiros aos 5 meses... o resto não sei.
                    Não Me lembro de quando disse as primeiras palavras... sei que sempre foi bastante despachada (continua a ser a matraca da sala) mas que não fugiu à normalidade aceitável.
                    Pois, mas a minha só foi precoce mesmo nos dentes, porque o falar foi tarde, como os manos, mas se me serve de consolo teve tudo muito bom no 1º ano
                    Patrícia - 7 anos
                    Mariana - 5 anos
                    André - 3 anos

                    Comentar


                    • #40
                      Inserido Inicialmente por carla9999 Ver Mensagem
                      Pois, mas a minha só foi precoce mesmo nos dentes, porque o falar foi tarde, como os manos, mas se me serve de consolo teve tudo muito bom no 1º ano
                      Como eu disse a aquisição de competências não diz nada do QI ou das capacidades de cada criança!
                      Parabens a ti e à filhota


                      \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

                      \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

                      Comentar


                      • #41
                        Chupetas:
                        O mais novo ainda usa e vai usar. Só usa em casa, mas à minima coisa lá vai ele buscar a chucha.
                        A do meio largou no Natal passado, pos na arvore e o Pai Natal deixou um presente (extra) em troca. 1 mes depois entregou-me a boneca e pediu para devolver ao Pai Natal que queria a chucha de volta. À pouco tempo fui dar com ela no sofá com a chucha do irmão na boca, resposta dela: O André emprestou.
                        A mais velha apanhou aftas com 3 anos e meio e na altura deixou o biberão e a chucha. Nunca mais pediu.
                        Patrícia - 7 anos
                        Mariana - 5 anos
                        André - 3 anos

                        Comentar


                        • #42
                          Inserido Inicialmente por carla9999 Ver Mensagem
                          Chupetas:
                          O mais novo ainda usa e vai usar. Só usa em casa, mas à minima coisa lá vai ele buscar a chucha.
                          A do meio largou no Natal passado, pos na arvore e o Pai Natal deixou um presente (extra) em troca. 1 mes depois entregou-me a boneca e pediu para devolver ao Pai Natal que queria a chucha de volta. À pouco tempo fui dar com ela no sofá com a chucha do irmão na boca, resposta dela: O André emprestou.
                          A mais velha apanhou aftas com 3 anos e meio e na altura deixou o biberão e a chucha. Nunca mais pediu.

                          Comentar


                          • #43
                            Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
                            Olha, o meu também usava apenas para dormir, desde os 2 aninhos. Na escola dele, é regra terem chupeta apenas para dormir (
                            Mas ele na escola já não usa há mais de 1 ano, nem para dormir a sesta. Em casa é que ainda não consegui acabar com ela. Já tentei a história de dar ao gato, ao bebé, ao pai natal... de trocar por um brinquedo que ele queira muito... eu sei lá, não vai em cantigas. Mas agora mostrámos-lhe ao espelho como estão os dentes dele e comparou com os nossos e percebeu que há diferenças. De manhã, quando ele não quer largar a chucha digo-lhe que faz 'buraco' nos dentes e ele tira logo.

                            Comentar


                            • #44
                              Então meninas!!! Se a rapariga esta a dizer que a filha aos 7 meses dizia frases inteirinhas, é pq é verdade! ou ela tinha lá necessidade disso se não fosse verdade??...
                              Realmente!

                              Comentar


                              • #45
                                Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                                Mas ele na escola já não usa há mais de 1 ano, nem para dormir a sesta. Em casa é que ainda não consegui acabar com ela. Já tentei a história de dar ao gato, ao bebé, ao pai natal... de trocar por um brinquedo que ele queira muito... eu sei lá, não vai em cantigas. Mas agora mostrámos-lhe ao espelho como estão os dentes dele e comparou com os nossos e percebeu que há diferenças. De manhã, quando ele não quer largar a chucha digo-lhe que faz 'buraco' nos dentes e ele tira logo.
                                Ui! Então está complicado para o vosso lado. Vais ver que ele um dia não a vai querer... afinal, já é "crescido"!

                                Inserido Inicialmente por fingers Ver Mensagem
                                Então meninas!!! Se a rapariga esta a dizer que a filha aos 7 meses dizia frases inteirinhas, é pq é verdade! ou ela tinha lá necessidade disso se não fosse verdade??...
                                Realmente!
                                tu queres cumbersa.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X