Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Terapia da fala

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    A idade certa para a intervenção é sp uma coisa relativa. Detectei que a minha Joana tinha problemas ao nível da fala cedo, no entanto n estava ainda disponivel p uma intervenção. O que foi dito é q se for uma questão de linguagm a nivel da aquisição de conceitos a intervenção pode iniciar-se mais cedo por volta dos 3 anos, mas se for uma questão do foro da articulaçºao de de fonemas (como parace -me q é o caso) mais valia começar um pouco + tarde (4 anos). Esta informação foi-me transmitida por uma terapeuta, pois eu n tenho conhecimentos tecnicos nessa área.

    Relativamente ao meu caso já estava desperta p a situação á basante tempo, solicitei o despiste auditivo o q é mt importante pois existir algo do foro organico q é necessário descartar e comecei a perceber q a minha Joana já estava disponivel p a intervenção: é uma criança sociavel por isso o estabelecimento de relações n é dificil p ela, já tinha consciencia das suas limitações a nível linguistico e notava-se uma tentativa de as colmatar.

    Por isso td depende de como é a criança e de como ela se posiciona face à sua dificuldade

    Comentar


    • #32
      Hoje foi o dia da avaliação, a I. vai ter de fazer várias sessões, a Drª disse que está atrasada e com alterações na fala, um discurso pouco perceptível. Nada do que já não esperasse, pena que demoramos até ir lá, mas agora é olhar em frente e vê-la progredir!!

      Comentar


      • #33
        Pois eu também temo que o meu J esteja com problemas na fala, pois somente diz uma única palavra correctamente que é mãmã..lol...ele " fala " mto mas temos que ir tirando umas por outra e mesma assim por vezes não o percebemos..mas só faz os 3 anos para Maio..

        Comentar


        • #34
          Inserido Inicialmente por sancha Ver Mensagem
          Pois eu também temo que o meu J esteja com problemas na fala, pois somente diz uma única palavra correctamente que é mãmã..lol...ele " fala " mto mas temos que ir tirando umas por outra e mesma assim por vezes não o percebemos..mas só faz os 3 anos para Maio..
          Sancha, espera mais um pouco, eles por vezes de um momento para o outro começam a falar tudo. Ainda faltam 3 meses para os 3 anos e eles evoluem tanto em 3 meses. Mas se vires que depois dos 3 a evolução é pouca, faz o que o teu coração de mãe te diz, eu desde sempre dizia que a Inês estava atrasada, eu sentia que algo não estava bem, então agora com a irmã, sei que não se deve comparar crianças mas é inevitável, com quase 3 anos fala tudo, há uma ou outra palavra que não diz correctamente, mas acho isso normal, ao contrário da mais velha que por vezes tem um discurso imperceptivel.

          Comentar


          • #35
            O João também faz (fez?) terapia mas a coisa não correu bem, passo a explicar: o primeiro contacto com a terapeuta foi excelente (ela vem a casa), ele adorou-a e ela a ele. Foi diagnosticado gaguez (embora numa fase inicial) e lá iniciamos as sessões. Tudo corria lindamente e viu-se progressos significativos no entanto há cerca de 1 mês o J começou a recusar a terapia A terapeuta chega e ele chora, diz que quer ficar "sossegado" que está "aborrecido" e que não gosta dos jogos dela. o J ainda não anda na escola e tem alguma dificuldade no que diz respeito às regras, talvez tenha sido isso que o fez recuar, não sei.~
            Acham que tente outra terapeuta?


            Comentar


            • #36
              Olá!
              Alguém me indica um bom terapeuta da fala na zona de Lisboa, sff. De preferência com acordo da Multicare.
              A minha filhota com 4 anos (faz 5 no verão) necessita fazer uma avaliação e posteriormente (penso eu) sessões de terapia.
              Obrigada.

              Comentar


              • #37
                Preciso de uma ajuda das mamãs cujos filhos fazem/fizeram terapia da fala. Hoje ligaram-me da clinica a pedir novo P1 para as sessões de terapia, estranhei pois entreguei 1 em meados de Abril e com este já é o 3º que me pedem. Ora se cada P1 dá para 12 sessões e ela faz 1 sessão de 20 min por semana, basta fazer as contas e algo de errado se passa, na clinica responderam-me que cada sessão é meia-hora e conta como 2 sessões, discordei com a senhora porque ela só costuma estar 20/25 min com a terapeuta e se me disseram que ela iria ter 1 sessão por semana como é que agora dizem que são 2 sessões naqueles 20 minutos. Os vossos filhos quanto tempo demoravam nas sessões?

                Edit: Depois do 2º P1 pediram-me para assinar as sessões referentes a esse P1 e descobri que também pediram ao meu marido. Será que estão a cobrar sessões não efectuadas??
                Ultima edição por lena.pereira; 28-05-2012, 22:34.

                Comentar


                • #38
                  Um grande beijinho, Lena! As mães estão atentas e sabem mais com o coração do que com as lógicas dos outros, não é?! Pelo menos as boas mães... ;-)
                  Olha, no caso do Afonso nós só fizémos umas consultas espaçadas, a "terapia" fizémos nós em casa, em articulação com a médica, pelo que não te sei esclarecer...
                  No entanto, sugiro que fales mesmo com a médica sobre o assunto, e diz isso a quem te ligar da clínica. Refere-lhe que se as sessões demoravam 25mn, porque é que não chega o que já entregaste? Assim, se ela for séria, não tem forma de dizer que demoraram mais, certo?! Às vezes pode ser confusão das empregadas, sei lá! Pede mesmo para falar com a médica e diz-lhe frontalmente que não estás a perceber... Vais vêr que se resolve.

                  Bjs e as melhoras!
                  Carmen


                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #39
                    Obrigada Carmen, bem verdade, amanhã sou eu que vou à terapia com ela e vou falar com a terapeuta, pode mesmo ter sido um engano na recepção. Um beijinho grande!!

                    Comentar


                    • #40
                      Olá e venho de novo reavivar este tópico..pois após uma ida á pedi do meu J,disse que se ele realmente não melhorar o seu " discurso " até inicio do ano teremos que ver mesmo o que se passa...ir ao otorrino e depois á terapia da fala...nada que não estivesse á espera ...e claro que não é em 4 meses que ele melhora,será?
                      Ele não gosta nada que o corrijam,fala mal e agora gagueja um pouco ( que ache ser normal nestas idades ,tem 3anos ) alguma mamã me dá uma luz!

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X