Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como saber se terá atraso na fala?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Como saber se terá atraso na fala?

    Olá eu sou mãe de 2 meninos ( 6 e 2 anos ) respectivamente e enquanto o mais velho começou a falar aos 8 meses +/-, e a falar correctamente nunca falou " espanholado " nem nada..acontece que este pekenito não diz nada de jeito somente diz mãmã de resto nada que se compreenda, por exemplo: Pai ( cai ), sumo ( cu) tudo o k diz começa por c....será normal ou terei motivos para me preocupar?As mãmãs que tenham meninos destas idades o que acham?
    obrigada

  • #2
    ola sancha
    Na minha mudesta opinião eu acho que não é preocupante eles tem o proprios ritmos o meu começou a falar cedo la para os 16 meses mas mto mau e ainda para mais tem duas linguas a aprender frances e portugues mas foi ao ritmo dele a hoje em dia fala mto bem frances precebe tudo o que lhe digo em portugues e vai dizendo algumas palavras em portugues .
    Entrou para a escola em setembro do ano passado e a fala desenvolveu se imenso
    beijinhos


    Comentar


    • #3
      Sancha, conheces o ditado: "1 andando e 2 falando"?

      Há bebés que falam antes, outros que seguem as médias e outros que começam mais tarde! Não podemos esperar que 2 crianças tenham o mesmo ritmo de desenvolvimento. A minha filha só disse mãe depois de fazer um ano e aos 15 meses já falava muita coisa bem explicadinha, mas aos 8 meses é muito cedo! Há bebés que aos 2 anos falam só mamã e papá e é também normal! Se o teu filho mais velho começou a falar com 8 meses, de certa forma foi precoce e não deves orientar-te por ele, pois começou muito mais cedo que o considerado "normal". Por isso, sem stress nem pressões, espera que o teu bebé se interesse pela fala, pois por muito estímulo que lhes demos, eles é que sabem aquilo que gostam de fazer e de aprender!

      Vais ver que, de um dia para o outro, ele vai-te surpreender com uma frase completa!

      Bjinhus!




      Realizando os meus sonhos...

      Comentar


      • #4
        Pois sim mas ele agora tem 2 anos ..e tem o irmão mais velho para o " puxar " ...e nada de nada ..ele entende tudo o k eu acho muito importante mas falar é k não..

        Comentar


        • #5
          Eu compreendo perfeitamente a tua preocupação, mas se ele já diz algumas palavrinhas e se percebe o que dizes, pode tratar-se de preguiça :P
          Tenho um primo que só a partir dos 2 e pouco é que começou a falar alguma coisita e agora fala que se farta!! De certo não é nenhum atraso!

          Dá-lhe mais algum tempo!


          Bjinhus!




          Realizando os meus sonhos...

          Comentar


          • #6
            Olá

            Tenho uma filha com quase 4 anos e um filho que faz esta semana 2 anos.
            A minha princesa começou a falar cedo, um pouco 'espanhola', ainda hoje é, mas com muito vocabulário e aos 2 anos já tinha conversas connosco. O meu pequenino não diz nada de jeito, as únicas coisas que diz bem é mamã, papá, sim e não, começou à pouco tempo a tentar dizer tudo mas não faz frases, a não a ser aqueles básicas - mamã não quei.
            Vou dar alguns exemplos - água é baba; mana é nana; cavalo é balo; bola é lola; balão é lalão; sapato é tato: chucha é chiça.....
            E podia dar mais exemplos.
            Não estou preocupada, mas como é lógico e uma vez que ele está tão menos desenvolvido, nesta área, do que a irmã estava, estou atenta. Acho que temos de dar mais tempo. Não te preocupes para já eles ainda são pequeninos e têm tempo.

            Comentar


            • #7
              oi.
              cada um tem o seu timing.
              a minha mais velha só começou a falar aos 3 anos, o bebé por seu lado já diz muita coisa. por outro lado ela começou a andar (agarrada aos moveis) só com 7 meses acabados de fazer e com 10 já corria, ele já tinha uns 10 ou 11 quando começou e só com 15 é que corria sem cair. cada um teu o seu tempo para tudo. o meu bebé tb já tem 16 dentes faz tempo e sei de bebés da idade dele só com 5 ou 6 dentes. desde que não seja algo demasiado fora do normal, seja cedo demais ou tarde demais, é tudo perfeitamente normal.
              e sem duvida que o mais importante é ele entender tudo.
              bjs

              Comentar


              • #8
                O meu começou a dizer kikinho ( a alcunha dele) por volta dos 8 meses, tb dizia anda cá e algumas coisitas mais, muito mas muito basicas. Hoje já fala montes de coisas e repete tudo o que lhe manda-mos seja em Portugues, francês ou inglês. No entanto começou a correr só com 17 meses, os 1ºs dentes apareceram 1 semana antes de fazer 1 ano, e agora com quase 2 anos só tem 6 dentes completamente de fora e outros tantos acabados de romper da gengiva.
                Começou a rolar cedo, mas gatinhar já foi depois dos 10 meses.
                Cada criança tem o seu ritmo, pelo menos para já, não me parece que seja preocupante o do teu pequeno. Mas se estás preocupada nada como falar com a pediatra para ver o que ela diz, ou melhor ainda seria uma consulta com um terapeuta da fala.




                Madrinha querida Caty80
                Madrilhada fofucha Julit

                Comentar


                • #9
                  Percebo a preocupação mas não há nada mais verdadeiro do que cada criança tem o seu ritmo!
                  O meu afilhado tem dois aninhos e não diz nadinha (o pai dele começou a falar aos 4 anos) mas ainda não é preocupante! Tenho crianças na minha sala com 3 anos e só falam na língua deles!
                  Por isso mesmo é que a terapia da fala só é aconselhada por volta dos 3 anos e meio/4 anos!




                  Madrinha babada da Mamã do Rui Afilhada babada da JuanaeRasta

                  Comentar


                  • #10
                    Obrigada a todas pelas v/ respostas,claro k ando atenta ao seu desenvolvimento,a minha irmã k trabalha numa creche é k me meteu algum medo...mas eu para o ínicio do Outono vou á pedi e falarei com ela melhor sobre este assunto,pois ele percebe tudo, só mesmo o falar é k é complicado...

                    Comentar


                    • #11
                      o meu tb tem 2 anos e fala a lingua dele( gonçalez) percebe tudo e quando quer alguma coisa bem se faz entender!! tb põe o "c" em várias palavras por ex doidoi"coicoi", macaco "cacaco", a pedi iz q é normal e só se preocupa se a situação se mantiver aos 3 anos! e tb tem uma irmã de 7 anos sempre a puchar por ele!!



                      Comentar


                      • #12
                        Olá!

                        é bem verdade que cada criança tem o seu ritmo
                        A minha filhota mais velha por exemplo começou cedo a gatinhar e a minha mais nova nuca gatinhou
                        Falar elas começaram muito cedo, mas tenho um sobrinho que tem quase 3 anos e não se percebe nada do que ele diz

                        Depende muita coisa, da dentição, dos estímulos, dos facilitismos, da própria criança

                        eu sei que é inevitável comparar os nosso filhos, mas acaba por ser uma tarefa ingrata porque cada um tem o seu desenvolvimento e o seu timming
                        Eu digo sempre isto, a minha irmã começou a falar como deve ser já tinha uns 4 anos e não for por isso que era menos inteligente que as outras crianças, muito pelo contrário

                        Comentar


                        • #13
                          Sobre a questão do teu filho não falar muito: regista as palavras que ele diz, não importa se estão ditas correctamente ou não. Para teres uma ideia do número.

                          Para desenvolver vocabulário, sintaxe, etc: lê livros com ele (histórias, dicionários de imagens, não precisas comprar, há nas bibliotecas municipais), ouve músicas infantis, e um pouco de tv (o recomendado para essa idade é 30 min/dia). "Obriga-o" a dizer o que quer, ou seja, tenta ver se consegues fazer com ele peça as coisas em vez de apontar, por exemplo. Mas sem ser algo muito forçado.

                          O fundamental é efectivamente ele perceber o que dizes. O resto pode eventualmente ser uma questão de tempo.

                          Conversa com a pediatra, para ficares mais tranquila. E se ainda assim não ficares tranquila, consulta um terapeuta da fala.

                          Abraço,

                          Maria

                          PS-De acordo com os estudos linguísticiso, as crianças só falam por volta do primeiro ano, antes disso imitam sons mas não sabem o que dizem, embora muita gente acredite que sim.

                          Comentar


                          • #14
                            Como eu te compreendo....
                            O meu Santiago tb tem 2 anos... e um mês! Fala ainda a lingua do pais da Babylândia e andava a ficar angustiada com isso!! Diz mamã, papá, avô e avó, tio/tia e padin (padrinho) e ti (santiago).... insistimos com ele e lemos historias e musicas e etc e nada de nada.... o pior é q eu sou psicologa e vou sp imaginando os piores cenarios.... Mas o q é certo é q tal como o teu ele compreende instruções e obedece a ordens/pedidos,percebe td o q dizemos e está sp mt atento ao q o rodeia! Agora faz um jogo comigo de repetições: eu digo papa, pepe, pipi e etc e ele diz tudo! Aqui há uns tempos acabou de beber o leite e deu-me o copo dizendo "mamã acabei"... disse bebé e ficou à espera q olhassemos pra ele, quamdo viu q ficamos tds contentes começou a rir e tav a sp a repetir o mesmo com um ar mt safado.... vai agora em setembro pra escola e espero que "destrave" a lingua!

                            Há que reter que a linguagem engloba as duas vertentes: expressão da fala e a compreensão. Se o teu bebé tb não tem problemas ao nivel da compreensão é só ter paciência e esperar....

                            Beijinhos

                            Comentar


                            • #15
                              Conheço uma pessoa que foi ao psicólogo por isso... Depois da avaliação, o médico disse-lhe que enquanto ela lhe desse e fizesse as coisas com os monóssilabos do filho ele não sentiria necessidade de faar. Aconselhou que ela lhe dissesse que não percebia o que ele queria quando apontava ou fazia o humm ou coisas do género... De facto, ele começou a falar porque as suas necessidades não eram satisfeitas caso não o fizesse!
                              Porque não tentas uma coisa do género?

                              Bjs,
                              carmen


                              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X