Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Como saber se terá atraso na fala?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Se eu fosse pelo que é considerado "normal" estava feita! A Bia começou a gatinhar perto do 1º aniversário, a andar aos 18 meses (foi sempre a mais velha da sala e, ao mesmo tempo, a mais "atrasada"), falar algo de "jeito" só aos 2... precoce mesmo acho que só na alimentação (pois come de tudo) e no desfralde.

    No que refere à fala, a pediatra só me perguntava se ela entendia, por exemplo falando atrás dela (de modo a que não conseguisse "ler" nos lábios/expressão facial) e se conseguia ouvir pequenos sons (ex: sussurrar a uma certa distância). E nós lemos histórias para ela todas as noites, sempre cantei muito para ela, anda na escolinha desde os 9 meses e sempre adorou "ler"... portanto, é mesmo dela (deve ter uma costela alentejana algures, lol). Já o meu sobrinho, que só entrou para a escolinha aos 3, só nessa altura acabou com o "espanholês".
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

    Comentar


    • #17
      obrigada a todas pela v/ ajuda, de facto ele " fala "mas k se perceba são pouquissimas as palavras,faz frases mas está claro na sua linguagem,eu bem me faço despercebida e lhe digo " tens k tirar a chucha senão não entendo" ele assim faz ,mas mesmo assim há muitas palavras k não entendo mesmo..eu ponho- o a ver o Cd das musicas da carochinha e lá vai cantando...á sua maneira...o k me preocupa são os sons k são todos parecidos,percebem?até o não ele diz " na"sim " quim "...tenhp k esperar pela pedi dele...

      Comentar


      • #18
        A minha tem 22 meses e já tenho muito gente a chatear-me porque ela está muito atrasada. Diz papá, mamã, mãe, béubéu ou cum (cão), bobó (bola), e olá. Antes do ano já dizia olá e cacá (anda cá). Também dizia não qué (não quero) e á (água, mas deixou de dizer, assim como "anda cá". Explica-se lindamente por gestos, parece um mimo

        Falo com ela sem "abebezar" as palavras", vê TV adequada à idade, vejo livros com ela e pergunto de consegue dizer determinadas palavras, mas não me liga meia ou diz outra coisa diferente.

        Não estou preocupada....qual é a pressa?

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
          A minha tem 22 meses e já tenho muito gente a chatear-me porque ela está muito atrasada. Diz papá, mamã, mãe, béubéu ou cum (cão), bobó (bola), e olá. Antes do ano já dizia olá e cacá (anda cá). Também dizia não qué (não quero) e á (água, mas deixou de dizer, assim como "anda cá". Explica-se lindamente por gestos, parece um mimo

          Falo com ela sem "abebezar" as palavras", vê TV adequada à idade, vejo livros com ela e pergunto de consegue dizer determinadas palavras, mas não me liga meia ou diz outra coisa diferente.

          Não estou preocupada....qual é a pressa?
          Estás a descrever a minha M. exactamente nessa idade... aliás, mas a etapa do andar ficou concluída (e o que chatearam porque foi só pelos 16/17meses e claro na lógica deles estava atrasada...) começaram (avós) a "reclamar" por causa da fala... e o que é certo é que com 30 meses ela fez um clique e a partir daí tem sido um desbobinar de palavras, certinhas e cantar nem se fala.... agora tenho uma tagarela cá por casa lol por isso desde que a compreensão do que lhe pedimos esteja bem estabelecida e eles se façam entender pelos monossílabos e gestos, é dar tempo ao tempo.
          Bjs

          Comentar


          • #20
            Exactamente sdias, dar tempo ao tempo.

            A minha também não andou muito cedo: começou a andar bem aos 15 meses. Não tem sido muito adiantada... e eu ralada Quando as pessoas (avós e tal) falam nos atrasos, eu mando-lhas a minha carta - come tudo sozinha, menos a sopa. Eheh.

            Comentar


            • #21
              Acho que há muitas variantes na questão da linguagem. A minha filha não anda na escola e com 28 meses fala com frases completas e percebem-se muito bem bastantes palavras. Começou a falar e a andar quase na mesma altura, por volta dos 13/14 meses e foi aumentando o vocabulário sempre a olhos vistos. Um menino que é sobrinho da minha cunhada, que é um ano mais velho, falava razoavelmente bem com a idade da minha. Agora com 3 anos fala tão mal que não se percebe nada do que ele diz, apesar de estar numa ama com meninos mais velhos. Mas há um pormenor importante a que ninguém da família dele parece dar importância: nasceu um primo, o filho da minha cunhada. Ele passou a falar muito pior e a minha filha recusa-se a tirar as fraldas porque não quer que as dêem ao primo. Ou seja, há muita coisa que influencia a maneira como eles desenvolvem a fala e as outras competências.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #22
                Pelo que dizes, parece ser mais problemas de articulação.

                O meu marido tem problemas de articulação por ter usado chucha até muito tarde. O D. só usa quando se magoa ou quando dorme. Se não, acontece como dizes, não se percebe nada.

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X