Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Chupetas e fraldas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Chupetas e fraldas

    Estou meio sem saber o que fazer, sempre tive ideia de tirar a chupeta e as fraldas do pequeno aos 2 anos ( que ele faz em Novembro) não quero fazer tudo de uma vez, mas neste momento não sei se será boa ideia, ou então sou só eu que penso que não é boa ideia.
    Chupeta: Ele é um agarrado, já tentei dar-lha só na hora de dormir, mas ele lembra-se e esperneia e pede-ma a toda a hora, quando saimos e não lha dou fica insuportavel, chora por tudo e por nada, faz birras etc... quando a mete na boca parece que carregou no botão stop, é que nem um pio.
    Deixo-o ficar para além dos 2 anos com ela ou finco o pé e nem pensar? não quero estar a priva-lo de uma coisa que lhe dá satisfação, mas não o quero encorajar, a ele ter 5 anos e ainda usar chupeta.
    Fraldas Eu quero muiiiito tentar iniciar o desfralde, mas não sei como devo fazer, ele não se importa nada com a fralda suja, quando vejo que ele cocó pergunto se tem cacá ele diz que não, mesmo que tenha, só muito raramente diz que sim. Ele até gosta de sentar no pote, mas acho que o vê mais como uma cadeira do que como um penico :/ Como devo iniciar o treino? alguma dica, infalivel de preferencia

    PS- O facto de ele não dizer se tem cocó, não acho que seja problema de fala, fui à terapeuta da fala, ainda este mês e ela acha que ele está excelente nesse sentido.




    Madrinha querida Caty80
    Madrilhada fofucha Julit

  • #2
    Tábita, o desfralde, embora não seja impossivel de fazer no inverno, é mais dificil... Podes comprar fralda cueca e vais incentivando a ir à sanita/bacio. A minha fez 2 anos em Dezembro e fez o desfralde em Agosto seguinte, com 32 meses +/-... Ela não pedia para fazer; tinha de ser eu a perguntar e muitas vezes dizia que não e a seguir fazia pelas pernas abaixo... Uma vez, estávamos na cozinha e ela estava só de cuequita. Lá se descuidou e fez xixi... Eu tirei a cueca e aproveitei para a lavar à mão na banca. Estava eu a começar de lavar a cueca, quando olho para ela e....... Tinha um POIO de cocó no chão!!! Foi a 1ª e ultima vez que o fez! A partir daí, controlou sempre o cocó! O xixi ainda demorou bastante...

    Quanto à chupeta, ela largou-a quase com 3 anos. Comecei por dizer que a pêpê era só para dormir e quando se habituou a andar sem chupeta de dia, disse-lhe para deixá-la de noite que já era uma menina crescida e que assim o pai natal lhe dava um nenuco (o que ela queria). Nas primeiras noites choramingou um bocadinho, mas eu fiquei com ela até adormecer e assim se passou! Foi relativamente fácil!

    Agora, isto depende imenso de criança pa criança! E se há miudos que largam a fralda aos 2, há outros que largam aos 5! Temos de lhes dar tempo! Vais tentando, mas sem forçar e sem stresses! Depois vês como ele reage...

    Bjinhus!




    Realizando os meus sonhos...

    Comentar


    • #3
      Olá!

      Os meus filhos largaram a chupeta muito bem, por volta dos 3 anos. O + velho um dia não a pediu para dormir e a parva da mãe dele diz sem pensar "Ai, falta a chucha!" Pensei logo "estupida, estupida!" lol Mas dp disse-lhe "ah, n é preciso, pois não??" Ele disse que não e pronto! Com o Diogo o pai dizia às vezes na brincadeira que tinha ido um gato lá a casa e tinha levado a chucha, mas ele chorava e eu assim não queria. Tempos depois lá veio o pai com a mesma conversa e ele já não chorou, veio queixar-se a mim q o gato tinha levado a chucha, mas sem dramas. Uns tempos depois vestiu um casaco q já não usava há algum tempo e o q estava no bolso?? Uma chucha! Pensei, pronto já está tudo estragado! Mas não, disse-lhe que ficava para o Gonçalinho (estava grávida ainda) e ele foi todo contente pôr na cozinha para lavar!

      As fraldas foi por volta dos 2 anos e meio. Com o Diogo foi mais dificil, era capaz de fazer cocó no chão mal saía do bacio... Foi um stress... Mas tanto um como o outro pouco depois largaram a fralda de noite tb.

      Conselhos: começar a habituá-lo ao bacio, mas sem grandes expectativas. Pô-lo lá a horas certas, para ele se habituar a essa rotina. Também o deves sentar no bacio quando vais ao wc, para ele começar a ficar curioso e querer imitar. Até pode ser que corra melhor com um redutor na sanita para ele imitar os pais! Mas se fez muito bem, se não paciência. Ele ainda vai fazer os 2 anos, pode correr muito bem, mas se não correr não desesperes!

      Comentar


      • #4
        Olá Tabita.

        O meu Diogo adorava a "Mi",quando se chateava pedia a mi,quando era hora de dormir era só a mi que ele queria... Pensei que seria uma tarefa impossivel tirar-lhe a chupeta
        mas comecei a falar muito com ele,a dizer que ele já estava muito grande,que era um homem e os homens não usam chupeta etc,ah e falei do pai Natal,que ia trazer muitas prendas... E olha que tirei a chupeta com a chegada da mana,coisa que ninguem aconselhava mas ele sentiu-se o homem grande da casa e a mana é que era pequenina... Houve duas noites, (as 1ªs) que foram mais complicadas mas tentei compensar no dia a seguir com um brinquedo simples,uma prendinhas mas acima de tudo muitos elogios!

        Fraldas : Não aconselho tirar no Inverno e só comecei o desfralde do Di no dia em que fez 3 anos,ou seja no final de Maio,inicio de Verão. Hoje em dia ainda usa de noite,já acorda muitas noites com a fralda sequinha mas tambem há noites que tem xixi...
        É preciso muita calma e criar uma rotina,quando fores ao Wc leva-o contigo para ele te imitar,fala muito com ele e elogia-o bastante.

        Boa sorte mamã

        Bjs*






        As melhores Madrilhadas que se pode ter : Alucas com o seu principe Tiago; Violet com a princesa Alice e Fairy com a princesa Beatriz

        Comentar


        • #5
          Não tenho experi^ncia com chucha, o meu filho era dedo... e como não chuchava de dia durou um pouco... era mesmo só para adormecer, depois caia e a meio da noite nem punha...
          Desfraldei aos 2 anos, dia e noite, num espaço de 1m, mas foi em Junho, ele fez os 2 em Maio e em Julho já não usava. O verão ajuda muito com a roupa, porque os primeiros dias são chatinhos, embora usese fralda no carro, convém de dia não usar e ir ao bacio com frequência, estar 5mn sentadito, depois se não fizer tentas mais tarde, e sempre assim. Na sesta pões fralda nos primeiros tempos, só quando já acerta nos timings do bacio e passam uns diasem xixi na sesta é que se tira, isto serve também para a noite.
          Há um livro muito bom e barato da Jonhsons nos hipers que fala sobre o desfralde e que sinais dão para saber se estão preparados, eu comprei e gostei, fica a sugestão.

          Bjs,
          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #6
            Ora por cá, o desfralde está enguiçado, deixar a chucha foi uma maravilha..... e eu a pensar que ia ser ao contrário!

            A minha piolha faz 3 anos agora em Outubro; ano passado por Agosto fui com ela à minha dentista para saber a opinião dela sobre a chucha, pois eu já notava um ligeiro arqueamento do maxilar superior e como a M. desde os 2 meses que usava uma chucha para 18m de formato "gota de cereja" (um canhão lol) eu já andava com a pulga atrás da orelha com a chucha; a dentista confirmou, mas disse-nos que o nosso limite era os 3anos, que a partir dessa idade, o tempo para reverter o uso da chucha começava a ficar comprometido... Tentamos que ela diminui-se o tempo de uso durante o dia, mas se havia dias que isso resultava, outros era exactamente o contrário e de noite ai que não tivesse a chucha....
            Este ano, em Agosto, voltou à consulta com a dentista, aí não havia duvidas que o arqueamento estava muito mais acentuado, e já a comprometer a mordida: a M. quando fechava a boca, os dentes da frente de cima nao batiam nos de baixo e como a dentista nos disse (e depois associamos) ela não conseguia morder os alimentos com os dentes da frente, apenas com os de trás e realmente era assim que ela comia... a tão pouco tempo de atingir os 3 anos, tivemos que radicalizar: enchemo-nos de coragem, preparados para umas noites mal dormidas e a seguir à consulta desse dia, a chucha foi-se de vez. Sempre que ela perguntava por ela, dizia que a chucha tinha acabado, pois ela estava a ficar com os dentes tortos e com dentes tortos não ia mais puder comer, e em especial, não ia puder comer as "guloseimas" que adora. Diziamos e dizemos sempre isso se ainda agora ela se lembra da chucha porque vê algum menino com uma; as noites, bem, foram uma maravilha, demorou mais tempo a adormecer as primeiras vezes, mas sem choro e sem pedir chucha e assim tem sido, há quase 1 mês. A arcada do maxilar superior diminuiu drasticamente, e agora já se nota ela a trincar os alimentos com os dentes da frente
            Marca consulta no teu dentista com o pequeno e fala-lhe sobre isso e ouves também a opinião dele.

            O desfralde por cá está a meio gás; comecei em Julho em força, tirei fraldas durante o dia, e ia com ela de 10min em 10 min ao pote, perguntava, andava sempre em cima; durante a noite não tirei fralda e para andar no carro colocava a fralda-cuecas... mas fazer fora de casa não fazia, não gosta do redutor nem sanita e cocó no pote nem pensar... era nas cuecas. passado umas 2/3 semanas, com inúmeros acidentes, ela mudou o comportamento: de cada vez que lhe pedia para ir ao pote, desatava a chorar e a tentar bater-me como se o que lhe tivesse a pedir para fazer fosse um crime... bem, perante a atitude dela, optei por atrasar o desfralde e agora temos uma rotina: acorda de manhã, pote; antes de ir dormir: pote; faz, faz; não faz, não há drama e 90% das vezes não faz, mas a rotina está lá. Continua sem pedir para fazer, apesar de eu perguntar n vezes; sanita nem vê-la e raras são as vezes que acaba de fazer cocó na fralda e me vem dizer. Decide que não forço mais, vamos as duas nesta etapa a um ritmo mais ligeiro, se notar alguma alteração no comportamento dela mais favorável, insisto um pouco mais, se não notar paciência.
            Começa por iniciar uma rotina e começas a ver a reacção dele.

            Acima de tudo: muito paciência e ouvidos moucos para os conselhos dos ditos "entendidos" que vizinho e sicrano isto ou aquilo... as avós da minha estão mais que avisadas, mas por vezes, os comentários que elas possam pensar que são inocentes, caem muito mal a nós, e pior aos pequenos.
            Bjs

            P.s também comprei um livro sobre o desfralde.. que ainda hoje ela gosta de ver, mas "tacticamente" aponta para tudo menos para o pote, para sanita, as cuecas... fina :P
            Ultima edição por sdias; 26-09-2011, 12:26. Razão: post-script

            Comentar


            • #7
              Olá,

              Olha, eu tirei as fraldas ao meu filho este Verão, apesar dele ter feito 3 anos há 3 dias. O ano passado estava a começar mas depois sofremos aqui em casa um grande abalo e ele começou a recusar terminantemente sentar-se no bacio. Era impossível, mesmo. Gritava que parecia que o estavam a matar. Fiquei uns meses sem falar no assunto, e depois voltei à carga. Ele dizia já muito bem que ia fazer cocó, xixi nem sempre. No dia em que não lhe pus a fralda a 1ª vez decidi que era de vez. Comecei por deixá-lo nu, ter o bacio por perto e perguntar de pouco a pouco se queria fazer. Adoptei um sistema de compensação com sugus. Disse lhe que cada vez que fizesse xixi ou cocó no bacio lhe dava 2 sugus, que ele adora e nunca come. E assim foi. Com esta técnica de andar nú e com a cabeça nos sugus tivemos 2 acidentes e em casa. Nunca mais houve problemas. Devo dizer que várias pessoas me diziam que ele não era normal por ter quase 3 anos e usar fralda, que ia ficar deficiente e um monte de outras coisas lindas como esta. Nunca liguei e acima de tudo acho que para ele foi na altura certa. Em relação à chupeta, temos um problema mais sério. Ele ainda a usa mas só para adormecer (não anda com ela pela casa durante o dia e já não a leva à rua há mais de um ano e meio) mas à noite nunca se esquece dela... Agora estou a dar lhe tempo, já que ele começou este mês o colégio pela 1ª vez na vida e teve uma irmã há pouco tempo. Penso tirar-lhe a chupeta de um dia para o outro porque entre o que ele tem e nada é a única hipótese.

              Agora no teu caso vou opinar, se me permites. Acho que deves racionar o uso da chupeta, para começar. Não leva para a rua, para começar, por exemplo. Depois vais cortando mais. Acho que ele é ainda muito pequeno, coitadinho... Em relação ao desfralde, acho que também tem tempo e se fosse a ti esperava mais um tempo até porque com o mau tempo é muito pior. Podes começar por lhe comprar cuecas giras (as do meu filho são todas do ruca e do noddy), continuar a deixá-lo sentar se no bacio, dizer lhe que é ali que vai fazer xixi e cocó, etc.. Eu não sou apologista de os deixar sem fralda um bocado e depois voltar a pôr. Acho que isso os baralha.

              Bjs

              Comentar


              • #8
                Olá

                Eu vou dar o meu testemunho! Desfraldámos aos 27 meses de dia, aos 32 de noite e ainda usa biberom de manhã e chucha para dormir!3

                Sinceramente eu acho que cada bebe/criança tem os seus timings para tudo, e quando me refiro a timings refiro-me a maturidade não só fisica mas tb psicologica!

                Para o meu filho foi ele que deu sinais de estar pronto para o desfralde e não nós que tivemos a iniciativa... começou a pedir para ir à sanita e quase sempre fazia, principalmente o coco... à noite foi ele que chegou a um dia disse que queria dormir de cuecas e não de fraldas... até hoje só tivemos um acidente de noite e de dia em menos de 15 dias não havia descuidos! Foi um trabalho partilhado com a escola e que resultou muito bem!

                Quanto ao biberon de manhã, embora ele beba tudo por copo sem palhinha desde os 15/16 meses, de manhã ele faz questão do biberon, gosta daquele mimo de manhã antes de se levantar da cama seja para o que for, mesmo antes de ir fazer xixi! Estou à espera que ele um dia me diga que quer o leitinho pelo copo... tal como aconteceu com as fraldas!

                Chucha e o cãozinho (objecto de conforto) para dormir idem idem aspas aspas.... estou à espera do dia em que ele não os queira, vou-lhe falando que qualquer dia temos de deixar a chupeta que faz doidoi nos dentes, e tal, e que ele já é crescido... mas aguardo o dia em que ele tomará a decisão de não os querer. Só usa em casa para dormir, na escola e não rua não usa e dorme a sesta sem ela na escola... em casa faz questão de a ter!

                Não penso apenas nas consequencias fisicas que o uso do biberon e chupeta podem trazer, mas tb no conforto psicologico dele!

                Acho que o teu menino ainda é qequenino para qualquer destes passos, deixa-o fazer os dois anos e exprimir-se melhor! Vais ver que tudo acontecerá naturalmente!

                Comentar


                • #9
                  A pediatra da minha avisou para nunca tirarmos mama e fralda ao mesmo tempo (ou chupeta, mas a minha não usa). temos de perceber que são objectos que os confortam e tudo ao mesmo tempo deixa-os desnorteados.
                  Quando ao desfralde, a minha fez 2 anos em Maio e ando a tratar disso. Estava mais ou menos encaminhada mas ela tem um primo pequeno e começaram com comparações aprvas de tal modo que ela tem medo que tiremos as fraldas delas para lhas dar a ele e por isso parámos uns tempos.
                  Na minha modesta opinião, o desfralde no inverno só complica por causa de lavar mais roupa, mas a minha filha já está ensinada a baixar as cuequinhas. Houve quem sugerisse ela desfraldar sem cuecas mas acho uma estupidez, porque aprende a ir ao pote e depois tem de aprender a tirar as cuecas... Ela está habituada ao pote, sabe para que é, tem um no quarto e outro no WC e volta e meia pede mas ainda não se controla bem. Já há muito tempo que se for à casa de banho ela também se senta no pote e faz ou finge que faz. Sò falta ela aprender a controlar o momento de fazer.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem

                    Acho que o teu menino ainda é qequenino para qualquer destes passos, deixa-o fazer os dois anos e exprimir-se melhor! Vais ver que tudo acontecerá naturalmente!
                    Completamente de acordo. Ele ainda não tem os 2 aninhos, ainda é cedo.
                    Muitas vezes a precipitação do desfralde, causa insucesso.
                    Quanto ao nosso caso, calhou ser a retirada da chupeta e da fralda +/- pela mesma altura, em Março/Abril do ano passado. Tinha ele quase 3 anos (faz em Agosto).
                    Já o meu sobrinho (fez 2 aninhos em Julho), devido à doença das aftas, já deixou a chupeta por vontade dele. Doía-lhe e não queria a pupa. A minha irmã não voltou a dar-lha e correu lindamente. As fraldas, só tentará no tempo quentinho do proximo ano, meses Abril/Maio.

                    Comentar


                    • #11
                      Pelos vistos quer queira ou não, tenho de esperar mais um bocadinho, deixo-o antes do banho um bocado sem fraldas e sem nada da cinta para baixo, sento-o na sanita varias vezes e basta-me distrair um bocado para ele me chamar e mostrar que fez xixi no tapete :P já conteceu umas 3 vezes, parece que está mesmo à espera que lhe tire a fralda :/ acho que ele não consegue entender que o xixi e a cacá é na sanita... eu falo e ele só repete cacá e nita, mas mesmo com aquela cara do " que tás praí a dizer?"
                      Realmente a ideia de esperar pelo verão parece-me boa, até porque os tapetes são dos "peludos" e demoram a secar e tb ele vai ter quê, uns 2 anos e meio, não me parece muito tarde para as fraldas. A chupeta é que vou tentar evitar ao maximo, só dou descontos em dias como hoje, que ele está doente e só a tira literalmente para comer.
                      Obrigada pelas dicas e conselhos, se calhar estou mesmo a exagerar um bocado, ele não esta assim tão grande. Entretanto vou ver o tal livro do desfralde, assim vou tendo uma ideia para a tactica no proximo verão




                      Madrinha querida Caty80
                      Madrilhada fofucha Julit

                      Comentar


                      • #12
                        Olá!

                        Depende das crianças eu acho que devemos tirar a fralda e a chucha de acordo com o desenvolvimento de cada criança
                        O desfralde lá em casa foi pacífico e rápido com as 2
                        A chucha... a mais velha chuchava no dedo, deixou de chuchar 1 semana antes de fazer 4 anos. todos me diziam que ia ser terrível e contavam a história da prima que é adulta e chucha para adormecer ou do primo que ficou com os dentes todos tortos
                        Foi de 1 dia para o outro e os dentes estão óptimos e recomendam-se

                        A mais pequenita não estou com pressa, durante o dia não lhe dou chucha, só de tiver birra ou sono. É uma forma que eles têm se se acalmar, se tiras a chucha demasiado cedo eles desenvolvem comportamentos de compensação como roer as unhas, chuchar no dedo

                        bjs

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por ninha77 Ver Mensagem
                          Olá!

                          Depende das crianças eu acho que devemos tirar a fralda e a chucha de acordo com o desenvolvimento de cada criança
                          O desfralde lá em casa foi pacífico e rápido com as 2
                          A chucha... a mais velha chuchava no dedo, deixou de chuchar 1 semana antes de fazer 4 anos. todos me diziam que ia ser terrível e contavam a história da prima que é adulta e chucha para adormecer ou do primo que ficou com os dentes todos tortos
                          Foi de 1 dia para o outro e os dentes estão óptimos e recomendam-se

                          A mais pequenita não estou com pressa, durante o dia não lhe dou chucha, só de tiver birra ou sono. É uma forma que eles têm se se acalmar, se tiras a chucha demasiado cedo eles desenvolvem comportamentos de compensação como roer as unhas, chuchar no dedobjs
                          Conheço um caso em que uma mãe tb andava em pulgas para tirar a chucha ao pequeno antes dos 2 anos... aos 2anos e pouco achou que já tinha passado das marcas.... o miudo tem 3 anos e meio e sabes como é que adormece desde então?
                          a baloiçar a cabeça e a bater na cabeceira da cama!

                          É preciso ter muita calma e bom senso e se possivel deixá-los achar que foi uma opção deles! Lá em casa funciona muito bem, o deixá-lo achar que foi ele que tomou a opção!

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                            Pelos vistos quer queira ou não, tenho de esperar mais um bocadinho, deixo-o antes do banho um bocado sem fraldas e sem nada da cinta para baixo, sento-o na sanita varias vezes e basta-me distrair um bocado para ele me chamar e mostrar que fez xixi no tapete :P já conteceu umas 3 vezes, parece que está mesmo à espera que lhe tire a fralda :/ acho que ele não consegue entender que o xixi e a cacá é na sanita... eu falo e ele só repete cacá e nita, mas mesmo com aquela cara do " que tás praí a dizer?"
                            Realmente a ideia de esperar pelo verão parece-me boa, até porque os tapetes são dos "peludos" e demoram a secar e tb ele vai ter quê, uns 2 anos e meio, não me parece muito tarde para as fraldas. A chupeta é que vou tentar evitar ao maximo, só dou descontos em dias como hoje, que ele está doente e só a tira literalmente para comer.
                            Obrigada pelas dicas e conselhos, se calhar estou mesmo a exagerar um bocado, ele não esta assim tão grande. Entretanto vou ver o tal livro do desfralde, assim vou tendo uma ideia para a tactica no proximo verão
                            Até ao verão tens mais do que tempo para estabelecer uma rotina: acorda, senta no pote (ou vai à sanita); antes de dormir, pote; e a do antes do banho que já vais fazendo A chucha, olha será uns dias melhores, outros de mais mimo... como te disse, a partir dos 3anos é que pode demorar mais tempo a reverter qualquer dano que a chucha possa causar; pois pode não fazer nada: eu usei chucha até aos 6anos! Não tenho dentes salientes por causa dela, nem me aumentou o numero de caries: tive a minha primeira consulta no dentista com 21anos, porque me deu na gana ir, e lá se descobriu a primeira, que estava a iniciar, pois sintomas não tinha nenhuns.
                            No caso da minha piolha, a chucha estava a causar problemas, era bem visível. Mas num espaço de 1 mês, reverteu uns 80% e acredito que quando a levar ao pediatra no final de Outubro (faz 3anos), não se note nada E eu sei que se não a tivéssemos conseguido "desligar" da chucha até esta consulta, ela era bem capaz de sair de lá sem ela, pois ele não é apologista de chucha após os 3anos.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                              Conheço um caso em que uma mãe tb andava em pulgas para tirar a chucha ao pequeno antes dos 2 anos... aos 2anos e pouco achou que já tinha passado das marcas.... o miudo tem 3 anos e meio e sabes como é que adormece desde então?
                              a baloiçar a cabeça e a bater na cabeceira da cama!

                              É preciso ter muita calma e bom senso e se possivel deixá-los achar que foi uma opção deles! Lá em casa funciona muito bem, o deixá-lo achar que foi ele que tomou a opção!
                              Santo Deus... mais valia o raio da chucha a uns belos "galos" na cabecita :/

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X