Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não come sozinho...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Não come sozinho...

    Olá!

    Ando aqui com uma dor de cabeça que não sendo nova, à medida que o pirralho cresce fica naturalmente mais complicada de gerir.
    O meu filho não é um bom garfo, aliás é um castigo conseguir que ele coma o que quer que seja (comida de prato) de vontade. O problema é que fica à mesa horas se for preciso e não pega no garfo! Eu insisto para que coma sozinho e normalmente não cedo mas ele é uma coisa impressionante porque fica impávido e sereno e tanto faz eu levantar o tom de voz, como calmamente explicar que se não comer fica sozinho à mesa até acabar. O problema é que fica mesmo e distrai-se sozinho com as coisas mais insignificantes e ali está uma eternidade.
    Na escola, principalmente depois de ter estado doente e com as avós muitos dias isto agravou-se ainda mais. Todos os dias há a nota de que não comeu sozinho e por causa disso tem sempre bolinha amarela. Ao principio confesso que me fazia confusão ele ter bolinha amarela apenas por precisar de ajuda a comer, apesar de nunca ter interferido porque respeito a educadora. Mas o facto é que ele leva as pessoas ao desespero e eles têm horários a cumprir.

    Não estou aqui à espera que me tragam a solução, foi mais um desabafo e se calhar uma tentativa de ouvir outras experiências.

    Beijinhos
    Cláudia



    \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

  • #2
    Junto-me a ti. O meu todos os dias perde o recreio antes da sesta mas nem assim se resolve a comer sozinho, ou mais depressa.

    Comentar


    • #3
      A minha é igual e tem quase 7! Mas só é assim em casa, leva-me ao desespero mesmo... Fica 90% das vezes a acabar de jantar sozinha mas também não se importa, fica lá a brincar. Ela acaba por comer mas demora horas! Se eu lhe der á boca é rápida, senão faz bola com a comida e nunca mais saímos dali

      Espero aos 18 ter isto solucionado, é a minha esperança!
      Mães OMS Sócia n.º 123

      Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

      Comentar


      • #4
        Olá Rufer.

        Acho que não há solução milagrosa para isso. O meu come com a mão dele na escola, às vezes a auxiliar lá tem de lhe meter a sopa mas só para o despachar pois esquece-se e distrai-se, mas em casa quase sempre me pede para lhe meter a sopa. O 2º prato, que muito raramente come tudo, é com a mão dele pois estamos todos à mesa. A meio pede-me "mãe, mete-me..." e eu lá lhe pergunto " e a mim, quem me mete? Eu tenho fome." Às vezes resulta, outras vezes não.
        Eu não sei se isto é puro miminho, já que na escola se sentem mais desamparados.
        Eles já entendem as conversas muito bem, certamente já lhe tentaste explicar que deve comer com a mão dele... ou então dá-lhe um castigo. Experimenta. Não um grave, como se fosse uma grande asneirada, mas tipo um que o marque e que o incentive para.

        Para te dar um exemplo, o Afonso tem pavor a que lhe toquem nas unhas dos pés. Nem é cortar, é tocar. Tinha de cortar as unhacas, ele não deixava. Ai mãe que doi. eu "doi nada! ", ai mãe que doi! , eu "se te doer, dás-me um estalo, pode ser?"
        Riu-se e continuou o choramingo com carinha de riso. Cortei-lhe a 1ª, cortei-lhe a 2ª e ele a rir-se (se calhar estava mortinho que lhe doesse mesmo mas enfim). Achou piada, sabes?
        Acho que deves tentar por aí. Se é correcto não faço a mais pequena ideia, mas com o meu filho incentivos, palminhas de vitória em certos casos, obviamente, resultam na perfeição.
        Ultima edição por wish; 06-01-2012, 15:49.

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por Surfie Ver Mensagem
          A minha é igual e tem quase 7! Mas só é assim em casa, leva-me ao desespero mesmo... Fica 90% das vezes a acabar de jantar sozinha mas também não se importa, fica lá a brincar. Ela acaba por comer mas demora horas! Se eu lhe der á boca é rápida, senão faz bola com a comida e nunca mais saímos dali

          Espero aos 18 ter isto solucionado, é a minha esperança!
          Com isto lembrei-me que uma prima minha, que aos 7 anos a minha tia lhe metia a sopa passada e ela mastigava, mastigava, mastigava... sopa passada! Sem exagero, demorava meia hora com o raio da sopa. Ainda hoje brincamos com a situação... e a miuda continua a odiar sopa.

          Comentar


          • #6
            Eu a pensar que tinha um caso bicudo entre mãos... afinal há ai meninos bem maiorzinhos que o meu a fazerem o mesmo filme! Não me digam que ainda vou andar nisto pelo menos mais um ano!!!

            Será hoje a minha grande questão na consulta de Pediatria dos 3 anos... já sei que vou ouvir um

            "-Se ele não quer não obrigue!"
            "-Ou deixe-o ficar na mesa até ele acabar!"

            Ele até come bem, quando lhe damos nós... o prato e a fruta come relativamente bem sozinho mas a sopa é um filme!!! Grande parte das vezes o jantar tem mesmo de ser dado na integra por nós, sobre o risco de ele estar na mesa até às 22:30h e mesmo assim não pegar em nada... e como para mim descansar é ainda mais importante que comer, lá lhe dou eu ou o pai a comida!

            Mio o meu tb é dos que perde o recreio antes da sesta por não comer... e é a pior coisinha que lhe podem fazer! Aliás acho que ele passou a comer bem melhor na escola por isso mesmo! Quando ele começa a birra do não querer comer na escola elas já lhe tentam dar a volta de todas as maneiras e feitios...nem que lhe tenham de dar na boca! É que da ultima vez virou o infantário de pernas ao ar e berrou tanto ou tão pouco, bateu tanto ou tão pouco o pé que ninguem conseguiu dormir a sesta antes das 14h! E qd ele estra nesta histeria então é que não come mesmo... nesse dia não tocou num bago de arroz ou numa colher de sopa!

            Eu que tinha esperanças que isto passasse agora com os 3 anos, estou a ver que não vou ter muita sorte!

            Comentar


            • #7
              Com os meus, passei pelo mesmo martírio e seguramente que aos 4 anos não comiam (quase) nada pela mão deles. Castigar era inútil, obrigar a ficar à mesa idem...acabava tudo em berros até que deixei de me importar (tanto) com o assunto. No infantário comiam alguma coisa pela mão deles, mas sei (não que se queixassem) que a educadora e sobretudo a auxiliar acabavam por lhes dar uma parte da comida na boca para despachar.
              Com 8 anos a situação está (quase) resolvida, mas ainda são uns pastelões quando a comida não lhes cheira.
              Nunca viste um adolescente com a mãe atrás a dar-lhe a comida na boca, pois não? Desvaloriza, eu sei que é difícil pq toda a gente dá palpites e critica, mas fazer um cavalo de batalha disto não vale a pena.

              Comentar


              • #8
                Milagres não há eu tenho dois e o pior é o mais velho( 7 ) é um castigo para comer e embora já come melhor e sozinho mto por eu gabar o irmão de 2.5anos que come quase sempre sozinho ( pronto a sopa por vezes dou-lhe senão suja-se ), mas há dias em k n ker e eu tenho k lhe dar mesmo o comer...ultimamente tem resultado " ou comes ou n jogas na playstation " e tem resultado...lol...nem kero pensar o k deve comer na escola..a sopa pelo menos come ( isto é o k me dizem )...

                Comentar


                • #9


                  A minha filha mais velha está a fazer os 5 e é exactamente igual, um castigo para comer e comer sozinha pior ainda.
                  Eu em casa já tentei tanta coisa: o não sair da mesa, o darmos à boca, o refilar, o brincar....

                  Acho que parcialmente a culpa é minha, quando era mais pequena era mais fácil dar-lhe as coisas á boca do que ela sujar tudo, arrefecer a comida e acabar por não comer nada

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                    Ele até come bem, quando lhe damos nós... o prato e a fruta come relativamente bem sozinho mas a sopa é um filme!!! Grande parte das vezes o jantar tem mesmo de ser dado na integra por nós, sobre o risco de ele estar na mesa até às 22:30h e mesmo assim não pegar em nada... e como para mim descansar é ainda mais importante que comer, lá lhe dou eu ou o pai a comida!
                    Pois, Sun, eu confesso que na maioria das vezes acabo por lhe dar a comida porque senão às 11h da noite ainda estou na cozinha! No caso do meu é o contrário, o prato lá vai comendo (embora alguns alimentos tenham que ser disfarçados) a sopa é que não come mesmo sozinho e como eu faço questão que ele coma sopa, dou-lha. As teorias dos pediatras do 'ficar o tempo que fôr preciso à mesa até comer' não dão pra mim, que chego às 21h estafada e ainda tenho que arrumar cozinha e preparar almoços/jantares para o dia seguinte. Eu quero é despachar o jantar e arrumação da cozinha o mais depressa possível para poder deitar-me a horas decentes.

                    Comentar


                    • #11
                      Os meus sobrinhos têm quase 5 anos e são iguais (são gemeos) no colegio ainda vão comendo pela mão deles, em casa, népias....
                      Não será simplesmente falta de apetite?
                      Eu fui exactamente assim ( com exepção que a minha mãe não me dava à boca porque achava que eu já não tinha idade para isso) lembro-me bem que dizia que não queria comer porque não tinha apetite,mas isso nunca interessou, era obrigada a ficar horas à mesa até acabar a refeição. Reultado as horas da refeição em vez de ser um bom momento em familia era um martirio, e eu ficava apavorada só de ver a minha mãe na cozinha :/ ( já sabia o que me esperava). Por isso o meu conselho é não reprimir muito, tentar dar a volta na boa, talvez pedir um xaropezito à pediatra para "abrir" o apetite. Se eles tiverem fome, vão ter mais pica para comer por eles mesmos.
                      O meu filho descobriu a colher e o garfo e não quer outra coisa, o mal é que é come pouquinho, não é que o rapaz é tão chic que quando me pede bolachas, pede-me uma colher para as comer!!! sopa, iogurte, quer comer tudo sozinho, eu lá vou metendo bonecada para o distrair e vou dando ao mesmo tempo que ele come, senão mais de metade da sopa fica. Na proxima consulta vou pedir o viternum (abre apetite) a ver se deixa de comer à passarinho :/




                      Madrinha querida Caty80
                      Madrilhada fofucha Julit

                      Comentar


                      • #12
                        Ui...foi tal e qual a Laura. Em bebe sempre quis comer sozinha e na cadeirinha dela. Há pouco tempo atras teve varicela. Ficou comigo 15 dias e pedia-me papinha ao colo e na boquinha. Como estava doente cedi. Agora quer todos os dias e se não faço demora horas a comer. Esta semana começou o sistema das bolas na creche e em 3 dias teve 2 bolas amarelas porque queria comer ao colo e na boquinha. Claro que lá a mandam passear e vai de bola amarela :-(
                        Ultima edição por tortulia; 07-01-2012, 18:29.

                        www.avicultura.com.pt
                        http://www.facebook.com/teresamfneves

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                          Os meus sobrinhos têm quase 5 anos e são iguais (são gemeos) no colegio ainda vão comendo pela mão deles, em casa, népias....
                          Não será simplesmente falta de apetite?
                          Eu fui exactamente assim ( com exepção que a minha mãe não me dava à boca porque achava que eu já não tinha idade para isso) lembro-me bem que dizia que não queria comer porque não tinha apetite,mas isso nunca interessou, era obrigada a ficar horas à mesa até acabar a refeição. Reultado as horas da refeição em vez de ser um bom momento em familia era um martirio, e eu ficava apavorada só de ver a minha mãe na cozinha :/ ( já sabia o que me esperava). Por isso o meu conselho é não reprimir muito, tentar dar a volta na boa, talvez pedir um xaropezito à pediatra para "abrir" o apetite. Se eles tiverem fome, vão ter mais pica para comer por eles mesmos.
                          O meu filho descobriu a colher e o garfo e não quer outra coisa, o mal é que é come pouquinho, não é que o rapaz é tão chic que quando me pede bolachas, pede-me uma colher para as comer!!! sopa, iogurte, quer comer tudo sozinho, eu lá vou metendo bonecada para o distrair e vou dando ao mesmo tempo que ele come, senão mais de metade da sopa fica. Na proxima consulta vou pedir o viternum (abre apetite) a ver se deixa de comer à passarinho :/
                          tábita, não quero desiludir-te mas desses complexos vitaminicos já experimentámos todos cá em casa mas nada resulta. Nem viternum, ceregumil, um da biocol, sei lá, já nem sei os nomes, desisti de dar, nunca funcionou espero que com o teu pirralho seja diferente mas conosco não notei diferença nenhuma.
                          O que funciona com ela é fazer refeições que não tenham tendência para enrolar e que goste. Massas vão sempre bem, strogonof, peixe ao papelote, bacalhau com natas, jardineira, coisas com molhos, que não sequem para não fazer bola. Por exemplo carne grelhada não é bom porque como é lenta a carne seca muito e depois nunca mais se despacha... Na escola come bem, nunca tive razão de queixa, só no lanche com o pão é que é pior mas é mesmo do tipo de pão, ela gosta mais fofinho e na escola é mais tipo carcaça.
                          Mães OMS Sócia n.º 123

                          Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                          Comentar


                          • #14
                            Olá

                            Obrigada, pelo menos vou percebendo que não sou a única desesperada com isto!
                            Eu era igual em pequena, aliás a minha avó que tomava conta de mim diz que isto é castigo! Eu andava na primária e passava-se a hora de almoço sem abrir a boca. Mas que castigo o meu, LOL!

                            O meu filho é daquelas crianças que come por obrigação, não há nada que ele adore comer. Aliás, agora há, salsichas...
                            Mas eu acho que mais do que falta de apetite é mesmo preguiça porque se eu lhe der ele come e se estiver distraído ás vezes come muito bem! Na escola tem tido fases e esta é daquelas terríveis por ter estado doente com varicela nas avós muitos dias. E elas dão-lhe tudo na boca que eu sei, doente ou não doente porque acham que o menino tem é que comer e que eu até o enervo nas horas da refeição e a criança nem engorda LOL Mas eu não faço grandes filmes, só se estiver num daqueles dias sem paciência, normalmente sou é muito firme, ele vai experimentando pedir para eu lhe dar e eu até dou uma colherada por outra mas no geral é ele que tem que comer. O problema é mesmo ficarmos à mesa tanto tempo quando a pessoa já chega cansada e quer é arrumar tudo para descansar como disse a Mio.
                            Entretanto vou voltar a comprar um suplemento que lhe cheguei a dar JellyKids Apetite, na altura até funcionou.
                            É este http://e-naturalfarma.com/jelly-kids-apetite.html se mais alguém quiser experimentar.
                            O que eu gostava de vos perguntar é quando, por exemplo, eles são penalizados na escola com a bolinha amarela apenas por não comerem sozinhos, vocês em casa reforçam o castigo? É que se eles perdem o intervalo já estão a ser castigados e dado motivo não acho que seja necessário castigar duas vezes pela mesma coisa mas a bolinha amarela quando é por esse motivo ele já nem liga...



                            \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                            Comentar


                            • #15
                              Em casa reforçar o castigo?? nem pensar. que acontece na escola fica na escola. Se ele fizer asneiras em casa não vão pedir para lhe darem um castigo na escola certo??
                              O máximo que poderei fazer é explicar que fiquei triste por esta ou aquela queixa (não necessáriamente por não comer), mas castigar só por coisas que acontecem comigo, na escola elas é que tratam do assunto. Senão corremos o risco de as crianças estarem constantemente de castigo...
                              Uma vez tive uma mãe que me chegou á escola e disse que a filha estava de castigo e que não era pra eu a deixar ir ao recreio. Foi isso mesmo que expliquei...os castigos de casa são resolvidos em casa; os da escola na escola...


                              Madrilhada de parto: Pocaontas

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X