Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não come sozinho...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Eu o que acho é uma parvoíce castigar-se uma criança no infantário por não comer ou demorar mt a comer. A única coisa que acho sensata é não dar mais nada até à próxima refeição e se a criança se queixar de fome, pois paciência, que se lembre da razão porque tem fome.
    Castigos, para mim, é quando a criança prejudica os outros, por ser indelicada, agressiva ou desobediente.
    Felizmente os meus nunca foram castigados por serem umas pastelões a comer e eu sei que até eram protegidos...a auxiliar e mesmo a educadora acabavam por dar uma ajuda.

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
      Olá

      Obrigada, pelo menos vou percebendo que não sou a única desesperada com isto!
      Eu era igual em pequena, aliás a minha avó que tomava conta de mim diz que isto é castigo! Eu andava na primária e passava-se a hora de almoço sem abrir a boca. Mas que castigo o meu, LOL!

      O meu filho é daquelas crianças que come por obrigação, não há nada que ele adore comer. Aliás, agora há, salsichas...
      Mas eu acho que mais do que falta de apetite é mesmo preguiça porque se eu lhe der ele come e se estiver distraído ás vezes come muito bem! Na escola tem tido fases e esta é daquelas terríveis por ter estado doente com varicela nas avós muitos dias. E elas dão-lhe tudo na boca que eu sei, doente ou não doente porque acham que o menino tem é que comer e que eu até o enervo nas horas da refeição e a criança nem engorda LOL Mas eu não faço grandes filmes, só se estiver num daqueles dias sem paciência, normalmente sou é muito firme, ele vai experimentando pedir para eu lhe dar e eu até dou uma colherada por outra mas no geral é ele que tem que comer. O problema é mesmo ficarmos à mesa tanto tempo quando a pessoa já chega cansada e quer é arrumar tudo para descansar como disse a Mio.
      Entretanto vou voltar a comprar um suplemento que lhe cheguei a dar JellyKids Apetite, na altura até funcionou.
      É este http://e-naturalfarma.com/jelly-kids-apetite.html se mais alguém quiser experimentar.
      O que eu gostava de vos perguntar é quando, por exemplo, eles são penalizados na escola com a bolinha amarela apenas por não comerem sozinhos, vocês em casa reforçam o castigo? É que se eles perdem o intervalo já estão a ser castigados e dado motivo não acho que seja necessário castigar duas vezes pela mesma coisa mas a bolinha amarela quando é por esse motivo ele já nem liga...
      O meu não come mesmo por perguiça e porque para ele comer não é uma prioridade na vida! Então se estiver fora de casa há coisas muito mais importantes para fazer do que comer!

      Já percebi que o que ele vai comendo para ele é mesmo suficiente... na ultima consulta todo ele estava no percentil 90 (altura, peso e perimetro cefálico).

      O grande problema dele é mesmo a sopa... não gosta e nunca gostou! Tudo o resto ele come bem! Na escola já reduziram ao máximo a quantidade de sopa mesmo sem eu dar indicação para isso, só lhe dão uma concha, porque vêm que para ele é mesmo um castigo comer sopa... tentam que ele coma sozinho e se for necessário dão uma ajuda!

      Quanto aos castigos na escola do meu não há bolinhas verdes, amarelas ou vermelhas... o "castigo", que eles nem lhes chamam assim é mesmo verem os meninos que acabaram de comer a irem para o recreio e eles ficarem a acabar de comer o que não comeram no tempo util da refeição! Com o meu tem resultado esta estratégia e ele próprio já diz que come tudo para ir brincar para a rua com os amigos antes de dormir!

      Em casa não há continuação de castigos... nem pensar! O que se passa na escola, fica na escola e vice versa! Podemos falar em casa sobre o que se passa na escola, mas não se catsiga pelo que faz ou deixa de fazer na escola!
      Ultima edição por Sunflower; 09-01-2012, 11:24.

      Comentar


      • #18
        Bem, eu também não castigo em casa por ele ter bolinha amarela devido a não comer porque apesar de perceber que a bolinha amarela é para ele perceber que tem ser autónomo e comer sozinho, acho que não é motivo para voltar a castigar em casa.
        Agora, e como professora, não de meninos tão pequenos, mas no 1º ciclo, não concordo que o que acontece na escola fica na escola. Há comportamentos das crianças na escola que devem ser muito mais que conversados em casa mas isso é outra conversa que nada tem que ver com a alimentação. Quando o meu filho traz (e é muito raro) bola vermelha porque foi desobediente ou magoou um colega de propósito, para além da conversa tem um castigo sim que varia de acordo com o que aconteceu e que é adequado à idade e ao entendimento dele. Pode passar por não ver desenhos animados quando chega da escola e apenas brincar com as coisas dele ou ficar naquele dia sem outras coisas que goste. Muitas vezes o castigo dele até é mesmo apenas perceber que eu fiquei triste. Não acho que seja demasiado disciplinadora, contudo e tendo em conta a má educação com que lido todos os dias e que não merecem nenhuma atitude por parte dos pais, acredito que o comportamento e a postura do meu filho em qualquer local seja para mim algo a que presto mesmo muita atenção, até porque ele é muitooo reguila e por isso eu sei que a personalidade do meu filho exige uma determinada postura minha e da equipa educativa.
        Obrigada pelas vossas opiniões



        \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por guialmi Ver Mensagem
          Eu o que acho é uma parvoíce castigar-se uma criança no infantário por não comer ou demorar mt a comer. A única coisa que acho sensata é não dar mais nada até à próxima refeição e se a criança se queixar de fome, pois paciência, que se lembre da razão porque tem fome.
          Castigos, para mim, é quando a criança prejudica os outros, por ser indelicada, agressiva ou desobediente.
          Felizmente os meus nunca foram castigados por serem umas pastelões a comer e eu sei que até eram protegidos...a auxiliar e mesmo a educadora acabavam por dar uma ajuda.
          De certa forma concordo contigo, ou seja, castigar por não comer ( mesmo que seja a bolinha amarela) por isso disse no inicio que me fazia confusão a bolinha amarela. De qualquer forma, ele percebe que aquele comportamento não é premiado e isso eu compreendo e daí nunca ter discutido a questão com a educadora. Elas acabam por lhe dar a comida na boca, pelo menos ele come e isso é importante!



          \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
            Bem, eu também não castigo em casa por ele ter bolinha amarela devido a não comer porque apesar de perceber que a bolinha amarela é para ele perceber que tem ser autónomo e comer sozinho, acho que não é motivo para voltar a castigar em casa.
            Agora, e como professora, não de meninos tão pequenos, mas no 1º ciclo, não concordo que o que acontece na escola fica na escola. Há comportamentos das crianças na escola que devem ser muito mais que conversados em casa mas isso é outra conversa que nada tem que ver com a alimentação. Quando o meu filho traz (e é muito raro) bola vermelha porque foi desobediente ou magoou um colega de propósito, para além da conversa tem um castigo sim que varia de acordo com o que aconteceu e que é adequado à idade e ao entendimento dele. Pode passar por não ver desenhos animados quando chega da escola e apenas brincar com as coisas dele ou ficar naquele dia sem outras coisas que goste. Muitas vezes o castigo dele até é mesmo apenas perceber que eu fiquei triste. Não acho que seja demasiado disciplinadora, contudo e tendo em conta a má educação com que lido todos os dias e que não merecem nenhuma atitude por parte dos pais, acredito que o comportamento e a postura do meu filho em qualquer local seja para mim algo a que presto mesmo muita atenção, até porque ele é muitooo reguila e por isso eu sei que a personalidade do meu filho exige uma determinada postura minha e da equipa educativa.
            Obrigada pelas vossas opiniões
            Eu qd disse que não castigava o meu pelo que faz na escola... foi por ele ter a idade que tem! COm 2/3 anos acho que os csatigos devem ser imediatos e que umas horas depois pouco ou nenhum efeito têm!

            No 1ºciclo... faço tensões de actuar tb em casa pelo que ele faz na escola, sem duvida alguma!

            O meu tb é muito traquinas e de feitio dificil! É conhecido pelo "piratinha"!
            Ultima edição por Sunflower; 09-01-2012, 12:45.

            Comentar


            • #21
              Em relação à sopa, embora tenha de ser eu a dar-lhe quase toda porque senão nem amanhã (apesar de na escola comer sozinha...), ela também torce sempre um bocadinho o nariz. Uma coisa que eu acho que ajuda e ajudou sempre muito foi o facto de eu também comer sempre sopa. Não é uma coisa que eu lhe impinja só a ela . Quando nos sentamos à mesa, já se sabe que é um pratinho de sopa para cada uma antes do 2º prato. Eu vou-lhe dando e vou comendo ao mesmo tempo. Acho que os miúdos respondem a estes exemplos. Quem diz a sopa diz o resto. Nunca faço sopa nem comida separada para ela, desde que fez um ano, um ano e meio, e começou a comer comida de gente :-) As saudades que eu tenho de uma comidinha carregada de picante, lol... Quando tenho muitas ânsias de alguma coisa que ela não come, como ao almoço, por exemplo. Mas assim ela habituou-se de pequenina a comer e a ver que eu como o mesmo. Claro que tem fases. Em pequena até grelos comia, agora para comer legumes só se for na sopa ou disfarçados, lol...

              Comentar


              • #22
                Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                Eu qd disse que não castigava o meu pelo que faz na escola... foi por ele ter a idade que tem! COm 2/3 anos acho que os csatigos devem ser imediatos e que umas horas depois pouco ou nenhum efeito têm!

                No 1ºciclo... faço tensões de actuar tb em casa pelo que ele faz na escola, sem duvida alguma!

                O meu tb é muito traquinas e de feitio dificil! É conhecido pelo "piratinha"!
                Sim Sun, eles têm tendência a esquecer com facilidade nestas idades e cheguei na altura a falar com a pediatra sobre isso. Aliás muitas vezes não me explicavam ao certo o que tinha acontecido na escola e quando falava com ele sobre o motivo da bola amarela ou vermelha ele dizia que não se lembrava (acho que em certa medida não se lembrava mesmo, até porque é muito distraído mas também lhe começou a convir) por isso comecei a pedir a quem o entregava para me especificar o maior motivo, digamos, do comportamento desadequado. No meu caso funcionou muito bem, quando falava com ele depois relembrava-o e aí ele já me conseguia explicar e eu explicar também porque não devia fazer. Em termos de comportamento no geral, cumprimento de regras etc, houve uma grande melhoria a partir do ano passado, na sala dos 3 anos, porque sendo ele reguila me empenhei em fazer "parceria" com a equipa educativa para o comportamento na escola, porque em casa ele já me conhece e sabe com o que conta. Na escola, no ano passado a equipa educativa era completamente nova e no inicio do ano ele andava a testar limites...
                Acho que aos poucos e sempre com adequação esta "parceria" pode ser feita a partir dos 3 anos perfeitamente quando é necessário. É que para nós parecem-nos sempre pequenos e num instante chegam aos 5 anos e ao 1º ano e muitas vezes há muitas coisas que não vêm trabalhadas.



                \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                Comentar


                • #23
                  Olá a todas,
                  Enconteri este tópico na altura certa e, assim percebo que afinal há mais como o meu filhote. O problema dele é exactamente a preguiça de comer sozinho e, por vezes de mastigar (como eu o compreendo, ainda hoje me lembro de ser assim).
                  tem sido uma luta, sempre comeu super bem desde que tudo passado, talvezpor minha culpa que lhe fui fazendo a vontade e insistindo pouco. Mas neste momeno come bem, excepto aquelas coisas mais secas ou que dão mais trabalho a mastigar (tem dias).
                  Mas, estou aqui por que preciso da vossa opinião enquanto mãe e educadoras. O meu filho entrou para a escola aos 2 anos, este é o 2º ano dele e tb o 2º com a mesma educadora e, para mim, aí reside o grande problema: a educadora. Como ele é um castigo para comer sozinho e por vezes faz bolas, ela ja lhe deu todos os castigos possiveis e imagináveis (onde estou completamente contra). Desde ir comer com os bebés, tirar-lhe os brinquedos que leva de casa e não deixando levã-los para casa, passando por ir dormir para a sala dos bebes, tirando-lhe o ó-ó, não lhe dando uma fatia de bolo de aniversário de um amiguinho ao lnche....enfim....Até que este ano, tive de lhe dizer que não queria o meu filho de castigo, todos os dias por não comer, simplesmente não quer comer não come. O que aconteceu, foi que ela seguiu à letra, o que lhe disse e, agora desde Outubro que ele só come a sopa e a fruta, pois como não pega nos talhees, ela diz que tambem não lhe dá à boca, pois é contra os princípios dela e eles têm de ser autónomos. O que lhe disse ontem, foi que neste momento ele tem é de comer, pois tem a vida toda para ser autónomo. O que fariam no meu caso? Desculpem o desabafo

                  Comentar


                  • #24
                    Olá!

                    Não acho nada normal a atitude da educadora, aceito que seja dificil terem crianças que não querem comer sozinhas porque são muitos mas não é com castigos desses que ela vai lá.

                    Na escola das minhas eles não saem da mesa sem comer, o que eles tentam fazer e incentivá-las desde pequeninas a comer sozinhas e põem estratégicamente as crianças que comem bem ao pé das que comem mal, para puxarem umas pelas outras. O unico castigo que têm é ficar na mesa até mais tarde e terem estrelas amarelas mas há a sensibilidade para perceber que as crianças não comem todas a mesma quantidade nem todos os dias da mesma forma (basta estarem doentes)

                    Eu fazia queixa dela, tirar a fralda dele e proibi-los de comer o bolo de aniversário de um amigo são castigos desproporcionados

                    Comentar


                    • #25
                      Eu sei que é complicado uma educadora com 20 miudos ter um ou dois problemáticos a comer.
                      Eu no teu lugar falaria com a educadora pra tentar o "reforço positivo", ou seja, em vez de castigar premiar. Costuma resultar melhor.
                      Tipo, se hoje comeres 2 colheres de arroz, és tu o responsável pela sala, por exemplo.
                      No dia seguinte passa a 3 colheres, depois a 4, e por aí adiante. Cheguei na fazer isso com ervilhas...passado um tempo já tinha que ir buscar ervilhas á panela porque tinha que comer 21 e nao so 19 (que eram as que tinha no prato). Mas ela tem que arranjar estratégias que funcionem com cada miudo, e nao pode simplesmente ignorar. Castigar é uma coisa, mas abusar é outra. E os castigos devem sempre ter relação com a "asneira", por isso, o ser preciso dar na boca então ir comer para o pé dos bebés...Resulta (ou pode resultar) agora tirar-lhe brinquedos??? não tem nada a ver


                      Madrilhada de parto: Pocaontas

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X