Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Intolerância ao ovo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    RE: Intolerância ao ovo

    EducadoraLisa (19-02-2010)Já falei com a pediatra do rafa e ela aconselhou-me a ir falar com a alergologista o mais depressa possível. Como ela dá consultas ao sábado lá vamos nós tentar a nossa sorte.



    Espero que ela me ajude a perceber o que se está a passar


    Depois vem contar como correu.



    Boa sorte
    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

    Comentar


    • #32
      RE: Intolerância ao ovo

      sunrise (19-02-2010)
      Dulsa (18-02-2010)
      sunrise (18-02-2010)
      EducadoraLisa (18-02-2010)
      sunrise (17-02-2010)
      EducadoraLisa (16-02-2010)Agora notei que tem muitas


      Não necessariamente. Se a pessoa estiver privada do contacto com o alimento o corpo pode deixar de produzir IGE específico e reduzir a níveis tão baixos que a pessoa passe a tolerar o alimento. Isso pode acontecer aos 2 anos como aos 8.

      Na intolerância o intestino pode amadurecer e suportar uma quantidade específica do alimento. O que sempre percebi é que apesar de muito incômodo e trazer consequência ao nível do desenvolvimento a intolerãncia só por si não mata enquanto a alergia pode matar por choque anafilático.

      A minha mãe por exemplo é intolerante a lactose mas pode beber um galão por dia. Se sabe que vai comer natas ao almoço bebe chá de manhã. Se abusar dos lacticíneos é diarreia na certa.

      Em resumo: é uma lotaria.

      Editei para referir que mesmo nas intolerâncias não se deve ter contacto com o alimento porque apesar das reacções não serem tão graves ou imediatas (pelo menos as visíveis) podem ter consequências mais ou menos graves a longo prazo (carência vitamínicas por má absorção dos nutrientes por exemplo, devido a inflamação) etc.


      Lá está a minha filha só conseguiu ser mais tolerante por volta dos 12 anos, mas nada de ingerir produtos lácteos a todas as refeições, nem todos os dias. mas já não reage imediatamente.

      Felizmente nunca teve choque anafilático, porque isso é realmente muito assustador.

      Tudo para dizer que a ingestão de leite quando se é intolerante faz muito mais mal do que algum bem, pois não permite a absorção de cálcio e está-se a inflamar totalmente o intestino.

      Com as outras intolerância penso que acontece semelhantes coisas.



      Elisa, depois vem cá contar o que te disse o alergologista.

      Comentar


      • #33
        RE: Intolerância ao ovo

        Dulsa (18-02-2010)
        sunrise (18-02-2010)
        EducadoraLisa (18-02-2010)
        sunrise (17-02-2010)
        EducadoraLisa (16-02-2010)Agora notei que tem muitas borbulhinhas pequenas ao pé da boca e que não estavam lá. Será alguma reação mais forte ao ovo?






        pelo que descreves isso não me parece ser só uma intolerância. Cheira mesmo a alergia.


        E será que pode inicialmente ter sido intolerância e agora ter passado a alergia?



        Amanhã vou falar com a pediatra e pedir análises ao ovo se tiver assim fico logo a saber.






        Alguém me corrija se estiver errada. Quando há intolerância é quando o corpr reage mal a algum alimento mas sem um mecanismo de defesa, ou seja, não é mediado pelo IGE.



        Quando a alergia é mediada pelo IGE quer dizer que o corpo produziu anticorpos contra um alimento como se fosse um invasor.



        Há pessoas que toleram pequenas quantidades de um alimento ao longo dos tempos e um dia, o intestino cansa-se de lutar sozinho e manda alertas para outros órgãos e começam as reacções na pele, respiratórias etc



        O médico pode dizer que é uma intolerância porque ele reage ao alimento sem produzir IGE mas o quadro pode mudar sim.






        Ora se percebi bem a intolerância pode desaparecer mas a alergia não, é isso?





        O pior é que enquanto não desaparece acaba por ser uma alergia porque o individuo não pode estar em contacto com o alergénico. Ou melhor é melhor não estar em contacto.







        Mas percebi, obrigada pelo esclarecimento.




        Não.

        O Afonso é alérgico ao ovo (expliquei que em relação à gema já houve evolução positiva) e o médico tem controlado mediante análises, e está em crer que após os 4 anos ele possa fazer uma alimentação normal! O índice de alergia à clara tem diminuido também e a tendência é deixar de ser alérgico.





        Bjs,

        carmen


        Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
        Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

        Comentar


        • #34
          RE: Intolerância ao ovo

          EducadoraLisa (16-02-2010)Após uns dias sem dar ovo ao rafa hoje experimentei colocar uma gema no empadão. Separei a clara e coloquei por cima e deixei o empadão 20 minutos no forno (lume brando).



          O rafa começou a jantar muito bem mas a meio parou e teve que vomitar que doía a barriga. Depois disso comeu fruta e está bem disposto. Será que é mesmo do ovo? Devo banir o ovo da sua alimentação? Ele só tem consulta de alergologia em Abril.




          Se fosse eu, deixava de dar, sim. mai vale prevenir.

          Não consegues adiantar a consulta?





          Bjs,

          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #35
            RE: Intolerância ao ovo

            EducadoraLisa (16-02-2010)Agora notei que tem muitas borbulhinhas pequenas ao pé da boca e que não estavam lá. Será alguma reação mais forte ao ovo?




            SIm.

            Nâo dÊs, Lisa, MESMO.

            Isso pode ser alergia grave.

            Não te assustes, mas pesquisa no google por choque anafilático e vais vêr que é melhor não dar. Pode não ser do ovo, mas olha que acho que com essas reacções, é mesmo... No tempo em que não deste ele esteve bem, não foi? Não dês mais até teres testes feitos, Lisa. Previne...





            Bjs,

            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #36
              RE: Intolerância ao ovo

              Dulsa (16-02-2010)Pois , perguntei sobre os 10 minutos dos ovos e a alergia.



              Disseram-me, uma aluna de mestrado em nutricionismo que nada tem haver uma coisa com a outra. os 10 minutos é o padrão para matar salmonelas e coisas que tais. nada tem haver com a alergia. se faz alergia tanto faz com 10 minutos como cru, é sempre ovo.







              Carmen se souberes de algum link que esclareça esta informação, coloca aqui. Acho que é importante esclarecer isto.







              Como disse a minha filha sempre fez independentemente do grau de cozedura.







              Eu acho que as borbulhas na boca e os vómitos não é bom sinal....







              Bjs




              Não vi em link, foi o alergologista que me disse...

              Mas podemos sempre recorrer ao babysol, da engeneira alimentar SOlange Burri, na nutrição. Ela é super prestável e sabe da matéria...

              Postamos lá?



              De qualquer forma podemos pesquisar no google sobre isso...





              Bjs,

              carmen


              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar


              • #37
                RE: Intolerância ao ovo

                sunrise (18-02-2010)
                EducadoraLisa (18-02-2010)
                sunrise (17-02-2010)
                EducadoraLisa (16-02-2010)Agora notei que tem muitas borbulhinhas pequenas ao pé da boca e que não estavam lá. Será alguma reação mais forte ao ovo?






                pelo que descreves isso não me parece ser só uma intolerância. Cheira mesmo a alergia.






                E será que pode inicialmente ter sido intolerância e agora ter passado a alergia?



                Amanhã vou falar com a pediatra e pedir análises ao ovo se tiver assim fico logo a saber.






                Alguém me corrija se estiver errada. Quando há intolerância é quando o corpr reage mal a algum alimento mas sem um mecanismo de defesa, ou seja, não é mediado pelo IGE.







                Quando a alergia é mediada pelo IGE quer dizer que o corpo produziu anticorpos contra um alimento como se fosse um invasor.







                Há pessoas que toleram pequenas quantidades de um alimento ao longo dos tempos e um dia, o intestino cansa-se de lutar sozinho e manda alertas para outros órgãos e começam as reacções na pele, respiratórias etc







                O médico pode dizer que é uma intolerância porque ele reage ao alimento sem produzir IGE mas o quadro pode mudar sim.




                Em termos de testes não sei.

                Sei que intolerânia é mais a nível intestinal, alergia comtempla também a parte respiratória.

                O Afonso tem alergia e intolerâncias, mas mesmo as alergias não aparecem todas nos testes... sabemos porque reage sempre ao estímulo (exemplo do gato, fica logo em crise, precisa de ventilan, mas nos testes de pele não acusou...), e o médico diz que o melhor teste é a realidade.



                Quando come ovo inteiro (em Setembro foi ao bolo do vizinho do lado por devaneio, nunca costuma comer o que não pode, mas passou-se, o rapaz...) vomita. Inicialmente eu só notava borbulhagem, teria ele 15m, agora com 3 e meio vomitou, e passou anos sem comer clara...



                É intolerante a algumas coisas, dou o exemplo do cacau. Não faz crise respiratória, mas fica cheio de borbulhagem. O mesmo acontece com bróculos (se for muita quantidade), salmão, citrinos, etc...





                Quanto à alergia/intolerância, não sei se a intolerânciqa pode passar a alergia, sou mais da opinião de que é sempre alergia, a questão é que de inicio o organismo responde moderadamente e vai aumentando a sua resposta negativa até se perceber que não se pode estar em contacto com. Até chegar ao grande "NÃO". Mas isto é uma opinião, não dado adquirido.

                Primeiro nem se nota, depois umas brobulhinhas, poderá ser tosse, uma bronquiolite, etc, etc, podendo chegar ao choque anafilático se continuar a existir contacto. Mas acho que é sempre alergia...



                Bjs,

                carmen












                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar


                • #38
                  RE: Intolerância ao ovo

                  Carmen a tua experiência tem-nos ajudado muito.

                  Hoje fui falar com a alergologista e ela fez-lhe logo uma consulta, foi muito prestável.

                  Ela achou que o rafa está muito atacado a nível respiratório e que a expectoração está a chegar aos bronquios... apesar de toda a medicação de prevenção.

                  Quanto à questão do ovo, apesar dos testes cutaneos darem negativos ela aconselhou a não dar mais pois aquilo que teve foi de facto uma reação alérgica e devemos despistar as causas.. para ela o estranho foi que apesar de ele fazer o kestine diariamente o organismo reagiu (disse que é possível mas são excepções e não o normal). Assim não vai comer ovo durante 2 meses e vai repetir os testes.

                  A alergologista escreveu tudo o que ele comeu no dia da reação e vai testar todos os alimentos. Vamos tentar descobrir...

                  O que me preocupa é o facto de saber que podemos ter reação com o alimento e os testes serem negativos (isto acontece comigo para o chocolate e a laranja) e temo que se esteja a passar o mesmo com o rafa e não conseguir descobrir o alimento em questão.





                  O meu atelier.

                  Comentar


                  • #39
                    RE: Intolerância ao ovo

                    EducadoraLisa (20-02-2010)Carmen a tua experiência tem-nos ajudado muito.



                    Hoje fui falar com a alergologista e ela fez-lhe logo uma consulta, foi muito prestável.



                    Ela achou que o rafa está muito atacado a nível respiratório e que a expectoração está a chegar aos bronquios... apesar de toda a medicação de prevenção.



                    Quanto à questão do ovo, apesar dos testes cutaneos darem negativos ela aconselhou a não dar mais pois aquilo que teve foi de facto uma reação alérgica e devemos despistar as causas.. para ela o estranho foi que apesar de ele fazer o kestine diariamente o organismo reagiu (disse que é possível mas são excepções e não o normal). Assim não vai comer ovo durante 2 meses e vai repetir os testes.



                    A alergologista escreveu tudo o que ele comeu no dia da reação e vai testar todos os alimentos. Vamos tentar descobrir...



                    O que me preocupa é o facto de saber que podemos ter reação com o alimento e os testes serem negativos (isto acontece comigo para o chocolate e a laranja) e temo que se esteja a passar o mesmo com o rafa e não conseguir descobrir o alimento em questão.




                    É bom ser útil, a vida só faz sentido assim, certo?!





                    Quanto à medicação de prevenção e aos bronquios atacados: se está a ser sujeito a um agente que lhe provoca alergia a medicação preventiva não dá conta... só se fosse uma vez por acaso, mas se não sabias e estava s a dar ovo, e eventualmente a sujeitá-lo a mais agentes, por desconhecimento o corpo, mesmo com ajuda de medicação, não consegue tratar por si...

                    E, mais uma prova de que a questão do ovo, relativamente ao teu filho, será uma alergia e não intolerância... não é só reacção cutanea, mas também respiratória...





                    Se queres a minha opinião quanto ao kestine, ou outro anti.hestamínico, é assim: a dosagem diária é de 2,5ml para o Afonso, para o teu deve ser semelhante, mas isto para coisas ligeiras. O Afonso toma este tipo de medicamento (além da bomba preventiva, singulair e pulmicort nasal aqua), mas, e aqui há um grande MAS, não come o que lhe provoca alergia!! Ou seja, se numa bolacha houver vestigios de clara de ovo o anti-hestamínico serve oara isso, e até agora não tive priblemas, mas se eu lhe der clara no prato claro que não é o kestine que o salva!! Se ele comer clara (como aconteceu em Setembro,m como contei no outro post, acima) e eu notar reacção, tenho de lhe dar imediatamente 5ml de anti-hestamínico, 30 gotas (acho, já não sei de cor, só vendo o esquema...) de celestone e aplicar a injecção de adrenalina sintética que tenho na mala, portanto, pessoalmente, não estranho o que a médica estranhou... O alergologista dir-te à certamente o mesmo que eu, que me foi transmitido pelo nosso alergologista também, claro, ninguém nasce ensinado!:hehe:





                    Escrevermos tudo o que se come quando há reacção é coisa que costumo dixer também aqui. Não sei se alguma vez te disse, mas ainda de manhã o disse, hgoje, no clube das bronquiolites à Kaky (acho que é este o nick...). Ajuda a despistar, claro, porque há alimentos mais ricos em hestamína que outros, e portanto o médico pode reduzir a lista logo à partida.



                    Por fim, há sempre esse risco, o de darmos alimentos que podem causar alergia. Por isso devemos respeitar as datas de introdução dos alimentos e, em caso de filhos como os nossos, até adiar a introdução, pois mais vale prevenir do que remediar, daí eu ter-te dito logo para não dares mais ovo até ordem médica em contrário...

                    Terás de fazer o mesmo com mais alimentos possivelmente, o alergologista te dirá, e tomares bam atenção aos rótulos quanto aos ingredientes...



                    Vai dispondo, Lisa. Sei que não estou cá todos os dias, mas vou mandar PM com o meu mail, sim?





                    Bjs,

                    carmen



                    vai dando novidades, eu venho espreitar!


                    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X