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Bebés sobredotados

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  • Bebés sobredotados

    Boa tarde.
    Numa conversa com outras mamãs do PB sobre "Como lidar com as birras dos nossos filhos" uma mamã falou na possibilidade da minha filha Maria vir a ser sobredotada devido ao seu comportamento com crianças mais novas e da sua idade, incluindo o irmão, passo a explicar.

    Há uns dias estávamos no carro e a Maria do nada, mandou um brinquedo a cara do irmão. Este tipo de cenas, já aconteceu mais vezes, sempre que apanha - me distraída bate no irmão, sem motivos aparentes. Já tive várias conversas com ela sobre bater ao irmão e aparentemente a Maria aceita. O problema é que volta sempre a fazer o mesmo. Sempre que ela faz algo mal e eu falo com ela, eu ou o pai, ela pede desculpa e não volta a fazer tão cedo.
    Este comportamento também passa - se no colégio com outras crianças. Uma mãe de uma colega da Maria, já veio falar comigo porque a Maria está sempre a morde - lhe. Isto é muito chato para mim, para além de magoar a menina, não consigo entender nem controlar este comportamento.
    Há uns dias, tive uma conversa com a educadora da Maria e com a dona da creche porque iria tirar os meus dois piolhos de lá e iria meter alguém na minha casa a cuidar deles, pensando eu que a Maria não se adaptava a novos ambientes, visto que, chora muito quando a deixo lá. Nessa conversa a educadora alertou - me para o facto da Maria não se dar com crianças mais novas, nem da idade dela e só se dava com crianças mais velhas. Nunca tinha reparado nisso, até ao dia e após observa - la a verdade é mesmo essa, a Maria só se dá com crianças mais velhas. A educadora foi muito simpática e disse que em conjunto iria tentar arranjar soluções para a Maria conseguir interagir com todos os meninos. Se isto não resulta-se, a solução era a Maria mudar de sala, até porque perde muito rapidamente o interesse pelas actividades/brincadeiras que as educadoras fazem e que fica muito frustrada com ela própria e com os outros meninos, ao ponto de lhes bater. O meu marido não concordou com a mudança de sala e eu também não sei se concordo porque não sei qual será a sua reacção. Bom mas até esta conversa eu nunca lhe associei o sobredotada, nem sei nada sobre este assunto.

    A verdade é que a Maria já consegue construir uma frase, as frases têm lógica, tem conversas longas, diz as palavras correctamente, sabe alguns números, algumas cores e 2 ou 3 músicas, entre outras coisas. A minha filha vai fazer 20 meses este mês.
    O que acham? Alguma mãe tem filhos sobredotados ou conhece alguém que seja?
    Desde já obrigada
    Ultima edição por Clara Sophie; 12-12-2010, 19:14.


    Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

  • #2
    Olá Clara,

    Não te respondo enquanto mãe de crianças ou bebés sobredotados (desconfio até que seja muito difícil ou até impossível de dignosticar em crianças/bebés tão pequenas) mas simplesmente porque o teu post despertou-me curiosidade.

    Visto cada aspecto de referes individualmente, alguns deles são bastante comuns como bater ao irmão mais novo e até morder a outras crianças. A o nível de linguagem da Maria é bastante desenvolvido e não é comum um bebé com 20 meses apresentar essa evolução, mas não me surpreende por aí fora, porque com a minha filha mais nova as coisas - nesse aspecto - foram bastante semelhantes ao que descreves, mas no caso da I. era muito preceptível que esse era a área de desenvolvimento a que ela dava prioridade.

    A Maria mesmo não sendo sobredotada, poderá apresentar (e é bem provável que seja assim) um desenvolvimento cognitivo superior a de outras crianças com a mesma idade.
    No grupo em que a Maria está ela é dos bebés maiores ou dos mais pequenos, se a maioria dos bebés for mais novo que ela é bem possível que ela se aborreça. Se ela mudar de grupo, mudará para um grupo que abrangerá que idades? Mudá-la de grupo poderá mesmo ser uma alternativa.

    Se tiveres muita dúvidas ou se pensares que a Maria é realmente sobredotada, procura a opinião de um especialista. Ficarás mais sossegada e caso o diagnóstico se confirme, o especialista saberá como vos orientar.

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    • #3
      Para te ajudar a avaliar, porque não percebo nada de sobredotados, dou-te uma breve descrição da minha filha, que fez 19 meses no dia 2 deste mês.
      Ela começou a andar sozinha aos 13 meses. Já dizia algumas palavras antes do ano e apesar de me dizerem que ela não percebia o significado, ela usava-as em contexto correcto.
      Agora, com 19 meses, diz imensas palavras (muitas mesmo, umas dezenas largas) mas não as diz correctamente. Alguns exemplos: agá (água), cocói (cachecol), bu (uvas), totoi (tractor)... é tudo deste género. Constrói frases simples, como "mamã blhó nonô" (mamã, dá a bola à nonô), "bebé mi" (o bebé está a dormir)...
      Percebe praticamente tudo o que lhe dizemos e executa tarefas complexas: "vai pôr o lápis na tua mesa e traz o bebé", "diz ao avô para vir jantar",... Embora não diga bem a maior parte das coisas, tem um vocabulário imenso e identifica correctamente uma data de coisas.
      Já identifica as formas (não reconhece um quadrado ou um triângulo, mas percebe bem onde as peças dos puzzles encaixam), conhece várias músicas e sabe especificamente pedir uma ou outra.
      Em termos de motricidade fina, pega num lápis ou num marcador como um adulto, correctamente, e já consegue, quando se esforça, desenhar dentro de uma área pequena, como os olhos dos bonecos, sem passar para fora. Faz riscos e espirais e já fez um ou outro círculo completo.
      De resto, é bastante sociável, mas também gosta mais de brincar com os mais velhos, mas penso que é porque percebe que os mais velhos lhe dão mais atenção. Joga à bola (sabe chutar e atirar a bola), consegue andar sozinha no quattro da chicco, dança imenso, corre todo o dia, adora desenhar, finge que lê (aponta para as letras e diz palavras ao calhas ou as vogais todas baralhadas), finge que conta (conhece o 2 e o 6, mas enquanto figuras e não como conceito numérico) e adora brincar ao faz de conta: limpa, cozinha, adormece os bebés, dá-lhes a sopa,...
      Não sei se te ajudei, mas espero que sirva de termo de comparação.
      2 filhotes lindos

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      • #4
        Eu acho que por vezes se confunde o estar mais desenvolvido com o sobredotado. Não estou a dizer que é o caso da tua filha porque não sou formada nessa área e por isso não posso opinar.
        Posso apenas dizer-te que muitas pessoas ficam muito admiradas com a minha filha por ela desde pequena apresentar também um grande vocabulário para além de que desde os 3 anos sabia dizer o abecedário, sabia identificar letras e nºs, cores, sabia dizer as cores (as básicas) em ingles e também os nomes dos animais em inglês. Numa consulta de desenvolvimento, o pediatra que a acompanha, após alguns testes, verificou que ela tem estado sempre "acima" da idade dela, ou seja, com 3 já fazia, sabia coisas que seriam dirigidas aos de 4 anos. Isso não faz dela uma sobredotada mas sim desenvolvida. Tenho uma pessoa da familia que se fartava de dizer que a miúda era sobredotada porque a comparava com os filhos dele. Uma vez que eu sempre a estimulei muito com jogos e brincadeiras de aprendizagem, e essa pessoa da familia e o respectivo conjugue preferem que os filhos estejam ao computador ou a ver televisão para não chatear muito, é normal que haja uma diferença no desenvolvimento.

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        • #5
          Também não sei o que é uma criança sobredotada, mas o filho de uma amiga minha, com 12 meses falava fluentemente. O miudo era mesmo engraçado a falar, tinhamos conversas com ele impressionantes para uma criança daquela idade! Hoje esse mesmo miudo tem 9 anos e não tem nada de sobredotado, é uma criança normalissima... acho que só mesmo um especialista poderá dar uma opinião, assim de repente, pelo que contas não me parece que a tua filhota seja sobredotada (espero que não, porque isso deve ser uma carga de trabalhos!) :P


          Alem disso, o desenvolvimento deles é dificil de compreender, ás vezes. O meu filho, por exemplo, deixou-me algum tempo preocupada, porque não dizia uma palavra compreensivel até aos 3 anos. Cheguei a ir a especialistas que sempre desvalorizaram, dizendo que era imaturidade.

          O meu filho neste momento tem 3 anos e meio e sabe e diz as letras todas do abecedário, sabe dizer palavras em ingles, sabe as cores, sabe contar ate 40, enfim, está muito desenvolto. Foi assim de repente! OU melhor, ele ja devia saber as coisas, mas nao conseguia expressar-se em linguagem falada (se bem que sempre foi mto expressivo)
          jokas!
          Ultima edição por deinhac; 13-12-2010, 12:46.

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          • #6
            Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
            O meu filho neste momento tem 3 anos e meio e sabe e diz as letras todas do abecedário, sabe dizer palavras em ingles, sabe as cores, sabe contar ate 40, enfim, está muito desenvolto. Foi assim de repente! OU melhor, ele ja devia saber as coisas, mas nao conseguia expressar-se em linguagem falada (se bem que sempre foi mto expressivo)
            jokas!
            Eu lembro-me de ter lido os teus receios. Não se o teu filho não conseguia expressar-se ou se não se sentia seguro para fazê-lo. Há crianças que têm de estar 100% seguras, enquanto que outras lançam-se de cabeça
            Conheço uma menina bilingue francês/português. Desde que a conheci, tinha ela 3 anos, falava um francês excelente para a idade, e mal abria a boca para falar português, se interrogada em português respondia sim ou não e só dizia 1 ou 2 palavras. Um dia começa a falar comigo em português, de forma tão perfeita, que fiquei de boca aberta.

            Já fugi ao tema.

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            • #7
              A minha sempre preferiu a companhia das mais velhas do que das mais novas. Na creche anda só atrás das maiores pois adora imitá-las... Mas isso é comum a todos os miúdos, segundo observo...
              http://manasecompanhia.blogspot.com/


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              • #8
                Inserido Inicialmente por VC33 Ver Mensagem
                Tenho uma pessoa da familia que se fartava de dizer que a miúda era sobredotada porque a comparava com os filhos dele. Uma vez que eu sempre a estimulei muito com jogos e brincadeiras de aprendizagem, e essa pessoa da familia e o respectivo conjugue preferem que os filhos estejam ao computador ou a ver televisão para não chatear muito, é normal que haja uma diferença no desenvolvimento.
                Exactamente...
                2 filhotes lindos

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                • #9
                  Acho que ainda é muito cedo para se falar nisso.
                  As crianças tem ritmos de aprendizagem diferentes e o estimulo em casa também conta muito.
                  O meu também sempre gostou mais de estar com crianças mais velhas, mas nunca bateu ou mordeu nos mais novos, simplesmente não lhes ligava muito.
                  Actualmente com 5 anos, continua a gostar mais de estar com os da idade dele ou mais velhos. Quanto aos mais novos, como está numa sala heterógenea, gosta de ensina-los, mas não por muito tempo (diz que gritam muito e lhe fazem doer a cabeça, imagina).
                  Quanto à linguagem posso dizer-te que o meu começou a falar muito cedo também e nunca falou "à bebé" porque nós também nunca falávamos assim com ele.
                  Lembro-me que na sala dos 18 meses era o único que conseguia construir frases simples e que explicava claramente o que queria à educadora. Esta falava-me disto com admiração pela precocidade, achavam-lhe muita graça, mas nunca se falou em ter caracteristicas de sobredotado.
                  Acho que a tua Maria ainda é muito pequena e tudo ainda vai mudar muito. Isso do bater, conheço várias crianças que foram assim, muitas vezes o meu vinha mordido, mas com o tempo mudaram.
                  Acho importante é continuarem a falar com ela sobre isso e especialmente quando faz isso ao irmão, castigar na altura, para que perceba que não se faz.

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                  • #10
                    olá linda!!como mãe consigo entender a tua preocupação ,mas acho melhor procurares um especialista,digo isto porque há uns anos atrás era eu uma miuda trabalhava nas ferias para ganhar uns trocos numa livraria e tive uma experiencia que até hoje nunca esqueci ,pois achei extraordinário.estava eu a embrulhar um livro e ouço alguém perguntar me:"olá como te chamas??"
                    olhei em volta e so estava eu e uma bebé que nem um ano tinha ,sentada num carro de bebé a olhar para mim toda risonha e diz novamente "olá ,como te chamas,eu sou a Clara (até me lembra o nome é para verem lol) e tu?'
                    eu pensei que estava a ter visoes acreditem,a miuda não se calava a perguntar coisas do tipo quantos anos tens,trabalhas aqui ,etc...eu ia respondendo de boca aberta ,até que a mãe que estava a escolher postais apercebe se do meu espanto e diz me assim " não se assuste ela é sobredotada.....eu e o pai tb nos assustamos quando ela com pouco mais de 7 meses começou a falar connosco ...."
                    pelos vistos a menina começou de repente a falar ,quando nem idade para andar tinha.....os pais procuraram um especialista que confirmou que ela era sobre dotada ....até hoje acho este caso algo incrivel,nunca vi mais nenhum assim...e olha concordo com uma mamã que diz que o mais provável é a tua filhota ser muito desenvolvida ,eu tenho uma aqui em casa do género lol,que com 2 anos já contava até 10 em portugues e até 5 em ingles lol...as primeiras palavras foram antes de um ano ( bola,mama ,papa) e hoje com 28 meses é um papagaio...fala muito bem,com frases ,canta musicas até dizer chega e hoje fui dar com ela a cantarolar o tema dos "FLORENCE AND THE MACHINE" YOU got the love.... ri me tanto( a culpa é daquele reclame da sapo,ela adora e agora ja decorou lol).
                    bom desculpem o testamento mas achei interessante contar esta minha experiencia e tenta falar com alguem que realmente perceba .da noticias
                    bj
                    vera

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                    • #11
                      Beracosta, o caso que contaste, realmente é impressionante!

                      Clara, concordo com as restantes mamãs, cada criança tem o seu ritmo, provavelmente a tua está mais desenvolvida numas áreas e menos noutras... a minha aqui à uns tempos surpreendeu-me por ter decorado as letras do abecedário todas, não que saiba que é o A ou B, mas sabe que é o A de Ana, por exemplo, e decorou num espaço de meia hora, enquanto eu fazia o jantar e ela brincava com umas letras! E ela tb não liga muito aos mais novos, sempre teve preferência por crianças mais velhas.
                      tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                      Vendas em 1ª e 2ª mão;

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                      • #12
                        Ola

                        Vou falar um pouco da minha experiência como mãe de uma criança "sobredotada", o que não é facil pois há muito a dizer sobre o assunto.
                        O meu filho neste momento tem 10 anos e até aos seis anos de idade todos os seus "feitos" para mim eram normalissimos (talvez por ser o 1º filho e eu não ter termo de comparação, ou porque nunca tive ninguém que chamasse a atenção para esse facto ou porque tal coisa nunca me passou pela minha cabeça pois para mim um sobredotado era alguém que sabia tudo sobre tudo-ignorância a minha).
                        Vamos aos "feitos":
                        -Com cerca de 15 meses começou a falar poucas palavras mas dizia-as correctamente e o seu vocabulário depressa aumentou, com 2 anos mantinha uma conversa com principio,meio e fim.
                        -no infantario com 3 anos era o unico menino que em todos os seus desenhos colocava o seu nome Igor-sendo que o R escrevia ao contrário.
                        -entre os quatro e os cinco anos aprendeu a fazer contas de somar e subtrair
                        -Começou a ler (que eu tenha dado conta ) nas férias antes de entrar para a escola primária a 1ª vez que eu o ouvi a ler ia no carro no Algarve e ele disse-me mãe chegamos a Armazém de Pêra em vez de dizer Armação de Pêra.
                        Estes são alguns dos seus "feitos", mas existem outros como ter um enorme sentido de orientação, uma memória visual e auditiva imensa,o utilizar o computador desde muito cedo onde fazia pesquisas na net, desenhava no "paint",etc mas aos quais eu nunca dei grande importância.
                        Aos seis anos e com a entrada dele no 1º ano fui alertada pela professora para o facto do Igor ser menino "diferente" pois tinha uma enorme capacidade de aprendizagem e que para ela poderia mesmo ser considerado um sobredotado, no fim do 1º periodo disse-me que o melhor seria o Igor transitar imediatamente para o 2º ano.
                        Procurei imediatamente uma especialista, uma pedopedagoga que confirmou após alguns testes, que o Igor era um menino "sobredotado" e que deveria transitar imediatamente para o 2º ano, pois no 1º ano não havia nada de novo para ele aprender o que faria com que ele se desmotivasse e sentisse uma enorme frustação.
                        Tal não foi possivel, devido a problemas burocráticos no Ministério de Educação e a pouca cooperação dos professores do 2º ano em aceita-lo.
                        No final do ano lectivo o Igor transitou directamente para o 3º ano, isto depois de muitas visitas a psicologa da escola e de muitos relatórios escritos para o M.E e sobretudo de muita insistência por parte dos pais e da Excelente professora do 1º ano que tudo fez para que tal acontecesse.
                        O Igor hoje está no 6º ano, teve sempre excelentes notas e continua a ter.
                        Quanto as amizades, o Igor desde muito cedo me dizia que não tinha amigos e ainda hoje o diz, o que para mim é uma grande tristeza, isto tem como explicação o facto das relações interpessoais ser o ponto fraco do Igor (e penso que da maior parte deste género de crianças), isto porque as crianças da faixa étaria dele não têm "assunto" para ele, por exemplo futebol não lhe diz rigorosamente nada porque não lhe desperta qualquer tipo de interesse, e os assuntos que a ele lhe interessam aos outros meninos não lhes diz nada.De facto o Igor dá-se melhor com crianças mais velhas,mas não consegue estabelecer uma relação de amizade pois muito embora a idade mental do Igor seja nesta altura de cerca de 16 anos, continua a ser uma criança e um pouco imaturo.
                        Quando um dia em conversa com a professora do 1º ano lhe disse que o Igor me dizia que não tinha amigos na escola, ela respondeu prontamente que de facto não tinha amigos porque o Igor tinha consciência do verdadeiro sentido da palavra amigo e tudo o que acarreta, ou seja tinha já a percepção de amigo como um adulto tem.
                        Por vezes tenho as minhas duvidas se o meu filho será uma criança feliz, pois não é facil "lidar" com ele, tem uma personalidade muito forte e um indice de liderança elevadissimo, tem um mundo muito próprio que por vezes e por muito que tente não é facil "entrar", e eu sinto que lhe falta sempre alguma coisa, não material pois eu e o meu marido tentamos dentro das nossas possibilidades satisfazer alguns dos seus pedidos, mas acho sinceramente que a ansia de querer saber sempre mais e mais e mais o leva a insatisfação.
                        Não tem nem nunca teve comportamentos agressivos com ninguém, é uma criança muito meiga, muito sensivel aos problemas dos outros, tem um elevado sentido de humor.
                        Bem muito mais haveria contar sobre a minha experiência como mãe de um "sobredotado" mas o meu post ja vai longo, espero ter de alguma forma ajudado, qualquer duvida se eu souber responder terei muito gosto em faze-lo muito embora não seja nenhuma especialista em sobredotação, posso é dar a minha experiência e vivência.
                        Existe também uma associação "APCS" -Associação Portuguesa Crianças Sobredotadas para quem estiver interessado.

                        Beijinhos
                        Angels2


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                        • #13
                          Como professora do 1º ciclo e sobretudo como professora de educação especial, posso dizer que tudo o que foi escrito anteriormente pode perfeitamente descrever uma criança "normal".

                          Existem crianças que têm uma apetência pelo conhecimento, que são auto-didactas, que não dependem dos professores e dos outros para chegarem ao conhecimento...e não são sobredotadas!

                          Atenção que "ler" implica que as crianças consigam descodificar textos desconhecidos e não palavras conhecidas (ou seja, as crianças conseguem identificar -chama-se ler globalmente- perfeitamente as palavras relacionadas com o seu dia-a-dia, como a localidade onde vivem, o próprio nome, etc).

                          Aliás, no caso da criança anterior, o próprio exemplo demonstra que a criança não lia aos 3 anos, pois se o fizesse, nunca trocaria Armação por Armazém...lia o que lá estava escrito.

                          Pode ser normal que as crianças consigam somar e subtrair, desenhar no paint, usar o computador ..etc, etc. A minha irmã já o fazia antes de entrar para o 1º ano, mas não é sobredotada, de modo nenhum! E socialmente, também é bicho do mato, preferia crianças mais velhas, etc...é simplesmente inteligente e persistente!

                          Ah, antes que me esqueça, um sobredotado normalmente não o é em todas as áreas do conhecimento, mas apenas em algumas.

                          E sinceramente, não queiram ser pais de génios, há falta de apoios (sim, porque os génios precisam de apoio, vejam o caso do Einstein, que era péssimo na escola, péssimo!!!)

                          Do que tenho visto, os verdadeiros génios são detectados nas escolas por serem completamente desinteressados. a professora fala-lhes do algoritmo da adição e o aluno está longe disso, a pensar nos números primos ou nos triângulos mágicos...muito, mas mesmo muito à frente.

                          Aliás, a legislação que saiu esta semana sobre o assunto (alunos de 8 anos poderem frequentar o 2º ciclo), reflecte isso. Se um aluno avança 4 anos sem qualquer problema...isso sim, já é sobredotação!

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                          • #14
                            Boa noite

                            Antes de responder ao primeiro post pensei se o haveria de fazer ou não, pois podiam achar que me estava a vangloriar por ter um filho que é considerado um "sobredotado".
                            Tal como eu tinha dito anteriormente, nunca os comportamentos do meu filho me pareceram excepcionais, por isso nunca me passou pela cabeça que ele seria um "sobredotado" para mim era uma criança perfeitamente normal.Quem o avaliou e o "rotulou" foi alguém com conhecimentos para o fazer, não fui eu.
                            Ele foi avaliado pela Drª.Helena Serra, que segundo informações é das pessoas mais habilitadas para o fazer e frequentou na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti o programa vocacionado para jovens "sobredotados"-Sábados Diferentes,se é sobredotado ou não, não o poderei dizer pois não possuo conhecimentos para tal, apenas confio nas pessoas acreditadas para tal.
                            Eu também nunca disse que o meu filho era sobredotado em todas as areas, apenas disse que as suas notas são excelentes e neste momento são, ele ainda não se destaca em nenhuma área, muito embora a Drª.Helena Serra na ultima avaliação que lhe fez, tenha dito que talvez as Ciências sejam a sua área de eleição, se o é ou não, só o futuro me dirá.
                            Quanto a legislação que saiu esta semana ainda não tive oportunidade de ler, contudo aquando do meu filho apenas era possivel avançar um ano, pois não poderia ingressar no 5º ano com menos de 9 anos.
                            E não eu nunca quis ser mãe de um génio, muito pelo contrário, quem me dera a mim que ele fosse uma criança "normal" não teria metade dos problemas e medos que tenho.
                            Quando respondi ao 1º post apenas quis transmitir a minha experiência e as minhas vivências como mãe, nada mais do que isso.


                            Beijinhos
                            Angels2


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                            • #15
                              O meu marido fez uma formação com a Dr.ª Helena Serra, sobre dificuldades de aprendizagem. Ele passa a vida a gabá-la e na brincadeira diz muitas vezes que a nossa filha não é, decididamente, disléxica (graças a Deus e apenas fala nisto porque fez um trabalho sobre o tema e avaliou uma menina disléxica). Também diz a brincar que ela é sobredotada, mas eu digo sempre que espero que não. Ela, por exemplo, já reconhece o nome dela escrito mas é como diz a newbie: reconhece o formato do nome (porque o pai o desenha sempre com uma flor no L), da mesma forma que reconhece o 6 e o 2 como um desenho como outro e não como um número.
                              Entretanto, tenho um colega que passou um ano à frente porque a mãe era professora primária e o levava para as aulas quando ele tinha 5 anos. Aprendeu tudo muito cedo e por isso saltou um ano. Entrou na faculdade com 17 anos acabadinhos de fazer e sempre achei que ele se sentia deslocado. Por isso, acredito que ser sobredotado não seja fácil e ser pai de um sobredotado ainda pior.
                              2 filhotes lindos

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