Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Cheques pré-datados

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Cheques pré-datados

    Boas tardes,

    Andei a pesquisar sobre este tema pela net mas só encontrei sites brasileiros ou os portugueses não respondiam exactamente às minhas questões.
    Se alguém me poder ajudar, fico agradecida.
    Como é que funcionam exactamente estes cheques? Ou seja, o que acontece se a pessoa o deposita antes da data e eu não tenho lá saldo? Pode depositá-lo?

    Obrigada desde já.

    Edit: afinal já encontrei as respostas no site do Banco de Portugal. Mas já agora, se alguém quiser partilhar, esteja à vontade.
    Ultima edição por IN_AND_OUT; 11-03-2012, 18:35.

  • #2
    Pelo que sei ( e já agora confirma-me ! ) os cheques pré-datados não são considerados legais, pelo que pode ser depositado em qualquer altura.

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
      Pelo que sei ( e já agora confirma-me ! ) os cheques pré-datados não são considerados legais, pelo que pode ser depositado em qualquer altura.
      tbm concordo com a sandra... só se deposita na data "marcada/combinada" quem quer cumprir "a palavra", porque na realidade isso não tem legalidade nenhuma
      [hr]Madrinha Querida: Anita 78 ...já com a sua estelinha!!! positivo a 30/10/2008 nasceu a 02/07/2009 a Sarita! ;D

      Madrinha/Afilhada fofinha: Rookie27... a cegonha anda a sobrevoar...terás a tua entrega muito muito em breve!!! ;p ;p ...se apanho a cegonha que cobre a tua área....ai coitadinha dela!!!

      Madrinha Fofinha: Pipa.. a \"distribuir\" estrelinhas...é uma mega madrinha...a tua estrelinha vem logo logo!!

      Madrinha Linda: Sorodrigues...ânimo linda e mta força...tou cá para o que fôr preciso! viva, já tem o seu positivo!! ;) ;)

      Não é que a madrinha PIPA dá mesmo sorte, e já tenho o meu positivo...:D:D 06/05/2009

      Madrinha de parto: A querida mamã de 2009: Xanah



      Comentar


      • #4
        Bem, o que o Banco de Portugal diz é que pode ser depositado mas se não tiver cobertura, não é considerado cheque sem provisão, para mim não há problemas, o beneficiário é que fica a arder lol

        Comentar


        • #5
          ja foi tudo dito...é como as meninas te disseram os cheques pre datados nao existem quem os aceitas faz o favor de so depositar nas datas acordadas, no entanto o aceitanto pode depositar antes e é considerado cheque sem provisao, é crime...no entanto comercialmente as pessoas acordam entre si so depositar os cheques nas datas dos mesmo...mas podem fazer antes
          Rita


          Madrinha: ICA
          Afilhada estrellavera já espera a sua estrelinha um menino o DINIS

          Faço contabilidade de PME
          Apoio ao inicio de actividade

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por ARQ Ver Mensagem
            ja foi tudo dito...é como as meninas te disseram os cheques pre datados nao existem quem os aceitas faz o favor de so depositar nas datas acordadas, no entanto o aceitanto pode depositar antes e é considerado cheque sem provisao, é crime...no entanto comercialmente as pessoas acordam entre si so depositar os cheques nas datas dos mesmo...mas podem fazer antes
            Se for depositado antes da data não é crime. A lei exclui do crime de cheque sem provisão precisamente os cheques pré-datados (e mesmo que sejam depositados na data acordada). Se forem depositados antes da data o banco aceita-os e por isso é que não gosto muito. Ou confiamos em quem fica com eles ou arriscamo-nos à vergonha de ter um cheque devolvido por falta de provisão...

            Editei para corrigir um erro
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por Sandra Nunes Ver Mensagem
              Pelo que sei ( e já agora confirma-me ! ) os cheques pré-datados não são considerados legais, pelo que pode ser depositado em qualquer altura.
              Verdade!

              A figura do cheque pré-datado não existe. Pode ser depositado em qq altura desde que esteja na validade do cheque.
              O Banco de portugal tem uns folhetos explicativos óptimos sobre todos esses assuntos.


              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

              Comentar


              • #8
                Se um cheque pré-datado for depositado e não houver provisão, não é crime.

                "Deverá ter-se em atenção que a devolução de um cheque pré-datado não
                é considerada crime de emissão de cheque sem provisão."

                Retirado do site do BP.

                Comentar


                • #9
                  Um cheque considera-se pré-datado se tiver sido entregue ao beneficiário
                  em data anterior à que consta no cheque como data de emissão. Se esse
                  cheque for apresentado a pagamento antes da data que consta no cheque
                  como data de emissão, os bancos procederão ao seu pagamento se existir
                  provisão. Mas, se for devolvido por falta ou insuficiência de provisão, não
                  terá consequências para o emitente.

                  Mesma fonte.

                  Comentar


                  • #10
                    e a data de validade dos cheques? Imagina que fazes 8 cheques, um por mês, a data de validade dos cheques não é de 6 meses?
                    Isto é pura curiosidade.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                      UMas, se for devolvido por falta ou insuficiência de provisão, não
                      terá consequências para o emitente.
                      Tirando a vergonha, como eu disse LOL
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                        Tirando a vergonha, como eu disse LOL
                        Vergonha de quê? Passaste um cheque para Abril (exemplo) e a pessoa depositou em Fevereiro... Problema dela lol

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por giz Ver Mensagem
                          e a data de validade dos cheques? Imagina que fazes 8 cheques, um por mês, a data de validade dos cheques não é de 6 meses?
                          Isto é pura curiosidade.
                          Depende dos cheques, já os vi com validade maior... Mas os bancos podem aceitar ou não. Já vi pagarem cheques de 2009...
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por giz Ver Mensagem
                            e a data de validade dos cheques? Imagina que fazes 8 cheques, um por mês, a data de validade dos cheques não é de 6 meses?
                            Isto é pura curiosidade.
                            Os que eu tenho ali têm validade de 1 ano....Mas não sei se se pode usá-los depois...

                            Comentar


                            • #15
                              Ora o BP diz:

                              "A data de emissão do cheque não deve ser posterior à data de validade do impresso - se isso acontecer, o banco pode recusar o pagamento do cheque. "

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X