Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Sair com a creche no autocarro...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Sair com a creche no autocarro...

    O meu filho começou hoje na nova sala: a dos 2 anos. Ontem foi a reunião de pais e entre outras coisas falou-se de saidas de autocarro e do nada deram autorizações para a mão e toca a assinar. Todos os pais da sala dele assinaram sem hesitar, nem perguntaram como era feito o transporte nem nada...eu fiquei sempre com o raio do papel na mao sem saber o que fazer...



    Ate ao fim da reunião eu nao assinei e fui falar com a directora sobre as saidas. Eu ja sabia que cadeirinhas adequadas nao há mas queria saber ao certo como era feito o transporte. Fiquei a saber que se faz simplesmente com o cinto do autocarro...:w00t::w00t: atenção que estou a falar de crianças algumas com 2 anos outras a fazê-los...



    A directora ainda me disse que poderaram comprar cadeiras mas depois iria complicar se houvesse duas visitas de dois grupos com pouco tempo entre si...teriam que tirar as cadeiras e tal...mas eu referi que deveriam pelo menos ponderar ter cadeiras do grupo 2/3 (banco com costas), apesar do meu filho nao ter peso para isso e os outros tb dificilmente terão...perguntei se poderia levar a minha cadeira do grupo 0+/1 para ele e ela esboçou um sorriso e disse que nao ia acontecer nada...



    O meu peso na consciência agora é o meu filho...ja se apercebe das coisas...proibir de ir? Exigir que levem a nossa cadeira??Assinei mas amanha vou falar novamente e caso me digam que nao é preciso a cadeira pq ele vai bem eu estou a ponderar nao deixa-lo ir...mas o meu maior problema é que ele é quem fica a perder...mas e a segurança dele???



    No meu lugar o que fariam????



    O meu filho ainda por cima nasceu com alguns problemas motores, a motricidade dele nao é igual à dos outros...aparenta ser igual mas não é...por exemplo com 30 meses nao sobe nem desce escadas sozinho, passa a vida estendido no chão pq tropeça em si proprio...na creche conhecem bem o problema dele mas acho que nunca lidaram a 100% com isso...era coisas da cabeça dos pais, fisioterapeuta e pediatra!!



    jinhos




    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )






  • #2
    RE: Sair com a creche no autocarro...

    Nunca fui confrontada com essa situação mas tb ficaria renitente, como tu... Duvido que para a polícia seja indiferente e, caso, sejam mandados parar, arriscam uma bela multa. O transporte escolar tem umas regras bem apertadas e sei que a GNR anda sempre a controlar os autocarros (na zona onde lecciono, pelo menos). Agora, não sei como é com autocarros da pré... Acredito (e espero) que ainda sejam mais exigentes que com os do secundário...
    http://manasecompanhia.blogspot.com/


    Comentar


    • #3
      RE: Sair com a creche no autocarro...

      Jukas (01-09-2010)Nunca fui confrontada com essa situação mas tb ficaria renitente, como tu... Duvido que para a polícia seja indiferente e, caso, sejam mandados parar, arriscam uma bela multa. O transporte escolar tem umas regras bem apertadas e sei que a GNR anda sempre a controlar os autocarros (na zona onde lecciono, pelo menos). Agora, não sei como é com autocarros da pré... Acredito (e espero) que ainda sejam mais exigentes que com os do secundário...




      Aqui a policia nem olha para isso...infelizmente...



      O ano passado fui mandada parar numa operaçao STOP e foi um policia que conheço que me fiscalizou. Viu o miudo sentado virado para tras e deu-me os parabéns por transportá-lo bem e depois disse-me que por aqui nao ha acções de fiscalização nem a cadeirinhas nem a transportes escolares mas que deveria haver...



      O meu maior problema é o miudo...nao quero que ele perca o que os outros vao ver/fazer mas tb nao consigo ficar descansada sabendo que ele vai à "solta" no autocarro sendo "mole" e fragil como é...



      jinhos



      PS- Aqui a GNR so tem brigada fiscal, de resto so mesmo a PSP mas como tb temos muitos admiradores de formula 1 a toque de cerveja eles dedicam-se mais a fiscalizar esses...


      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





      Comentar


      • #4
        RE: Sair com a creche no autocarro...

        Pensa por outra perspectiva: se um dia te avisassem que iam deixar os meninos usar tesouras de pontas afiadas deixavas? Ou se dissessem que lhe iam dar todos os dias batatas fritas com ovo estrelado? Ou se visses que arrumam a lixívia no armário dos brinquedos?
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          RE: Sair com a creche no autocarro...

          micaela24 (01-09-2010)Pensa por outra perspectiva: se um dia te avisassem que iam deixar os meninos usar tesouras de pontas afiadas deixavas? Ou se dissessem que lhe iam dar todos os dias batatas fritas com ovo estrelado? Ou se visses que arrumam a lixívia no armário dos brinquedos?




          Tb ja pensei em coisas semelhantes...mas sinto que ao negar os passeios ao meu filho estou a prejudica-lo e a fazer com que seja discriminado depois...



          Eu hoje tenho andado com um peso na consciencia que nem te digo!!Ate ja estive para fazer uma declaração por escrito em como apesar de ter assinado o papel proibo as saidas dele nessas condições, ou permitem que ele use a sua cadeira ou ele nao vai...mas o maior prejudicado será sempre ele se nao aceitarem as minhas condições...



          De amanha nao passa, vou ver se apanho a educadora e vou-lhe falar nisto e vou expor o meu ponto de vista...que ja sei que será visto como paranoia minha pois mais ninguem levantou essa questão...é como a historia de saber os legumes que tem dentro da sopa dos bebés da sala dos 4 meses e de um ano: mais ninguem quis saber do assunto...mas se os miudos fizessem reacçao ai chamavam se fosse preciso a ASAE!!



          jinhos


          (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





          Comentar


          • #6
            RE: Sair com a creche no autocarro...

            Os outros pais estao a ser uns irresponsaveis!



            E por haver pais assim que nao se preocupam com os legumes da sopa nem com actividades e o que elas contribuem para o desenvolvimento dos filhos e coisas que tais...so querem mesmo é um deposito para poderem trabalhar é que ha creches ( e pela falta de fiscalizaçao do nosso estado) que se permitem a este genero de coisas!!



            A minha alma fica parvinha ao saber que pais nao querem saber da existencia de cadeiras proprias para o transporte dos seus bebes em autocarro :w00t:



            Nao, nao estas a ser picuinhas!!! Nao, essa gente nao é normal!



            Por acaso ja pensaste que se ajem assim com esssa leviandade em coisas dessa natureza e com conhecimento dos pais como agirao noutras que nem vos passa pela cabeça?? Ja pensaste que se calhar nao era ma altura de procurar uma nova creche que assegure segurança para as suas crianças?



            Essa creche tem alvara??? se tem faz queixa deles, se nao tem faz queixa deles na mesma.



            Fico doente com estas mer...as!:w00t:
            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

            Comentar


            • #7
              RE: Sair com a creche no autocarro...

              Bom dia,



              Não costumo comentar aqui muito mas fiquei perplexa com o que escreveste. Espanta-me a facilidade com que a directora relativizou o facto de os meninos irem à solta e o achar que "não vai acontecer nada". Este princípio é mau, muito mau.

              Pessoalmente não deixaria, sou muito despreocupada com certas coisas mas esta não é uma delas. Prefiro negar uma saída à minha filha do que arriscar-me da forma como esta instituição está quase a obrigar os pais a arriscarem-se. É que infelizmente os acidentes acontecem e brincar com a segurança de crianças tão pequenas parece-me muito mais do que simples irresponsabilidade, parece-me mesmo um crime.

              Eu faria queixa à PSP e à secretaria regional de educação (na Madeira de onde sou é o organismo que tutela as escolas, por isso nos Açores deve ser semelhante).



              E impõe-te, porque obviamente nota-se que não estás nada à vontade com a situação.



              Bjs


              Comentar


              • #8
                RE: Sair com a creche no autocarro...

                Não te preocupes em ser a única preocupada nessa parelha de pais visivelmente despreocupados! Bem sei que deve ser uma situação muito chata, mas fala em privado com a educadora e diz que achas essa situação inaceitável. Lembra-te que estás a zelar pela segurança do teu filho e de mais uma catrefada de crianças!! Acho que vale a pena "chateares-te" com o assunto.



                Beijinhos e boa sorte

                Comentar


                • #9
                  RE: Sair com a creche no autocarro...

                  A educadora se nao for a dona do comegio nada pode fazer....quantas têm de acobertar estas porcarias porque precisam do ordenado....
                  Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                  Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Sair com a creche no autocarro...

                    Eu nao deixava

                    Exigia que (já que n tem cadeirinhas pp) o meu filho levasse a dele, nem que fosse uma cadeirinha do grupo que mencionas e que sao mais faceis de colocar.

                    O meu filho nunca andou de carro sem cadeirinha e acredita que nao e por causa das multas é mesmo por uma questao de seguranca! Quando ele nem 1 ano tinha preferi vir com ele a chuva (ele confortavel no carrinho com mantinha e capa da chuva claro está) do que vir de taxi sem cadeirinha. Sem cadeirinha nao anda e ponto final!

                    é uma irresponsabilidade extrema da parte do infantario andar assim com as criancas. Eu sei que vai ser complicado saber qie ele pode "perder" essas visitas mas é por uma EXCELENTE causa, nao é? Se o deixares vais tb deixa-lo confuso : pk e que no carro dos papás tem de andar c cadeirinha e no carro da escolinha nao???


                    Comentar


                    • #11
                      RE: Sair com a creche no autocarro...

                      Hoje fui levar o meu filhote à creche e voltei a expor o problema, mencionando que apesar de ter assinado o papel nao estava disposta a que o meu filho fosse transportado sem cadeira.



                      A educadora nao levantou problemas, disse que eles iam bem presos ao autocarro e dali nao saiam mas que cada um sabe de si.



                      Perguntei se ele podia levar uma das suas cadeiras mas nao estao muito receptivos a que assim seja. Ficou decidido que ele nao vai mesmo às visitas nessas condiçoes, indo nesse dia para outra sala da creche ou ficando em casa, claro que o mais certo é ir para a creche e ficar noutra sala, a 2ª hipotese so mesmo se eu ou pai pudermos tirar o dia.



                      Apesar de eu ser adepta do rearfacing e de o meu filho andar assim mesmo numa New Zenith (Chicco) virado para tras com 30 meses e numa Britax Hi-way eu nem exigia que colocassem a cadeira nessa posição mas que permitissem que ele fosse virado para a frente num sistema de retenção adequado ao seu peso e altura.



                      Para mim o problema é facil de resolver: cadeiras do grupo 1-2-3, que vao dos 9 aos 36 kg e organizar as visitas de modo a que se possam tirar e por as cadeiras/cintos sem atrasar ninguem. Pelos vistos dá muito trabalho, entao aposte-se nas do grupo 2-3 e apesar de nao concordar que crianças com 2 anos viajem assim sempre é melhor do que sem nada.



                      Isto tem-me dado a volta à cabeça mas este ano lectivo a questão das visitas está resolvido:não vai e pronto e se ate ao proximo ano nao resolverem esta questão, que tenho quase a certeza que não o vao fazer, é um ponto negativo a apontar e que pode fazer com que ele para o proximo ano continue a não ir, sabendo eu que o maior prejudicado será ele mas ai ele ja será maior e ja vai perceber que isto das cadeiras nao é paranoia da mae e do pai. É uma necessidade!



                      A creche esta toda regulamentada mas como em todas ha pontos negativos e este é um deles. Infelizmente nem todos nos preocupamos com as mesmas coisas e ha quem dem prioridade a questões de transporte como ha quem de prioridade a outras questões que aos meus olhos possam ser um disparate.





                      Ah! Vou fazer uma declaração hoje para entregar amanha em como nao autorizo que ele sai da creche sem a sua cadeira. Ou isso ou fica lá.



                      jinhos



                      PS- Obrigado a todas!!




                      (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                      Comentar


                      • #12
                        RE: Sair com a creche no autocarro...

                        santi&mami (02-09-2010)Hoje fui levar o meu filhote à creche e voltei a expor o problema, mencionando que apesar de ter assinado o papel nao estava disposta a que o meu filho fosse transportado sem cadeira.

                        A educadora nao levantou problemas, disse que eles iam bem presos ao autocarro e dali nao saiam mas que cada um sabe de si.

                        Perguntei se ele podia levar uma das suas cadeiras mas nao estao muito receptivos a que assim seja. Ficou decidido que ele nao vai mesmo às visitas nessas condiçoes, indo nesse dia para outra sala da creche ou ficando em casa, claro que o mais certo é ir para a creche e ficar noutra sala, a 2ª hipotese so mesmo se eu ou pai pudermos tirar o dia.

                        Apesar de eu ser adepta do rearfacing e de o meu filho andar assim mesmo numa New Zenith (Chicco) virado para tras com 30 meses e numa Britax Hi-way eu nem exigia que colocassem a cadeira nessa posição mas que permitissem que ele fosse virado para a frente num sistema de retenção adequado ao seu peso e altura.

                        Para mim o problema é facil de resolver: cadeiras do grupo 1-2-3, que vao dos 9 aos 36 kg e organizar as visitas de modo a que se possam tirar e por as cadeiras/cintos sem atrasar ninguem. Pelos vistos dá muito trabalho, entao aposte-se nas do grupo 2-3 e apesar de nao concordar que crianças com 2 anos viajem assim sempre é melhor do que sem nada.

                        Isto tem-me dado a volta à cabeça mas este ano lectivo a questão das visitas está resolvido:não vai e pronto e se ate ao proximo ano nao resolverem esta questão, que tenho quase a certeza que não o vao fazer, é um ponto negativo a apontar e que pode fazer com que ele para o proximo ano continue a não ir, sabendo eu que o maior prejudicado será ele mas ai ele ja será maior e ja vai perceber que isto das cadeiras nao é paranoia da mae e do pai. É uma necessidade!

                        A creche esta toda regulamentada mas como em todas ha pontos negativos e este é um deles. Infelizmente nem todos nos preocupamos com as mesmas coisas e ha quem dem prioridade a questões de transporte como ha quem de prioridade a outras questões que aos meus olhos possam ser um disparate.

                        Ah! Vou fazer uma declaração hoje para entregar amanha em como nao autorizo que ele sai da creche sem a sua cadeira. Ou isso ou fica lá.

                        jinhos

                        PS- Obrigado a todas!!


                        eu acho que com a idade que ele tem nao vai sentir muito se nao for a essas visitas, até porque fica na mesma com outros meninos mas numa sala diferente

                        sinceramente eu acho que fizeste muito bem, e sinceramente custa-me muito ver uma educadora de infancia com a opiniao dessa, enfim


                        Comentar


                        • #13
                          RE: Sair com a creche no autocarro...

                          Olá!



                          Eu acho que fizeste muito bem e parece-me impossível que os outros pais tenham tomada essa decisão com tanta leviandade.

                          No colégio do meu filho quando os meninos saem da escola em autocarro levam cadeirinhas, só não sei se eles pedem para os pais levarem as próprias se são de lá porque a sala dele nunca saiu em autocarro. Sempre que havia alguma visita era perto e eles pediam aos pais para os deixarem no local.



                          Só quem nunca esteve envolvido num acidente é que relativiza assim o potencial perigo. O meu filho já anda numa cadeira virado para frente (tem 3 anos) apesar de tb ser defensora das rear-facing e tremo de pensar em estar envolvida noutro acidente porque sei que, mesmo na cadeira, o facto de estar virado para a frente é complicadissimo. O acidente que tivemos, tinha ele 6 meses, uma colisão frontal brutal apesar de ambos os carros irem relativamente devagar e ele ficou ileso precisamente por ir rear-facing, já eu fiquei toda amassada do cinto

                          Agora imagino crianças com 2 anos presos pelo cinto do autocarro num acidente:w00t::w00t:



                          A questão da segurança é fundamental, vale bem a pena a chatice! Eu até ia mais longe a apesar de os outros serem responsáveis pelas suas decisões, era bem capaz de fazer um queixazita junto das autoridades porque não acho normal.



                          \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Sair com a creche no autocarro...

                            santi&mami (02-09-2010)Hoje fui levar o meu filhote à creche e voltei a expor o problema, mencionando que apesar de ter assinado o papel nao estava disposta a que o meu filho fosse transportado sem cadeira.







                            A educadora nao levantou problemas, disse que eles iam bem presos ao autocarro e dali nao saiam mas que cada um sabe de si.







                            Perguntei se ele podia levar uma das suas cadeiras mas nao estao muito receptivos a que assim seja. Ficou decidido que ele nao vai mesmo às visitas nessas condiçoes, indo nesse dia para outra sala da creche ou ficando em casa, claro que o mais certo é ir para a creche e ficar noutra sala, a 2ª hipotese so mesmo se eu ou pai pudermos tirar o dia.







                            Apesar de eu ser adepta do rearfacing e de o meu filho andar assim mesmo numa New Zenith (Chicco) virado para tras com 30 meses e numa Britax Hi-way eu nem exigia que colocassem a cadeira nessa posição mas que permitissem que ele fosse virado para a frente num sistema de retenção adequado ao seu peso e altura.







                            Para mim o problema é facil de resolver: cadeiras do grupo 1-2-3, que vao dos 9 aos 36 kg e organizar as visitas de modo a que se possam tirar e por as cadeiras/cintos sem atrasar ninguem. Pelos vistos dá muito trabalho, entao aposte-se nas do grupo 2-3 e apesar de nao concordar que crianças com 2 anos viajem assim sempre é melhor do que sem nada.







                            Isto tem-me dado a volta à cabeça mas este ano lectivo a questão das visitas está resolvido:não vai e pronto e se ate ao proximo ano nao resolverem esta questão, que tenho quase a certeza que não o vao fazer, é um ponto negativo a apontar e que pode fazer com que ele para o proximo ano continue a não ir, sabendo eu que o maior prejudicado será ele mas ai ele ja será maior e ja vai perceber que isto das cadeiras nao é paranoia da mae e do pai. É uma necessidade!







                            A creche esta toda regulamentada mas como em todas ha pontos negativos e este é um deles. Infelizmente nem todos nos preocupamos com as mesmas coisas e ha quem dem prioridade a questões de transporte como ha quem de prioridade a outras questões que aos meus olhos possam ser um disparate.











                            Ah! Vou fazer uma declaração hoje para entregar amanha em como nao autorizo que ele sai da creche sem a sua cadeira. Ou isso ou fica lá.







                            jinhos







                            PS- Obrigado a todas!!






                            Eu também não deixaria a filha minha ir nessas condições.



                            O comentário da educadora é simplesmente idiota: o problema não é eles caírem do banco, é que um cinto normal não fica por baixo do abdómen numa criança de 2 anos; ficando em cima do estômago, até numa travagem pode gerar lesões internas.



                            Quando visitei uma das escolas onde gostaria que a minha filha andasse, vi os miúdos da primária a regressarem da natação e irem arrumar a mochila e o seu banco elevatório - eram todos maiores de 5, 6 anos e todos tinham banco para usar no autocarro.




                            Comentar


                            • #15
                              RE: Sair com a creche no autocarro...

                              Parabéns, tiveste a coragem de tomar uma boa decisão. Nas férias eu fui mais fraca e andei metros num carro sem cadeirinha. Foi uma situação confusa, com imensos familiares, no estrangeiro, enfim, facilitei e arrependi-me. Arrependi-me tanto, tanto, tanto que ainda hoje tenho pesadelos. Nunca, mas nunca, nunca mais isto volta a acontecer.

                              Mereces um aplauso!
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X