Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Sair com a creche no autocarro...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Sair com a creche no autocarro...

    micaela24 (02-09-2010)Parabéns, tiveste a coragem de tomar uma boa decisão. Nas férias eu fui mais fraca e andei metros num carro sem cadeirinha. Foi uma situação confusa, com imensos familiares, no estrangeiro, enfim, facilitei e arrependi-me. Arrependi-me tanto, tanto, tanto que ainda hoje tenho pesadelos. Nunca, mas nunca, nunca mais isto volta a acontecer.







    Mereces um aplauso!






    Sabes que eu andei a matutar nisto estes ultimos 2 dias, e nao sai da cabeça, tipo grilo falante!!:badcomp:







    Qd me vinha à memoria o que passamos para ele segurar a cabeça, que so o fez depois dos 6 meses, para se sentar sozinho, que so o fez depois do ano e para que ele começasse a andar, aos 19 meses nao pensei mais e acredito que foi o melhor que fiz: não vai e pronto.







    Sei que ele poderá nao ir com os amigos no autocarro mas se eu puder ate o levo aos lugares e vou busca-lo, para que nao perca nada mas sem cadeira é que nao vai a lado nenhum. Nao me importa o que digam e os dedos que me apontem...se eu permitisse que ele fosse sem cadeira estaria a ir contra as minhas convicções e a fazer o que tanto critico. Além do mais estaria a po-lo a ele em risco.







    O andar uns metros no carro sem cadeira tb me daria pesadelos...o meu pai ja quis que ele saisse sem cadeira e eu disse-lhe logo que não, ou vai na sua cadeira, virado para tras (na altura acho que tinha pouco mais de um ano e ainda usava o ovo), ou nao vai a lado nenhum de carro!!Foi numa situação em que eu so tinha uma cadeira que estava no carro do meu marido, que estava a trabalhar. O miudo estava na creche e eu em casa dos meus pais à espera que ele me fosse buscar para poder ir buscar o miudo à creche.



    Sou teimosa e ate a minha mãe qd quer sair com ele leva a cadeira da Chicco, virada para tras e nao sai sem ela. É a primeira a pedir a cadeira e quase que a requisita com dias de antecedencia nao va o meu marido sair e nao deixar a cadeira!!:w00t:







    Agora só espero que mais alguns pais tomem esta iniciativa para poder pressionar a creche a comprar cadeiras mas acho que isso nao vai acontecer...







    jinhos


    (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





    Comentar


    • #17
      RE: Sair com a creche no autocarro...

      O engraçado é que a Lei 13/2007 de 17 Abril - Transporte Colectivo de Crianças, não fala em cadeirinhas. Diz apenas, que é obrigatório o uso de cinto




      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • #18
        RE: Sair com a creche no autocarro...

        Clara Sophie (02-09-2010)O engraçado é que a Lei 13/2007 de 17 Abril - Transporte Colectivo de Crianças, não fala em cadeirinhas. Diz apenas, que é obrigatório o uso de cinto






        Clara, fui ao site da APSI e eles referem que as crianças ate aos 1,5m ou 12 anos devem andar em sistemas de retenção adequados, mesmo sendo num autocarro escolar.Nao sei por links mas esta la nas FAQ´s que dizem respeito ao transporte colectivo de crianças.

        .



        11- É obrigatória a utilização de sistemas de retenção para crianças (SRC) no TCC?,

        mesmo nos veículos pesados?

        Sim, de acordo com a Legislação em vigor, os veículos utilizados no TCC devem

        ter cintos de segurança e todas as crianças com menos de 12 anos de idade

        menos de 1,50m de altura, devem viajar utilizando os sistemas de retenção

        adequados ao seu tamanho e peso, como estipulado pelo Código da Estrada (art.º

        55).



        (fiz copy paste das FAQ´s...):blush:



        O maior problema é que as insituições encaram a compra das cadeiras como um encargo desnecessario e como ha quem nao se preocupe as coisas continuam a fazer-se "à papo-seco"...



        jinhos


        (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





        Comentar


        • #19
          RE: Sair com a creche no autocarro...

          Sim é obrigatório em transporte escolar.
          Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

          Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

          Comentar


          • #20
            RE: Sair com a creche no autocarro...

            santi&mami (02-09-2010)
            Clara Sophie (02-09-2010)O engraçado é que a Lei 13/2007 de 17 Abril - Transporte Colectivo de Crianças, não fala em cadeirinhas. Diz apenas, que é obrigatório o uso de cinto
















            Clara, fui ao site da APSI e eles referem que as crianças ate aos 1,5m ou 12 anos devem andar em sistemas de retenção adequados, mesmo sendo num autocarro escolar.Nao sei por links mas esta la nas FAQ´s que dizem respeito ao transporte colectivo de crianças.



            .







            11- É obrigatória a utilização de sistemas de retenção para crianças (SRC) no TCC?,



            mesmo nos veículos pesados?



            Sim, de acordo com a Legislação em vigor, os veículos utilizados no TCC devem



            ter cintos de segurança e todas as crianças com menos de 12 anos de idade



            menos de 1,50m de altura, devem viajar utilizando os sistemas de retenção



            adequados ao seu tamanho e peso, como estipulado pelo Código da Estrada (art.º



            55).







            (fiz copy paste das FAQ´s...):blush:







            O maior problema é que as insituições encaram a compra das cadeiras como um encargo desnecessario e como ha quem nao se preocupe as coisas continuam a fazer-se "à papo-seco"...







            jinhos


            Sim tens toda a razão. Li outra vez e tinha percebido mal. Obrigada

            É uma contra - ordenação grave e não entendo como as instituições, não são controladas nesse aspecto. Sim é um encargo mas se não o querem ter, pedem aos pais para trazer uma cadeira ...


            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

            Comentar


            • #21
              RE: Sair com a creche no autocarro...

              Olá, santi&mami!



              Já estive na tua situação...



              Vou contar +/- o que aconteceu, afixaram um papel no colégio a dizer que havia um passeio do colégio todo ao Jardim Zoológico e que teriamos de assinar autorização, e pagar caso quisséssemos que os nossos meninos fossem...



              Falei com a educadora e perguntei como seria feito o transporte, que me respondeu exactamente o mesmo: de autocarro e com os cintos de cintura!



              Fiquei revoltada, disse-lhes que era impensável, e ilegal! Disseram-me que sendo transporte público poderiam levar os miúdos assim, e por isso enviei um mail à APSI a explicar a situação ao que me responderam que são considerados Transporte Colectivo de Crianças e que são obrigados a utilizar cadeiras, enviaram-me uns anexos com informação que imprimi e levei ao colégio, tive reunião com a educadora, com a responsável pelo passeio e cheguei a falar com a Directora, mas as respostas era sempre as mesmas: não podiam levar as cadeiras das crianças porque os autocarros só têm um cinto, não podiam alugar autocarros com sistema de retenção porque são muito caros e os pais não iriam ter dinheiro suficiente para pagar a visita! Posto isto, fiquei com duas opções: ou ele não ia, ou se me deixassem eu ia lá deixá-lo ir buscá-lo!



              Depois de muito insistir, permitiram que eu o fosse levar e buscar ao Jardim Zoológico. Se não deixassem, ele simplesmente não ia!



              Fui a única mãe que fui lá deixá-lo e buscá-lo e pelo que me disseram fui a única que questionei o transporte, tenho pena das outras crianças, felizmente não aconteceu nada, mas nunca me iria perdoar se tivesse acontecido! Há uma grande diferença entre eu ter um acidente com o meu filho no carro, na cadeirinha dele, e eles terem um acidente num autocarro, apenas com o cinto da cintura, estamos a falar de crianças com 2/3 anos, não são adultos com os ossos e musculatura formada!



              Se quiseres envio-te os documentos que me enviaram da APSI e desejo-te boa sorte! Não desistas!!! É a segurança do teu filho que está em jogo!



              Jocas



              P.s.: editei porque estive a ler as restantes respostas e vi que já tomaste a tua decisão, e acho que tens toda a razão! Em relação a levar a cadeirinha dele no autocarro, nem dava porque esses autocarros não têm dois cintos, só têm o da cintura (pelo menos os do colégio do meu miúdo) e assim não dá para levarem as cadeiras! Infelizmente esta situação acontece em vários colégios... Pelo conhecimento que tenho, e infelizmente são poucos aqueles que se preocupam com isso!
              Patrícia Paiva
              - Educadora Perinatal
              - Conselheira em Aleitamento Materno
              - Professora Ginástica para Bebés

              BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

              Comentar


              • #22
                RE: Sair com a creche no autocarro...

                Resposta da APSI: - Em Outubro de 2009



                "Relativamente à questão que nos coloca compreendemos a sua preocupação com a segurança não só do seu filho, mas de todas a s crianças. Felizmente que os pais estão atentos a estas questões, e pressionam as entidades (escolas, colégios, associações...) para que cumpram a legislação em vigor. A lei 13/2006 de 17 de Abril estabelece uma série de requisitos para o Transporte Colectivo de Crianças (TCC). Em anexo enviamos um documento preparado com um resumo das principais disposições relativas à segurança no TCC, para dar uma resposta rápida a muitos dos pedidos de esclarecimento que nos chegam sobre este tema. Pensamos que poderá ser-lhe útil (quem quiser este documento, envie PM que eu envio por mail).



                Como pode ver nesse documento, a utilização de cadeirinhas é obrigatória, e vemos que é uma mãe muito bem informada, pois levanta o problema dos cintos do autocarro – todas as cadeirinhas têm que ser instaladas com cintos de segurança completos ou de 3 pontos de fixação, para que sejam instaladas respeitando escrupulosamente as instruções do fabricante – só dessa forma protegem aas crianças. Assim, no momento da requisição do autocarro a escola deverá fazer um pedido por escrito, mencionando o número total de pessoas a transportar (adultos e crianças), visto que a lotação têm que ser respeitada; deve mencionar muito claramente que pretende apenas o aluguer de um veículo equipado com cintos de segurança de 3 pontos de fixação.



                Contudo, mesmo assim poderá haver problemas:

                A Lei não estabelece quem tem a obrigatoriedade de fornecer os SRC, e no documento anexo poderá ver a nossa opinião sobre este assunto. Quanto ao tipo de SRC a utilizar nestas idades, o mais aconselhável, a partir dos 3 anos até aos 7 ou 8 anos é a cadeira de apoio, composta por um banco elevatório com costas, geralmente reguláveis em altura, e que tem uma guia orientadora do cinto de segurança no encosto de cabeça, para que a faixa transversal do cinto de segurança de 3 pontos de fixação, ou completo, fique correctamente colocada a meio do ombro da criança. O banco elevatório só deve ser utilizado se a criança tiver altura suficiente para que o cinto fique bem colocado no ombro, e sobretudo em trajectos curtos, em que a criança não adormeça. A falta de apoio lateral no banco elevatório contribui para reduzir a protecção visto que a criança tomba quando adormece ficando com o cinto de segurança mal posicionado sobre o seu corpo o que pode dar origem a lesões graves. As crianças mais pequenas e mais baixas, quando não têm ainda altura para usar o banco elevatório correctamente, para não ficarem com o cinto sobre o pescoço ou sobre a cara, colocam-no por baixo do braço o que pode provocar lesões graves em caso de acidente (ruptura do fígado ou do baço e/ou a morte).



                A APSI prefere aconselhar as visitas de estudo apenas com crianças com mais de 3 anos e 15 Kg de peso visto que já poderão utilizar as cadeiras de apoio, que geralmetne têm menos incompatibilidades com os assentos dos veículos.



                Mesmo num veículo equipado com cintos de segurança de 3 pontos de fixação o transporte de crianças de idade inferior a 3 anos ou 15 Kg de peso pode ser complicado, pois as cadeirinhas adequadas a estas crianças são todas do tipo integral (com um arnês interior), por vezes muito grandes /largas e difíceis de instalar. Os bancos dos autocarros são geralmente estreitos, pouco profundos e por vezes demasiado ergonómicos, há pouca distância entre filas de bancos o que dificulta a instalação de algumas cadeirinhas do grupo I, viradas de frente, porque não há espaço suficiente, além de outras incompatibilidades provocadas pelo comprimento do chicote do cinto de segurança (parte inferior, mais curta do cinto), existência de apoios de braços, etc.



                Uma criança alta que esteja próximo de atingir os 15 Kg de peso poderá eventualmente utilizar um banco elevatório se a faixa transversal do cinto ficar bem clocada a meio do ombro da criança, não ficando alto, junto ao pescoço. Se a criança colocar o cinto por baixo do braço, essa utilização incorrecta poderá provocar lesões muito graves em órgãos abdominais internos como o fígado ou o baço – que poderão lever à morte por hemorragia interna.



                Fazendo uma avaliação de risco criteriosa, a APSI prefere recomendar que os passeios ou visitas de estudo com crianças muito pequenas, apenas se realizem quando for possível utilizar veículos ligeiros de passageiros ou veículos pesados equipados com cintos de 3 pontos, e em que previamente seja testada a possibilidade de instalação das cadeirinhas... Na nossa opinião, e tendo em conta que a 1ª causa de morte de crianças em Portugal é o acidente rodoviário, com principal incidência na criança passageiro, pensamos que se não estiverem reunidas todas as condições de segurança seria preferível não organizar os passeios ou visitas de estudo. As crianças precisam sobretudo de brincar e, mesmo no infantário, podem ser-lhes proporcionadas oportunidades de brincadeira diferentes, com areia, água e outros elementos naturais de que tanto gostam... Será que vale a pena correr risco de morte ou lesão grave com todo o sofrimento e custos que isso acarreta, para levar as crianças mais pequenas para fora da instituição?



                Ainda uma informação relevante sobre Sistemas de Retenção para Crianças (SRC). Estes deverão ser sempre escolhidos de acordo com a idade, tamanho e peso de cada criança, sendo que a APSI aconselha o transporte de crianças viradas para trás até o mais tarde possível (3 ou 4 anos) mas no mínimo até aos 18 meses de vida – além disso nenhuma criança deve viajar num SRC virado de frente antes dos 11 Kg de peso. Sugerimos que consulte no site da APSI um comunicado de imprensa, lançado em Junho de 2008, sobre este assunto: http://www.apsi.org.pt/24/press_apsi_-_estudo_anec.pdf



                No site da APSI em http://www.apsi.org.pt/conteudo.php?mid=24101112,2410111211,1952,2036 encontra toda a informação mais relevante sobre escolha e utilização seguras de Sistemas de Retenção para Crianças, e ilustrações dos diversos sistemas tipo."
                Patrícia Paiva
                - Educadora Perinatal
                - Conselheira em Aleitamento Materno
                - Professora Ginástica para Bebés

                BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                Comentar


                • #23
                  RE: Sair com a creche no autocarro...





                  Editei...

                  Li que já falaste e não adiantou, não é?...

                  Com as últimas respostas talvez já possas levar legislação ao infantário...



                  Bjs,

                  carmen






                  Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                  Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Sair com a creche no autocarro...

                    A creche da mais nova não tem cadeiras para transporte (à excepção de um nº reduzido), MAS sempre que há passeios os pais são informados que deverão deixar as cadeirinhas dos filhos que são correctamente (eu já vi a fazerem-no) colocadas nos bancos da carrinha de transporte escolar.

                    Editei para dizer q as carrinhas são alugadas e são carrinhas com cinto de 3 pontos.

                    Comentar


                    • #25
                      RE: Sair com a creche no autocarro...

                      Eu estou como à carmen, se calhar poderia ser uma boa levares a legislação p o infantário

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Sair com a creche no autocarro...

                        aipc (03-09-2010)Eu estou como à carmen, se calhar poderia ser uma boa levares a legislação p o infantário


                        Obviamente que eles conhecem a Legislação mas estão-se marimbando! E se ela a levar poderão interpretar mal a sua atitude e começarem a olhar de lado para ela ou para o miúdo...
                        http://manasecompanhia.blogspot.com/


                        Comentar


                        • #27
                          RE: Sair com a creche no autocarro...

                          Olha q mts vezes n estão realmente por dentro da legislação...

                          Comentar


                          • #28
                            RE: Sair com a creche no autocarro...

                            Jukas (03-09-2010)
                            aipc (03-09-2010)Eu estou como à carmen, se calhar poderia ser uma boa levares a legislação p o infantário






                            Obviamente que eles conhecem a Legislação mas estão-se marimbando! E se ela a levar poderão interpretar mal a sua atitude e começarem a olhar de lado para ela ou para o miúdo...




                            Eu vou levar a legislação para a proxima reunião de pais. Não a dei à educadora pois nao quero levantar mais ondas por agora pois isto nao foi assim tao bem aceite qt isso pois a hipotese de ele levar a sua cadeira ou eu ir la po-lo aos lugares foi praticamente excluido tendo ficado decidido que ele ia para a sala dos bebés nesses momentos de saida.

                            Entretanto ja entreguei uma declaração em como nao autorizo que ele sai pois nao existem sistemas de retenção no autocarro.



                            O meu maior medo é a discriminação e que olhem para ele de lado pois acho que ate hoje essa situação nunca se pos por esses motivos e receio que ele ao ir para a creche e ver os outros a sair e ficar na sala dos bebés seja usado como forma de "apontar o dedo"...espero que isso nunca aconteça e que nao passe da minha imaginação...



                            No silencio isto nao fica...vai ser levado às reuniões de pais mas sei de antemão que nao vou ter muito sucesso pois a maioria nem usa cadeiras adequadas nos carros e ha quem ande com a cadeira ao lado e os miudos ao colo...





                            jinhos


                            (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                            Comentar


                            • #29
                              Olá,

                              Venho reavivar este tópico para ouvir as vossas experiências e opiniões.

                              A minha filha tem quase 3,5 anos, mas não tem 15 kgs. No outro dia, porque vomitou no carro, tive que a passar da cadeira dela que é do Grupo 1-2-3 com arnês para uma daquelas que usam o cinto do carro (penso que seja 2-3) e a verdade é que cinto lhe ficou por cima do pescoço e da barriga.

                              Na próxima semana, vai haver uma saída e na carta avisam os pais para não se esquecerem do banco elevatório. Ora, o banco elevatório é aquele que nem costas tem, certo?

                              Se eles dizem para levar o banco, será que o cinto é de 3 pontos? Se for, eu poderia mandar uma cadeira mais apropriada para ela em vez do cinto, certo?




                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X