Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Baptizado

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Baptizado

    Não, desta vez não vou perguntar qual o melhor mês para o baptismo. LOL!
    Mas estou a pensar baptizar o meu filhote que faz 6 anos no próximo Verão.
    Para quem já baptizou os seus rebentos ou percebe destas coisas as minhas 2 dúvidas são as seguintes:

    - Com quanto tempo de antecedência será conveniente ir falar com o sr padre?
    - Será necessário ele frequentar primeiro a catequese? - Já me disseram que sim pq já é crescido e já me disseram que não porque apesar de já não ser um bebé ainda não sabe sequer ler nem escrever.

    Opiniões aceitam-se

  • #2
    Ola!

    Oficialmente so se tem algum tipo de "responsabilidade" na igreja aos 7 anos, idade em que se costuma entrar na catequese. No entanto ha sitios onde começam aos 6. So nessas idades é que é feita preparaçao â criança antes do baptismo. Mas é ao padre da vossa paroquia de residencias que devias por essas perguntas. Incluindo restriçoes que possa haver com o s padrinhos, decidir se o queres baptizar noutra igreja porque precisas de autorizaçao, etc...

    Procura saber a que hora atende os paroquianos ou entao o horario do cartorio paroquial onde te vao saber responder com exactidao a tudo.

    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
      Ola!

      Oficialmente so se tem algum tipo de "responsabilidade" na igreja aos 7 anos, idade em que se costuma entrar na catequese. No entanto ha sitios onde começam aos 6. So nessas idades é que é feita preparaçao â criança antes do baptismo. Mas é ao padre da vossa paroquia de residencias que devias por essas perguntas. Incluindo restriçoes que possa haver com o s padrinhos, decidir se o queres baptizar noutra igreja porque precisas de autorizaçao, etc...

      Procura saber a que hora atende os paroquianos ou entao o horario do cartorio paroquial onde te vao saber responder com exactidao a tudo.

      Beijinhos

      Rute
      Obrigada. Vou ver se me informo. Queria baptiza-lo no dia em que faz 6 aninhos... creio não ser necessária catequese.
      Sinceramente não é algo que eu faça muita questão mas não tenho nada contra. Eu também sou baptizada. Mas sinceramente é mais para satisfazer um gosto aos avós. Sei que gostavam muito e já que são uns avós muito presentes e que ajudam em tudo o que com ele se relaciona, merecem sem dúvida.
      E o pipocas que já vai entendendo algumas coisas e já foi a baptizados tb diz que quer... LOL

      Comentar


      • #4
        Eu sou suspeita para falar porque casei pela igreja por fé e assumi o compromisso de educar os meus filhos na fe crista que tenciono cumprir. E isso vai muito para alem do batismo Curiosamente os meus nao sao batizados ainda e os planos sao so batizar quando voltarmos para Portugal, vai o Bruno estar com a idade do teu.

        E se o miudo diz que quer nem tens porque teres duvidas. Nao lhe tira nenhum bocado e ele logo futuramente decidira se quer ou nao manter uma ligaçao a igreja.

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Eu fui baptizada no mesmo dia que a minha irmã. Eu tinha 10 e ela 2.
          Nunca fomos à catequese nem fizemos nada dessas coisas. Parece que não é impeditivo.

          Comentar


          • #6
            MJ, a Rute aconselhou-te lindamente, e só o pároco te poderá explicar as normas da paróquia.
            Eu aconselhava a ires logo que possas. Nem dizes a data, pede só informações. Depois conforme o que te disser, tratas das coisas ( papelada de padrinhos ou algum documento extra) e vais lá oficialmente com tudo alinhavado. Isto porque podes não gostar das tais normas, e até podes baptizar noutra paróquia que te agrade mais. Sabes que há padres rigorosos, e é preciso ter em conta que depende muito da "panca".

            Comentar


            • #7
              Sim é verdade, ha padres que se limitam a cumprir as normas (padrinhos crismados, nao casados pelo civil), outros muito flexiveis e que arranjam soluçao alternativa legal que te permita fazer como queres e outros que se metem ondem nao devem como obrigar os pais a estar casados pela igreja... Como creio que se mantem a regra que o padre da tua paroquia de residencia tem de aceitar o baptismo noutro sitio o melhor mesmo é perguntar e se nao te agrada e preferes fazer noutro sitio dizes que é pela igreja ou seja pelo que for para nao teres problemas.

              Beijinhos
              Rute

              O meu parto de 14 dias
              Bebes e Mamas marcianas de 2008
              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

              Comentar


              • #8
                Aqui na «nossa» paróquia há padre novo, como deves saber :-) Parece que o anterior era muito rigoroso, mas não faço ideia como é este.

                Elsa

                Comentar


                • #9
                  MJ: o baptismo é uma expressão de vontade dos pais, que se comprometem através desse ritual a dar uma educação católica aos seus filhos. Se os filhos irão seguir ou não o caminho católico, é uma coisa que depois eles próprios decidem (é por isso que existe o crisma, p/confirmação da vontade de pertencer e viver segundo a igreja católica) mas ao baptizar, assumes o compromisso de trazeres Deus á vida do teu filho segundo os ensinamentos da igreja católica. Por isso mesmo, mesmo tendo 6 aninhos na altura do baptismo, não tem de ter catequese nenhuma.

                  Comentar


                  • #10
                    Olha, o meu filho tem 2 anos e quando tinha uns 9 meses fomos à paróquia da nossa residência para saber como era para baptizar o pequeno. Nós somos os 2 baptizados, temos as comunhões, crismas, etc e apesar de não irmos à missa nem sermos propriamente crentes achamos que o deviamos baptizar. É como diz a Rute, não lhe tira nenhum bocado e ele quando for maior faz o que entender. Tudo resolvido, pensavamos nós. Eis que o senhor padre não concordou. Os padrinhos não são casados e "vivem em pecado". Depois de termos manifestado a nossa vontade em manter os padrinhos (que já estavam convidados desde a eco morfológica!!) disse que não, nem pensar. Ainda sugeriu que convidassemos santos para padrinhos. Nós quase não aguentamos, dissemos que iamos pensar e viemos para a rua rebolar a rir. Não tenho nada contra o Sto António ou o São João mas não era bem isso que tinha em mente. LOL Em suma, o meu filho não foi baptizado. Ainda fui a outra paróquia mas nessa o problema foi a minha casa não pertencer ali. Desistimos, um pouco tristes...

                    Comentar


                    • #11
                      Obrigada meninas.
                      Sei que muitas "normas" dependem dos padres.

                      Já agora digam-me o seguinte: è necessário baptizar numa igreja da zona de residencia ou posso ir a uma outra qualquer? (também deve depender dos padres, se calhar)

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
                        Olha, o meu filho tem 2 anos e quando tinha uns 9 meses fomos à paróquia da nossa residência para saber como era para baptizar o pequeno. Nós somos os 2 baptizados, temos as comunhões, crismas, etc e apesar de não irmos à missa nem sermos propriamente crentes achamos que o deviamos baptizar. É como diz a Rute, não lhe tira nenhum bocado e ele quando for maior faz o que entender. Tudo resolvido, pensavamos nós. Eis que o senhor padre não concordou. Os padrinhos não são casados e "vivem em pecado". Depois de termos manifestado a nossa vontade em manter os padrinhos (que já estavam convidados desde a eco morfológica!!) disse que não, nem pensar. Ainda sugeriu que convidassemos santos para padrinhos. Nós quase não aguentamos, dissemos que iamos pensar e viemos para a rua rebolar a rir. Não tenho nada contra o Sto António ou o São João mas não era bem isso que tinha em mente. LOL Em suma, o meu filho não foi baptizado. Ainda fui a outra paróquia mas nessa o problema foi a minha casa não pertencer ali. Desistimos, um pouco tristes...
                        Isso a meu ver não faz muito sentido...Os padrinhos não têm de ser necessariamente um casal, bastava dizer que são pessoas independentes.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                          Isso a meu ver não faz muito sentido...Os padrinhos não têm de ser necessariamente um casal, bastava dizer que são pessoas independentes.
                          Eu sou madrinha. Quando aminha afilhada foi baptizada o padrinho não era o meu namorado. Era um amigo nosso. O padre nem perguntou se eramos alguma coisa um ao outro

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por MJ*** Ver Mensagem
                            Eu sou madrinha. Quando aminha afilhada foi baptizada o padrinho não era o meu namorado. Era um amigo nosso. O padre nem perguntou se eramos alguma coisa um ao outro
                            Exactamente, os meus padrinhos não são um casal nem os padrinhos da minha irmã. Só comentei porque o padre não baptizou o filho da trcosta porque supostamente viviam em pecado...

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                              Exactamente, os meus padrinhos não são um casal nem os padrinhos da minha irmã. Só comentei porque o padre não baptizou o filho da trcosta porque supostamente viviam em pecado...
                              Pois lá está... é conforme os padres

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X