Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Acordo Ortográfico

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Inserido Inicialmente por tobela Ver Mensagem
    já ouvi que palavras como hoje passam para oje, meus deus que horror... .
    Isso não me parece. Acho que te enganaram.

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
      Isso não me parece. Acho que te enganaram.
      Também acho que não. As letras do inicio das palavras não desapareceram. Como Homem por exemplo.
      As letras mudas (ou não) do meio das palavras é que fugiram, como facto-fato ou acto-ato.

      Comentar


      • #18
        Lá vou eu ter que aprender a escrever outra vez!
        Mas em certas coisa vou ser a velha do restelo! Prefiro um facto a um fato, e um óptimo a um ótimo. Já para não falar que a minha "coisa boa" nasceu em Novembro...

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por vgr Ver Mensagem
          Lá vou eu ter que aprender a escrever outra vez!
          Mas em certas coisa vou ser a velha do restelo! Prefiro um facto a um fato, e um óptimo a um ótimo. Já para não falar que a minha "coisa boa" nasceu em Novembro...
          Facto não perde o -c, assim como todas as palavras onde o -c é pronunciado (não confundir com "direcção", por exemplo, onde o -c não é pronunciado e aí já se lê.
          Já chateia ver a malta a embirrar tanto com o facto ir passar a fato, porque não é verdade.
          Receitas da Lótus

          Comentar


          • #20
            Quando é que vai ser obrigatório usar o acordo ortográfico? Eu ainda não o adoptei e por mim nunca o faria. Ninguém me entende mas sinto-me mesmo mal só de pensar nisso. Faz parte de mim, a maneira como aprendi as coisas como sei hoje. Não me consigo explicar.

            Não me conformo.

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por AnaGL Ver Mensagem
              Quando é que vai ser obrigatório usar o acordo ortográfico? Eu ainda não o adoptei e por mim nunca o faria. Ninguém me entende mas sinto-me mesmo mal só de pensar nisso. Faz parte de mim, a maneira como aprendi as coisas como sei hoje. Não me consigo explicar.

              Não me conformo.

              Penso que já é. Estão a inserir na sociedade aos poucos...
              Mas pelo que li, só é considerado erro ortográfico daqui a 6 anos.

              Comentar


              • #22
                E o novo acordo ortográfico vai ser assim daqui a 100 anos (faz doer a cabeça atenção):

                'O PIPOL E A ESCOLA'

                Eu axo q os alunos n devem d xumbar qd n vam á escola. Pq o aluno tb tem
                Direitos e se n vai á escola latrá os seus motivos pq isto tb é perciso ver
                q á razões qd um aluno não vai á escola. Primeiros a peçoa n se sente
                motivada pq axa q a escola e a iducação estam uma beca sobre alurizadas.

                Valáver, o q é q intereça a um bacano se o quelima de trásosmontes é munto
                Montanhoso? Ou se a ecuação é exdruxula ou alcalina? Ou cuantas estrofes tem
                um cuadrado? Ou se um angulo é paleolitico ou espongiforme? Hã?

                E ópois os setores ainda xutam preguntas parvas tipo cuantos cantos tem 'os
                Lesiades''s, q é u m livro xato e q n foi escrevido c/ palavras normais mas
                q no aspequeto é como outro qq e só pode ter 4 cantos comós outros, daaaah.


                Ás veses o pipol ainda tenta tar cos abanos em on, mas os bitaites dos
                profes até dam gomitos e a Malta re-sentesse, outro dia um arrotou q os
                jovens n tem abitos de leitura e q a Malta n sabemos ler nem escrever e a
                sorte do gimbras foi q ele h-xoce bué da rapido e só o 'garra de lin-chao' é
                q conceguiu assertar lhe com um sapato. Atão agora aviamos de ler tudo qt é
                livro desde o
                Camóes até á idade média e por aí fora, qués ver???

                O pipol tem é q aprender cenas q intressam como na minha escola q á um curço
                de otelaria e a Malta aprendemos a faser lã pereias e ovos mois e piças de
                xicolate q são assim tipo as pecialidades da rejião e ópois pudemos ganhar
                um gravetame do camandro. Ah poizé. Tarei a inzajerar?

                Comentar


                • #23
                  Inserido Inicialmente por AnaGL Ver Mensagem
                  Quando é que vai ser obrigatório usar o acordo ortográfico? Eu ainda não o adoptei e por mim nunca o faria. Ninguém me entende mas sinto-me mesmo mal só de pensar nisso. Faz parte de mim, a maneira como aprendi as coisas como sei hoje. Não me consigo explicar.

                  Não me conformo.
                  Nas escolas sei que é no próximo ano lectivo!!!
                  Agora estamos numa fase de adptação (ou adatação LOL), tenho visto escrito direto, egito e outras coisas na TV e em jornais....

                  uma palavra que fica mesmo diferente, info de uma colega de LP: amnistia vai passar a ser anistia!!!! OMG!
                  Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

                  O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por persiana Ver Mensagem
                    Nas escolas sei que é no próximo ano lectivo!!!
                    Agora estamos numa fase de adptação (ou adatação LOL), tenho visto escrito direto, egito e outras coisas na TV e em jornais....

                    uma palavra que fica mesmo diferente, info de uma colega de LP: amnistia vai passar a ser anistia!!!! OMG!
                    Credo! Eu cá não vou adoPtar o aborto ortográfico. Eu leio as letras mudas também

                    Comentar


                    • #25
                      Mas em Amnistia o M nao é mudo!! E em Egipto acho que o P tb nao é...
                      Amanha vou tirar isso a limpo com a minha amiga brasileira, pq au acho que mesmo no brasil essas palavras escrevem-se assim.
                      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                      Comentar


                      • #26
                        Egipto, pode ler-se bem sem o p, Egito não soa mal e é verdade nas nestas últimas notícias dos confrontos vários meios de comunicação social escreveram dessa forma.
                        Não acho certo nós como Lingua mãe sermos obrigados a correr atrás dos outros, os outros é que deveriam nos seguir...
                        Lembrei-me de uma coisa, qd recebi o album de baptismo do meu filhote, digital, todo xpto, qd deparo com a capa sem o P, quase caía ao chão, mas dp ocorreu-me q ele qd for crescidito, a coisa fica correcta, afinal vai ser assim daki a pouco.

                        Estou contente por exemplificarem mais palavras, era mesmo essa a intenção deste tópico...
                        É tão bom ser mãe!!!:sunny:





                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X