Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Perdas não-espontâneas: a IMG

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Perdas não-espontâneas: a IMG

    Olá.

    Como não quero de forma alguma dar azo a crispações (entre mães que perderam os filhos, que somos todas nós), queria sublinhar que este post é dirigido especialmente às mães que perderam os seus bebés "obrigatoriamente", ou seja, através de umas Interrupção Médica da Gravidez (IMG).



    É mais um desabafo (no meio de tantos), mas agora de alguém que já teve tempo para superar a pior parte, de ponderar e avaliar tudo o que se passou... incluindo o apoio que este fórum pode dar.



    E vou ser sincera: o poder de um fórum deste tipo é enorme e fundamental para a recuperação da nossa sanidade mental. Há 2 anos (Março 2008 ), tive o meu inferno e fui apoiada com carinho.



    Mas a verdade é que também me senti um pouco "fora do clube". Porque eu não perdi uma estrelinha - foi-me arrancada da barriga uma menina de 4 meses. É diferente, muito diferente de perder uma estrelinha...



    Deus (se ele existe) "marcou-me" não para um aborto espontâneo, mas para um que teve de ser feito devido a uma doença incompatível com a vida. Tive de estar internada, tive de ter dores, sentir contracções, fazer força, sentir a minha filha a nascer... Tive de ir à consulta de genética e enfrentar um relatório patológico detalhado (incluindo o peso e as deformidades daquele corpinho de 17 centímetros...) e uma radiografia da minha bebé, morta às 17 semanas...



    Do meu ponto de vista, muito poucas mães estavam realmente habilitadas a dizer "sei o que sentes". Uma palavra muito amiga fica, no entanto, para as mães que tiveram um aborto espontâneo já no 2º trimestre, que as houve. Penso que nessa altura o sofrimento é o mesmo.



    Mas a verdade é que fico um pouco revoltada por verificar que na nossa sociedade a IMG não tem a mesma relevância que o aborto espontâneo... não sei sequer se tem alguma. (Aí fica uma sugestão para uma dissertação de mestrado...) Uma IMG não é tão vulgar quanto um aborto espontâneo, mas nem por isso deixa de ser menos importante. Apenas somos menos em números - o nosso clube é muito pequenino em comparação com o outro.



    Para quem sabe do que falo, fica o meu mais profundo respeito e solidariedade. Se puder ajudar, nem que seja no limpar virtual de uma lágrima, por favor contem comigo. Eu lembro-me como foi, e como anda é.



    x Inês
    Infertilidade por Hiperprolactinémia desde 2005




  • #2
    RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

    Ola!



    O grande problema, creio eu, é que as IMG incluem muitas coisas distintas. Incluem casos com o teu em que sao obrigatorias porque a alternativa é um aborto espontaneo mais tardio ainda ou nado-morto mas inclui tambem muitas que dependem de uma decisao (suponho que das mais dificeis que alguem tem de tomar) em, casos de mal formaçoes que nao sao incompativeis com a vida... Acho que isso dificulta olhar sobre a IMG de forma igual ao que se olha um aborto espontaneo. E olha que mesmo o aborto espontaneo é muito pouco considerado na sociedade e estas maes sao muito esquecidas...



    Um abraço enorme para ti e para todas as mamas que perderam estrelinhas, em especial para as que tiveram de passar por partos e vir para casa de maos vazias...



    Beijinhos

    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

      Eu sei o que isso é e por isso hoje vou lançar o meu balão azul.



      Eu também perdi o meu menino com 4 meses... com 18 semanas! Ainda vivo, ainda a mexer, e ainda nem bem sei porquê! Apenas sei que nao tinha liquido amniotico nenhum e ele nao poderia sobreviver!



      E apenas fez 3 meses! Nao é facil e se agora estou melhor foi porque fui fraca e fui me demasiado abaixo, tendo precisado de psiquiatria e ando a anti depressivos.



      Ainda terei de enfrentar nao sei qd o relatório final.



      Tambem eu passei pelo parto , por 30 horas de trabalho de parto, pelas contracções, pelo choque, pelos sustos e pela infelicidade!



      Eu posso dizer " sei bem o que isso é"





      um beijo
      Madrilhada:Minha querida companheira de viagem BEBEBACH;
      Madrinha: joe&xande&babs

      Comentar


      • #4
        RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

        meninas,



        eu nunca fiz uma IMG, no entanto, não podia deixar de postar, peço desculpa se o faço ou se meto...apenas quero que saibam que lamento a vossa perda e lamento por td o k passaram e vos respeito mt a todas



        eu acho que a sociedade não está preparada para apoiar ou o quer que seja, quando se trata da perda de um filho...e quando falo na sociedade, falo das pessoas no geral...



        eu passei por um parto... perdi a minha menina aos 5 dias de vida, em que ela sofreu e mt, dps de estar 1 semana com contracções e mts dores, ...e ver e sentir a minha menina a falecer nos meus braços, não há palavras que possa descrever o que senti ou o que disse...eu não me lembro nada daquele dia sem ser o rosto da minha bebé...dizem que desatei a chorar em cima dela, que disse coisas k ate hj não me lembro...



        por isso, na minha humilde opinião, independentemente da maneira em que se perde um filho...é smp doloroso, é smp dificil, é uma dor que nunca nos abandona e um vazio k ficará p smp nos nossos corações..



        desculpem se me meti...mas no fundo só quero deixar uma palavra de apoio a todas as mulheres que perderam os seus filhos


        2009 "Giovana abençoaste-nos com 5 dias da tua presença. Minha pequena, partiste tão cedo, mas ao menos ñ sofreste mais. Amamos-te mt e nunca te esqueceremos, ficarás sempre no n/coração minha linda! És a n/ anjinha tão bonita que irá olhar semp por nós!"

        Madrilhadas: Angelcruz c/ o seu mais que tudo Gonçalo Babinhas_1 Vais conseguir!

        Comentar


        • #5
          RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

          ola minha querida



          eu tb perdi o meu salvador às 17 semanas em Fevereiro e ainda ando meio anestesiada parece que n aconteceu......... eu queria mm esquecer todos os momento maus que passei mas na passada 5f recebi o resultado da autopsia e o relatorio foi o pior de todos....... o meu bebe morreu pq tinha um tumor na placenta - Mola hidatiforme parcial e agora vou ter que controlar os niveis de Beta-hcg todos os meses durante mais 3 meses e se continuar negativo ate julho em Agosto posso avançar novamente para um novo ttt para engravidar e tou crente que deus me vai ajudar e em Agosto eu vou mm ficar gravida



          olha amiga ve os nossos casos e ganha força para poderes tb continuar!!!!!!!!



          bjs grds e força querida
          Inicio dos treinos - Novembro de 2006 - Infertilidade Inexplicadadia 23/11/2010 - IIU
          Dia 06/12/2010 - beta 107
          Dia 12/08/2011 - Nasceu o salvador as 20h45 com 49 cm e 2935 kg


          gravida naturalmente 2ºfilho

          Beta - 24/09/2013 - Positivo

          Comentar


          • #6
            RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

            Olá, meninas!



            Embora tenha abortado 2 vezes, nc fiz uma IVG. Apenas n ficava d bem cmg se n viesse aqui dar-vos o meu apoio!



            Ao fim ao cabo, tb perderam as v/ estrelinhas, os vossos bebés! E isso deixa-m tão triste! N vos considero diminuídas em relação a nós. Muito pelo contrário: são mulheres c/ garra e tão corajosas!



            Uma prima minha tb fez uma IVG por incompatibilidade c/ a vida e toda a família se uniu a ela c/ todo o mimo e solidariedade! Da mm força,que se me permitirem, me uno a vós e vos entendo e vos louvo!



            Um beijo gd,



            Smilp










            Comentar


            • #7
              RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

              "

              Como não quero de forma alguma dar azo a crispações (entre mães que perderam os filhos, que somos todas nós), queria sublinhar que este post é dirigido especialmente às mães que perderam os seus bebés "obrigatoriamente", ou seja, através de umas Interrupção Médica da Gravidez (IMG).





              Do meu ponto de vista, muito poucas mães estavam realmente habilitadas a dizer "sei o que sentes". Uma palavra muito amiga fica, no entanto, para as mães que tiveram um aborto espontâneo já no 2º trimestre, que as houve. Penso que nessa altura o sofrimento é o mesmo
              ."



              Inês,

              Eu perdi um bebé há uma semana e não acredito que o teu caso seja diferente do meu. Tu perdeste o teu bebé obrigatoriamente porque não tiveste alternativa. Se não o fizesses provavelmente a natureza o teria feito e havia muito pouco que pudesses fazer.



              Para mim a dor da perda é proporcional á expectativa que se tem de ter/desejar muito aquele filho. A dor de perder um filho é igual independentemente do tempo de gestação. Eu senti o mesmo que tu quando o perdi, e isso não faz de ti uma mãe menor nunca. Admiro a tua coragem para expores a tua situação, que acontece muito mais frequente do que se possa julgar e quem somos nós para julgar quem quer que seja? Este espaço é para mim um espaço de partilha. de esperança e de ajuda mútua. Nada mais. Por isso sê-benvinda. You are one of us.

              Comentar


              • #8
                RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                Olá Inês

                Infelizmente, tb posso dizer "eu sei o que isso é" e daria tudo para não o dizer.... mas aconteceu, e foi comigo.

                Sinto exactamente o mesmo que tu.

                O meu filho (era o meu primeiro filho), o Tiago tinha T21 profunda e letal e tinha varios problemas internos graves (cardiacos, renais, linfaticos...).

                E se pudesse voltar atrás nuca teria dito a ninguém o que aconteceu, diria simplesmente que o meu bebé partiu, não falaria do relatorio completo.

                Acreditas que já me disseram "ah, mas as crianças com T21 são tão fofinhos"

                Meu Deus, isto faz-me sentir um monstro.

                Fazem-me sentir um monstro que não teve coragem de trazer ao mundo um filho (que, 18meses depois da perda amo incondicionalmente). Filho esse que, segundo os medicos, não conseguiria sequer respirar sozinho, coisa que todos fazemos sem dar conta. Não teria hipoteses de sobrevivência, se chegasse a nascer, teria que ter ajuda artificial para respirar, até que o destino, ou Deus, ou seja lá o que for, o levasse deste sofrimento.

                9 meses depois de perder este filho, por IMG (não IVG, coisa que sempre confundem), às 20 semanas, perdi espontaneamente outro filho, às 9 semanas. Desta vez, já era a coitadinha que perdeu um bebé... Na primeira vez perdi porque quis, deve pensar assim esta nossa sociedade.

                E no fundo é verdade, perdi porque fui eu que decidi, mas apenas tomei esta opção, pois o meu filho não tinha saude.

                A sociedade (familiares e amigos incuidos) acham que foi pior a segunda perda.... mas estão tão engandos. Foi dificil sim, foi muito dificil, mas não esteve nas minhas mãos, aconteceu porque sim, porque "tinha que ser" sei lá. Agora a primeira perda, foi horrivel... ter que assinar aquele maldito papel para autorizar que nos tirem o que tanto queremos e amamos.... não entendem, só entende quem passa por isso...

                Sinto-me revoltada com isto, sabes. Sofri tanto nas duas perdas (embora, para mim a 1ª tenha sido muito pior), mas apenas na segunda perda fui tratada decentemente, entendes??

                Bom, vou terminar o que já vai longo, mas aproveitei para exorcizar o que vai cá dentro, pois sei que me entendes

                Abraço apertadinho

                Silvia

                Comentar


                • #9
                  RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                  Ah, e queria dizer mais uma coisa.



                  Não acho que perder um filho por IMG (que normalmente acontece no 2º trimestre) e perder um filho no 2º trimestre, por aborto espontaneo, seja a mesma coisa.



                  A dor sim é a mesma, a saudade, o vazio, a revolta.... agora a culpa, essa não, não é a mesma de certeza.



                  E disso, só tem noção quem passou por IMG como nós.



                  Não quero minimizar a dor de ninguém, longe de mim, mas já passei por uma IMG e por um aborto espontaneo e a culpa é completamente diferente...



                  Abraço a todas as mães que perderam os seus bebés.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                    Olá, bctl!



                    Antes de mais, peço desculpa se em vez de ter escrito IMG escrevi IVG. Não foi por confusão, foi por lapso! e muito menos para magoar quem passou por isso! E também não acredito que as pessoas confundam os termos. Muito pelo contrário, sabem perfeitamente o que querem dizer! Apenas não querem saber! Não lhes é importante!



                    Dizes, e muito bem, que a sociedade não aceita a IMG. Não, de facto, não. Ainda hoje tive uma conversa, digamos, mais acesa com uma amiga devido à questão da IMG versus aborto espontâneo. Tive dois abortos espontâneos, um às 6 semanas e outro às 10. Uma amiga dessa minha amiga fez a amniocentese às 16 semanas e o médico alertou-a para possíveis e graves complicações no feto. Uma conversa levou à outra e ela mostrou-se completamente contra à interrupção da gravidez, que deveria aceitar a criança, que era a vontade divina e depois ela simplesmente atirou-me à cara: sabes lá tu, não podes comparar um feijão tão pequeno com um bebé que já se mexe e tudo mais!



                    Imaginas como me senti?! Era meu filho. Tinha só 10 semanas, media só 55 mm, mas era meu filho e perdi-o! Dizes que só foste compreendida quando abortaste espontaneamente às 9 semanas... Não entendo como puderam ser tão crueis contigo! Todas as perdas são horríveis, mas ter de tomar a terrível decisão de interromper a gravidez, é algo indescritível e só quem passa por essa situação é que sabe.



                    Como sabes, não passei por algo semelhante, mas a maior parte das pessoas disseram-me que deveria ultrapassar, que tinha sido melhor agora do que mais tarde... Não compreenderam o porquê de passar dias a chorar, de me sentir deprimida... Também me senti incompreendida!



                    Desculpa o testamento, mas achei que deveria passar por cá e dar-te uma explicação e dizer-te que às vezes as pessoas falam só mesmo por falar! Acredito que te sintas culpada, mas também acredito piamente que tomaste essa decisão por amor ao teu filho e acima de tudo ao seu bem-estar! E há-de ser sempre o teu 1º filho e ele há-de estar sempre presente em cada passo que dês!



                    Transforma essa culpa num acto de amor! Porque isso foi o que fizeste!



                    Beijo,



                    Smilp






                    Comentar


                    • #11
                      RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                      Olá Smilp

                      Agora depois de ler este teu comentario fui atrás e vi que realmente tinhas falado de IVG, sinceramente nãp tinha lido.

                      Estava a falar de todas as pessoas que se têm cruzado na minha vida e que, inocentemente, opinam como se fossem donos da verdade, como se soubessem tudo... e estão tão longes da verdade.

                      Não imaginam o que é ter que assinar um papel para autorizar que nos tirem o que mais amamos....

                      Quando estava gravida de 7 semanas (na 1ª gravidez) tive hemorragias e fiz repouso absoluto durante algum tempo. Hoje penso que deveria ser o meu corpo a reagir às mal formações do bebé, se não tivesse feito o repouso, provavelmente teria tido uma aborto espontaneo (mas isto são suposições, hoje penso assim). E depois penso, será que fiz bem fazer o repouso??

                      Se não o tivesse feito, provavelmente, teria perdido o meu filho e não teria que ter tomado esta decisão... mas claro que nada está provado, é apenas a minha cabeça a pensar de mais... E teria sido diferente perder este filho espontaneamente ou perde-lo como perdi?? Não, seria igual, amava-o de igual forma... só a culpa de ter assinado o papel é que me persegue.

                      Acho que a sensação deve ser igual ao dos pais que têm os filhos ligados a uma maquina para viverem e têm que tomar a decisão de desligar a maquina (e perder para sempre o filho) ou manter tudo ligado e manter tb o sofrimento quer do filho, quer o deles tb.... posso estar errada, mas penso assim...

                      Apenas gostaria de ter tido apoio, de não ter sido julgada (e o mais engraçado é que apenas julga quem nunca perdeu um filho).



                      Lamento a perda dos teus filhos, claro que te custou e custa ouvires comentários parvos de quem não percebe nada. Não é facil lidar com a perda, com a dor, com a saudade e tb não é nada facil lidar com os comentarios, que em vez de nos ajudarem, ainda não magoam mais e mais...

                      Obrigada por teres respondido, mas realmente não falei por tua quase (mas desculpa se te magoei), falei por toda a esperiancia que passei e passo já há 18 meses... tempo de mais, começo a cansar.

                      Por vezes, apetece rebentar.... e sinto-me um farrapo, ao ponto de por vezes ouvir comentarios e desejar que passassem pelo mesmo que passei. Como posso desejar isto??

                      Como vês a minha cabeça ainda não está "normal" (se é que alguma vez esteve)...

                      Fica bem

                      Abraço

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                        Eu fui e sou contra a IVG, exceptuando como é obvio os casos que estavam já previstos na lei, como sao os de má formação, violaçao ou risco de vida.

                        tenho uma grande amiga que esteve grávida ao mesmo tempo que eu. com diferença de 3 meses mais ou menos. era um bebé muitissimo desejado, era a menina que eles tanto desejavam. no entanto, as 22 semanas, ela vê-se a contas com a decisao de optar por ter uma filha com espinha bifida, hidrocefalia e nem sei mais o quê. nessa altura estava eu com a minha menina internada no hospital. ela tomou a decisao mais dificil que se pode tomar. tinha 22 semanas, ja mexia, era a Maria. no entanto, apesar de ela neste momento se sentir muito culpada (acho que nao teve o apoio necessário, pois no momento em que estava ela cheia de dores, e a saber o q estava a "fazer", estava a ver as enfermeiras vestirem um bebé acabado de nascer, axo isto uma crueldade) eu axo que ela fez o q qq um de nós faz, o melhor pelos filhos, ela fê-lo por amor á filha, nao por incapacidade de lidar com a situação até pq tem formaçao para tal, mas pq quis evitar o sofrimento horrivel q a esperava.

                        nao consigo imaginar o que é perder um filho, é contra-natura, mas acredito que, se Deus nos faz passar por estas situaçoes, é pq axa que podemos crescer com elas, e pq temos capacidade para tal. Força a todas as mamãs que por algum motivo tiveram que assistir á morte de um filho. Muita FORÇA!!!


                        Madrilhada de parto: Pocaontas

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                          Inês F e bctl



                          Tudo o que escreveram faz muito sentido para mim.Perdi a minha filha às 17 semanas por IMG devido a Trissomia 21.

                          Para além da dor de a perder carrego também a culpa da decisão que tomei/tomámos, a mãe é que assina o papel.E penso muitas vezes se algum dia a minha filha me perdoará...

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                            Todas as razões de choro, todas as angustias, todas as perdas em 28 anos de existencia parecem insignificantes perto do que sinto neste momento...







                            Os porques assolam-me a alma e as respostas não existem...







                            Ainda não sei como ultrapassar isto, o que sinto neste momento é que a vida nunca mais será a mesma... dizem que o tempo cura tudo, será mesmo assim? Tenho as minhas dúvidas... Nunca senti nada como sinto neste momento, não tenho vontade de sair à rua, porque isso faz com que tenha de explicar a quem me vê o que se passou... o porque de já nao ter a minha linda barriguinha de 24 semanas...







                            Aqui será o unico sitio onde realmente alguem sabe o que estou a passar, o que estou a sentir... só realmente quem passe pode alguma vez dizer que "eu compreendo"...
                            Raquel, Maria Beatriz, Estrelinha e Mariana

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Perdas não-espontâneas: a IMG

                              Pelo que percebo fala-se pouco do tema por aqui... fala-se mais do aborto expontaneo e muito pouco das IMG´s...



                              E quem passa por elas fica num desamparo sem fim... poucos são os que compreendem o que é perder uma filha desta forma cruel que nos é imposta e nos tiram dos braços, do ventre o que mais amamos na vida...



                              No meu caso é muito recente e por isso tanta angustia sinto, tanta revolta sinto... e os sentimentos vão-se atropelando uns aos outros...
                              Raquel, Maria Beatriz, Estrelinha e Mariana

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X