Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Clara eu levei a vacina e na altura tb pensei k dps o meu bebecas estaria protegido durante os 6 meses de amamentação que eles falavam enfim lol. A menina tb apanhou gripe A?

    Acho engraçado quando se diz k temos o dever de informar correctamente CLARO mas então tb não podemos partilhar as nossas experiências, partilhar as nossas opiniões, debater ideias??? Não é isto um FORUM??? Eu não posso contar a minha vivência pk posso estar a induzir alguém em erro????

    Já se viu que há assuntos tabus, em que é dificil conseguir respeitar as ideias dos outros e por isso geram tanta polémica..LM/LA... ivg enfim mais uns ktos. Ai de alguma k caia na tentação de desabafar pois se o que queria era ajuda tem o oposto e se já estava frágil, deprimida etc pior hade ficar!
    Posh tb temos muitas duvidas sim, não fossemos nós mães eheh, por isso a importancia do cantinho do LA.

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por lua.sol Ver Mensagem
      ....
      Acho engraçado quando se diz k temos o dever de informar correctamente CLARO mas então tb não podemos partilhar as nossas experiências, partilhar as nossas opiniões, debater ideias??? Não é isto um FORUM??? Eu não posso contar a minha vivência pk posso estar a induzir alguém em erro????

      Já se viu que há assuntos tabus, em que é dificil conseguir respeitar as ideias dos outros e por isso geram tanta polémica..LM/LA... ivg enfim mais uns ktos. Ai de alguma k caia na tentação de desabafar pois se o que queria era ajuda tem o oposto e se já estava frágil, deprimida etc pior hade ficar!
      Posh tb temos muitas duvidas sim, não fossemos nós mães eheh, por isso a importancia do cantinho do LA.
      Sabes? às vezes nem acho que seja mesmo isso. Se por vezes é difícil conseguir-se transmitir o que realmente se quer dizer na comunicação presencial, mais difícil é aqui. Cada um de nós interpreta aquilo que lê de determinada forma, de acordo com a nossa experiência de vida, com a nossa personalidada, etc. Temas como o parto, a amamentação e IVG são temas muito pessoais, e acho q não é assim tão díficil ler-se um "ataque" quando essa não era a intenção de quem escreveu. A partir daí a parte emotiva entra em força, as posições extremam-se e o resultado muita vezes não é bonito.

      Comentar


      • lua.sol, apanhei a gripe A, estava grávida do Salvador. Não quis levar a vacina porque na altura era recente e tinha medo dos efeitos que poderia fazer na minha gravidez e ao meu filho.

        A Maria não apanhou mas tive muitos cuidados, usava mascara, andava sempre a lavar as mãos ... e tive ajuda do pai dos meus filhos.
        Digo-te o chato da gripe A, é mesmo as dores corporais, já tive gripes muito piores, inclusive na passagem de ano, tive uma infecção nos pulmoes.


        Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

        Comentar


        • lua.sol se a minha decisao de querer amamentar fosse so baseada no que diz a OMS estava bem arranjada! Ha tanta coisa defendida pela OMS que eu nao concordo ou simplesmente decido nao seguir... Como mudar a roupa de cama diariamente! Ou so usar produtos de higiene neutros sem perfume!

          As nossas decisoes como maes podem (e devem) atender a recomendaçoes cientificas mas aciam de tudo dependem das nossas convicçoes e limitaçoes. O que é importante é que ninguem seja enganada. Ou seja ninguem deve amamentar porque acredita que isso vai proteger o bebe de todos as doenças e alergias, ou evitar que venha a ser obeso (porque isso nao funciona assim claro esta e os bebe amamentados tambem ficam doentes), nem deixar de amamentar porque acreditar que o seu leite é mau e faz mal ao bebe ou porque alguem lhe disse que suplementando com LA podia dar LM na mesma refeiçao, ou deixar um bebe com fome porque acredita que um bebe de poucas semanas que pede comida pouco depois de ter mamado (mama ou biberao) tem manhas e esta a gozar com elas.
          Eu acho que a exeperiencia de todas como maes é importante para as demais e pode ajudar. Mas tambem é importante que deixemos claro quando estamos a dar uma opiniao ou contar uma experiencia e quando estamos a dar uma informaçao de alguma fonte seja ela o pediatra do nosso filho, um livro ou um especialista como a OMS.

          Beijinhos
          Rute

          O meu parto de 14 dias
          Bebes e Mamas marcianas de 2008
          Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
          CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

          Comentar


          • [QUOTE=Tripla-Mamã;2584524]
            Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem

            Entendo-te. Mas eu não sou de dar meia duzia de sermões lol.

            Dou a minha modesta opinião, e depois disso... são livres, não continuo a "vender o meu peixe", se não o compraram, é pq não é aquilo q querem .
            Não vou evidentemente dar sermões a quem não conheço ou chatear-me com um enfermeiro pré-histórico que defende que o colo faz mal, por exemplo. Se eu entendo que está em risco a saúde do meu único sobrinho, aí acho que devo dar sermões. É claro que dou o que se chama um sermão diplomático mas o recado chega ao destino. Se depois não querem ouvir, problema deles.
            Nada da parentalidade é exacto e rigoroso. Dificilmente dois pais fazem tudo exactamente igual. Há muitas influências diferentes. Se a minha cunhada não tivesse leite, eu era a primeira a dizer : dá LA, coitado do miúdo, não o deixes passar a fome que eu passei. Mas se tem as mamas a rebentar de leite e ele tem fome porque uma enfermeira estúpida não corrigiu a pega ou diz que ele tem de estar 3 horas sem mamar, há sermão para a minha cunhada, que tinha obrigação de estar informada (porque devia ter lido o material que lhe dei em vez de ver as novelas) e para a enfermeira que tem de se actualizar.
            E esta perspectiva é válida não só para a questão do leite. Chateei-me com ela por dar cenoura a um miúdo que passa 3 dias sem fazer cocó da mesma maneira que me chateei com a minha sogra por dar cenoura à minha filha pelos mesmos motivos. Durante uns tempos não me ligou, azar o dela e infelizmente azar do meu sobrinho. Felizmente, lá decidiram ouvir-me. Aceito que tomem decisões diferentes das minhas nalgumas coisas. Noutras, peço pelo menos para pedirem uma opinião ao pediatra, para bem da saúde da criança.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
              lua.sol apanhei gripe a e não morri lool
              Ainda bem pra ti
              A minha filha mais velha tb teve e felizmente não morreu e , nós cá em casa tds e inclusive a irmã, na altura com ano e meio fez profilaxia. Tenho uma colega q teve gripe A qd estava grávida e felizmente tb correu bem com ela e com a bebé.

              Mas a "A" fez algumas mortes. Aliás tds os anos até a gripe dita "comum" faz mortes, não são é tão badaladas na comunicação social.
              Tripla-Mamã

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por EliGee Ver Mensagem
                Estou a falar de Portugal, no tempo do Estado Novo. Não foi assim há tanto tempo. E estou a dizer que a nossa História não corrobora essa versão idealizada da amamentação.

                E vai daí... os leites de lata apareceram (e o seu uso generalizou-se precisamente por isso!).

                E se queremos apoiar a amamentação e divulgá-la precisamos de conhecer a História e os factos que com ela estão relacionados. E a História do nosso país, da região em que vivemos, é a que melhor nos pode ajudar a perceber porque não amamentam as mulheres.

                E já agora... onde andam essas comunidades não industrializadas, Dulsa?
                Ora bem as comunidades não industrializadas até já estão na televisão no PERDIDOS NA TRIBO....

                Em relação ao Estado Novo, não me parece que tenhas uma visão menos idealista que a minha. Gostava de saber quem eram essas mulheres aldeãs que tinham dinheiro para comprar uma cabra e alimentar os filhos delas a leite animal.
                A minha avó começou a trabalhar aos 10 anos, como muito gente nesta país, amamentou os filhos todos.
                Desculpa mas não concordo contigo e não acho que durante o Estado Novo, não amamentar fosse a regra, mas sim a excepção.
                O que ouço dizer corrobora isso mesmo.
                Acho que todas estas duvidas servem apenas um propósito: passar a ideia que a amamentação é uma moda e que no passado as pessoas viviam bem sem ela. E na minha opinião, não não viviam. A amamentação foi fundamental para a sobrevivência da espécie até aos nossos dias, e os nossos dias é a partir dos anos 50/60, que coincidiu com a emancipação da mulher no mercado do trabalho.
                Mas isto é a só a minha opinião.
                Ultima edição por Dulsa; 09-05-2011, 11:59. Razão: Ups não tinha acabado de escrever.....

                Comentar


                • Respondendo à Dulsa...eu sou um bom bocado mais velha que a maioria de vocês, por isso para mim o Estado Novo não é assim tão longínquo...
                  É evidente que a amamentação nessa altura era a regra como, aliás, continua a ser. Poucas são as mães que não tentam amamentar os seus bebés, eu pelo menos só conheço uma que deliberadamente secou o leite e a maioria das minhas amigas e conhecidas amamentou pelo menos durante a licença de maternidade. É evidente que a acessibilidade do LA e o poder de compra que agora existe vai "limitar" os esforços de muitas mães - existe uma alternativa segura e por isso situações problemáticas vão ser superadas, muitas vezes, recorrendo a uma farmácia ou supermercado.
                  MAS, de facto, a visão idealizada de uma sociedade onde todas as mães amamentavam com sucesso (no ponto de vista do bebé) é isso mesmo, uma visão idealizada. Muitas mães não tinham leite e recorriam a uma ama de leite (familiar, vizinha ou criada) ou ainda a leite de animais (vaca, cabra). Eu sei que isso contraria a vossa crença inabalável de que todas as mulheres produzem leite em quantidade e qualidade adequada aos bebés, mas os factos contrariam as crenças e isso não há estudos (contemporâneos) que os possam negar. Sempre ouvi falar em bebés que tinham sido criados por outras mulheres...e em muitos, muitos bebés que morriam...será possível negar que alguns (não faço ideia em que percentagem) tenham morrido de subnutrição ou de doenças decorrentes de um estado nutricional deficiente? Porque é que hoje a mortalidade infantil é tão baixa? A existência de alternativas seguras de nutrição de lactentes não tem nada, nadinha a ver com isto?
                  É claro que a amamentação foi fundamental para a sobrevivência da espécie. Mas alguém o poderá negar? Mas a sobrevivência da espécie fez-se...à custa da eliminação dos exemplares mais fracos, certo?
                  Quanto às tribos não industrializadas, não faz sentido estabelecer comparações. Lá a amamentação é comunitária, se uma mãe morre, fica doente ou não tem leite há muitas outras mães que podem amamentar o bebé (ou não...e morre...). Comparar culturas era o mesmo que dizer que uma mãe no mundo ocidental que não tem leite em vez de ir à farmácia vai...a casa da Dulsa, por exemplo! E sim, eu sei que existem bancos de leite. Espero que as muitas mães colaborem nesse banco...

                  Comentar


                  • guialmi: gostei de te ler.
                    Os bancos de leite q funcionam só fornecem leite a prematuros, penso eu.

                    Dulsa, estás disposta a receber bebecas em tua casa?

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por Caalex Ver Mensagem

                      Dulsa, estás disposta a receber bebecas em tua casa?
                      Venham eles!!!!!

                      Comentar


                      • Pois, falar é fácil.... e na teoria é tudo muito bonito, na hora do vamos ver é que são elas.




                        Madrinha querida Caty80
                        Madrilhada fofucha Julit

                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                          Pois, falar é fácil.... e na teoria é tudo muito bonito, na hora do vamos ver é que são elas.
                          Muito fácil! Até pagava para ver na hora da verdade.. lá letra têm!

                          Comentar


                          • O Avô do meu marido tem hoje 94 anos. Foi o mais velho de 11 filhos. Só 3 resistiram e estão agora vivos, os restantes morreram ainda bebés pequenos, alguns foram registados quando foram enterrados. Os 3 que sobreviveram tiveram a sorte de na mesma altura em que nasceram haver outras mãe com filhos pequenos e assim "aguentaram" até conseguirem começar a comer outras coisas.
                            Segundo a avó do meu marido: "a minha sogra não tinha leite nenhum.... Era muito má mãe, sim que EU conseguiu amamentar os meus filhos até aos 2 anos!!"
                            Não sei se é veneno de nora ou não, mas que morreram 8 bebés (tudo rapazes) pequeninos, isso é verdade. E não estou a por em causa sequer que a senhora fosse má mãe só porque não tinha leite.
                            Patrícia - 7 anos
                            Mariana - 5 anos
                            André - 3 anos

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por Posh Ver Mensagem
                              Muito fácil! Até pagava para ver na hora da verdade.. lá letra têm!
                              Principalmente à noite.
                              Patrícia - 7 anos
                              Mariana - 5 anos
                              André - 3 anos

                              Comentar


                              • Tira-se ticket ou é por ordem de chegada?

                                (desculpem, não resisti.)

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X