Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

    Olá Mamãs!



    Para ser sincera eu não li todas as páginas deste tópico. Já tive oportunidade de dizer noutros locais a minha opinião sobre LM. Acho que todos temos direito a posições e decisões! Eu só falo de LM por achar que faz bem (mãe, bebé, carteira, etc) e só insisto perante mães que querem dar de mamar e não têm muito apoio... é o meu caso... :-(



    O Gui teve os 6 meses de exclusivo e parte de mim ainda se sente triste porque foram e são mais as vezes em que me deitam abaixo do que eu levanto a moral a alguém dentro deste este tema....



    Na farmácia, no médico, na rua e entre família... tudo me goza em relação ao facto de dar mama. Fico triste e agora ao ler algumas das vossas palavras pensei no meu bebé. Sim, eu sei que o problema aqui é o oposto mas pareceu-me bem colocar aqui... talvez porque tenha sido aqui que me despertou a dúvida... Eu aguento bem mas e quando as bocas forem para o meu bebé!? E quando for ele a ouvir "ainda mamas?", "que vergonha!", etc, etc...



    Não sei como farei porque explicar esta situação, é difícil. Digo-lhe o quê? "filho mamar é natural. Há bebés que mamam mais, outros menos. Tu mamas-te mais. Não ligues ao que te dizem...". Sinceramente não sei o que lhe vou dizer....



    Falta muito para isso mas fiquei a pensar...



    Obrigada e bjs a todas.




    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 99

    Comentar


    • #62
      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

      olá!

      Apesar da polémica que se instalou, gostava de dar aqui o meu testemunho.

      Sou mamã de 1ª viagem e sempre sempre quis amamentar, achei que seria natural e o melhor para o André por isso até estava preparada para as dificuldades das 1ªs semanas de adaptação, as dores nos mamilos, os caroços, a produção de leite ainda não estável...

      No entanto, não estava preparada para que o André simplesmente não quisesse mamar...

      O André nasceu cim imaturidade na sucção e com o "botão da fome" desligado, não quis mamar, apesar da incansável ajuda a apoio das enfermeiras... Ficou com hipoglicémia e teve mesmo de ser alimentado com LA, numa seringa, pois nem no biberon ele pegava... Foi um stress!!! ele não agarrava no peito, berrava berrava... e ao fim de 1 dia e meio lá pegou no biberon... Fui tentando que ele agarrasse no peito, mas nada! E berrava, e berrava, tb achei que não era bom para ele sujeitá-lo constantemente aquele pranto... Sofria ele e eu... O biberon, lá ia pegando, mas demorava imennnsssoo tempo a beber o leite!

      Assim que cheguei da maternidade comecei a tirar do meu leite, q subiu ao 3º/4º dia... Achei que pelo menos assim bebia do meu leite, eu tirava, e dava-lho ao biberon... Acordava de noite para tirar, 45 min com a bomba eléctrica da Medela e ao mesmo tempo eu literalmente espremia com força as mamas, nem para metade das necessidades dele chegava Ainda ia tentando que ele pegassee no peito, mas nada!!!

      Ao fim de 15 dias o leite simplesmente foi desaparecendo

      Não sei o que possa ter feito mal... Ele não quis pegar no biberon, ficou hipoglicémico, tinha mesmo de comer! Não iam deixá-lo sem comer! Eu continuava a tentar que ele pegasse no peito, nunca quis... Ao fim de 15 dias, olhem, pensei que realmente o importante era ele beber leite, LM ou LA! Eu tentei, não consegui. Pode ser que no próximo dê, mas para o André não deu... Ele está óptimo de saúde, apesar de desde que começou a diversificação alimentar parece q enjoou o leite, começo a trocar os biberons por iogurte à colher...

      Não amamentei, tive pena, mas não fiquei deprimida por causa disso, consegui superar esta falha... Perfeito perfeito, é mamar ao peito! mas nem tudo na vida é perfeito, e dou graças a Deus pelo André ser um bebé saudável, mesmo a LA!

      Comentar


      • #63
        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

        Mais uma que se junta ao grupo. :-)





        LM em exclusivo apenas no 1º mês de vida do Afonso. No dia 12/10/2007, tendo ele 1mes e meio, berrava de fome. Dava-lhe a mama constantemente mas elas não estavam preparadas para tal fomeca, e a chorar liguei à pediatra dele, que me aconselhou calma ;-) e que lhe desse o Enfalac.

        Ora pois claro!

        Dava-lhe mama e depois LA. Quis, por decisão propria, parar de dar de mamar. Não sentia prazer algum em dar mama ao meu filho (é agora que me vão cair em cima...) pois se calhar senti no LA um aliado para alimentar o meu filho, que não fosse eu ter de andar de mama de fora constantemente.

        Digamos que não sou tão mamífera como pensava. Dei LM, até aos 4 meses. Chegou e sobrou. Secou naturalmente. Tirava com a bomba, mas metia-me confusão... deixei de estimular e elas secaram. Diga-se que tenho peito pequeno, bla bla bla que isso não interfere... sim sim sim, não acredito.

        Olha uma mamoca a "vestir" um 44 e olha uma mamoca a "vestir" um 38, cheias de leite ambas... acham que é igual? Não me parece. Senti que a minha produção de leite não era suficiente. E olhem que ele era relóginho e 3/3h lá estava eu de mama de fora.



        Depois, tive um agravamento do meu estado de saude, que me impossibilitava de tratar de mim. Se calhar hoje penso que esse agravamento era devido ao stress que passava, as hormonas aos saltos, enfim...

        Resta-me acrescentar, que ele em 12m de vida, nunca precisou de um benuron. É uma criança mto saudável, apenas com doneças normais de idade e hoje, com 25m é um pisco a comer, ao contrário do que dizem (já ouvi) que o LA é pá engorda!!!! :lol: Palhaçada!





        Nasceu de cesariana, por posição pélvica, com 2540g, 46cm, 37s de gestação. Esteve internado por TTRN durante 5dias, 3 deles a O2. O meu guerreiro, o meu filhote...



        Não sinto remorsos, nem sequer coloco a hipotese de ser pior Mãe de quem amamenta LM, mas cada caso é um caso e como seres humanos que somos, não somos todos iguais! Quem optar por dar LA, não se culpe, era só o que faltava! Quem optar por ser fundamentalista do LM, que respeite quem opta pelo contrário!

        Li o post da Mimocas e concordo totalmente! As indicações da OMS etc etc etc servem para isso mesmo - recomendações! Não façamos das recomendações, umas imposições/obrigações! ;-)





        Bjs a todas.

        Comentar


        • #64
          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

          wish

          Concordo contigo naquilo que disses-te cada um é quem é e cada mamã sabe o que é melhor para o seu bebé, qual é a mãe que quer mal ao seu bebé?

          Eu sou mamã de primeira viagem e não sei que me espera, tenho ideias em dar o peito até quando puder.... mas poderá pelo caminho haver precauços e ter de recorrer ao LA.

          Por isso acho que chamares fundamentalista as mães que optarem por dar o LM, é uma palavra um bocado impropria. Cada qual tem a sua ideia....

          Não me leves a mal, só uma ideia minha de intrepetar aquilo que disses-te.








          Afilhada: Mamã_Xana

          Comentar


          • #65
            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

            wish (07-10-2009)Olha uma mamoca a "vestir" um 44 e olha uma mamoca a "vestir" um 38, cheias de leite ambas... acham que é igual?




            O que não é igual é o tecido mamário que já lá existia anteriormente sem leite; o tamanho das mamas não quer mesmo dizer nada no que diz respeito ao sucesso/insucesso da amamentação.

            Comentar


            • #66
              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

              Eu visto um 34 copa das mais pequenas e dou de mamar à 13 meses. Se o tamanho fosse realmente importante, à muito que ele não mamava.

              Comentar


              • #67
                RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                Olá... Vou começar por dizer que tive um caso de amamentação bem sucedido. Sei que falamos de leite artificial, mas tenho de começar por aqui, antes de chegar aos pontos principais. Como a maioria das mães, queria muito amamentar o meu filho e, admito, que, se a coisa tivesse corrido mal, provavelmente, naquela altura, teria ficado de rastos. Como disse, correu tudo bem. Apareceu-me algum colostro ainda na gravidez e, pouco depois de nascer, o meu filho agarrou-se à mama como se não houvesse amanhã. Era um bebé com bom peso (3,285 kg) e bem comprido (51 cms) e nasceu muito desperto (apgar 9/10), apesar da epidural :w00t: ! Ainda na maternidade, dormia muito e eu não conseguia pô-lo a mamar de 3 em 3 horas. eu tentava desesperadamente acordá-lo (tinham me dito para não o deixar dormir mais de 4 horas sem mamar) e não conseguia, mas, quando vinha a mama, mamava bem. Numa dada altura, uma enfermeira pediu-me para a deixar fazer-lhe o teste da glicémia, porque podia não estar a mamar bem. Assenti e ela sossegou-me. Está tudo bem, mãe, o seu filho é só dorminhoco. No hospital, senti grande incentivo a amamentação. As hormonas fizeram das suas, e as enfermeiras foram 5 estrelas comigo. O leite só surgiu 4 ou 5 dias depois do parto. Ainda estava no hospital, porque o meu filho teve ictericia e não lhe deram alta. Não senti nada das dores que sempre tinha ouvido falar. Apenas tinha o peito um pouco mais duro e sobretudo quente. Uma das enfermeiras (100% apoiante da amamentação) é que me examinou o peito e me deu a novidade: O leite desceu.

                Já em casa, a amamentação foi correndo. Obviamente, que também me surgiram obstáculos, mas nada de especial. Umas vezes aguentava mais horas, outras menos. Tenho os mamilos quase planos (e um dos meus medos era q não conseguisse pegar), mas, à excepção de ter ficado com os mesmos mais sensíveis e doridos, nunca tive gretas e nunca usei mamilos de silicone (tinha comprado e continuam ali fechadinhos na caixa há 4 anos). Também nunca tive mastites. O meu leite nunca esguichou. Mais para a frente, comprei uma bomba para tirar algum leite e poder sair um pouco ou dormir e não consegui tirar NADA. O meu filho era desesperante. Ao fim de 3 semanas, pôs a boca no mundo e até aos 5 meses (mais ou menos) berrava o dia inteiro. apenas mau feitio (que ainda conserva... raça do bicho). Estava saudável, crescia a olhos vistos, com o peso a aumentar muito mais do que a média. Mamou exclusivamente até aos 4 meses e meio (literalmente, da mama, q nunca entrou ali mais nada, q nem a chucha aceitava). Nessa altura, introduzi as papas, porque quem já tinha emagrecido a olhos vistos era eu. Houve fases em que se ia desinteressando da mama... distraía-se e era uma chatice. Passei a dar-lhe de mamar sempre às escuras, para não haver distracções LOL.

                Acabou por deixar a mama definitivamente com 8 meses e meio. Acreditem ou não, ainda tive leite durante mais ano e meio, sensívelmente.



                Isto para dizer que alguns mitos da amamentação são realmente mitos:

                1) O leite nãoi surge sempre ao fim de 2 dias e não significa que não venha a surgir;

                2) Mamas pequenas (no meu caso médias) tb amamentam (uso normalmente um 34 B, mas é verdade q cresceram bastante na gravidez e depois na amamentação);

                3) Não é impossível amamentar com mamilos planos;

                4) É possível não se conseguir tirar leite (ou tirar pouco) e ter-se efectivamente leite (eu só tinha noção da quantidade de leite que produzia quando o puto atrás de um arroto vinha leite... a primeira vez que aconteceu fiquei parva), além de que quando nascem os bebés têm um estômago minúsculo.



                Há uma pressão exagerada, actualmente, em relação à amamentação. Não acho que se tenha de apontar culpados, nem sempre é desinformação ou falta de apoio. A pressão pode ser também um factor negativo, já que a ansiedade, que eu saiba, nunca fez ninguém ter mais ou melhor leite.



                A minha mãe não me amamentou e tb não amamentou o meu irmão. Não que não quisesse, mas porque a minha mãe não teve leite. E, por favor, não me digam que não há quem não tenha leite q eu viro fera. A minha mãe teve apenas colostro que nos deu, obviamente. Só para desmistificar, a minha mãe até tinha o peito bem grande (portanto, como vêem não tem nada a ver com dimensões). Pobre da minha mãe, costuma dizer que, especialmente, o meu irmão adorava mamar e ela deixava para ele se acalmar, pq era muito chorão, mas quando chegava a altura de comer realmente tinha de lhe dar leite artificial. Nunca teve descida de leite e em pouco tempo o próprio colostro secou. Há estudos científicos (como referiu, julgo que a caalex) de que algumas mulheres (uma percentagem pequena) não tem de facto leite. e a minha mãe não era subalimentada e era stay home mom, portanto não teve nada a ver com licenças ou carências alimentares. Aliás, se olharmos para trás, desde sempre, existiram mulheres q não conseguiam amamentar e por isso havia amas de leite. A minha avó, por exemplo, foi ama de leite. A minha mãe (filha dela) não teve leite. Eu tive leite. Ou seja, tb aqui não há um padrão.



                A amamentação não faz de nós melhores mães. Eu podia amamentar o meu filho e nunca o olhar nos olhos, não brincar com ele, não me importar... uma mãe pode escolher não amamentar (e conheço quem o tenha feita por ter ficado demasiado traumatizada com a experi~encia do 1º filho) e ser uma excelente mãe. Aliás, podem condenar-me, mas eu acho que só podemos ser boas mães se nos sentirmos bem connosco. Eu não sei se teria amamentado se tivesse dores. Seguramente, não conseguiria prosseguir a amamentação se o meu filho acordasse 4 e 5 vezes por noite durante 2 anos (aqui tb implica ensinar a dormir, coisa q eu fiz com o meu), porque EU preciso de dormir e sei que há quem não precise, mas eu sou a mãe que o meu filho tem e esta mãe para funcionar tem de dormir, descansar,. ter algum tempo para estar sozinha. Agradeço muito ao pediatra do meu filho por se preocupar comigo, pq mãe feliz é bebé feliz. Fala-se muito dos benefícios do aleitamento materno (todos sabemos quais são e parece-me que todos concordamos q é de facto o melhor), mas ninguém fala da importância do sono no desenvolvimento saudável de um bebé.



                Por último, eu sei que a grande bandeira da amamentação é fazê-lo em exclusivo até aos 6 meses, mas relembro que, em Portugal, a licença de maternidade é de 4 meses (mais um com remuneração parcial). Eu, por exemplo, nunca consegui tirar leite, mas, como estava desempregada (só voltei a trabalhar qd ele tinha quase 9 meses), não houve problemas... mas que podem fazer outras pessoas com o mesmo problema qd regressam ao trabalho? Têm obrigatoriamente de introduzir sólidos e LA. Além disso, há vidas que nós estamos a anos luz de conhecer. Pessoas com inúmeros filhos, pessoas que chantageadas pelos pat´~oes têm de regressar mais cedo ao trabalho (é isso ou não comem), pessoas que trabalham a recibos verdes, pessoas que trabalham numa área como a minha em que rei morto é rei posto (ninguem se atreve a fazer mais de 4 meses de licença), pessoas que levam porrada dos maridos se chegarem (se calhar assustavam-se se vissem os números de violência doméstica) a casa e o jantar não estiver na mesa, pessoas que têm outros filhos para cuidar e que n têm tempo para tirar leite, pq mtas vezes nem tempo têm para comer, e um biberon demora 5 minutos a dar e a mama para aí uma meia hora.



                Enfim, cada caso é um caso. Não amamentar não é drama nenhum, não senhora. eu amo a minha mãe e ela não me amamentou (no entanto foi uma mãe super presente e disponível, uma mãe que se sentava no chão a brincar e q tinha sempre tempo para nós). Sou saudável e, olhem, até nem sou burra.

                Comentar


                • #68
                  RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                  Ah... e não digo que não existam profissionais que não apoiem a amamentação, mas a mim nunca me apareceu nenhum. Tive o maior incentivo do pediatra do meu filho para continuar a amamentar em exclusívo até aos 6 meses (no entanto, ele tb me disse que era importante ensinar o meu filho a dormir durante a noite), porque ele se estava a desenvolver bem. Nunca me falou em datas para parar. Na maternidade, todas as enfermeiras defendiam a amamentação (e ajudavam efectivamente) e os pediatras idem. infelizmente, vi foi o contrário... a mãe que estava ao meu lado no quarto foi quase fuzilada por ter pedido LA, porque a criança chorava noite e dia (enquanto estive na maternidade, pouco consegui pregar olho por causa disso) e ela queria experimentar para ver se o miúdo dormia. Ainda me lembro das palavras do pediatra: a mulher deve ser o único animal q não tem leite. Não, não é. Infelizmente, a natureza não é completamente perfeita. Até os animais, por vezes, não conseguem amamentar... nalguns casos, as crias sobrevivem por que há intervenção humana... noutros, raríssimos, mas comoventes, as crias são adoptadas por outro animal (por vezes de espécie diferente).





                  Não acho que quem amamente tenha de se sentir culpado para que para a p´róxima vez faça bem. É apenas necess´´ario perceber que cada caso é um caso, que os filhos não são iguais e que é possível amamentar-se mesmo qd da primeira vez não foi possível... e, para isso, na minha opinião, é preciso desmistificar a amamentação e permitir um acesso correcto à informação. Traumas e culpas, para mim, não são frutíferos. A maternidade plena é vivida todos os dias e depende de muitos factores.

                  Comentar


                  • #69
                    RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                    Olá!

                    Decidi postar aqui porque me sinto, digamos que a "meio" da viagem entre LM e LA! Já vi aqui relatos de mães com bebés que não pegaram na mama e eu sou mais uma "vítima" dessa falta de instinto. Aliás, começo a achar que a minha filha, decididamente, não foi feita para comer! Aliás estou aqui acordada a esta hora `espera que ela se lembre de fazer a sua 5ª refeição hoje! Também queria mt manter o LM, fiz de tudo para que ela pegasse na maminha, mas o biberão (esse safado) foi introduzido mt cedo e veio estragar tudo... Foram muitas as horas de tentativa equando começou por parecer mais uma luta e a minha filha, que praticamente não chorava, berrava de forma desconcertante na minha mama, desisti de lhe dar mama. Digo que vou a meio caminho porque desisti de lhe dar mama mas tenho conseguido mantê-la em exclusivo com o meu leite que tiro à bomba.

                    Posso dizer que qd desisti fiquei mesmo muito triste e, mesmo nessa altura, percebia que estava quase a ser egoísta. Porque a minha filha estava sp bem excepto na minha mama e eu insistia e as lágrimas caiam-me pela cara abaixo porque eu sentia mesmo falta daquele momento só nosso! Odiava o biberão! Nesses dias até cheguei a achar que ela estava diferente comigo e já nem se ria tanto (mas eram macaquinhos)

                    Mas agora posso dizer que ela está óptima, feliz, com excelente relação comigo e com o pai! Deixou de haver aqueles momentos de berros desconcertantes e apesar de me doerem mt as maminhas vou continuar a tirar o leite que conseguir. Vivo um dia de cada vez e também acho que não dar de mamar não é um drama, mas percebo que quando se vive estas situações se pense que é! Eu simplesmente chorava porque parecia que me estava a separar da minha filha, sentia falta dela, isto é mesmo muito complicado! Não é justo que seguir a natureza seja tão difícil, afinal de contas, são raras as mulheres que amamentam sem qualquer tipo de problema,a gd maioria que consegue é sp à custa de mts sacrifícios, porque será?



                    Espero ajudar futuras mamãs que possam ter que passar pelo mesmo... lembrem-se que os nossos tesourinhos querem estar muito mimadinhos, colinho, soninho, leitinho, seja qual for e de que maneira for... não beneficiam nada das nossas lágrimas e depressões, certo?

                    Comentar


                    • #70
                      RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                      olá



                      bem eu tenho uma irmã que deu de mamar um mês e não era sempre e tinha bastante leite, dizia que não tinha paciencia para ficar uma hora a dar-lhe de mamar, era muito cansativo, mas eu agora sou mae também e ainda dou de mamar ( há quase 12 meses), mas também tive os meus dias dificeis , dei LA , algumas vezes, mas como queria deixar de dar LA, consegui! cheguei a deitar latas de leite cheias fora!





                      Só quero deixar aqui o meu testemunho e se visse que não ía consegui dar LM, tinha dado só LA, mas consegui e nunca pensei que fosse dar LM tanto tempo! A minha mãe nunca conseguiu dar LM e teve 5 filhos , já a minha avó deu de mamar há minha mãe até aos 18 meses, mas com o meu tio foi de LA que já existia na quela altura! enfim se as coisas não dão , não dao! tenta-se no proximo filho !

                      Comentar


                      • #71
                        RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                        mama24 (21-10-2009)olá







                        bem eu tenho uma irmã que deu de mamar um mês e não era sempre e tinha bastante leite, dizia que não tinha paciencia para ficar uma hora a dar-lhe de mamar, era muito cansativo, mas eu agora sou mae também e ainda dou de mamar ( há quase 12 meses), mas também tive os meus dias dificeis , dei LA , algumas vezes, mas como queria deixar de dar LA, consegui! cheguei a deitar latas de leite cheias fora!











                        Só quero deixar aqui o meu testemunho e se visse que não ía consegui dar LM, tinha dado só LA, mas consegui e nunca pensei que fosse dar LM tanto tempo! A minha mãe nunca conseguiu dar LM e teve 5 filhos , já a minha avó deu de mamar há minha mãe até aos 18 meses, mas com o meu tio foi de LA que já existia na quela altura! enfim se as coisas não dão , não dao! tenta-se no proximo filho !




                        desculpa que te vou dizer mas, a tua irmã podia ter outra maneira de pensar só faz bem ao bebé e a ela porque alivia os euros ao final do mês, mas cada um é quem é...

                        Eu acho que tudo vai da vontade da mãe, ao menos é o que nos é dito, eu ainda não dou por isso não posso opinar muito, o que falo é baseado nas ideias que me dizem se falo errado é por que me dizem...

                        mas conseguis-te dar ao teu bebé e isso é que importa....








                        Afilhada: Mamã_Xana

                        Comentar


                        • #72
                          RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                          Estive a ler este tópico e apercebi-me de que fui uma felizarda!

                          Nunca criei expectativas acerca da amamentação, pensei sempre que se conseguisse óptimo, melhor para as 2, mas se não conseguisse não iria fazer drama. Afinal de contas eu fui amamentada a LA e estou aqui, sou saudável e tenho uma relação formidável com a minha mãe.

                          Qd a minha filhota nasceu coloquei-a quase imediatamente no peito, mas nós não nos ajeitavamos, ela não mamava nada e engolia imenso ar. Com a ajuda de uma enfermeira começamos a usar bicos de silicone, e assim já ela conseguia mamar. Nunca tive horários para dar de mamar. No hospital, se estava acordada estava na mama, apesar de eu só ter colostro. E chegava a ficar pendurada na mama quase meia hora... Quando vim para casa tive a subida de leite... e tanto leite que eu tinha!! Tinha mesmo de ter, porque a piolha mamava de hora a hora, qd não era menos tempo. Também ouvi a história que o meu leite era fraco, e que devia dar LA, pq assim ela dormia melhor, etc etc.

                          Eu optei por não o fazer, parecia-me um desperdicio. Eu tinha mesmo muito leite, e se ela engordava dentro do normal, pq mudar?? Felizmente, a minha pediatra é óptima, e nos momentos de dúvida aconselhou-me sempre a continuar. Tb no centro para o parto onde fiz a preparação e recuperação foram óptimos e ajudaram-me sempre. Sim, porque mesmo tendo muito leite a coisa não é fácil... lidei com mordidelas, gretas, sangue, muitas e muitas noites sem dormir...

                          Mantive foi sempre o mesmo pensamento: um dia de cada vez, enquanto durar durou. Sem stress. E ela mamou até aos 16 meses (os 2 primeiros com os mamilos de silicone), altura em que sequei completamente e naturalmente. E ela nunca aceitou LA.

                          Se estou feliz, sim, claro. Foi um privilégio! Se voltarei a repetir? Se for possível sim, sem dúvida, enquanto for possível. Mas se não der... paciência. Não será por isso que vou amar menos um bebé.



                          Desculpem o testamento sim? É apenas para dar o meu apoio a todas as que querem e não conseguem... O único conselho que posso dar a futuras mães é para terem calma. Não vale a pena criar expectativas, há tanta coisa que pode influenciar! E mais vale um biberão de LA e uma mãe tranquila, do que uma maminha nervosa! Na minha singela opinião!
                          :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                          www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                          Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                          Comentar


                          • #73
                            RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                            Eu criei demasiadas expectativas em relação. Fiz finca pé que deveria amamentar o maior tempo possível.



                            Ao fim de um mês de vida da minha filha comecei a teer problemas de escassez de leite com mastites à mistura. Fui aconselhada pela minha GO em deixar de o fazer porque, verdade seja dita, tive dores horríveis, mas a minha vontade era tanta...



                            Aos 3 meses comecei a dar LA. Começou por uma marca, não apreciou e passou para outra que não é muito barata mas é muito boa. A minha filha está quase com 29 meses e está muito mais desenvolvida que alguns colegas na creche.



                            E, falando francamente, quantas vezes não penso que, se não tivesse insistido tanto, não teria arranjado o problema que arranjei? Não somos melhores mães por conseguirmos fazer isto ou aquilo.


                            [hr]

                            Comentar


                            • #74
                              RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                              Eu visto um 32 ou um 34 e amamentei até aos 6 meses em exclusivo e agora com 19 meses o meu Edu ainda mama 4 a 5 vezes ao dia e ainda tiro 180 ml para lhe deixar todas as manhãs.

                              Não, o tamanho do peito não significa nada e eu sou a prova disso.

                              E tenho uma colega que nem sei que número usa, eu acho que nunca vi sotiens tão grandes e nem um mês amamentou.

                              Comentar


                              • #75
                                RE: Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

                                Susofia (01-11-2009)
                                mama24 (21-10-2009)olá



                                bem eu tenho uma irmã que deu de mamar um mês e não era sempre e tinha bastante leite, dizia que não tinha paciencia para ficar uma hora a dar-lhe de mamar, era muito cansativo,


                                desculpa que te vou dizer mas, a tua irmã podia ter outra maneira de pensar só faz bem ao bebé e a ela porque alivia os euros ao final do mês, mas cada um é quem é...


                                Olá,



                                Estive a ler este tópico todo e aqui vai.



                                Eu amamentei a minha filha durante 5 meses em sistema misto. Tive os mamilos gretados imenso tempo, sofri horrores para dar de mamar mas entre bomba, biberão e LA consegui amamentar durante 5 meses. Na altura o meu objectivo era amamentar uma semana, depois se conseguisse chegar a um mês melhor e acabei por chegar aos 5 meses. E nas primeiras semanas em que tive que dar biberão descobri que a minha filha dormia mais horas se bebesse LA antes de se deitar e que dormia noites inteiras. Este biberão de LA da noite continuo sempre, mesmo amamentando. Porquê? Porque assim eu e o pai podíamos dormir, logo manter a sanidade mental, logo sentíamo-nos bem e felizes e a felicidade da nossa filha depende disto.



                                Tive agora o segundo filho que nasceu às 37 semanas com 2200g, tem quase 6 semanas e ainda mama de 3 em 3 horas. Eu sou trabalhadora independente, recomecei a trabalhar duas semanas após o parto, ando de rastos com a amamentação. Ele mama de 3 em 3 horas mas às vezes reclama uma hora depois da última mamada, eu canso-me mais, produzo menos leite, ele reclama mais ainda, ciclo vicioso. Introduzi o LA duas vezes por dia para poder descansar e para ver se ele reclama menos, está a resultar mas continuo muito cansada, acordo a chorar com o cansaço, não tenho tempo para passar com a minha filha para além de ter menos paciência. E estou a pensar em parar de amamentar porque se é para me sentir assim prefiro parar. Acho mais saudável para todos - bebé amamentado menos inclusivé - que eu ande descansada, bem-disposta, disponível, etc. do que a chorar ou sem paciência para nada. No entanto, ainda vou esperar até aos dois meses do bebé.



                                Eu conheci uma mulher que grávida do segundo bebé me disse que não ia amamentar, ia passar directamente ao biberão porque amamentar é muito cansativo. Na altura fiquei chocadíssima mas agora percebo porquê.



                                Amamentar é cansativo e é uma escolha da mãe, se a mãe escolhe não o fazer não é por isso que é má mãe, fez uma escolha. E às vezes há circunstâncias que não ajudam a amamentar tanto tempo como se imaginava. Pais felizes fazem os bebés felizes.


                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X