Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Não poder dár de mamar não é um drama!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
    Em relação aos beneficios da amamentação a longo prazo, li este longo texto: http://www.who.int/child_adolescent_.../en/index.html
    e fiquei mais convencida. de facto eles comprovam uma relação entre o aleitamento artificial ou a amamentação pouco prolongada e determinados problemas (diabetes tipo b e um determinado tipo de colesterol). Por exemplo já não relacionam com a obesidade, pois se o adulto ou adolescente comer o que não deve não há leite que previna nada!
    também é interessante ver que eles tentaram perceber de o LM funcionava tipo vacina ou não , isto é se uma bebé amamentado pouco tempo ficaria protegido contra a subida dos diabetes e colestorel como um que fosse amamentado dois anos.
    Chegaram á conclusão que a "chave do sucesso" está na amamentação prolongada e perceberam isso porque mesmo bebés amamentados -- mas pouco tempo, sem fazerem pelos menos os 12 meses -- revelavam os mesmos problemas que os outros aleitados exclusivamente a LA.
    Olá a todas!

    Estava a ler este tópico de trás para a frente (muito mais divertido em tópicos quentes, fica a sugestão ) e deparei-me com esta frase que assinalei a bold.

    No "meu tempo" já havia esta demarcação de mulheres que amamentam e mulherem que dão LA. Até aqui tudo na mesma. Eu, nunca tendo entrado em nenhuma polémica sobre amamentação, até porque sempre me pareceram absolutamente inúteis, sempre me julguei do grupo das que amamentaram.

    Amamentei até aos 6 meses em exclusivo e como complemento até aos 10. Primeiro com a ajuda de mamilos de silicone, porque os meus pareciam saídos de uma guerra e depois já sem os mamilos da madrasta, como dizia o meu marido... Quando deixei de amamentar fi-lo por vontade minha. A minha filha, no seu percentil 95 de peso e sem percentil para a altura começou a mordiscar-me os mamilos intencionalmente - a cara dela não enganava- e eu confesso que comecei a ficar cansada. Cansada literalmente. Fui sempre um espinafre e por melhor que me alimentasse não conseguia ganhar peso e só com vitaminas me ia mantendo acordada. Parecia que no leite me ia a energia. Sem dramas, aos poucos, e mais uma vez sem olhar para as mulheres do lado, fiz o desmame.

    Voltando à frase a bold, o que me intrigou agora foi perceber que há uma nova divisão nesta arte da alimentação dos bebés. Temos então os bebés alimentados a LA, os amamentados e os amamentados "pouco tempo, sem fazerem 12 meses". E diz o estudo que a DSulsa coloca aqui que estes "amamentados pouco tempo", revelavam os mesmos problemas..."?

    Pouco tempo?! Problemas? Oh Dulsa, tem a santa paciência! Não bastava aterrorizarem as mulheres que não amamentam, viram-se agora para as que não amamentam por mais de um ano? E tiram estudos da cartola como se fossem coelhos branquinhos, inocentes, tentando fazer parecer que querem informar, quando, quanto a mim querem colocar-se a si próprias no alto.

    Nunca percebi o que originam estes tópicos tão acesos, mas aposto em problemas de auto-estima. Uma mulher bem resolvida não vai para um fórum atirar com estudos destes, que podem ser lidos por qualquer pessoa. Se a intenção fosse de facto informar e estimular a amamentação, nunca se poria aqui no fórum um teste com conclusões destas. Acreditas então que ou se amamenta pelo menos 12 meses ou então nem vale a pena o esforço? Aposto que nem tu acreditas nas conclusões deste estudo, mas dizes que ficaste ainda mais convencida. Acho que percebi hoje um bocadinho o que as mulheres que alimentam os seus bebés a LA, seja por opção ou não, sentem ao ler as barbaridades e crueldades que muitas vezes leio em tópicos escritos por mulheres que amamentam.

    Porque raio não hão-de conseguir conviver mulheres que no fundo, querem o mesmo, o melhor para os seus filhos?

    Desculpem se me exaltei, mas culpo a hora avançada

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por Rita Pereira Ver Mensagem
      Olá a todas!

      Estava a ler este tópico de trás para a frente (muito mais divertido em tópicos quentes, fica a sugestão ) e deparei-me com esta frase que assinalei a bold.

      No "meu tempo" já havia esta demarcação de mulheres que amamentam e mulherem que dão LA. Até aqui tudo na mesma. Eu, nunca tendo entrado em nenhuma polémica sobre amamentação, até porque sempre me pareceram absolutamente inúteis, sempre me julguei do grupo das que amamentaram.

      Amamentei até aos 6 meses em exclusivo e como complemento até aos 10. Primeiro com a ajuda de mamilos de silicone, porque os meus pareciam saídos de uma guerra e depois já sem os mamilos da madrasta, como dizia o meu marido... Quando deixei de amamentar fi-lo por vontade minha. A minha filha, no seu percentil 95 de peso e sem percentil para a altura começou a mordiscar-me os mamilos intencionalmente - a cara dela não enganava- e eu confesso que comecei a ficar cansada. Cansada literalmente. Fui sempre um espinafre e por melhor que me alimentasse não conseguia ganhar peso e só com vitaminas me ia mantendo acordada. Parecia que no leite me ia a energia. Sem dramas, aos poucos, e mais uma vez sem olhar para as mulheres do lado, fiz o desmame.

      Voltando à frase a bold, o que me intrigou agora foi perceber que há uma nova divisão nesta arte da alimentação dos bebés. Temos então os bebés alimentados a LA, os amamentados e os amamentados "pouco tempo, sem fazerem 12 meses". E diz o estudo que a DSulsa coloca aqui que estes "amamentados pouco tempo", revelavam os mesmos problemas..."?

      Pouco tempo?! Problemas? Oh Dulsa, tem a santa paciência! Não bastava aterrorizarem as mulheres que não amamentam, viram-se agora para as que não amamentam por mais de um ano? E tiram estudos da cartola como se fossem coelhos branquinhos, inocentes, tentando fazer parecer que querem informar, quando, quanto a mim querem colocar-se a si próprias no alto.

      Nunca percebi o que originam estes tópicos tão acesos, mas aposto em problemas de auto-estima. Uma mulher bem resolvida não vai para um fórum atirar com estudos destes, que podem ser lidos por qualquer pessoa. Se a intenção fosse de facto informar e estimular a amamentação, nunca se poria aqui no fórum um teste com conclusões destas. Acreditas então que ou se amamenta pelo menos 12 meses ou então nem vale a pena o esforço? Aposto que nem tu acreditas nas conclusões deste estudo, mas dizes que ficaste ainda mais convencida. Acho que percebi hoje um bocadinho o que as mulheres que alimentam os seus bebés a LA, seja por opção ou não, sentem ao ler as barbaridades e crueldades que muitas vezes leio em tópicos escritos por mulheres que amamentam.

      Porque raio não hão-de conseguir conviver mulheres que no fundo, querem o mesmo, o melhor para os seus filhos?

      Desculpem se me exaltei, mas culpo a hora avançada
      Subscrevo

      Beijinhos
      Tripla-Mamã

      Comentar


      • Começo de novo por reforçar o que penso, na minha opinião a preocupação exagerada de que algumas mamãs grávidas e recém mamãs caiam cá de paraquedas e usem negativamente o testemunho destas mães é exagerada, errada e sinceramente penso k os motivos são outros mas pronto, nem vale a pena ir por ai...

        A mim preocupa me mais as mães que possam vir a este tópico em busca de compreensão e levem uma enchurada de informação de estudos que dizem precisamente que erraram em não conseguir/querer/puder amamentar e que lhes traga mais culpa, depressão enfim, não me parece que com esses sentimentos beneficiem a relação com o bebé e essas mães sim, não cairam deste tópico de paraquedas... vieram à procura do objectivo que o titulo do topico se propõe.

        E Clara nem sempre conseguimos fazer o melhor... há quem não consiga amamentar mesmo tempo toda a informação sobre o assunto, mesmo tendo ajudas. Não é uma questão de apenas se querer... claro k as ajudas podem encaminhar p o sucesso da amamentação mas não é um dado adquirido que tendo ajuda se vá conseguir ultrapassar todas as dificuldades.

        Comentar


        • Inserido Inicialmente por Tripla-Mamã Ver Mensagem
          E isto pra terminar pq já cheira mal, mas de vez enquando tenho de me rir com algumas BOAS anedotas...

          As mães de LA não fazem qualquer sacrificio / esforço para dar maminha aos filhos, não se esforçaram minimamente para ultrapassar os obstáculos da amamentação e desistem à 1ª contrariedade!!

          ok mas depois de noite levantam-se uma carrada de vezes pra preparaem biberãos e afins pros seus filhos, e mtas mães q amamentam dormem com os bebés pois basta puxar da mama e voila.

          Afinal o q é mais simples??

          É indiscutivel q o LM é melhor q o LA (salvo raríssimas excepções), mas em termos de gastos e trabalho é sem duvida mt mais prático para as mães!!

          Volto a frisar q este tópico é para mães q por força das circunstâncias ou por mera opção dão LA aos seus bebés.

          O Aleitamento Materno tem excelentes tópicos, onde mães q amamentam, ou mesmo as q não o fazem, mas q se querem informar, trocar ideias, etc procuram.

          Por favor, não façam deste tópico uma luta LM Vs LA. Só demonstra q afinal "somos" na generalidade mt pouco tolerantes com td aquilo q é diferente das nossas opções. Aqui mtas mães q amamentam dizem respeitar a opção das mães de Biberão, mas depois atacam-nas com unhas e dentes.

          Agradeço às mães q mesmo amamentando nos respeitam, e acima de td não nos "martelam" quase como se fossemos umas "assassinas"!!

          Obrigado mamãs q aceitam a diferença!!

          Beijinhos
          Não tentes insinuar algo que nunca referi. Primeiro, se queres comentar algo que eu escrevo que nem é para ti, lê tudo o que vem atrás desse comentário. Sim dormem comigo para facilitar a amamentação e sim a resposta era para a evian.
          Nunca discuti aqui o que dá mais trabalho, se é o LA ou o LM. Talvez tu, penses realmente muito nessa situação.
          Aqui quem está a fazer um tópico de ataque, és tu, não eu. Sei que há aqui optimos tópicos sobre amamentação mas não vou deixar de vir aqui só porque algumas pessoas pensam que eu estou atacar. A minha vinda aqui foi para falar com a Bia26.
          Obrigada meninas que aceitam a diferença? Falo na boa sobre LA com mães que tomem essa decisão, como a Bia26 por exemplo.
          Passar bem


          Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

          Comentar


          • Ola!

            Este deve ser o topico da pescadinha de rabo na boca: da voltas e voltamos ao mesmo!

            Alguem la em cima escrever que o o LA é um "optimo substituto do LM" e eu tenho de "corrigir" (nao me leles a mal que eu ate concordo com quase tudo o que dizes) que nao sendo "optimo" é o unico que temos e felizmente é muito bom comparado com as suas versoes iniciais que matava bebes ou criava-lhe sproblemas de saude graves, ou memso mais tarde que apesar de ser inofensivo tambem nao cobria todas as necessidades nutricionais. Se esquecermos as questoes de adulteraçao e de contaminaçao que felizmente nao se colocam nos leites que compramos nas farmacias o LA que os nosso filhos teem ao dispor salva vidas! Vidas de bebes com menos de 4 meses (que nao podem pela idade tolerar outros alimentos) e que por alguma razao nao sao amentados em exclusivo. Nao importa o porque de isso acontecer. Do ponto de vista da fome do bebe importa pouco se nao é amamentado porque a mae nao quer ou nao sabe ou se é porque nao pode. Se nao houvesse LA morria de fome bem antes que de qualquer outra coisa. Fundamentalista ou nao eu diria que isto é indiscutivel!

            É verdade que nutricionalmente o LA cobre as necesidades dos bebes. a biodisponibilidade é difierente as quantidades saio doiferentes mas tudo indica que desempenha o seu papel de forma adequada. Ha correntes que dizem que cobrem "bem demais" no sentido em que parece que promovem algum sobrepeso. Mas como para o sobrepeso vai contribuir uma vida inteira de bons ou maus habitos nao sei se se pode quantificar a influencia do LM/LA. O grande "problema" do LA é mesmo nao ter os anticorpos maternos o tornam os bebes amamentados, especialmente os amamentados em exclusivo. De forma mais abrangente o facto de ser um alimento vivo faz com o LM potencie alguns mecanismos biologicos que ajudam os bebecas e o LA ainda nao chegou la. Pode ser que algum dia ainda melhore nesse aspecto, mas ate la é o que temos e pronto.

            Outra questao é o mau uso que muitas maes dao ao LA, muitas vezes mal aconselhadas por quem deveria saber ajuda-las ou entao por falta de conhecimento mesmo. Ainda ha bebes que tomam LA quando as maes teem leite e queriam amamentar. Exemplos frequentes sao os casos em que um mae toma um medicamento qualquer e é aconselhada a nao amamentar por isso e vamos e a ver e o medicamento é totalmente compativel com a amamentaçao. E isso é uma pena. Primeiro porque em ultima instancia estas maes estao a ser "enganadas" e depois porque quem mais perde sao os bebes porque o LA é bom mas é a mesma coisa. O LA é o substituto. Usa-se quando o original nao esta disponivel. Mas la esta esta é outra questao e provavelmente cabe pouco neste topico.

            Beijinhos
            Rute

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
              Se esquecermos as questoes de adulteraçao e de contaminaçao que felizmente nao se colocam nos leites que compramos nas farmacias o LA que os nosso filhos teem ao dispor salva vidas! Vidas de bebes com menos de 4 meses (que nao podem pela idade tolerar outros alimentos) e que por alguma razao nao sao amentados em exclusivo. Nao importa o porque de isso acontecer. Do ponto de vista da fome do bebe importa pouco se nao é amamentado porque a mae nao quer ou nao sabe ou se é porque nao pode. Se nao houvesse LA morria de fome bem antes que de qualquer outra coisa. Fundamentalista ou nao eu diria que isto é indiscutivel!
              Bingo! :-)

              Comentar


              • Rute:

                Vou-me meter contigo...
                Quando li a tua intervenção não encontrei nada que me chamasse à atenção mas depois a EliGee põs aquele pedaço a bold e pronto.... estragou-se tudo.
                É discutível é, senão vejamos. Há 100 mil anos - surgimento do homo sapiens sapiens (o ser humano tal como o conhecemos); há 10 mil anos - primeiros indicios da agricultura no próximo oriente; há 3000 mil anos - nascimento das primeiras grandes civilizações na Europa; há 150 anos - surgimento dos primeiros leites artificiais.
                É de mim ou a humanidade não dependeu do LA até ao séc. XX? Não será o surgimento do LA um factor do nosso tempo?

                Um bebé que tinha fome antes do surgimento do LA, não morria de fome. Nós somos um animal social que vive em comunidade e que portanto se o bebé tinha fome , era alimentado por outra mãe que estivesse a amamentar.... Se não houvesse nenhuma???? Bom, tendo em conta que eram comunidades grandes em que normalmente existiam sempre mulheres grávidas e bebés pequenos (porque a contracepção é também um factor do nosso tempo), esse problema não se colocava.

                Uma das batalhas da OMS a favor do aleitamento materno é porque viu nestes longos anos de introdução do LA em paises em desenvolvimento, que essa introdução fez mais mal do que bem. Isto porque a utilização do LA em paises em desenvolvimento não salva ninguém da fome, muito pelo contrário. Se o aleitamento materno for desenvolvido, a mulher dá o seu leite que sai do seu peito esterilizado, se usar o LA, as condições de higiene levarão muitos bebés à desinteria e à morte. As condições de utilização do LA não podem ser desgarradas do LA em si, pois o LA não vem no mama esterilizada, tem que ser produzido e enfiado num recipiente.
                Por isso tudo isto é muito discutivel. No mundo ocidental a maioria destes problemas não se coloca, se a mãe for cuidadosa nada disto acontece. no entasnto é certo e sabido que em muitos paises em desenvolvimento (onde por ex e neste caso o Brasil se inclui) mais valia promover o aleitamento materno pois este seria muito mais benéfico do que qualquer formula de engorda.

                Por fim, não podemos separar a utilização do LA de todas as condições sociais que levaram à sua primeira produção e à continuidade da sua utilização. A sociedade mudou e é por isso que uma mãe que se ve em pânico porque acha que tem pouco leite, ve no LA a solução. Se vivessemos noutro tuipo de sociedade, a solução seria levá-lo à vizinha ou à comadre que iria dar um suplemento de LM enquanto a mãe continuaria a amamentar.
                A minha avó foi ama de leite de duas gémeas, e ainda dava de mamar ao seu próprio filho. A mãe das gémeas mnunca deixou de amamentar mas porque achava que tinha pouco leite e eram duas, levava as meninas para a minha avó alimentar com o excedente que tinha do meu tio.
                Era assim que se solucionam os problemas, ninguem morria de fome.

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por lua.sol Ver Mensagem
                  Começo de novo por reforçar o que penso, na minha opinião a preocupação exagerada de que algumas mamãs grávidas e recém mamãs caiam cá de paraquedas e usem negativamente o testemunho destas mães é exagerada, errada e sinceramente penso k os motivos são outros mas pronto, nem vale a pena ir por ai...

                  A mim preocupa me mais as mães que possam vir a este tópico em busca de compreensão e levem uma enchurada de informação de estudos que dizem precisamente que erraram em não conseguir/querer/puder amamentar e que lhes traga mais culpa, depressão enfim, não me parece que com esses sentimentos beneficiem a relação com o bebé e essas mães sim, não cairam deste tópico de paraquedas... vieram à procura do objectivo que o titulo do topico se propõe. E Clara nem sempre conseguimos fazer o melhor... há quem não consiga amamentar mesmo tempo toda a informação sobre o assunto, mesmo tendo ajudas. Não é uma questão de apenas se querer... claro k as ajudas podem encaminhar p o sucesso da amamentação mas não é um dado adquirido que tendo ajuda se vá conseguir ultrapassar todas as dificuldades.
                  lua.sol

                  Como "mãe de LA" dos meus 3 filhos, agradeço-te as palavras. Sem duvida q este cantinho tinha... TINHA... a intenção de desmistificar esta "coisa" do não poder amamentar. Já não basta a frustração, a tristeza, os pq q nos colocamos, ainda levamos com estatísticas e estudos q nada têm a ver com o Tópico em si.
                  Mas a verdade é q é utilizado por mtas mães de LM, umas com a melhor das solidariedades vêm dar-nos uma palavrinha, sempre bem aceite, e depois outras q esquecem o objectivo do tópico e começam a vender... ou melhor a "impingir" o seu "peixe", como sendo as melhoras e as "supra sumo da barbatana".

                  Adorei as tuas palavras. Obrigada,
                  beijinhos
                  Tripla-Mamã

                  Comentar


                  • Conta-me a minha Mãe que mamei de uma parturiente nas minhas primeiras horas de vida, e que após a mamada dormi 12horas seguidas. A minha mãe acamada, após a cesariana, nao se conseguia mexer, não tinha leite, ouvia das bocas das enfermeiras: dê a mama à sua filha, não seja preguiçosa!
                    É.
                    Isto há 31 anos atrás. E eu a berrar, e a minha Mãe sem leite. Nada. Nem colostro nem o raio que as partam a todas essas "profissionais". Eis que a Mulher ao lado da cama se virou para a minha Mãe e disse: se quiser, dê cá a menina que eu dou-lhe peito. Ela tinha tido um menino, no mesmo dia que eu tinha nascido. Com as mamas a rebentar. Mamei, mamei e consolei-me. Dormi depois que me fartei.
                    Em casa, nada de leite Materno. A minha Mãe anémica, doente, e foi-me dado o LA desde sempre. Tirou-me a fome. Se aquela mulher não estivesse ao lado da minha Mãe? Esta bezerra bem que tinha berrado todo o dia e toda a noite com fome.

                    Dulsa, não queiras comparar mulheres activas do século XX com as mulheres submissas e caseiras dos séculos passados. O LA veio mesmo alimentar, veio substituir à falta de um LM onde essas amas de leite começaram a ser escassas.

                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                      Vou-me meter contigo...
                      Quando li a tua intervenção não encontrei nada que me chamasse à atenção mas depois a EliGee põs aquele pedaço a bold e pronto.... estragou-se tudo.

                      Um bebé que tinha fome antes do surgimento do LA, não morria de fome. Nós somos um animal social que vive em comunidade e que portanto se o bebé tinha fome , era alimentado por outra mãe que estivesse a amamentar.... Se não houvesse nenhuma???? Bom, tendo em conta que eram comunidades grandes em que normalmente existiam sempre mulheres grávidas e bebés pequenos (porque a contracepção é também um factor do nosso tempo), esse problema não se colocava.
                      DULSA:

                      Desculpa lá... mas chegas a ser ridicula!!!! Com as tuas palavras e testemunhos..

                      Eu preferia mil vezes que a minha filha bebesse LA do que LM de outra mulher!!!! Oh mulher acorda pá vida!!! Axas k isso é possivel nos dias de hj!?

                      Oh vizinha... empreste-me lá aí a sua mama..!!!

                      Não ser FUNDAMENTALISTA é ser assim:
                      - SIM leite materno (quando a mãe é saudavel e quando QUER, e até quando o bebé aceitar a mama)

                      Agora se nao der leite até as 12m vai ser uma ave rara etc e tal..

                      Bolas esta conversa já enjoa.

                      MENINAS DO LA, tem todo o meu apoio, isto pk fui mãe de 2!!

                      O 1.º sempre LA, berrou durante os primeiros 15 dias, CHEIO DE FOME, não dormia ele, nem eu, assim k eu lhe dei LA, ficou um bebé calmo. Ah não é OBESO (percentil 25), tem um desenvolvimento adequado a idade (fala inglês, faz contas, etc e tal), logo a falta de LM não influenciou em nada o seu desenvolvimento cognitivo, felizmente não tem tido grandes problemas de saude!!!!!

                      A 2.ª desde sempre a LM, e assim será até ela querer.. se será 12 meses ou menos ou mais, ela e eu é que saberemos. SIM quero conseguir dar de mamar até as mamas não puderem mais, mas sei k não é isso k fará a minha filha diferente do irmão!!! Sei k estou a dar o melhor de mim e a ser a melhor mãe para os meus filhos.

                      Se fui má mãe porque dei LA ao meu filho.. nada disso!!! Fui uma Mãe, apenas isso.. que queria ver o meu bebé satisfeito e a conseguir descansar, coisa que não acontecia!!

                      Por mim este tópico acaba aki!!!

                      PS - Axo k vou alterar a minha assinatura para: DOU DE MAMAR, MAS NÃO SOU FUNDAMENTALISTA!!!

                      Comentar


                      • Para mim este tópico faria todo o sentido... se não fosse constantemente desvirtuado do seu propósito inicial. Não poder dar de mamar não é, de todo, um drama. Os bebés crescem na mesma, se tiverem que ser saudáveis serão, se tiverem que ser felizes serão.

                        Eu não consegui amamentar mais que dois meses o meu filho, o qual tive que alimentar com sonda por 5 semanas por uma recusa alimentar que ainda hoje estou por perceber a causa.
                        De um segundo filho, se porventura o tiver, vou tentar amamentar o máximo de tempo que eu e ele quisermos. Ponto.

                        Para quê tanta necessidade de apresentar estudos, de alarmar com frases do tipo "o LA saúde é que não traz" e outras pérolas tantas, se aqui se pretende que um conjunto de mães que não deram de mamar o tempo que gostariam, venha desabafar e perceber que afinal não são assim tão poucas quanto isso.

                        Esta polémica faria sentido se alguém aqui neste tópico se recusasse a alimentar um filho. Se estivéssemos a falar de mães que negam mama ou biberão a um bebé. Estamos a falar de mães que ALIMENTAM os filhos! Qual é o grande drama, então?

                        Curioso é que a mãe que iniciou o tópico nunca mais cá apareceu... De certeza que com o seu post ela queria tudo menos estas rivalidades que não fazem sentido nenhum.
                        "Mãe, o amor é colo"





                        Comentar


                        • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                          Por fim, não podemos separar a utilização do LA de todas as condições sociais que levaram à sua primeira produção e à continuidade da sua utilização. A sociedade mudou e é por isso que uma mãe que se ve em pânico porque acha que tem pouco leite, ve no LA a solução. Se vivessemos noutro tuipo de sociedade, a solução seria levá-lo à vizinha ou à comadre que iria dar um suplemento de LM enquanto a mãe continuaria a amamentar.
                          A minha avó foi ama de leite de duas gémeas, e ainda dava de mamar ao seu próprio filho. A mãe das gémeas mnunca deixou de amamentar mas porque achava que tinha pouco leite e eram duas, levava as meninas para a minha avó alimentar com o excedente que tinha do meu tio.
                          Era assim que se solucionam os problemas, ninguem morria de fome.
                          Desculpa, Dulsa, mas morriam de fome sim. As taxas de mortalidade infantil e neonatal eram até há muito poucos anos escandalosamente elevadas. E muitos desses obitos ocorriam por subnutrição, quantos desses casos associados ao facto de as mães não amamentarem ou elas mesmas estarem subnutridas e doentes e a amamentação ficar comprometida. A pobreza extrema até há muito poucas décadas era, no nosso país, uma realidade inequívoca e a mortalidade a ela associada um problema demográfico e social grave. Ninguém pesava bébés de meses semanalmente em visita ao pediatra.

                          Aquilo de que falas não creio que tenha sido pratica corrente ou pelo menos generalizada. Tanto é assim que houve necessidade de criar os LA. Porque julgas que isso terá acontecido? Porque alguém se lembrou de inventar uma coisa que não servia para nada e ainda por cima custava dinheiro? Não. O LA veio precisamente colmatar as dificuldades que as mães sentiam ao PRECISAR de trabalhar (e não se imagine já nos moldes em que as mulheres trabalham hoje, cheias de direitos e regalias e compensações monetárias pelo seu sucesso profissional, mas naquelas que nos finais do seculo XIX se viram atiradas para as fabricas e os campos, de sol a sol) e oferecer a solução para um problema do momento.

                          É certo que o momento é outro. Podemos e devemos voltar a considerar os benefícios do aleitamento materno. Mas... á custa de quê? Pressionar as mães a aceitar que outra mulher lhe alimente os filhos? Lá está: é onde o meu fundamentalismo acaba, Dulsa. Não passaria sobre o meu bem-estar emocional sob pretexto de nenhum outro benefício que o aleitamento materno pudesse trazer. Só o faria (e imagino que sem nenhum tipo de reserva) se em causa estivesse a vida do meu filho.

                          E por quantos estudos e estatísticas existam, ainda não me convenceram nem convencerão que esteja.

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                            Vou-me meter contigo...
                            Quando li a tua intervenção não encontrei nada que me chamasse à atenção mas depois a EliGee põs aquele pedaço a bold e pronto.... estragou-se tudo.
                            É discutível é, senão vejamos. Há 100 mil anos - surgimento do homo sapiens sapiens (o ser humano tal como o conhecemos); há 10 mil anos - primeiros indicios da agricultura no próximo oriente; há 3000 mil anos - nascimento das primeiras grandes civilizações na Europa; há 150 anos - surgimento dos primeiros leites artificiais.
                            É de mim ou a humanidade não dependeu do LA até ao séc. XX? Não será o surgimento do LA um factor do nosso tempo?

                            Era assim que se solucionam os problemas, ninguem morria de fome.
                            Não vives neste Mundo de certeza. Vai ao mesmo sítio onde foste "buscar" as informações que referiste acima e tira conclusões acerca das taxas de mortalidade. Não morria ninguém de fome? LOOOL Valha-te Deus, roças o ridículo.

                            Comentar


                            • Voltei para acrescentar uma coisa: as condições de pobreza sempre foram um obstaculo à saude infantil e à amamentação. As pessoas não sabem que no tempo dos nossos avós, as mães alimentavam muitos dos seus filhos com leite de vaca diluido, aos 2meses os bébés comiam sopas e o que houvesse. A minha avó teve 7 filhos. Morreram 2. Não sabe do quê, não vingaram! Provavelmente de ter de trabalhar no campo e não amamentar de 3 em 3 horas ou a pedido, de lhes oferecer leite de vaca diluido e com isso provocar sobrecarga renal e problemas gastricos.

                              Não sei onde se foi buscar a ideia que a amamentação foi assim tão eficaz desde os primordios dos tempos, contraria toda a lógica, todos os dados demograficos e estatísticos associados a mortalidade infantil e a neonatalidade. Antigamente desconheciam-se os benefícios e portanto tudo se resumia a uma questão de cirscunstância.

                              Como de resto ainda hoje, mesmo conhecendo.

                              Comentar


                              • Olá a todas! Já participei neste tópico há muito tempo atrás e dei uma vista de olhos rápida ao que se tem aqui escrito. Como mãe que amamentou pouco tempo, por opção/desistência (como lhe queiram chamar!!) e como mãe que, se tivesse mais filhos, não iria amamentar de certeza, por opção consciente, gostaria, teria muito gosto que este tópico voltasse à sua forma original: não dar de mamar não é um drama!! Não interfiro nos tópicos sobre amamentação porque não dizem respeito e acho que não tenho nada que possa dizer para ajudar a mães de lá. Mas houve aqui posts que raiam o fundamentalismo e que, para mim, me fazem querer não ler mais nada! De facto, não amamentar não é um drama, pelo menos não foi para mim! Amamentar isso sim foi um drama!! E não sou pior mãe do que ninguém. a minha filha é saudável, eu fiquei mais saudável depois de deixar de amamentar, o meu marido ficou feliz por poder partilhar os momentos de mimo com o biberon, etc, etc, etc. Pronto já disse! Hoje tinha mesmo que destilar!!! agora podem bater, dar pontapés, porque estamos na realidade virtual!!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X