Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mães oms

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #91
    RE: MÃES OMS

    Nokas79 (15-05-2010)Olá a todas!!!



    Já tinha enviado os meus dados à Dulsa mas ainda não me apresentei ao grupo.



    Sou a mamã do Bruno e da Sofia.

    O Bruno foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses (bem, 3 dias antes de completar os 6 meses) e mamou até aos 8. Na altura o desmame deveu-se a problemas de saúde meus. O médico queria que eu parasse aos 6 meses mas, com o apoio do pediatra e o LM congelado, ainda fizemos mais 2 meses. Na altura comecei a trabalhar e ele foi para a creche aos 4 meses.



    No final do ano passado nasceu a Sofia. Esta semana ela vai para a creche mas vamos manter também a amamentação em exclusivo até aos 6 meses. Para tal conto com um bom stock de LM congelado e com as deslocações à creche (que tem um cantinho próprio, privado, para as mamãs amamentarem). E para evitar alguns dos problemas do passado tomo multivitamínicos e ferro.



    Contrariamente a algumas das recomendações dadas, os meus filhos iniciaram-se cedo no biberão (por sugestão do pediatra) mas sempre com LM pelo que quando chegou a "hora de os deixar" não tiveram dificuldade em aceitar o leite. Nunca senti que tal os fizesse rejeitar a mama.



    Nunca senti grande apoio para amamentar (pelo contrário) e considero-me um pouco auto-didacta nesta matéria. Apenas o pediatra desempenhou aqui um papel importante por estar sempre a insistir que é o melhor para eles.





    Curiosidades:

    - Ambos mamaram na 1ª meia hora de vida e já sabiam bem o que tinham que fazer :P

    - Ambos satisfazem-se só com um peito (em menos de 10 mins ficam satisfeitos; são mt eficientes )

    - À noite, a Sofia dorme 8 horas seguidas.



    Um dúvida:

    - A minha GO questionou-me se não pretendia mudar para a pílula normal (deixar a Cerazette). Informou-me que poderia reduzir um pouco a quantidade de leite mas que não prejudicaria a amamentação.

    Qual a vossa opinião à cerca disto?

    É que quando tive que fazer o desmame ao Bruno recebi indicação para iniciar a pílula normal que o leite acabaria por secar. E assim foi... se bem que ele tb deixou de estimular...

    Eu confio bastante na médica mas optei por manter a Cerazette. E vocês?!


    Olá!



    O teu post pos-me a pensar...

    Eu tenho vindo a emagrecer imenso. Desde os 11/12 anos que não pesava tão pouco. os meus familiares estão sempre a dizer que estou magra mas eu nem revelo as minhas preocupações porque o resultado é sempre o mesmo: deixar de dar de mamar. Enfim, por isso vivo agora com esta preocupação e quando falaste no ferro e nos multivitaminicos pensei que se calhar eu também devia tomar qualquer coisa....



    Em relação à cerazette eu tomo. A minha médica de família disse-me que não era segura e bla bla bla e que devia usar preservativo. Eu fiquei possessa. Apesar da pílula não ser tão forte como as outras combinadas é quase tão eficaz. Acho que às vezes há conluio dos médicos para não amamentarmos.

    Isto tudo para dizer que só deixo de a tomar quando deixar de amamentar.



    Beijos


    Comentar


    • #92
      RE: MÃES OMS

      taniasofia2002 (14-05-2010)
      baby3090 (13-05-2010)

      Vi este tópico e achei muito interessante.

      Sou mãe de uma menina de 2 meses (Lara, nasceu a 08.03.2010) e quero muito dar-lhe LM em exclusivo até aos 6 meses e depois dar o máximo de tempo que conseguir.

      Vou trabalhar em finais de Julho (ela terá 4 meses e meio) e quero conciliar a hora que tenho direito de manhã e à tarde com as mamadas dela... e dar também à hora do almoço.



      Estou com muitas dúvidas e não sei como tirar o LM para congelar, quando é a melhor altura.. se devo começar a tirar já... o que vocês acham???



      Mãeaos30,

      Vi que a tua história foi parecida com a minha... como fazias para tirar LM mais regularmente?


      Oi, quanto ao LM, posso-te dar a minha "versão"

      A minha piolha foi para a creche com 4,5 meses, foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses e só comeu papas feitas com o meu leite até cerca dos 15 meses.

      Eu comecei a tirar cerca de 1 mês antes de ir trabalhar para me habituar à bomba e habituar a piolha ao biberon (aí demorei 1 semana a insistir todos os dias para conseguir que ela aceitasse o biberon e ainda bem bem que existem os Tommee Tippee!). Nos primeiros dias não consegui tirar muito, mas depois lá entrei na rotina. O que eu fiz foi criar uma mamada fictícia de manhã. Como ela dormia a noite toda e de manhã só mamava de um peito, eu tirava do outro peito. Acho que é uma boa técnica, pois assim aproveitas o peito que esteve a encher durante a noite!

      Ah, tens também que lhe dar uns biberons para saberes quanto de leite tens que deixar . Beijocas,

      Tânia


      Obrigada Tânia.

      A partir de meados de Junho vou começar a tirar leitinho e dar no biberão algumas vezes a ver quanto ela mama... boa ideia!



      Para deixar o leitinho na minha sogra estoua pensar congelar algum... mas as dúvidas que tenho são:

      - que recipientes vocês usavam? Onde compraram?

      - quanto tempo deixavam no congelador... para ver quando começo a congelar...

      - levavam algum LM para o frigorífico para dar nesse dia... onde o transportavam?



      Outra coisita...

      A minha sogra diz que a menina a mamar de 2he m 2h durante o dia é muito pouco tempo... que tenho de começar a habituá-la a espaçar mais para mamar de 3h em 3h.. que assim vai facilitar as mamadas quando for trabalhar e ter de sair uma hora mais cedo ao final da manhã para dar de mamar...



      O que vocês acham???

      Devo "forçar" a minha menina a espaçar as mamadas de 2h para 3h durante o dia??

      (ela à noite dorme 5 horas seguidas e depois de mamar e adormecer ainda aguenta + 3 h até mamar)
      Beijinhos

      08.03.2010: Nasceu a LARA!!!
      http://www.fertilityfriend.com/home/22fcde - Positivo!
      Meu BLOG: http://porqueteamotequero.blogspot.com/

      Comentar


      • #93
        RE: MÃES OMS

        olá baby3090,



        penso que te posso ajudar nalgumas das tuas dúvidas pk estou a passar exactamente pelo mesmo com a diferença de ja ter começado a trabalhar ha 15 dias

        Eu para congelar o LM uso os saco de congelação próprios que compro na farmácia ou uns copos que me deram da Avent.

        Logo após a extracção aponto a data e coloco o recipiente no frigorífico pra primeiro arrefecer o leite e somente depois de frio congelar.

        Tens aqui um link de um tópico meu http://foruns.pinkblue.com/Topic2378466-81-1.aspx . Na altura tambem tinha as minhas duvidas em como conservar o LM e tive duas resposta que foram o suficiente para me esclarecer :hehe:

        Para descongelar tiro do congelador para o frigorífico na noite anterior, de manha está prontinho depois na hora é só aquecer em banho-maria ou por baixo da torneira de agua quente e nunca no microondas :w00t: , e para transporte uso um porta biberões térmico



        Em relação a tua menina aumentar o espaço entre mamadas nao te posso ajudar pk a minha princesa e igual, umas vezes aguenta três horas outras só duas, a minha sorte e ter a menina perto do trabalho e uma patroa compreensível



        Espero ter ajudado



        Bjs






        http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 13

        Comentar


        • #94
          RE: MÃES OMS

          Dulsa (16-05-2010)



          O teu post pos-me a pensar...



          Eu tenho vindo a emagrecer imenso. Desde os 11/12 anos que não pesava tão pouco. os meus familiares estão sempre a dizer que estou magra mas eu nem revelo as minhas preocupações porque o resultado é sempre o mesmo: deixar de dar de mamar. Enfim, por isso vivo agora com esta preocupação e quando falaste no ferro e nos multivitaminicos pensei que se calhar eu também devia tomar qualquer coisa....




          Foi precisamente a perda (exagerada) de peso que alertou o meu médico e que o levou a recomendar que fizesse algumas análises. Na altura estava anémica (com valores nada bons) e com alguns défices noutros pontos que agora não recordo com precisão e, como não consegui "corrigir" a situação fui forçada a deixar de amamentar. Para evitar passar pelo mesmo é que desde a gravidez faço os suplementos. Segundo o médico, por muito cuidado que tenhamos com a alimentação nestas fases pode não ser o suficiente porque o corpo está sujeito a um esforço maior. Até à data apenas perdi a maior parte do peso que ganhei na gravidez.





          :heart: Madrinha: Mókia :friends: Madrilhada: Cazac :heart:

          Comentar


          • #95
            RE: MÃES OMS

            Dulsa (13-05-2010)Rita depois de ler este teu post de outro tópico:



            Então diz lá, para nós sabermos tudo, tudinho.... :P :







            1º Quantas vezes como o teu bebé?

            O Afonso, em 24h, come 7 vezes.



            2º Que quantidade de comida come de cada vez?

            bom...pq almoço» uns 100/150 LM no copo

            meio manha» 1 iogurte c 1 bolacha

            almoço» 150/180 ml de sopa de legumes c carne ou peixe (n sei qts gr) ou a mm qt de papa ou a mm qt de açorda + 1 maça ou 1 pera ou 1 ou meia banana (estas sao as frutas mais habituais)

            lanche» 150ml d papa ou 2 iogurtes c 1 bolacha e meia peça d fruta

            jantar» igual ao almoço

            ceia (ao deitar)» mama

            meia noite» mama ou LM no copo




            3º Que tipo de comida come?

            respondi em cima



            4º Qual o espaço (tempo) entre as refeições?

            3/4horas



            5º Quando se recusa a mamar o que é que fazes depois?

            apos insistir q.b., dou-lhe um tempo e volto a insistir mais tarde.



            6º Tens horas certas para lhe tentares dar de mamar?

            geralmente sim. Excepto nas folgas.



            7º Como é que ele adormece? Sem mama com mama?

            Geralmente sem mama. Dou-lhe mama antes de se deitar, mas é mt raro adormecer na mama. Salvo se ja estiver podre de sono.



            8º O que é que come antes de dormir?~

            Janta ás 19h20 e mama por volta das 20h45/21h



            E voilá!! Depois de saber a tua vida toda digo-te o que é que faria.... ou pelo menos o que tentaria.







            Bjs


            epaaaaaa escrevi, escrevi e deu erro!!!! q raiva!!! vou responder novamente


            [/url]


            o nosso blog
            http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

            Comentar


            • #96
              RE: MÃES OMS

              [quote]Dulsa (16-05-2010)
              Nokas79 (15-05-2010)



              Em relação à cerazette eu tomo. A minha médica de família disse-me que não era segura e bla bla bla e que devia usar preservativo. Eu fiquei possessa. Apesar da pílula não ser tão forte como as outras combinadas é quase tão eficaz. Acho que às vezes há conluio dos médicos para não amamentarmos.



              Beijos






              eu engravidei do afonso a tomar a cerazette. o meu erro foi n tomar a horas certas (segundo o gino).


              [/url]


              o nosso blog
              http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

              Comentar


              • #97
                RE: MÃES OMS

                Então cá estou eu.



                Sou a Catarina, mãe do Miguel, nascido a 13//04/2009.



                Mamou na primeira hora de vida e apesar de ter muito pouco colostro e de as enfermeiras terem tentado dar-lhe suplemento, ele só bebeu a 1ª vez. Não voltou a abrir a boca ao biberão.



                Tivemos um pico de crescimento ao 1º mês e meio, onde tivemos que recorrer muito pontualmente ao LA (cerca de 4 ou 5x).



                Superámos e a produção aumentou imenso



                Mantivemos o leite materno em exclusivo até aos 6 meses e 1/2. E porque mudámos de pedi, pois pela anterior, tinhamos mantido, pelo menos até aos 7 meses e meio.



                Já cá andamos há 13 meses e alguns dias. Com cerca de 8 a 9 mamadas por dia e um stock muito jeitoso de leite congelado pois tiro cerca de 80 a 100 ml por dia.



                Vamos continuar pelo menos até aos 2 anos, pois o leitinho da vaca é mesmo bom para o vitelinho. Tentei dar-lhe para experimentar e mandou-mo beber a mim. Dei-lho em papa e tive uma noite em branco, pois a digestão foi péssima



                Depois disso cá nos mantemos com as mamitas da mamã. Fui olhada como um ET pelas amigas a quem a amamentação "faz mamas grandes e descaídas" LOL Se elas vissem as minhas, tamanho 32 e tão empinadas como quando tinha 15 anos (palavras do papá ). Sou muito admirada pela minha sogra, que amamentou o pai do Miguel até aos 4 anos e pelas amigas que muito se esforçaram para conseguirem chegar o mais longe possível.



                E adoro dar mama, adoro a nossa troca de mimos durante as "mamitas", adoro a snossas brincadeiras e as gargalhadas com a mama na boca, de tal maneira que salpica tudo à sua volta.



                Adoro saber que graças às minhas mamas o Miguel teve constipado apenas 1x, durante 3 dias. Adoro quando vou à pedi e ela diz com um grande sorriso "tu és cá um sortudo, ainda tens maminhas boas".



                Adoro amamentar e sei que o Miguel gosta tanto como eu



                Beijinhos a todas


                Comentar


                • #98
                  RE: MÃES OMS

                  ola



                  Meu nome é Ana , o meu nick é bluelight, o meu princepe conheçido por Migas tem 23 meses. Mamou em exclusivo 6 meses e 3 semanas (mamou pela primeira vez no dia 17/06/2008 com 29 minutos de vida) e ainda mama agora com 23 meses e ha-de continuar ate querer



                  Acho q iniciativa bonita, e acho boa ideia partilahrmos experiencias pois pode ajudar outras mamãs. Porque amamentar nos primeiros tempos pode n ser facil.. Eu tal como outras mamãs tive algumas dificuldades e muitas duvidas que foram ultrapassadas com a ajuda das mamãs e das conselheiras deste forum.



                  Jinhos

                  Data da ultima mestruação ~20/09/2007
                  Teste a urina - 19/10/2007 - NEGATIVO (falso lol)
                  Teste ao sangue - 22/10/2007 - POSITIVO (tempo de gestação - ~4semanas)
                  Já nasceu..dia 17/06/2008 ás 19:07 com 3,160gr e 47 cm...

                  Comentar


                  • #99
                    RE: MÃES OMS

                    ritaSP (16-05-2010)
                    Dulsa (13-05-2010)Rita depois de ler este teu post de outro tópico:



                    Então diz lá, para nós sabermos tudo, tudinho.... :P :



                    1º Quantas vezes como o teu bebé?

                    O Afonso, em 24h, come 7 vezes.



                    2º Que quantidade de comida come de cada vez?

                    bom...pq almoço» uns 100/150 LM no copo

                    meio manha» 1 iogurte c 1 bolacha

                    almoço» 150/180 ml de sopa de legumes c carne ou peixe (n sei qts gr) ou a mm qt de papa ou a mm qt de açorda + 1 maça ou 1 pera ou 1 ou meia banana (estas sao as frutas mais habituais)

                    lanche» 150ml d papa ou 2 iogurtes c 1 bolacha e meia peça d fruta

                    jantar» igual ao almoço

                    ceia (ao deitar)» mama

                    meia noite» mama ou LM no copo




                    3º Que tipo de comida come?

                    respondi em cima



                    4º Qual o espaço (tempo) entre as refeições?

                    3/4horas



                    5º Quando se recusa a mamar o que é que fazes depois?

                    apos insistir q.b., dou-lhe um tempo e volto a insistir mais tarde.



                    6º Tens horas certas para lhe tentares dar de mamar?

                    geralmente sim. Excepto nas folgas.



                    7º Como é que ele adormece? Sem mama com mama?

                    Geralmente sem mama. Dou-lhe mama antes de se deitar, mas é mt raro adormecer na mama. Salvo se ja estiver podre de sono.



                    8º O que é que come antes de dormir?~

                    Janta ás 19h20 e mama por volta das 20h45/21h



                    E voilá!! Depois de saber a tua vida toda digo-te o que é que faria.... ou pelo menos o que tentaria.

                    Bjs
                    epaaaaaa escrevi, escrevi e deu erro!!!! q raiva!!! vou responder novamente


                    Olá!



                    O teu filho come imenso.... :P quem em dera que o meu comesse metade.

                    Ele tem pouca vontade de mamar não é? Pois eu acho que ele não tem apetite. A mama dá trabalho, ele come bastante, deve gostar de comer, está habituado a fazê-lo bem feito..... portanto para quê mamar?!

                    e depois dessa comida toda tu ainda consegues que ele mame um bocadito.

                    Já pensaste reduzir a comida do jantar?



                    O que eu estou a dizer para algumas pessoas deve ser barbaridade mas de facto o meu só faz 3 refeições de comida por dia. Como está magrito estou a tentar introduzir uma quarta mas não estou a ter grande sucesso.

                    então é assim o meu.

                    vai para a cama entre as 23 e 23.30, mama

                    3.00 mama

                    6/7.00 mama

                    9.00 mama

                    10/ 10.30 mama

                    agora depois de o vestir tento dar-lhe um iogurte de soja (mais pequeno que os normais de leite)

                    12.30/13 almoça, só um prato e sobremesa (se come sopa já não come comida e se comer comida não come sopa)

                    15. mama e adormece

                    17. lancha por exemplo, meia banana, meia laranja, duas bolachas

                    19.30/20 janta (o mesmo esquema do almoço)

                    21/22. mama



                    Se lhe ofereço mais comida, nem sempre come, quando come por exemplo mais ao almoço ou ao lanche já não janta quase nada (tipo só come a fruta ou iogurte do final). O jantar dele de hoje foi dois pedaços de carne, e uns bocaditos de batata....



                    Por isso , não sei, se queres que o Afonso mame mais tenta pelo menos no fim de semana dar-lhe menos comida ???? :P



                    _____

                    Eu sei que engravidaste com a cerazette mas eu quero acreditar que comigo funciona, espero que funcione o suficiente.....:hehe:



                    Bjs

                    Comentar


                    • RE: MÃES OMS

                      Dulsa, ainda bem que andas a invadir os tópicos com os teus convites! Como não tenho muito tempo livre, não dá para "passear" muito por aqui, logo não conhecia este cantinho. Agora que o conheço, é uma honra poder fazer parte dele! Obrigada!

                      Então aqui vai um pouco da nossa história:

                      A Carolina nasceu a 6 de Maio de 2009, com 37 semanas. Só queria dormir e não havia quem a mantivesse acordada para mamar, pelo que perdeu mais de 10% do peso inicial (nasceu com 3,550 kg e desceu abaixo dos 3 kg) e ficámos na maternidade quase uma semana, até ela começar a recuperar o peso. Quando as enfermeiras viram que ela quase não acordava para mamar, nem mesmo tirando a roupa, apertando os deditos dos pés e tantas outras coisas, sugeriram suplemento. Eu recusei e foi quando começou a saga com a bomba. Eu sabia que corria o risco de ela recusar totalmente a maminha depois do biberão, mas como não a podia deixar passar fome, entre isso e o suplemento, agarrei-me com todas as forças à bomba! Confesso que foram dias de desespero, com as hormonas a ajudarem, mas felizmente correu tudo bem. Depois de várias experiências, lá houve uma enfermeira (abençoada!) que via o suplício que era eu estar constantemente a abombentar (sem descansar, pois aproveitava quando ela dormia para tirar o leitinho) e sugeriu os bicos de silicone. Foi o que resultou melhor! Ela reagiu bem e finalmente começou a aumentar de peso. Tanto, que no último dia passado na maternidade, aumentou 170gr de um dia para o outro! Fiquei radiante e até esqueci as dores que sentia quando ela puxava pelos bicos de silicone!

                      Ao fim de um mês de vida da princesa, resolvi tentar deixar os bicos e dar de mamar sem nada. Estava um pouco receosa e mesmo o meu marido não me apoiou, pois achava que ia baralhar a menina. O que é certo é que mais uma vez correu bem e compensou!



                      Compensou tanto que tivemos maminha em exclusivo até aos 6 meses e hoje, com um aninho e uma semana, continuamos com a maminha!! Sinto-me muito realizada por poder continuar a sentir o prazer destes nossos momentos únicos!

                      A minha mensagem é: se acreditam, não desistam! Há momentos em que quase deixamos de acreditar em nós próprias e no que somos capazes, mas o que é certo é que não precisamos que mais ninguém acredite, a não ser nós mesmas!!



                      Jinhos.

                      Paula & Carolina






                      Comentar


                      • RE: MÃES OMS

                        Dulsa (16-05-2010)

                        Olá!

                        O teu filho come imenso.... :P quem em dera que o meu comesse metade.

                        Ele tem pouca vontade de mamar não é? Pois eu acho que ele não tem apetite. A mama dá trabalho, ele come bastante, deve gostar de comer, está habituado a fazê-lo bem feito..... portanto para quê mamar?!

                        e depois dessa comida toda tu ainda consegues que ele mame um bocadito.

                        Já pensaste reduzir a comida do jantar?

                        O que eu estou a dizer para algumas pessoas deve ser barbaridade mas de facto o meu só faz 3 refeições de comida por dia. Como está magrito estou a tentar introduzir uma quarta mas não estou a ter grande sucesso.

                        então é assim o meu.

                        vai para a cama entre as 23 e 23.30, mama

                        3.00 mama

                        6/7.00 mama

                        9.00 mama

                        10/ 10.30 mama

                        agora depois de o vestir tento dar-lhe um iogurte de soja (mais pequeno que os normais de leite)

                        12.30/13 almoça, só um prato e sobremesa (se come sopa já não come comida e se comer comida não come sopa)

                        15. mama e adormece

                        17. lancha por exemplo, meia banana, meia laranja, duas bolachas

                        19.30/20 janta (o mesmo esquema do almoço)

                        21/22. mama

                        Se lhe ofereço mais comida, nem sempre come, quando come por exemplo mais ao almoço ou ao lanche já não janta quase nada (tipo só come a fruta ou iogurte do final). O jantar dele de hoje foi dois pedaços de carne, e uns bocaditos de batata....

                        Por isso , não sei, se queres que o Afonso mame mais tenta pelo menos no fim de semana dar-lhe menos comida ???? :P


                        Nós aqui temos um esquema parecido com esse....

                        Começo de manhã, que de noite não vejo as horas

                        09h30 - mama - normalmente fica a dormir mais um bocadito...

                        10h30/11h00 - lanche - 1 bolacha ou 2 + LM ou fruta partida aos bocadinhos (já mastiga como gente grande, demora é horas!!) ou, qdo n tenho tto tempo, fruta passada)

                        12h00 - tento dar sopa e dps almoço ao mesmo tempo que eu - normalmente cozinho para os grandes e para ela: e não ponho sal nem faço temperos especiais de corrida, faço isso no prato (esta miúda n vai à bola com a sopa, tem que ser comida "pegável")

                        14h30 / 15h00 - mama e adormece

                        17h00/17h30 - lanche fruta + LM / bolacha /

                        20h00 - igual ao almoço

                        22h30 - mama e dorme

                        24h00 - mama

                        A partir daqui não faço ideia das vezes q dou mama :hehe:



                        Dependendo do dia pode ou não haver mais mama ou mais comida...

                        Há dias em que pede mama logo antes de comer, outros logo depois, outros "em vez de"

                        Comentar


                        • RE: MÃES OMS

                          baby3090 (16-05-2010)
                          taniasofia2002 (14-05-2010)
                          baby3090 (13-05-2010)



                          Vi este tópico e achei muito interessante.



                          Sou mãe de uma menina de 2 meses (Lara, nasceu a 08.03.2010) e quero muito dar-lhe LM em exclusivo até aos 6 meses e depois dar o máximo de tempo que conseguir.



                          Vou trabalhar em finais de Julho (ela terá 4 meses e meio) e quero conciliar a hora que tenho direito de manhã e à tarde com as mamadas dela... e dar também à hora do almoço.







                          Estou com muitas dúvidas e não sei como tirar o LM para congelar, quando é a melhor altura.. se devo começar a tirar já... o que vocês acham???







                          Mãeaos30,



                          Vi que a tua história foi parecida com a minha... como fazias para tirar LM mais regularmente?






                          Oi, quanto ao LM, posso-te dar a minha "versão"



                          A minha piolha foi para a creche com 4,5 meses, foi amamentada em exclusivo até aos 6 meses e só comeu papas feitas com o meu leite até cerca dos 15 meses.



                          Eu comecei a tirar cerca de 1 mês antes de ir trabalhar para me habituar à bomba e habituar a piolha ao biberon (aí demorei 1 semana a insistir todos os dias para conseguir que ela aceitasse o biberon e ainda bem bem que existem os Tommee Tippee!). Nos primeiros dias não consegui tirar muito, mas depois lá entrei na rotina. O que eu fiz foi criar uma mamada fictícia de manhã. Como ela dormia a noite toda e de manhã só mamava de um peito, eu tirava do outro peito. Acho que é uma boa técnica, pois assim aproveitas o peito que esteve a encher durante a noite!



                          Ah, tens também que lhe dar uns biberons para saberes quanto de leite tens que deixar . Beijocas,



                          Tânia






                          Obrigada Tânia.



                          A partir de meados de Junho vou começar a tirar leitinho e dar no biberão algumas vezes a ver quanto ela mama... boa ideia!







                          Para deixar o leitinho na minha sogra estoua pensar congelar algum... mas as dúvidas que tenho são:



                          - que recipientes vocês usavam? Onde compraram?



                          - quanto tempo deixavam no congelador... para ver quando começo a congelar...



                          - levavam algum LM para o frigorífico para dar nesse dia... onde o transportavam?







                          Outra coisita...



                          A minha sogra diz que a menina a mamar de 2he m 2h durante o dia é muito pouco tempo... que tenho de começar a habituá-la a espaçar mais para mamar de 3h em 3h.. que assim vai facilitar as mamadas quando for trabalhar e ter de sair uma hora mais cedo ao final da manhã para dar de mamar...







                          O que vocês acham???



                          Devo "forçar" a minha menina a espaçar as mamadas de 2h para 3h durante o dia??



                          (ela à noite dorme 5 horas seguidas e depois de mamar e adormecer ainda aguenta + 3 h até mamar)
                          Em relação a forçar a tua bebé a mamar com horários, é a mesma coisa que eu te pôr a comer todos os dias à mesma hora , o que eu entender que tu deves comer, mesmo que não te apeteça, ou mesmo que já estejas com fome hà muito tempo. Portanto a resposta é não.A tua sogra terá que se adaptar à demanda da menina e até sugiro que ensines a tua sogra a dar-lhe o teu leite de outra forma que não em biberão. Quando se começa pode ser mais complicado mas entretanto entra-se num ritmo e já e tudo muito mais fácil. Basicamente se a tua sogra se dedicar à bebé verá quando ela tem fome e simplesmente dar-lhe-á de comer...Não é nenhum drama, certo?

                          Para isso tu propria aprenderias algumas técnicas e até a introdução de um copinho..porque confessa lá...não era bom não teres que usar biberons e andar a esterilizar coisas??



                          Pode ser para a tua sogra "mais fácil" ter horários para dar biberon, para dormir etc....mas "o mais fácil" não se pode sobrepôr às necessidades do bebé portanto ela irá comer quando tiver fome e não quando nós acharmos que deve.



                          Então tens Conselheiras que te podem ajudar e se estiveres interessada é só contactares algumas delas mediante a área onde vives...elas poderão ajudar-te a regressar ao trabalho mantendo uma Alimentação adequada sem teres que retirar da tua bebé o que ela precisa mais até aos 12meses, o seu alimento principal...o teu leitinho. Se quiseres depois contactos manda-me PM.



                          A tua sogra deverá estar informada para que a bebé se ressinta o menos possível nesta mudança, e não será suprimindo as mamadas que ela precisa a melhor form de ajudar. Não nos podemos esquecer que um bebé a Leite Materno não obedece aos mesmos critérios que um bebé alimentado com suplementos.



                          Por estas razões sugiro que faças um Workshop em conjunto com a tua sogra de modo a que ela esteja bem preparada para te ajudar com a tua bebé. Chamas uma conselheira a tua casa e ela ensina-te todo o processo de extração de leite (manual e à bomba), de congelação e descongelação, acondicionamento do LEite, formas de dar à bebé e introduçaõ da alimentação COMPLEMENTAR (ou seja complementar porque o teu leite continuará a ser o alimento principal e colher começa a ser gradualmente e tranquilamente inserida na alimentação da bebé). Ora isto requer aprendizagem por parte de quem sabe e de quem está formado.

                          Tenho a certeza de que uma conselheira irá ecplicar o como, o quando e o porquê das coisas à tua sogra e ela facilmente irá colaborar contigo, até porque elas estão preparadas para facilitar as situações que nos parecem complicadas...como poderás tu explicr as coisas à tua sogra se tu propria ainda não estás esclarecida e informada? Então deixa para quem sabe e aproveita e aprendes também. Garanto-te que ficarão todos mais felizes.



                          Se tiveres dúvidas já sabes que estarei por aqui.

                          Beijinho



                          PS - Sugiro que não fales em workshop à tu sogra...fala que irás ter uma amiga que te vai ensinar umas coisas sobre a extração do leite e acondicionamento, e que precisas que ela vá também para te judar com a bebé...e assim ela acaba por assistir ao workshop também...é que as pessoas com mais idade por vezes têm dificuldade em reconhecer que precisam de aprender coisas novas, porque , segundo elas, "já criaram os seus filhos e não precisa de aprender nada"....Há que ter tacto quando se trata de ensinar coisas novas às pessoas que vão ficar com os nossos bebés, principalmente se forem família. Eu propria estou a pensar fazer isso com a Ama que vai ficar com a minha bebé, ainda estou a "marinar" esta ideia.

                          Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                          Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                          Comentar


                          • RE: MÃES OMS

                            Nokas79 (15-05-2010)Olá a todas!!!







                            Já tinha enviado os meus dados à Dulsa mas ainda não me apresentei ao grupo.







                            Sou a mamã do Bruno e da Sofia.



                            O Bruno foi amamentado em exclusivo até aos 6 meses (bem, 3 dias antes de completar os 6 meses) e mamou até aos 8. Na altura o desmame deveu-se a problemas de saúde meus. O médico queria que eu parasse aos 6 meses mas, com o apoio do pediatra e o LM congelado, ainda fizemos mais 2 meses. Na altura comecei a trabalhar e ele foi para a creche aos 4 meses.







                            No final do ano passado nasceu a Sofia. Esta semana ela vai para a creche mas vamos manter também a amamentação em exclusivo até aos 6 meses. Para tal conto com um bom stock de LM congelado e com as deslocações à creche (que tem um cantinho próprio, privado, para as mamãs amamentarem). E para evitar alguns dos problemas do passado tomo multivitamínicos e ferro.







                            Contrariamente a algumas das recomendações dadas, os meus filhos iniciaram-se cedo no biberão (por sugestão do pediatra) mas sempre com LM pelo que quando chegou a "hora de os deixar" não tiveram dificuldade em aceitar o leite. Nunca senti que tal os fizesse rejeitar a mama.







                            Nunca senti grande apoio para amamentar (pelo contrário) e considero-me um pouco auto-didacta nesta matéria. Apenas o pediatra desempenhou aqui um papel importante por estar sempre a insistir que é o melhor para eles.







                            Curiosidades:



                            - Ambos mamaram na 1ª meia hora de vida e já sabiam bem o que tinham que fazer :P



                            - Ambos satisfazem-se só com um peito (em menos de 10 mins ficam satisfeitos; são mt eficientes )



                            - À noite, a Sofia dorme 8 horas seguidas.







                            Um dúvida:



                            - A minha GO questionou-me se não pretendia mudar para a pílula normal (deixar a Cerazette). Informou-me que poderia reduzir um pouco a quantidade de leite mas que não prejudicaria a amamentação.



                            Qual a vossa opinião à cerca disto?



                            É que quando tive que fazer o desmame ao Bruno recebi indicação para iniciar a pílula normal que o leite acabaria por secar. E assim foi... se bem que ele tb deixou de estimular...



                            Eu confio bastante na médica mas optei por manter a Cerazette. E vocês?
                            !
                            Eu manteria a Cerazette, porque é a pilula indicada para as mamãs que amamentam. As outras não são. Enquanto amamentares a tua menina toma a pilula indicada. Porque haveria ela de querer mudar a tua pilula?!?!?!?! E sabendo ela que isso pode interferir na amamentação...que sentido faz?? Pôr -te com dificuldades na gestão da quantidade de leite que produzes?

                            Ainda por cima se a tua bebé dorme tão bem, porque haverias de interferir~?

                            Costuma-se dizer que "em equipa vencedora não se mexe "

                            Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                            Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                            Comentar


                            • RE: MÃES OMS

                              nanana (16-05-2010)
                              Dulsa (16-05-2010)



                              Olá!



                              O teu filho come imenso.... :P quem em dera que o meu comesse metade.



                              Ele tem pouca vontade de mamar não é? Pois eu acho que ele não tem apetite. A mama dá trabalho, ele come bastante, deve gostar de comer, está habituado a fazê-lo bem feito..... portanto para quê mamar?!



                              e depois dessa comida toda tu ainda consegues que ele mame um bocadito.



                              Já pensaste reduzir a comida do jantar?



                              O que eu estou a dizer para algumas pessoas deve ser barbaridade mas de facto o meu só faz 3 refeições de comida por dia. Como está magrito estou a tentar introduzir uma quarta mas não estou a ter grande sucesso.



                              então é assim o meu.



                              vai para a cama entre as 23 e 23.30, mama



                              3.00 mama



                              6/7.00 mama



                              9.00 mama



                              10/ 10.30 mama



                              agora depois de o vestir tento dar-lhe um iogurte de soja (mais pequeno que os normais de leite)



                              12.30/13 almoça, só um prato e sobremesa (se come sopa já não come comida e se comer comida não come sopa)



                              15. mama e adormece



                              17. lancha por exemplo, meia banana, meia laranja, duas bolachas



                              19.30/20 janta (o mesmo esquema do almoço)



                              21/22. mama



                              Se lhe ofereço mais comida, nem sempre come, quando come por exemplo mais ao almoço ou ao lanche já não janta quase nada (tipo só come a fruta ou iogurte do final). O jantar dele de hoje foi dois pedaços de carne, e uns bocaditos de batata....



                              Por isso , não sei, se queres que o Afonso mame mais tenta pelo menos no fim de semana dar-lhe menos comida ???? :P








                              Nós aqui temos um esquema parecido com esse....



                              Começo de manhã, que de noite não vejo as horas



                              09h30 - mama - normalmente fica a dormir mais um bocadito...



                              10h30/11h00 - lanche - 1 bolacha ou 2 + LM ou fruta partida aos bocadinhos (já mastiga como gente grande, demora é horas!!) ou, qdo n tenho tto tempo, fruta passada)



                              12h00 - tento dar sopa e dps almoço ao mesmo tempo que eu - normalmente cozinho para os grandes e para ela: e não ponho sal nem faço temperos especiais de corrida, faço isso no prato (esta miúda n vai à bola com a sopa, tem que ser comida "pegável")



                              14h30 / 15h00 - mama e adormece



                              17h00/17h30 - lanche fruta + LM / bolacha /



                              20h00 - igual ao almoço



                              22h30 - mama e dorme



                              24h00 - mama



                              A partir daqui não faço ideia das vezes q dou mama :hehe:







                              Dependendo do dia pode ou não haver mais mama ou mais comida...



                              Há dias em que pede mama logo antes de comer, outros logo depois, outros "em vez de"
                              Quase tal qual como aqui!!!!

                              [hr]

                              Comentar


                              • RE: MÃES OMS

                                andiemeir (17-05-2010)
                                nanana (16-05-2010)
                                Dulsa (16-05-2010)
                                Quase tal qual como aqui!!!!

                                Não é q me sentisse uma freak por dar tanta mama, antes pelo contrário, sinto-me (ou melhor, a ela ) uma privilegiada, mas é bom saber q há mais dentro do mesmo esquema! :hehe:

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X