Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Onde vao voces cortar?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Bom dia a todas.

    não sei se tenho grandes novidades, mas aqui vão os meus pequenos cortes.

    Lâmpadas economizadoras em toda a casa. De inicio, o investimento é considerável, mas compensa realmente.
    As decargas dos autoclismos é no botão da descarga minima.
    Água no duche, é desligada enquanto se lava a cabeça e nos ensaboamos.
    Banho dos miúdos, é com os três dentro da banheira, tipo trabalho em série, e depois uma chuveirada no fim.
    Tarifa bi-horária, sou adepta há 9 anos.
    Água da lavagem dos legumes, é para regar as plantas.
    Faço comida em grande quantidade para dar para duas refeições.
    Quando ligo o ferro é para passar logo muita roupa de uma só vez.
    Máquina de secar, pois assim não passo toalhas, pijamas, camisolas interiores, fatos de treino, panos da loiça. Os lençóis são bem dobradinhos, e só passo depois por cima.
    Acabaram-se os jantares fora, os passeios mais dispendiosos, as roupas de marca, etc.
    Só compro roupa quando é necessário, e vai passando de uns para os outros. Passei a comprar, também nos outlets, pois conseguem-se óptimos preços.
    Prendas no Natal, só para a criançada. Para os grandes vou eu fazer cá em casa. Tenho muito jeito para trabalhos manuais.
    Sou adepta das marcas brancas, especialmente Pingo Doce. Agora, comprei a máquina de café da pub na TV. Cada cápsula de café fica a 20 cêntimos, logo poupo 40centimos em cada café que bebemos em casa.

    De momento, só me lembro destas coisitas.
    Se descobrir algum milagre para os euros não se evaporarem tão rapidamente, eu aviso.

    Beijos

    Comentar


    • #17
      Bom dia a todas

      Também tenho tarifa bi-horária, mas confesso que só aplico para a máquina de lavar louça e secar roupa. A máquina de lavar a roupa faço sempre a frio e demora 2:03. Ora a tarifa é a partir das 22:00, o que deita para as 00:00 o fim do programa :S Vocês fazem assim? Ou o vosso programa demora só 50minutos? É que como lavo a frio optei por colocar mais tempo... nem sei que compensa....

      Experiências em poupar nas máquinas da roupa precisam-se!

      Beijos


      Comentar


      • #18
        Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
        Bom dia a todas

        Também tenho tarifa bi-horária, mas confesso que só aplico para a máquina de lavar louça e secar roupa. A máquina de lavar a roupa faço sempre a frio e demora 2:03. Ora a tarifa é a partir das 22:00, o que deita para as 00:00 o fim do programa :S Vocês fazem assim? Ou o vosso programa demora só 50minutos? É que como lavo a frio optei por colocar mais tempo... nem sei que compensa....

        Experiências em poupar nas máquinas da roupa precisam-se!

        Beijos
        Eu programo a minha da loiça para começar pouco depois da meia-noite, e a da roupa para começar por volta das 5h, também demora quase 2h a fazer o programa por isso quando eu me levanto já ela acabou e eu estendo a roupa.

        O meu horário económico é das 00h às 7h. Dá-me mais jeito assim.

        Comentar


        • #19
          Tarifas bi-horárias

          Olá
          Eu tenho a tarifa bi-horária ciclo semanal, durante a semana só tenho 7 horas mais baratas, mas ao fim de semana o domingo é todo mais barato e o sábado tenho 17 horas... uma vez que só trato da roupa ao fim-de-semana, compensa:
          - durante a semana programo a máquina da loiça para lavar após a meia-noite
          - a máquina do pão e a iogurteira também acabam por apanhar grande parte desse horário (vai da meia noite às 7, salvo erro)
          - à sexta-feira programo a máquina da roupa para acabar a lavagem pela manhã de sábado, que ainda tenho horário reduzido. Depois vou lavando consoante esse horário
          - passo a roupa ao domingo, só o essencial...
          - o desumificador tb trabalha na sala durante a noite (semana) e nos quartos durante o dia (fim-de-semana)

          Uma vez que durante a semana não está ninguém em casa de dia, acho que é mais compensador ter esse horário. Até porque a máquina da roupa está num anexo na rua, e não me estava a ver ir à meia-noita, com o frio do inverno, estender a roupa!

          Outras poupanças:
          - a água do banho, como alguém já disse, vai sempre pro balde antes de aquecer (e quando a filhota tomava banho na banheira pequena, iamos despejando na sanita à medida das necessidades)
          - água destilada vem do desumificador
          - máquina do pão: mesmo q o pão não fique mais barato, compensa porque acabo por comer ao pequeno-almoço (onde normalmente comia cereais), poupo a ida ao supermercado para comprar pão (menos tentações). Para ficar mais barato, vou começar a comprar fermento fresco e farinha de saco de 5 quilos!
          - Os restos de comida são reaproveitados, por vezes para fazer outros pratos
          - uma ideia de uma colega (que ainda não coloquei em prática): compra limpa vidros em bidões de 5 litros (daqueles para o carro)!
          - consumo algumas marcas, no leite, por exemplo, é do mais barato de entre as seguintes marcas: agros, serra leite, mimosa... por vezes as marcas brancas ficam mais caras do que lgumas promoções!
          - sou adepta de compras em segunda mão: por exemplo, a máquina do pão comprei aqui, bem como a máquina do café de cápsulas!

          mesmo assim, confesso, em alguns meses tenho de recorrer ao cartão de crédito...
          tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


          Vendas em 1ª e 2ª mão;

          Comentar


          • #20
            Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
            Eu programo a minha da loiça para começar pouco depois da meia-noite, e a da roupa para começar por volta das 5h, também demora quase 2h a fazer o programa por isso quando eu me levanto já ela acabou e eu estendo a roupa.
            O meu horário económico é das 00h às 7h. Dá-me mais jeito assim.
            Lá em casa as máquinas também são programadas para essas horas, mas tenho ideia que depois das 23h já é horário económico.

            Comentar


            • #21
              - Não li para trás, talvez já tenham referido, uma forma de não gastar tanto dinheiro no supermercado é elaborar a ementa para toda a semana, fazer a lista dos ingredientes necessários e comprar exactamente esses ingredientes e nas quantidades a utilizar, nem mais nem menos.

              - Aproveitar o pão que sobrou dos dias anteriores e fazer uma açorda de peixe.

              Quando me lembrar de mais venho postar, tenho família numerosa por norma já funcionamos em modo de poupança.

              Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

              Comentar


              • #22
                Olá!

                Eu também faço o mesmo que a Maria Verde, faço uma ementa e só compro o que faz falta. Antes gastava imenso nas compras mensais do supermercado e comprava coisas que acabava por não usar (por exemplo feijão ou grão, atum...porque comprava mais do que aquilo que iria precisar e sobrava sempre), optei por comprar semanalmente. Poupo imenso dinheiro. Quando não vou comprar detergentes ou fraldas, por exemplo, costumo gastar cerca de 40 euros/semana. às vezes mais, outras menos.

                E levo sempre uma lista, assim não me "perco" com coisas desnecessárias....

                MARIA VERDE....como fazes essa açorda de peixe?! Conta! Adoro açorda!









                Comentar


                • #23
                  Xuxu... e esse bebé? Já joga à bola aí no t-zero?

                  Quanto à açorda...

                  Eu tenho costela alentejana, como tal faço 2 versões de açorda... a versão caldo e a versão migas.

                  Versão Caldo:

                  Cozo pescada com água abundante. Enquanto coze, numa terrina ou taça larga e alta corto alho (bastante, gosto pessoal e faz bem), rego com azeite, coloco o pão em fatias finas e com pouca côdea (caso seja muito escura ou queimada) em camadas, salpico com coentros e salsa (a salsa seria desnecessária mas como é rica em ferro faz bem aos catraios) bem picadinhos. Quando a pescada estiver cozida, retiro para tirar espinhas e alguma pele mais grossa (porque a pele tem nutrientes deixo ficar a maior parte) e a água da cozedura vai para a terrina da açorda, coando ao verter com um passador. Desfaço o peixe em lascas e deito na taça. Se tiver ovos, escalfo-os e também adiciono à açorda. Servir de imediato. Como temperei a pescada com sal, não costumo adicionar no caldo. Em vez dos coentros também fica muito bem com poejos.


                  Versão Migas:

                  Coze-se o peixe (qualquer peixe branco, costumo fazer com pescada) tal como na versão anterior. Numa taça coloca-se o pão com pouca côdea fatiado, e depois de o peixe cozer verte-se a água da cozedura no pão para amolecer completamente. Prepara-se o peixe em lascas. Num tacho largo, deita-se azeite e aloura-se alho picado (muito pouco tempo para não queimar e dar mau gosto), incorpora-se o pão e com a colher de pau mexe-se até estar em migas (papa). Abro 1 ou 2 ovos para o tacho e mexo para homogeneizar, até surgirem bolhas tipo vapor a sair de um vulcão. Retira-se do fogão e incorpora-se o peixe e coentros picados. Serve-se tout de suite.

                  Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                  Comentar


                  • #24
                    Eu odeio açorda por isso essa dica não dá para mim

                    Mas ainda bem que falam na tarifa bi-horária. Ando na dúvida entre desistir ou mudar. É que eu tenho a tarifa diária: todos os dias as 22h às 8h. Pensei nesta por causa do aquecedor da piolha no inverno que em noites muito frias fica ligado toda a noite, mas é uma seca tratar da roupa só de noite. Acabo por juntar imensa roupa e não gosto de deixar a máquina a secar de noite e só a tirar de manhã... e não tenho tempo ao fim de semana para tratar da roupa toda, porque o marido passa algumas noites fora e precisa da roupa pronta. O ideal para mim é mesmo a hora de almoço e algumas tardes que saio mais cedo.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #25
                      Ai...já me estou a babar...

                      O meu bebé está bem, vou fazer a eco "oficial" na 5ª feira, depois venho contar novidades, mas já fiz uma eco e estava tudo bem, pelo menos para a fase em que estou e para o que dá para ver!

                      Agora o meu bebé está a pedir-me a açorda...por tua culpa! Gosto mais da versão migas, a do caldo, faço semelhante, mas sem o peixe, tipo a açorda alentejana, todos gostam lá em casa, menos o meu mais velho. Desde pequeno que nunca gostou. E diz ele que é Alentejano. Quando nos queremos meter com ele, dizemos-lhe que se ele fosse mesmo alentejano gostava de açorda!

                      Obrigada pela receita. Um aparte: a minha pequenina está cheia de tosse. Já a soltar-se, mas ela atrapalha-se imenso. Liguei ao pediatra, que mandou dar atrovent, pela 1ª vez. Junto á água do aerossol? Sabes dizer-me? Tinha ideia que sabes o "funcionamento" da coisa.

                      Beijinhos.









                      Comentar


                      • #26
                        Xuxu,

                        (Sou um bocadinho contra prescrição deste tipo de medicamentos sem auscultação, ou o médico viu-a há pouco tempo?...)
                        Pões as x gotas no copinho da máquina de aerossol e completas com soro fisiológico (de preferência os pacotes para soro intravenoso da farmácia porque não têm conservantes, mas se for com unidoses não há grande problema). O atrovent vai ajudar a respirar melhor porque é broncodilatador e também seca as secreções.
                        Também é bom dar água morna a beber e na hora do banho deixá-la a respirar o vapor que se forma. À noite cabeceira levantada também ajuda a evitar mais tosse.
                        Se as secreções são dos brônquios a cinesioterapia ajuda muito a melhorar rapidamente.

                        As melhoras!
                        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                        Comentar


                        • #27
                          Obrigada,

                          eu também não costumo dar estes medicamentos sem auscultação, e até achei estranho porque inclusivé este pediatra é daqueles que raramente, ou mesmo nunca, prescreve antibióticos, ou seja medicamentos "fortes". O meu filho de 7 anos só tomou antibiótico uma vez e a pipoca ainda nunca tomou.

                          Ele realmente não a viu há pouco tempo, e calculo que na farmácia só vendam com receita, portanto até estou tentada a ir á urgência com ela para ver o que me dizem. E se for para dar atrovent, então trarei a receita.

                          Muito obrigada pela explicação.









                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por xuxu77 Ver Mensagem
                            Obrigada,
                            eu também não costumo dar estes medicamentos sem auscultação, e até achei estranho porque inclusivé este pediatra é daqueles que raramente, ou mesmo nunca, prescreve antibióticos, ou seja medicamentos "fortes". O meu filho de 7 anos só tomou antibiótico uma vez e a pipoca ainda nunca tomou.
                            Ele realmente não a viu há pouco tempo, e calculo que na farmácia só vendam com receita, portanto até estou tentada a ir á urgência com ela para ver o que me dizem. E se for para dar atrovent, então trarei a receita.
                            Muito obrigada pela explicação.
                            Na farmácia vendem-te o atrovent sem receita, quase de certeza.

                            O meu comentário prendia-se mais com a origem da tosse, isto é, se a tosse for na garganta (e não nos brônquios) talvez haja medicamentos mais especificos, o que só se determinaria com auscultação. Mas pode até o médico ter essa noção e mesmo assim achar melhor o Atrovent pelo seu efeito secante das secreções. Porque se não houver contrição nenhuma nos brônquios, estar-se a fazer um broncodilatador... ficas aí com a miúda toda acelerada (se calhar, com as correrias tosse mais e limpa tudo, eheheh).

                            bjinhos
                            Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                            Comentar


                            • #29
                              Ola a todas as mamas, Obrigada pela participacao!
                              Realmente , da maneira k as coisas vao nao sei onde vamos parar... deviam era tirar guito todos os meses , akueles k ganham tanto mas tanto dinheiro , k nem devem saber onde gastar tanto , mas enfim.. o nosso pais , vai d mal a pior... infelizmente... esqueci-me d dizer , nos em roupa tb nao compramos para nos , so msm em ultimo caso , e caso precisemos ne... d resto so msm pa baby... e n e ca coisas d marca , e chinoca , primarc, e tb roupas k vao dando para ela...
                              A minha princesa nasceu a 21/06/2009 as 18h05 ,3.155kg ,50.5cm Amo-te filha... Ja tenho 16meses!

                              Madrinha: Rita Silva ja nasceu a iris 28/7/09
                              Afilhadas : Mókia (ja nasceu a minha mini afilhada) e SoniaC (Ja nasceu a minha mini afilhada 21/12/2009)

                              Comentar


                              • #30
                                [QUOTE=Maria Verde;2525360]Na farmácia vendem-te o atrovent sem receita, quase de certeza.

                                O meu comentário prendia-se mais com a origem da tosse, isto é, se a tosse for na garganta (e não nos brônquios) talvez haja medicamentos mais especificos, o que só se determinaria com auscultação. Mas pode até o médico ter essa noção e mesmo assim achar melhor o Atrovent pelo seu efeito secante das secreções. Porque se não houver contrição nenhuma nos brônquios, estar-se a fazer um broncodilatador... ficas aí com a miúda toda acelerada (se calhar, com as correrias tosse mais e limpa tudo, eheheh).

                                Olá!

                                Ontem fui então á farmácia e estava esgotado o atrovent, ou seja não o comprei, mas comprei uma máquina nova de aerossois, a projet, a que eu tinha, tambem projet estava nas últimas! Fiz-lhe o aerossol com soro e ela passou a noite todinha sem tossir! Fiquei mesmo contente. E nem se destapou, como costuma fazer mil vezes por noite. Ou seja, parece-me que dormiu bem, descansada e descansou! De manhã, quando acordou ouvi-a tossir, mas areceu-me uma tosse mais solta e ela não me parecia tão aflita. Ficou com o pai e este com a indicação de lhe fazer mais 2 vezes aerossol de manhã.

                                Isto tudo para dizer que se continuar assim nem vou comprar o atrovent!


                                Bem, e agora quanto ao "cortar" os gastos lá em casa: esqueci-me de dizer que na minha ementa semanal também está incluída uma ou duas refeições "REDON" (restos de ontem....)....por vezes sobra-me comida do jantar do dia anterior e assim no dia a seguir ou no outro come-se isso, como regra geral já não é tanta quantidade, completamos com sopinha, para todos sem excepção (nos outros dias, nem sempre se come sopa e eu não obrigo) porque todos comemos sopa todos os dias ao almoço. Os cachopos na escola e nós no refeitório do serviço.

                                Beijinhos.









                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X