Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Epidural: sim ou não??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Epidural: sim ou não??

    Depois de ler (quase) todas as entradas, vou deixar aqui a minha opinião.



    Neste momento em Portugal, muitos profissionais de saúde estão (e sempre estiveram) informados sobre as recomendações da OMS e digo isto porque conheço vários casos onde os profissionais não só deram a sua opinião mas também seguiram as recomendações da OMS, tanto no caso da epidural, como no caso da episotomia.



    Primeiro: A minha prima tem 3 filhos, do 1º não levou epidural(por escolha própria) teve 26h em trabalho de parto, teve de ser a "forceps", sofreu e bem, além de ficar sem forças ao fim de tantas horas com dores, ainda sentiu os "forceps" e tudo o resto, jurou que não iria ter mais filhos!! No 2º e no 3º levou epidural, foram partos muito rápidos, sem ajudas de instrumentos e amamentou os dois até aos 5 anos. Além que o GO dela é um dos melhores do país(não sei o nome dele, mas costuma aparecer algumas vezes na tv) ele aconselhou-a a levar no 1º.



    Segundo: Uma amiga não quis levar epidural, mas como era menor de idade, tinha peso a mais, suspeita de diabetes, e o anestecista decidiu dar-lhe a epidural, correu tudo bem excepto que dias mais tarde foi para o hospital com dores de cabeça insuportáveis, e sim consequência da epidural.



    Outra amiga e desta vez foi na Alemanha, os médicos recusaram-se a dar epidural, pois tinha a mesma politica do parto natural, pois isso originou que ela tivesse mais de 48h em trabalho de parto, não altura da expulsão não teve forças e por ela não ajudar e o bebé ser enorme, as consequências foram que neste momento o bebé tem 13 anos e é um autêntico vegetal....e atenção não foi em Portugal.



    Sobre a episotomia e cesarianas, num hospital em Lisboa, á cerca de 6 anos, estava lá um médico que se recusou a fazer uma cesariana a uma rapariga por ela ser muito nova para sofrer um intervenção tão radical, ela teve 48h em trabalho de parto e conseguiu ter um parto normal, ele utilizou uma manobra(neste momento não sei o nome) que não é muito usual, mas que a OMS recomenda para evitar as cesarianas.



    E este mesmo médico também não fez uma episotomia a uma outra rapariga, porque achou que em vez de ela fazer força com 10 dedos, deixou chegar aos 11 e evitou assim ter que cortar e voltar a cozer. Isto do primeiro filho e também já ouvi que outros médicos quando já não é o primeiro filho também evitam, pois a mulher já tem uma certa elasticidade.



    E agora vamos falar no meu caso, tive uma menina há 4 anos de parto muito natural, pois só faltou nascer em casa, tive duas horas em trabalho de parto, sem dores nenhumas(só foi para o hospital porque as águas me rebentaram), sem epidural e com episotomia(só levei 7 pontos). Eu queria a epidural mas foi tudo tão rápido que não tive tempo para nada, antes de me porem o ctg(e só tive com ele uma meia hora), andei a vaguear pelos corredores e ainda tive tempo de cuscar todo o que havia no quarto. Foi maravilhoso.

    No próximo irei fazer o mesmo, irei pedir para levar e se não for preciso não levo.



    Isto tudo para dizer que cada uma tem a sua razão, umas porque a epidural ajuda muitas mulheres a terem um parto maravilhoso e sim sem dores e outras( e tenho de admitir) porque se as nossas antepassadas tinham filhos sem ajudas nós também conseguimos, no entanto a escolha é sempre da mulher e nunca de mais ninguém, nem médicos, nem amigas, nem ninguém......só nossa.



    Só tenho uma coisa, digamos contra, as pessoas e/ou associações que são a favor do parto natural, parto em casa e outros demais, todos os partos são humanizados, quer seja em casa, quer seja no hospital, hoje no Séc XXI os hospitais tratam as pessoas como pessoas não como animais, sou a favor de algumas das vossas politicas, mas o vosso lema devia mudar.....estão a transmitir que os hospitais são tipo cadeia de parideiras. pariu uma venha a próxima, e não um local onde as crianças nascem.



    Obrigado



    Madrinha: AtiraS





    Sócia nº 53 do "Clube em busca da cegonha 2" :hehe:
    Madrinha: AtiraS





    Sócia nº 53 do \"Clube em busca da cegonha 2\" :hehe:

    Comentar


    • RE: Epidural: sim ou não??

      Mimocas:



      Eu li o link e tenho várias coisas a dizer:

      1) as criticas às recomendações da OMS são pontuais e relacionados com temas diferentes daquele aqui discutido, ver: http://cvirtual-ccs.bvsalud.org/tiki...ghlight=lancet



      2) tal não quer dizer que não possamos questionar as recomendações mas elas servem-nos sobretudo de fronteira e balizam as minhas opiniões, já que não sou profissional de saúde e não tenho formação nesta área.



      Em relação á experiência , no teu caso 18 anos, acho que a prática faz muito mas esta deve ser orientada sempre pela teoria. A teoria e prática são um só. Não há corpo sem pensamento, tal como não há prática sem teoria. As tuas escolhas e improvisações no teu trabalho são fruto do teu conhecimento teórico. Esta é a minha opinião, fruto da minha formação como humanista. Logo uma boa prática revela uma boa teoria e uma má prática uma má teoria. Não são 18 anos que nos fazem um bom profissional mas sim 18 bons anos. E sobre isto há tanto a dizer, eu acho que de certeza já encontras-te enfermeiras com pouca experiência e muito boas e algumas com muita experiência e bastante más.



      Em relação ao CTG, só posso dizer a minha experiência. o meu filho tinha o batimento acelarado fora das contracções o que revelava sofrimento fetal. Não nos mandaram logo para cesariana, esperaram e ele já estava assim há horas. Não acho que uma cesariana fosse, no meu caso fazer nada por ele. Ele estava assim porque já tinha contraído a septicemia e portanto estava doente. Algumas mães podem pensar, coitadinho era melhor ter nascido por cesariana logo. Pois eu acho que não, eu acho que o parto vaginal foi a melhor opção, ele sofreu mas resistiu e isso, acredito, que o ajudou. depois fiz a minha parte. tirei o colostro todo á bomba pois ele não mamava, de forma a poder-lhe dar o que de melhor eu tinha no momento para lhe dar. E ele resistiu, apesar de eu ter lido que 50 % dos bebés prematuros com septicemia morrem (será verdade? até fiquei assustada, ainda bem que não sabia disto na altura).



      Na minha modesta opinião o CTG intermitente teria feito o trabalho dele na mesma, se for olhado com olhos de ver.

      O CTG continuo dificulta o trabalho de parto e isto é incontornável. Agora, salva vidas? Terá que se avaliar este ponto quando se fizerem estudos sérios comparando mulheres com CTG intermitente e ininterrupto e só assim se poderá afirmar algo.

      Em todas as áreas são sempre os estudos científicos / estatisticos que balizam as práticas. Porque é que actualmente está a haver tanta resistencia em mudar a prática do parto quando os estudos estão a orientar para essa mudança? É só essa a minha questão? (Entre muitas claro... )






      Comentar


      • RE: Epidural: sim ou não??

        BABS (09-07-2009)Mimocas...



        Se não confiar na OMS jamais poderei confiar nos profissionais de saúde!!!



        é simples...



        É importante questionar, tal como já referi milhentas vezes (é pela dúvida que avançamos... ou seja... é por questionarmos que evoluimos)



        Assim, e indo ao encontro do que falamos aqui, questionar a Epidural é muito mais do que achar que cada mulher tem direito a ter um parto sem dor...



        É perceber que risco vs beneficio existe na utilização desta tecnica!



        Bjs



        BABS


        Bem, BABS, é a tua opinião.

        Eu confio mais em que está todo o dia na luta, que mete a mão na massa do que em quem passa o dia em gabinetes debruçado sobre estudos.

        Eu não percebo o porquê de tanta hostilidade para com o pessoal médico e de enfermagem, contra as instituições. Já percebeste aqui e quando te diriges ao hospital que existe grande desconhecimento sobre as recomendações da OMS, seja sobre que tema for, mas continuas a ir lá, não é?

        Será que neste país somos todos incompetentes só porque não seguimos as recomendações (que são recomendações, não leis) da OMS?

        A nossa formação não é baseada naquilo que a OMS diz ou não diz.



        E concordo plenamente quando dizes que o importante é questionar. Temos duvidas naquilo que nos estão a dizer ou fazer, fazemos as perguntas e é dessa relação que concerteza sairá uma resolução que seja a adequada para as duas partes.

        Agora estar calaldinha, passiva, deixar fazer e depois vir então reclamar que me fizeram e disseram....



        Quanto à epidural todas as técnicas invasivas e que implicam a administração de terapêutica têm riscos e beneficios.

        A decisão terá que ser feita colocando os prós e os contras numa balança, para aquele caso especifico e ver para que lado é mais benéfico ou menos prejudicial. Nada é 100% seguro!

        Comentar


        • RE: Epidural: sim ou não??

          Caalex (09-07-2009)Mimocas: Gostava de saber a tua opinião sobre a seguinte questão. A utilização contínua do CTG justificar-se-á mais no caso de partos com epidural (e/ou induzidos) do que partos sem epidural? E pergunto-te isto tendo como base a minha experiência. Pois quando cheguei à maeternidade tive erca de 15 min. com CTG, após isso interrompeu-se a utilização do mesmo, a partir do momento em que a epidural foi administrada o CTG foi utilizado em contínuo. Curiosamente, no parto da água passou-se a mesma coisa, desde que fui para a banheira o CTG (desta vez portátil, não sei o nome técnico) foi utilizado- penso eu de forma contínua.


          Caalex, não te posso responder com certezas. Tivestes duas experiências distintas: os médicos ou o hospital foram diferentes? Algumas instituições têm protocolos nesse sentido e noutras a decisão é deixada ao critério do obstetra.

          Por exemplo, no meu hospital todas as mulheres são monitorizadas com ctg, primeiro de forma intermitente e de forma continua nos partos induzidos, na epidural e depois de ultrapassar certos centimetros da dilatação (não sei quantos, mas posso perguntar).

          Na epidural a mulher também é monitorizada, especialmente pelo risco de hipotensões.

          Comentar


          • RE: Epidural: sim ou não??

            Dulsa (09-07-2009)



            Em relação á experiência , no teu caso 18 anos, acho que a prática faz muito mas esta deve ser orientada sempre pela teoria. A teoria e prática são um só. Não há corpo sem pensamento, tal como não há prática sem teoria. As tuas escolhas e improvisações no teu trabalho são fruto do teu conhecimento teórico. Esta é a minha opinião, fruto da minha formação como humanista. Logo uma boa prática revela uma boa teoria e uma má prática uma má teoria. Não são 18 anos que nos fazem um bom profissional mas sim 18 bons anos. E sobre isto há tanto a dizer, eu acho que de certeza já encontras-te enfermeiras com pouca experiência e muito boas e algumas com muita experiência e bastante más.




            Ao falar da minha experiência não quis dizer que era melhor ou pior que outros profissionais mas ressalvei que a minha experiência é continuamente actualizada (porque eu quero, não porque o ministério ou a instituição onde trabalho o exija ou crie condições para tal) por formações, cursos e por ultimo uma especialização.

            Quando falo aqui dos riscos que todas podemos correr durante um trabalho de parto isso é fruto do muito que já vi e das surpresas desagradáveis com que a vida nos brinda.

            Como já disse prefiro sempre que se peque por excesso do que por defeito.

            Comentar


            • RE: Epidural: sim ou não??

              BABS (05-07-2009)Não podia deixar de responder à Danigirl...

              Dizes que a saúde e o bem estar do teu bebé é mais importante que tudo o resto...

              Levares epidural não é uma incoerência muito grande?

              Quando nos é permitido deambular, de facto estamos a pensar no nosso bebé... que quer nascer mas precisa da nossa ajuda...

              Deitada ele tem que lutar de forma diferente e para a qual não está preparado...

              Num parto de cócoras por exemplo, a gravidade é uma aliada fantástica... enquanto que deitada a criança em vez de descer, tem que subir (basta perceber a estrutura do corpo humano para ver o quão dificil é para um BEBÉ nascer com a mãe deitada...

              Num parto fisiológico a mãe tem todo interesse em monotorizar o bebé... mas não o precisa fazer de uma forma ininterrupta... pode faze-lo a cada 10 ou 20 minutos, por exemplo... e sempre que desejar!

              No meu caso, o CTG estava constantemente a informar de paragens cardiacas do meu filho... nenhuma enfermeira veio ver o que era... porque aquele CTG já era meio velhinho e por isso já era "normal"

              Mas mais importante que tudo isto é a liberdade de escolha da mulher relativamente ao seu parto...

              Se tu queres ter um parto cheio de intervenções, pois muito bem, é escolha tua... quer ela tenha sido tomada em consciência ou não...

              Mas se uma mulher acredita no seu corpo, informa-se, e quer parir de uma forma mais fisiológica é apelidada de louca... de inconsciente... etc... Isso para mim chama-se injustiça e incoerencia...

              Se estamos num país onde é permitido a uma mulher fazer uma cesariana porque quer, se estamos num país onde uma mulher pode fazer uma interrupção voluntária da gravidez até às 12 semanas porque não lhe apetece ter um bebé... Pois então, pergunto-me, porque não pode uma mulher optar por ter um parto fisiológico?!?!?

              quero dizer com isto é... Quem quer levar epidural, pois que leve... Quem não quer... não leve... mas permitam à mãe que não quer levar epidural ter outras formas menos invasivas de alivio da dor (como deambular)...

              A minha missão enquanto educadora perinatal é uma... Levar às pessoas as evidências ciêntificas e as recomendações da Organização MUNDIAL de Saúde...

              A escolha do caminho apenas pertence à mãe/casal...

              No entanto é SEMPRE importante para a mãe/casal, perceber que o seu plano pode mudar de rumo... porque há sempre uma pequena possibilidade de surgir algum contratempo que obrigue a mãe/casal e alterar os seus planos...

              Determinação na tomada de decisão, mas Flexibilidade na altura devida!

              Bjs

              BABS
              Concordo contigo, quando dizes "quero dizer com isto é... Quem quer levar epidural, pois que leve... Quem não quer... não leve... mas permitam à mãe que não quer levar epidural ter outras formas menos invasivas de alivio da dor (como deambular)...", contudo não concordo é com as mães que acham que não se deve levar epidural atacrem sempre as que querem levar. A liberdade é para todas, cada uma deve tomar a sua decisão sem ser criticada por ninguém
              1º ciclo - 31/03 a 20/05 * 2º ciclo - 20/05 a 23/07 * dufine - 3º ciclo - 24/07 a 18/09 * 4º ciclo - 19/09 a 5/02 * 5º ciclo 05/02 a 08/03 * 6º ciclo - 09/03 a 12/04 * Duphaston 7º 13/04 a 05/05 * 8º 06/05 a 01/06 * 9º 02/06 a 03/07
              Madrinha: Sisse ^ Afilhada: Cris_1609 O meu gráfico

              Comentar


              • RE: Epidural: sim ou não??

                Mimocas (09-07-2009)

                Caalex, não te posso responder com certezas. Tivestes duas experiências distintas: os médicos ou o hospital foram diferentes? Algumas instituições têm protocolos nesse sentido e noutras a decisão é deixada ao critério do obstetra.



                Por exemplo, no meu hospital todas as mulheres são monitorizadas com ctg, primeiro de forma intermitente e de forma continua nos partos induzidos, na epidural e depois de ultrapassar certos centimetros da dilatação (não sei quantos, mas posso perguntar).



                Na epidural a mulher também é monitorizada, especialmente pelo risco de hipotensões.




                O hospital foi o mesmo e o OB também. A posição do hospital e de quem lá trabalha é monotorização intermitente (aliás, nos protocolos da maternidade vem indicado que seguem as recomendações da OMS), mas não sei até que ponto isso não dirá apenas respeito aos partos fisiológicos e portanto sem epidural. E sim as tensões foram vigiadas, daí que após a administração da 1 dose, me tivessem dito que não poderia levar mais nenhuma devido a quebra das tensões.



                No parto da água tive um Ctg portátil, mas não posso garantir que estivesse estado sempre ligado. E como era portátil não me incomodava.




                Comentar


                • RE: Epidural: sim ou não??

                  alucas (06-07-2009)Olá,

                  Eu queria um parto com epidural.

                  Quando me perguntavam se tinha medo do parto sempre disse que nãoo estava preocupada, pra dizer a verdade estava em negação, e que o que tivesse de ser, seria........

                  Se calhar foi por estar tão descontraída que cheguei ao hospital com 6 cm de dilatação e ainda tinha dúvidas se as moinhas que tinha nos rins eram mesmo dores de parto.

                  Ainda assim, estava à espera que demorasse muito, por isso pedi epidural mas nem tiveram tempo de a administrar.

                  Quanto às dores..... pois cada um tem as suas e cada um sabe o que suporta. Eu sou completamente medricas, mas tive sorte e achei que as dores tinham uma função, e trabalhei para as aliviar ao fazer força no momento da expulsão. Acho que é essa a função delas.

                  Sinceramente, custou-me mais a recuperação da episotomia, essa sim, em que eu não encontro significado.

                  Outra coisa que me ajudou, foi ter o meu marido comigo a dar miminhos e a dizer que me amava.

                  Já estou a pensar no próximo, e, se necessário, quero epidural.

                  Já agora, desde que senti as primeiras moinhas nos rins, até ter o meu filhote nos braços foram apenas 4 horas. Não sou nenhum exemplo de coragem, muito pelo contrário. eheheheh
                  A episotomia é procedimento muitas vezes necessário, mas que não é utilizado em todos os partos. Se te fizeram foi porque viram o teu bebé não ía passar sem tu rasgares. Agora imagina, custou-te a recuperação de um corte que foi feito do lado esquerdo o mais recto possível e em direcção à nádega. Se não te tivessem feito o corte e se tivesses rasgado por ti, esse rasgão não seria recto, seria aos zig-zags e muito provavelmente seria da vagina em direcção ao ânus (o que acontece na maioria do casos em que rasga). Nestas situações a recuperação é mais complicada porque a sutura de um rasgão aos zig-zags é mais dificil do que dum corte e o que por vezes acontece, quando há rasgão, é que o musculo do ânus é afectado e aí sim terá uma recuperação muitíssimo complicada.
                  1º ciclo - 31/03 a 20/05 * 2º ciclo - 20/05 a 23/07 * dufine - 3º ciclo - 24/07 a 18/09 * 4º ciclo - 19/09 a 5/02 * 5º ciclo 05/02 a 08/03 * 6º ciclo - 09/03 a 12/04 * Duphaston 7º 13/04 a 05/05 * 8º 06/05 a 01/06 * 9º 02/06 a 03/07
                  Madrinha: Sisse ^ Afilhada: Cris_1609 O meu gráfico

                  Comentar


                  • RE: Epidural: sim ou não??

                    BABS (07-07-2009)
                    danigirl (07-07-2009)
                    BABS (05-07-2009)Não podia deixar de responder à Danigirl...

                    Dizes que a saúde e o bem estar do teu bebé é mais importante que tudo o resto...

                    Levares epidural não é uma incoerência muito grande?
                    Tb n posso deixar de responder... Estás a ver como fico com razão qd digo que estão a ser fundamentalistas? A epidural e a raqui são, exactamente POR DEFINIÇÃO, formas de anestesia locorregionais, o que quer dizer que os fármacos administrados por essa via vão apenas ter um efeito locorregional, isto é, não tem efeito sistémico (ou pelo menos não tanto como teriam se fossem dados por via sistémica), são na maioria das vezes da mesma família que a petidina e outros opiáceos afins, que segundo vi aqui descrito são dados por via parentérica no parto dito fisiológico (mas isto n sei se é verdade, n tenho conhecimentos suficientes sobre o parto fisiológico para o afirmar, pq tb acho que se é chamado de fisiológico, então não devia ser dado nada...) e a gd vantagem do seu uso por esta via é que se consegue igual ou maior efeito com menores doses.

                    Até parece q estou a decidir deliberadamente que estou a fazer mal ao meu bebé por levar epidural... não achas que se fosse assim tão evidente, a OMS já não teria PROIBIDO a tão malfadada epidural?

                    Estão-se a esquecer q a OMS acima de tudo dá directivas com base na relação CUSTO/BENEFÍCIO e muitas das suas conclusões baseiam-se em estudos que n mostram benefício económico suficiente que justifique determinadas práticas clínicas em tds os países (e aqui tb se incluem paises com menor poder económico), senão, sabiam que a recomendação da OMS em África é para a realização do aleitamento materno mesmo em mães com HIV positivo (o q na Europa é impensável!)? E porquê, se aumenta o risco de transmissão vertical de hiv? Pq consideram que o risco que a criança corre em desnutrição (e portanto morre mais cedo) é superior que ao risco de ficar HIV+... Só para dar um exemplo... Se fossemos seguir à risca as recomendações da OMS em TDs os temas, a qualidade dos serviços médicos iriam descer. É preciso saber interpretar as recomendações, a medicina n é mesmo uma ciência exacta. Realmente existem sp prós e contras, complicações inerentes a qualquer procedimento médico e é mesmo mt difícil interpretar a medicina baseada na evidência - existem dezenas de estudos que mostram uma coisa, outra dezena que mostram outra oposta em quase tudo na medicina, daí a grande importância de ler as coisas com sentido crítico e a importância de ser moderado...

                    Senão, cada vez mais se está a optar na Europa (Holanda, Inglaterra...) por parto em casa com parteira, com base no facto de que a gravidez n é doença, o parto n é doença (eu até concordo, mas o parto pode vir a ser doença e aí é preciso ter a certeza que os cuidados de saude são dados atempadamente, que é o q sucede nesses paises). Em Portugal esta ideia tb começa a avançar, mas de uma forma em que não sei se acredito se as pessoas estão corrrectamente informadas, pq sei de casos de autêntica negligência em relação ao recém-nascido, inclusivé com necessidade de o recém-nascido ser internado em unidade de cuidados intensivos por não ter sido administrada vit k que está mais do que provado que previne a doença hemorrágica do recém-nascido, entre outras; nestes casos, os pais nem sequer sabem o que foi negado ao bebé... mas como digo, em todas as áreas há bons e maus prof de saúde (e nem sei se as pessoas responsáveis por estes partos eram realmente verdadeiros profissionais de saúde, os pais falavam em parteiras, mas a mim custa-me acreditar, tenho muito respeito pelas parteiras e custa-me ver q existem pessoas a denegrir o seu trabalho...)
                    Consegues garantir com 100% certeza que a Epidural não tem QUALQUER efeito Negativo no bebé?

                    Bjs

                    BABS
                    Claro que não, tal como não se consegue garantir com 100% que um parto fisiológico não tenha qualquer tipo de efieto no bebé (pois pode sempre complicar).
                    1º ciclo - 31/03 a 20/05 * 2º ciclo - 20/05 a 23/07 * dufine - 3º ciclo - 24/07 a 18/09 * 4º ciclo - 19/09 a 5/02 * 5º ciclo 05/02 a 08/03 * 6º ciclo - 09/03 a 12/04 * Duphaston 7º 13/04 a 05/05 * 8º 06/05 a 01/06 * 9º 02/06 a 03/07
                    Madrinha: Sisse ^ Afilhada: Cris_1609 O meu gráfico

                    Comentar


                    • RE: Epidural: sim ou não??

                      BABS (07-07-2009)
                      danigirl (07-07-2009)
                      BABS (05-07-2009)Não podia deixar de responder à Danigirl...

                      Dizes que a saúde e o bem estar do teu bebé é mais importante que tudo o resto...

                      Levares epidural não é uma incoerência muito grande?
                      Tb n posso deixar de responder... Estás a ver como fico com razão qd digo que estão a ser fundamentalistas? A epidural e a raqui são, exactamente POR DEFINIÇÃO, formas de anestesia locorregionais, o que quer dizer que os fármacos administrados por essa via vão apenas ter um efeito locorregional, isto é, não tem efeito sistémico (ou pelo menos não tanto como teriam se fossem dados por via sistémica), são na maioria das vezes da mesma família que a petidina e outros opiáceos afins, que segundo vi aqui descrito são dados por via parentérica no parto dito fisiológico (mas isto n sei se é verdade, n tenho conhecimentos suficientes sobre o parto fisiológico para o afirmar, pq tb acho que se é chamado de fisiológico, então não devia ser dado nada...) e a gd vantagem do seu uso por esta via é que se consegue igual ou maior efeito com menores doses.

                      Até parece q estou a decidir deliberadamente que estou a fazer mal ao meu bebé por levar epidural... não achas que se fosse assim tão evidente, a OMS já não teria PROIBIDO a tão malfadada epidural?

                      Estão-se a esquecer q a OMS acima de tudo dá directivas com base na relação CUSTO/BENEFÍCIO e muitas das suas conclusões baseiam-se em estudos que n mostram benefício económico suficiente que justifique determinadas práticas clínicas em tds os países (e aqui tb se incluem paises com menor poder económico), senão, sabiam que a recomendação da OMS em África é para a realização do aleitamento materno mesmo em mães com HIV positivo (o q na Europa é impensável!)? E porquê, se aumenta o risco de transmissão vertical de hiv? Pq consideram que o risco que a criança corre em desnutrição (e portanto morre mais cedo) é superior que ao risco de ficar HIV+... Só para dar um exemplo... Se fossemos seguir à risca as recomendações da OMS em TDs os temas, a qualidade dos serviços médicos iriam descer. É preciso saber interpretar as recomendações, a medicina n é mesmo uma ciência exacta. Realmente existem sp prós e contras, complicações inerentes a qualquer procedimento médico e é mesmo mt difícil interpretar a medicina baseada na evidência - existem dezenas de estudos que mostram uma coisa, outra dezena que mostram outra oposta em quase tudo na medicina, daí a grande importância de ler as coisas com sentido crítico e a importância de ser moderado...

                      Senão, cada vez mais se está a optar na Europa (Holanda, Inglaterra...) por parto em casa com parteira, com base no facto de que a gravidez n é doença, o parto n é doença (eu até concordo, mas o parto pode vir a ser doença e aí é preciso ter a certeza que os cuidados de saude são dados atempadamente, que é o q sucede nesses paises). Em Portugal esta ideia tb começa a avançar, mas de uma forma em que não sei se acredito se as pessoas estão corrrectamente informadas, pq sei de casos de autêntica negligência em relação ao recém-nascido, inclusivé com necessidade de o recém-nascido ser internado em unidade de cuidados intensivos por não ter sido administrada vit k que está mais do que provado que previne a doença hemorrágica do recém-nascido, entre outras; nestes casos, os pais nem sequer sabem o que foi negado ao bebé... mas como digo, em todas as áreas há bons e maus prof de saúde (e nem sei se as pessoas responsáveis por estes partos eram realmente verdadeiros profissionais de saúde, os pais falavam em parteiras, mas a mim custa-me acreditar, tenho muito respeito pelas parteiras e custa-me ver q existem pessoas a denegrir o seu trabalho...)
                      Consegues garantir com 100% certeza que a Epidural não tem QUALQUER efeito Negativo no bebé?

                      Bjs

                      BABS
                      Claro que não, tal como não se consegue garantir com 100% de certeza que um parto fisiológico não tenha qualquer tipo de efeito no bebé (pois pode sempre complicar).
                      1º ciclo - 31/03 a 20/05 * 2º ciclo - 20/05 a 23/07 * dufine - 3º ciclo - 24/07 a 18/09 * 4º ciclo - 19/09 a 5/02 * 5º ciclo 05/02 a 08/03 * 6º ciclo - 09/03 a 12/04 * Duphaston 7º 13/04 a 05/05 * 8º 06/05 a 01/06 * 9º 02/06 a 03/07
                      Madrinha: Sisse ^ Afilhada: Cris_1609 O meu gráfico

                      Comentar


                      • RE: Epidural: sim ou não??

                        pachanguita (08-07-2009)Olá, bom dia,

                        Sobre este assunto não existem consensos, mas é absolutamente ridiculo as pessoas acharem que por não levarem epidural, ou levarem epidural estão a ser "melhores mães", ou que estão a pensar mais do que as outras no bem estar dos bébés.

                        Cada caso é um caso e todas nós somos diferentes, existem pessoas que têm muita mais resitência à dor e que se conseguem controlar, outras que por qualquer coisa já estão em pánico, etc.

                        Depois o trabalho de parto não é igual em nenhuma mulher, mais uma mulher que tenha mais do que um filho pode ter partos e trabalho de partos completamente diferentes assim como necessidades distintas.

                        Em principio, qualquer mulher que engravida quer o melhor para o seu filho e como tal tem a faculdade de tomar e ponderar as suas opções de acordo com as suas necessidades e o seu estado.

                        As escolhas tem é que ser conscientes e tem que ser tomadas quer no interesse do bébé, quer no da própria mãe. Pois, independentemente daquilo que se possa dizer, a verdade é que se a mãe não estiver confiante e descansada com o que se está a passar isto também se reflete no bébé.

                        Eu não discute as opções de ninguém, as pessoas são livres de fazerem as suas escolhas, mas não podemos tentar ver as coisas só pelo nosso prisma, existem muitos factores que condicionam as nossas opções.

                        Beijinhos
                        Concordo plenamente contigo :P
                        1º ciclo - 31/03 a 20/05 * 2º ciclo - 20/05 a 23/07 * dufine - 3º ciclo - 24/07 a 18/09 * 4º ciclo - 19/09 a 5/02 * 5º ciclo 05/02 a 08/03 * 6º ciclo - 09/03 a 12/04 * Duphaston 7º 13/04 a 05/05 * 8º 06/05 a 01/06 * 9º 02/06 a 03/07
                        Madrinha: Sisse ^ Afilhada: Cris_1609 O meu gráfico

                        Comentar


                        • RE: Epidural: sim ou não??

                          ima (09-07-2009)A episotomia é procedimento muitas vezes necessário, mas que não é utilizado em todos os partos. Se te fizeram foi porque viram o teu bebé não ía passar sem tu rasgares. Agora imagina, custou-te a recuperação de um corte que foi feito do lado esquerdo o mais recto possível e em direcção à nádega. Se não te tivessem feito o corte e se tivesses rasgado por ti, esse rasgão não seria recto, seria aos zig-zags e muito provavelmente seria da vagina em direcção ao ânus (o que acontece na maioria do casos em que rasga). Nestas situações a recuperação é mais complicada porque a sutura de um rasgão aos zig-zags é mais dificil do que dum corte e o que por vezes acontece, quando há rasgão, é que o musculo do ânus é afectado e aí sim terá uma recuperação muitíssimo complicada.


                          Podes dizer-me onde foste buscar esta informação?



                          Jocas
                          Patrícia Paiva
                          - Educadora Perinatal
                          - Conselheira em Aleitamento Materno
                          - Professora Ginástica para Bebés

                          BLOG Perfeito, Perfeito é MAMAR AO PEITO! ; BLOG Amigo dos Bebés ; SITE Mamar ao Peito; Preparação para o Parto - Margem Sul

                          Comentar


                          • RE: Epidural: sim ou não??

                            Ima:



                            Deixo-te este link: http://gravidasemforma.blogspot.com/...isiotomia.html

                            que fala sobre episiotomia, nomeadamente a lateral, que pelos vistos demora mais a curar que episiotomias noutras direcções (está no artigo) simplesmente os obstetras portugueses preferem-na.



                            No meu caso posso afirmar que a episiotomia lateral que foi a que me fizeram custa muito a curar.



                            Em relação ao corte em zig-zag, ainda não percebi porque é que dizem isso e baseados em quê. Quando me corto com uma faca custa muito a curar ao contrário de um corte que seja menos limpo. Que seja mais torto mas que tenha maior aderência. Mas isto é a minha opinião.




                            Comentar


                            • RE: Epidural: sim ou não??

                              [quote]ima (09-07-2009)
                              BABS (07-07-2009)
                              danigirl (07-07-2009)



                              Consegues garantir com 100% certeza que a Epidural não tem QUALQUER efeito Negativo no bebé?



                              Bjs



                              BABS


                              Claro que não, tal como não se consegue garantir com 100% de certeza que um parto fisiológico não tenha qualquer tipo de efeito no bebé (pois pode sempre complicar).


                              Sinceramente...

                              Mas se um parto complicar... é a Epidural que resolve!?



                              Se um procedimento que serve APENAS para aliviar a dor da mãe, pode trazer algum efeito negativo no processo do parto, utiliza-lo não é pensar ACIMA DE TUDO no bem estar do bebé...

                              Tudo bem... a mãe quis aliviar a sua dor... mas não diga que só pensou no bebé!



                              Bjs

                              BABS

                              Comentar


                              • RE: Epidural: sim ou não??

                                APPM (09-07-2009)
                                ima (09-07-2009)A episotomia é procedimento muitas vezes necessário, mas que não é utilizado em todos os partos. Se te fizeram foi porque viram o teu bebé não ía passar sem tu rasgares. Agora imagina, custou-te a recuperação de um corte que foi feito do lado esquerdo o mais recto possível e em direcção à nádega. Se não te tivessem feito o corte e se tivesses rasgado por ti, esse rasgão não seria recto, seria aos zig-zags e muito provavelmente seria da vagina em direcção ao ânus (o que acontece na maioria do casos em que rasga). Nestas situações a recuperação é mais complicada porque a sutura de um rasgão aos zig-zags é mais dificil do que dum corte e o que por vezes acontece, quando há rasgão, é que o musculo do ânus é afectado e aí sim terá uma recuperação muitíssimo complicada.






                                Podes dizer-me onde foste buscar esta informação?



                                Jocas


                                Pois... Provavelmente do mesmo sitio que eu... nas aulas de preparação para o parto dadas nos centros de saúde... será?



                                Depois de ter o meu filho, é que me informei melhor... e cheguei à conclusão exactamente oposta...



                                um corte "limpo" demora mais a sarar... um rasgão é mais fácil de sarar...

                                Pode ser mais dificil para o Profissional de saúde suturar...

                                Mas isso seria entender a episiotomia como uma técnica que quando feita rotineiramente, auxilia mais o profissional de saúde do que a mãe... Falei demais!?!? :blink:



                                Ok... vá venham lá bater no ceguinho!



                                Bjs

                                BABS

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X