Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Epidural: sim ou não??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Epidural: sim ou não??

    Olá!

    Eu já tenho dois filhotes e os dois foram de parto normal, sem epidural.

    O 1º não tive escolha na altura nem se falava nisso (pelo menos onde o tive) isto á 10 anos atrás.

    Na 2ª foi escolha minha mas fiz preparação para o parto o que me ajudou muito e foi muito lindo foi mesmo tudo como era no tempo da minha avó só que no hospital (Hospital S. João Porto) .

    Já agora ela tem 9 meses.
    mae luna

    Comentar


    • RE: Epidural: sim ou não??

      Eu tive 3 partos, todos diferentes.

      1º parto induzido às 33 semanas com epidural, o meu bebé foi prematuro e acabou por falecer de sépsis com 9 dias. O parto foi com forceps, não foi dificil, mas jurei que não deixaria que me voltassem a provocar o parto se não estivesse em risco a minha vida ou do bebé.

      2º parto, às 37 semanas a minha filha quis nascer levei epidural, mas passado 30 minutos de a ter levado ela nasceu. Fiquei a pensar que o parto tinha sido tão rápido que talvez não teria sido necessário a epidural.

      3º parto, foi tão rápido que não tive tempo de levar a epidural. Mas senti a falta, acho que com as dores não consegui colaborar tanto no parto. A expulsão em si acabou por ser mais longa. Custou a levar os pontos, e o GO diz que isto ficou em muito mau estado, não sei se por não ter colaborado tanto. Aguentei o parto sem epidural, mas acho que aproveitei mais o momento do parto com epidural.



      O anestesista que me deu a 2ª epidural, disse-me que tenho uma coluna perfeita para a levar. Dos 2 partos com epidural, fiquei sem dor, mas nunca perdi a sensibilidade, consegui sentir as contrações mas sem dor.



      Eu se tivesse outro parto levaria epidural, se tivesse tempo.




      Comentar


      • RE: Epidural: sim ou não??

        tguia (16-12-2009)Eu tive 3 partos, todos diferentes.



        1º parto induzido às 33 semanas com epidural, o meu bebé foi prematuro e acabou por falecer de sépsis com 9 dias. O parto foi com forceps, não foi dificil, mas jurei que não deixaria que me voltassem a provocar o parto se não estivesse em risco a minha vida ou do bebé.


        Desculpa a pergunta...

        Mas porque te induziram o parto às 33 semanas?!?!?

        Bjs

        BABS

        Comentar


        • RE: Epidural: sim ou não??

          Pois o meu caso diverge de todos, ou pelo menos dos que li. O meu parto foi induzido perto das 41 semanas. Já eu andava com contracções regulares de 3 em 3 min há 3 semanas. Fui à maternidade pelo menos umas 30 vezes anes de ser internada, e todos os médicos que apanhei me disseram que "é hoje, vá andar e volte dentro de 2h". Tinha contracções regulares a bater os 90% no CTG, indolores e colo fechadíssimo. Andei neste vai e vem 3 semanas, até que no dia em que fiquei intenada, só lá fui porque senti o meu filho mexer menos que o habitual Continuava com as ditas contracções e colo do útero fechado, com 40 semanas e 4 dias. Fui internada por volta da meia noite e só me induziram o parto Às 14h. A indução não fez efeito nenhum. Tinha contracções a registar 130, completamente indolores e regulares de 3 em 3 min. 2h depois aumentaram a dose de ocitocina e tudo continuou na mesma. Li livros, revistas, coração do bebé óptimo, colo do útero com meio centimetro, grandes contracções indolores e nada de avançar. Por volta das 16h veio uma médica que pediu para tirar a ocitocina e decidiu deslocar as membranas e rebentar as águas. Aí sim, tive dores, mais no deslocamento das membranas do que nas contracções, embora fossem de 2 em 2min, aguentavam-se bem.Por volta das 18h30 levei epidural que teve um efeito de 2h, continuei a sentir o meu corpo todo, apenas não tinha as dores, sentia as contracções todas e as pernas. Tanto que foi uma galhofa pq eu dizia à enfermeira que sentia a dilatação ser feita (aqui era uma brincadeira, pois quando ela me foi ver eu disse que tinha 5 dedos e tinha mesmo LOL). 2h depois nova dose de epidural e meia hora depois chamei a parteia para dizer que o meu filho ia nascer. Meu dito, meu feito. Tudo com a maior das tranquilidades, sabia perfeitamente quando tinha de fazer força e COMO tinha de a fazer (coisa que muitas grávidas não sabem como se faz e é muitas vezes isso que atrasa o processo expulsivo e que leva muitas vezes à utilização dos forceps).







          Não sou profissional da área, mas estudei Voz e respiração durante 7 anos seguidos, Sou formada numa área há 17 anos onde a respiração é a base de tudo. Não tive aulas de PP porque para para mim o segredo nem sequer está na respiração durante uma contracção, está sim na técnica de respiração entre contracções e na técnica de relaxamento corporal durante uma contracção. Honestamente não consigo entender como se consegue respirar durante uma contracção e a técnica de respiração abdominal é algo que demora anos a se adquirir e não acredito que nas aulas de PP se consiga incutir essa respiração numa grávida. Para além de que no periodo expulsivo se se respirar mal a força vai ser feita no pescoço, daí a respiração abdominal ser tão importante.







          Quanto aos partos em casa ou em meios hospitalares, sou prática e peremptória. A mãe deve ter um parto onde se sente segura e confiante. Seja em casa ou no hospital. A mãe deve estar informada dos riscos que corre em qualquer um dos sitios. O bem estar do bebé e da grávida às vezes não passa por não serem ou serem administados medicamentos. O bem estar e segurança da grávida e do bebé passa por aquilo que for necessário fazer para os salvaguardar. Por isso digo e pergunto:







          "Qual é a informação correcta se cada caso é um caso?!?







          Informação sim, certezas nunca!







          Se tiver outro filho vou levar as dores até às últimas consequências e se conseguir não levar epidural melhor. Mas isso não tem a ver com o bebé, tem a ver com o facto de eu detestar que me seja administrada qq tipo de droga. Mas se não aguentar GRITO :w00t: por ela!

          Comentar


          • RE: Epidural: sim ou não??

            BABS (22-12-2009)
            tguia (16-12-2009)Eu tive 3 partos, todos diferentes.







            1º parto induzido às 33 semanas com epidural, o meu bebé foi prematuro e acabou por falecer de sépsis com 9 dias. O parto foi com forceps, não foi dificil, mas jurei que não deixaria que me voltassem a provocar o parto se não estivesse em risco a minha vida ou do bebé.








            Desculpa a pergunta...



            Mas porque te induziram o parto às 33 semanas?!?!?



            Bjs



            BABS


            Tinha ruptura da bolsa, estava a perder líquido amniótico. Após alguns dias de internamento e continuar sempre a perder liquido decidiram provocar o parto.




            Comentar


            • RE: Epidural: sim ou não??

              Mimocas (12-11-2009)
              Jo&Xande (11-11-2009)Já agora ficama saber que num recente artigo divulgado na Pais & Filhos Anestesistas Americanos desfizeram uma série de mitos em relação à epidural..um que se rpende com a historia das tatuagens e outro com ser necessario os 4dedos para se pedir uma epidural..mas cá em portugal esta gente é "devagar, devagarinho...."







              Mais uma vez clarifico que num parto normal sem intervenções médicas desnecessarias não concordo com o uso da epidural...mas já que os médicos continuam a meter as mãos onde não são chamados durante o trabalho de parto, o melhor é certificarem-se que as grávidas conseguem lidar com a dor imposta por eles e não pelo trabalho de parto.







              Talvez se todas as grávidas começarem a fazer Planos de Parto e a entregarem.nos nas maternidades a coisa mude...






              Eu não considero mitos.



              A tinta utilizada nas tatuagens tem chumbo e eu não quereria que me picassem em cima da tatuagem levando à frente rumo à espinal medula quantidades, mesmo infimas, de chumbo, que como sabem é extremamente tóxico. Acho, aliás que esta é a razão porque não se faz epidural em quem tem tatuagem na zona lombar.



              Quanto aos 4 dedos de dilatação necessários, não é regra, no meu caso foi aos 3 dedos. O motivo porque se preconiza a aplicação da epidural nesta altura da dilatação tem a ver com a desaceleração do trabalho de parto que como se sabe é uma das desvantagens da epidural nalgumas mulheres.



              Penso que não nos podemos reger por todos os estudos americanos, normalmente têm outros interesses inerentes que não só os de saúde publica.
              É de notar que em Portugal há muitos anestesistas a dar epidurais a grávidas tatuadas que nunca tivera nenhuma consequencia diferente das grávidas não tatuadas...Pelos vistos a epidural não é para todas....e não estou a ver até que ponto os interesses americanos se vão sobrepôr ao estudo feito e credível a grávidas tatuadas que já levaram a epidurais e como disse anteriormente não tiveram nenhuma consequencia para além daquelas que já são conhecidas e estudadas nas grávidas em geral...Já agora explico que faço parte de um grupo de Mulheres tatuadas e que pelo menos metade delas levaram epidural no momento do parto...mas em clinicas privadas.



              Em relação à razão apresentada pela Mamã Mimosa é de facto a razão dada às grávidas tatuadas na zona da vértebra L5 na altura do parto...mas curiosamente eu nãoe ra na altura tatuada nessa zona e recusaram-me a epidural também (mesmo sem eu ter pedido curiosamente) apenas porque tinha as costas tatuadas ... É de frisar que a tatuagem que tinha nas costas nessa altura nãos e aproximava sequer do sitio onde era dado a Epidural...Mas pronto...como somos todos parvos...

              E depois fizeram-me "o favor" de me dar ocitocina e soro, porque acharam que eu era masoquista..Ou seja pioraram-me as dores e não me ajudaram a combatê-las...



              Já agora queria explicar que as tintas que se usa agora nas tatuagens não são todas iguais e feitas do mesmo composto, portanto não se pode generalizar..é preciso que perguntem e escolham o sítio onde vão tatuar. Eu tatuo há14 anos e a diferença é de facto notória.

              Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
              Madrinha de treinos : da *Fofinho*

              Comentar


              • RE: Epidural: sim ou não??

                Jo&Xande (23-12-2009)
                Mimocas (12-11-2009)
                Jo&Xande (11-11-2009)Já agora ficama saber que num recente artigo divulgado na Pais & Filhos Anestesistas Americanos desfizeram uma série de mitos em relação à epidural..um que se rpende com a historia das tatuagens e outro com ser necessario os 4dedos para se pedir uma epidural..mas cá em portugal esta gente é "devagar, devagarinho...."



                Mais uma vez clarifico que num parto normal sem intervenções médicas desnecessarias não concordo com o uso da epidural...mas já que os médicos continuam a meter as mãos onde não são chamados durante o trabalho de parto, o melhor é certificarem-se que as grávidas conseguem lidar com a dor imposta por eles e não pelo trabalho de parto.



                Talvez se todas as grávidas começarem a fazer Planos de Parto e a entregarem.nos nas maternidades a coisa mude...


                Eu não considero mitos.



                A tinta utilizada nas tatuagens tem chumbo e eu não quereria que me picassem em cima da tatuagem levando à frente rumo à espinal medula quantidades, mesmo infimas, de chumbo, que como sabem é extremamente tóxico. Acho, aliás que esta é a razão porque não se faz epidural em quem tem tatuagem na zona lombar.



                Quanto aos 4 dedos de dilatação necessários, não é regra, no meu caso foi aos 3 dedos. O motivo porque se preconiza a aplicação da epidural nesta altura da dilatação tem a ver com a desaceleração do trabalho de parto que como se sabe é uma das desvantagens da epidural nalgumas mulheres.



                Penso que não nos podemos reger por todos os estudos americanos, normalmente têm outros interesses inerentes que não só os de saúde publica.


                É de notar que em Portugal há muitos anestesistas a dar epidurais a grávidas tatuadas que nunca tivera nenhuma consequencia diferente das grávidas não tatuadas...Pelos vistos a epidural não é para todas....e não estou a ver até que ponto os interesses americanos se vão sobrepôr ao estudo feito e credível a grávidas tatuadas que já levaram a epidurais e como disse anteriormente não tiveram nenhuma consequencia para além daquelas que já são conhecidas e estudadas nas grávidas em geral...Já agora explico que faço parte de um grupo de Mulheres tatuadas e que pelo menos metade delas levaram epidural no momento do parto...mas em clinicas privadas.



                Em relação à razão apresentada pela Mamã Mimosa é de facto a razão dada às grávidas tatuadas na zona da vértebra L5 na altura do parto...mas curiosamente eu nãoe ra na altura tatuada nessa zona e recusaram-me a epidural também (mesmo sem eu ter pedido curiosamente) apenas porque tinha as costas tatuadas ... É de frisar que a tatuagem que tinha nas costas nessa altura nãos e aproximava sequer do sitio onde era dado a Epidural...Mas pronto...como somos todos parvos...



                E depois fizeram-me "o favor" de me dar ocitocina e soro, porque acharam que eu era masoquista..Ou seja pioraram-me as dores e não me ajudaram a combatê-las...



                Já agora queria explicar que as tintas que se usa agora nas tatuagens não são todas iguais e feitas do mesmo composto, portanto não se pode generalizar..é preciso que perguntem e escolham o sítio onde vão tatuar. Eu tatuo há14 anos e a diferença é de facto notória.


                Pois é, mas como me considero informada nesse aspecto não quereria epidural de certeza se tivesse uma tatuagem na região lombar.

                Chumbo no meu SNC, não obrigada.



                Acredito que as técnicas e os produtos com que se fazem as tatuagens tenham mudado e evoluido, mas os anestesistas e as próprias mulheres tatuadas não sabem, na sua grande maioria, que tipo de tinta foi utilizada. Talvez a partir de agora se comece a perguntar ao tatuador o que está a utilizar.



                E já agora porque será que só no privado é que fizeram epidural essas mulheres que conheces?...

                Comentar


                • RE: Epidural: sim ou não??

                  vou dar o meu testemunho a mim a epidural resultou só até ter a dilatação toda completa, entrei no hopital com 1 dedo e meio de dilatação as 8 da noite. já tinha contrações mas espaçadas as 5 da manha estava com 3 dedos e já me torcia com as contrações, pedi então a epidural ai aliviou atéas 3 da tarde com consegui ter a dilatação toda ai meteram algo que começei a sentir a dores todas até ao bebé nascer ou seja das 3 té as 5 fiquei ali a sentior as contraões todas, as 5 começaram a fzaer o trabalho de parto e ele nasceu as 6 menosum quarto da tarde... por isso ao fim de 24 horas de trabalho de parto aho que se não a levasse era igual visto que sofri, agora não percebo como a mães que levam a epidural e dizem que tem um trabalho de parto santo, eu não tive ou foi azar meu????








                  Afilhada: Mamã_Xana

                  Comentar


                  • RE: Epidural: sim ou não??

                    Susofia (31-12-2009)vou dar o meu testemunho a mim a epidural resultou só até ter a dilatação toda completa, entrei no hopital com 1 dedo e meio de dilatação as 8 da noite. já tinha contrações mas espaçadas as 5 da manha estava com 3 dedos e já me torcia com as contrações, pedi então a epidural ai aliviou atéas 3 da tarde com consegui ter a dilatação toda ai meteram algo que começei a sentir a dores todas até ao bebé nascer ou seja das 3 té as 5 fiquei ali a sentior as contraões todas, as 5 começaram a fzaer o trabalho de parto e ele nasceu as 6 menosum quarto da tarde... por isso ao fim de 24 horas de trabalho de parto aho que se não a levasse era igual visto que sofri, agora não percebo como a mães que levam a epidural e dizem que tem um trabalho de parto santo, eu não tive ou foi azar meu????


                    Provavelmente foi azar teu. Nem todas reagimos da mesma forma aos medicamentos e a técnica do anestesista também conta.

                    Eu considero-me uma felizarda nesse aspecto, tive mesmo um parto santo.

                    Levei a epidural aos 3 cm (demorei foi muito tempo a atingi-los e já ansiava pela epidural porque foi parto induzido e estava cheia de dores), depois levei um pequeno reforço aos 8 cm e durante o periodo expulsivo e sutura da episiotomia não senti dor nenhuma. Percebia quando a contracção vinha, mas não tinha dor.

                    No entanto penso que apesar das dores que sofreste não seria igual como dizes, pelo menos tiveste um periodo de descanso sem dor pelo meio.

                    Imagina se fossem 24h contínuas de dor...

                    Comentar


                    • RE: Epidural: sim ou não??

                      Olá a todas,



                      levar ou não epidural é uma decisão nossa, tua, de mais ninguém. Ouvi muitas vezes: uma mulher tem de sentir dores para saber o que é ter um filho. - enfim coisas deste tipo, mas é assim somos todas diferentes e umas têm partos quase sem dor e outras morrem! Desculpem a frontalidade mas a minha mensagem é esta: Mulheres não têm de sofrer, a dor não é agradável e o parto é algo lindo, se tu a dona do teu parto, se aguentares bem e conseguires desfrutar optimo, se começares a sofrer leva. (claro que com o aval dos médicos).

                      Eu não queria levar, mas as dores eram tantas que aos 3,5cm o médico mandou entrar a anestesista, eram 12h, às 18h tinha os 10 dedos e lá nasceu o meu principe e se for ao segundo é da mesma forma, vou áté aguentar.

                      ah! e á também quem diga que faz mal ao bebé, mentira, as anestesias avançaram imenso nos ultimos 5 anos, e é segura tanto para o bebé como para a mãe.

                      Bjs para todas em um optimo 2010

                      Comentar


                      • RE: Epidural: sim ou não??

                        Susofia (31-12-2009)vou dar o meu testemunho a mim a epidural resultou só até ter a dilatação toda completa, entrei no hopital com 1 dedo e meio de dilatação as 8 da noite. já tinha contrações mas espaçadas as 5 da manha estava com 3 dedos e já me torcia com as contrações, pedi então a epidural ai aliviou atéas 3 da tarde com consegui ter a dilatação toda ai meteram algo que começei a sentir a dores todas até ao bebé nascer ou seja das 3 té as 5 fiquei ali a sentior as contraões todas, as 5 começaram a fzaer o trabalho de parto e ele nasceu as 6 menosum quarto da tarde... por isso ao fim de 24 horas de trabalho de parto aho que se não a levasse era igual visto que sofri, agora não percebo como a mães que levam a epidural e dizem que tem um trabalho de parto santo, eu não tive ou foi azar meu????


                        Na minha opiniao tiveste azar ou foste mal acompanhada

                        Eu já tive 2 filhas e em ambos os partos disse que foram santos

                        No 1º parto só tive efeito da epidural 2 horas, quando passou o efeito estava com a dilatação total e não me deram reforço por isso senti o periodo expulsivo e o pós parto mas continuo a achar que foi santo. 1º porque eu sou das que vê o copo meio cheio e não meio vazio, por isso 2 horaspara descansar e para relaxar para mim foram idilicas e como faço dilatações rápidas o parto foi rápido também



                        No 2º parto foi induzido por isso demorou mais até começarem as contrações eficazes e as dores vêem mais rápido por isso apesar de ter sido também rápido levei 3 epidurais e 1 delas como tinha as pernas cruzadas só fez efeito em metade do corpo mas também não achei que fosse azar, antes metade das dores do que todas :P



                        Eu acho que nos dias que correm nem se coloca esta questão, se podemos controlar a dor porque não?? como é que eu vou recusar um epidural dada por profissionais, com todos os estudos que a permitiram estar no mercado e que me podem dar o previlégio de ter um parto mais calmo e mais colaborante? Poder aproveitar aquele momento unico sem a angustia das dores?



                        Sabes o que é que a enfermeira me disse quando eu finalmente pedi a epidural no 2º parto (sim, pensava que aguentava)? disse que os obstetras preferem porque as mães ficam mais colaborantes e não estão exaustas no período explusivo



                        bjks

                        Comentar


                        • RE: Epidural: sim ou não??

                          Olá olha no meu caso tambem sou a favor da epidural eu levei e posso dizer que se me derem outra vez essa oportunidade eu nem esito e vou logo aceitar pois em 12 horas que tive no hospital para fazer a dilatação toda para me rebentarem as águas posso dizer que não sei o que é uma forte contração,entrei na sala de parto a falar com a minha médica e ai foram 8m tive de ter a ajuda de uma ventosa pois ai está a desvantajem da epidural é que não se sente as contrações mas.......com a ajudinha tudo correu bem,tambem digo que foi um parto santo.

                          Beijinhos

                          Comentar


                          • RE: Epidural: sim ou não??

                            No meu caso, sempre pensei não levar epidural; queria viver o parto em pleno. Há quem me ache doida, mas não me arrependo...:P Agora, porque na altura se tivesse tido possibilidade teria aceite. Sim, sim... porque aquelas dores são terríveis. Mas também são amnésicas! lol

                            Cheguei ao hospital já com quase 7 cm de dilatação. Foi de propósito; fiz quase o TP todo na rua e em casa. E as dores, com o apoio do meu companheiro, foram perfeitamente geríveis... Mau, mau foi quando entrei no hospital e fui obrigada a deitar-me e ter aqueles elásticos horríveis a apertarem-me a barriga. A mim, o cheiro a eter dá-me terrores. Os ultimos 3 cm foram terríveis.... e quando me disseram que não podia levar epidural porque me faltava uma analise e que não dava já tempo de faze-la.... reconheço que fiquei aflita! Porque uma coisa é não querer levar epidural, outra bem diferente é não poder!

                            Sabem que mais? Ainda bem que pensava não levar, porque se fosse para o meu parto a pensar levar epidural teria sido um choque bem maior :w00t:



                            Agora uma coisa estranha.... eu não senti aquela vontade de fazer força de que tanto falam, nem senti a cabeça a sair...:doze: Mas apesar disso colaborei bem: 3 ou 4 puxões e Zás!



                            Bjs






                            http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                            Comentar


                            • RE: Epidural: sim ou não??

                              ola a tds na minha primeira gravidez n queria levar epidural fui pr a sala de partos c 3cm e aguenteime ate aos 7cm k foi kd pedi epidural ms n me fez nd p eu tive 2dores de partos as contracçoes e dores nos rins levei 4doses pr nada pk senti td,desta vez n kero epidural.

                              MADRINHA:MAEDE3

                              Comentar


                              • RE: Epidural: sim ou não??

                                ninha77

                                Sabes o que é que a enfermeira me disse quando eu finalmente pedi a epidural no 2º parto (sim, pensava que aguentava)? disse que os obstetras preferem porque as mães ficam mais colaborantes e não estão exaustas no período explusivo








                                Realmente nisto tens razão eu já não conseguia puxar mais, fiquei mesmo exausta estava como do tipo morta sem forças mesmo para nada, acredita que foi muito doloroso, e por cima ouço uma tipa a dizer que eu não puxava nada...enfim...







                                Este link é o meu parto se quizeres passa por lá e lê

                                Beijinhos...










                                Afilhada: Mamã_Xana

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X