Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Epidural: sim ou não??

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Epidural: sim ou não??

    Apesar de todos os defeitos que o SNS português tem, Portugal tem médicos muito competentes e está na vanguarda em certos campos da medicina. É sempre possível melhorar, tanto em Portugal como em qualquer outro país.


    Comentar


    • RE: Epidural: sim ou não??

      oi oi



      li aqui num post que quem tem tatuagens nas costas nao pode levar epidural????

      a minha e no inicio das costas interfere????

      tambem tenho uma hernia discal nao sei se tambem este factor será impedimento....

      Comentar


      • RE: Epidural: sim ou não??

        eduso (21-08-2009)Olá,

        Depois de ler este topico não posso deixar passar sem dar a minha opinião!!



        Irrita me solenemente, o fundamentalismo de quem acusa (sim acusa!!) médicos e enfermeiros de carniceiros!!



        Se assim pensam deixem de recorrer a eles!! Até pelo que aqui apregoam voçês é que sabem porque pura e simplesmente lêm artigos!!



        Já viram qual é o fundamento de cada artigo?

        Como aqui já se falou é preciso ver bem de que população e realidade se fala, muito importante em que publicação (revista: lancet por exemplo) foi colocado o estudo /artigo!! Hoje em dia qq um pode escrever qualquer coisa!!



        As recomendações da OMS (ou qualquer outra entidade) são tomadas tendo em conta uma serie de estudos realizados até á data, mas todos sabemos bem que a medicina baseada na evidência por vezes é muito mais valiosa do que vem nos estudos (em que muitas vezes nada têm a haver com a vida real, pois tudo está bem controlado) essas mesmas recomendações são feitas por médicos, e têm como base sempre custo/beneficio!!



        Quem quer estudos em Português, vê se mesmo que isto é de quem não está habituado a ler estudos, porque até os investigadores portugueses publicam os papers em inglês a lingua de excelencia na medicina!!



        Nestas questões para mim pessoalmente acho que cada um deve escolher em consciência sem ter fundamentalismos por perto!!



        Eu pessoalmente confio a 100% na minha médica, não quero ir ás cegas para o parto, mas sempre que tiver duvidas tenho a minha Go para as tirar e tb as pesquisas na net. Mas não me consigo imaginar ir para a maternidade a pensar que os medicos e enfermeiros são uns "estafermos" que não sabem o que fazem!! Quem sou eu para o fazer!!



        Meninas, que defendem tanto o natural, se mudarem um pouco de postura talvez ganhem mais com isso!!



        Porque metem essas ideias fundamentalistas na cabeças das outras mulheres que chegam com essas ideias aos hospitais e depois é normal que os medicos e os enfermeiros não gostem (como eu não iria gostar nada), e comecem a ver as vossas ideias como umas tontas!!



        Como uma mudança de atitude com uma discussão saudavel, sem essas acusações parvas aos profissionais de saude, talvez se conseguisse mais avanços nos serviços de OB, que não recebem com bons olhos os planos de parto (que acho que deveriam aceitar, para respeitar a liberdade de escolha) entre outras ideias!!



        Para terminar este forum para mim é para trocar experiencias, e não para ataque, acho lamentavel quando não se concorda com algumas ideias os ataques que logo vêm a seguir!


        Bem Eduso...

        Acho que não captaste (assim como muitas outras) o essencial da mensagem...

        Ninguém é contra ou a favor das intervenções...

        Quando estas são necessárias, é realmente muito bom que elas existam e que a medicina tenha evoluido a este ponto...

        A questão passa pela REAL necessidade da utilização de determinadas intervenções...

        E salvaguarda-se aqui a liberdade de escolha (se uma mulher quer ter epidural, que tenha)...

        Quem defende um parto natural, defende-o PARA SI MESMA...

        Não tenho intenções de te levar a teres um parto natural, se tu não o quiseres...

        Mas se a liberdade de levar uma epidural ou qualquer outro procedimento é um direito que assiste uma mulher, não levar epidural e ter outras formas de alivio da dor, deveria ser também um direito da mulher que não pretende intervenções...

        Na minha opinião, apelidar quem defende um parto natural, de fundamentalista é a forma mais fácil de atacar, para quem não tem mesmo conhecimentos das evidências cientificas...

        Uma medicina baseada em evidências era o ideal... mas evidências encontram-se através dos estudos feitos... Concordo contigo que é muito importante que se veja de onde surgem os estudos...

        Só tenho pena que na grande maioria dos hospitais a medicina baseada em evidências seja apenas um ilusão...



        Bjs

        BABS

        Comentar


        • RE: Epidural: sim ou não??

          eduso (21-08-2009)

          Continuo a achar que atitudes e comentarios como os que vi neste topico são desnecessarios, como os que os medicos só nos querem é ver paradas e neste estilo, não entram na cabeça de ninguém nem aqui nem em lado nenhum!!


          Concerteza que não serão todos assim...

          Mas como me explicas que a grande maioria das mulheres tenham intervenções desnecessárias, e fiquem deitadas na cama sem poderem deambular, sem poder comer ou beber água?



          Como me explicas as inúmeras mães que pedem para andar, e lhe dizem que não?



          Bjs

          BABS

          Comentar


          • RE: Epidural: sim ou não??

            O meu parto foi induzido, pelo que tive de repente contracções muito fortes e muito seguidas. No meu caso, no HGO, enfermeiras e médicos mandaram-me estar como me sentisse melhor, de pé, deitada, até me deram sugestões de várias posições para experimentar, e incentivaram-me a tomar um duche (que era a última coisa que me apetecia, mas depois me soube divinamente!), tudo isto sempre com o soro ligado à mão, sempre dispostas a ajudarem-me a vestir e despir, etc. Isto durante as 2 horas que estive com contracções fortes.



            Quando desci para o bloco de partos já tinha 8 dedos de dilatação e podem crer que já berrava pela epidural há muito tempo :P No entanto, quando ma deram, estava tão perto do momento da expulsão que achei que já teria sido desnecessário, pois a Luísa nasceu 15 minutos depois.



            Em suma: achei que fui muito bem tratada e com muita paciência e compreensão, todo o processo foi rápido e sem complicações, mas a epidural, a ser dada, devia ter sido mais cedo, ou então deviam ter-me dito que já não valia a pena na altura em que ma deram. Contudo, também compreendo porque deixaram passar a altura de a dar, uma vez que às 21h eu tinha ainda colo e zero dilatação, e hora e meia depois 8 dedos de dilatação...



            Se se aguenta sem anestesia? Pois que remédio, mas que dói dói, lol... Se tivesse outro filho? Não sei. Se a coisa estivesse a ser rápida como desta vez, acho que prescindia da epidural. Se estivesse horas e horas com dores, não hesitava em pedi-la.



            Acho que cada mulher é um caso, e cada parto também! Uma amiga minha teve um parto rapidíssimo e sem epidural do primeiro filho e ia toda descontraída quando foi do segundo, e acabou por estar dia e meio em trabalho de parto, pediu e levou vários reforços de epidural, e disse-me depois que não tinha comparação e que tinha sido 10 vezes mais dificil do que o primeiro...



            O meu conselho, que é pessoal e vale o que vale: não ir com ideias e planos rígidos, porque as coisas nem sempre correm como esperamos e mais vale ter abertura mental para enfrentar as várias possibilidades na altura.



            Uma hora pequenina continua a ser o melhor que se pode desejar



            Elsa

            Comentar


            • RE: Epidural: sim ou não??

              ary (28-08-2009)oi oi







              li aqui num post que quem tem tatuagens nas costas nao pode levar epidural????



              a minha e no inicio das costas interfere????



              tambem tenho uma hernia discal nao sei se tambem este factor será impedimento....




              A tatuagem só é impeditiva caso se situe no local onde é feita a punção - não é o teu caso. Não sei responder no que diz respeito à hernia discal.

              Comentar


              • RE: Epidural: sim ou não??

                Caalex (28-08-2009)
                ary (28-08-2009)oi oi















                li aqui num post que quem tem tatuagens nas costas nao pode levar epidural????







                a minha e no inicio das costas interfere????







                tambem tenho uma hernia discal nao sei se tambem este factor será impedimento....










                A tatuagem só é impeditiva caso se situe no local onde é feita a punção - não é o teu caso. Não sei responder no que diz respeito à hernia discal.

                Comentar


                • RE: Epidural: sim ou não??

                  obrigada pelo esclarecimento.

                  bjoca

                  Comentar


                  • RE: Epidural: sim ou não??

                    ary (28-08-2009)obrigada pelo esclarecimento.



                    bjoca
                    O melhor será sempre mostrares ao teu médico onde tens a tatuagem de modo a saberes melhor se podes ou não levar. A tua é ao cimo das costas (omoplatas) ou no fundo das costas?

                    Madrinha de Parto e Amamentação Orgulhosa - Is@bel, Light09 e da especial *Carlita* , da SugarPops, Bebebach e Sininho 33
                    Madrinha de treinos : da *Fofinho*

                    Comentar


                    • RE: Epidural: sim ou não??

                      Eu, particularmente, penso que o parto normal não tem nada de humano. Não tive o parto normal por não poder, mas também não queria fazer se pudesse escolher. Não me sinto menos mãe por não ter sentido a dor do parto. O importante é que o meu bebé saiu bem, sem ter sofrido com a pressão da expulsão, e em poucos minutos já ficou comigo.

                      Comentar


                      • RE: Epidural: sim ou não??

                        Trucci (28-08-2009)Eu, particularmente, penso que o parto normal não tem nada de humano. Não tive o parto normal por não poder, mas também não queria fazer se pudesse escolher. Não me sinto menos mãe por não ter sentido a dor do parto. O importante é que o meu bebé saiu bem, sem ter sofrido com a pressão da expulsão, e em poucos minutos já ficou comigo.


                        Fiquei sem perceber se consideras isso um beneficio ou vantagem...



                        Bjs

                        BABS

                        Comentar


                        • RE: Epidural: sim ou não??

                          Jo&Xande (28-08-2009)
                          ary (28-08-2009)obrigada pelo esclarecimento.







                          bjoca


                          O melhor será sempre mostrares ao teu médico onde tens a tatuagem de modo a saberes melhor se podes ou não levar. A tua é ao cimo das costas (omoplatas) ou no fundo das costas?


                          a minha fica entre as omoplatas... no inicio das costas pouco abaixo do pescoço!

                          bj

                          Comentar


                          • RE: Epidural: sim ou não??

                            ary (29-08-2009)
                            Jo&Xande (28-08-2009)
                            ary (28-08-2009)obrigada pelo esclarecimento.



                            bjoca


                            O melhor será sempre mostrares ao teu médico onde tens a tatuagem de modo a saberes melhor se podes ou não levar. A tua é ao cimo das costas (omoplatas) ou no fundo das costas?


                            a minha fica entre as omoplatas... no inicio das costas pouco abaixo do pescoço!



                            bj


                            nesse caso, não irão implicar...



                            O problema das tatuagens, é porque não se sabe se esta foi feita com tintas que contém chumbo... Quando se introduz um cateter num sitio onde tem essa tinta, pode ser transportado particulas da tinta para o interior, causando infecções, etc...



                            Embora eu saiba de pelo menos 1 pessoa que tinha uma tatuagem enorme acima do coccix (mais ou menos na zona da L4 e L5, onde é dada a epidural) e levou na mesma epidural...



                            Eu tenho uma lesão na coluna...

                            Um dos disco intervertebrais (entre a L4 e a L5) não "enche" então eu tenho vertebra a roçar com vertebra... Falei nisso à médica, e falei nisso à anestesista e ela disse que não havia problema e deu-me a anestesia mais acima...



                            Por isso, a menos que uma tatuagem ocupe mesmo muito espaço, é que se torna dificil eles darem a anestesia... caso contrário, pode ser apenas uma precaução extra...



                            Bjs

                            BABS

                            Comentar


                            • RE: Epidural: sim ou não??

                              Olá babs,



                              obrigada pelo esclarecimento.

                              Bjocas

                              Comentar


                              • RE: Epidural: sim ou não??

                                No meu caso foi sem epidural porque, por razões de saúde, não posso levar. Ainda fui a uma consulta de anestesiologia mas o veridicto foi negativo.



                                Podem pensar que, depois de passado o momento é fácil falar, mas tive há uns anos uma rotura muscular em que tive dores bem mais fortes que no parto. Só sei que, neste momento, sinto-me bastante contente comigo própria por ter conseguido ter a Luísa sem recurso a epidural. Ainda por cima, não fiz qualquer curso de preparação para o parto.



                                E agora off-topic: apesar de ter sido parto hospitalar, comparando com outros relatos que tenho lido, posso dizer que tive total liberdade de movimentos até chegar ao ponto em que me apeteceu deitar e nunca ninguém me veio dizer que era obrigatório estar deitada. Quando vi que já não me aguentava nas pernas, eu é que chamei a enfermeira.


                                O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X