Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Série "Maternidade" RTP

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por vgr Ver Mensagem
    Quando estava para sair do Hospital de Cascais (o novo), vi um senhor a reclamar alto e bom que não o estavam a deixar sair da maternidade com o bebé, sem que este fosse num ovo ou alcofa. O homem bem reclamou e ameaçou os enfermeiros e auxiliares, mas o certo é que ele teve que ir buscar o ovo, julgo eu, ao carro, porque de outro modo não o deixavam sair dali...
    bjs
    Nem tinha reparado nisto, esta da alcofa então é de bradar aos céus! Se a justificação for porque vai de carro, uma alcofa alguma vez é sistema de retenção adequado? E se o problema não é ir seguro no carro, qual é a explicação para o bebé ter de sair numa alcofa e não poder ir ao colo?

    Eh pá, se calhar sou eu que não estou a ver lógica nenhuma nisto. Esclareçam-me lá, as alcofas para mim são aquelas coisas de pano moles com umas asas, não é?

    Elsa

    Comentar


    • #32
      Eu por um lado acho bem "obrigarem" as pessoas a sair já com o bebé no ovo por questões de segurança.
      Mas por outro acho um bocado parvo.
      1º porque uma pessoa pode morar mesmo ao lado do hospital, o que no caso de Setúbal seria bem possível, não vai apanhar nenhum tipo de transporte e depois mesmo que vá, quem é que garante que o ovo fica bem fixo ao carro? Ou que os pais não tiram o bebé do ovo entretanto?

      Comentar


      • #33
        Sei que nas maternidades em que isto é regra, a enfermeira que assina a alta, tem de assinar também em como o bebé saiu com "sistema de renteção adequado", e o que eles querem é livrarem-se de responsabilidades, se acontecer depois alguma coisa, já não os podem chamar. Porque claro que se pode tirar o bebé do ovinho assim que se sai do piso da maternidade.
        E também me preocupa a questão do transporte do bebés nos transportes publicos, especialmente nos taxis... nos autocarros urbanos, ainda se pode argumentar que vão devagar, e tal, mas no taxis o risco é o mesmo que nos carros particulares... E claro que há muita gente que não pode ter carro, e que mora junto ao Hospital, mas são estas as regras, quem quiser que argumente com eles, que não estou aqui para os defender... ;-)


        29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

        18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


        Sócia nº 28
        CAM UNICEF/OMS

        Comentar


        • #34
          Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
          Pois essa história de me obrigarem a sair da maternidade com o bebé num ovo também dava pano para mangas se tivesse sido comigo. E não acredito que seja uma lei, desculpem lá. Que eu saiba, é proibido andar de carro com uma criança sem ser em sistema de retenção adequado. Ponto final. Não há mais nenhuma justificação lógica ou legal para não permitirem que se leve um bebé ao colo, era o que mais faltava.
          Se se preocupassem mais em obrigar o uso de cadeirinhas e ovos para andar, por exemplo, de autocarro ou de táxi -- sim, porque isso já é permitido! -- faziam bem melhor. E olhem que há muitas pessoas que não têm carro, e não é por opção, por acaso eu conheço uma data delas (há pouco tempo uma amiga minha que tinha um carro velhote que avariou vendeu-o para sucata por não poder pagar os arranjos, por exemplo, e agora anda de autocarro e metro e comboio). Pessoas que se tivessem um bebé tinham de andar de autocarro com ele, sim, e o que é que a Segurança Social ia fazer? Arranjar-lhe um ovo para levar no autocarro? E prender com que cintos? Pagar-lhe táxis para se deslocar?

          Se isso é política das maternidades, é um disparate pegado, na minha opinião. Alguém sabe qual é a justificação que eles dão para isso?

          Elsa
          Concordo contigo, Elsa. E também conheço muita gente sem carro, não por opção mas porque não têm posses para manter um carro. Se fôr ver bem, acho que metade dos meus amigos não tem carro nem nunca teve.

          Comentar


          • #35
            Eu penso que o objectivo de obrigarem os pais a terem um ovo, mesmo que não tenham carro passa mesmo pela prevenção em todas as situações. Ora vejamos, se o bebé for para casa de taxi ou de transportes publicos, já vai mais seguro no ovo... E no caso de morarem ao pé do hospital, podem levar o ovo encaixado no carrinho (sim, sei que há quem não tenha muitas possibilidades, mas normalmente têm sempre um carrinho e actualmente já existem conjuntos mais acessiveis), sendo que assim até vão mais protegidos que ao colo, no caso de chover ou de estar muito vento ou sol... Eu até sou a favor e este procedimento tem razão de ser, pois nem sabemos como colocar os cintos correctamente no bebé e as enfermeiras ao verificar, já explicam, tornando assim o ovo mais seguro. Eu sei que me vão cair em cima, pois antigamente os bebés andavam ao colo (eu propria andava entre o meu pai e a minha mãe na mota), mas antigamente não haviam tantos carros e tão potentes! Ainda no sabado vi a avó de uma bebé a entrar para trás no carro com a netinha ao colo e assim foram elas. A mãe deve pensar: "eu vou devagar, tenho a minha filha segura..." , sim, a mãe ia devagar, mas e os outros?? Mesmo que alguém embatesse devagar no carro, a bebé era a primeira a cair, e por muito devagar que caisse, podia logo partir o pescocinho! Por isso sou de acordo com esta medida nas maternidades. E sim, os pais podem tirar os filhos do ovo quando chegam ao carro, mas pelo menos a maternidade fez os possiveis para que isso não acontecesse!! Não pensem que não gosto de andar com os meus filhos ao colo (a mais velha tem 4 e ainda dou colinho), mas no carro, a segurança está acima de tudo!
            Ainda hoje deu no programa da julia, a outra apresentadora que estava com ela a dizer que na maternidade onde as gémeas dela nasceram, não deixavam sair sem ser no ovo e quem não tinha possibilidades de comprar, a maternidade dava.
            Quanto às alcofas, acho que há umas que já dão para colocar o cinto no carro, mas em todo o caso, não as acho tão seguras, pois em caso de acidente, a cabeça e pescoço do bebé ficam desprotegidos...

            Beijinhos!




            Realizando os meus sonhos...

            Comentar


            • #36
              Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
              Nem tinha reparado nisto, esta da alcofa então é de bradar aos céus! Se a justificação for porque vai de carro, uma alcofa alguma vez é sistema de retenção adequado? E se o problema não é ir seguro no carro, qual é a explicação para o bebé ter de sair numa alcofa e não poder ir ao colo?

              Eh pá, se calhar sou eu que não estou a ver lógica nenhuma nisto. Esclareçam-me lá, as alcofas para mim são aquelas coisas de pano moles com umas asas, não é?

              Elsa

              Não. Ou melhor, existem dessas e existem das rígidas da Chicco, onde se adequa um sistema de retenção (Kit carro) perfeitamente ajustável ao bebé e seguro aos cintos do automóvel.
              Eu tenho essa e o kit. Já fiz viagens longas com o Afonso, enquanto ele cabia lá dentro, na alcofa rígida sem qq problema. Dá para levantar a parte da cabecinha, tem um "envolto" para a zona da barriga do be´be, e ele lá vai confortável deitadinho, em vez do ovo.

              Quanto à série, só vi 1 episódio e também não gostei.

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por toletixa Ver Mensagem
                Quanto às alcofas, acho que há umas que já dão para colocar o cinto no carro, mas em todo o caso, não as acho tão seguras, pois em caso de acidente, a cabeça e pescoço do bebé ficam desprotegidos...

                Beijinhos!
                São as que falei em cima. Eu cá acho-as seguras, tais como um ovo. Eu mexi e remexi e abanei aquilo antes de fazer a viagem e colocar o meu filho lá dentro, e pareceu-me muito seguro. Os pontos de fixação são de 2 cintos de segurança, e ficam "presos" pois tem um sistema de "click" para segurar os cintos ao sistema KIT carro.
                Como o Afonso, quando saiu da neo, só pesava 2230g, lá preferi metê-lo no ovo... não fosse a minha inexperiência "parti-lo"... :ups: vim até casa com a minha mão na carinha dele, e a ver se respirava...

                Comentar


                • #38
                  Inserido Inicialmente por vgr Ver Mensagem
                  Quando estava para sair do Hospital de Cascais (o novo), vi um senhor a reclamar alto e bom que não o estavam a deixar sair da maternidade com o bebé, sem que este fosse num ovo ou alcofa. O homem bem reclamou e ameaçou os enfermeiros e auxiliares, mas o certo é que ele teve que ir buscar o ovo, julgo eu, ao carro, porque de outro modo não o deixavam sair dali...
                  bjs
                  eu acho isto um verdadeiro abusrdo. Era o que mais faltava! Agora toda a gente tem de ter carro e ovo, hein? que idiotice

                  Comentar


                  • #39
                    Deinhac, desculpa intrometer-me (já o fazendo :P) mas mesmo que eu não tenha carro, tenho sempre de apanhar um taxi ou um outro transporte para me deslocar com o meu bebé, não é? Pelo que percebi, acho que não obrigam a andar com ovo nos taxis, mas pensa bem, é muito mais seguro, não é? Nas maternidades só fazem isso, pois nem toda a gente mora à beira do hospital e apenas tentam zelar pela segurança dos bebés. Sabes, eu sou muito sensivel a isto, pois quando eu era pequena, morreu uma amiguinha minha porque ia em pé no carro, entre os dois bancos, a falar com os pais. O choque não foi muito grande e os pais não tiveram nada, mas ela bateu com a cabeça no vidro da frente e morreu... Agora imagina a dor daqueles pais ao saberem que a filha morreu porque não lhe puseram o cinto. Sempre que vejo uma criança a andar de carro sem cinto, lembro-me sempre disso e fico triste... É claro que o cinto e os sistemas de retenção não são milagrosos, mas na maior parte das situações, evita danos maiores!

                    Bom fim de semana!




                    Realizando os meus sonhos...

                    Comentar


                    • #40
                      Seria bom não generalizar...quando eu tive as minhas filhas (cesariana) houve pelo menos umas 2 ou 3 vezes em que as enfermeiras levaram uma delas durante umas horas porque estava a chorar ininterruptamente e elas viram-me à beira da exaustão. Eu não dormi mais que um ou duas horas por noite nas 5 que lá passei e se deixei que as levassem não foi por egoísmo, mas total incapacidade de fazer melhor. Estava a recuperar de uma cirurgia e com dores lancinantes sempre que me tentava dobrar. Houve uma fralda suja que me caiu ao chão e eu não a consegui apanhar porque nem de joelhos me conseguia pôr. Mesmo assim, passei horas e horas sentada numa cadeira de ferro a tentar dar de mamar, com os peitos moles e sem uma pinga de leite que se visse.
                      Desculpem o desabafo...

                      Comentar


                      • #41
                        Ovo ou Alcofa

                        A saída do bebé do hospital ter que ser feita no ovo/alcofa, nada tem a ver se temos carro ou não. A explicação que me deram no hospital até tem uma certa lógica:

                        1.º A Hora da alta por norma coincide com horário de visitas, em que circulam no corredor centenas de pessoas.
                        2.º Qualquer encontrão que possamos levar, poderá colocar a criança em risco.
                        3.º Fica mais desprotegido em termos de virus, pois na alcofa/ovo, temos sempre tendencia em colocar uma fralda ou algo que os protega.

                        A mim não me perguntaram nada.. sei k é do regulamento interno do hospital, e mesmo que não fosse, fazia-me uma certa confusão, sair com um bebé tão pequeno sem ser no ovo/alcofa! Sem duvida que ficam mt mais resguardados.

                        Comentar


                        • #42
                          Exactamente!! Boa explicação!
                          É claro que há quem sinta que o bebé está mais seguro ao colo! Em casa, concerteza que o colo é o melhor sitio para o bebé estar (enquanto as costas aguentam :P) mas em sitios movimentados, a alcofa, ovo ou até no carrinho são mais seguros!
                          Viva a segurança!!




                          Realizando os meus sonhos...

                          Comentar


                          • #43
                            Ontem finalmente vi um episódio... Gravei e ontem dei-me ao trabalho...
                            Devo ter tido sorte porque praticamente não houve partos, a história andou mais à volta lá da vidinha dos médicos (que são todos novos lol).
                            A única coisa que achei estranha foi mesmo num dos partos empurrarem a barriga para a mulher parir, pensava que isso já não se usava porque a OMS desaconselhava...
                            E os blocos de partos parecem salas de operação, até a senhora que tinha entrado de urgência tinha uma toca na cabeça

                            Comentar


                            • #44
                              Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                              Ontem finalmente vi um episódio... Gravei e ontem dei-me ao trabalho...
                              Devo ter tido sorte porque praticamente não houve partos, a história andou mais à volta lá da vidinha dos médicos (que são todos novos lol).
                              A única coisa que achei estranha foi mesmo num dos partos empurrarem a barriga para a mulher parir, pensava que isso já não se usava porque a OMS desaconselhava...
                              E os blocos de partos parecem salas de operação, até a senhora que tinha entrado de urgência tinha uma toca na cabeça
                              Não te preocupes que pelo menos em Setubal não é nada assim!!!
                              Aliás, se puderes vai fazer a visita à maternidade antes do bebe nascer, ligas para lá e marcas, eu gostei muito e foi muito importante. Se o futuro papá puder ir, então, é perfeito!
                              E tens enfermeiras espetaculares, se correr tudo bem, nem chegas a ver o médico. Toma nota de dois nomes: Enf. Antónia Prates, e Enf. Celeste Varela. Mas todas as outras são impecaveis também!


                              29/Setembro/2009 - O João António nasceu às 37s+5d, com 2,010kg e 43cm

                              18/Outubro/2011 - Adeus estrelinha... viveste 8 semanas, 13 semanas comigo...


                              Sócia nº 28
                              CAM UNICEF/OMS

                              Comentar


                              • #45
                                Inserido Inicialmente por ceuazul Ver Mensagem
                                Não te preocupes que pelo menos em Setubal não é nada assim!!!
                                Aliás, se puderes vai fazer a visita à maternidade antes do bebe nascer, ligas para lá e marcas, eu gostei muito e foi muito importante. Se o futuro papá puder ir, então, é perfeito!
                                E tens enfermeiras espetaculares, se correr tudo bem, nem chegas a ver o médico. Toma nota de dois nomes: Enf. Antónia Prates, e Enf. Celeste Varela. Mas todas as outras são impecaveis também!
                                Eu tenho ido várias vezes à urgência obstétrica porque tenho tido uns azares e até agora, de todos os médicos e enfermeiros que me têm visto não tenho nenhum reparo a fazer! Impecáveis!
                                Por isso estou confiante na altura do parto
                                Sim, vou fazer uma visitinha, aliás, estava a tentar ter a PPP lá mas ninguém me atende --'

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X