Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tirem-me deste filme!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • suzhelen
    eu creio que o que tu tens feito é o que está certo continuo a pensar no meu pais os juizes vao estaduar para o bem das crianças
    muita força é o que te posso dizer
    um beijinho mto grande


    Comentar


    • Olá Suzhelen, esse "monstro" precisa de ajuda e infelizmente não o reconhece ... o relatório deve ter-lhe tocado no medo de perder aquilo que ele julga possuir, a vossa menina, neste momento ... e reage de uma forma disfuncional ou porque não o consegue doutra forma ou porque nunca lhe foi ensinado ... que triste existirem seres humanos assim ... e é especialmente triste porque afecta o vosso equilibrio, individual, o da familia; porque distorce o que de bom vais construindo; porque obriga as crianças a viverem algo que não estão preparadas para lidar ... e a psicologa não diz nada sobre soluções de vocês se protegerem de cenas dessas (do pai se mostrar mais violento) ?

      e qt a estares mais ansiosa, quem não estaria na tua situação ? Tens procurado ajuda para ti tb? E a nivel de justiça, tens metas concretas depois deste relatório ? Colocar as coisas por escrito é mesmo urgente, raios para os tribunais tb , não há forma de acelerar as coisas, de os obrigar a agir ?
      Tenho a certeza que vais encontrar em ti a força para seguir em frente novamente, mesmo não estando "tudo bem" .
      Um grande abraço

      Comentar


      • A semana (até hoje) decorreu relativamente calma. Na 4ª de manhã tinha um email do anormal a dizer que eu lhe tinha "trocado as voltas" (eu?!) e o que ele queria afinal era a 6ª (hoje) e o sábado (primeiro tinha escrito que queria era domingo e 2ª...). Lá se deve ter apercebido "pá! o miudo faz anos no sábado fica-me mal não estar com ele..." Escreveu-me que ia levá-los hoje e trazê-los amanhã depois do almoço (já que eu há várias semanas atrás lhe tinha sugerido que almoçasse com os filhos no dia de anos do mais pequeno). Como eu sei que isto, na prática, se traduz em trazer-me o menino e ficar-me com a menina lá a dormir, respondi que então os levasse mas também trouxesse hoje. E voltaria a vir buscá-los amanhã. Mas depois de ele a ter lá e não havendo ainda nada escrito (... os meus pedidos por email não têm qualquer validade para ele...) o que posso eu fazer?

        Estou sozinha desde há minutos, eu e os meus pensamentos. Voltei a entrar no meu corpo de onde me senti sair por momentos. Há outra pessoa ou alma que actua por mim, que em mim encarna, em alturas difíceis, quando a minha vontade é arrebatar os meus filhos para mim, protegê-los daquele diabo com cara de pai, e dizer-lhe que este foi para a China, para Urano, ou mais longe e não volta... que foi uma luz que o sugou, a mãe nem lhes sabe dizer porquê, mas garante que ficaremos todos bem... Mas, como eu dizia, alguma alma parva põe de lado o meu orgulho, algum desejo de vingança (sim, admito, tem voltado a nascer...), algumas hipóteses de ele ter armas para usar contra mim em tribunal... vejo só o sofrimento deles. Penso "se fosse pequena, como é que eu via as coisas?"

        O monstro veio buscar os filhos. Como eu já calculava, após o episódio de domingo à noite, ele não vinha sozinho, mas com a namorada do irmão (mais uma figurante no caso, a minha filha não fala dela e diz que nem gosta dela e o meu filho... nem sabe quem é... embora a "coisa" já namorasse com o monstro irmão na altura em que me separei). A minha filha foi a correr para o pai que a abraçou de imediato. O meu filho ficou a olhar. A olhar 5 minutos de lambuzadelas entre pai e filha. Quando o pai se lembrou que o menino também existia, lá o chamou. O meu filho, em vez de correr para o pai, colocou-se meio de lado meio de costas, de braços cruzados, a dizer "não". O pai, mais imaturo que o próprio filho de 3 anos, sentiu aquilo como uma afronta, ainda disse "então anda cá dar o beijo ao pai", mas isto sem sair do lugar nem largar a filha mais velha. O meu filho, manteve a posição e respondeu "não". O monstro egocêntrico não precisou de mais, até lhe deu jeito... e foi-se embora com a minha menina.

        Ao fechar a porta o meu pequeno príncipe começa a chorar. Pego nele e pergunto "não querias ir?" E ele responde "eu quero ir ao pai". É... doi muito a dor da rejeição, sobretudo de quem nós achamos que devia gostar de nós, de lutar por nós, de mostrar, mesmo quando nós estamos de costas voltadas, que nos quer independentemente disso. O meu menino - 3 aninhos apenas - fez um teste ao pai. E o pai chumbou. E ele chorava. Ainda pensei distraí-lo mas ele não queria saber de nada. Mandei sms ao pai para vir buscá-lo. Nada. Telefonei-lhe, foi para voice mail e o meu menino deixou mensagem "pai, anda cá". Nada. Mando outro sms "se não vens buscar o menino, vens trazer a irmã". Passados uns minutos, o monstro lá tocou à porta. Vinha com a minha menina ao colo e apenas estendeu a mão ao filho (há os de colo e os de chão...). Era outro teste, quem precisava de prova de amor e colo era o meu menino agora, mas ele já aprendeu que o pai não passa nos testes...
        Ultima edição por suzhelen; 22-04-2011, 10:31.

        Comentar


        • ola Suzhelen
          olha so te posso dizer que ha homens que não merecem os filhos que tem
          muita força
          beijinhos
          carolina


          Comentar


          • Estava agora a ler o tópico "Tertúlia das Cerejas" a respeito da questão da auxiliar que bateu num menino. Fazer ou não fazer queixa? E de que maneira?...

            ... E, pergunto eu, quando a pessoa maltratante é da família? O próprio pai? Que queixa? A quem?...

            A seguir a escrever aqui a cena de leva a filha e depois o filho, resolvi sair de casa. Cometer uns pecados. Eu sei que estamos em tempo de crise e os meus filhos têm roupa mais que suficiente, mas queria comprar alguma coisa para o meu filho estrear amanhã. Nem me demorei. Recebo um sms do monstro "estou com o menino aqui em baixo". Ele pensa que eu, a sua ainda serviçal no cérebro minorca que ele tem, há-de estar de serviço permanente em casa para ele vir entregar-me o filho assim que se fartar do "faz de conta que sou o teu pai". O anormal merecia que eu nem respondesse ou que respondesse "não estou + qualquer coisa..." mas o meu alarme fez-me disparar a correr. Assim que chego à porta vi o meu menino e tomei-o imediatamente do colo do pai que, ao contrário do que acontece com a filha, não ofereceu resistência nenhuma.

            Ao subirmos no elevador perguntei-lhe o que tinha acontecido para o pai vir trazê-lo já. Ele respondeu que o pai tinha ralhado com ele. "Porquê filho?" "Mamã eu não fiz mal! Eu não fiz mal mamã..." e chora. "Eu sei filho" disse-lhe. O que não lhe disse é que a minha pergunta não era curiosidade sobre alguma malandrice que o meu amor tivesse feito (sim, porque o meu filho, como qualquer criança da sua idade também as faz), mas mais eu a pensar alto "porquê filho... porque temos de passar por isto???"

            Comentar


            • Tal como eu previa, a minha filha não voltará hoje para casa.

              Na 4ªfeira de noite a minha menina acorda-me para fazer chichi. Estranhei porque ela nunca acorda para isso. Passada meia hora, outra vez vontade, e já se queixava que doía. Infecção urinária. Ainda era de noite quando recorri a uma farmácia de serviço para comprar o antibiótico. Já sei qual é, já é recorrente após o tratamento com o antibiótico anterior. Para a semana os meus filhos têm consulta e procurarei esclarecer isto. Pedi ao meu pai que ficasse com os meus filhos. Moramos mesmo muito perto e são simultaneamente a minha família e os meus anjos da guarda e dos meus filhos. Quando cheguei ao trabalho de manhã parecia que o dia já tinha 10 horas...

              Portanto, hoje a minha pequenina ainda está a tomar antibiótico. Quando respondi ao email do monstro a referir este aspecto e que ele deveria trazer os filhos (pressupondo que o meu menino voltaria com a irmã) logo após o jantar, era para me assegurar que a minha filha fazia a medicação na hora certa.

              Há pouco recebi um sms da besta, mais pervisível que o tempo metereológico, a perguntar qual o antibiótico e que dose. Respondi-lhe que eu lho daria quando chegasse. Contra-resposta nada surpreendente que a minha menina estava lá bem e queria lá dormir. Disse-lhe eu então que já era suficientemente mau que ela estivesse durante todo o dia de hoje separada do irmão, tanto pior ele acordar no seu dia de anos sem ter cá a irmã. Além disso - tão verdade quanto eu desejo que ele se suma do planeta, não é argumento para abrilhantar sms - eu já tinha planeado e envolvido a minha filha na surpresa que pretendo fazer amanhã ao maninho no dia que fizer 3 anos. (Aliás, a minha boneca disse-me hoje de manhã "quero voltar para casa mamã, não faças nada sem mim!")

              Resposta do estupor:
              " a menina vai ficar hoje a dormir comigo. Amanhã vou buscar o menino. A surpresa do encontro dos 2 manos será identica em minha casa. Ao não dizeres qual é o antibiótico estás a utilizar a saúde da tua própria filha em favor do teu capricho pessoal de não a teres contigo hoje. Se não disseres qual o remédio, levo a menina ao médico para me dizer como está a saúde dela e receitar tratamento".

              Quem não tem outro remédio sou eu. Claro que a saúde da minha menina está em 1º lugar. Respondi o nome do antibiótico. E aproveitei para perguntar o que se tinha passado hoje porque o meu menino agora está a dizer que não quer ir mais ao pai. Resposta do ... (livra!!! já nem sei que nome lhe chamar!!!): "mais uma vez estás a usar o meu filho (ai agora já é filho??!!) para satisfazeres os teus intentos lastimáveis. Amanhã vou buscá-lo uma vez que é o aniversário do também meu filho." Dá-me vontade de responder que se não fosse eu insistir ele se estava cag...ndo para o filho e o aniversário deste. Não merece resposta. Não quero sujar-me mais a responder a alguém que tem estatuto inferior à merda...

              Estou feita num 8.
              Como já poderão ter reparado, hoje escrevo praticamente em cima dos acontecimentos (normalmente espero que me baixe a fervura e depois lá resumo os episódios). Mas hoje preciso de ir aliviando a pressão aos poucos, talvez escreva parvoices, sei lá, para não explodir amanhã e fazer algo que me arrependa... O meu filho precisa de uma mãe calma e segura. Não é o que estou agora. Farei a surpresa na mesma. Nem é nada de especial, ia envolver a minha filha a fazer scones (são rápidos e é só usar as mãos) e num deles iamos pôr a vela e cantar os parabéns. Smarties espalhados e gargalhadas... E só depois sairiam para o pai. Ela não estará cá...

              Perdoem-me as que vão ler isto, mas, às vezes leio aqui relatos de problemas e questões existenciais de algumas meninas do fórum. Coisas tão banais... porque é que as pessoas se chateiam com banalidades? Talvez eu queira mesmo essa vida banal... trocava já pelas frases que me aquecem o coração que sou grande mãe ou grande mulher. Talvez o guerreiro que deu nome ao largo do Martim Moniz em vez de mártir tivesse preferido ficar com a família e prescindir de um nome reconhecido na História de Portugal... quem sabe?Obrigada a todas que me apoiam, mesmo só lendo, mas acreditem, preferia estar agora convosco a trocar receitas de bolos de aniversário...

              Comentar


              • Não consigo dizer/fazer nada que melhore a situação, infelizmente. Deixo-lhe um grande beijinho.

                É muito triste que 3 (o menino faz 3, não é?) anos depois esteja tudo na mesma. A justiça não funciona, ou funciona muito lentamente, mas as crianças crescem. Nem imagino o que vai na cabecinha do pequeno.

                O anormal devia ficar proibido era de ver os filhos. Peço desculpa se estiver a ser injusta, mas esta situação também não é saudável para a menina.

                Enfim. Desejo que a situação melhore de uma vez. De uma maneira, ou outra.

                E adorava ser mosca daqui a uns anos para ver a cara do tipo quando forem os filhos a dizer-lhe que não querem estar com ele porque não vale nem um tremoço.

                Beijinho.

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
                  Tal como eu previa, a minha filha não voltará hoje para casa.

                  Na 4ªfeira de noite a minha menina acorda-me para fazer chichi. Estranhei porque ela nunca acorda para isso. Passada meia hora, outra vez vontade, e já se queixava que doía. Infecção urinária. Ainda era de noite quando recorri a uma farmácia de serviço para comprar o antibiótico. Já sei qual é, já é recorrente após o tratamento com o antibiótico anterior. Para a semana os meus filhos têm consulta e procurarei esclarecer isto. Pedi ao meu pai que ficasse com os meus filhos. Moramos mesmo muito perto e são simultaneamente a minha família e os meus anjos da guarda e dos meus filhos. Quando cheguei ao trabalho de manhã parecia que o dia já tinha 10 horas...

                  Portanto, hoje a minha pequenina ainda está a tomar antibiótico. Quando respondi ao email do monstro a referir este aspecto e que ele deveria trazer os filhos (pressupondo que o meu menino voltaria com a irmã) logo após o jantar, era para me assegurar que a minha filha fazia a medicação na hora certa.

                  Há pouco recebi um sms da besta, mais pervisível que o tempo metereológico, a perguntar qual o antibiótico e que dose. Respondi-lhe que eu lho daria quando chegasse. Contra-resposta nada surpreendente que a minha menina estava lá bem e queria lá dormir. Disse-lhe eu então que já era suficientemente mau que ela estivesse durante todo o dia de hoje separada do irmão, tanto pior ele acordar no seu dia de anos sem ter cá a irmã. Além disso - tão verdade quanto eu desejo que ele se suma do planeta, não é argumento para abrilhantar sms - eu já tinha planeado e envolvido a minha filha na surpresa que pretendo fazer amanhã ao maninho no dia que fizer 3 anos. (Aliás, a minha boneca disse-me hoje de manhã "quero voltar para casa mamã, não faças nada sem mim!")

                  Resposta do estupor:
                  " a menina vai ficar hoje a dormir comigo. Amanhã vou buscar o menino. A surpresa do encontro dos 2 manos será identica em minha casa. Ao não dizeres qual é o antibiótico estás a utilizar a saúde da tua própria filha em favor do teu capricho pessoal de não a teres contigo hoje. Se não disseres qual o remédio, levo a menina ao médico para me dizer como está a saúde dela e receitar tratamento".

                  Quem não tem outro remédio sou eu. Claro que a saúde da minha menina está em 1º lugar. Respondi o nome do antibiótico. E aproveitei para perguntar o que se tinha passado hoje porque o meu menino agora está a dizer que não quer ir mais ao pai. Resposta do ... (livra!!! já nem sei que nome lhe chamar!!!): "mais uma vez estás a usar o meu filho (ai agora já é filho??!!) para satisfazeres os teus intentos lastimáveis. Amanhã vou buscá-lo uma vez que é o aniversário do também meu filho." Dá-me vontade de responder que se não fosse eu insistir ele se estava cag...ndo para o filho e o aniversário deste. Não merece resposta. Não quero sujar-me mais a responder a alguém que tem estatuto inferior à merda...

                  Estou feita num 8.
                  Como já poderão ter reparado, hoje escrevo praticamente em cima dos acontecimentos (normalmente espero que me baixe a fervura e depois lá resumo os episódios). Mas hoje preciso de ir aliviando a pressão aos poucos, talvez escreva parvoices, sei lá, para não explodir amanhã e fazer algo que me arrependa... O meu filho precisa de uma mãe calma e segura. Não é o que estou agora. Farei a surpresa na mesma. Nem é nada de especial, ia envolver a minha filha a fazer scones (são rápidos e é só usar as mãos) e num deles iamos pôr a vela e cantar os parabéns. Smarties espalhados e gargalhadas... E só depois sairiam para o pai. Ela não estará cá...

                  Perdoem-me as que vão ler isto, mas, às vezes leio aqui relatos de problemas e questões existenciais de algumas meninas do fórum. Coisas tão banais... porque é que as pessoas se chateiam com banalidades? Talvez eu queira mesmo essa vida banal... trocava já pelas frases que me aquecem o coração que sou grande mãe ou grande mulher. Talvez o guerreiro que deu nome ao largo do Martim Moniz em vez de mártir tivesse preferido ficar com a família e prescindir de um nome reconhecido na História de Portugal... quem sabe?Obrigada a todas que me apoiam, mesmo só lendo, mas acreditem, preferia estar agora convosco a trocar receitas de bolos de aniversário...
                  Suz,

                  Se encontras algum alívio escrevendo por aqui, continua a fazê-lo, com ou sem fervura. Tenho vindo ler-te ao longo do dia, percebi-te hoje um pouco diferente no primeiro texto, com necessidade de desabafar, como depois acabaste por confessar. Acredito que tenhas por aqui muitas e muitas leitoras silenciosas, porque, honestamente, os teus posts deixam-nos, muitas vezes, quase de certeza, sem palavras - parece que não há nada que possamos dizer para te ajudar (já que não somos todas a querida Maria Verde ou outras meninas que tão bem intervêm por aqui.) É revoltante. Tens muita razão quanto às crises existenciais que fazemos todos os dias, se de vez em quando, olhássemos em volta teríamos vontade de nos esconder com vergonha! Os nosso problemas parecem sempre os maiores de todos...

                  Revolveu-me quase as entranhas, ler as mensagens que transcreveste. Não há dúvida que esse homem (?) distorce tudo o que puder, sem ter qualquer noção da realidade, de forma assustadoramente egoísta. Achei quase surpreendente a forma como conseguiu reverter maldosamente as tuas intenções, insinuando que punhas a menina em risco. Tu?! De facto, tens que escolher muito bem as tuas deixas, porque este monstro é areia movediça e, com a sua cegueira, verá maldade em tudo.

                  Bem sei que este discurso não ajuda, bem sei.
                  Posso-te só desejar uma noite descansada, se possível, para que amanhã possa ser, apesar de tudo, um dia bonito. Faz a surpresa ao menino, sim, divirtam-se, riam, põe uma música bem alto que ele goste e dancem tenta afastar por momentos este caminho empedrado, porque há três anos nasceu um dos teus tesouros, mereces estar feliz. Sabes o que me descansa, nesta história, com estes meninos? És tu! Tu és a melhor mãe e o teu amor é a melhor coisa que esses meninos podem ter. Orgulha-te sempre disso!

                  Amanhã venho deixar um beijinho de parabéns!
                  [hr]

                  Laranja

                  Comentar


                  • "Revolveu-me quase as entranhas, ler as mensagens que transcreveste. Não há dúvida que esse homem (?) distorce tudo o que puder, sem ter qualquer noção da realidade, de forma assustadoramente egoísta. Achei quase surpreendente a forma como conseguiu reverter maldosamente as tuas intenções, insinuando que punhas a menina em risco. Tu?! De facto, tens que escolher muito bem as tuas deixas, porque este monstro é areia movediça e, com a sua cegueira, verá maldade em tudo. "
                    Já estou como a laranja prefeitamente de acordo com as palavras que transcrevi ........ so te quero deixar muita força e coragem ......e talvez possas tentar fazer uma surpresa da irma para o irmao no domingo.
                    muitos beijinhos de força
                    coragem


                    Comentar


                    • Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
                      A semana (até hoje) decorreu relativamente calma. Na 4ª de manhã tinha um email do anormal a dizer que eu lhe tinha "trocado as voltas" (eu?!) e o que ele queria afinal era a 6ª (hoje) e o sábado (primeiro tinha escrito que queria era domingo e 2ª...). Lá se deve ter apercebido "pá! o miudo faz anos no sábado fica-me mal não estar com ele..." Escreveu-me que ia levá-los hoje e trazê-los amanhã depois do almoço (já que eu há várias semanas atrás lhe tinha sugerido que almoçasse com os filhos no dia de anos do mais pequeno). Como eu sei que isto, na prática, se traduz em trazer-me o menino e ficar-me com a menina lá a dormir, respondi que então os levasse mas também trouxesse hoje. E voltaria a vir buscá-los amanhã. Mas depois de ele a ter lá e não havendo ainda nada escrito (... os meus pedidos por email não têm qualquer validade para ele...) o que posso eu fazer?

                      Estou sozinha desde há minutos, eu e os meus pensamentos. Voltei a entrar no meu corpo de onde me senti sair por momentos. Há outra pessoa ou alma que actua por mim, que em mim encarna, em alturas difíceis, quando a minha vontade é arrebatar os meus filhos para mim, protegê-los daquele diabo com cara de pai, e dizer-lhe que este foi para a China, para Urano, ou mais longe e não volta... que foi uma luz que o sugou, a mãe nem lhes sabe dizer porquê, mas garante que ficaremos todos bem... Mas, como eu dizia, alguma alma parva põe de lado o meu orgulho, algum desejo de vingança (sim, admito, tem voltado a nascer...), algumas hipóteses de ele ter armas para usar contra mim em tribunal... vejo só o sofrimento deles. Penso "se fosse pequena, como é que eu via as coisas?"

                      O monstro veio buscar os filhos. Como eu já calculava, após o episódio de domingo à noite, ele não vinha sozinho, mas com a namorada do irmão (mais uma figurante no caso, a minha filha não fala dela e diz que nem gosta dela e o meu filho... nem sabe quem é... embora a "coisa" já namorasse com o monstro irmão na altura em que me separei). A minha filha foi a correr para o pai que a abraçou de imediato. O meu filho ficou a olhar. A olhar 5 minutos de lambuzadelas entre pai e filha. Quando o pai se lembrou que o menino também existia, lá o chamou. O meu filho, em vez de correr para o pai, colocou-se meio de lado meio de costas, de braços cruzados, a dizer "não". O pai, mais imaturo que o próprio filho de 3 anos, sentiu aquilo como uma afronta, ainda disse "então anda cá dar o beijo ao pai", mas isto sem sair do lugar nem largar a filha mais velha. O meu filho, manteve a posição e respondeu "não". O monstro egocêntrico não precisou de mais, até lhe deu jeito... e foi-se embora com a minha menina.

                      Ao fechar a porta o meu pequeno príncipe começa a chorar. Pego nele e pergunto "não querias ir?" E ele responde "eu quero ir ao pai". É... doi muito a dor da rejeição, sobretudo de quem nós achamos que devia gostar de nós, de lutar por nós, de mostrar, mesmo quando nós estamos de costas voltadas, que nos quer independentemente disso. O meu menino - 3 aninhos apenas - fez um teste ao pai. E o pai chumbou. E ele chorava. Ainda pensei distraí-lo mas ele não queria saber de nada. Mandei sms ao pai para vir buscá-lo. Nada. Telefonei-lhe, foi para voice mail e o meu menino deixou mensagem "pai, anda cá".
                      Nada. Mando outro sms "se não vens buscar o menino, vens trazer a irmã". Passados uns minutos, o monstro lá tocou à porta. Vinha com a minha menina ao colo e apenas estendeu a mão ao filho (há os de colo e os de chão...). Era outro teste, quem precisava de prova de amor e colo era o meu menino agora, mas ele já aprendeu que o pai não passa nos testes...
                      que horror.. que se fosse mãe, não era nas minhas mãos de certeza que a criança recebia tal prova de rejeição

                      o pai ir-se embora sem levar o filho e o filho ter de suplicar por telefone ao pai que volte? isto nas vésperas da criança fazer anos? Anos esses que vai passar com a mesma pessoa que o rejeitou/humilhou no dia antes?

                      Não era nas minhas mãos de certeza, nem que levasse as coisas à comunicação social, mas ter um filho de 3 anos e vê-lo a ser humilhado constantemente e passivamente, não era comigo de certeza...

                      Comentar


                      • Olá Suzhelen,

                        Concordo (em tudo) com a nossa laranja (um beijinho para ti). Suzhelen, desabafa, deita tudo cá para fora, não nos poupes que deste lado aguenta-se bem, o importante é que alivies a raiva, a revolta, tudo. Experimenta até escrever-lhe a ele, chama-lhe o que te vier à cabeça, enumera-lhe as atrocidades que ele comete, o que te apetece fazer-lhe e para onde mandá-lo... e no fim queima a folha, como que simbolicamente todos os maus sentimentos se vão com o fogo. E respira fundo e afaga o teu peito, o teu coração e diz a ti mesma que já passou, já passou mais uma, e renasces de mais uma "cena dele" com mais força, mais imune. Porque ele quer-te pegar por aqui, desestabilizar-te, isto para ele é "água para a boca". Dá-lhe sede.

                        Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                        Comentar


                        • Já é meia-noite, penso que já se pode... Parabéns filhote da Suzhelen! Que a vida te sorria e que cresças em paz, e que o teu anjo da guarda te proteja sempre, a ti à tua mana.

                          Parabéns Suzhelen! Hoje é um dia feliz (e só feliz!), e que bem que tens estado nessa formidável missão que é ser mãe, festeja!

                          Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

                          Comentar


                          • Bem queria apenas adicionar, à minha mensagem, que faço votos que todos se entendam, e que não poderei mais contribuir pra este tópico. Boa sorte

                            Comentar


                            • ola suzhelen muitos parabéns ao teu pimpolho
                              um grande beijinho de força
                              carolina


                              Comentar


                              • Leio sempre mas nunca comento...mas nao podia deixar de dar os PARABÉNS ao campeão!!!!!!!!!!!
                                Apesar de tudo espero que tenha um dia muito, muito feliz e mts beijos meus, do Martim e da Feijoquinha


                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X