Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Tirem-me deste filme!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Tens duas situações bem dificeis para resolver - o baptizado e o advogado.
    Quanto à primeira acho que já decidiste, mas no teu lugar, e ao contrário da Mag, enviava um mail bem simpático. Dizia que compreendia, desejava que tudo corresse bem e depois dava 2 ou 3 desculpas para eles não irem, como por exemplo teres sido avisada só com 15 dias, a festa da escola que já te comprometeste a ir, a falta de roupa e outras que te lembres. No fim falava do baptizado do vosso filho, se ele está tão empenhado no da filha também deve estar no do filho. Se baptizares o teu filho é importante para ti marca e baptiza, avisa o teu ex com a devida antecedência e pede-lhe dinheiro para uma festinha, ou então não, se ele aceitar dar dinheiro tens de 'levar com a família dele' e penso que não estás interessada.

    Quanto ao assunto advogado, penso que é bem mais grave nesta fase, o facto de poderes não receber retroactivos é assustador, significa uma vitória dele. Não será possível pedires uma terceira opinião? A tua amiga advogada não te consegue dar uma luz sobre isso?
    Se o teu advogado não está a trabalhar bem deves contratar já outro, nestas coisas sangue novo é sempre bom. Mas não te podes esquecer que o teu advogado actual conhece todo o processo. Pede para que ele te explique todo o porocesso, o porquê da demoraos requerimentos feitos e que mais pode ser feito para apressar as coisas. Depois compara com as outras opiniões e decide. É muito dificil. Mas é só mais uma decisão dificil que tens de tomar.

    Comentar


    • Ai Suzhelen, promete que, quando tiveres uma vida normal, com problemas apenas normais... tu não vais estranhar.


      Eu também me ri da piada da Sónia, porque de facto não nos facilitas a vida (LOL), se bem que quando li a frase do "não vão e pronto" pareceu-me ler também cansaço, exaspero, curto-circuitos a fazer disparar o quadro e saturação.
      Possivelmente já pouparás a tua mãe (ou pais) a estas situações mais agudas para não a fragilizar mais, e se assim for, aquele bom apoio que os pais nos dão de palavras sábias e visão mais ampla já não terás tanto, suponho. Juntando a suspeita de ameaça física (que ainda não comentei, mas não me esqueci), as noites mal dormidas, a dúvida com o advogado, as férias dos meninos, os demónios da avó (por acaso hoje descobri que mafarrico quer dizer demónio, que é um nome muito mais giro LOL), o tão sebastiânico processo e com o pano de fundo que são os problemas normais de criar duas crianças pequenas sózinha... olha, não sei, ao menos andas penteada?!
      (eu, por mil vezes menos "amendóins", tenho dias que saio de casa a parecer o Kramer do Seinfeld, com aquela popa destrambelhada... eheheheh)

      Continua assim, perene como o sobreiro, que sobrevive até na aridez do Alentejo.


      Sobre o baptizado... isto parece-me quase o dilema do prisioneiro da Teoria de Jogos - escolher a melhor a decisão. É que se há situações em que devemos tomar como critério fundamental a nossa verdade e sentido do que é justo, noutras há que atender a alguma prudência e decidir pelo cenário que traga o melhor resultado final. E aqui estou num dilema, porque comecei por projectar o que poderão ser as consequências dos meninos não irem, e destaco as seguintes hipóteses:

      - o pai relatar a festa da filha aos manos como um acontecimento lindo e fantástico e divertido (se é que já não falou), mostrando fotos até, deixando as crianças a aguar e rematando que não foram porque a mãe malvada não deixou;

      - relatar em tribunal que impediste os filhos de estarem presentes em tão importante cerimónia familiar o que denunciaria a intenção de aliená-los da família paterna... se o juiz for católico, versão beata, vê a tua atitude com maus olhos, se for ateu agnóstico pode desconsiderar e achar o pai um histérico;

      - o pai apanhar uma fúria tal que imediatamente se proporá a vingar-se na primeira oportunidade, por exemplo, nas férias que se aproximam, o que em termos práticos se traduziria em ser mauzinho para os meninos. E por outro lado, não deixando ir, poderás perder poder negocial sobre as férias, ou melhor dizendo, aproveitar esta situação para as negociar. (já conheces a proposta dele?)


      Pensei também numa solução de compromisso, caso a festa da escola fosse à tarde e o baptizado de manhã, as crianças poderiam atender aos dois eventos.

      Em suma, as questões que a Sónia apontou são pertinentes e convém estarem esclarecidas para uma melhor tomada de decisão. Eu acho que coincidir com o dia da festa é uma razão forte, bem como haver (possivelmente) grande entusiasmo das crianças, mas já não acho a falha dele no baptizado do teu filhote (eu baptizaria e informava que era em tal data e em tal sítio - querendo, podendo, apareça).
      A não irem, a razão para tal terá que ser e parecer repleta de bom senso e legitimidade.

      A Laranja é que podia desempatar o "jogo".

      (espero não ter desajudado)

      Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

      Comentar


      • Bem, isto vai parecer que fui influenciada pela nossa Maria, mas...juro que não

        Não resisto a responder aos últimos acontecimentos, depois venho a horas decentes (mas tenho estado a par!)
        Li as últimas enquanto fazia a paparoca e depois como tive cá uns amigos, não pude responder logo. Mas, como estava sozinha, fiquei a matutar, enquanto estufava a minha carne. E eis o que me assolou...

        Não é que não compreenda a posição da Suz. Compreendo em absoluto e penso, se fosse eu, tinha a mesma reacção “nem pensar!”, pelo menos a quente.

        Mas a sensação que me deu, depois de ler mais esta partida, é que ela me parece um bocado pensada. Parece mais um joguinho, ou então sou eu que também já estou a ficar tolinha... Senão, vejamos, porquê esta “antecedência”...? Se queria tanto que os meninos estivessem juntos, tinha avisado a mãe mais cedo, mesmo apesar das divergências, se fosse assim importante, pela outra filha, mesmo que fosse só numa de mostrar os 3 à família dele, teria feito melhor para te convencer! Assim em cima? Parece que está mesmo a pedi-las. Porquê calhar num fds que é teu? Isso não dá para ir ver ao calendário e pensar “vou marcar para um fds meu, assim não há desculpa” (estou a perguntar mesmo, não sei se é assim tão linear...); inclusivamente, ele podia mesmo fazer as coisas pela calada, num fds qualquer e tu saberias depois ou na altura; especialmente depois do antecedente de ter ignorado o teu desejo de baptizar o menino. Acho que era bem capaz disso, por muito jogo que isso justificasse (ou até consequências)... Será que está à espera (precisamente) que tu digas que não? Ou acha mesmo que havia hipótese de tu cederes?! É que isso admira-me...
        Nomeadamente com as férias à porta e sem nenhumas facilidades da parte dele...(tal como avançou a Maria)

        Objectivamente, que repercussões pode haver tu não concordares? Pergunto só para te pôr a pensar ao contrário.
        Suz, parece que a tua decisão está tomada e firme (? Há uma dúvida por aí, certo?) e já estou como a Maria, não quero desajudar, mas confesso que estou a ser muito sincera, foi mesmo o que me veio à cabeça. Não leves a mal estes "macaquinhos" que te arranjei agora, que até podem ter acertado ao lado (espero que sim)!

        Um grande beijinho.
        Dá notícias!
        [hr]

        Laranja

        Comentar


        • Quando vi a tua pergunta sobre o baptizado, pensei logo "Se fosse comigo não os deixava ir".
          Mas depois li o post da Maria Verde. Está cobertíssima de razão... Festa é festa, e as crianças gostam. Se depois ninguém lhes falasse do assunto, acabaria por passar. Mas isso não vai acontecer. Deixa-os ir ao baptizado. Responde ao pai que há a festa na escola e que eles querem estar presentes. Diz-lhe entre que horas é que eles estão ocupados. Ele que diga se dá para ir ao baptizado ou não. Diz-lhe que temes que o menino se aperceba que a irmã, mais nova que ele, vai ter uma festinha de baptismo e ele ainda não a teve. Vai-lhe dizendo que talvez fosse bom começarem a pensar no assunto.

          Mas olha que a Maria Verde é a pessoa mais lúcida que te tem dado conselhos... Consegue ver todos os lados que é necessário ver. Grande Maria Verde!
          Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

          Comentar


          • Pois....ora bem posso dizer que o juiz quando souber que os miudos nao foram ao baptizado da irma...vao ficar do lado do pai.
            Aconteceu comigo, mas ao contrario. Ja nao me recordo pq mas o baptizado do meu filho mais novo calhou num fim de semana do pai. E eu propus trocar o fim de semana e dar-lhe 2 fins de semana de seguida a escolha dele.
            Ele que nao perdia opurtunidade para me atazanar a vida disse que nao.
            Teve tanto azar que foi marcada uma audiencia no tribunal 15 dias antes do baptizado por causa de um requerimento de incumprimento que eu tinha metido justamente pq ele passava a vida a querer abandalhar os fins de semana. Pq insistia em mudar tudo o que estava no acordo ja feito. O acordo do meu filho mais velhos teve mais alteraçoes que o Deus me valha.
            Entao aquela alma teve a insensatez de dizer a frente do juiz: Era o que faltava, o fim de semana é meu e eu nao abdico dele!
            Olha o Juiz so nao o comeu pq nao pode! Disse-lhe que em qq acordo o bom senso deve sempre ter primazia. Disse que enquanto pai deveria colocar os seus interesses sempre em ultimo lugar (isto pq ele disse que nao abdicava do fim de semana), que o baptizado de um irmao era um acontecimento demasiado importante para ser tratado daquela maneira e que como via que o discernimento dele era de facto duvidoso era ele enquanto juiz que decidia naquele momento que o irmao mais velho estaria presente no baptizado do irmao.

            Por isso e tb pelas razoes que a laranja disse...aconselho a que os deixes ir. Acho de facto que foi tudo pensado para tu digas que nao. Foi feito de forma a utilizar como arma contra ti. E se te deixares ir...ele esta vai ganhar. Nenhum juiz vai compreender.
            Como a festa da escola é no mesmo dia aconselho-te a que combines com ele a forma de ele ir buscar os filhos a festa da escola e articularem os horarios.
            No entanto tb podes usar uma questao...como é que ele marca o baptizado no mesmo dia da festa da escola da filha? Ele nao tinha sido informado dessa festa? É que se foi...aí podes usar isso perante o juiz e virar o feitiço contra o feiticeiro.
            Ultima edição por evian; 23-06-2011, 19:47.
            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

            Comentar


            • Olá a todas,

              Muito obrigada pelas respostas. Só queria dizer-vos que estou a ponderar deixá-los ir, desde que venham a tempo da festa da escola. E isso está a deixar-me mais tranquila. Tenho de pôr de lado a emoção e, neste caso, também a razão (as minhas válidas razões)...

              O meu filho nunca foi baptizado, o pai nunca respondeu, nem provavelmente ouviu. Disseram-me que depois dos 3 anos já não baptizam as crianças, que estas, após completarem essa idade, terão de fazer a 1ª comunhão também.

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
                O meu filho nunca foi baptizado, o pai nunca respondeu, nem provavelmente ouviu. Disseram-me que depois dos 3 anos já não baptizam as crianças, que estas, após completarem essa idade, terão de fazer a 1ª comunhão também.
                Olá, Suz.

                Sei que provavelmente nunca respondi ao teu tópico, mas quero que saibas que o leio e que espero sempre ansiosa por notícias vossas, na esperança que, a cada post, tenham um pouco mais de paz.

                Sobre essa situação do baptizado, eu não sei se depende de paróquia para paróquia, mas o meu Irmão mais novo (agora com 13 anos) foi baptizado com 5 anos feitos, por isso informa-te bem sobre essa situação. Não desistas de baptizar o teu menino só porque o progenitor entende que ele não importa, faz uma festinha para vocês e acredito piamente que será um dia de grande alegria para ti, os teus filhotes e as pessoas que vos rodeiam e que certamente gostam de vocês.

                Um grande beijo.
                Receitas da Lótus

                Comentar


                • Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
                  Olá a todas,

                  Muito obrigada pelas respostas. Só queria dizer-vos que estou a ponderar deixá-los ir, desde que venham a tempo da festa da escola. E isso está a deixar-me mais tranquila. Tenho de pôr de lado a emoção e, neste caso, também a razão (as minhas válidas razões)...

                  O meu filho nunca foi baptizado, o pai nunca respondeu, nem provavelmente ouviu. Disseram-me que depois dos 3 anos já não baptizam as crianças, que estas, após completarem essa idade, terão de fazer a 1ª comunhão também.
                  Olha que te informaram mal sobre o baptismo depois dos 3 anos... Ainda há pouco tempo fui madrinha de crisma e, naquele dia, o padre baptizou uma mulher que, logo a seguir foi crismada. E ela não fez 1ª comunhão nenhuma... E crismou-se porque quis.

                  Informa-te melhor. Se quiserem baptizar o menino, podem fazê-lo em qualquer momento. Basta ver a agenda do padre (há padres que só fazem baptizados no Natal e na Páscoa... era assim na paróquia ao lado da minha).
                  Um dia também hei-de chegar ao meu jardim... por enquanto, vou apanhando as pedras, uma a uma..

                  Comentar


                  • Olá Suz,

                    tb eu acho q estás mal informada acerca da idade do baptismo...já ouvi falar de crianças baptizadas ao mesmo tempo q a 1ª comunhão...
                    acho q deves é pensar nisso a sério se achares q deves e dps ver isso com calma

                    qt à questão, se resolveres deixar ir os teus filhos, continuo a achar q deves é aproveitar p por por escrito q já tentaste "acertar" com o pai do teu filho o baptismo dele e ele nunca se importou, p ficar escrito, entendes?
                    penso q o juís não irá ver isso bem...

                    uma resposta tipo: concordo, pq considero um acontecimento importante na vida de um ser humano, mas pelos mm motivos, entendo q devas pensar então agora a sério no q já te tinha proposto várias vezes e baptizarmos tb o nosso filho, blá, blá

                    e se de facto ele tinha conhecimento da festa da escola, pode sim senhora, ter escolhido a mm data com a intenção de q fosses discordar deles irem, por isso deves ponderar, ok?

                    bjinhos e q Deus te ajude a carregar esse fardo...pq o é!

                    Comentar


                    • Boa tarde,

                      Acabei de enviar o email de resposta ao meu ex. No início da manhã já ele tinha enviado um segundo email a pedir-me para eu responder até ao final do dia. É preciso ter lata! Não tem pressa com o essencial na vida dos filhos, mas para isto já não pode esperar. Realmente dá que pensar que ele pensa que eu diga não.

                      Respondi-lhe que sim, não sem antes ter indagado os meus filhos que não se mostram particularmente entusiasmados. Quiseram saber em que consistia e perguntaram logo se aquilo demorava muito tempo. Entretanto, a minha filha lembrou-se de ver fotografias do seu baptizado e disse "ah, eu também já fui". Em consequência, o meu filho pergunta "e eu?" "não foste ainda mas vais ser, a mamã vai tratar disso". Também lhes perguntei sobre a festa da escola e em unanimidade, ficaram todos contentes porque iam estar com os amigos (alguns já "adoptaram" o meu filho como colega), a do ano passado foi bem divertida.

                      Portanto, respondi que, apesar de ser avisada com tão pouco tempo de antecedência, face ao evento que era, os deixava ir desde que ele se comprometa em vir trazê-los a horas da festa da escola.

                      Todos os conselhos que vocês me deram, muito válidos e úteis por sinal, levaram-me a esta conclusão. De cabeça quente é difícil fazermos as coisas correctamente. Obrigada pela atenção.

                      Este fim de semana foi do ex. No sábado chegou com meia hora de atraso e encontrou dois filhos pouco entusiasmados para ir. Mas foram. O meu menino só chegou depois das 22h. Vinha apático, calado. Só queria dormir. Só no dia seguinte reparei que tinha os cantos externos dos olhos inflamados (vulgarmente, "assados") e percebi que tinha chorado muito e ninguém lhe tinha enxugado as lágrimas. Perguntei-lhe se tinha chorado. "Sim, eu queria vir para a casa da mamã. A mana também chorou". Suponho (porque a minha filha não mo confirmou) que ela tivesse vontade de regressar com o mano, mas só um volta... Ela regressou ontem, também já depois das 22h, muito cansada. Ia a deitá-la e solto-lhe o cabelo que lhe pentearam preso. Vi que estava todo molhado. Ela contou então que tinha ido a uma piscina à tarde. Bolas!! Às 22h é-me entregue com o cabelo preso todo molhado?! Pois, a mãe que o seque...

                      Comentar


                      • Vou mesmo informar-me sobre o baptismo do meu filho. Só quando tiver informação segura é que vou abordar o ex. Não terá como dizer que não. O cúmulo era achar que podia escolher o padrinho (o irmão dele e a minha irmã foram os da minha filha)! Uma família que só ignorou, aliás, rejeitou o meu filho! Enfim... Primeiro tratar do essencial, depois pensar nesses aspectos...

                        Comentar


                        • Olá Suz, eu cá vou lendo e sempre com uma esperançazita que o teu ex-marido se torne num pai interessado sinceramente no bem estar dos 2 filhos.
                          É uma situação complicada a tua mas acho que ainda não conseguiste deixar o teu ex para trás, ainda há muita mágoa, ainda se nota que te custa muito aceitar o que aconteceu e principalmente aceitar que ele tenha uma nova família.
                          Eu imagino que isso seja tão difícil aceitar quando ele não dá atenção aos filhos, e principalmente ao filho ( e à distinção que faz entre os 2 ) que tiveram enquanto eram uma família, eu também não sei como reagiria, mas acho que também não te faz bem não te conseguires desligar dele como ex., porque não começar a olhar para ele só como pai dos teus meninos?
                          Quando disseste que ele te mandou um mail a dizer que ía baptizar o filho e fizeste questão de escrever entre parêntesis "(da actual relação, que ainda não fez 1 ano)" ou quando dizes que ele apareceu na festa com ela... eu acho que embora difícil mas tens de dar a volta a isto, o que interessa é que tu amas os teus filhos, o pai não é o pai que tinhas sonhado para eles mas será que esse teu "odiozinho" vai ajudar a isso?
                          Outra pergunta que nem sei se já a fizeram por aqui alguma vez. Já pensaste alguma vez na possibilidade da actual companheira dele, participar neste fórum?
                          Bjinhos e continua a ser a excelente mãe que és sempre preocupada com os teus amores.

                          Comentar


                          • Inserido Inicialmente por suzhelen Ver Mensagem
                            Vou mesmo informar-me sobre o baptismo do meu filho. Só quando tiver informação segura é que vou abordar o ex. Não terá como dizer que não. O cúmulo era achar que podia escolher o padrinho (o irmão dele e a minha irmã foram os da minha filha)! Uma família que só ignorou, aliás, rejeitou o meu filho! Enfim... Primeiro tratar do essencial, depois pensar nesses aspectos...
                            Olá Suzhelen, eu nao sou muito de responder aqui, tb pq nao tenho geralmente nada de bom que te possa dizer. A tua situação é mt complicada e só me faz ter uma raiva do nosso sistema...
                            Mas enfim, olha, em relação ao baptismo, eu sou catequista.
                            Não há qualquer limite de idade para o fazer, pode ser ao nascimento, aos 3, aos 10...até em adultos.Pois há ainda hoje casos de pessoas de outras religiões que se convertem ao catolicismo e sao baptizadas nessa altura. Por isso, não te preocupes com isso. Só tens que falar com o padre da zona onde o queres baptizar.
                            Agora o facto de vocês serem separados, e principalmente de ele ter já uma companheira, pode ser um problema para alguns padres (conheço casos desses), mas de qq forma isso não é regra da igreja, por isso se algum te disser que não procuras outro. O padre da minha freguesia é da opiniao que o baptismo nao se nega a ninguém...
                            Qualquer coisa dispõe.
                            E muita força...
                            Beijinhoa para os 3


                            Madrilhada de parto: Pocaontas

                            Comentar


                            • Inserido Inicialmente por Mãe Pipoca Ver Mensagem
                              É uma situação complicada a tua mas acho que ainda não conseguiste deixar o teu ex para trás, ainda há muita mágoa, ainda se nota que te custa muito aceitar o que aconteceu e principalmente aceitar que ele tenha uma nova família. (...) mas acho que também não te faz bem não te conseguires desligar dele como ex., porque não começar a olhar para ele só como pai dos teus meninos?
                              Quando disseste que ele te mandou um mail a dizer que ía baptizar o filho e fizeste questão de escrever entre parêntesis "(da actual relação, que ainda não fez 1 ano)" ou quando dizes que ele apareceu na festa com ela... eu acho que embora difícil mas tens de dar a volta a isto, o que interessa é que tu amas os teus filhos, o pai não é o pai que tinhas sonhado para eles mas será que esse teu "odiozinho" vai ajudar a isso?
                              Olá Mãe Pipoca,
                              Não vou escrever algo como Garanto-te que/Juro que/Não podias estar mais... enganada. Não preciso. Não provo nada aqui a ninguém. O que escrevo aqui sou eu, aquela que sou por dentro, aquela que quem vive à minha volta (sim, Maria Verde!) mesmo a família nem sempre conhece ou adivinha o que me vai na alma. Escrevo tranquilamente que o meu ex, enquanto homem e companheiro, é o meu passado. Nada mais. Ele continua a existir, no entanto, como pai dos meus filhos. E um péssimo pai. Um péssimo exemplo, com direito a t-shirt impressa "the worst dad in the world... or close to...". Como esse indíviduo eu tenho de lidar. Assim como terei e enfrentearei aqueles que deliberadamente puserem o bem estar e a felicidade dos meus filhos em causa. Claro que crescer é dar-lhes espaço e oportunidade de cairem, de se sujarem, de se desiludirem, de procurarem os seus valores... O mundo não é fácil, mas pode ser bonito. Ódio, deixa-me que te diga, já carreguei carga bem maior. Raiva ainda mais. Mas isto só destroi a quem os carrega. Eu desejo e procuro a paz. Talvez também o faça escrevendo e descarregando aqui. É por isso que há quem me julgue também demasiado branda. "Como é que te controlas? Eu já fazia e acontecia...etc" Por eles.
                              Inserido Inicialmente por Mãe Pipoca Ver Mensagem
                              Outra pergunta que nem sei se já a fizeram por aqui alguma vez. Já pensaste alguma vez na possibilidade da actual companheira dele, participar neste fórum?
                              Já me passou pela cabeça. Mas a enfrentar essa hipótese deixaria de escrever aqui. Faz-me falta.

                              Comentar


                              • Inserido Inicialmente por Bia26 Ver Mensagem
                                em relação ao baptismo, eu sou catequista.
                                Não há qualquer limite de idade para o fazer, pode ser ao nascimento, aos 3, aos 10...até em adultos.Pois há ainda hoje casos de pessoas de outras religiões que se convertem ao catolicismo e sao baptizadas nessa altura. Por isso, não te preocupes com isso. Só tens que falar com o padre da zona onde o queres baptizar.
                                Agora o facto de vocês serem separados, e principalmente de ele ter já uma companheira, pode ser um problema para alguns padres (conheço casos desses), mas de qq forma isso não é regra da igreja, por isso se algum te disser que não procuras outro. O padre da minha freguesia é da opiniao que o baptismo nao se nega a ninguém...
                                Qualquer coisa dispõe.
                                E muita força...
                                Beijinhoa para os 3
                                Olá Bia26,
                                Muito obrigada pelo esclarecimento. Além do meu ex sempre ignorar o assunto do baptismo do meu filhote, vi a igreja muito fechada no tratamento do meu caso em particular. A avaliar pela dificuldade que foi baptizar a minha filha: papeis a provar que os pais eram casados, baptizados, tinham feito a 1ª comunhão, os padrinhos idem... que na altura nem a minha irmã era casada (agora dizem que já não pode porque não casou na igreja?!), fizémos todos um curso com um diácono, tivémos de pagar uma multa ou pedir autorização ao bispo para baptizarmos fora da paróquia de residência, mal olhados porque não eramos vistos nas actividades da paróquia, enfim...

                                Mas vou insistir porque para mim o baptismo - não propriamente o baptizado - é importante. Obrigada, se tiver de bater a mais que uma porta, seja!
                                Bjinhos para ti.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X