Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mães a tempo inteiro. Porquê?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #76
    RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

    Eu sei que é utópico...infelizmente!



    Exactamente, o valor aqui tb vai subindo conforme a idade.

    Agora digam-me cá...pq é que PT ha-de ser o unico pais da europa ocidental com ordenados e abonos de familia que so sao comparaveis com a europa de leste ou paises com politicas manhosas??

    Porque se vai pensar para sempre que é utopico quando se gastam milhoes em frotas de carros...

    Caalex melhor que outra pessoa (porque vives no benelux) sabes que as prioridades aqui sao diferentes. Tá bem que em muita coisa parece que estamos parados nos anos 80...E esta malta meio formatada da cabo dos nervos ( aí talvez nao se sinta tanto devido à percentagem de tugas ) Agora aqui dá-se pouca importancia ao bom aspecto e ao bonitinho. Importante é funcionar. Aqui quer-se la saber da gravata ( na suécia entao...) e tb ninguem quer saber se és doutora ou engenheira quando falam contigo...E tudo isto se reflete na economia.

    Para mim é uma vergonha que PT tenha o ordenado minimo mais baixo da europa ocidental...

    Eu acho que é utópico mas nao é porque a economia nao o permite, é porque a vontade politica no existe. E isso deixa-me triste.
    Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

    Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

    Comentar


    • #77
      RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

      Deixo-vos aqui a aparente razão dos nossos problemas... transcrevo o que me enviaram para o mail.



      "Um homem ia a passar junto à Assembleia da República e ouve uma gritaria ."Filho da ****, Ladrão, Assassino, Traficante, Mentiroso, Pedófilo, Vagabundo, Sem Vergonha, Vendido, Usurário, Foragido à Justiça, Oportunista,..."

      Assustado, o homem pergunta ao segurança:

      "O que está a acontecer? Estão a brigar ?!

      "Não", responde o segurança. "Para mim estão a fazer a chamada para saber se falta alguém"!!!"

      Visitem o meu blogue www.solsemnuvens.blogspot.com coisas lindas para meninas e não só!
      Assinem e divulguem a petição online - abono de família, um direito de todas as crianças- http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N6273

      Comentar


      • #78
        RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

        Uiii essas das provas de condiçao e de se ter de dizer qt se tem em poupanças dá cabo de mim!!!

        A bélgica é um dos paises do mundo onde mais se poupa. Até vos digo, nao sei como é que esta malta consegue aos 30 anos pagar casas quase a pronto e comprar carros sem emprestimos e o caraças...mas aqui é comum!

        E pronto, mas podem ter abono de famiia que isso nao é tido em conta LOL

        Eu rio mas na verdade fico triste pq PT é o meu país.
        Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

        Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

        Comentar


        • #79
          RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

          Por acaso aqui liga-se ao bom e ao bonito (capital rules), mas nos outros aspectos é como dizes.

          Acho que é mesmo a situação económica e não a falta de vontade política. Ok os políticos q temos tido ao longo dos anos não são competentes, mas são o reflexo da sociedade de onde vieram. Portugueses para o bem e para o mal.

          Comentar


          • #80
            RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

            evian (29-09-2010)"Também os filhos dessas mães que ficavam em casa (e remuneradas) não teríam direito a frequentar creches publicas, a não ser aos 5 anos. Logo aí também haviam mais vagas para os filhos de quem trabalha fora de casa.







            Parece-me que sería um pouco mais equilibrado assim."















            Com esta frase caiu-me tudo!!







            Sei que nao ter sido por mal...mas pergunto...o que é que uma coisa tem que ver com a outra??? O porque é que a aprendizagem que se faz dos 3 aos 5 no jardim de infancia deve ser minimizada desta forma?? Se calhar é por isto que em PT ir para o jardim de infancia continua a ser como ir para " ali" ( leia-se qq lugar para os pais irem trabalhar)!







            Uma coisa nao tem que ver com outra.







            Já percebi que isto de receber ordenado por ficar com os filhos em casa nos 3 primeiros anos por exemplo, causa algumas duvidas a algumas pessoas...sendo assim coloco a questao de outra maneira.







            Coloco-a como se coloca na Noruega, e na Suécia e como se colocava em França à 30 anos atrás :w00t: onde a minha sogra optou por nao trabalhar ( trabalhava o meu sogro e obviamente descontava) por receber um abono de familia decente com extra por a me se dedicar a tempo inteiro aos filhos.







            Pois é...e se falarmos entao de um abono decente?? Parece-vos mal? Nao? Entao nesse caso falemos assim.







            Quantas mães se recebessem por 3 filhos cerca de 600 euros optariam por ficar em casa??? De certeza que muitas!







            Cerca de 600 euros ( sao mais de 500 mas nao sei precisar) é o que se recebe aqui na bélgica de abono por 3 filhos. Nao interessa o que fazem os pais. O que interessa é o numero de filhos. Por isso e nao me digam que nao influencia, aqui é mais que comum ter 3 filhos. Acho que é até o objectivo da maioria doa casais.







            Eu fiquei em casa no primeiro ano de vida do meu filho por opção...depois fiquei porque o meu filho aos 3 anos nao tinha lugar num jardim de infancia publico...e eu como educadora tb não!!! Irónico?? Muito.







            Porque é que acontece?? Porque nos grandes centros as crianças nao têm vagas...Porque o nosso governo nao gasta dinheiro ( espera gastam para as frotas de carros) a abrir jardins de infancia. Deixam crianças sem escola ( ou sem deposito, depende do ponto de vista) e os educadores de infancia sem emprego...que depois têm que procurar nos privados onde lhes oferecem 400 euros a recibos verdes, quando existe uma tabela oficial para cumprir. E o gosverno sabe... e é conivente. E é promiscuo até.







            Ora entao, e perante o facto de em PT eu receber 0 euros de abono de familia, de eu nao ter emprego como educadora , e de o meu filho nao ter tido direito a um jardim de infancia publico e de qualidade, acho que a minha maior preocupação nao vai se é justo ou nao para o governo apoiar as familias que pretendem poder ter este tipo de opção.







            Acho que é mais que justo!







            O que se deveria exigir ao governo seria um abono de familia decente com componente extra para familias cujas maes queiram optar por ficar com as crianças até aos 3 anos.







            Este é o ponto de vista que como mãe e educadora de infancia me parece criar mais consensos e ser o mais benéfico para as crianças.







            Ainda acerca das Noruegas e Suécias... As maes nao podem ter carreiras??...Eu diria mais que as mulheres...e os homens nao dão a mesma importancia as carreiras que nós temos tendencia a dar. É uma questao cultural eu acho. A familia é vista de forma diferente. O apoio que se dá a familia tb! SE um filho está doente não é preciso rezar antes de ir pedir ao chefe para faltar...nem é preciso pedir...é só comunicar.


            Olá,

            Eu aqui estava a falar no contexto de uma mãe (ou pai) ficar em casa a receber um ordenado (pago pelo estado) para fazer um acompanhamento aos filhos em casa. Assim, não parece justo que essas crianças fossem ocupar lugar de outras crianças, até uma determinada idade, filhas de pais que trabalham fora de casa.

            Para mim, é muito importante que as crianças andem no jardim de infancia, que tenham acesso a todas actividades, aprendizagens etc. E não considero que as creches / jardins de infancia sejam depósitos de crianças...

            Perfeito mesmo eram os ordenados terem outro nível, para que um membro do casal pudesse dedicar mais tempo aos filhos, trabalhando em part-time ou não trabalhando fora de casa, até. Mas não me parece que esta venha a ser a realidade deste país... pelo menos para a maioria.

            Comentar


            • #81
              RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

              opá o tempo não estica para aqui vir



              Evian, falaste e disseste tudo, utópico é pensar q as coisas estão como estão e não vale a pena fazer nada :w00t: !



              Concordo q vai levar tempo mas por algum lado temos q começar. "Se quiseres mudar, muda q o mundo muda contigo "



              É-me inconcebivel estar constantemente a ouvir noticias como não existe dinheiro para creches, para abonos, para apoios às mães, às familias (pronto falando neste tópico, já nem falo no resto) e depois vermos noticias das compras de automoveis de topo de gama, do esbanjamento em estudos e estudos e mais estudos das grandes obras (e eu conheço por dentro alguns casos aberrantes) ](*,) qd nos vêm dizer à boca cheia q estão a cortar com a despesa :w00t:



              Vocês não são de acordo ?



              Eu aposto q se as coisas mudassem, até haveria mais gente a querer trabalhar e a descontar direitinho, mais postos de trabalhos ...



              A minha opinião vai completamente a favor desses "tipos do norte" :P , em vez de se investir nas aparências dos fatos de luxo, q se aposte na qualidade de vida sim mas na qualidade de vida interior, na satisfação interna, um trabalho em q a pessoa tenha mais satisfação traz mais rendimento.


              Comentar


              • #82
                RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                Olá mamas



                Eu tenho acompanhado o vosso tópico pois estou a pensar a ser mama a tempo inteiro mas ainda estou com algumas duvidas em relação ao que toca a dinheiros....

                Se não for meter-me muito nas vossas vidas como fazem? Vivem só do ordenado do marido? ou fazem algo extra mas em casa?

                Desculpem as perguntas mas queria ter um exemplo



                bjs
                13 de julho de 2009. POSITIVO
                madrinha titaP E Tuxa+2
                socia nº 19 \"Em busca da cegonha 2

                http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 48

                O meu blog:

                http://caixinhadacegonha.blogspot.com/

                Comentar


                • #83
                  RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                  Olá mamãs,



                  desculpem a intromissão....também eu sou mãe a tempo inteiro e não à dinheiro que pague!!!!....sinceramente fiquei chocada com algumas coisas que li aqui....até o próprio titulo do tópico....enfim



                  ser mãe a tempo inteiro porque sim!!!!!!!!!!!!!!......no meu caso particular, quando o meu filho nasceu a empresa onde trabalhava estava mal e começou a negociar com todas as grávidas e eu fui incluída.....inicialmente fiquei com medo pelo nosso futuro mas trouxe um bom dinheiro que posso dizer que quase 3 anos depois ainda dura!!!!!..... o meu marido não ganha mal mas não somos ricos e vamos vivendo bem!!!... e por isso decidimos que ficaria em casa. Foi a melhor opção que poderia ter tomado!!!



                  O que eu acho triste é o meu filho não ter os mesmos direitos que os outros!!!! PORQUÊ????? Eu na minha vida profissional já descontei mais que o suficiente para o meu filho ter todos os direitos e mais alguns!!!!!



                  Até a miséria de abono que recebia 11€ e pouco que nem para um pacote de fraldas dá, vão tirá-lo!!!!

                  Para quê??? Para que os filhos dos supostos governantes deste país tenham os filhos em colégios particulares!!!



                  O meu marido faz descontos que chegam para nós os dois.....e para onde vai esse dinheiro???? Para pessoas que vivem à conta do rendimento mínimo e se as chamarem para trabalhar não querem!!!!



                  Por isso o meu filho tem que ter os mesmos direitos que os outros, porque os pais pagam para isso!! (mesmo tendo a mãe em casa) seja para ter abonos, sejam infantários e seja outra coisa qq.....



                  Em países civilizados ajudam as mães a tempo inteiro para que possam cuidar dos seus filhos, aqui só nos roubam e criticam......dá a sensação que estamos em casa porque não nos apetece trabalhar:w00t::w00t::w00t: pois eu garanto que trabalho mais em casa do que quando trabalhava fora!!!! e nem por isso tenho ajudas!!!





                  Desculpem o desabafo e o testamento mas estou farta de sermos criticadas por termos tomado uma opção que estou certa que 90% das mães gostavam de o fazer se pudessem....as nossas mães também o faziam e digam lá se não foi tão bom!!!!!



                  Beijinhos







                  Comentar


                  • #84
                    RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                    Bichinho (16-10-2010)Olá mamãs,







                    di chocada com algumas coisas que li aqui....até o próprio titulo do tópico....enfim







                    ser mãe a tempo inteiro porque sim!!!!!!!!!!!!!!..









                    Em países civilizados ajudam as mães a tempo inteiro para que possam cuidar dos seus filhos, aqui só nos roubam e criticam



                    Desculpem o desabafo e o testamento mas estou farta de sermos criticadas por termos tomado uma opção que estou certa que 90% das mães gostavam de o fazer se pudessem....as nossas mães também o faziam e digam lá se não foi tão bom!!!!!







                    Beijinhos






                    OLá.



                    Não entendi porque não gostaste do título do tópico. Eu sou mãe a tempo inteiro e fui eu que fiz a pergunta às outras mamãs "como eu". Para ter noção de quantos éramos, partilhar experiências, etc....



                    Em segundo lugar o que te chocou ler???a mim NADA, cada pessoa deu construtivamente a sua opinião!!



                    Dizes que aqui só nos roubam e criticam, concordo contigo, sou uma das mães que concorda que deviamos ser ajudadas de alguma forma, sujeitas a algum tipo de "inspecção" por quem nos remunerasse.



                    E não, a minha mãe não o fazia, nem a mãe do meu marido nem a maior parte das mães das pessoas que conheço..trabalhavam fora imensas horas por dia e algumas acham estranho que eu não faça o mesmo...



                    desculpa, mas fiquei sem perceber bem a tua intervenção...

                    Comentar


                    • #85
                      RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                      Olá mãe de 3,



                      desculpa se levaste a mal o que escrevi.....pensei que o teu porquê no nome do tópico fosse no sentido de porque é que há-se ser assim se existem tantas mães que trabalham e cuidam dos seus filhos ao mesmo tempo!....e dou-lhes imenso valor....mas eu optei por fazer de outra maneira e já não é a 1ª vez que recebo uma critica nesse sentido....

                      o que me chocou foi ler uma mamã dizer que os filhos de mães a tempo inteiro não teriam que ter o mesmo acesso a infantários públicos que um filho de uma mãe que trabalhe....não percebo porquê, mas isso é a minha opinião!!!!



                      Volto a pedir desculpa se não me expliquei suficientemente bem....ou se entendi as coisas de forma diferente!!!





                      Quanto à minha mãe....tive-a a maior parte da minha infância a cuidar de mim o tempo inteiro, nunca fui a um infantário, não sei se seria melhor ou pior se o tivesse frequentado mas o que é certo é que tive uma infância feliz....não me posso queixar!!!

                      A minha realidade ai foi diferente pois, por ex, as minhas tias (e são algumas) tb ficaram em casa com os filhos....são pontos de vista diferentes!!!!



                      mais uma vez, desculpa:heart:heart:heart:heart:



                      Bjs













                      Comentar


                      • #86
                        RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                        Bichinho (16-10-2010)Olá mãe de 3,



                        ..pensei que o teu porquê no nome do tópico fosse no sentido de porque é que há-se ser assim se existem tantas mães que trabalham e cuidam dos seus filhos ao mesmo tempo!....e dou-lhes imenso valor....mas eu optei por fazer de outra maneira e já não é a 1ª vez que recebo uma critica nesse sentido....



                        o que me chocou foi ler uma mamã dizer que os filhos de mães a tempo inteiro não teriam que ter o mesmo acesso a infantários públicos que um filho de uma mãe que trabalhe....não percebo porquê, mas isso é a minha opinião!!!!




                        Bom dia!!Não Bichinho, o titulo do meu tópico como já expliquei foi para encontrar mamãs COMO EU, por curiosidade, partilhar experiências do dia a dia. Basicamente descobri que praticamente todas damos em loucas ao final do dia ehehehehehe!!



                        A Cláudia estava a sugerir isso, no sentido da remuneração. Ou seja, para a mãe atempo inteiro ser REMUNERADA, então ficaria com a criança em casa e não teria "direito" a pô-la na creche. Isto foi apenas uma sugestão da Cláudia, para uma ideia de "regras" para uma pessoa se candidatar a ser mãe a tempo inteiro.



                        É pena que seja tudo tão utópico. Talvez um dia!!!!



                        beijocas

                        Comentar


                        • #87
                          RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                          danny1999 (15-10-2010)Olá mamas







                          Eu tenho acompanhado o vosso tópico pois estou a pensar a ser mama a tempo inteiro mas ainda estou com algumas duvidas em relação ao que toca a dinheiros....



                          Se não for meter-me muito nas vossas vidas como fazem? Vivem só do ordenado do marido? ou fazem algo extra mas em casa?



                          Desculpem as perguntas mas queria ter um exemplo







                          bjs


                          Olá mamãs...

                          Eu sou mae a tempo inteiro de uma linda menina, não por opção...mas adoro!!!

                          sou tambem educadora de infância pelo que nao concordo que hajam crianças que nao tenham direito a frequentar infantários, bem pelo contrário, as aprendizagens feitas lá sao completamente diferentes das de casa...

                          Em relaçao a dinheiros, não é facil, como ja disse nao foi por opção, mas fiquei desempregada aos 3 meses de gravidez e até agora nada!!!

                          o salario do meu marido é uma miséria e o que ia ajudando era os tostoes que trazia das horas extra.no entanto a partir deste mês nao ha horas para ninguem, e quem quiser quer, quem nao quiser que saia pq nao falta quem queira trabalhar.é triste mas foi mesmo o que lhe disseram.

                          vou colocar aqui por perto panfletos para dar explicações, tomar conta de crianças ou de idosos, pois doutra maneira é mt dificil. tenho a enorme vantagem de nao pagar renda, pois moramos com os meus pais, mas mesmo assim...não é facil.

                          no entanto vale a pena cada sacrificio ao vermos as coisas que ela faz pela primeira vez!

                          E, sem duvida se eu tivesse possibilidades, ficava sempre com ela em casa, e tratava já de "encomendar" outro:hehe:


                          Madrilhada de parto: Pocaontas

                          Comentar


                          • #88
                            RE: Mães a tempo inteiro. Porquê?

                            Ola maede3 e a todas as mamãs,



                            N li todas as paginas do topico...mas o q li gostei e so intervi p dizer que, como mãe trabalhadora (fora de casa), admiro mt as mães a tempo inteiro! Pq, realmente, acho q daria em louca! Apesar de, obviamente, adorar de puder acompanhar mais os meus filhos.



                            Confesso q n trabalho no q gosto e tb n é na minha area de formação academica, mas n conseguiria ficar a tempo inteiro em casa. Por essa razao vos admiro! Cuidar de filhos, casa, marido e tudo o q esta inerente n é facil!!! Mesmo!!! Tb concordo q deviam ser remuneradas, sim!!! é um trabalho e peras!!!! eu qd estou em casa c os miudos e, claro, q tenho q fazer toda a lida domesctica (q odeio!!!), chego ao final do dia c a minha cabeça em agua. Bem mais cansada do q um dia de trabalho! (bom...agora nem tanto...pq passei a estar 8 horas em pé...)



                            As mães a tempo inteiro estao realmente numa situação ingrata no q diz respeito a direitos, apoios, remuneraçoes, etc...é francamente, injusto!



                            Mas, tal como ja foi dito, neste país n ha lugar p maes! Nem as q o sao a tempo inteiro, nem p as q trabalham fora! É um drama dizer no emprego q se fica em casa pq um dos miudos, ou os dois estao doentes, ou q se tem q sair mais cedo p ir ao medico, ou pq se tem q alterar o horario p conseguir ir busca-los a escola! Somo vistas de lado por toda a gente. Patrão (mm a "aceite") e, principalmente, colegas. Tanto homens como mulheres!



                            Gostaria sim, de estar uns tempos como mae em full time! P usufruiur mais dos meus filhos. Pq o tempo voa e n acompanhamos nada!!! Eu vou deixar os meus as 8h30 á escola (entro no trabalho as 9h) e vou busca-los ás 18h e pouco (saiu as 18h..mas saia as 18h30..tive q pedir alteraçao de horario, logo trabalhar mais noutras alturas ou receber menos p os conseguir ir buscar, pq a escola fecha as 18h30).

                            Fico sempre c o coraçao apertadinho qd os deixo tao cedo e qd la chego e sao os unicos... mas n tenho alternativa. O ordenado so do meu marido n daria mm...por isso tem q ser...



                            Vou acompanhando o q escrevem...



                            bjs bjs


                            [/url]


                            o nosso blog
                            http://pontodeviragem-rlla.blogspot.com

                            Comentar


                            • #89
                              Olá mamãs

                              à muito que não passava aqui mas este assunto não está esquecido, continua na minha mente

                              Tenho uma novidade: ontem vi na Tv, estavam a falar sobre as várias pensões de reforma na Suiça, que as pessoas que tivessem tido crianças a seu cargo a tempo inteiro, tb têm direito a uma pensão de reforma , uma medida q eu acho que é justa.

                              Não aprofundaram o assunto e eu gostava de saber mais... alguém daqui é da Suiça q possa obter mais informações ou tem algum conhecido lá ?

                              Obrigado a todas pela partilha de experiências

                              Comentar


                              • #90
                                Olá a todas
                                desde setembro que estou em casa como acabou o contrato do meu trabalho e estava gravida até agora foi dificil arranjar alguma coisa e já perdi a esperança até porque o bebe nasce em Janeiro.

                                Apesar disso decidimos continuar a deixar a piolha na creche pois em casa as opçoes eram poucas e eu gravida sem poder fazer esforços ia ser um pouco dificil. Contudo fiz alterações aos horario da escolinha e comecei a leva la às 9:30 e a ir busca-la às 16. Assim tenho tempo de estar com ela e tempo para deixar tudo pronto para quando a for buscar ter o tempo todo para ela.

                                Tambem tal como a Patims ouvi a reportagem ontem da Suiça e isso vem de encontro ao que eu sempre disse que as mães a tempo inteiro deviam receber um subsidio qualquer ou ter alguns beneficios, nem falo tanto de um possivel "ordenado" ou subsidio mas de algumas ajudas.

                                Uma das coisas que tenho encontrado nas minhas pesquisas (faço alguns trabalhos manuais e costuras) por exemplo na América existem muitas mães a tempo inteiro que ensinam os filhos em casa ou seja o estado reconhece esse tipo de ensino, cá acho que isso não é permitido.

                                Com este rebento que vou ter agora se ainda estiver desempregada vou ponderar ficar com ele em casa pelo menos até ele ter 3 anos. Se puder claro porque infelizmente o dinheiro é sempre um argumento forte na nossa decisão.

                                Já agora digam me a vossa opiniao: Eu achei que a minha filhota (quase 3 anos) já não se aguentava em casa com as brincadeiras que faziamos precisava de mais e por muitas idas aos parques para ela brincar com os outros meninos (poucos porque aqui perto não à muitas crianças )achei que ela começava a querer ficar mais tempo com eles para brincar por isso tambem a decisao de ela continuar na creche. Voces como fizeram com que idade os puseram na escola ????

                                Beijinhos a todas
                                Ultima edição por susanamotavilas; 10-11-2010, 21:41.





                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X