Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Fica com a avó quando for trabalhar...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Fica com a avó quando for trabalhar...

    Daqui a 3 meses vou começar a trabalhar e a minha sogra é que vai ficar a tomar conta da piolha, porque não trabalha.
    Desde que ela nasceu que sempre que nos visita ou nós a visitamos, faz SEMPRE questão de lembrar que vai tomar conta dela e que depois faz isto e aquilo, e que já falta pouco e eu sempre com um nó na garganta porque vou ter de ir trabalhar e deixar a minha filhinha linda durante aquelas horas. Será que ela não tem a noção do sofrimento que é para mim estar sempre a ouvir essas coisas??? Ela até pode estar contente de ficar com ela durante umas horas, mas podia bem ver o meu lado!

    O que mais me chateia é que ainda não sei como vou-lhe dizer certas coisas sem querer ofender, é claro... porque ela ainda não percebeu que a menina vai lá ficar mas eu faço questão em levar para lá tudo o necessário e indispensável para o bem estar da minha filha.

    Aqui vão algumas conversas recentes:

    SOGRA: Já lavei uma carpete para depois a minha menininha estar em cima dela na sala!
    EU: Não se preocupe que depois nós compramos umas coisas próprias para colocar no chão que são de borracha tipo um puzzle para ela estar em cima. Além de ser mais fofinho, as carpetes podem fazer mal a alergias.
    SOGRA: Ahh não é preciso nada disso, eu criei os meus filhos e isso não faz mal nenhum.
    EU: (calei-me, quando chegar a altura compro e levo para lá e acabou-se a conversa).


    SOGRA: Quando ela vier para cá tem ali uma caminha de casal para estar lá deitadinha a dormir e já pensei como hei-de fazer, vou colocar um colchão no chão, se ela cair da cama, cai em cima do colchão!
    EU (já possessa mas a disfarçar): Nós depois trazemos a cama de viagem que temos lá em casa para ela dormir durante o dia ou mesmo estar lá acordada.
    SOGRA: Não é preciso trazerem nada. Os meus filhos também nunca cairam da cama em bébés, também mal vai que ela caia.


    SOGRA: Depois a avó dá muitas papas à bébé! Vai comer muitooo!
    EU: (nem resposta)


    Estas conversas irritam-me profundamente! Ainda não sabe no que se meteu, porque eu vou levar para lá uma espreguiçadeira, um puzzle em borracha para colocar no chão, brinquedos, deixo-lhe lá um aquecedor de biberons para aquecer as papas e leite que eu própria faço em casa e deixo-lhe tudo já pronto para ela só aquecer e dar nas quantidades que eu achar que a piolha deve comer!
    Acho que quando souber disto tudo não vai gostar, mas se não gostar azar! Que stress, parece que pensa que deixo lá a minha filha e pronto, ela que trate de tudo o resto, mas não vai ser assim não vai não...

  • #2
    RE:

    Ai meu Deus, também passei por esses stresses todos...
    Eis o que fiz: bati sempre o pé em tudo e as coisas ou se faziam à minha maneira ou acabavam-se as benesses. A minha sogra também estava sempre a querer ver se eu mne despachava a arranjar emprego e ainda nem a meio da licença ia...
    Quando vim para o POC, combinei de deixar as filhotas uma semana com a minha mãe e uma semana com ela, à vez. Mas deixei logo bem claro que eu é que levava as coisa de que as gémeas precisavam e que não queria que corresse riscos absolutamente nenhuns só porque fez isso com o filho. Arranjei um livrinho com os cuidados mais urgentes a ter, com dicas da Dodot e dos pediatras da maternidade, que a sogra tem muito em conta (que o meu marido chama de "livro de instruções" mas não quero saber) . Não é estupidificar a sra, mas se ela tivesse o bom senso de se calar e não dizer uma série de disparates, isto não seria necessário. A minha mãe não é nada assim.

    Eis o que faço: como tenho um horário tramado e saio tarde, ela prefere (e eu também) ir lá para casa tomar contadas miúdas. Não me mexe em nada (fiz uns testes :sneaky e, às vezes, até me limpa o fogão ou passa a ferro, enquanto toma conta das netas, o que agradeço. Quando as deixo em casa dela (tal como faço na minha mãe) , levo tudo: carrinho bengala (onde dormem) , cadeiras de suspensão paracomere, iogurtes, leite, sopas (que eu sempre fiz questão de fazer) , mudasde roupa, fraldas, toalhetes, pomadas, etc. Ando sempre como os ciganos com a tralha atrás mas tenciono ser eu a criar as minhas filhas, tal como ela fez com o dela. A vez delas serem mães já foi, agora somos nós. E isso tem que ficar bem claro.

    As coisas têm funcionado bem e tudo tem sido feito como eu digo. Se algo não fica bem (uma sesta fora de horas ou uma refeição tardia) , quer com ela quer com a minha mãe, eu chamo à atenção, de forma educada mas firme.
    Boa sorte e tenta flar com ela quando ela comneçar com esses desvaneios.

    Comentar


    • #3
      RE:

      Não vai ser fácil....
      http://manasecompanhia.blogspot.com/


      Comentar


      • #4
        RE:

        Tem que haver bom senso, por favor...ou seja, nem a avó pode fazer tudo como lhe dá na veneta, sem ter em atenção as indicações da mãe, nem a mãe pode transformar a avó numa débil mental ou num robot, limitada a cumprir um "caderno de encargos"! Estou a pôr-me no papel de "advogado do diabo" pq sinto, nesta coisa de mães e sogras, que por vezes há uma certa dificuldade em ver a posição do outro lado, como se a verdade absoluta pertencesse todinha a uma das partes...
        Passando a exemplos concretos, é claro que a Bolotinha deve levar a cama de viagem e o puzzle para o chão, mas...levar tudo preparado (leite e papas) não será afrontar a avó, passar-lhe um atestado de incompetência? Até pq nesta altura do campeonato, sabe-se lá se a menina vai ser uma máquina trituradora ou um daqueles bebés que levam uma mãe às lágrimas para comer umas míseras colheres? Neste último caso até dará jeito a paciência de avó, não?... E já agora, leite e papas têm que ser preparadas na hora...o que pode (e deve) ser feito é uma tabela de quantidades, mas depois tem que haver confiança, a mamã não vasi estar lá à hota das refeições...
        Da mesma maneira, uma sesta fora de horas ou uma refeição tardia acontece a todas mães (ou não? a mim acontecia e acontece...) Como reagiríamos se, por ex., o nosso marido nos chamasse a atenção por isso???
        O conselho que vos dou (a quem o queira aceitar, obviamente, podem ignorar-me que eu não me chateio!) é que pensem sp nas duas partes e ponham a criança acima de tudo. É excelente para um bebé poder ser cuidado pelos avós nos primeiros anos de vida e não faz mal nenhum que haja diferenças nos hábitos, em várias pequenas coisas. De qq maneira, se o bebé for para uma creche ou uma ama, os cuidados são padronizados, não vão fazer tudo como a mãe faz em casa! Pq é que a avó tb não pode ter alguma liberdade de acção (em coisas que não prejudiquem o bebé, bem entendido)?
        As avós das minhas filhas moram longe, mas a minha mãe passou gds temporadas em minha casa, sobretudo no 1º ano de vida, a ajudar-me com as gémeas. Acreditem que impliquei com coisas que hoje, vendo á distância, admito que não tinha razão nenhuma...ou então eram coisas sem importância e hoje sei que não havia uma só maneira de fazer as coisas...

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá

          Como te percebo... mas acredito que ela não faça por mal. Eu passei pelo mesmo com a minha sogra e digo-te que não vale a pena sofreres por antecipação. Aproveita agora que ainda estás com a tua bebé a tempo inteiro. Quando chegar a altura fazes como tu dizes, (tapate, cama, etc) porque tú é que és a mãe!! Com a minha sogra ela não teve outro remédio senão aceitar as minhas indicações. Apesar de tudo não estou arrependida e hoje a minha princesa adora os avós. Tenho de andar sempre encima de certas coisas, mas acho que a coisa até corre bem.
          A minha sogra também me ajuda para que eu possa estar mais tempo com a princesa. Leva roupa para engomar e de vez em quando faz-me uma ou outra refeição. Ela percebe e já me disse, que ninguém consegue substituir a mãe e que o que interessa é que a neta esteja bem, e que a mãe é que sabe o que é melhor para a filha.
          Acredita que no inicio ela não pensava assim (ou pelo menos não demonstrava), dava as mesmas respostas: já criei o meu filho, sei muito bem como fazer... No entanto já reconheceu que afinal não sabia muita coisa e que é melhor fazer como eu lhe digo.
          Resumindo: não stresses e vais ver que no dia a dia, e falando com calma, as coisas resolvem-se.

          Bjkas
          __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ____



          Comentar


          • #6
            RE:

            O pior é que sinto que sempre que falo ela nem me ouve :? Há conversas que eu começo a falar e quando dou por mim estou calada a ouvir as histórias dela acerca do assunto que eu estava a falar.

            E a minha sogra é do tipo que acha que todos têm fome e ela tem de alimentar toda a gente. Não pode ver ninguém sem comida à frente... estou mesmo a ver que depois vai andar sempre a empurrar comida para a bébé... já agora quando a vê a mamar, está sempre a dizer: "Olha que ela é de muito alimento! Ai é é! Olha como mama tanto.", e acha que tem de se dar tudo o que eles querem comer senão ficam com o cabelo em pé... Ainda hoje quando vou lá a casa ela acha que a comida que nós gostamos é batata frita, como somos novos (30 anos) podemos comer de tudo que não faz mal e sopa tem vergonha de dar porque acha que é só para eles (sogros), os mais novos não gostam, nem é comida para eles, não enche, não alimenta. Daí eu querer levar a comida dela, embora saiba que se ela quizer dá-lhe coisas sem eu saber...
            Um exemplo, agora a amamentar à certos alimentos que não posso comer que já vi que fazem-lhe prisão de ventre, por exemplo laranja e ela tá sempre a por-me laranjas à frente para comer, ou sumo de laranja e eu sempre a dizer que não.

            Para finalizar detesta fazer as coisas à minha maneira... quando estava grávida, chegou a vir cá a casa limpar e eu dizia-lhe quais os produtos que eram para limpar o chão de madeira, o mosaico, wc e tudo mais, ela limpava com eles mas estava sempre a dizer "tá beeemmm, é como a (bolotinha) quer...., é a maneira dela...." e repetia isto vezes sem conta.

            Comentar


            • #7
              RE:

              Olha a minha filhota está com minha sogra e tem corrido tudo muito bem, a minha sogra cuida muito bem dela, aliás tem coisas que a minha filha come com ela e comigo nada :? :?
              Todos os dias telefono-lhe a saber como está, se comeu tudo, se está bem disposta,se dormiu...etc. Para quem está de fora pensa que eu controlo, mas sou mesmo mãe galinha só gosto mesmo de saber como está a cria, dou liberdade à avó para fazer tudo o que quer, foi uma boa mãe e sempre senti ser a melhor avó do mundo, sei que nunca prejudicará a neta e tem uma coisa de bom, nunca se meteu na educação que lhe dou, se a mima demais, eu penso que os avós servem para isso mesmo, para mimar os netos

              Comentar


              • #8
                RE:

                Inserido Inicialmente por bolotinha
                O pior é que sinto que sempre que falo ela nem me ouve :? Há conversas que eu começo a falar e quando dou por mim estou calada a ouvir as histórias dela acerca do assunto que eu estava a falar.

                E a minha sogra é do tipo que acha que todos têm fome e ela tem de alimentar toda a gente. Não pode ver ninguém sem comida à frente... estou mesmo a ver que depois vai andar sempre a empurrar comida para a bébé... já agora quando a vê a mamar, está sempre a dizer: "Olha que ela é de muito alimento! Ai é é! Olha como mama tanto.", e acha que tem de se dar tudo o que eles querem comer senão ficam com o cabelo em pé... Ainda hoje quando vou lá a casa ela acha que a comida que nós gostamos é batata frita, como somos novos (30 anos) podemos comer de tudo que não faz mal e sopa tem vergonha de dar porque acha que é só para eles (sogros), os mais novos não gostam, nem é comida para eles, não enche, não alimenta. Daí eu querer levar a comida dela, embora saiba que se ela quizer dá-lhe coisas sem eu saber...
                Um exemplo, agora a amamentar à certos alimentos que não posso comer que já vi que fazem-lhe prisão de ventre, por exemplo laranja e ela tá sempre a por-me laranjas à frente para comer, ou sumo de laranja e eu sempre a dizer que não.

                Para finalizar detesta fazer as coisas à minha maneira... quando estava grávida, chegou a vir cá a casa limpar e eu dizia-lhe quais os produtos que eram para limpar o chão de madeira, o mosaico, wc e tudo mais, ela limpava com eles mas estava sempre a dizer "tá beeemmm, é como a (bolotinha) quer...., é a maneira dela...." e repetia isto vezes sem conta.
                Detesta fazer á tua maneira... mas faz.. o resto deixa-a falar...

                Com relação ao comer, mais uma vez, a minha sogra é parecida mas já me ouve sobre esse assunto mesmo antes de engravidar e tem melhorado. Posso te dizer pela minha experiência que os piquenos só comem o que querem. A minha princesa nunca foi de comer muito, quando não quer mais, não come, vira a cara ou cospe o comer... por isso acabei por ficar mais descansada. A avó preocupa-se muito em que ela tem de comer, mas ela acaba por comer só mesmo aquilo que tem vontade.
                A tua sogra é de onde? a minha é da Beira Baixa... acho-as tão parecidas #-o

                Bjkas
                __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ____



                Comentar


                • #9
                  RE:

                  A minha é mais para o norte. Enquanto namorei com o meu marido engordei 8 Kg's, porque aos olhos dela eu era muito magra e está sempre a dizer comam, comam, comam (e ela não come porque diz que já não precisa), ao inicio por minha burrice repetia e comia mais, agora bem que diz para comer e eu já nem quero saber. Agora que amamento acha que devo comer por dois, mas já nem ligo e a melhor foi eu dizer que ainda ia conseguir voltar ao peso que tinha antes de engravidar e a resposta dela foi uma cara de risota do género "isso era o que tu querias", tipo, ninguém volta ao peso inicial.

                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Inserido Inicialmente por bolotinha
                    Agora que amamento acha que devo comer por dois, mas já nem ligo e a melhor foi eu dizer que ainda ia conseguir voltar ao peso que tinha antes de engravidar e a resposta dela foi uma cara de risota do género "isso era o que tu querias", tipo, ninguém volta ao peso inicial.
                    Pois diz lá à tua sogra que eu até já tenho menos 2kg do que o meu peso inicial :lol:
                    Haja paciência!

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Eu voltei ao peso inicial... sem ginástica... bastou a pikena começar a andar e eu sempre atrás dela :-" :-" :-"
                      __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________ ____



                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Eu engordei 20 kg's na gravidez e já só estou a 5 Kg's do peso inicial e quero ver se ainda vou abaixo desse peso inicial, nem que vá para hidroginastica ou para aquela ginástica de 30 min. por dia

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Inserido Inicialmente por becas
                          Tem que haver bom senso, por favor...ou seja, nem a avó pode fazer tudo como lhe dá na veneta, sem ter em atenção as indicações da mãe, nem a mãe pode transformar a avó numa débil mental ou num robot, limitada a cumprir um "caderno de encargos"! Estou a pôr-me no papel de "advogado do diabo" pq sinto, nesta coisa de mães e sogras, que por vezes há uma certa dificuldade em ver a posição do outro lado, como se a verdade absoluta pertencesse todinha a uma das partes...
                          Passando a exemplos concretos, é claro que a Bolotinha deve levar a cama de viagem e o puzzle para o chão, mas...levar tudo preparado (leite e papas) não será afrontar a avó, passar-lhe um atestado de incompetência? Até pq nesta altura do campeonato, sabe-se lá se a menina vai ser uma máquina trituradora ou um daqueles bebés que levam uma mãe às lágrimas para comer umas míseras colheres? Neste último caso até dará jeito a paciência de avó, não?... E já agora, leite e papas têm que ser preparadas na hora...o que pode (e deve) ser feito é uma tabela de quantidades, mas depois tem que haver confiança, a mamã não vasi estar lá à hota das refeições...
                          Da mesma maneira, uma sesta fora de horas ou uma refeição tardia acontece a todas mães (ou não? a mim acontecia e acontece...) Como reagiríamos se, por ex., o nosso marido nos chamasse a atenção por isso???
                          O conselho que vos dou (a quem o queira aceitar, obviamente, podem ignorar-me que eu não me chateio!) é que pensem sp nas duas partes e ponham a criança acima de tudo. É excelente para um bebé poder ser cuidado pelos avós nos primeiros anos de vida e não faz mal nenhum que haja diferenças nos hábitos, em várias pequenas coisas. De qq maneira, se o bebé for para uma creche ou uma ama, os cuidados são padronizados, não vão fazer tudo como a mãe faz em casa! Pq é que a avó tb não pode ter alguma liberdade de acção (em coisas que não prejudiquem o bebé, bem entendido)?
                          As avós das minhas filhas moram longe, mas a minha mãe passou gds temporadas em minha casa, sobretudo no 1º ano de vida, a ajudar-me com as gémeas. Acreditem que impliquei com coisas que hoje, vendo á distância, admito que não tinha razão nenhuma...ou então eram coisas sem importância e hoje sei que não havia uma só maneira de fazer as coisas...
                          Não me leves a mal, Becas, mas quantas vezes te deitaste depois das 2 da manhã, com as gémeas, porque a avó as pôs a dormir fora das horas habituais? Era uma coisa que me acontecia constantemente! A sogra (e minha mãe) punham as minhas filhotas a dormir antes do jantar e às 2h da manhã ainda tinham as baterias no máximo! isso não são horas dos bebés estarem acordados. Tive que impor a minha vontade muitas vezes, às duas, porque assim não dava!
                          Ter as avós longe ajuda em algumas coisas e c omplica outras. Eu agradeço de coração a sogra ficar com as netas e agradeço toda a ajuda que me dá, mas acho que as coisas têm que ser feitas como nós mães dizemos. Era o que elas fariam com as mães e sogras delas!
                          Outro exemplo: a sogra tem uma pancada pela iosine. À mínima quer pintar as miúdas. Hoje já se comprovou que a iosine faz mais mal que bem, seca demais, tem componentes nocivos, etc. Eu uso quando há uma ferida que precise de secar (no cordão umbilical usei) mas não uso e proíbo que usem nas assaduras da fralda. Não é atestado de incompetência, é troca de ideias e conversa sobre novos pontos de vista. Há coisas que elas me ensinam e eu agrdeço, mas há outras em que sou eu quem mando.

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Eu não quis generalizar, Mara, e se me referi a "erros pontuais" foi mm nessa condição, que fossem ocasionais e não a regra. Aceito perfeitamente que tenha que haver rotinas e elas não possam variar mt, sobretudo nos casos em que, como acontece com as tuas filhas, elas passam por 3 casas diferentes. Totalmente de acordo!
                            O que me custa mais a ver é uma certa intolerância, como disse, porque por vezes parece que as avós são umas mentecaptas que têm que ser "ensinadas" pelas noras (ou filhas). Implica-se por tudo e por nada...ora, como bem dizes, há coisas em que quem manda é a mãe e ponto final, noutras pode haver uma certa flexibilidade que não vem daí mal ao mundo!
                            Já agora...sobre as horas de sono... passei dois anos de inferno (entre os 10 meses e os 2 anose meio!!!...mas a culpa não era das avós! Tinha 2 crianças que de dia dormiam sestas de 4 horas seguidnhas e de noite nem uma hora seguida! Ufa...pensei que dava em doida:?

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Eu por acaso tenho que me impor mais com a minha mãe que com a minha sogra. Temos que escolher as batalhas ... Há coisa pelas quais vale a pena nos chatearmos, outras nem por isso.

                              Soluços: (sogra e mãe)uma linha vermelha na testa (deixo por apesar de achar que é disparate... que mal faz?)

                              Bocejos: a minha sogra bezia o bebe (que mal isto faz?)

                              Choro: Sogra: POde ser quebranto (lol) prato de azeite com água e ficava toda contente quando o bebe se cala(faz mal?)

                              Sopa sem sal (mãe) nunca vi isso, ele não come isso bla bla bla ... (levo a sopa de casa e acabou a conversa)

                              botinhas de lã para dormir (sogra) - estou farta de dizer que faz alergia mas todos os meses tricota umas novas - agradeço, levo para casa e guardo numa gaveta. Ela não vê se eu as calço ou não ...

                              Melhoral infantil (mãe) isso não faz mal, dei a todos os filhos - Discussão acesa: nem penses em dar ...porque se acontece alguma coisa a responsabilidade e tua! - fim de discussão


                              Com o mais novo, como é APLV não tenho tido problemas com a comida e respeitam tudo o que digo. Mas com o mais velho tivemos umas "discussões" por causa de danoninhos e afins mas sinceramente, sei que o papel dos avós é "estragar" os meninos com mimos ... Tudo com peso e medida ...

                              Muita calma ... não stresses por antecipação porque se calhar corre melhor do que pensas. A minha mãe teve cinco filhos, criou 3 netos e telefona-me constantemente para o trabalho a perguntar isto ou aquilo ... De certeza que a tua sogra vai preferir ligar quando tiver dúvidas ...

                              Jinhos
                              [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X