Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desabafo

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    RE: Desabafo

    Bem, depois de ler as vossas respostas a este tópico pensei bastante no que foi escrito. E fico contente por ser tão participado, porque muitas têm-me ajudado bastante.



    Sinceramente não me choca nada deixar o D. e o F. com os avós...tenho muita confiança neles e , futuramente, até quando forem maiores, irá acontecer mais vezes. Isto tem várias razões: cansaço (OBVIAMENTE), necessidade de fazer algumas coisas que já não faço desde que fui internada na MAC durante um mês (não para ser rotina, mas para poder ganhar forças e continuar, mas essas explicações não são obrigatórias dar a ninguém) e porque quero salvaguardar a minha vida com o meu marido - não para ir para a borga, mas para fazermos algumas coisas que não fazíamos há mto tempo havendo uma diferença muito grande na expressão "saídas à noite" (para além de pais somos tb um casal e a privação do sono pode trazer situações mto complicadas para os dois incluindo situações de ruptura, mas isso tb todas sabem). Portanto, apesar de ficar a pensar que poderão ser mto pequeninos para ficarem com os avós, tb penso q se n mantenho a minha sanidade mental a situação poderá piorar e esta estratégia é apenas uma estratégia, que pode chocar (como pelos vistos chocou, mas que é adoptada por muitas outras pessoas). E nunca quis, nem quero, constituir uma família numerosa...são opções e a mim não me passa pela cabeça ter mais do que dois filhos que foi o que planeamos (e vieram os dois ao mm tempo).



    A mim choca-me ouvir histórias de pessoas que passam a viver para os filhos e que se esquecem da identidade própria; de casais que deixam de ter amigos porque se sentem absorvidos pelos filhos e se afastam de todos, inclusivé um do outro (os meus filhos conhecem todos os nossos amigos e respectivos filhos, não deixamos de falar com as pessoas só porque eles ainda são pequeninos e precisam da nossa atenção total), mas aqui entramos pelo campo da educação e nesse campo, cada um sabe de si.



    É óbvio tb que esta situação não é fácil para ninguém...é um estado de graça que por vezes não tem muita graça e acata rabugices e afins, mas como alguém disse é importante ter alguém que nos suporte e, apesar do meu marido não ser "bonzinho demais", é espectacular e assume a responsabilidade que todos os pais devem assumir e o facto de ficar com eles aos fds acaba por fazer parte de um processo tão natural como a parentalidade...a vinculação afectiva tb é importante para o pai e faz parte deixarmos que eles assumam esse papel, e obviamente que acaba por nos aliviar.



    Vitimizar? Bem, não é essa a intenção... a intenção é encontrar aqui alguma ajuda e tem ajudado saber que algumas mães passaram pelo mesmo que eu estou a passar e isso já referi em algumas respostas e agradeço imenso as respostas que tenho tido. Não sou a super-mulher e assumo claramente isso, não sou uma super-mãe, mas tento fazer o melhor para os bebes e para mim também, porque não deixei de ser eu própria a partir do momento em que os meus filhos nasceram e acredito que hajam opiniões diferentes, e acredito que a minha opinião mude quando começar a visualizar o desenvolvimento deles, porque, sinceramente e desculpem a expressão, mas não me venham com tretas das "tentativas de"...eles sorriem e eu sei diferenciar o que é um reflexo de uma atitude, e neste momento eles não tentam sorrir...eles têm esse reflexo... é giro e ficamos babados, mas temos que ser realistas para não passarmos para a barreira da nossa projecção...eles tentam palrar??? bem, o choro deles começa a ser diferente e eles refilam tb... se isso é uma tentativa de...acho mto cedo...pto, como vêm o mimo tb dá nisto, e o importante é conhecermos os nossos filhos e descodificarmos as suas necessidades... se precisamos de descansar, de espairecer... isso é com cada um e fazemos da forma que achamos melhor... uma hora para mim pode ser suficiente daqui a uns meses, neste momento é mto pouco...mas lá está, todos somos diferentes.



    Desculpem este testamento, por norma não costumo escrever desta maneira, mas os "julgamentos" acabam por ter que ser desconstruídos, porque não nos conhecemos e não sentimos as dores uns dos outros.. ainda bem que assim é, porque ficamos a conhecer pessoas diferentes...mas tb é bom percebermos que não podemos agir da mesma maneira e, acredito que o que importa, é que nos devemos sentir bem connosco, sendo mãe a tempo inteiro, querendo ter 10 filhos, ou apenas um, ou sendo uma mãe com outras actividades, não nos devemos censurar... daí a expressão "julgamentos".



    Mais uma vez, e para quem teve paciência de ler esta resposta até ao fim, peço desculpa pelo testamento.



    Beijinhos e obrigada a todas.


    Comentar


    • #62
      RE: Desabafo

      Ola a todas

      Antes de mais devo dizer que aqui nao ha super-maes, e que o criterio de boa mae para umas nao o eh para outras!!!

      Se a starlinha acha que para ser melhor mae para os filhos precisa de dormir, porque caso contrario nao o eh quem somos nos para a criticar?

      Houve alguem que escreveu aqui que a privacao de sono eh ( ou era usada ) como forma de tortura e se bem que para algumas pessoas o nao dormir nao lhes faca diferenca, alem de andarem sonolentas ha quem nao seja assim, eu por exemplo fico rabujenta, refilona e implicativa e sem paciencia para nada, alem disso levo o dia todo mal-disposta e cheia de arrepios de frio, mesmo no pico do calor!!!



      Quando li que os bebes tinham ficado 1 noite com os avos pensei que nao era capaz de o fazer, mas que nao sou ninguem para emitir um juizo sobre o assunto...



      Quanto aos maridos, sejam eles bonzinhos ou nao eh problema do casal!!! No meu caso, o meu marido, apesar de estar a trabalhar, nos 1os 3 meses em que as bebes eram alimentadas de 3 em 3 horas ele ficava com uma das meninas e eu com a outra, na noite seguinte trocavamos!!!! Durante esses meses ele partilhou todas as noites comigo!!!! Bonzinho demais ???Talvez...e os que dormem a noite inteira???Mauzinhos????



      Tambem tenho um filhote mais velho, que andava no infantario, e era eu que o ia buscar ah tarde, pegava nas 2 e metiamo-nos no carro, quando voltava eramos 3 ate perto das 8 da noite!

      Por estar a morar longe de toda a familia nao tinha ajudas, nem sequer empregada, e houve alturas em que achei que ia ficar doidinha!!!



      Todas temos os nossos limites de resistencia, e vamos sabendo quais sao quando os testamos, e eh muito bom admitir que nao aguentamos isto ou aquilo e que precisamos de ajuda!!!

      Nao estou aqui a apoiar nenhuma vitima mas tambem nao concordo que "condenem" alguem ah forca so porque tem uma visao diferente da vossa!!!



      E podem dizer o que quiserem que eu nao me vou embora!!!!

      Boa noite










      Comentar


      • #63
        RE: Desabafo

        Dei o meu testemunho, nao me parece que tenha sido critica ao dizer o que disse.



        Falei em mim.



        Desculpa se falei nos sorrisos dos bebes ou daquelas outras coisas que só fazem por reflexo. Falei porque sao essas coisas que nos fazem esquecer as coisas menos boas.



        Ao contrario da outra mãe, nao volto a dar opinião.



        Felicidades


















        Madrinhas: zezacalvo, mmmt e Pipas1999

        Comentar


        • #64
          RE: Desabafo

          Olá!

          Tenho acompanhado este tópico sem nunca me ter pronunciado, mas hoje senti uma vontade imensa de participar.

          Starlinha, como podes ver na minha assinatura sou mãe de 2 meninas gemeas com 3 aninhos.

          Bem!!! Vou-te dizer que longa caminhada!!!

          Poderia estar aqui, horas a fio a escrever.....

          Depois de alguns anos de mt sofrimento de ter perdido 3 filhos, vieram ao mundo as minhas filhas, pequeninas mas saudaveis.

          Nessa hora na sala de partos eu chorava de dor, não dor fisica, mas sim psicologica, as minhas lágrimas eram de uma imensa felicidade, só eu sabia o bom que era ouvir aquele choro das minhas filhas........

          Bem ao fim de 6 semanas, viemos para casa!!

          Os meus pais moram a 300km de mim, a minha sogra mora no estrangeiro, estás a ver o filme!!!!!

          Nem podes imaginar....Com um marido a trabalhar em regime de turnos rotativos, sem qualquer tipo de ajuda.

          Isto tudo para te dizer que as minhas filhas já tinham 8 meses quando começaram a dormir 5/6 horas seguidas.

          Ainda hoje com esta idade não passa uma única noite que eu não me levante 3/4 vezes por noite, para as acalmar, ou é o xixi, ou é o barulho na janela ou o carro do lixo que passa.. ou simplesmente porque lhes apetece de chamar mamaaaaa!!!!!!

          E sabes que mais eu adoro ouvi-las!!!!!

          Embora de manhã tenha de pôr "carradas" de creme anti-olheiras para me apresentar ao serviço.

          Meninas fiquem bem e tenho a certeza que muitas meninas que andam por aqui se irão rever neste meu espelho.

          Quero deixar uma palavra em especial a nossa "mãede3",eu não odeio ler-te, eu ADORO ler-te.

          Sei o que sentes e sei que me compreendes.

          A ti Starlinha só posso dizer-te que és uma sortuda!Avós que ajudam e marido com disponibilidade para ajudar, sinceramente nunca irás saber o que é ser mãe de gemeos de verdade.

          Comentar


          • #65
            RE: Desabafo

            Olá a todas!



            Não sou mãe de gémeos. Tenho só um filho que me cansa muito mais agora do que quando nasceu. Tive sorte! O meu filho comia e dormia nos primeiros tempos. Um santo!



            Mas depois de nascerem os meus afilhados passei a ver uma realidade diferente e a relativizar as coisas....

            Como muitas de vós sabem, os meus afilhados fazem hoje 9 meses e um deles continua internado, desde que nasceu. E desde há + de 3 meses que o protocolo da enfermaria do hospital exige que um dos pais esteja sempre presente (o que é bom para a criança, claro) mas isto não contempla os casos de gémeos. Ou seja: os pais têm que se dividir, triplicar, quadriplicar entre Rodrigo, Duarte, casa, trabalho, etc. Já não dormem juntos há + de 3 meses.

            Comecei a ver que o meu cansaço não é nada perto do deles que além de esgotados fisicamente estão sempre pressionados psicologicamente. Cada noite no hospital é passada num cadeirão incómodo sempre com um olho aberto e outro fechado, sempre na angústia do dia seguinte, porque a vida do Rodrigo ainda se conta dia-a-dia.



            Percebi que os meus problemas são um grão de areia perto dos problemas deles.....



            Não quero com isto dizer que não entendo a Starlinha. Entendo que se sinta cansada, farta até. Não somos todos iguais e não temos que nos julgar.

            Eu sei de mães que o foram na mesma altura que eu e que tiveram bebés calmos e fáceis de cuidar e que mesmo assim entraram em desespero. Depende da maneira de ser de cada um.....Tal como não devemos julgar os pais que vivem para os filhos.



            A mãe dos meus afilhados é minha prima, a quem eu estimo como irmã e é das pessoas que melhor conheço no mundo. E se ela foi buscar forças onde não sabia que as tinha para passar esta fase (boa porque tem 2 filhos lindos; má porque o Rodrigo nunca saiu do hospital e tem sofrido bastante) acho que qualquer mulher o pode fazer e tornar-se uma super-mãe.



            Agora há uma coisa que eu não acredito, a vida nunca mais volta a ser a mesma, a menos que se tenha uma ama em permanência para cuidar dos filhos. Mas mesmo assim custa-me a acreditar....



            Beijinhos e força.


            Comentar


            • #66
              RE: Desabafo

              E DEPOIS DA TEMPESTADE...cá continuamos!



              Cá vamos andando... uns dias melhores, outros mais stressantes...



              Reparei ontem que o F. tem umas borbulhinhas na cara e a pele muito seca...pensei logo que poderia ser uma alergia...mas a quê??? Ao leite pensei que não poderia ser porque sempre bebeu aquele leite...ao gel de banho também não porque uso o mesmo desde o primeiro banho que tomou...fui à farmácia e ela disse que em principio seria normal, mas deu-me uma quantidade enorme de amostras de creme para pôr na cara...para a semana temos consulta e já pergunto à médica o que poderá ser...alguém teve o mesmo problema?



              De resto sinto-os a crescer e desenvolverem-se ainda mais...hoje estivemos a reparar no facto de já conseguirem "segurar" a cabeça sozinhos...de vez em quando lá vem uma cabeçada (amparada pelas nossas mãos), mas as tentativas de controlar a cabeça estão aí...



              Em relação às noites, comem às 24h00 e têm acordado às 3h30 e depois às 7/8h para comer...eu, de tão cansada que ando acabo por dormir mal caio na cama, mas hoje já é sexta feira e tenho a preciosa ajuda do papá! Por vezes acordo tão zonza que ligo o automático... e depois, quando me deito penso "será que dei de comer aos dois??"...ligo o botão da memória e lá me certifico que sim...Desde 5ª que aproveito o facto do meu pai estar aqui ao fim da tarde para dormir umas 2 ou 3 horinhas...e têm feito milagres no meu humor...



              Esta semana tb tive a consulta pós-parto e acabei por dizer à minha médica (que me conhece desde que nasci) que precisava de alguma coisa para acalmar...ela lá me passou um ansiolítico, mas com muita reserva "só tomas em caso de SOS" e eu concordei em pleno porque nunca fui adepta de ansioliticos e presumo que aquilo tenha um efeito bombástico em mim. Em conversa com ela, acabou por me dizer "Isso é normal... eu tive duas com dois anos de diferença e chorava todos os dias...não sabia para que lado me havia de virar...imagino com dois da mesma idade..."...mais uma vez não me senti tão E.T.!!



              A ajuda dos avós ou de quem quer que seja é de facto preciosa...e eu, de tão cansada e desestabilizada que ando, não estava a valorizar isso...mas é muito bom!



              Cá vamos continuar...e eu também!

              Beijinhos

              Comentar


              • #67
                RE: Desabafo

                Olá a todas!



                Sou mamã de gémeas com 5 anos e 2 dias e algumas já me devem conhecer do Grupo_de_Gémeos no Yahoo.



                Em relação ao falado aqui sobre o ser mãe, as responsabilidades e o que acarreta tudo isso, vou falar um pouco do que eu passei, muito resumidamente.



                Sou Lisboeta, mas vivo no Porto. Elas nasceram na MAC porque a minha mãe trabalhava lá.Quando elas nasceram eu tinha 26 anos. Só viemos para ao pé do papá tinham elas 6 meses.



                Engravidamos por decisão mutua. Só não esperava que me calhassem gémeos.Até porque na 1ª eco (7 semanas) era só um bebé. Imaginem o susto na eco das 12 semanas. :P



                Ainda hoje agradeço a ajuda preciosa da minha mãe. E tenho pena não ter "aceitado" a ajuda da minha sogra. Achava que ia dar-lhe mais trabalho ainda do que ela já tem. Burrice minha!



                A relação com o pai das minhas filhas tremeu quando nos juntamos e foi muito complicado. Nunca descorei ser mãe por nada deste mundo (e até fiquei em casa com elas até aos 3 anos. Sou educadora de infância, embora não esteja a exercer, infelizmente). No entanto, os meus pais ficaram várias vezes com elas para eu e o meu marido irmos sair, namorar um pouco. Porque esses momentos sozinhos fazem muita falta até mesmo para estabilidade do casal.



                Todos os anos as nossas filhas vão passar 1 mês com os meus pais para fazerem praia. Como o meu marido trabalha por conta própria não tem férias!



                Elas estão muito ligadas a eles, porém a relação com os outros avós é mais distante.Os meus sogros moram por baixo de mim e a minha mãe mora em Lisboa. As nossas filhas vão mais depressa dormir a Lx do que descer as escadas e dormir na casa da outra avó.



                Tenho pena não as ter aproximado mais da minha sogra quando elas eram bebes (A minha sogra é 15 anos mais nova do que a minha mãe e ainda trabalha. A minha mae já se reformou ha 4 anos). Neste momento até podia ir beber um cafézito à noite com os amigos e elas dormirem na avó!Mas elas não ficam com os meus sogros!



                Ser mãe, mulher, amiga. Tudo isto tem um tempo na vida. Temos de ter tempo para os nossos filhos acima de tudo. Tempo para os nossos maridos, namorados. Temos também de ter tempo para nós mesmas! porque se nós não estivermos bem connosco mesmas isso vai repercurtir em todas as pessoas que nos rodeiam!



                Eu desleixei-me um pouco nesse aspecto. Só há pouco tempo é que comecei a gostar de mim e a cuidar-me!



                Não se esqueçam disso!



                E...Sempre que vou a algum lado levo SEMPRE as minhas filhas!Inclusive costumo ir a almoços motards, encontros do ClubeBMW e elas vão sempre. Alias, elas saiem à mãe!Adoram essas coisas e normalmente portam-se sempre bem e os nossos amigos já foram adoptados como TIOS E TIAS!



                Beijos a todas.



                Mag
                Mãe de Gémeas (Mag e Bi - 15/10/2004)





                Fiz o teste a 30/01/2010 e o resultado foi POSITIVO!





                http://magaliida.blog.com/



                Fim da Pílula - Julho 2009

                1º ciclo- 28 dias :2º ciclo - 35 dias (??) :3º ciclo - 26 dias :4º ciclo - 30 dias :5º Ciclo - 29 dias :

                6º ciclo - 29 dias - 8 dias com o RED?!:blink:- : 7º ciclo - Será???E não é que foi mesmo!!!

                Lennita , a minha MADRINHA LINDA, companheira de treinos!Vais ver que 2010 vai ser o nosso ano!

                Comentar


                • #68
                  RE: Desabafo

                  Boa noite mãmã...

                  Parabéns e felicidades por terem nascido dois tesourinhos, desejo-te tal como desejo para mim toneladas de paciência.

                  Vou primeiramente responder á tua questão as borbulhinhas poderão ser normais devido ao calor, a minha princesa teve e tem imensas ainda hoje, pois sua imenso numa fase inicial do sono ou mesmo nas brincadeiras. Contudo pede opinião ao pediatra de quais serão os melhores produtos de higiene, de forma a minimizar essa incidência de borbulhinhas aborrecidas, a princesa usa mustela,



                  Agora vou descrever o que é esta nossa condição maravilhosa e fantástica de sermos mães:

                  Nós se soubéssemos o dificil que é para os nossos filhos se adaptarem ao mundo em que vivemos, chorariamos.

                  Pois eles vêm de um t0 apertado mas confortável, para um local em que têm liberdade ilimitada de movimentos, o que provoca dores em todas as suas frágeis articulações, depois vêm as malditas cólicas, azia que é demonstrada através do acto de bolsar, a fome, sentirem-se sujos, deixarem de ouvir 24h por dia o coração da mãe a bater, entre muito mais coisas que compôe a descoberta e o ser bébé. Acreditem que para eles é muito mais dificil do que para nós mães.

                  Quando a I chorava desalmadamente, alem do descrito por outras mãmãs, também o que a acalmava era colocá-la em cima do meu peito sem blusa e soutiã e ela só com fraldinha, de barriguinha para baixo, com o ouvidinho dela bem junto ao meu coração, ela adorava e ficava por vezes mais calma.



                  Ninguém nos disse quando estávamos com as nossas estrelinhas na nossa barriguinha, que ser mãe era fácil, álem de começarmos a conhecer um ser que vem de nós, existe também uma oscilação frenética nas nossas hormonas, tudo parece mau após tudo ter sido um sonho.

                  Para mim assim como as milhares de mães com M grande, foi muito dificil, a adaptação pois tive completamente sozinha, separei-me grávida de 16 semanas, e sem nada para oferecer á minha princesa que ia nascer, mas ao sentir todos os dias um ser dentro de mim a mexer, dáva-me uma força inesgotavél, para lutar e vencer, e venci, dei-lhe e dou-lhe o melhor. Ou seja acrescendo ao facto de ter sido mãe, só quem passa por isso é que consegue avaliar o desgosto de não ter o apoio do pai de um marido de não ter afectos deste pois tinha-me separado.

                  A I não dormia mesmo durante a noite inteira e chorava, chorava desalmadamente, que depois de entre dar maminha mudar a fraldinha pôr a arrotar, etc..., só adormecia por volta das 7 horas da manhã até aos seis meses de vida dela. Cheguei a adormecer a dar maminha, tinha de ir trabalhar, (tinha ela só um mês de vida)tratar da casa, enfim mas sobrevivi, ainda hoje devido a essa inconstância de sonos da I tenho bastantes insónias, por exemplo hoje é uma noite dessas.

                  Tenho primos gémeos, que segundo a minha tia quando tinham a idade da I, n davam tanto trabalho que a minha filhota, ela não é pêra doce, mas ainda bem que ela existe eu AMO-A muito.

                  Tu não és menos nem mais que ninguém por isso acredita em ti.

                  (desculpem o testamento)



                  Se precisares de desabafar manda pm e falamos acerca dos tesourinhos e também da mãmã dos tesourinhos.



                  Beijos

                  Comentar


                  • #69
                    RE: Desabafo

                    Estive a ler este tópico de pio a pavio e fiquei sem palavras.



                    Quem disse que a Maternidade era tudo muito lindo? Existe sempre o reverso da medalha, agora cabe-nos a nós saber lidar com ele. Querias ter filhos e não sabias que as coisas iriam mudar? As coisas são mesmo assim!



                    Pelo que li depreendo que tenhas ajudas com os bebés durante o dia em casa, imagina se não tivesses. Eu não tenho! (a família do meu marido mora longe e a minha mãe não fala para mim POR CAUSA DA LUÍSA!) mas também não a ia deixar sozinha com alguém para eu ir passear, até porque depende de mim por causa da mamoca.



                    Durante o dia é me, myself and I. E ainda tenho que saber lidar com situações familiares adversas, com surpresas que a vida nos traz (mortes repentinas) e cá ando. Garanto-te que o que me circunda em termos psicológicos NÃO é nada fácil de lidar. MAs cá ando. Se me apetece desorpilar? Muitas vezes sim. Também tenho momentos em que me vou abaixo, em que sinto necessidade de espairecer, de ver caras novas mas este é o reverso da medalha e não me revolto contra ele. Eu lutei tanto por que a minha filha nascesse bem que seriam um contrasenso arrepender-me agora de tudo.



                    Sabes quando foi a última vez que comprei roupa para mim? Na gravidez.



                    Sabes quando foi a última vez que fui a um centro comercial "ver lojas"? Há cerca de uma semana para comprar roupa para a Luisa.



                    Jantar fora? A última vez foi em Junho.



                    Momentos de perder a cabeça: alguns.



                    Momentos de arrependimento: ZERO.



                    Há coisas que escreveste que me deixaram de boca aberta, foram vários mas o que está abaixo diz tudo.



                    starlinha (19-09-2009)



                    O meu marido disse-me hoje que eu não consigo ser mãe...que se pudesse trocava cmg e ficava ele em casa e que de certeza que não stressaria o que eu stresso...diz que eu tenho uma vida espectacular e que não percebe o porquê de eu estar assim...


                    Quando um marido diz isto à mulher é porque.. Enfim... Há muito amadurecimento a conquistar. Talvez a tua formação em Psicologia te ajude nesse sentido... Fizeste-me lembrar uma conhecida minha que tem trabalho de escritório do outro lado da rua, que vem almoçar a casa mas, às 21h, está na cama porque tem que dormir pelo menos 10 h por noite. No entanto é o marido que é PSP, que sai de casa às 5h para estar em Lisboa às 7h (para poupar nos transportes), chega a casa por volta das 20h, levanta-se às 4h, que toma conta das 2 miúdas porque a senhora tem que dormir, pelo menos, 10h por noite :w00t:



                    Para perceber melhor tudo isto andei a ver as tuas últimas mensagens para tentar perceber o porquê das tuas queixas. Dou-me com isto:



                    starlinha (23-08-2009)Bom, confesso que sou um bocado forreta e que me custa dar mais um balurdio para o seguro de saúde para as consultas de pediatria... ando a ver ao nível dos hospitais e centros de saúde o que existe ao nível de consultas de pediatria e, na realidade, essas consultas existem...o único problema são os horários que acabam por ser numa altura em que estou a trabalhar(...)


                    Acho que explica tudo. Acho que precisas de crescer um bom bocado e mandar o mimo para trás das costas. Talvez depois percebas qual o significado da palavra MÃE. E Deus queira que, um dia mais tarde, não te arrependas de muita coisa.


                    O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                    Comentar


                    • #70
                      RE: Desabafo

                      Bem, fiquei de boca aberta com algumas afirmações:



                      Quando referes isto : "eles irão sempre ficar com os avós quando precisarmos de ir a algum lado e mm para descansarmos", quer dizer que sempre que quiseres descansar ou ir passear, vais entregar os teus filhos aos avós e eles que tomem conta dos teus filhos? Desculpa, mas não consigo entender! Quiseste ter filhos só para os exibir?



                      Como muitas meninas já referiram, ainda não tens noção que a tua vida mudou, que agora tudo será feito em função dos teus filhos.



                      starlinha (13-10-2009)apesar de já n ligar à casa


                      Será por isto?



                      starlinha (13-10-2009)Depois passo a tarde na internet ou a ver televisão com eles deitados à minha frente das espreguiçadeiras


                      Li algures que, quando o teu pai vai aí a casa ao final da tarde, tu sais para ir ao café? A sério que não consigo perceber. Os teus filhos são tão pequeninos. Acredito que te faça bem mas, daí a dizeres que é um alívio... :?



                      A minha opinião vale isso mesmo, nada. Mas, acho que ainda não estás preparada para ser MÃE! E tudo o que engloba essa mudança na vida de uma mulher.



                      Ser mãe não é doença, e tu fazes disso um bicho de 7 cabeças.



                      Ainda vens dizer:



                      starlinha (13-10-2009) mas os "julgamentos" acabam por ter que ser desconstruídos, porque não nos conhecemos e não sentimos as dores uns dos outros


                      Não podes generalizar porque há aqui quem já se conheça. E, acredita que, já muitas passaram por coisas piores e tiveram que lidar com isso, sozinhas. Não têm ajudas extra, ou o pai/mãe que lhes deite a mão sempre que é necessário. Por isso, considera-te uma mulher feliz, pelas ajudas que tens!



                      Desejo-te toda a felicidade do mundo.

                      Comentar


                      • #71
                        RE: Desabafo

                        starlinha (13-10-2009)

                        (..) apesar de já n ligar à casa, há sempre um espaço de tempo que guardo para a roupa e para organizar as coisas (normalmente entre as 12 e as 15h. Depois passo a tarde na internet ou a ver televisão com eles deitados à minha frente das espreguiçadeiras, mas n consigo mesmo dormir...adoptei a técnica de ir dormir quando o pai chega a casa e consigo dormir umas horas até ele se deitar (...)



                        (...) O meu pai quando sai do emprego vem sempre a minha casa para me dar uma ajudinha até o meu marido chegar, e as poucas horas q ele tem estado aqui tem sido um alivio pq consigo sair de casa, nem q seja por 10 minutos e ir até ao café(...)



                        (...) porque eles irão sempre ficar com os avós quando precisarmos de ir a algum lado e mm para descansarmos...acredito que seja uma questão de hábito, se bem que por vezes questiono-me se eles não serão pequeninos demais para ficarem com alguém q não os pais (...)



                        (..) Há sempre dias mais complicados que outros... e o sono (ou a privação dele) acaba por me deixar mais cansada e chego ao fim da semana exausta e à 6ª feira acaba sempre por ser um alívio porque o pai dorme com eles de sexta para sábado e de sábado para domingo, e eu acabo por dormir mais umas horas seguidas.



                        É engraçado porque as pessoas perguntam-me como é q eu faço com os biberons e com as fraldas (porque são dois) e eu respondo sempre: "com isso posso eu bem, o não dormir horas seguidas é q me aflige!" (...)




                        Ainda bem que li isto inicialmente a correr por, caso contrário, o meu primeiro comentário não seria tão meigo. Quando vi as citações que a Pipoca* transcreveu fiquei de boca aberta :w00t:



                        Os teus bebés são 2 semanas mais velhos que a minha filha e não consigo perceber as coisas que tu dizes.



                        Passar sábado para domingo fora com bebés tão pequeninos? Já pensaste que os teus pais também podem querer tempo para eles? Imagina que tinham outra filha com um bebé pequeno como os teus :w00t:



                        Não ligas muito à casa mas tens tempo para estar toda a tarde na Net ou a ver TV? Eu venho à Net só quando ela dorme ou quando está mais alguém em casa.



                        O teu pai sair do trabalho, passar por tua casa, para poderes ir ao café ainda vá que não vá. Agora dizer que é um alívio?



                        Já pensaste que a paciência esgota e que o teu marido te pode "mandar à fava"? É que a paciência tem limites. Por aqui "O meu marido disse-me hoje que eu não consigo ser mãe...que se pudesse trocava cmg e ficava ele em casa e que de certeza que não stressaria o que eu stresso...diz que eu tenho uma vida espectacular e que não percebe o porquê de eu estar assim..." vê-se que deve estar a esgotar...



                        Como aqui já disse eu não tenho ajudas extra para tratar da Luísa e também não sinto que deva ter porque a filha é minha. Nem me sentia tranquila deixá-la tão pequena uma noite com outra pessoa em quem confiasse a 100%. O que me anda a colocar "grilinhos no sótão" é o momento em que terei que ir trabalhar. Isso sim é que me dá preocupação e nem quero pensar quando esse momento chegar :crying:



                        E digo-te uma coisa que já contei na Pediatria: tinha a Luísa 9 dias e tive que com o Pai ao banco e deixei-a com a minha irmã. Foi a 1ª vez que me separei dela. Por meia hora. Ia morrendo :w00t: O gajo do banco falava mas não pesquei nadinha. Apenas assinei e, só depois de estar em casa com ela, é que o marido me explicou tudinho. No entanto, não quero viver a vida inteira assim porque nem eu sou feliz nem ela! Já estou mais moderada mas não tanto quanto desejaria porque, como referi, terá que chegar a altura em que irei trabalhar...



                        Se fosse a ti reavaliava as tuas opções e a tua forma de ver/viver a vida. Tens ajudas, um marido que parece ser fantástico. Caramba! O que queres mais? Olha que há homens que aguentam muita coisa só por causa dos filhos mas eles depois tornam-se autónomos...



                        Felicidades.








                        O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                        Comentar


                        • #72
                          RE: Desabafo

                          Bem...acho que tenho mesmo que explicar algumas coisas e deixar bem claro que percebo que cada uma de nós tenha modos de vida diferentes, rotinas diferentes, objectivos de vida diferentes e modos de vida diferentes...



                          Em primeiro lugar, quando iniciei este tópico "desabafo" era exactamente isso que serviria: para um desabafo de quem tinha iniciado uma nova etapa de vida, com as mudanças todas que ela acarreta...no entanto, comecei a usar este tópico como algo terapêutico, ou seja, desabafar e escrever o que se sente por mais absurdo que se pareça...no entanto, considero que fiz a opção errada, porque a censura afinal existe e fico boquiaberta com algumas coisas que escreveram, algumas delas (não todas) baseadas em leituras feitas na diagonal ou na má interpretação de cada um.



                          Também acho que a nossa liberdade acaba onde a do outro começa e até acredito que tenha ferido algumas susceptibilidades, mas RESPEITO o modo de vida de cada um.



                          Como já disse anteriormente, e volto a repetir, não quero ser mãe em exclusivo... nunca quis ser...apesar de ser mãe e de o querer ser...no entanto, a gravidez planeada, apesar n termos planeado gemeos, acabou por ter como consequência a planificação da vida deles...o regresso ao trabalho e ter que encontrar uma creche, planificar o dia a dia deles quando regressasse ao trabalho (hora de levantar, qto tempo demoraria a chegar à creche, pedir a redução de horario, pensar no pouco tempo que poderia estar com eles, essas coisas que tb devem ter conhecimento e concerteza tb devem ter planeado), o encontrar um médico que os seguisse de forma competente sem ser "xulada" (que é mesmo este o termo) por um médico particular que cobra por consulta 90 euros e que dá consultas gratuitas no hospital ou no centro de saúde (aliás, os meus filhos estão a ser acompanhados no centro de saúde, por uma médica competente e vão às consultas desde os 11 dias de vida...se falto ao trabalho, paciência...é um Direito meu e sou Eu e o pai que decidimos o que é melhor para eles), enfim... uma panóplia de outras coisas que acredito que faça parte das preocupações de todas as mães... a verdade é que já está tudo organizado...creche encontrada, visitada, falei imenso tempo com a Directora Técnica e gostei imenso dela, tudo organizado no trabalho e em casa...e agora posso dedicar-me à maternidade e à aprendizagem do que é ser MÃE...portanto, quando regressar ao trabalho tudo estará organizado para que as coisas decorram calmamente e não tenho que andar à ultima da hora num lufa - lufa "ai meu Deus que não me preocupei com a creche e agora tenho que trabalhar e não tenho sitio para eles" - sitio esse que me agrade e de confiança, CLARO.



                          Respeito quem se dedique aos filhos a 100%, ou que regresse depois ao trabalho e cuja maternidade seja a preocupação principal...ou que viva a vida da forma que queira...desde que não os prejudique e que lhes dê toda a atenção e afecto que eles merecem...porque é isso que faço.E, sinceramente, não me interessa posições mais ou menos radicais, interessa-me o que penso e que me sinta bem comigo e que os veja a crescer de forma saudável... e que no futuro sejam autónomos, com capacidade de decisão, alegres e com boa relação com toda a gente incluindo avós, tios adoptivos (que já têm bastantes), amigos nossos, deles e de quem quiser gostar deles... quem não quer, não nos interessa minimamente, mas lá está, mais uma questão ligada à educação que não interessa aqui discutir... A maior parte das respostas que aqui tenho lido têm sido preciosas, têm-me ajudado a perceber algumas coisas que se passam com os meus filhos e, sinceramente, a mudança, aos poucos, está a deixar de o ser....ou seja, e para que não deturpem novamente o que afirmo, as rotinas acabam por se instalar, e estas com muito ânimo. Como referi numa das minhas respostas, o desenvolvimento deles é visível de dia para dia e não as encaro como algo "QUE TEM QUE SER, porque é mesmo assim" , mas algo que esperava ver com alguma ansiedade...porque eles crescem e cada dia vemos uma nova atitude, uma nova conquista deles...e como alguém referiu aqui a minha formação ajuda, claro que sim, porque consigo reconhecer a conquista que eles fazem de novas etapas e fico feliz, descansada, alegre (o que quiserem) porque sei que eles se estão a desenvolver e a entrar, de dia para dia, em novas etapas de crescimento...



                          Desde que nasceram que durmo no quarto com eles...sem ajuda durante a noite e durante o dia (penso que seja o dia-a-dia da maior parte das mães que gozam a licença de parentalidade)...quando os dois acordam para comer tenho que gerir a alimentação dos dois para que não se sintam desamparados...o banh, por exemplo, é uma rotina que incutimos enquanto pais, porque tivemos que alterar as nossas rotinas, faz parte (não jantamos quando nos apetece, nem vemos filmes quando nos apetece...só depois cuidar deles - aerossóis, banho, biberon e cama...estão calminhos e a dormir, então jantamos); as rabugices da privação de sono, o cansaço acumulado, enfim...outras coisas TAMBÉM fazem parte da maternidade alteram a vida por completo...mas nunca neguei...estranhei...e estou a adaptar-me...sobre quem não precisa de o fazer, não critico, mas tenho opinião.



                          Bem, quanto ao facto de não pensarmos em nós...cada um faz as suas opções...a maior parte das compras que tenho feito são para eles...falta sempre alguma coisa...mas daí a esquecer-me de mim???? Ou esquecer-me do meu marido?? Ou dos meus pais?? Ou de quem é importante na nossa vida (nossa, incluo-nos os 4)?? Não me parece razoável...sentir-me bem comigo é algo fundamental para que as coisas corram bem a todos os níveis...se me sentir exausta, sem paciência, irritada, horrível, má pessoa, má mulher, má esposa, má mãe...então, os primeiros a sofrer imaginem quem são?...e isso NUNCA, mas NUNCA irei deixar acontecer...este conselho foi-me dado pelas enfermeiras que seguiram a minha gravidez e por uma enfermeira que me está a seguir no pós-gravidez...e, portanto, acho válido...e acredito que há tempo para tudo...e quando me sentir a fraquejar, tenho que me "mexer" e encontrar uma estratégia para reverter a situação e não deixar transparecer para eles... Fiz isto a minha vida toda, em relação a tudo, e até agora consegui alcançar objectivos de vida (uns mais complicados que outros, mas nunca desisti) e não critico quem faça de forma diferente, respeito apenas.



                          Testamento longo... Tudo isto que vos escrevo foi é debatido em conjunto com o meu marido...ele adora cuidar deles, quando está faz questão de o fazer, dorme no nosso quarto para conseguir trabalhar no dia seguinte (mais uma vez, e para que não interpretem mal, eu durmo no quarto DELES), mas faz questão de dormir conosco no fds e gozar todos os dias a que tem direito...anda cansado, tb não faz o que sempre fez até aqui, e todas conquistas que eles fazem tb são vistas por ele... aliás, isto é ser PAI.. vemos tudo em conjunto...discutimos tudo em conjunto, mas tudo isto nos diz respeito, apesar de achar que certas coisas que escrevi aqui não o devia ter feito porque, só a nós nos diz respeito e cada um organiza-se da maneira que acha melhor.



                          Ainda bem que tenho ajuda! Cada vez mais agradeço a ajuda dos meus pais, dos pais do meu marido, dos tios adoptivos...de quem quer ajudar! Ainda bem! Caso não tivesse, não sei como seria...mas sei o que é ter ajuda e também sei pedir ajuda quando me sinto mais em baixo. E ainda bem!



                          Quanto à minha participação neste tópico, dou como concluída. Agradeço a quem ajudou e, procurarei manter contacto porque, efectivamente, foram espectaculares e toda a experiência que têm como mães é preciosa para quem está a passar pela maternidade pela primeira vez (não me interessa se são dois, três, ou quatro, gemeos ou trigemeos ou quantos sejam).



                          Enfim, desta vez saltou-me a tampa (acreditem que não é usual)...mas se calhar isto também faz parte do mimo e de não saber ser MÃE.



                          Felicidades.








                          Comentar


                          • #73
                            RE: Desabafo

                            Starlinha



                            Compreendo a tua situação assim como compreendo os comentários de algumas foristas.

                            Todos eles advêm de formas diferentes de ver a maternidade.

                            Eu coloco-me no meio, entre ti e as "boas mães".

                            A vida muda efectivamente muito depois de sermos mães mas isso não implica deixarmos de pensar em nós enquanto pessoas/mulheres/esposas.

                            Quando acho que preciso também peço ajuda (aos avós) e eles de bom grado ajudam . Por acaso, até tenho que gerir bem as alternâncias entre avós porque estão sempre a perguntar quando é que ele lá vai.

                            Mesmo nas minhas folgas, que são rotativas, o filhote vai sempre para o colégio, com horário mais flexivel mas vai. Preciso de tempo para mim e para a casa. Sabe muito bem um dia sem filho e sem marido, só para nós.

                            Não me acho egoista de maneira nenhuma. Simplesmente acho que o meu filho merece uma mãe feliz, com boa auto-estima e que seja para ele também, no futuro, um modelo de alguém que gosta de si e do que faz, que não se anulou perante um filho ou um homem, como acontece com muitas mulheres.

                            Boa sorte e lembra-te que ainda estás numa fase de adaptação, de gémeos ainda por cima, e que vais entrar na rotina.

                            Não te sintas culpada e lembra-te que a qualidade supera sempre a quantidade.

                            Comentar


                            • #74
                              RE: Desabafo

                              Lendo tudo o que foi dito até consigo compreender os 2 lados. No entanto, há coisas que dizes relativamente à adaptação à nova vida que parece teres sido tu a descobrir. Para quem já foi mãe não é novidade nenhuma...



                              Querer ter vida própria sendo mãe é possível e saudável como a Mimocas disse. Parece-me é que, com bebés com menos de 2 meses, tal ainda não seja possível... Até aos 3 meses é algo complicado pensar nesse aspecto, ainda por cima com 2.



                              A muitas deve ter saltado a tampa por afirmações que proferiste e que, no teu último post, pareces querer apresentar uma nova versão. Aquela de estar toda a tarde a ver TV ou na Internet dá que pensar. Se assim é, talvez não tenhas muita razão de queixa



                              E quem fala, fala com conhecimento de causa. O meu marido só trabalha de noite e eu por turnos. Nestes 28 meses, as noites em que deu assistência foi aos fins de semana (flgas) e nas férias. E estou aqui

                              Great people talk about ideas. Average people talk about things.

                              Small people talk about other people, and then, sadly, there are the people who love to talk about themselves.

                              Who do you want to be?

                              Comentar


                              • #75
                                RE: Desabafo

                                Olá starlinha,



                                Li apenas os primeiros parágrafos do teu ultimo post, álem de que tenho seguido atentamente este teu tópico, que considero importante, pois também aprendo com ele.

                                Não me parece que alguém te tenha considerado má mãe, e não és eu pelo menos não considero.

                                Apenas o que tem sido dito aqui é consequência de experiências vividas por outras mãmãs perante a condição de ser mãe.

                                Considera que se é relatado o teu desabafo, pois ninguém é perfeito, é porque simplesmente existe preocupação, da nossa parte, para que consigas superar esta nova fase da tua vida, tornando-a mais fácil, e porque sabemos de uma forma ou de outra como as coisas costumam acabar.

                                Apesar de como sabemos um dia mais tarde os nossos tesouros farão a vida deles, tal como nós fizemos a nossa, mas ser mãe é isso mesmo dar sem receber, é um amor inexplicável vêm das nossas entranhas.

                                As mãmãs foristas que aqui relataram as suas experiências, as quais que tiveram de abdicar de muita coisa quase até de si próprias porque não tiveram outra solução, e por opção também, de forma a que encares com mais optimismo esta tua nova fase, para que consigas avaliar de forma coerente o bom que tens na vida, desta forma ultrapassarás mais facilmente os obstáculos que se apresentem no teu caminho.

                                Como disse anteriormente noutro post não és menos nem mais que ninguém, e se outros conseguiram tu também conseguirás.

                                Vou confessar-te que fui dessas mãmãs que abdiquei e muito de mim pela minha princesa, comecei a sair esporádicamente, quando a princesa tinha 12 meses por insistência de familiares, não me anulo, o que eu tinha mais medo era de perder alguma coisa de novo que ela adquirira, pois os nossos filhos só têm uma infância.

                                Podes e deves por ti, desabafar neste cantinho.



                                Beijos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X