Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Testemunho

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE: Testemunho

    Sugarpops (29-07-2009)



    Já disse isto várias vezes mas até hoje sinto culpa por aquilo que aconteceu e muitas vezes tenho de lutar comigo mesma para não sentir que o aborto retido dos gémeos foi uma espécie de "castigo".


    Minha querida, não te castigues a ti mesma, vais ter nos teus braços um bebé maravilhos não tarda nada
    Dannyzoca(A orgulhosa mamã da linda Margarida)



















    Madrilhada: catiaa







    Madrinha: vera pinto







    Afilhada: catherine

    Comentar


    • #17
      RE: Testemunho

      Li aqui os únicos dois testemunhos, e posso dizer que sou totalmente a favor do aborto.

      Votei sim, e voltaria a fazê-lo sem olhar para trás...



      No dia 18 de Maio, recebi a notícia que a minha irmã mais nova (16) estava grávida do namorado, (porque não pensaram, porque não quiseram usar nada.. etc etc..), ao contrário do que pensava, não fui capaz de lhe ligar a dar sermão, fiquei apática, com medo e muito nervosa, a minha irmã estuda, mora com a mãe e o namorado a mesma coisa.



      Para os meus pais a decisão estava tomada á partida "tens de tirar isso claro", esqueceram-se que ali havia uma pessoa que já podia decidir sobre o que queria fazer com a vida dela, independentemente do apoio ou não.

      Liguei-lhe e a primeira pergunta foi "Como é que te sentes?", desatou a chorar num pranto de pânico, não posso nunca esquecer... encontrou em mim o apoio que precisava, pois a unica coisa que lhe disse foi "A mana está aqui e apoia-te no que tu decidires, apesar de saber que não é a melhor altura para teres um bébé."



      Não era uma decisão minha...



      O nosso médico de família era católico, automaticamente passou o assunto a outro colega, mas foi incapaz de tratar mal a minha irmã, ou de fazer julgamentos ou seja do que for, apenas lhe disse para ter calma.

      Fui com ela ao Amadora Sintra e tratamos das coisas em 1º lugar, a médica foi uma querida e muito meiguinha com ela, apesar de ter sempre aquele lado maternal "Então X como é que isto foi acontecer?"...



      Passado dois dias, liga-me em pânico porque afinal não era capaz e não queria fazer o aborto... eu sabia que ela não estava preparada para ser mãe, convidei-os a virem a nossa casa para conversarmos, ao fim de 2 horas lá decidiram a escolha mais acertada (a meu ver, claro).



      No dia 21 de Maio, estava na Clínica dos Arcos com ela, foi muito esquisito ver a minha maninha com sintomas de grávida (ela estava de 5 semanas)... O atendimento foi .. impecável, nem sei explicar.. O 1º médico fez a ecografia e ela coitadinha só chorava porque dizia que não queria ver o bebé.. mesmo o médico explicando que ainda nem sequer era um bebé porque não tinha coração ela estava em pânico...

      Depois foi tudo muito rápido, outra médica explicou-lhe passo a passo o que iam fazer e que era rápido e sem dores, marcou-lhe logo as consultas de acompanhamento e foi um anjo mesmo.



      Quando ela saiu, vinha agarrada á Dra. que a tratou como mãe...

      Hoje está tranquila com a decisão que tomou.. e no meio de tudo isto só ficou a faltar o apoio das pessoas que se calhar eram as mais importantes... os pais.



      Desculpem o texto longo, mas depois do que passei com ela, sei que só seria capaz de o fazer se soubesse que não tinha mesmo condições de ter um filho...

      Positivo a 2/12/2010 DPP prevista para 31/07/2011O nosso baguinho -> http://nossobaguinho.blogspot.com

      Comentar


      • #18
        RE: Testemunho

        Olá a todas.



        Acho mesmo muito importante que tenha sido criado este cantinho, mas de facto não percebo o facto de ter sido posto aqui e, mais, a mensagem do: NÃO postem na parte do aborto, respeitem (????). Como se fossem criminosas, mas enfim.



        Votei SIM no aborto e sou 100% a favor. Faz-me confusão que o aborto tenha ido para referendo... Não entendo mesmo. E sempre me deu voltas ao estômago 1 facto muito simples: as pessoas que defendem o NÃO a unhas e dentes, vivem a vida delas, são (à partida) felizes, têm os seus filhotes (ou não), não interessa.. Tem a vidinha delas. Que comichão lhes faz o aborto ser legal?? Não querem fazer, não façam! São contra? Óptimo, tenham 5 ou 6 filhos (por acaso adorava ter) Mas percebam que as que precisam (ou entendem que têm) de o fazer sofreram horrores quando o mesmo era ilegal! A mim felizmente nunca me aconteceu, mas acompanhei de perto uma pessoa muito próxima a mim que teve de fazer 1, pagou um balúrdio, a anestesia acabou a meio e teve de o acabar em sangue frio!!!! Como ela muitas outras. Já para nem falar as que foram presas por isso! E agora digam-me: enquanto aquela desgraçada estava a ser estrelhaçada e a sentir tudo, onde estavam as defensoras do NÃO? Sabe-se lá, mas não estavam a sentir aquilo concerteza....



        Por isso, que me tem acompanhado a vida toda, eu defendo o SIM e fico feliz por Portugal já ser não tão atrasado como era. Era excelente que nenhuma mulher precisasse de fazer um aborto. Era sinal que tinham condições para os ter. Assim como era bom não haver pedofilia, nem criminalidade, nem tráfico humano. Mas há e há-de haver sempre. Por isso tem de haver possibilidades para ajudar estas pessoas e dar-lhe um mínimo de condições.



        Quando engravidei, não tinha condições, vivia em casa dos pais, e tudo mais. Pois bem, disse sempre que não iria fazer um aborto. Arranjei casa, arranhei para arranjar dinheiro para lhe comprar tudo, contei com a ajuda da família mas tive-o! Hoje é a melhor coisa que já me aconteceu, sem dúvida, mas posso dizer: eu tive um filho por quis e não porque foi um acidente, pois o aborto era legal. O ter a possibilidade de poder fazer o aborto é, de certa forma, reconfortante.



        A todas as meninas que tenham de o fazer, um grande abraço e beijinho e muita força! As que são contra: isto é um Estado de Direito e uma democracia, como tal, cada um tem direito à sua opinião. Não se esqueçam é que nós também temos.

        Comentar


        • #19
          RE: Testemunho

          O ter a possibilidade de poder fazer o aborto é, de certa forma, reconfortante.


          Sem dúvida alguma.



          Foi um acto de coragem da tua parte, ainda bem que pudeste contar com o apoio da tua família... Quantas raparigas ficam sem apoio nenhum? Inclusive dos pressupostos pais...



          Positivo a 2/12/2010 DPP prevista para 31/07/2011O nosso baguinho -> http://nossobaguinho.blogspot.com

          Comentar


          • #20
            RE: Testemunho

            dannyzoca (29-07-2009)
            Sugarpops (29-07-2009)



            Já disse isto várias vezes mas até hoje sinto culpa por aquilo que aconteceu e muitas vezes tenho de lutar comigo mesma para não sentir que o aborto retido dos gémeos foi uma espécie de "castigo".


            Minha querida, não te castigues a ti mesma, vais ter nos teus braços um bebé maravilhos não tarda nada


            Obrigada pelo miminho, querida. De facto, deveria ser ao contrário, não é? Estou aqui, sempre e quando precisares! :smooch:

            Comentar


            • #21
              RE: Testemunho

              Peço desde já desculpa a todas as foristas e ao admin, mas criei um novo nick, não por questões de exposição mas porque há pouco tempo estive prestes a fazer uma ivg e tenho uma amiga, que frequenta o fórum, a tentar engravidar há vários anos sem sucesso. Na verdade, não só ainda não tive coragem para lhe contar que engravidei acidentalmente e muito menos que pensei interromper a gravidez. Sim, quem pensa fazer uma ivg também se emociona, também torce e também chora por quem não consegue engravidar ou perdeu o seu bebé espontaneamente.







              Depois de ler o testemunho da AnitaC fiquei bastante emocionada e não quis deixar de dar o testemunho de alguém que é a favor da IVG mas decidiu não avançar.







              Quando soube que estava grávida foi um choque. Já tenho um filho e não fazia planos para ter outro. Sempre pensei que preferia dar a este o melhor do que dar pior aos dois. Pois a vida trocou-me os planos. A contracepção pode mesmo falhar e falhou. Como a vida não está fácil financeiramente, a primeira solução que me ocorreu foi fazer uma ivg mas senti que não seria fácil. Partilhei a minha " quase " decisão com alguns amigos mais próximos que me apoiaram, embora reticentes, mas ficaram firmes ao meu lado. O meu marido deu a opinião dele mas deixou a decisão final para mim, porque sabia que mais do que ninguém seria eu a sofrer as consequências. Apenas frisou que qualquer que fosse a minha decisão estaria sempre 100% ao meu lado.







              Posso dizer-vos que a cada vez que olhava para o número de telefone do centro de saúde as lágrimas corriam-me cara abaixo. Cada vez que pensava no assunto, estivesse na rua ou em casa, idem. Não é fácil para quem está de fora entender qualquer uma das decisões. Não é fácil para muita gente entender o que só uma mulher prestes a fazer uma ivg pode sentir. Eu nunca pensei que se sentisse tamanho sofrimento e o meu instinto dizia-me que eu devia proteger aquela vida em vez de a interromper, apesar de algumas pessoas me dizerem " isso ainda não é nada ". Talvez as hormonas também não ajudem.







              Pensei e repensei e achei que podia esticar daqui a dali e dar o tal " menos " que não queria aos meus dois filhos. Não podemos ir para um hotel de férias? Pois bem, iremos para a praia ou acampar e fazer piqueniques. Não podemos dar os brinquedos da moda? Brincarão juntos, partilharão os brinquedos que lhes pudermos dar. Não poderei ter tv cabo para verem o canal panda? E por isso, serão menos felizes?







              Decidi avançar com a gravidez e hoje estou feliz e sei que o meu filho vai ser-me grato por ter-lhe dado um irmão, apesar de ter abdicado do que é hoje considerado " uma vida confortável ". Lutarei para lhes dar o melhor que possa mas estou francamente mais feliz do que se tivesse avançado para ivg.







              Se um dia poderei ter um 3º? Nem pensar... duvido que a vida me pregue mais essa partida mas se pregar um dia terei que tomar outra decisão e nunca, em momento algum condenarei uma mulher que a tome. É um sofrimento terrível.







              Beijos a todas e por favor, não tornem este tópico num campo de batalha. Partilhar opiniões é saudável mas com respeito.

              Comentar


              • #22
                RE: Testemunho

                PES (29-07-2009)
                Gz (28-07-2009)A respeito do livro de reclamações ele existe sim, mas nunca deveria ser utilizado, pois significava que eramos bem atendidos, bem acompanhados, depois do mal feito (neste caso) o que adianta uma reclamação, para quem vem a seguir? ou acham que são as reclamações que fazem o pessoal hospitalar mudar a mentalidade, as más disposições, não sabem trabalhar/atender doentes mudem de profissão, quantas não são as mulheres que vão parir e são igualmente mal atendidas, tembém vão fazer algum "mal".






                A continuar com esta mentalidade é que não se vai a lado nenhum. Claro que vale a pena reclamar, mesmo do mal feito, pode ser que evite que o mesmo mal seja feito a outra pessoa. Ou isso já não interessa? Já pensaste nas quantidades de coisas que tu podes estar a beneficiar porque alguem antes de ti reclamou???


                Lá está, mas como diz a Lady Sushi, cada mulher tem a sua forma de ser. Por exemplo para mim e para a minha amiga sei que era importante um mimo ou uma atitude mais compreensiva da técnica de saude, mas para outras pessoas se calhar era mais lógico reclamar do tratamento em si. Concordas que não é facil reclamar porque a enfermeira que te fez a IVG não foi simpática nem compreensiva, não concordas?



                Cada profissional e como é, mas a minha questão aqui está na sensibilização dessas pessoas... para não te tratarem de forma fria e indiferente num momento tão sensivel da tua vida.



                Em relação ao apoio que dei á B. Por vezes não é facil colocar tudo num post. Não pensem que por não ter ido com ela as consultas seguintes a condenei ou a culpei !! Muito pelo contrario, ligava-lhe e tentava apoia-la da melhor maneira possivel. Acho que dps disto a nossa amizade até se tornou mais forte pois tentava tira-la de casa para um café mais vezes e assim tentar anima-la.

                Mesmo na altura em que ela andava mais em baixo nunca coloquei a questão da IVG, nem NUNCA lhe disse:" não devias ter feito".

                Apesar de pessoalmente não ser capaz de o fazer, respeitei a decisão dela quando percebi que era o que realmente ela queria e, como ja disse no post fui a unica pessoa que a acompanhou na 1.ª consulta com a GO dela e no hospital.

                Não pensem por favor, que recrimino quem passa por estas situações, muito pelo contrário passar por esta situação com alguem tão proximo é que me fez crescer e aprender.








                Comentar


                • #23
                  RE: Testemunho

                  [quote]moreninha76 (29-07-2009)Peço desde já desculpa a todas as foristas e ao admin, mas criei um novo nick, não por questões de exposição mas porque há pouco tempo estive prestes a fazer uma ivg e tenho uma amiga, que frequenta o fórum, a tentar engravidar há vários anos sem sucesso. Na verdade, não só ainda não tive coragem para lhe contar que engravidei acidentalmente e muito menos que pensei interromper a gravidez. Sim, quem pensa fazer uma ivg também se emociona, também torce e também chora por quem não consegue engravidar ou perdeu o seu bebé espontaneamente.















                  Depois de ler o testemunho da AnitaC fiquei bastante emocionada e não quis deixar de dar o testemunho de alguém que é a favor da IVG mas decidiu não avançar.















                  Quando soube que estava grávida foi um choque. Já tenho um filho e não fazia planos para ter outro. Sempre pensei que preferia dar a este o melhor do que dar pior aos dois. Pois a vida trocou-me os planos. A contracepção pode mesmo falhar e falhou. Como a vida não está fácil financeiramente, a primeira solução que me ocorreu foi fazer uma ivg mas senti que não seria fácil. Partilhei a minha " quase " decisão com alguns amigos mais próximos que me apoiaram, embora reticentes, mas ficaram firmes ao meu lado. O meu marido deu a opinião dele mas deixou a decisão final para mim, porque sabia que mais do que ninguém seria eu a sofrer as consequências. Apenas frisou que qualquer que fosse a minha decisão estaria sempre 100% ao meu lado.















                  Posso dizer-vos que a cada vez que olhava para o número de telefone do centro de saúde as lágrimas corriam-me cara abaixo. Cada vez que pensava no assunto, estivesse na rua ou em casa, idem. Não é fácil para quem está de fora entender qualquer uma das decisões. Não é fácil para muita gente entender o que só uma mulher prestes a fazer uma ivg pode sentir. Eu nunca pensei que se sentisse tamanho sofrimento e o meu instinto dizia-me que eu devia proteger aquela vida em vez de a interromper, apesar de algumas pessoas me dizerem " isso ainda não é nada ". Talvez as hormonas também não ajudem.















                  Pensei e repensei e achei que podia esticar daqui a dali e dar o tal " menos " que não queria aos meus dois filhos. Não podemos ir para um hotel de férias? Pois bem, iremos para a praia ou acampar e fazer piqueniques. Não podemos dar os brinquedos da moda? Brincarão juntos, partilharão os brinquedos que lhes pudermos dar. Não poderei ter tv cabo para verem o canal panda? E por isso, serão menos felizes?















                  Decidi avançar com a gravidez e hoje estou feliz e sei que o meu filho vai ser-me grato por ter-lhe dado um irmão, apesar de ter abdicado do que é hoje considerado " uma vida confortável ". Lutarei para lhes dar o melhor que possa mas estou francamente mais feliz do que se tivesse avançado para ivg.















                  Se um dia poderei ter um 3º? Nem pensar... duvido que a vida me pregue mais essa partida mas se pregar um dia terei que tomar outra decisão e nunca, em momento algum condenarei uma mulher que a tome. É um sofrimento terrível.















                  Beijos a todas e por favor, não tornem este tópico num campo de batalha. Partilhar opiniões é saudável mas com respeito.[/quote]



                  Concordo totalmente contigo.

                  1 beijinho grande.


                  Comentar


                  • #24
                    RE: Testemunho

                    rubinha (29-07-2009)
                    O ter a possibilidade de poder fazer o aborto é, de certa forma, reconfortante.






                    Sem dúvida alguma.







                    Foi um acto de coragem da tua parte, ainda bem que pudeste contar com o apoio da tua família... Quantas raparigas ficam sem apoio nenhum? Inclusive dos pressupostos pais...






                    Obrigada! Sim é verdade há muitas cujos próprios pais viram as costas e dizem logo que têm de tirar (tal como a outra menina contou acerca da irmã) e pronto... Depois também há essa questão do banalizar a IVG. Do género:

                    - ah tás grávida?

                    - sim estou... mas vou fazer 1 aborto...

                    - oh então está tudo resolvido...



                    Nem vale a pena fazer muitos comentários acerca disto não é?



                    Em relação à outra menina (desculpem lá chamar vos meninas mas decorar nicks é do camandro... :Whistling: que defende que o tópico não deve ser um campo de batalha, concordo a 100%. Detesto quando as conversas vão logo para a peixeirada e para o: eu penso assim e escrevo o que quero e pronto...



                    À outra menina que pôs o tópico, acho que apoiaste a tua amiga da melhor maneira e ainda bem que vês a IVG com outros olhos, se bem que viste da pior maneira.



                    Beijinhos à tua amiga também.






                    Comentar


                    • #25
                      RE: Testemunho

                      Sugarpops (29-07-2009)Já disse isto várias vezes mas até hoje sinto culpa por aquilo que aconteceu e muitas vezes tenho de lutar comigo mesma para não sentir que o aborto retido dos gémeos foi uma espécie de "castigo".


                      Já uma vez te tinha dito para não pensares assim. NINGUEM te pode castigar por uma coisa que fizeste de perfeita consciencia e que tinhas todo o direito de fazer.



                      Perdeste os gemeos porque sim. Porque se calhar foi melhor assim por N razões.



                      Há coisas bem piores que fazer um aborto e ninguem é castigado ...

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Testemunho

                        Proud Mummy (29-07-2009)Votei SIM no aborto e sou 100% a favor. Faz-me confusão que o aborto tenha ido para referendo... Não entendo mesmo. E sempre me deu voltas ao estômago 1 facto muito simples: as pessoas que defendem o NÃO a unhas e dentes, vivem a vida delas, são (à partida) felizes, têm os seus filhotes (ou não), não interessa.. Tem a vidinha delas. Que comichão lhes faz o aborto ser legal?? Não querem fazer, não façam! São contra? Óptimo, tenham 5 ou 6 filhos (por acaso adorava ter) Mas percebam que as que precisam (ou entendem que têm) de o fazer sofreram horrores quando o mesmo era ilegal! A mim felizmente nunca me aconteceu, mas acompanhei de perto uma pessoa muito próxima a mim que teve de fazer 1, pagou um balúrdio, a anestesia acabou a meio e teve de o acabar em sangue frio!!!! Como ela muitas outras. Já para nem falar as que foram presas por isso! E agora digam-me: enquanto aquela desgraçada estava a ser estrelhaçada e a sentir tudo, onde estavam as defensoras do NÃO? Sabe-se lá, mas não estavam a sentir aquilo concerteza....


                        Faz a ti e a mim e a mais não sei quantas mil.



                        E aquelas que falam falam falam e depois vão a Espanha??? Essas é que eu gosto. Cambada de hipocritas!

                        Comentar


                        • #27
                          RE: Testemunho

                          rubinha (29-07-2009)


                          Parabens!



                          És uma irmã e peras!

                          Comentar


                          • #28
                            RE: Testemunho

                            PES (29-07-2009)
                            Sugarpops (29-07-2009)Já disse isto várias vezes mas até hoje sinto culpa por aquilo que aconteceu e muitas vezes tenho de lutar comigo mesma para não sentir que o aborto retido dos gémeos foi uma espécie de "castigo".


                            Já uma vez te tinha dito para não pensares assim. NINGUEM te pode castigar por uma coisa que fizeste de perfeita consciencia e que tinhas todo o direito de fazer.



                            Perdeste os gemeos porque sim. Porque se calhar foi melhor assim por N razões.



                            Há coisas bem piores que fazer um aborto e ninguem é castigado ...


                            :shame: eu sei. Tanto tu como a Eva já me "deram na cabeça" por isto. Não sei, creio que só superarei isto se for mãe mas lá está, as dificuldades em engravidar não estão a facilitar em nada o processo de cura. A vida é muito irónica, né?



                            Mais uma vez, obrigada por me dares um pouco da tua força e ajudares a carregar a culpa que nem sempre controlo. :smooch: :arose:

                            Comentar


                            • #29
                              RE: Testemunho

                              [quote]Sugarpops (29-07-2009)
                              PES (29-07-2009)
                              Sugarpops (29-07-2009)Já disse isto várias vezes mas até hoje sinto culpa por aquilo que aconteceu e muitas vezes tenho de lutar comigo mesma para não sentir que o aborto retido dos gémeos foi uma espécie de "castigo".






                              Já uma vez te tinha dito para não pensares assim. NINGUEM te pode castigar por uma coisa que fizeste de perfeita consciencia e que tinhas todo o direito de fazer.







                              Perdeste os gemeos porque sim. Porque se calhar foi melhor assim por N razões.







                              Há coisas bem piores que fazer um aborto e ninguem é castigado ...[/quote]







                              :shame: eu sei. Tanto tu como a Eva já me "deram na cabeça" por isto. Não sei, creio que só superarei isto se for mãe mas lá está, as dificuldades em engravidar não estão a facilitar em nada o processo de cura. A vida é muito irónica, né?







                              Mais uma vez, obrigada por me dares um pouco da tua força e ajudares a carregar a culpa que nem sempre controlo. :smooch: :arose:




                              Concordo com a PES. Acho que há coisas bem piores que uma IVG e muita gente fica impune.

                              Tb acho que não deves sentir qql sentimento de culpa ... Não existem castigos divinos, so os que inflingimos a nos mesmas. Mais cedo ou mais tarde a tua estrelinha tb há-de brilhar.



                              1 beijinho


                              Comentar


                              • #30
                                RE: Testemunho

                                Sim é verdade há muitas cujos próprios pais viram as costas e dizem logo que têm de tirar (tal como a outra menina contou acerca da irmã)


                                Fui eu querida eheheheh

                                Mas sim, banalizar não é de todo a melhor opção, porque não queremos tornar o aborto num escape para quem não se quer prevenir, é aqui que eu acho que continua a haver muita falta de informação..



                                PES

                                Obrigado linda... Temos de ser... Não podia deixá-la suportar isto sozinha...

                                Positivo a 2/12/2010 DPP prevista para 31/07/2011O nosso baguinho -> http://nossobaguinho.blogspot.com

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X