Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Imaturidades no desenvolvimento em progressão

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

    Olá Mariara



    Ainda bem que gostaste do médico e que têm actualmente um diagnóstico em mãos, pois assim podem começar a trabalhar as áreas em que o teu menino tem mais dificuldade.



    Já agora que idade é que ele tem? É que fiquei sem perceber, mais ainda que escreveste que tem atraso no desenvolvimento em várias áreas.

    Já agora disseram-te quais são as áreas em que ele está abaixo da idade cronológica?



    Pois além da Terapia Ocupacional e da Educadora do Ensino Especial se calhar existem outras terapias que poderás fazer para o estimular nessas áreas.



    O nosso caso, apesar de ser diferente do vosso, apresenta também um diagnóstico de atraso no desenvolvimento global na ordem dos 6 meses face à idade cronológica, sendo que a área mais complicada é a motricidade fina, a coordenação olho-mão e a linguagem. Nas outras áreas ele está mais ou menos dentro da sua idade.

    Nós fazemos Terapia Ocupacional e Integração Sensorial e fazíamos Terapia da Fala (actualmente estou à espera que recomeçe), Hidroterapia (parámos por causa das otites) e hipoterapia (que deixamos de fazer por falta de tempo), além disso temos o acompanhamento de uma Educadora do Ensino Especial 2X por semana na Creche, o que infelizmente é muito pouco.



    Espero que relativamente à medicamentação o teu menino não necessite para já, para mim este tipo de coisas é quanto mais tarde melhor e eu espero sinceramente que o meu filhote nunca venha a precisar pois aí ficarei num grande dilema.



    Beijinhos grandes e espero que agora tudo começe a correr como pretendem.



    Cláudia


    Beijinhos

    Cláudia

    Comentar


    • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

      Olá CAr



      O meu filho tem 4 anos e as àreas em que tem mais dificuldade são as que lhe exigem concentração e coordenação da moticidade fina.

      Por ex. ele não se interessa por quase nenhuma brincadeira e pior quando falamos em desenhar ou pintar, tem muita dificuldade em pegar correctamente no lápis. Outra dificuldade que tem é a compreensão do mundo e curiosidade pelo mesmo há coisas que ele ainda n associa e muitos dialogos que ainda não consegue estabelecer.

      A médica proibui-o de ver TV e mesmo assim ele não é cappaz de se entreter a brincar, limita-se a andar deitado pelo chão da casa ou ir à janela etc.

      Comentar


      • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

        Olá Mariara



        Eu sei que nem sempre é fácil incentivá-los a executarem tarefas que os ajudem na motricidade fina e por vezes temos de ter alguma paciência, assim como alguma capacidade imaginativa.



        Por exemplo os míudos adoram mexer nos sacos de molas, o brincar com as molas é uma excelente actividade para a motricidade fina, assim como o rasgar papel, com a tua supervisão podes também ajudá-lo a encher uma garrafa de plástico de água (das pequenas) com botões de várias cores e de varios tamanhos, assim como empilhar caixas de tuperewere.

        Por exemplo uma das coisas que o meu filho adora fazer é brincar com as pastilhas da nespresso, separa-as por cores (claro q não sabe todas) e depois adora andar a colocar e a tirá-las da caixa.



        Depois tens os jogos específicos, como enfiamentos, encaixes, pins, legos, já experimentaste fazer com ele umas torres com legos, daqueles maiores, tipo mega block e depois deitar a baixo.



        Possivelmente ele será um pouco reticente com estes jogos, mas aos poucos e poucos vai tentando introduzi-los, nem que sejam por 5 min.



        Eu com o meu digo-lhe vamos pintar um desenho para o Avó, ele fica contente e senta-se durante 10min, pinta o desenho e já está....depois eu digo-lhe que temos de fazer outro para a avó senão ela fica triste e lá consigo mais 10min.

        Depois vamos construir um castelo para o tio com os legos e lá tenho mais uns minutos....tiramos fotografias, imprimimos, enviamos por msm, ligamos para o tio a dizer que fizemos um castelo...estás a imaginar, tudo para que ele vá trabalhando um pouquito de vez em quando...e assim aos poucos e poucos vou conseguindo realizar com ele algum trabalho.



        Não desanimes, o que é preciso é ir fazendo, vais ver que com o tempo ele vai gostar dessas actividades.



        Beijinhos

        Cláudia
        Beijinhos

        Cláudia

        Comentar


        • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

          Obrigado Car pelas tuas dicas, tens sempre uma ideias para me sugerir.

          Confesso que às vezes me falta também um pouco de tempo pq tenho o masi novinho e nem sempre é fácil conseguir brincar com ele tendo o irmão por perto sempre a desconcentrá-lo.



          Ele agora vai ter mais uma ajuda com ensino especial no infantário.



          Beijinhos

          Comentar


          • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

            mariara (07-10-2009)Obrigado Car pelas tuas dicas, tens sempre uma ideias para me sugerir.



            Confesso que às vezes me falta também um pouco de tempo pq tenho o masi novinho e nem sempre é fácil conseguir brincar com ele tendo o irmão por perto sempre a desconcentrá-lo.







            Ele agora vai ter mais uma ajuda com ensino especial no infantário.







            Beijinhos


            Olá Mariara



            Espero que esteja tudo a correr bem contigo e com os teus filhotes.

            Sei que não é nada fácil conseguirmos ter tempo para fazer tudo, mais ainda quando temos outros filhos que também precisam da nossa atenção. Mas se calhar (não sei a idade do mano mais novo) podes tentar fazer actividades que dêm para os dois manos.

            Eu tenho uma filha mais velha e por isso tento sempre envolvela nas actividades, mas não é nada fácil à mesma.

            Espero que com a Educadora do Ensino Especial corra tudo bem, nós já temos o apoio desde Setembro, mas se queres que te diga a Educadora não é nada de especial, assim sempre que chegamos a casa tentamos fazer o que ela não faz com ele, ou seja actividades que desenvolvam a motricidade fina.



            Um grande beijinho para ti e continuação de tudo de bom.
            Beijinhos

            Cláudia

            Comentar


            • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

              OLA AMIGAS PASSANDO PRA DIZER Q MEU FILHO ESTA BEM CMEÇANDO A FORMAR FRASES ,TA FASENDO AS TERAPIAS E CMEÇOU CM HIPOTERAPIA E TA GOSTANDO MUITO ,AINDA CNTINUA CM A CHUCHA Q TA DIFICIL DE TIRAR NO MAIS OK E VCS SUMIRAM CMO ESTAO TDAS BJS

              Comentar


              • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                Olá Edna



                Que boas notícias....aos poucos e poucos eles vão conseguindo fazer as coisas.



                O Guilherme recomeçou a Terapia da Fala à cerca de 1 mês e também já começo a ver algumas melhoras, já utiliza os prenomes como eu e tu, pois antigamente sempre que se referia a ele fazia-o pelo nome próprio e retomamámos também a Hdroterapia.

                Actualmente noto que a sua maior dificuldade é mesmo a linguagem, a nível de motricidade fina as coisas vão indo e apesar de ainda não ter a mesma maturidade que os meninos da idade dele, na sua salinha ele não fica nada atrás.



                Aproveito este post para deixar aqui uns links de umas lojas virtuais com muito material pedagógico. Eu já comprei várias coisas neles e gostei bastante:



                Educamente Brinquedos Educativos e Criativos. Encontre centenas de ofertas de brinquedos infantis por idade, interesse, habilidades e muito mais.














































                Beijinhos a todas e aos respectivos filhotes e aguardamos novidades
                Beijinhos

                Cláudia

                Comentar


                • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                  Olá mamãs. Acho este tópico muito interessante e visto que o meu filhote tambem anda nestas andanças de avaliações, resolvi começar a participar no mesmo.



                  O meu filho anda na terapia da fala,e ate à data fez duas sessões para avaliação e uma de terapia propriamente dita. Mas estou com dúvidas em relação à propria terapeuta. Como o meu marido está desempregado neste momento, é ele que tem ido com o menino e faz as perguntas à medica. Eu fui apenas à primeira reuniao com ela, na qual me fez várias perguntas sobre o menino.



                  Sucede que ela deu a avaliação do que acha que o meu filho tem apenas "por boca", ou seja, não tenho nada de concreto a não ser: está muito atrasado na fala e um pouco abaixo da média na compreensão. Quando questionada sobre o que podemos fazer para o estimular, apenas disse para irmos dando ênfase às palavras do dia a dia. Género, ele diz "chia" a pedir a bolachinha e nós dizemos repetidamente "bolacha, bolacha". Mas isso já nós fazemos :doubt:





                  Na última sessão, o meu marido perguntou por um relatório, algo mais técnico e concreto, e ela apenas respondeu "ah, posso fazer um relatório, se quiserem..." Se quisermos? Mas isto é assim tão vago?? Se não há um relatório, com dados concretos, como é que nós, daqui a 6 meses ou 1 ano vamos saber o que evoluiu ou nao evoluiu? não sabemos nada do miudo agora que já não soubessemos antes da avaliação!





                  Outra coisa que acho incrivel: desde que o miudo lá vai que lhe troca o nome. Duas e tres vezes a chamá-lo de rafael, quando ele se chama Gabriel. E outra que o meu marido contou, diz que a certa altura estavam na recepção e ela estava lá com outro pai, cujo filho de 5 anos (paciente dela) estava numa grande conversa e animação com o meu filho. Divertiam-se tanto, davam de tal forma gargalhadas que toda a gente estava a ve-los. E que depois, na consulta ela perguntou ao meu marido como é que o "rafael" interagia com outras crianças. E o meu marido " Então nao reparou à bocado ali na recepção?" e ela "ah, nao vi"... bom, o meu marido diz que era impossivel não reparar, e ela não via ali dois pacientes dela, não reparava?



                  nao tou com grande fezada nesta terapeuta, sinceramente...

                  bom foi um desabafo. Quando tiver novidades venho aqui postar.

                  jokas!

                  Comentar


                  • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                    Olá deinhac



                    Bem já trocamos alguns post no outro tópico, mas não posso deixar-te de dizer que acho muito pouco profissional a vossa terapeuta não vos querer dar um Relatório da Avaliação, sinceramente para mim até é inédito.

                    Como exemplo diferente do meu tenho uma amiga que tem um menino numa escola do estado, em que o menino foi submetido a uma avaliação por parte de uma terapeuta da Fala pertencente ao Agrupamento de Escolas e como é óbvio a terapeuta fez um relatório e entregou aos pais e neste caso nem a avaliação nem as sessões são pagas pois estão inseridas no Programa da Educação Especial.

                    Sinceramente acho que deves continuar a insistir para que ela vos dê o relatório, até porque como te disse é suposto nesse relatórios encontrares algo como "trabalho a desenvolver" ou "estratégias" que serão muito importantes para vós pais.




                    Beijinhos

                    Cláudia

                    Comentar


                    • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                      É isso que tambem acho Claudia... tudo muito vago, sem grande feedback.



                      Vou pedir-lhe o relatório, porque o quero, mas francamente vou procurar outro terapeuta.

                      Obrigada de novo pela tua opiniao. Beijinhos!



                      PS: como anda o teu filhote??

                      Comentar


                      • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                        O meu filhote vai andando, mais devagarinho que os outros meninos da sua idade, mas não posso queixar-me muito.

                        Esta semana viemos com trabalhos de casa, soprar bolinhas pequenas de papel com palhinhas para ajudar a dirreccionar o som na boca, pois determinados sons são assim produzidos, estimular a lingua com auxílio de cotonentes gigantes embebidos em sumos e gelatinas, pois ele tem pouca sensibilidade na lingua, assim como a lingua com o tónus mais elevado que o normal o que lhe dificulta a articulação de determinados sons e trabalhos específicos a fazer com uma espátula.

                        Tudo isto foi nos dito no fim da sessão da Terapia da Fala, pois como te disse no outro tópico não assistimos às sessões.

                        Se fosses de Lisboa podia aconselhar-te umas terapeutas da fala...é pena.



                        Era importante perceber o que tem o teu filhote na realidade, pois da forma que ela vos disse é demasiado vago.
                        Beijinhos

                        Cláudia

                        Comentar


                        • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                          EU SOU DE LISBOA! podes dar-me referencias?? mas bom bom era se fosse da medis...



                          Da-me noticias, sim? (mandei te pm)

                          Comentar


                          • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                            Desculpa deinhac, fiz confusão provavelmente com a Daniela.



                            Olha com acordos MÉDIS não conheço, só conheço particular, uma das Terapeutas trabalha ao pé do Areeiro, uma amiga minha foi lá fazer uma avaliação e ela foi muito bem recomendada.

                            Depois tenho mais 2 contactos que me foram fornecidos pela professora da minha filha mais velha, essas terapeutas vão à escola, só não sei se se irão a Lisboa, pois nós moramos no Estoril, no entanto amanhã posso enviar-te um e-mail com esses contactos e tu se estiveres interessada falas com elas.

                            Quanto à MEDIS, não sei se é bem assim, mas sempre que procurei em clínicas ou hospitais como a Luz e a Cuf Cascais dizeram-me que a Terapia da Fala não é comparticipada. Já alguma vez encontraste alguma terapeuta com acordo Médis? E quanto pagavas?

                            Por exemplo, aqui ao pé de mim na CERCICA, fazem terapia da fala para meninos fora dali e o preço é astronómico, cobram cerca de 40 Euros por sessão, se multiplicarmos por 2 por semana, ao fim de um mês é uma loucura.

                            Infelizmente estas sessões são caríssimas e impraticáveis para a maior parte das pessoas e para agravar não têm nenhuma comparticipação do estado, já que não existem muitos sítios da SS para fazer esta Terapia, a SS devia comparticipar quem faz particularmente.
                            Beijinhos

                            Cláudia

                            Comentar


                            • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                              Oi Claudia, sim, eu estou com uma terapeuta que tem comparticipação Médis, alias, se fores ao site e procurares "terapia da fala" encontram-se inumeras clinicas/terapeutas com esse acordo!



                              Que estranho!

                              Comentar


                              • RE: Imaturidades no desenvolvimento em progressão

                                Oi Claudia, sim, eu estou com uma terapeuta que tem comparticipação Médis onde pago 12,5 € , alias, se fores ao site e procurares "terapia da fala" encontram-se inumeras clinicas/terapeutas com esse acordo!



                                Que estranho!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X